D. Inácia Agostinha Xavier de Rohan

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

D. Inácia Agostinha Xavier de Rohan

#33177 | jnt | 12 jan 2003 13:28

Algum dos confrades saberá a origem do apelido Xavier de D. Inácia Agostinha Xavier de Rohan, esposa de Luís José de Portugal da Gama e Vasconcelos?
D. Inácia de Rohan tinha, pelo menos, 2 irmãos com o apelido Xavier.

Com os melhores cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: D. Inácia Agostinha Xavier de Rohan

#33178 | manuelr | 12 jan 2003 13:51 | Em resposta a: #33177

Caro Joaquim Neto Teixeira

Penso não ser apelido, mas sim nome próprio.(de S. Francisco Xavier?)

Não sei os ascendentes de Luís José, mas o 5º Conde da Ericeira, era casado com Ana de Rohan (Rohan Chabot) e era filho do 4º Conde, Francisco Xavier de Menezes.
Assim como Inácio era um dos nomes dos Lumiares, que se ligaram pelo 5º Conde aos Condes da Ericeira, pelo seu casamento com Constança de Menezes, filha do 5º Conde da Ericeira.
Esse Luís José andará por aqui, não?

Cordiais cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: D. Inácia Agostinha Xavier de Rohan

#33181 | jnt | 12 jan 2003 14:56 | Em resposta a: #33178

Caro Manuel da Silva Rolão

A D. Ana de Rohan que refere era D. Ana Xavier de Rohan, irmã da D. Inácia Agostinha Xavier de Rohan, que eu mencionei. Efectivamente D. Ana Xavier de Rohan era esposa do 5º Conde de Ericeira, D. Luís de Menezes, filho de D. Francisco Xavier de Menezes – outro Xavier, para variar.
As razões da minha curiosidade por este apelido (ou nome próprio – sei lá), são que eu tenho uma Felícia Xavier que casou em 1726 em S. Julião, Setúbal (Constança Maria Josefa de Portugal, filha de D. Inácia Xavier de Rohan, também casou em S. Julião, mas em 1736) que teve 3 filhos, um dos quais foi afilhado de D. José Francisco da Gama Portugal e Vasconcelos, também filho de D. Inácia, e irmão de Constança.
Ora, a minha Felícia Xavier nem tão pouco nasceu em Setúbal – ao que parece nasceu na Vila de Viana (do Alentejo – suponho). Uma de várias coisas se poderão dar:
a) Felícia Xavier ser parente dos outros Xavier referidos;
b) Felícia Xavier ter adquirido o apelido Xavier depois de ter ido de Viana para S. Julião, e porque eventualmente trabalhasse na casa de D. Luís José de Portugal da Gama e Vasconcelos e sua esposa D. Inácia Agostinha Xavier de Rohan;
c) Tratar-se tudo de uma coincidência.

Não deixa de ser tudo um assunto curioso.
Se algum dos confrades tiver alguma informação adicional, naturalmente estarei grato se a divulgar.

Com os melhores cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

D. José de Portugal, filho de D. Luís de Portugal

#272101 | jnt | 08 mar 2011 19:55 | Em resposta a: #33181

Caros confrades

Tenho um assento de baptismo da freguesia de S. Julião (Setúbal), datado de 8-6-1729 referente a Luis, filho de António Teixeira e Felícia Xavier tendo sido padrinho "com procuração D. Joseph de Portugal de seo pai D. Luis de Portugal".
Algum dos confrades saberá quem poderão ser estes D. José de Portugal e D. Luís de Portugal?

Cumprimentos
Joaquim Neto Teixeira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 jun 2024, 06:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen