Silvestre Fernandes Leitão, de Castelo Novo (1616)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Património

Silvestre Fernandes Leitão, de Castelo Novo (1616)

#33220 | Portuguez | 12 jan 2003 23:17

Caros Confrades

Na esperança que por este tópico possa surgir informação relevante, pergunto se alguém sabe elementos sobre o construtor da casa mais bonita de Castelo Novo, em epígrafe. Transcrevo a respeito o que foi já publicado sobre o assunto no tópico famílias de Medelim:

" (...) Suponho que conhece a mais bonita casa de Castelo Novo, a 1ª do lado direito ao entrar, com janela filipina de sacada sobressaliente, dando origem a uma escada alpendrada em pedra até à rua? Se atentar nela, verá uma grande águia (ou outro pássaro) esculpida na pedra, (brasão dos Leitão, suponho, não entendo muito de heráldica) e uma inscrição lapidada dizendo "SILVESTRE FRZ LEITON MANDOU FAZER ESTA OBRA NO ANO D. 1616". A águia do brasão encima as suas garras por cima de duas carrancas, e tem uma semi-concha estriada por cima da cabeça do bicho.

A Monografia de Cº Novo por Mapone, em 1975, assim como o Panorama do SNI, publicaram essa casa em três fotografias, adiantando-nos " - Construida em 1616 por Silvestre Fernandes Leitão, considerada a mais bela casa de Castelo Novo, foi pertença do visconde de Trancoso Bartolomeu da Costa Macedo Giraldes Barba de Meneses, casado a 14 de Outubro de 1876, em Madrid, com D. Cristina Gurowsky e Bourbon, duquesa de Pozen, esta casa pertence à Família Falcão que em Fevereiro de 1906 remiu um foro que sobre ela incidia.

Como vivi muito frente a esta casa, agradeço se me souber dar mais qualquer outra informação sobre o seu passado, ou sobre os Leitão que primitivamente a construiram e habitaram, e de quem já na minha infância ninguém se lembrava na aldeia. Só pode ser deles que tem falado neste tópico, imagino. (...)".

Mais informação a partir de http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=33159#lista
Cumptos.

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Silvestre Fernandes Leitão, de Castelo Novo (1616)

#33225 | vbriteiros | 12 jan 2003 23:53 | Em resposta a: #33220

Caro ATF
Já vi a foto da Casa e tenho fotocópia a cores dela e de todo Castelo Novo. A Casa é bonita, é assinalada como a Casa do Dr. Falcão e tem aspecto de precisar de umas obrinhas. Infelizmente o roteiro onde colhi estas informações pouco adianta sobre a casa.
Um abraço
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Silvestre Fernandes Leitão, de Castelo Novo (1616)

#33231 | Portuguez | 13 jan 2003 00:24 | Em resposta a: #33225

Ilustre CrCOS

E onde arranjaste tu isso? Fico ao teu dispor.

GMHSSGOS

Resposta

Link directo:

RE: Silvestre Fernandes Leitão, de Castelo Novo (1616)

#33232 | rgc | 13 jan 2003 00:53 | Em resposta a: #33231

Caros Senhores

Passei umas boas férias há muitos anos,em Castelo Novo.

Foi uma linda casa-do visconde de Trancoso(?)e tem um soberbo brasão-família-Falcão.Este típico solar da Beira,enriquecido por varanda e janela de triângulo,vem referido em Palácios e Solares Portugueses-por Matos de Sequeira-na Enciclopédia pela IMAGEM-Lello & Irmão-EDIT.PORTO.

Para o meus primos com raízes algarvias assinalo o dos-CABRITAS-em Porches e vêm mencionados os dos SARREA GARFIAS-de Quelfes,o dos Pachecos,de Alvor,o resto do dos Corte-Reais,em Moncaraspacho,o dos Barros Aragões,o dos Bivares,em Portimão,o dos Gaviões ligados aos Figueiredo Mascarenhas ,em Estômbar;o dos Lobos Pessanhas,e outros em Silves,Lagos e Tavira,sem virem nomeadas as famílias.
Uma boa noite.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Silvestre Fernandes Leitão, de Castelo Novo (1616)

#33233 | Portuguez | 13 jan 2003 01:02 | Em resposta a: #33232

Caro Rafael Carvalho

Obrigado pela sua achega. Gostaria de saber o que diz sobre a história da casa Matos Sequeira no livro dele, livro que não tenho. Nunca pensei que as armas da casa fossem da família Falcão, se esta apenas a adquiriu em 1906, embora seja fácil identificar a águia com um falcão realmente.
Uma boa noite também para si

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Silvestre Fernandes Leitão, de Castelo Novo (1616)

#33259 | manuelr | 13 jan 2003 14:02 | Em resposta a: #33220

Caro Alexandre Tavares Festas

Vamos ver se não me baralho.

Silveste Fernandes Leitão já era casado em Castelo Novo em 1622 com Brites de Melo (talvez filha ou irmã de Francisco de Melo de Sousa, pois este é padrinho de um dos filhos).
Tiveram uma Maria em 1623, um FRancisco em 1627 e outra Maria em 1628 ( uma criança faleceu em 1627, penso que a 1ª Maria). Não sei se a cescendência continuou.
Era irmão de Simão Fernandes, que não sei quem era. Há um Simão Machado de Carvalho, tb Simão Fernandes, filho de uma Vaz leitão, mas não sei se é o mesmo.
Simão Fernandes Leitão foi padrinho de batismo juntamente com a filha de Álvaro Mendes Leitão cc Leonor Leitão, filha esta de Gonçalo Antão Leitão e de Isabel Fernandes, da filha de Fernão Leitão casado Com Violante Rodrigues. Fernão Leitão era neto de Gonçalo Antão Leitão. Será Silvestre Fernandes Leitão filho de Gonçalo Antão Leitão e de Isabel Fernandes? Não tenho por onde confirmar.

Os Leitões foram de Idanha para Castelo Novo.

Gonçalo Afonso Leitão foi pai de Afonso Gonçalves Leitão, de Idanha, pai este de Jorge Leitão, Capitão Mor de São Vicente da Beira, Castelo Novo e Alpedrinha em 1584. Foi Senhor do Morgado dos Leitões, Prazos da Atalaia e Casa de Castelo Novo. Justificou a sua nobreza dos Leitões de Castelo Novo com Costas, Cunhas, Eças e Gusmões. Foi pai de
L.do António Leitão da Cunha e Costa, da Soalheira, morador em Castelo Novo, casado com Brites de Aguiar. Foram Pais de
L.do João Roberto Leitão da Cunha e Aguiar, da Soalheira que justificou a sua nobreza em 1645 de Aguiares de Sernancelhe com Leitões e Robertos de Castelo Novo e de Aguiares, Lopes e Ferreiras de Sernancelhe. Estes continuaram na Soalheira e passaram a Alcongosta em 1660 e a Alcains mais tarde.
De Gonçalo Afonso Leitão, passou outro ramo a Castelo Novo, destes a São Vicente da Beira em 1550, à Soalheira em 1750, a Castelo Branco e ao Ninho do Açor em 1736.

Será a águia da casa de Silvestre Fernandes a dos Aguiares?

Os Rolão Preto vêm do casamento na Soalheira em 1702 de Manuel Pires Rolão, filho de Manuel Gonçalves Rolão e de Apolónia Dias, com Joana Gonçalves Preto, filha de João Esteves e de Maria Isabel Gonçalves Preto. Embora tenham passado mais recentemente a Lisboa, Covilhã, Fundão e não sei mais (e ainda os há na Soalheira), vêm todos daqui.

Cordiais cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Silvestre Fernandes Leitão, de Castelo Novo (1616)

#33266 | vbriteiros | 13 jan 2003 15:50 | Em resposta a: #33231

Um amigo emprestou-me uma " Carta de Lazer das Aldeias Históricas" e aproveitei a parte relativa a CN.
Vê-se um bela ângulo da Casa " da Familia Falcão ou Solar de D. Silvestre ou do Visconde de Trancoso ou da Duquesa de Pozem" dizendo o texto que fica no gaveto da Rua da Bica e da Misericórdia. Mais diz que tem uma data de 1616 (t´arrenego satanás que era do tempo da ditadura Filipina, ainda bem que se fueram con Dios)e que o construtor foi Slivestre Francisco Leitão, Alcaide-Mor de CN. Classifica-o como solar maneirista com influências vernaculares!!!
Tambem fala na Casa Sampaio Roquete, será tua ou do Sporting?
Mostra tambem uma Casa na Lagariça , que considero muito típica.
Tambem diz que há lá uma empresa de águas de mesa, mas de vinhos nada diz!!!!!!
Eu e Don Manolo já não vamos lá.
Um abraço
Vasco ( CrCOS)

Resposta

Link directo:

RE: Silvestre Fernandes Leitão, de Castelo Novo (1616)

#33276 | rgc | 13 jan 2003 18:48 | Em resposta a: #33259

Caro Alexandre Tavares Festas

Só agora cheguei a casa e vejo que confrades nossos o informaram muito bem.E melhor que eu.
Só posso acrescentar que em"Tesouros Artísticos de Portugal"das Sellecções do Reader's Digest-com colaboradores de grandes conhecimentos diz também-"Casa da Família Falcão(1616).

Sobre a Enciclopédia pela Imagem-foi publicada há muitos anos,em fascículos(que tenho poucos,infelizmente,e cada um falava sobre um determinado assunto)o fasc.º que mencionei não adianta mais sobre o que referi.
Naturalmente vêm lá descritos mitos outros solares dessa região e das outras províncias.
Pinho Leal em "Portugal Antigo e Moderno"escreve que "a melhor casa é a dos Srs.Sarafanas"deve a da família -Gamboa-que,salvo erro,era dona da Quinta do Alardo(boa água aqui bebi e a Serra da Gardunha estava intacta;foi agradável).
E perto da Casa chamada-"dos Falcões"o que não quero dizer(não sei)que seja,mas devido à simbologia heráldica e o povo começasse a chamar-lhe assim!?!mas creio e pelo menos,assim vem referida,ser de família nobre de apelido-Falcão.Perto há o grande solar dos-Sampaio-(viscondes de Castelo Novo),porque esta povoação muito histórica e monumental,como sabeis deu título a importantes Fidalgos Portugueses.
Com os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Silvestre Fernandes Leitão, Alcaide-Mór de C. Novo

#33294 | Portuguez | 13 jan 2003 21:13 | Em resposta a: #33266

Cavaleiro Vasco

Água medicinal classificada como a melhor de Portugal no seu género por Charles Lepierre, muito diurética e esplêndida para os rins pela sua ausência absoluta de calcário entre outras coisas. Não confundir com mera água de mesa, que agora se vende por aí ao preço da outra. Esses textos estão sempre todos cheios de incorrecções, como se sabe. Esteve muitas dezenas de anos controlada a água de CN pela do Luso para evitar concorrência, depois do sucesso das Termas locais na Belle Époque.

Então essa fonte chama-lhe "D." Silvestre? Achei interessante essa referência ao facto de ter sido alcaide-mór de Castº Novo, isso não vem que eu saiba em mais parte nenhuma, e facilitará uma busca.

Existe uma casa junto da lagariça que é cópia antiga em ponto pequeno da de Silvestre Fernandes, actualmente muito bem restaurada e com turismo de habitação. Deve ser a que tu referes.

Casa Sampaio Roquette é erro tirado da Monografia, que o copiou por sua vez snme do Panorama. O nome que o povo lhe dá é apenas Casa Roquette. De outra forma seria Corrêa Roquette e nunca Sampaio.

Quanto ao vinho local, é comercializado pela Adega do Fundão, com algumas excelentes reservas e aguardentes. Tinha dantes o mesmo grau que o de Lagoa... Um perigo, como vês. Sossega por isso o nosso vínico capelão e a tua pessoa, que siga adiante.

Resposta

Link directo:

Silvestre Fernandes Leitão, Alcaide-Mór de C. Novo

#33296 | Portuguez | 13 jan 2003 21:48 | Em resposta a: #33266

Cavaleiro Vasco

Água medicinal classificada como a melhor de Portugal no seu género por Charles Lepierre, muito diurética e esplêndida para os rins pela sua ausência absoluta de calcário entre outras coisas. Não confundir com mera água de mesa, que agora se vende por aí ao preço da outra. Esses textos estão sempre todos cheios de incorrecções, como se sabe. Esteve muitas dezenas de anos controlada a água de CN pela do Luso para evitar concorrência, depois do sucesso das Termas locais na Belle Époque.

Então essa fonte chama-lhe "D." Silvestre? Achei interessante essa referência ao facto de ter sido alcaide-mór de Castº Novo, isso não vem que eu saiba em mais parte nenhuma, e facilitará uma busca.

Existe uma casa junto da lagariça que é cópia antiga em ponto pequeno da de Silvestre Fernandes, actualmente muito bem restaurada e com turismo de habitação. Deve ser a que tu referes.

Casa Sampaio Roquette é erro tirado da Monografia, que o copiou por sua vez snme do Panorama. O nome que o povo lhe dá é apenas Casa Roquette. De outra forma seria Corrêa Roquette e nunca Sampaio.

Quanto ao vinho local, é comercializado pela Adega do Fundão, com algumas excelentes reservas e aguardentes. Tinha dantes o mesmo grau que o de Lagoa... Um perigo, como vês. Sossega por isso o nosso vínico capelão e a tua pessoa, que siga adiante.

Resposta

Link directo:

Silvestre Fernandes Leitão, Alcaide-Mór de C. Novo

#33297 | Portuguez | 13 jan 2003 21:48 | Em resposta a: #33266

Cavaleiro Vasco

Água medicinal classificada como a melhor de Portugal no seu género por Charles Lepierre, muito diurética e esplêndida para os rins pela sua ausência absoluta de calcário entre outras coisas. Não confundir com mera água de mesa, que agora se vende por aí ao preço da outra. Esses textos estão sempre todos cheios de incorrecções, como se sabe. Esteve muitas dezenas de anos controlada a água de CN pela do Luso para evitar concorrência, depois do sucesso das Termas locais na Belle Époque.

Então essa fonte chama-lhe "D." Silvestre? Achei interessante essa referência ao facto de ter sido alcaide-mór de Castº Novo, isso não vem que eu saiba em mais parte nenhuma, e facilitará uma busca.

Existe uma casa junto da lagariça que é cópia antiga em ponto pequeno da de Silvestre Fernandes, actualmente muito bem restaurada e com turismo de habitação. Deve ser a que tu referes.

Casa Sampaio Roquette é erro tirado da Monografia, que o copiou por sua vez snme do Panorama. O nome que o povo lhe dá é apenas Casa Roquette. De outra forma seria Corrêa Roquette e nunca Sampaio.

Quanto ao vinho local, é comercializado pela Adega do Fundão, com algumas excelentes reservas e aguardentes. Tinha dantes o mesmo grau que o de Lagoa... Um perigo, como vês. Sossega por isso o nosso vínico capelão e a tua pessoa, que siga adiante.

Resposta

Link directo:

Silvestre Fernandes Leitão, Alcaide-Mór de C. Novo

#33298 | Portuguez | 13 jan 2003 21:49 | Em resposta a: #33266

Cavaleiro Vasco

Água medicinal classificada como a melhor de Portugal no seu género por Charles Lepierre, muito diurética e esplêndida para os rins pela sua ausência absoluta de calcário entre outras coisas. Não confundir com mera água de mesa, que agora se vende por aí ao preço da outra. Esses textos estão sempre todos cheios de incorrecções, como se sabe. Esteve muitas dezenas de anos controlada a água de CN pela do Luso para evitar concorrência, depois do sucesso das Termas locais na Belle Époque.

Então essa fonte chama-lhe "D." Silvestre? Achei interessante essa referência ao facto de ter sido alcaide-mór de Castº Novo, isso não vem que eu saiba em mais parte nenhuma, e facilitará uma busca.

Existe uma casa junto da lagariça que é cópia antiga em ponto pequeno da de Silvestre Fernandes, actualmente muito bem restaurada e com turismo de habitação. Deve ser a que tu referes.

Casa Sampaio Roquette é erro tirado da Monografia, que o copiou por sua vez snme do Panorama. O nome que o povo lhe dá é apenas Casa Roquette. De outra forma seria Corrêa Roquette e nunca Sampaio.

Quanto ao vinho local, é comercializado pela Adega do Fundão, com algumas excelentes reservas e aguardentes. Tinha dantes o mesmo grau que o de Lagoa... Um perigo, como vês. Sossega por isso o nosso vínico capelão e a tua pessoa, que siga adiante.

Resposta

Link directo:

RE: Silvestre Fernandes Leitão, Alcaide-Mór de C. Novo

#33299 | magalp | 13 jan 2003 22:00 | Em resposta a: #33294

Nobre Grão Mestre da O. da Sabonaria

Palpitou muito bem Dom Vasco.
Com um vinho semelhante a Lagoa, não alinho na jornada a Castelo Novo.
É q. o meu querido tetravô AVM, nas suas Campanhas no Algarve (1833) na Brigada Ligeira do GEL, detestou o vinho dali, considerando-o "um reviralho das tripas"...
Que me perdoem os primos, parentes e amigos algarvios (incluído J. Reis...) mas os galiaco-douriense como Dom Vasco e eu, não celebramos com essas cousas!

Ao q. vejo, desenha-se um parentesco, ou contra parentesco teu com o meu amigo Manuel Estevam Rolão, Meu Exmo. Coronel de Infantaria!
Acho que muito honraria a nossa Ordem e Confraria e não está tão longe assim.

As minhas vínicas bençãos costumeiras,
+ Manoel, etc. etc.

Resposta

Link directo:

RE: Silvestre Fernandes Leitão, Alcaide-Mór de C. Novo

#33301 | manuelr | 13 jan 2003 22:11 | Em resposta a: #33299

Caro Amigo MMM.

Eu nem sei onde me meter, de vergonha! Está bem que me fui embora de Lisboa e só regressei agora ao computador, mas nada me desculpa da omissão de não lhe ter agradecido os votos que me mandou. Espero pela penitência. Se não for Porto, ao menos que seja tinto!

Com um grande abraço e votos de um ano Novo em GRANDE

do amigo
Manuel Estevam

Resposta

Link directo:

O vinho do Sr. Visconde (que não de Castelo Novo)

#33302 | Portuguez | 13 jan 2003 22:12 | Em resposta a: #33299

Nobre Vispo Capellom

Em 1833, em parte nenhuma de Portugal havia vinho em condições para o teu requintado paladar... sem falar que a acção do Remexido deve ter estragado o vinho dos de Lagoa nesse ano de guerra civil. Mas sossega, que a graduação do Fundão também já foi avaixada, e agora até parece Duouro.

Quanto a parentesco com o teu amigo, por enquanto, nada. Só se for espiritual, querendo ele aderir a algum dos nosso higiénicos graus de cavalaria, com o que muito nos honrava, aliás.

GMSSOCS

Resposta

Link directo:

RE: O vinho do Sr. Visconde (que não de Castelo Novo)

#33308 | magalp | 13 jan 2003 22:53 | Em resposta a: #33302

Nobre Grão Mestre

Grande disparate acabais de pronunciar!
Tenho aqui em casa umas raras e poucas relíquias de vinho fino de primeira, da 1ª metade do séc. XIX. Claro que só se bebem com os olhos...
Mas, o nosso bom Amigo Zé Allen, tem um verdadeiro e bem recheado museu de vinhos, no seu belo Chateau. Se um dia lá fores, pode acontecer te dê a provar daqueles velhos e deliciosos néctares. Verás como são uma delícia!

Para tua informação, nunca mais bebi vinho como o do meu querido Avô António, qDt, desde 1961! Então, o vinho era vinho e não eram precisas licenças para a sua feitura, vindas de Bruxelas e doutras capitais que não sabem o q. é vinho.
Claro q. acredito em enólogos, mas a fazer o que os patrões lhe mandam, conforme sempre foi bom costume, sem q. tragam um "novo testamento vínico" made in CE...
Manel - Via o Rei e viva o Tintol Português, que nem em Espanha sabem imitar...

Resposta

Link directo:

RE: Silvestre Fernandes Leitão, Alcaide-Mór de C. Novo

#33311 | vbriteiros | 13 jan 2003 23:01 | Em resposta a: #33294

Alexandre
Vou tentar arranjar umas fotocópias mesmo a p/b para veres as gravuras e texto.
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Silvestre Fernandes Leitão, Alcaide-Mór de C. Novo

#33312 | vbriteiros | 13 jan 2003 23:03 | Em resposta a: #33298

Tambem mostra um enorme rochedo onde consigo mais ou mennos ver uma grande caveira esculpida e talvez umas tibias??
Vasco

Resposta

Link directo:

Castelo Novo em Pinho Leal

#33313 | Portuguez | 13 jan 2003 23:05 | Em resposta a: #33276

Caro Rafael Carvalho

Obrigado pela sua atenção. Já há bocado lhe tinha respondido, e mais extensamente, mas perdeu-se a resposta e repetiu-se outra anterior a outra pessoa sem eu perceber porquê.

Penso possuir toda a informação impressa no sc. XX sb CN, e possuo tb essa Enciclopédia pela Imagem afinal, penso. Mas chamo-lhe Lello, edição dos anos 20 snme. Não conheço é a referência no Pinho Leal a CN no Portugal Antigo e Moderno, talvez porque na faculdade fiz um trabalho sobre a obra, que não possuo, mas trabalho esse que foi dividido por vários alunos, e assim me escapou a menção novum castrense. Agradecia-lhe se me desse essa referência que citou.

Penso que tenha já lido aqui, noutro post, que a casa de Silvestre Fernandes em questão foi adquirida em 1904, ou 1906, pela família Falcão, que sobre ela remiu um foro existente na época. A águia do brasão deve portanto ser a dos Aguiares, a quem segundo Manuel da Silva Rolão o fundador da mesma casa estava aliado. Os Leitão de facto não me parece terem armas próprias, pelo que faz sentido.

A família Gamboa é de facto dona da Quinta do Alardo, menos da parte com água termal, que em partilha antiga ficou para outro ramo, parte essa que depois foi vendida. A casa dos Sarafanas mencionada no sc. XIX por Pinho Leal é a dos Corrêa da Silva Sampaio, com varonia Lopes Sarafana, e não a casa dos Gamboas Abecassis. O solar que o Rafael Carvalho refere como de Sampaios é também a mesma casa dos Corrêa, e nunca pertenceu ao visconde de Castelo Novo, que em Castelo Novo nunca possuiu nada, mas sim nos Escalos e noutros lugares. A casa foi sim do pai dele, e passou ao seu irmâo mais novo, daí a confusão.
Melhores cumprimentos

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: O vinho do Sr. Visconde (que não de Castelo Novo)

#33316 | manuelr | 13 jan 2003 23:14 | Em resposta a: #33302

Caro Alexandre Tavares Festas

Se é de São Vicente da Beira, nunca se sabe, já que descendo de algumas famílias daí naturais. Posso saber quais são os apelidos de SVB a que está ligado?

Embora seja da mui nobre e digna Arma de Infantaria (se D. Nuno àlvares Pereira mandou apear os cavaleiros em Aljubarrota, ele lá sabia porquê!), posso perguntar: há algum grau dessa ordem de cavalaria que não seja higiénico?

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: O vinho do Sr. Visconde (que não de Castelo Novo)

#33317 | Portuguez | 13 jan 2003 23:17 | Em resposta a: #33308

Nobilíssimo Capellom dos Vinhos destes Reynos

Estou de boca aberta com a tua frase final... aberta, mas não para provar o teu vinho de missa de relíquia, que de facto será melhor beber mas só com os olhos, e ao longe, por causa da poeira do rótulo. E à cautela, fecho-a já.
GMSSOSSAM

Resposta

Link directo:

RE: Castelo Novo em Pinho Leal

#33318 | manuelr | 13 jan 2003 23:20 | Em resposta a: #33313

Só uma indicação

Esses Leitões tiveram sempre Armas de Leitões e Cunhas. Além de terem justificado a nobreza pelos Aguiares, não tenho conhecimento de estas lhes terem sido atribuídas, o que não inviabiliza o poderem ter sido.
MSR

Resposta

Link directo:

RE: O vinho do Sr. Visconde (que não de Castelo Novo)

#33320 | Portuguez | 13 jan 2003 23:29 | Em resposta a: #33316

Caro Manuel da Silva Rolão

Benvindo seja à nobilissima e ancestral ressucitada Ordem do Sabonette. Partilho da sua devoção pelo grande Nun'Álvares que introduziu a infanteria inglesa em Portugal mesmo a tempo, não esquecendo as providenciais covas de lobo. Infelizmente, na Soberana e Serenníssima Ordem Genealógica do Sabonette da Água de Mel não existe qualquer grau que não seja higiénico, o que decerto não será empecilho á presença nela de um Infante da sua estirpe, apadrinhado ademais pelo nosso sábio Capellom. Precisamos aliás muitíssimo de um Capitão que nos comande nossas hostes.

Mas nunca lhe disse que eu era de SVB, apenas que tenho antepassados com ligação por lá, que são os condes de São Vicente. Tinham morgadio na terra, parece-me que li, ou comenda, inicialmente, mas ignoro se alguma vez residiram com base permanente na aldeia. Pode no entanto ser que sejamos parentes por outros ramos beira baixenses como Galinha, do Rosmaninhal, por aonde descendo de um Capitão de Cavalos snme do sc. XVII, e muitos outros que agora não recordo. Havemos de ver isso com sossego.
Divertidos cumprimentos

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Silvestre Fernandes Leitão, Alcaide-Mór de C. Novo

#33321 | Portuguez | 13 jan 2003 23:33 | Em resposta a: #33311

Meu Caro Vasco

Agradeço mas não preciso, e seria talvez mais cómodo informar-te de uma penada só por e-mail ou Messenger sobre o Cabeço da Forca e outros inúmeros interesses que o teu entusiasmo me revela?
Abç amigo
Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Castelo Novo em Pinho Leal

#33322 | Portuguez | 13 jan 2003 23:36 | Em resposta a: #33318

Esse sempre já abarcaria o ano de 1616? E afinal os Leitão têm armas? Será que os seus Leitão da Cunha serão os mesmos do alcaide-mór Silvestre Fernandes, da casa? Só dúvidas... ATF

Resposta

Link directo:

RE: O vinho do Sr. Visconde (que não de Castelo Novo)

#33323 | manuelr | 13 jan 2003 23:38 | Em resposta a: #33320

Caro Alexandre Tavares Festas

Pelo Galinha, só se for através dos Sarafanas, salvo erro, que tb estão ligados à minha família, embora tb tenha Folgados, do Rosmaninhal. O Conde de São Vicente é que é primo de minha mulher, por casamento.

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Castelo Novo em Pinho Leal

#33325 | manuelr | 13 jan 2003 23:50 | Em resposta a: #33322

Já em 1507 um destes Leitões teve Armas de Leitões, mais tarde ligadas aos Cunhas, de que vários ramos ( Sec XVII e XVII pelo menos)pediram brasão de armas.
Quase todos ou mesmo todos os Leitões de Castelo Novo se ligaram a Cunhas. Quanto ao Silvestre, como lhe disse, ainda não consegui ligá-lo.

Resposta

Link directo:

RE: O vinho do Sr. Visconde (que não de Castelo Novo)

#33330 | Portuguez | 14 jan 2003 00:32 | Em resposta a: #33323

Caro Primo Coronel

Ora vê? Mais acima no tópico lerá que os Corrêas de CN têm varonia Lopes Sarafana, a mesma via por aonde ascendemos a Galinha do Rosmaninhal, restando agora apenas apurar o grau do nosso parentesco. O nosso amigo MMMMM escandalizou-se por eu o ter nomeado Capitão, achou que era descida de posto, eu no entanto confio em que entendeu capitão no seu nobre e genérico sentido simbólico mais geral de comandante, mesmo D. Sebastião era chamado de Capitão (embora aqui a escolha deste rei não tenha talvez sido feliz, foi a que me ocorreu).

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

Armas de Leitão

#33332 | Portuguez | 14 jan 2003 00:38 | Em resposta a: #33325

Mas afinal como são as armas dos Leitão de CN? Porque há vs familias Leitão, independentes e não ligadas. Talvez o Alcaide-Mór Silvestre Fernandes Leitão fosse de outros não armoriados, se usou em pleno a águia de Aguiar. Que lhe parece? Se fosse dos mesmos de que fala, poderia ter usado tb as armas dos Cunhas.

Resposta

Link directo:

RE: Armas de Leitão

#33333 | manuelr | 14 jan 2003 01:13 | Em resposta a: #33332

Nas cartas que li, nunca vem a descrição das armas, mas sim que são armas da família dos Leitões (de prata, com 3 faixas de vermelho, timbre um Leitão), de Cunhas e Leitões, destes Tabordas e Bejas (de SVB), etc.
Nenhum deles pediu de Aguiares. Aguiar, só a mãe de João Roberto Leitão da Cunha e Aguiar, embora na descendência deste tivesse havido um bisneto, salvo erro, que se tornou a ligar a outros Aguiares ( de Alcains). Há outros Fernandes Leitão em Castelo Novo ( Manuel Fernandes Leitão e Maria Fernandes Leitão) que não consigo entroncar. Não falando no Silvestre e seu irmão Simão. Mas que me faz confusão o brasão do Silvestre (D.?), lá isso faz.
Há outros Leitões, os Roberto, parentes do L.João Leitão ( ele próprio justificou a nobreza pelos Roberto), que não consigo entroncar. Destes, pelo menos 2 descendentes tiveram carta de armas por sucessão de Cunhas e Leitões.
Fernandes Leitão é que nada!

Resposta

Link directo:

RE: O vinho do Sr. Visconde (que não de Castelo Novo)

#33334 | manuelr | 14 jan 2003 01:14 | Em resposta a: #33330

Há melhor posto no Exército que o de Capitão?

Resposta

Link directo:

RE: Armas de Leitão

#33335 | Portuguez | 14 jan 2003 01:41 | Em resposta a: #33333

Pelo que lhe tenho lido, parece-me que Fernandes Leitão em CN seja uma coisa, Leitão da Cunha, outra. Não nos tinha dito que o SFL era filho de 1 sra. Aguiar? Por aí se explicam as armas facilmente, se é que são armas, visto não terem timbre nem elmo ou coronel de nobreza. Percebe disso? Sobre Bejas de CN é que em tempo me surgiu alguma coisa na TT, mas não me lembro aonde guardei. Esses Fns Leitão todos parecem irmãos, ou tios e sobrinhos.

Resposta

Link directo:

RE: Armas de Leitão

#33349 | manuelr | 14 jan 2003 12:05 | Em resposta a: #33335

Não disse que SFL era filho de uma Aguiar. Como mencionou que o timbre do brasão da casa de SFL era uma águia, coloquei essa hipótese. Também pode ser dos Melo, uma vez que a mulher de SFL era Brites de Melo. Mas nada que se pode concluir por aí, uma vez que o campo do escudo, me parece que não tem nada a ver com estes apelidos, pelo menos em " pleno".

Os Fernandes Leitão e os Cunha Leitão devem ter o mesmo tronco, individualizados pos casamento (uns Fernandes, outros Cunha). As gerações dos outros Fernandes, ainda se cruzam. Do SFL é que não sei nada, a não ser que é irmão de Simão Fernandes. Mas Simão Fernandes, sem outro apelido, há mais 3 ou 4!
Ou se apanha um documento relativo a SFL, ou então parece-me muito difícil. Ainda por cima os registos Notariais de CºNº começam nos anos de 700.

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

Retrato D. Maria Rosa de Mello e Castro

#33363 | Portuguez | 14 jan 2003 16:00 | Em resposta a: #33349

Obrigado pelas informações, aqui e no tópico de Medelim. Se verdadeira a qualidade de alcaide-mór de CN de SFL, penso que nos arquivos de Lx, TT e quiçá AHM, se poderá encontrar documentação sobre ele que deslinde a confusão. Não há outra maneira, agora seria interessante obter a fonte aonde foram buscar essa qualidade de alcaide-mór, citada atrás neste tópico. O autor que se acuse sff.

Entretanto, ontem lembrei-me de procurar Leitão da Cunha aqui no GP, e o seu Sarafana do nosso parentesco, descobrindo assim que está cá na base de dados um João Leitão da Cunha Aguiar http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=129589, filho de um Martim Leitão da Cunha e Costa, sr. da Casa de Castelo Novo. Ora pergunto eu, que casa será esta? Haveria várias na então vila de CN no sc. XVI, imagino, pelo menos também a dos Freires de Serpa, ou talvez se refira a Casa no sentido lato, ou ainda seria alguma casa dos Leitão anterior à de SFL, talvez que deitada abaixo para construção desta de 1616. Isto pela confrontação de datas. Também pode ter acontecido que SFL não tivesse descendência, e passasse a casa que mandou fazer ou refazer em 1616 para um irmão menor, ou sobrinho. Brites de Melo eventualmente pode ser a mesma Brites de Aguiar, e SFL realmente ser irmão primogénito do João Leitão de que fala o GP. Mas isto são apenas hipóteses e conjecturas, claro. Certo certo, é que sua Mulher e eu somos primos pelas nossas trisavós irmãs, não o sabia casado com uma Pinto Cardoso. Tenho retrato da minha, a mais velha das três irmãs, D. Maria Leonor de Mello e Castro, e aproveito para perguntar se existe retrato da mais nova, D. Maria Rosa da Cunha, e sobretudo se se conhece algum retrato da mãe de ambas, D. Maria Rosa de Mello e Castro, e marido D. Pedro da Cunha. Pergunto isto por descargo de consciência, mas nunca se sabe.
Um abraço

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Castelo Novo em Pinho Leal

#33368 | rgc | 14 jan 2003 16:31 | Em resposta a: #33313

Caro Alexandre Tavares Festas

Agradeço-lhe a informação que me enviou.

Na obra mencionada,leio:

CASTELO NOVO-em-Portugal Antigo e Moderno,de Pinho Leal,2.ªcol.da pág.182-vol.seg.º-reed. de 1990-........"a melhor casa da villa e arredores,é a dos srs.Sarafanas(Tinha um cedro monstruoso e antiquissimo,que seccou em 1864).

Diz também:"O ultimo barão de Castello Novo,era coronel do batalhão de voluntários realistas,de Castello Branco e de Penamacor.Por seu falecimento lhe sucedeu seu filho promogénito,o sr.Pedro d'Ordaz Caldeira Queiroz de Valladares(que foi capitão do mesmo batalhão de seu pae)e que não tem querido ser barão,feito pelos liberais".

E curioso e muito interessante,ler também,que Pinho Leal escreveu que a filha de-Fernão Alvares de Queirós(Senhor da casa de Moz,na Galiza),por seguir o partido de D.Fernando,de Portugal,sua filha única Leonor Alvares de Queirós,casou com Vasco Fernandes de Gouveia,alcaide-mór,de Castelo Rodrigo,por D.João I(v/m/tóp.º,no Forum,sobre estes apel.-
Uma ped/armas:Gouveia-Henriques-Pereira-Queirós-do dia 8 p.p).

À margem deste assunto,MAS ao ler sobre-AGUIAR e LEITÃO,e,creio,sem correspondência com os AGUIARES e LEITÕES,aqui referidos,informo também,apenas a título de curiosidade genealógica,que em Almodôvar,no convento de São Francisco,existe o panteão (conjunto) da família-Guerreiro de Aboim(o 1.ºfalante,único em Porugal) e dos-GUERREIRO LEITÃO de AGUIAR,com os brasões respectivos.

Os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Retrato D. Maria Rosa de Mello e Castro

#33382 | manuelr | 14 jan 2003 20:13 | Em resposta a: #33363

Esse João Leitão é meu 12º avô e já o seu avô Jorge Leitão, era Sr. da Casa de Castelo Novo e casado com "uma senhora de outra antiga casa, Helena Vaz ou Antónia da Cunha" ( dos Costas de Alpedrinha).

Penso que Casa deve ter um sentido lato, porque casas dos Leitões, há a do SFL, em CºNº e a que veio a ser dos Barões de CºNº, no Ervedal, tb do Sec XVI. Já João Leitão viveu tb no Souto da Casa, onde tinha fazenda, sendo natural que lá haja outra casa, não sei. Irmãos do JL só tenho conhecimento de Teodoro, falecido em Salamanca onde estudava, não "tendo feito nada sendo muito rico".
Por este lado, não há Fernandes. Mas como por vezes vão buscar nomes de bisavós! E mesmo assim...

Quanto a Brites de Aguiar era filha de António de Aguiar, FCR, Sr. da Casa dos Aguiares em Sernancelhe e Aguiar da Beira e de Catarina Lopes Ferreira, neta paterna de Lopo de Aguiar, FCR em 1516 e de Brites Alves, materna de Manuel Lopes Ferreira e de Catarina Varela. Não me parece que seja Melo.
Mas ainda vou saber de onde vem SFL!

O meu parentesco pelos Sarafanas, em linha directa penso que vem pelos Vaz Sarafana ou Nunes Sarafana, de Alpedrinha, ou pelos 2. Falta-me cruzar umas informações, para confirmação.
Como vê, isto de Aldeia Global não é invenção nova. Quanto aos Mello e Castro, pelo menos a minha sogra não tem fotografias dessa época. Mas vou tentar saber por outro lado.

Um abraço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

Tenente Manuel Fernandes Galinha

#33384 | Portuguez | 14 jan 2003 20:49 | Em resposta a: #33323

Caro Manuel da Silva Rolão

Entroncando nos Nunes Sarafana há realmente um antepassado meu, Manuel Fernandes Galinha, COX, Tenente de Cavalaria, * do Rosmaninhal, cc D. Catarina Marques Giraldes, * da Idanha a Nova, fª de Giraldo Marques e de s/m D. Maria Nunes Sarafana, ambos de IaN, segundo transcreve na RFTGR Albano da Silveira, pgs. 408/12, tirando de "Vaz Preto, Par do Reino". Digo isto porque houve quem julgasse que eu tinha inventado este antepassado. Por acaso, gostaria de ver a habilitação pª Xpto a ver aonde ele entronca.
Abç
Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Retrato D. Maria Rosa de Mello e Castro

#33385 | Portuguez | 14 jan 2003 20:57 | Em resposta a: #33382

Corrijo, segundo informação do Nuno Ponces a casa dos Freire de Serpa é só de inícios do sc. XVII, portanto construida paralelamente no tempo e no espaço com a de SFL. No Souto da Casa não conheço nenhuma casa, mas pode ter sido destruida, só lá fui em pequeno e sem dar atenção a casas. Conheci o termo apenas como designativo de uma propriedade. No Ervedal quem sabia muito e até me mostrou esquemas de descendência dos Cabrais de Belmonte e outros era António de Sousa Leite, que chegou a publicar alguma coisa do seu trabalho antes de morrer, creio. Quanto aos retratos e/ou fotografias antigas, agradeço a vossa colaboração.
Um abç
Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

Pedro Fernandes da Cruz, COX, Capitão-Mór de CNovo

#33389 | Portuguez | 14 jan 2003 21:39 | Em resposta a: #33333

Caro Manuel da Silva Rolão

Não sei se sabe que na monografia de CN, em apêndice final, se publicam excertos de justificações de nobreza ligados à antiga vila:

1) De 1760, a do Bacharel Bento Xavier de Oliveira, COX, juiz de fora nas vilas de Castelo Novo e Alpedrinha, * de Mação, e cujo interesse genealógico para CN me parece relativo.
2) De 1779, outra tb para CBA de Manuel Leitão da Cunha Taborda e Cruz e s/m D. Antónia Joaquina Leitão Taborda naturais e moradores na vila de CNovo. Nela se menciona um trisavô materno do suplicante de nome Pedro Fernandes da Cruz, COX, Capitão-Mór de Castelo Novo e de Alpedrinha. Caso ainda não conheça este texto, com mt. mais informação, poderei scannerizar e mandar-lho.

Entretanto, pensando melhor sobre a localização da casa em CN destes Leitão, se não fosse no local aonde depois se ergueu a de SFL, só vejo a hipótese de uma velha casa há muito em ruinas, pegada ao muro do Alardo, do lado da porta da entrada, de grandes dimensões e varandas balconadas de ferro, e que na minha infância ainda mostrava restos de decoração a fresco pelas paredes interiores, embora sem janelas nem portas. Não me lembro a quem pertenceu originalmente, só os Gamboas poderão dizer.
Abç
Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Castelo Novo em Pinho Leal

#33390 | Portuguez | 14 jan 2003 21:58 | Em resposta a: #33368

Caro Rafael Carvalho

Muito obrigado pela referência, já pedi fotocópia da parte relevante em Pinho Leal. Apreciei muito saber do cedro. Também em Avô está a acabar de secar o último dos dois cedros centenários paralelos que a tradição aponta terem sido plantados por Braz Garcia Mascarenhas, sobre o Pêgo.
Cumptos.
Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Fernandes da Cruz, COX, Capitão-Mór de CNovo

#33391 | manuelr | 14 jan 2003 22:53 | Em resposta a: #33389

Do Bacharel Bento de Oliveira, não tenho elementos nenhuns. Mas pode ser de muita importância para Castelo Novo, caso este seja Barreiros de Oliveira e Cunha, já que descendem de Diogo Pais da Cunha, Sr da casa do Outeiro do Bispo, na Aldeia Nova do Cabo, e talvez permita ligá-los aos Barreiros de Castelo Novo e Vaz da Cunha.
Manuel LCT e Cruz não é casado com Antónia Joaquina, mas sim irmão.Casou com Eugénia Maria de Beja Preto, minha 6ª tia avó.
Existem dois processos de justificação, um de 1778 e outro de 1780, estando errado o 2º.
É Pedro Fernandes da Cruz ou Pedro Afonso da Cruz?.
Tenho cópia do processo, mas agradeço a disponibilidade.

Quando consultei os RP de Castelo Novo (e já lá vão uns anos), só tirei o que me interessava directamente, e pouco mais, pelo que é natural que ainda lá venham mais indicações. Fica para a semana, se for à TT, como penso ir.
Voltando aos Mello e Castro, o Coronel Salema (tb tio de minha mulher) não é tb MC? Penso que sim, e como ainda hoje vou falar com as filhas, vou ver o que lá têm.

Um abraço

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Fernandes da Cruz, COX, Capitão-Mór de CNovo

#33401 | Portuguez | 15 jan 2003 01:08 | Em resposta a: #33391

Quanto ao Bacharel, todos os ascendentes são de Mação, e não coincidem com as famílias que me aponta, pelo que me parece irrelevante a transcrição. Quanto à 2ª família, tem razão, os suplicantes são irmãos e não casados. A quota é: Processo de Justificação para Brazão de Armas, Maço 16 nº 1, de 1780 (mas procº começado em 1778) Nobreza Livro 2º fls. 239v/241 vº; O Certificado de Genealogia é de 1779, em Évora.

O nome é realmente como puz: "(...) e pela materna são os suplicantes netos de João Rodrigues Taborda e de Dona Maria de Beja Besnetos de outro JRT e de Dona Mariana da Cruz que era filha de Pedro Fernandes da Cruz COX Cap-Mór das vilas de Castelo Novo e Alpedrinha (...)". També por aqui se vê que o suplicante homem era neto de uma Beja, e como tal primo de sua futura mulher.
Fico à espera das notícias do Coronel Salema.
Abç
Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

Fotografia das Armas da Casa de S.F. Leitão

#33402 | Portuguez | 15 jan 2003 01:10 | Em resposta a: #33391

PS: Se quiser, posso mandar uma scannerização das armas da casa, para procurar melhor a parte heráldica. ATF

Resposta

Link directo:

RE: Fotografia das Armas da Casa de S.F. Leitão

#33423 | manuelr | 15 jan 2003 13:02 | Em resposta a: #33402

Caro Alexandre

Agradecia. Se puder, mande para manuelr@netcabo.pt.

Um abraço

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Fotografia das Armas da Casa de S.F. Leitão

#33477 | Portuguez | 15 jan 2003 23:31 | Em resposta a: #33423

Caro Manuel

Já foi, diga se chegou bem sff.
Um abraço

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Fotografia das Armas da Casa de S.F. Leitão

#33481 | manuelr | 16 jan 2003 00:03 | Em resposta a: #33477

Caro Alexandre

Recebi em óptimas condições. Realmente a casa é uma pequena maravilha. E poder-se-á chamar brasão? Parece-me mais um Ex-Libris, ou qualquer coisa exotérica. Só ele saberá o que tinha na cabeça! Porque igual àquilo...
Mesmo a pedra tumular de que tenho notícia em Castelo Novo, tem Armas de Cunhas e Leitões. Não dele, mas de Agostinho José Isidoro da Cunha Leitão Camelo (o avô deste, Álvaro Mendes da Cunha e Beja já tinha Armas de Cunhas e Leitões),decerto seu parente.

Obrigado pelo envio.

Um Abraço
Manuel Estevam

Resposta

Link directo:

RE: Fotografia das Armas da Casa de S.F. Leitão

#33484 | Portuguez | 16 jan 2003 00:31 | Em resposta a: #33481

Caro Manuel Estevam

E aonde está essa pedra tumular lá em CNovo? Penso que o melhor sobre o brasão de SFL seja pedir ajuda aos especialistas aqui do fórum, mostrando-lhes o retrato que lhe mandei. Ex-libris em fachadas de prédios em 1616, não me parece. Considero antes que sejam armas plenas. Aquele timbre pode ser uma estilização de uma poupa de ave.
Abç
Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Fotografia das Armas da Casa de S.F. Leitão

#33485 | manuelr | 16 jan 2003 00:43 | Em resposta a: #33484

Caro Alexandre

Não sei porquê, mas não me parece que seja brasão. E parece-me muito enigmático. Parece querer transmitir uma imagem, que os brasões não transmitem. A concha por cima da águia, até pode ser uma vieira de peregrino (acho que é, não é?)! A mania destes Leitões era ir estudar para Salamanca, sei lá o que por lá fizeram!. E as máscaras, parecem-me máscaras de teatro italianas.
Mas o melhor é o Alexandre por o brasão no Fórum (até porque é bastante original), e os especialistas que se pronunciem. E das duas uma. Ou acertam logo à primeira, ou ainda vai dar pano para mangas, como se costuma dizer.

Um abraço

Manuel Estevam

Resposta

Link directo:

RE: Fotografia das Armas da Casa de S.F. Leitão

#33486 | Portuguez | 16 jan 2003 01:19 | Em resposta a: #33485

Caro Manuel Estevam

Não sei como se pode por o brasão no fórum, mas estou disponível para o enviar a quem se interesse em deslindar o assunto. As máscaras aonde assentam as garras, unidas pelo drapejado sob a cauda da ave, lembram realmente as venezianas. Mas não consigo ver uma vieira por sobre a cabeça da ave, só uma poupa estilizada na forma maneirista. Penso que há influência italianizante arquitectónica na construção da casa, mas que esta não seja na rudeza da sua traça de arquitecto italiano ou que tenha estudado em Itália. Se o mandante da construção da casa conhecia Salamanca, p.ex., pode ter requerido alguns pormenores à última moda, reduzidos pelos recursos locais à execução possível. Repare que a casa nunca chegou a ser rebocada, como certamente estava previsto inicialmente, o que acaba por ser o que lhe confere maior nobreza agora, ao contrário do que achavam naquele tempo. A pedra de armas e a inscrição lapidar foram pois idealizadas para sobressair da cal, e não como acabaram por ficar.

Esotericamente, as máscaras podem de facto representar a pesonalidade dividida, o duplo feminino /masculino, no teatro ou palco (drapejado de boca de cena que as une) da vida, superado pela águia de S. João Evangelista, e do Escorpião, águia que simboliza a morte necessária e conseguida do ego sujeito ao plano do desejo numa bem sucedida ascenção e ressurreição crísticas.
Abç
Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Fotografia das Armas da Casa de S.F. Leitão

#33489 | Portuguez | 16 jan 2003 01:32 | Em resposta a: #33486

Pensando melhor, a "vieira" ou "poupa" é concerteza uma concha alusiva, pois S. João é considerado no seu Evangelho, o mais esotérico dos quatro, como símbolo do Homem Novo renascido pela purificação das "águas" do baptismo ao novo plano de consciência que nos é proposto por Cristo. ATF

Resposta

Link directo:

RE: Fotografia das Armas da Casa de S.F. Leitão

#33507 | rgc | 16 jan 2003 12:40 | Em resposta a: #33484

Desculpem.Será o que se chama-"prumão"(?).
De momento,não posso consultar o que tenho sobre as armas dOS antigo-Castelo Branco(família);mas,parece-me que é o termo,como -plumão(de plumas).
Cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Fotografia das Armas da Casa de S.F. Leitão

#33515 | manuelr | 16 jan 2003 13:14 | Em resposta a: #33402

Caro Alexandre

Vou mais por esta sua última dedução.
SFL(que não me admiraria se andasse por Itália), quiz dizer alguma coisa com o que mandou fazer, ou quiz representar algo que o sensibilizou não sei onde. Porque mesmo para brasão, convenhamos que foi bastante original.
Se não recebeu influências de fora, veja que não está representado o Campo do escudo, não está representado o paquife e seria um brasão bastante estilizado, abstraindo todos os acessórios, cingindo-se ao essencial. Isto por si só já quer dizer alguma coisa do espírito de quem o mandou fazer, penso que não muito comum naquela época, pelo menos por ali.
Quanto à scannerização, penso que se poderá pedir ajuda ao Genea. Por acaso deveia haver no Gena um "Fórum " para imagens ( mandei agora uma resposta ao MMM sobre o General Crawford), ou ter um livro de e-mails onde poderiamos colocar os nossos, para difusão geral de elementos que quizessemos por em discussão, que não só textos.

Um abraço
Manuel Esrtevam

Resposta

Link directo:

RE: Castelo Novo em Pinho Leal

#33535 | gonçalo calheiros | 16 jan 2003 16:37 | Em resposta a: #33390

Caro Alexandre
Mais um parentesco?A minha mulher é desses mesmos Sarafana,Galinha geraldes,Rechachos,da Beira Baixa.Manda-me,pf o dito brasão-tipo-ex-libris que fiquei curioso...
ABÇ
Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: Fotografia das Armas da Casa de S.F. Leitão

#33536 | rgc | 16 jan 2003 16:52 | Em resposta a: #33507

Caros Senhores
Para terminar:aparece o"panache"ou plumão que possuia simbolismo militar e era utilizado na guerra,nas antigas Armas de Castelo Branco-o-Novo,a mais antiga representação heráldica dos Castelo Brancos.
Cons/ARMAS & TROFÉUS-do I P H -a Heráldica da Casa de Abrantes-por D.Luíz Gonzaga de Lancastre e Távora-tomos XI-Janeiro-Março-1970-n.º1 e Abril-Junho-1970-n.º2.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Castelo Novo em Pinho Leal

#33538 | manuelr | 16 jan 2003 16:56 | Em resposta a: #33535

Caro Gonçalo

Penso que a grafia correcta é Ricacho, que realmente se ligaram aos Rodrigues Cinza, Srs. do Morgado de S.Nicolau em Alpedrinha, aos Taborda e Giraldes. Há mais uns Ricacho em Tinalhas, ligados aos Fróis, que não sei quem são.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Castelo Novo em Pinho Leal

#33539 | gonçalo calheiros | 16 jan 2003 16:59 | Em resposta a: #33538

Meu caro
Apenas citei de cabeça.Vou verificar esta ascendência e depois a postarei aqui
Cumprimentos
Gonçal Calheiros

Resposta

Link directo:

Sarafana, Galinha, Geraldes, Rechacho

#33560 | Portuguez | 16 jan 2003 23:32 | Em resposta a: #33535

Caríssimo Gonçalo

Encantado por ser ainda um pouco mais primo da Senhora tua Mulher... mas terás que perguntar dados ao nosso primo Nuno, grande especialista da área beira-baixense da Família. O que eu sabia é o que está no GP, FCR, e que a Monografia e a RFTGR publicam com bastantes mais informações biográficas, em certos casos - aí poderei transcrever se for útil.
Gd. Abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Fotografia das Armas da Casa de S.F. Leitão

#33675 | Portuguez | 19 jan 2003 07:41 | Em resposta a: #33507

Caro Rafael Carvalho

Tendo olhado melhor, cheguei à conclusão de que não se trata de plumas , mas sim de uma meia concha (mas não vieira, isso não). Caso tenha interesse em vê-la, forneça-me o seu e-mail, e envio-lha com todo o gosto para poder ajuizar.
Melhores cumprimentos

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Fotografia das Armas da Casa de S.F. Leitão

#33718 | rgc | 19 jan 2003 15:45 | Em resposta a: #33675

Caro Alexandre Tavares Festas

Terei muito gosto.
Segue o meu tel.265 793 705,para lhe enviar o meu e-mail.

Desde já,Os meus agradecimentos,
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Fotografia das Armas da Casa de S.F. Leitão

#33908 | Portuguez | 21 jan 2003 21:10 | Em resposta a: #33718

Caro Rafael Carvalho

Desculpe esta demora em responder-lhe, tenho andado assoberbado. Pode enviar-me o seu mail pelo Rossio, onde lhe deixei mensagem.
Cumptos.

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Fotografia das Armas da Casa de S.F. Leitão

#33911 | rgc | 21 jan 2003 21:31 | Em resposta a: #33908

Caro Alexandre Tavares Festas

Acedi agora ao Forum, mas acontece que há muito tempo não consigo entrar no Rossio.Sou sócio, já pedi que me enviassem uma nova palavra passe, enviei o meu novo mail e nada.E como tivesse insistido sem resposta vou tentar, esta noite, novamente.
Se conseguir, entrarei em contacto consigo, ainda esta noite, porque conto fazer serão até tarde.
Os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

e-mail . ATT Genea Portugal

#33983 | Portuguez | 23 jan 2003 01:13 | Em resposta a: #33911

Caro Rafael Carvalho

Não comuniquei há mais tempo, porque confiei que o seu problema com o acesso ao GM se resolvesse rapidamente, mas parece que não. Hoje enviei-lhas para um endereço que me forneceu o MMM, mas sem sucesso, veeio devolvido. Assim sendo, autorizo o Genea a dar-lhe o meu e-mail pessoal, para resolvermos isto.
Melhores cumprimentos

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: e-mail . ATT Genea Portugal

#33999 | rgc | 23 jan 2003 13:10 | Em resposta a: #33983

CARO Alexandre Tavares Festas

Desculpe ainda não ter respondido, mas não se preocupe.Logo virá.
Todavia, como as minhas mensagens para o GENEA não terão seguido, pelo menos não tenho recebido resposta, insistir muitas vezes(salvo, raríssimas excepções) é contra a minha maneira de ser.

Um abraço
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Castelo Novo em Pinho Leal

#34046 | Nuno | 24 jan 2003 11:16 | Em resposta a: #33538

Caro Manuel,

Terá por acaso alguma informação sobre um Julião Roiz de Figueiredo, natural de Castelo
Novo(seculo xvii) c.c com uma senhora Pegado?

Un abraço,

Nuno Ponces

Resposta

Link directo:

RE: Castelo Novo em Pinho Leal

#34096 | manuelr | 24 jan 2003 23:25 | Em resposta a: #34046

Olá Nuno

Julião Rodrigues de Figueiredo, tenho 3 para troca! É uma confusão igual à dos Taborda e dos Sarafana!

1º-L.do Julião Rodrigues de Figueiredo, Juiz de Fora, filho de Fernão Lopes e pai de Julião, nascido este último Julião em Castelo Novo em 1624.

2º-Julião Rodrigues de Figueiredo, casado com Maria Leitão, filho de Constantino Rodrigues Manso e de Isabel de Figueiredo (casados estes últimos em Castelo Novo em 1624).

3º-Julíão Rodrigues de Figueiredo, casou com Antónia Lopes e tiveram:
1-Dr. Manuel de Figueiredo de Beja e Manso, nascido em Castelo Novo em 1667, que casou com Maria Vaz, filha de Tomé Vaz e de Isabel Esteves, dos Escalos de Cima e que foram pais de Maria, nascida em castelo Novo em 1714, sendo madrinha de batismo sua tia Maria Pegado e pais tb de Constantino da Costa Pegado.
2-Maria Pegado, batisada em Castelo Novo em 1671, sendo padrinhos António Pereira e Maria Pegado, moradores nos Escalos de Cima.

Saber quem é este 3º, é que é uma confusão, pois tb pode ser filho do L.do Julião Rodrigues da Costa e de Margarida Manso.

Como é tudo Constantinos Rodrigues, Juliões Rodrigues e Felicianos Rodrigues, filhos de Costas, Mansos e Figueiredos, saber que é quem é difícil. Ainda por cima, casam com primas 2 3 ou mais vezes, os filhos têm os mesmos nomes, enfim, fica tudo em família.

Penso que o que menciona deve se o 3º, mas não lhe sei dizer ao certo quem é o pai, embora me "incline" para o L.do João Rodrigues da Costa. Mas Costa Bejas e Mansos tb podem vir por outro lado.

Um abraço

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Castelo Novo em Pinho Leal

#34135 | Nuno | 26 jan 2003 14:35 | Em resposta a: #34096

Olá Manuel,

Muito obrigado pela excelente informação.
Estava a procura do 3º que é meu antepassado.É de Antonia Lopes que vem o apelido Pegado.

Un abraço,

Nuno Ponces

Resposta

Link directo:

Pegado de Castelo Novo e dos Escalos

#34141 | Portuguez | 26 jan 2003 16:38 | Em resposta a: #34135

Nuno

Em que geração e com que apelidos entram as três tias tuberculosas que tiveram que ir dos Escalos viver em CN por causa do ar da serra?

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Fernandes da Cruz, COX, Capitão-Mór de CNovo

#34696 | agp | 01 fev 2003 18:22 | Em resposta a: #33389

Este tópico interessa-me bastante, uma vez que:
João Rodrigues Taborda e Maria de Beja são nonos avós de minha esposa. Sei que casaram em Castelo Novo (Livro C1, folha 34 e novamente folha 35), mas praticamente não se consegue ler nada do assento. Tirei a data de 27-1-1697, mas tenho dúvidas. Julgo saber que Maria de Beja nasceu aos 31-12-1661 e que faleceu aos 3-12-1712 em Castelo Novo. Do marido não tenho quaisquer datas. Idem dos seus antepassados, cujos nomes só conheço até ao capitão mor Pedro Fernandes da Cruz que aparece referido na tal monografia de Castelo Novo, de que tenho cópia. Poderão ajudar-me, com datas e nomes?
Duas observações:
i) Pedro da Cruz (filho de João Rodrigues Taborda e de Maria de Beja) é 8º avô de minha esposa. Nem sei a data do seu nascimento nem do óbito. Alguém saberá? Mas sei que casou com Domingas da Costa, filha de Manuel Leitão de Carvalho, em Castelo Novo, aos 9-12-1715. Deram origem ao 7º avô de minha esposa Manuel da Cruz, nascido em Soalheira, aos 10-4-1721, e que casou aos 17-6-1747 em Bemposta, freguesia do concelho de Abrantes!!
ii) Sei que João Rodrigues Taborda, viúvo de Maria de Beja, casou aos 8-9-1717, em Castelo Novo com Josefa Paula de Ataíde, filha de Manuel Pereira de Câmara e de Mariana de Ataíde.

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Fernandes da Cruz, COX, Capitão-Mór de CNovo

#34701 | manuelr | 01 fev 2003 19:12 | Em resposta a: #34696

Caro António Pereira

O que penso estar no registo de casamento é o seguinte:
"Aos dez dias do mês de dezembro do ano de mil seiscentos e noventa e seis em minha presença e das testemunhas ... mencionadas contrairam ... matrimónio João Rodrigues Taborda da Cruz fº legítimo de João Rodrigues (Taborda) e de Maria da Cruz Sanches já defuntos moradores ...freguesia de S. Martinho .........de Bento Rodrigues......"

Estes Rodrigues Taborda viveram muito tempo em Vale de Prazeres e Alpedrinha, onde devia ter nascido Pedro.
João Rodrigues Taborda Casou 2ª vez em 06-04-1681 em Alpedrinha com Maria ou Mariana da Cruz Sanches, filha de Pedro Afonso da Cruz ou Pedro Fernandes da Cruz, de Alpedrinha (Capitão Mor de Castelo Novo e Alpedrinha, Cavaleiro da Ordem de Cristo) e de Joana do Avelar (ou Joana Fernandes Sanches), de Alpedrinha.
Sobre estes é tudo o que tenho. Se vier a saber quais sáo os antepassados deste João Rodrigues Taborda, tinha muito interesse em saber.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Fernandes da Cruz, COX, Capitão-Mór de CNovo

#34716 | agp | 01 fev 2003 22:33 | Em resposta a: #34701

Caro Manuel da Silva Rolão

Muito obrigado pela sua ajuda.

Estou muito interessado em saber quem foi a primeira esposa do João Rodrigues Taborda da Cruz que casou segunda vez com Maria da Cruz Sanches.

O filho de ambos, também João Rodrigues Taborda da Cruz, teria uma grande diferença de idade de sua mulher Maria de Beja, uma vez que JRT terá nascido depois do casamento dos pais, isto é, depois de 1681, e Maria de Beja nasceu em 31-12-1661!

Este padrão repete-se com o filho de ambos, Pedro da Cruz, que tendo nascido depois de 1696, casou com Domingas da Costa, nascida em S Vicente da Beira, salvo erro, em 1681.

Estes comportamentos repetitivos são muito interessantes e frequentes.

Faz referência a Vale de Prazeres, que é precisamente onde tenho a maior parte da minha ascendência materna. Tenho lá vários Rodrigues Tabordas, contemporâneos destes Rodrigues Tabordas de Alpedrinha e Castelo Novo, mas ainda não os consegui ligar entre si.

Vou tentar investigar na ordem de Cristo sobre o Pedro Afonso da Cruz ou Pedro Fernandes da Cruz.

Transmitirei o que descobrir.

Cordiais cumprimentos
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Fernandes da Cruz, COX, Capitão-Mór de CNovo

#34720 | manuelr | 01 fev 2003 23:14 | Em resposta a: #34716

Caro António Pereira

Tem aqui um bom passatempo!

O casado com Maria da Cruz Sanches não é Cruz.
Mas vamos ver a que conclusão é que chega!

Um João Rodrigues Taborda foi casado 3 vezes. Não sei qual, mas nos registos salvo erro de Vale de Prazeres vem essa referência.

JOão Rodrigues Taborda, casado com Maria Vaz, teve um filho Luís em VP em 1683, sendo padrinho João Rodrigues Taborda( filho de Tomé Rodrigues e de Maria Esteves) e sua mulher Maria de Almeida, mas que tb casou com Catarina Vaz.
No ano em que teve o filho Luís, 1683, seu filho tb João Rodrigues Taborda casou em VP com Margarida Leitão.

Em Castelo Novo, João Rodrigues Taborda filho de João Rodrigues Taborda e de Maria da Cruz Sanches casou em 1696 com Maria Rodrigues de Beja.

O casado com Maria da Cruz, pode ser um dos dois primeiros. Penso que só vendo os óbitos é que se conseguem separar.
Isto para não falar de um João Rodrigues Taborda casado com Domingas Fernandes, que tiveram uma filha Guiomar em São Miguel D'Acha em 1662!

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Fernandes da Cruz, COX, Capitão-Mór de CNovo

#34722 | agp | 02 fev 2003 00:07 | Em resposta a: #34720

Caro Manuel da Silva Rolão

Tem razão, o João Rodrigues Taborda casado com Maria da Cruz Sanches não é Cruz.

Será que no registo deste casamento não consta o nome da 1ª mulher do JRT? Talvez tudo ficasse esclarecido.

Cordiais cumprimentos
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Fernandes da Cruz, COX, Capitão-Mór de CNovo

#34723 | manuelr | 02 fev 2003 00:14 | Em resposta a: #34722

Caro António Pereira

Tanto quanto me recordo, vem a indicação de que foi casado 3 vezes ou no óbito, ou no 3º casamento, mas sem indicação das primeiras mulheres. Penso só existirem 3 hipóteses para saber quais foram.
Ou os filhos, netos ou bisnetos terem casado sendo dispensados nalguma grau de consanguinidade, ou haver algum processo de Ordenação ou Habilitação de Genere de algum descendente( que não conheço), ou nos óbitos das primeiras mulheres vir mencionado que eram casadas com João Rodrigues Taborda. Tirando isso, não estou a ver grandes facilidades em saber quais foram.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Fernandes da Cruz, COX, Capitão-Mór de CNovo

#34735 | agp | 02 fev 2003 10:26 | Em resposta a: #34723

Caro Manuel da Silva Rolão

Muito obrigado. Vamos ver o que consigo descobrir.

Cordiais cumprimentos
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: João Rodrigues Taborda

#38682 | agp | 30 mar 2003 17:59 | Em resposta a: #34720

Caro Manuel Rolão

Quem é o João Rodrigues Taborda que tb casou com Catarina Vaz? o que foi casado com Maria de Almeida ou o que foi casado com Maria Vaz?

Um abraço

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: João Rodrigues Taborda

#38686 | manuelr | 30 mar 2003 22:28 | Em resposta a: #38682

Caro António Pereira

Como já disse do Fórum, sobre estes Taboda há uma grande confusão, pois o que tenho encontrado escrito muitas vezes não condiz.

Penso que o João Rodrigues Taborda casado com Catarina Vaz Sarafana, era filho do Capitão Tomé Rodrigues Taborda e de Maria Esteves Sarafana,instituidor do Morgado da Gatuna em 1625 e pai de João Rodrigues Taborda casado 1ª vez com Maria de Almeida, 2ª com Margarida Luís Pissarro e 3ª com Pórcia de Oliveira Ricacho, viúva de Leão Rodrigues Cinza, este Sr. da Quinta e Capela da Quinta da Conceição e do Morgado da Fonte da Touca ou dos Negros (pelos muitos que aí havia e serviam seus senhores).

Um a braço
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: João Rodrigues Taborda

#38728 | agp | 31 mar 2003 14:41 | Em resposta a: #38686

Caro Manuel da Silva Rolão

Então, julgo que será assim:

João Rodrigues Taborda, filho de João Rodrigues Taborda e de Catarina Vaz, neto do Capitão Tomé Rodrigues Taborda e de Maria Esteves Sarafana, bisneto de Estêvão (Gonçalves) Taborda de Negreiros, o oculto, e de Inês Gonçalves Taborda:
- casou, aos 2-2-1682, com Maria de Almeida, filha de Francisco Lopes Sarafana e de Maria de Almeida.
- ficou viúvo de Maria de Almeida em Novembro de 1682.
- casou, segunda vez, aos 23-11-1683, com Margarida Luísa, filha de Luís Vaz Sarafana e de Francisca Salvada.
- ficou viúvo de Margarida Luísa, aos 23-8-1690.
- casou, terceira vez, com Pórcia de Oliveira Ricacha.

Já agora mais uma questão: Há um casamento em VP, em 1698, de Pedro Antunes (Taborda) com Isabel Taborda, sem indicação dos pais dos noivos. As testemunhas foram o Capitão João Rodrigues Taborda e seu filho Reverendo Padre Manuel Taborda Sarafana. Tem alguma ideia de quem serão os antepassados dos noivos? E quem será a mãe do Padre?

Um abraço.

António Pereira

Resposta

Link directo:

Morgado dos Negros, ou Fonte da Touca

#38732 | Portuguez | 31 mar 2003 15:10 | Em resposta a: #38686

Caro Manuel Estevam

Aonde seria esse morgado dos Negros? Na Touca de hoje em dia?

Abç

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Morgado dos Negros, ou Fonte da Touca

#38743 | manuelr | 31 mar 2003 20:47 | Em resposta a: #38732

Caro Alexandre Tavares Festas

Penso que sim, mas não garanto. O nome aparece tanto das Tocas como da Touca. Mas vou ver se sei realmente como se chama e onde fica.


Um abraço
Manuel Estevam

Resposta

Link directo:

RE: João Rodrigues Taborda

#38747 | manuelr | 31 mar 2003 22:13 | Em resposta a: #38728

Caro António Pereira

Manuel Vaz Sarafana, filho de João Rodrigues Taborda e de Catarina Vaz Sarafana, neto paterno de Tomé Rodrigues Taborda e de Maria Esteves, materno de Luís Vaz Sarafana e de Luisa Leitão, ordenou-se em 1699 (CECB-Ordenações Maço 1968).
De pedro Antunes e Isabel Taborda não tenho indicações.

Um abraço

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Morgado dos Negros, ou Fonte da Touca

#38794 | Portuguez | 01 abr 2003 18:11 | Em resposta a: #38743

Caro Manuel Estevam

Obrigado. A ver se pergunto também agora na Páscoa.

Um abraço

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Pedro Fernandes da Cruz, COX, Capitão-Mór de CNovo

#38890 | agp | 03 abr 2003 10:02 | Em resposta a: #34701

Caros Manuel Rolão e Alexandre Festas

No livro “Concelho do Fundão – História e Arte”, de J. Candeias da Silva, há algumas referências ao Monte da Touca que parecem dar resposta à questão anterior, isto é, que o morgado dos Negros seria no Monte da Touca de hoje em dia?

Uma dessas referências ao Monte da Touca diz respeito à inscrição “já muito apagada e esquecida” que o autor encontrou na verga de um portão balconado de uma das casas: «Leão Roiz Cinza mandou fazer esta obra – 1676».

O autor refere ainda um registo de óbito, de 1693, onde pode ler-se que « ... foi sepultado na capela de Leam Roiz Sinza do Monte das Toucas, ... » .

Cumprimentos

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Morgado dos Negros, ou Fonte da Touca

#38891 | agp | 03 abr 2003 10:07 | Em resposta a: #38794

Caros Manuel Rolão e Alexandre Festas

Verifiquei que a minha resposta anterior ficou mal posicionada no tópico. Por isso vou repetir.

No livro “Concelho do Fundão – História e Arte”, de J. Candeias da Silva, há algumas referências ao Monte da Touca que parecem dar resposta à questão anterior, isto é, que o morgado dos Negros seria no Monte da Touca de hoje em dia?

Uma dessas referências ao Monte da Touca diz respeito à inscrição “já muito apagada e esquecida” que o autor encontrou na verga de um portão balconado de uma das casas: «Leão Roiz Cinza mandou fazer esta obra – 1676».

O autor refere ainda um registo de óbito, de 1693, onde pode ler-se que « ... foi sepultado na capela de Leam Roiz Sinza do Monte das Toucas, ... » .

Cumprimentos

António Pereira

Resposta

Link directo:

Pedro Antunes Taborda

#42175 | agp | 22 mai 2003 12:12 | Em resposta a: #38747

Caro Manuel Rolão

Consegui finalmente dados de Pedro Antunes Taborda e Isabel Taborda, que aqui disponibilizo. Começo pela filha Faustina.

1. Faustina Taborda (15/11/1710 - 8/6/1788) casou, aos 17/6/1728, com Diogo Sanches Chaves, natural da vila da Atalaia
2. Pedro Antunes Taborda (casou aos 23/10/1698)
3. Isabel Taborda ( - 15/11/1714)
4. António Antunes (nasceu Alcaide; casou aos 6/2/1662)
5. Bárbara Antunes Taborda (8/10/1645 - )
6. António Fernandes Bernardo (nasceu no Alcaide, casou aos 11/9/1655, sendo viúvo de Ana Taborda)
7. Maria Taborda
8. Gaspar Antunes (nasceu no Alcaide)
9. Maria Gregória(nasceu no Alcaide)
10. António Taborda
11. Catarina Antunes
14. Baltazar Antunes
15. Maria Taborda
28. Francisco Lourenço
29. Catarina Antunes
30. António Rodrigues
31. Violante Rodrigues

As datas indicadas dizem respeito a assentos de Vale de Prazeres.

Um abraço
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Sarafana, Galinha, Geraldes, Rechacho

#159621 | sirjames | 16 jun 2007 12:17 | Em resposta a: #33560

Caro primo
Tenho casa em Idanha-a-Nova,, onde me continuam a tratar por Sarafana apesar de há várias gerações ninguém da família usar esse nome, gostaria de saber se sabe quais as armas que estão na casa Corrêa de Sampaio, pois até hoje ninguem me soube informar, são confusas ou estarão mal representadas ?As de Alpedrinha e dos Escalos são bastante claras.
Cumprimentos
PCB

Resposta

Link directo:

Silvestre Fernandes Leitão, de Castelo Novo

#167289 | Lourval | 13 set 2007 05:28 | Em resposta a: #33220

Caro Alexandre,

Há muito tempo que você postou esta mensagem mas arrisco: você sabe alguma coisa a mais da ascendência ou descendência de Silvestre Fernandes Leitão?

Tenho um antepassado em Alcains, João Fernandes Leitão, que se casa com Catarina Rodrigues em 15-12-1669. João Fernandes Leitão era filho de Domingos Fernandes Leitão.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

Silvestre Fernandes Leitão, de Castelo Novo (1616)

#364244 | Mey Sarafana | 11 dez 2015 12:12 | Em resposta a: #159621

Tambem procuro por documentos de meu avô: Joaquim Sarafana, filho de Antonio Sarafana e Maria Simões Sarafana. Moro no Brasil, se puder me ajudar.

Resposta

Link directo:

Silvestre Fernandes Leitão, de Castelo Novo (1616)

#377584 | Jotri | 04 fev 2017 01:57 | Em resposta a: #33220

Veja aqui:

https://heraldicagenealogia.blogspot.pt/2017/01/casa-de-silvestre-fernandes-leitao-1635.html

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 18:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen