Cêas, Falcões e Marinhos de Trute, em Monção

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Bibliografia

Cêas, Falcões e Marinhos de Trute, em Monção

#33498 | victória | 16 jan 2003 10:35

Ex.mos Senhores

Peço ajuda no Felgueiras Gayo ou afins para descobrir mais informação relativa a Cêas ou Ceias, Falcões e Marinhos da freguesia de Sta Eulália de Trute, em Monção:

Damião de Cêa, filho de Afonso de Ceia e Maria Pereira, bap. a 21 de Janeiro de 1624, sendo padrinho Gaspar de Ceia, tio paterno, na Igreja de Sta Eulália de Trute, em Monção. Casou com Inês Falcôa, onde moraram no lugar de Tariz da mesma freguesia.

Damião de Ceia e Inês Falcoa tiveram a Joanna Marinha que casou a 2 de Maio de 1681 com João Trancoso de Araújo, já viúvo, filho de João Trancoso de Ilhoa e de sua mulher, Maria de Araújo, moradores na freguesia de Ceivães, termo de Valadares.

Na espectativa das vossas prezadas notícias, subscrevo-me atenciosamente

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Cêas, Falcões e Marinhos de Trute, em Monção

#33597 | victória | 17 jan 2003 15:34 | Em resposta a: #33498

Apenas possuo os seguintes dados sobre os Cêas de Trute:

Da Carta de Brasão dada em 19 de Setembro de 1812 a João Manuel de Sousa Caldas de Menezes... Domingos de Cêa Pereira de Castro, da casa solar dos Cêas na freguesia de trute (in. Monção e o seu Alfoz...)

Cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Cêas, Falcões e Marinhos de Trute, em Monção

#33652 | sapeca | 18 jan 2003 12:06 | Em resposta a: #33498

Caro Eduardo Domingues:
Na total impossibilidade de, neste momento, ir mais além nas informações a prestar-lhe, por manifesta falta de tempo, posso ainda assim adiantar-lhe que poderei vir a ajudá-lo acerca deste tópico.
Para já um rectificação:
João Troncoso de Ulloa, e não de Ilhoa, era oriundo de um ilustre ramo dos Troncosos e Ulloas galegos.
Poderei vir a fornecer-lhe mais elementos acerca desta família (a dos Troncosos de Ulloa, bem como destes Araujos), se lhe interessar, logo que a vida me permita um pouco mais de serenidade.
Muito em breve espero poder dar-lhe elementos, se assim entender útil para as suas investigações familiares.
Entretanto, aceite um abraço do
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Cêas, Falcões e Marinhos de Trute, em Monção

#33657 | sapeca | 18 jan 2003 14:57 | Em resposta a: #33498

Juan Troncoso de Ulloa u sua mulher Maria de Araújo, eram senhores do Morgadio de Médans e da capela do Santo Nome de Jesus, na freguesia de Santa Uxia de Setados, municipio de As Neves, bispado de Tui, na comarca conhecida por "O Condado", por se encontrar em zona de senhorio do Conde de Salvatierra (Sarmiento de Sotomayor).
Uma filha daquele casal, Doña Bernarda Troncoso de Ulloa de Castro y Araújo, casou com Don Francisco de Castro Puga y Novoa, vinculado às casas dos de seus apelidos em Vide, Sela e Cabeiras, de cujo casamento nasceu Doña Isabel Rosario Pereira de Castro, casada com Don Juan de Castro Gil, descendente e sucessor das casas de Bocas, As Costas e Cortegosa, todas na paróquia de Ribarteme.
Vd. "Inventario de Pazos y Torres de la provincia de Pontevedra" Tomo II, pág. 152.
Cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Cêas, Falcões e Marinhos de Trute, em Monção

#33666 | abivar | 18 jan 2003 21:12 | Em resposta a: #33498

Caros Confrades:
Neste tópico refere-se uma Maria de Araújo moradora em Ceivães, mulher de João Troncoso de Ulloa; talvez alguém tenha informações acerca da ascendência do casal Pedro Gomes Villarinho - Luísa de Castro (e Araújo?), pais de Luisa de Castro casada com João de Caldas em Ceivães a 7/11/1666, a qual tem pelo menos uma irmã que usa o apelido “Castro e Araújo” e um filho Manuel de Caldas Araújo (outros filhos usam “Caldas Castro”, “Caldas e Sousa” e “Caldas Soares”). Pedro Gomes Villarinho era escrivão dos Orfãos de Valladares, cargo herdado por aquele genro. Contemporâneo da mais antiga Luísa de Castro, existe também em Ceivães um capitão Afonso de Castro e Araújo; alguém terá mais dados acerca deste grupo familiar?
Cumprimentos,
António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Cêas, Falcões e Marinhos de Trute, em Monção

#33667 | abivar | 18 jan 2003 21:12 | Em resposta a: #33498

Caros Confrades:
Neste tópico refere-se uma Maria de Araújo moradora em Ceivães, mulher de João Troncoso de Ulloa; talvez alguém tenha informações acerca da ascendência do casal Pedro Gomes Villarinho - Luísa de Castro (e Araújo?), pais de Luisa de Castro casada com João de Caldas em Ceivães a 7/11/1666, a qual tem pelo menos uma irmã que usa o apelido “Castro e Araújo” e um filho Manuel de Caldas Araújo (outros filhos usam “Caldas Castro”, “Caldas e Sousa” e “Caldas Soares”). Pedro Gomes Villarinho era escrivão dos Orfãos de Valladares, cargo herdado por aquele genro. Contemporâneo da mais antiga Luísa de Castro, existe também em Ceivães um capitão Afonso de Castro e Araújo; alguém terá mais dados acerca deste grupo familiar?
Cumprimentos,
António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Cêas, Falcões e Marinhos de Trute, em Monção

#33701 | victória | 19 jan 2003 14:22 | Em resposta a: #33652

Caro Fernando

Muito obrigado pela informação relativa aos Troncosos Ulloas que gentilmente me apontou na sua mensagem. Se não for demasiado abuso por minha parte, peço-lhe, quando lhe for possível, mais informações.

Um abraço

Eduardo

Resposta

Link directo:

Troncosos, Castro e Araújos de Ceivães

#37833 | abivar | 15 mar 2003 21:23 | Em resposta a: #33667

Caros Confrades:

Revendo os meus apontamentos, encontrei alguns dados acerca de João Troncoso (filho de João Troncoso e Maria de Araújo, de Sta. Maria de Vide, Tui) casado em segundas núpcias com Joana Marinha. Com efeito tinha casado em Ceivães a 24/8/1673 com “Briatiz de Castro” filha de Afonso de Castro (e Araújo, noutros assentos, Capitão) e Maria Correia (defunta), sendo testemunhas Afonso de Castro e António Rodrigues, solteiro.

Em Ceivães ainda encontrei, do segundo casamento com Joana Marinha, baptismo de filhos:

• João (a ?/8/1682, n. 6), padrinhos Pedro de Souza e Lourença de Castro mulher de João de Souza;

• António, a 1/3/1685 (n. a 25/2), sendo padrinhos “Pedro de Souza Lobatto e Anna de Saa, mulher de Jacinto de Caldas”; os pais “da Quinta da Costa”.

Do primeiro casamento, com Beatriz de Castro (também residentes na Costa):

• Diogo (a 23/4/1674), padrinhos Manuel de Lira e Serafina da Rocha, mulher de Manuel Pereira, da freguesia de Barbeita.

• Luzia (a 17/4/1680, n. 12), padrinho Amador de Queirós casado com Luzia Pereira (do Lugar do Hospital).

Esta Beatriz de Castro, além disso, tivera um filho, ainda solteira, do Padre Pedro Rodrigues (da mesma freguesia de Ceivães), baptizado a 17/11/1665 (n. 16), sendo padrinhos Matias da Costa e Maria de Lima, Mulher de Baltazar de Araújo. Os costumes seriam então bem ligeiros nesta freguesia pois outra filha do mesmo Capitão Afonso de Castro e Araújo, Lourença de Castro, também foi mãe solteira, pouco depois (não tomei nota da data mas situa-se entre 1665 1666) tendo a criança falecido, e dando-lhe por pai “hum Afonso Pereira do Reino da Galiza”; o que também não a impediu de casar (em 1667, o resto da data é ilegível), com João de Souza filho de Julião Fernandes Villarinho e Grácia Rodrigues (filha esta do Juíz dos Orfãos de Valladares, João Rodrigues Villarinho ou Bacellar, e, presumivelmente, de sua Mulher, Catarina Marinha). Viviam em Ceivães por esta altura diversos descendentes deste último casal, quase todos de apelido “Souza”, “Souza Lobatto” ou Marinho.

Lourença de Castro e seu Marido também viviam “na Costa”, pelo que seria uma Quinta ligada provavelmente à família do Capitão Afonso de Castro e Araújo.

Cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Troncosos, Castro e Araújos de Ceivães

#37900 | victória | 16 mar 2003 22:23 | Em resposta a: #37833

Caro António

Muito obrigado pelas informações disponibilizadas.

Um abraço

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Troncosos, Castro e Araújos de Ceivães

#52274 | victória | 21 nov 2003 16:48 | Em resposta a: #37833

Caros António

Descobri mais três linhas que levam a Ceivães, Monção e todas elas a Ângela de Araújo e a Antónia de Araújo e Castro(casadas em Trute) e a seu irmão P.e Manuel de Araújo e Castro, vigário de S. Joao de Sernande, e que foram filhos de João de Araújo e Castro e de Isabel Pereira, moradores em Sende (provavelmente quinta de Sende), Monção e netos pela parte paterna de Domingos Vaz do Rego e de sua mulher Maria de Castro e Sá, moradores em Ceivães e netos pela materna de Manuel Pereira e de Ana de Seixas, moradores na vila de Monção. Obtive estes dados pela Inquirição de Genere do citado Manuel de Araújo e Castro, datada de 1.mar.1687 cujos mais e avós eram ''pessoas nobres tidos e havidos por cristão velhos, etc etc'' e foram moradores, 1º no lugar da Costa, depois numa segunda fase, em Trute, MOnção.

Pela minha parte está dificil apanhá-los no F.Gayo.

Resposta

Link directo:

RE: Troncosos, Castro e Araújos de Ceivães

#52276 | victória | 21 nov 2003 16:57 | Em resposta a: #52274

Quinta da Porqueira, S. João de Longos Vales,

a eterna de questão dos Marinhos. Desta vez foi a I.Genere do P.e Luís Falcão, datada de 17 de junho de 1725, filho de João Falcão e de Páscoa Gonçalves, moradores em Moulães, e neto pela paterna de João Falcão, o velho, e Catarina Afonso. A este casal, João Falcão/Catarina Afonso, ainda não lhe apanhei a ascendência. Serão verdadeiros Marinhos-Falcões da Quinta de Moulães? ou Marinhos-Falcões da Nogueira? Ainda ão faço ideia. Na I.G., este João Falcão é designado por João Falcão o Velho, e é dado como soldado que combateu ''nas guerras antigas da tomada de Monção''.

O seu neto, supracitado, teve por padrinho de baptismo a Simão Alves, filho de José Lobato da Porqueira e foi b. a 5.abr.1702

Para já, são os dados que consegui de Araújos e Castros e de Falcões / Qta da Porqueira

Receba um abraço

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Troncosos, Castro e Araújos de Ceivães

#52306 | abivar | 22 nov 2003 02:06 | Em resposta a: #52276

Caro Eduardo:

Muito obrigado por mais estas achegas; mais peças para este complicado mas aliciante puzzle! Tem percorrido os paroquiais de Longos Valles? Tudo parece indicar que estes dois Joões Falcões viriam do outro também de Moulães que morre em 1617... e esse Lobato da Porqueira será antepassado dos Marinhos, Abreus e Vasconcellos referidos na Monografia de Longos Valles? quanto mais sabemos mais questões se nos levantam...

Um abraço,

António

Resposta

Link directo:

RE: Troncosos, Castro e Araújos de Ceivães

#141207 | MSG | 22 jan 2007 21:17 | Em resposta a: #52274

Caro Eduardo Domingues:

por acaso sabe se está correcta a data apontada na base de dados aqui no Genea para o casamento deste João de Araújo e Castro que refere (1634)? E em que freguesia terá esse casamento ocorrido?

Ligada à questão anterior: O Domingos Vaz do Rego, casado com Maria de Castro e Sá, será o Domingos Vaz casado com Maria de Cêa a que se refere o confarde Eduardo de Albuquerque no tópico "Gomes de Abreu, de Melgaço" (em 26.02.2002, assento de baptismo de Pedro Vaz de Amorim em 1625)?

Ocorreu-me que se trate de dois casamentos do mesmo Domingos. Mas a ser assim, o casamento com Maria de Castro deveria ser o segundo, e portanto nunca poderia ter um filho a casar em 1634...

Tembém lhe pergunto se tem mais elementos sobre estes Araújo e Castro (por exemplo, testemunhas nos casamentos das irmãs Ângela e Antónia).

Tudo isto para os tentar relacionar melhor com alguns Castros e Vaz do Rego que aparecem depois de 1655 (antes, não há assentos) em Ceivães, e a que se refere o confrade Antonio Bivar.

Cumprimentos,

Marcos Sousa Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Troncosos, Castro e Araújos de Ceivães

#141279 | victória | 23 jan 2007 10:15 | Em resposta a: #141207

Caro Marcos

Por acaso perquisa Ceivães, em Monção? Se lhe apontar um nome, poderá verificar se o mesmo consta da sua base de dados? Logo lhe enviarei os dados que me solicitou.
Com os melhores cumprimentos
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Troncosos, Castro e Araújos de Ceivães

#141287 | victória | 23 jan 2007 11:14 | Em resposta a: #141207

Caro Marcos

Quanto a um possivel casamento de Domingos Vaz do Rego com Maria de Cêa, não lhe posso confirmar nada. Ao certo sei que João de Araújo e Castro, Escrivão na Vila de Monção, filho de Domingos Vaz do Rego e Maria ou Mariana de Castro e Sá, f. out.1658 em S. João da Portela Monção. O dito João de Araújo e Castro c. 28.nov.1634 na Vila de Monção c.c. Isabel Pereira de Puga n. Ceivães e f. em S. João da Portela no ano da retirada do cerco da vila de Monção em 1659, à semelhança da sua nora. Teve, entre outros, na freguesia de Trute, em Monção:

Angela de Araújo c. 16.nov.1669 Trute e f. 2.set.1716 Trute. Filha ´natural de João de Araújo e Castro e de Francisca Esteves, solteira.

Antónia de Araújo b. 14.jun.1670 Trute e c. 18.ago.1703 Trute. Filha natural de Catarina Alvares ou Gonçalves, solteira.

Como já foi dito em tópicos anteriores, relacionar Vaz do Rego com Castro e Sá, Cêas e Gomes Marinhos não é tarefa fácil.

Assim se tiver algum dado que me possa dizer sobres estas gentes, desde já agradeço.

Com os melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Troncosos, Castro e Araújos de Ceivães

#141317 | MSG | 23 jan 2007 15:29 | Em resposta a: #141287

Caro Eduardo:

Muito obrigado pelas suas importantes indicações: pude refutar uma hipótese que vinha construindo, e ainda bem, porque ela não me agradava...

Quanto a Ceivães, infelizmente não tive nunca oportunidade de consultar os paroquiais: o que dela sei tenho-o aprendido aqui no forum...

Penso que era útil juntar os dados disponíveis sobre esse Domingos Vaz do Rego: faltando-me agora o tempo, voltarei a isto logo que possa.

Melhores cumprimentos

Marcos Sousa Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Cêas, Falcões e Marinhos de Trute, em Monção

#141482 | Samuel C O Castro | 24 jan 2007 12:42 | Em resposta a: #33657

Estimado Fernando,

Referindo-me à sua mensagem de 18.01.2003, caso souber, peço a gentileza de informar, dos Casais:

Juan Troncoso de Ulloa u sua mulher Maria de Araújo, sabe informar a ascendência dela ?

D. Bernarda Troncoso de Ulloa de Castro y Araújo, casou com Don Francisco de Castro Puga y Novoa, sabe informar a ascendência dele ?

D. Isabel Rosario Pereira de Castro, casada com Don Juan de Castro Gil, sabe informar a ascendência dele ?

Quais os demais irmãos das referidas: D. Bernarda e D. Isabel Rosário ?

Referências bibliográficas das questões acima também me seriam extremamente úteis, se possível informar. Muitíssimo obrigado por tudo. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Troncosos, Castro e Araújos de Ceivães

#141489 | Samuel C O Castro | 24 jan 2007 13:19 | Em resposta a: #37833

Estimado António Bivar,

Referindo-me à sua mensagem de 15.3.2003, caso constar em seus apontamentos, seria possível informar o nome da criança B-17.11.1665, filha de Beatriz de Castro, ainda solteira, com o Padre Pedro Rodrigues ?

Quanto ao ramo do Capitão Afonso de Castro e Araújo, tens alguma novidade ?

Antecipo agradecimentos. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Troncosos, Castro e Araújos de Ceivães

#141498 | Samuel C O Castro | 24 jan 2007 14:32 | Em resposta a: #141287

Estimado Eduardo Domingues,

Aqui no Genea dá a seguinte sequencia:

João de Araújo e Castro – C-28.11.1634, em Monção
1ª Esposa: Isabel Pereira de Puga - Fhs:
a) Antônio de Araújo e Castro c. c. Catarina Alvares (ou Catarina Gonçalves)
Fhs: 1) Antônia de Araújo e Castro
2ª Esposa: Francisca Esteves - Fhs:
b) Angela de Araújo c. c. João Roiz (João Rodrigues)

Em sua mensagem de 21.11.2003, diz que o Antônia, a Ângela, e o Pe. Manuel eram filhos de João de Araújo e Castro e de Isabel Pereira (de Puga).

a) Quanto ao Pe. Manuel de Araújo e Castro, qual seria a mãe ? Além de 13.1.1687, quais os demais dados do IG, (n.º do processo, local, Arquivo) ?

Já, na sua mensagem de 23.1.2007, diz que João de Araújo e Castro e Isabel Pereira de Puga, tiveram as filhas abaixo:

1) Confirmando que a Ângela era filha com Francisca Esteves.

2) Diz que a Antônia de Araújo era filha natural com Catarina Álvares. No Genea dá essa Catarina Álvares c. c. Antônio de Araújo e Castro, portanto nora de João de Araújo e Castro.

b) Qual seria o correto ?

c) Quanto à Antónia de Araújo b. 14.jun.1670 Trute e c. 18.ago.1703 Trute – Essa última data, caso se referir ao casamento, quem seria o esposo ?

Outros dados complementares sobre esse ramo também serão muito bem recebidos.

Caso receber resposta de outros colegas, que hoje solicitei deste tópico, creio que se confirmará a ascendência desse ramo ligado aos Castros. Caso confirmar, aqui, ou para seu e-mail informarei os caminhos.

Muitíssimo obrigado por tudo. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Troncosos, Castro e Araújos de Ceivães

#141505 | abivar | 24 jan 2007 15:36 | Em resposta a: #141489

Caro Samuel de Castro:

A criança chamou-se Pedro, como o pai. Em conjunto com o confrade Marcos Sousa Guedes estamos a tentar fazer um apanhado de todas as informações disponíveis acerca desse Capitão e familiares próximos, de modo a tentarmos conjecturar ligações por enquanto apenas em hipótese; dos resultados daremos conta oportunamente, agradecendo toda a colaboração que for possível obter aqui no fórum.

Um abraço amigo,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Troncosos, Castro e Araújos de Ceivães

#141511 | abivar | 24 jan 2007 15:57 | Em resposta a: #141287

Caro Eduardo e demais confrades:

Quando estava a percorrer os meus apontamentos para responder ao Confrade Samuel de Castro encontrei o baptismo de uma outra filha Antónia de João de Araújo e Isabel Pereira, em Monção, a 29/12/1644, sendo padrinhos "o Capitão Afonso de Castro e Araújo e Antónia Pereira, ambos de Valladares".

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Troncosos, Castro e Araújos de Ceivães

#141513 | victória | 24 jan 2007 16:12 | Em resposta a: #141511

Caro António e demais confrades

Acabei de ler muito rapidamente os tópicos. Logo que chegue a casa verei o que tenho. Até logo
Um abraço
eduardo

Resposta

Link directo:

RE: Troncosos, Castro e Araújos de Ceivães

#141678 | Samuel C O Castro | 25 jan 2007 15:29 | Em resposta a: #141505

Estimado Antônio e demais colegas,

Após a conclusão do apanhado que estão a fazer com os demais colegas participantes do tópico, se puderem aqui expor o resultado, creio será muito útil para todos.

De minha parte, me coloco à disposição para ajudar no que estiver ao meu alcance, podendo transmitirem para meu e-mail todos os elementos disponíveis de pessoas vinculadas aos Castros, de Ceivães, Monção e Trute, para que eu possa verificar se entroncam com os demais de minha base (alguns elementos daqui do tópico já os incluí, com certa dúvida, mas deverei fazer alguma correção depois de receber resposta à consulta que fiz para dois colegas).

Após acrescestar os dados que forem possíveis na base, comprometo-me a apartar o ramo, criar um documento e disponibilizar, à todos que solicitarem, cópia do arquivo no formato Word.

Muito grato pelo retorno e pela informação. Continuo a disposição. Fraterno abraço à todos.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Troncosos, Castro e Araújos de Ceivães

#141713 | victória | 25 jan 2007 21:17 | Em resposta a: #141498

Caro Samuel

Tentando responder as suas dúvidas: Quanto a pergunta a) não tenho em formato digital os dados do P.e pelo que só uma busca nos velhos papeis é que poderei responder. Quanto a b) está correcto, quanto a c) o marido de Antónia de Araújo foi Domingos Rodrigues b. 8.jan.1680 Trute. Logo que me for possivel colocarei nas sugestoes de correcções de páginas outros dados.
Com os melhores cumprimentos
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Troncosos, Castro e Araújos de Ceivães

#141783 | Samuel C O Castro | 26 jan 2007 12:34 | Em resposta a: #141713

Estimado Eduardo,

Quanto à minha pergunta:

a) Por amabilidade do primo Geraldo Pereia de Caldas, recebi por e-mail, a resposta: Padre Manuel de Araújo e Castro, a Inquirição de Genere está no Arquivo Distrital de Braga, Processo 9314, Pasta 425; data: 3 de janeiro de 1687; local: Monção, Monção, Viana do Castelo; pai: João de Araújo e Castro; mãe: Isabel Pereira. Dados esses, que eu já possuía em um documento de 603 Castros, que têm IG no ADB, que posso disponibilizar por e-mail aos interessados. Peço-lhe desculpas pela pergunta.

b) Você diz que está correto. Qual seria o correto, a Antônia de Araújo é filha da Isabel Pereira, como você diz na mensagem de 21.11.2003, ou filha da Catarina Álvares, com você diz na mensagem de 23.1.2007 ? Acho que essa resposta, o António Bivar deu na sua mensagem de 24.1.2007, a ti endereçada. Pelo que você informou nas mensagens citadas e o que está aqui no Genea, dá a entender que o João de Araújo e Castro teve filhos com a Isabel Pereira, com a Francisca Esteves e, com a Catarina Álvares. Ratifico o que está aqui no Genea e que citei na minha mensagem de 24.1.2007: A Catarina Álvares é NORA do João de Araújo e Castro. Da forma que colocaste, além de ser nora, ela teria tido filhos também com o João A C. Era o esclarecimento que se faz necessário.

Dentro de sua disponibilidade, além das atualizações que vier a fazer no Genea, para facilitar aos interessados, peço sua gentileza de aqui expor o correto e, inclusive, as citadas atualizações.

Muitíssimo obrigado por tudo. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Troncosos, Castro e Araújos de Ceivães

#141801 | victória | 26 jan 2007 15:05 | Em resposta a: #141783

Caro Samuel

Logo que a disponibilidade me permita responderei às suas dúvidas com os elementos que tenho em meu poder, de forma a evitar qualquer alteração de dados que não seja a verdade dos assentos.

Com os melhores cumprimentos
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Troncosos, Castro e Araújos de Ceivães

#142180 | victória | 29 jan 2007 11:10 | Em resposta a: #141783

Caro Samuel

Na sequência das mensagens anteriores aqui deixo os meus avoengos Araújo e Castro.

JOÃO DE ARAÚJO E CASTRO, Escrivão na Vila de Monção, filho de Domingos Vaz do Rego e de Maria ou Mariana de Castro e Sá, casou com Isabel Pereira de Puga, filha de Manuel Pereira e Ana de Seixas. Tiveram filhos Legítimos:

1 - P.e Manuel de Araújo e Castro com IG já referida. E o meu

2 - ANTÓNIO DE ARAÚJO E CASTRO que com Catarina Alvares ou Gonçalves, moça solteira de Trute: teve a 2.1 - ANTÓNIA DE ARAÚJO b. 14.jun.1670 Trute e casada a 18.ago.1703 Trute com geração

2- António de Araújo e Castro, supra, com Francisca Esteves, moça solteira de Trute: teve a 2.2. ÂNGELA DE ARAÚJO c. 16.nov.1669 Trute e f. 2.set.1716 Trute com geração

São estes os dados que disponho na minha árvore e que estão correctos em termos de datas, nascimentos e ilegitimidade.

De momento não tenho mais informação sobre estes Araújos e Castro, uma vez que depois dos casamentos supra citados das filhos ilegítimas, se perdeu o nome.

Com os melhores cumprimentos
eduardo domingues

Resposta

Link directo:

RE: Troncosos, Castro e Araújos de Ceivães

#142338 | Samuel C O Castro | 30 jan 2007 12:19 | Em resposta a: #142180

Estimado Eduardo Domingues,

Fico-lhe muitíssimo grato pelas informações.

Transcrevo abaixo o que estou considerando, provisoriamente, em minha base, apesar da divergência apresentada aqui no Genea, também abaixo descrita.

Note que, pelo que informaste, a Francisca Esteves é 2ª esposa do Antônio de Araújo e Castro.

Já no Genea, a mesma Francisca Esteves, aparece como 2ª esposa do João de Araújo e Castro.

Caso o responsável pela informação fornecida ao Genea, tiver a oportunidade de ler esta mensagem e puder esclarecer essa dúvida, seria interessante para todos, o que antecipo agradecimentos.

Ratifico o meu muitíssimo obrigado. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

xxxxx – Considerando suas informações (29.1.2007) e do Antônio Bivar (24.1.2007)

Gaspar de Araújo e Castro - Esp: Helena Pereira - Primos - vide pg. 67u67u
NFP, vol. II, Araújo, pg. 81 - Fhs:
1) Gaspar de Araújo e Castro – s. m. n.
2) Maria de Castro e Sá – F-out-1658, em S. João da Portela, Monção.
Esposo: Domingos Vaz do Rego - Moradores em Ceivães - Fhs:
A) Basília de Castro – N-20.6.1632 – F-out-1658
B) João de Araújo e Castro – C-28.11.1634, em Monção - Escrivão na Vila de Monção. Res. no lugar da Costa e Trute.
Esposa: Isabel Pereira de Puga - N-Ceivães – F-1659, em S. João da Portela, Monção – Fhs:
1) Manuel de Araújo e Castro – IG, ADB, Proc. 9314, Pasta 425, de 1.3.1687, em Monção. Vigário em São João de Sernande
2) Antônia – N-29.12.1644, em Monção. Foram padrinhos o Cap. Afonso de Castro e Araújo e Antônia Pereira, ambos de Valadares. (Mensagem de do Antônio Bivar, de
3) Antônio de Araújo e Castro
1ª Esposa: Catarina Álvares (Catarina Gonçalves) – Solteira – Fhs:
a) Antônia de Araújo - B-14.6.1670 C-18.8.1703, em Trute – Residiram em Sende.
Esposo: Domingos Rodrigues - B-8.1.1680, em Trute
2ª Esposa: Francisca Esteves – solteira – Fhs:
b) Angela de Araújo - N-16.11.1669 - C-em Trute - F-2.9.1716, em Trute
Esposo: João Roiz (João Rodrigues) - B-1649 - Moradores em Sende – Fhs:
1) João Rodrigues - Esp: Isabel Fernandes

xxxxx – Informaçõs no Genea:

João de Araújo e Castro – C-28.11.1634, em Monção - Escrivão na Vila de Monção. Res. no lugar da Costa e Trute.

1ª Esposa: Isabel Pereira de Puga - N-Ceivães – F-1659, em S. João da Portela, Monção – Fhs:
1) Antônio de Araújo e Castro
Esposa: Catarina Álvares (Catarina Gonçalves) – Solteira – Fhs:
a) Antônia de Araújo - B-14.6.1670 - C-18.8.1703, em Trute – Residiram em Sende.
Esposo: Domingos Rodrigues - B-8.1.1680, em Trute

2ª Esposa: Francisca Esteves – solteira – Fhs:
b) Ângela de Araújo - N-16.11.1669 - C-em Trute - F-2.9.1716, em Trute
Esposo: João Roiz (João Rodrigues) - B-1649 - Moradores em Sende – Fhs:
1) João Rodrigues - Esp: Isabel Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Troncosos, Castro e Araújos de Ceivães

#142365 | MSG | 30 jan 2007 15:07 | Em resposta a: #142338

Caro Samuel de Castro:

A filiação da Maria de Castro e Sá (cuja existência, casamento e descendência parece estar plenamente documentada, principalmente com a inquirição de genere do seu neto P.e Manuel) não consta do Felgueiras Gayo (Nobiliário..., Araújos, conforme indicado na sua mensagem anterior), ao contrário do que a base de dados Genea parece indicar. De facto este autor fala dos dois Gaspar Araújo e Castro (sendo o segundo filho ilegítimo do primeiro), e por aí se fica.

Não sei de onde possa vir essa afirmação, se não é do Gayo... Se for apenas baseada na identidade dos apelidos, deve ser mantida sob extrema reserva, embora seja uma excelente hipótese de trabalho. E a Maria de Castro deve ser considerada a "fundadora" do ramo que estamos a explorar - afinal ainda "desentroncado" - até que surjam informações mais precisas.

Melhores cumprimentos,

Marcos Sousa Guedes.

Resposta

Link directo:

RE: Troncosos, Castro e Araújos de Ceivães

#142481 | Samuel C O Castro | 31 jan 2007 12:23 | Em resposta a: #142365

Estimado Marcos Sousa Guedes,

Uso fazer as referências bibliográficas sempre no início da geração que tem descendência, conforme demonstrado em minha mensagem de 30.1.2007. Essa minha referência, não quer dizer que se refere à toda a descendência ali apresentada, podendo ela ser integral ou parcial, pois parte poderá ser da obra referida e parte de outras obras, ou mesmo de informações recebidas sem referências. No caso específico a que você se refere, trata-se de parcial, pois realmente no NFP, Araújo, $123, N23, do Gayo, só é citado o filho Gaspar de Araújo e Castro, smn.

A sequência que apresento na referida mensagem, ou seja, a citação da Maria de Castro e Sá, como filha, baseei-me no que está no GENEA, cuja TODA a ascendência dela ali apresentada, é a MESMA do último Gaspar de Araújo e Castro que está no NFP, vol. II, Araújo, pg. 81, constante de minha referência.

Já quanto, de onde possa vir essa afirmação e se está correta a informação constante do Genea, a competência do esclarecimento é de quem forneceu os dados para ali serem incluídos, que até prova em contrário, creio devemos dar o devido crédito.

É de se supor que, a pessoa que forneceu os dados para o Genea, tenha tido o cuidado de certificar-se que, a ascendência da Maria de Castro e Sá, se confirmou, dentre outros critérios, tanto para os país, quanto para os avós, o que deixaria de ter sido baseada apenas na identidade dos apelidos, aí configurando sim o entroncamento que se apresenta no Genea.

Façamos votos que, nós, ou algum dos colegas envolvidos, possamos descubrir alguma novidade que possa trazer à luz, o que, de momento, se apresenta obscuro. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Troncosos, Castro e Araújos de Ceivães

#291232 | Samuel C O Castro | 16 nov 2011 19:20 | Em resposta a: #141207

Prezado Marcos Sousa Guedes,

Referindo-me ao segundo parágrafo de sua mensagem de 21.1.2007, que enderessaste ao colega Eduardo Domingues.

Informo-lhe que fiz recentemente, via e-mail, o mesmo questionamento ao colega Eduardo de Albuquerque, tendo o mesmo respondido "lamento informar, mas não tenho elementos que me permitam dar uma opinião fundamentada". Estou enviando para seu e-mail o mesmo anexo que à ele envie, contendo algumas considerações que fiz à ele e anotações de destaque, que também achei tratar-se do mesmo casal.

Já transcorrido longo período, caso tenha conseguido novos elementos e se puderes fazer a gentileza de responder se conseguiste esclarecer a "nossa" dúvida, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido.

Continuo a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Troncosos, Castro e Araújos de Ceivães

#301327 | laforie natercia | 30 mar 2012 14:07 | Em resposta a: #141678

Prezado Senhor Samuel de Castro,

Sei apenas desde ha umas semanas que o ramo paterno materno PUGA PEREIRA me leva até CEIVAES. A minha 6a Avo, Caetana de Castro Soares, nascida em 07-08-1705 em Mouro Juzao, Salvador de Ceivaes, era filha de Manuel de Castro e de e de Ana Soares de Brito, neta paterna deDomingos de Castro e de Domingas Pereira, e e materna de Joao Rodrigues Vilarinho, o Saramago, e de Ana Soares de Brito. Os meus 13os Avos sao a Joana Marinho de Lobera e o Lançarote Falcao. Pesquizava nos PUGA de Melgaço e descubro os Marinho Falcao de Monçao! Felizmente tenho a ajuda do caro Casimiro PUGA que, incansavel vai aos Arquivos de VIANA, e sem quem eu aqui de França, com 82 anos e so o telefone e internet, nao teria chegado a nada. Sendo eu entao CASTRO de Ceivaes, poderia o Sr. Samuel de Castro, esclarecer melhor esse ramo. A minha Avo Caetana era irma do Padre Manuel Soares de Brito, que fez Inquiriçao de Genere em Braga, processo n°15853, no ano 1725. Eu nasci em Monçao, em 1930 , mas vivo em França desde ha muitos anos, porque casada com um catedratico frances.Vou indicar o meu mail pessoal natercia0636@orange.fr
Cordiais salutaçoes a todos

Natércia

Resposta

Link directo:

RE: Troncosos, Castro e Araújos de Ceivães

#301345 | Samuel C O Castro | 30 mar 2012 15:59 | Em resposta a: #301327

Prezada Natércia,

É com prazer que recebo seu contato, cujos sobrenomes citados no tópico e localidade, também tenho algumas pendências.

Tenho em minha base uns dados que não sei dizer se está relacionado com os de sua 6a. avó:

D. Catarina de Figueiredo e Castro - Esposo: Afonso Lourenço de Lima - Residiram na Quinta do Corujal, Valadares - NFP, vol IV, Castro, $24, N24 e, vol V, Faria, $198, N2-3 - NFM, pg 233-v-303 - GM, vol I, pg 206
Dentre outros ela teve o filho bastardo:

"B. Alberto de Castro - Clérigo - NFP, v. IV, Castro, $24, N24-25 e $124, N25 - Teve o filho B:

A) B. Bernardo Manuel de Castro (Manuel de Castro Figueiredo)
Esposa: Ana Soares de Brito - C-Tangil - NFP, vol IV, Castro, $124, N26 - Fhs:

1) Ana de Castro Soares - Esposo: João de Sousa Lobato - NFP, Castro, $124, N27 - Fhs:

a) João de Sousa Lobato – Capitão – Brasão de Armas em 4.4.1762, registrado no Cartório de Nobreza, L-particular, fl 135-v – AHG, pg 325"

Como só possuo um único filho de cada geração demonstrada, creio poderá haver mais irmãos deste(s). Apenas pensei na possibilidade de sua 6a. avó Caetana de Castro Soares ser irmã da 1) Ana de Castro Soares.

Noto que a ascendência paterna que demonstra (Domingos de Castro e de Domingas Pereira), não bate com a que expus.

Quanto a descendência do casal Joana Marinho de Lobera e o Lançarote Falcão, também tenho PARTE dela em minha base. Se puderes fazer a gentileza de aqui expor, BEM RESUMIDA, citando apenas os casais, de geração em geração, que chega na sua 6a. avó, ficar-lhe-ei muito agradecido. Quem sabe poderá coincidir em alguns pontos, de maneira que eu possa fornecer-lhe complemento de informações.

Anotei seu e-mail para contato. Ratifico meus agradecimentos. Fico a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Troncosos, Castro e Araújos de Ceivães

#301354 | badim | 30 mar 2012 16:50 | Em resposta a: #301345

Caro Samuel

A mãe de Caetana: Ana de Castro Soares é prima de Ana de Castro Soares esposa do capitão João de Sousa Lobato estes pais do capitão e sargento-mor João de Sousa Lobato que teve brasão que casou em Melgaço com Matilde Narcisa de Sousa Gama, esta filha do capitão-mor Pedro de Sousa Gama "senhor da casa da Serra-Prado.

quanto ao pai de Caetana: Manuel de Castro nascido em Santo Antão - Messegães, estes Castros devem vir dos Castro e Sá ou Araújo e Castro da quinta de Santo Antão, porque mais tarde os senhores da quinta usavam o apelido de Castro Ozores Sotomaior, temos de saber quem era a mãe de Afonso de Castro Ozores Sotomaior, 1° a usar este apelido na quinta de Santo Antão.

Cumprimentos

Victor Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Troncosos, Castro e Araújos de Ceivães

#301388 | Samuel C O Castro | 30 mar 2012 20:38 | Em resposta a: #301354

Prezado Victor Gomes,

Muito obrigado pelos oportunos esclarecimentos.

Do primeiro parágrafo que citas, quem seria os pais da 1a. Ana de Castro Soares (mãe da Caetana) mencionada?, que estabelece o parentesco PRIMA da outra Ana?

Quanto ao João de Sousa Lobato c. c. Matilde Narcisa de Sousa Gama, por acaso tens a descendência que pudesse fazer a gentileza de aqui expor?

Referindo-me ao Manuel de Castro (pai da Caetana), não o encontro em minha base.

Exponho algumas pendências em minha base:

I) Brites Álvares de Castro - Esposo: Afonso de Castro - Sr. da Quinta de Santo Antão - Primos ? - NGEDM, vol 1, pg 295

De quem seria filho esse Afonso de Castro?

II) Genebra Veloso – Esposo: Lopo de Castro – Primos ? - C-em Santo Antão, junto a Valadares - NFP, vol III, Caldas, $19, N4-5 - FILHOS:

A) Paio Rodrigues de Caldas – C-em Valença – c. g.
B) Gregório de Castro – Sr. da Casa – Esposa: ..... ? - C- Galiza - FILHO:
1) Bartolomeu de Castro – s. m. n."

De quem seria filho esse Lopo de Castro?
Quanto aos filhos do casal Genebra e Lopo: Quais as respectivas esposas e descendências?

O esclarecimentos dessas dúvidas poderão auxiliar-me a expandir essas linhagens e, quem sabe elucidar o ponto inicial colocado pela colega Latércia.

Ratifico meus agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Troncosos, Castro e Araújos de Ceivães

#301394 | badim | 30 mar 2012 21:44 | Em resposta a: #301388

Caro Samuel

Ana de Castro Soares "mãe de Caetana" era filha de João Rodrigues Vilarinho e Francisca Soares de Brito, neta paterna de Manuel Alvares"Vilarinho e Catarina Marinho Falção e materna de Gregorio Soares de Brito e Inês Rodrigues estes também pais de Ana Soares que casou com Manuel de Castro Figueiredo, esta Ana e Manuel tinham casado em Segude e depois foram viver para a casa de Ladreda em Tangil.
Eu também ando em busca dos Castros de Santo Antão, encontrei Castros no meu ramo, mas venho ter a Ceivães a Manuel Nunes de Castro e sua Esposa Antónia Maria de Castro.
Eu Penso que o marido de Genebra Veloso não é Lopo de Castro?, no antigo concelho de Valadares encontro muitos erros no Felgueiras Gaio, tenho assentos de baptismo,casamento e obito e não corresponde aos dados do Gaio.
Logo que tenha mas dados de Castros, enviu a você.

Cumprimentos

Victor Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Troncosos, Castro e Araújos de Ceivães

#301402 | Samuel C O Castro | 30 mar 2012 23:15 | Em resposta a: #301394

Prezado Victor Gomes,

Muito obrigado, seus esclarecimentos foram-me extremamente úteis.

Quanto a Caetana Soares de Castro, tens a descendência dela?

Eis mais uma pendência de minha base:

"Grácia Rodrigues (ou Inácia Rodrigues Bacelar) - Esposo: Julião Fernandes Vilarinho – Ela N-Segude, Monção - FHS:
a) João de Sousa Lobato – Esposa: Lourença de Castro - Primos ? – (Filha de Maria da Lomba, de S Miguel de Messegães, Monção e de Afonso de Castro e Araújo, N-Ceivães, Monção) - FHS:
1) Amador de Sousa Castro"

Essa Grácia era irmã da Catarina Marinho Falcão c. c. Manuel Álvares Vilarinho.

Por acaso tens a ascendência e descendência desse Afonso de Castro e Araújo? como também de seu filho Amador de Sousa Castro?

Ratifico meus agradecimentos. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Troncosos, Castro e Araújos de Ceivães

#301438 | laforie natercia | 31 mar 2012 09:45 | Em resposta a: #301345

Caros senhores Samuel de Castro e Victor Gomes,

Muito reconhecida pela ajuda que me dao. Vou tentar resumir bem o ramo da 6a avo Caetana de Castro Soares.

Pai: Manuel de Castro , lugar de Santo Antao, Messegaes
Mae: Ana Soares de Brito ou Ana Roiz Soares

Avos : lado paterno : Domingos de Castro e Domingas Pereira de Messegaes
" materno: Joao Rodrigues Vilarinho, o Saramago, de Ceivaes, e Francisca Soares de Brito, nascida em 18-09-1640 em Segude.

Bisavos maternos: Manuel Alvares Vilarinho e Catarina Marinha, do lugar de Cima de Vila, Ceivaes


" paternos: Gregorio Soares de Brito e Inês Rodrigues, de Segude.Pelo Geneall trepei até ao D.Vasco Marinho e ainda mais para tras. O meu problema agora esta em frente de Melgaço. Ali trata-se da ascendencia da minha 5a Avo Angela de Puga e do seu marido Domingos Lourenço. Ambos nascidos em S. Cristovao de Mourentao ou um deles em Cequelinos, e pais do meu tetravô Manuel Lourenço Puga, nascido em S.Cristovao de Mourentao, mas fixado por casamento em Paderne, em 23-05-1791, Dificil de obter elementos da Galiza. Espero a ajuda de D. Avelino Bouzon para breve. Esquecia-me de dizer que o tetravo Manuel Lourenço Puga casou com Rosa Quitéria Alves e que era esta tetravo que tinha por avo a Caetana de Castro Soares. Obrigada, gracias, merci a todos Natércia

Resposta

Link directo:

RE: Troncosos, Castro e Araújos de Ceivães

#301441 | badim | 31 mar 2012 10:23 | Em resposta a: #301402

Caro Samuel

Amador de Sousa Castro é filho do capitão João de Sousa Lobato e Lourença de Castro.
Neto paterno de Julião Fernandes Vilarinho e Engràcia Rodrigues Bacelar, estes moradores no lugar do Paço-Badim;
Materno do capitão Afonso de Castro Araújo e de Maria Correia, estes são os dados que constam no processo n° 650 de Amador.

Com respeito ao avô materno Afonso de Castro Araújo, pensamos que seja irmão do capitão Manuel de Castro Rego e filhos de Maria de Castro e Sá, esta natural de Santo Antão e esposa de um Rego de Ceivães.

Cumprimentos
Victor Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Troncosos, Castro e Araújos de Ceivães

#301456 | Samuel C O Castro | 31 mar 2012 12:39 | Em resposta a: #301441

Amigo Victor,

Muito obrigado por mais estes dados, que confirmam com os que tenho na base.

O ramo da Maria de Castro e Sá c. c. Domingos Vaz do Rego, tenho em minha base e ali só constava os filhos Basília e João. Acrescentei o Manuel de Castro Rego, que já consta no Geneall.

Quanto a Basília de Castro, N-20.6.1632 C-13.6.1649 - F-out-1658 , foi casada com João Gomes Falcão – N-1.5.1622 – F-15.11.1699 - Da Nogueira, São João dos Longos Vales e tiveram o filho Felipe Marinho Falcão – B-1657 - Esposa: Isabel Brás. O João G. F. casou em 13.1.1660, em 2a. núpcias com Beatriz Soares de Brito e, em 3a. núpcias com Isabel Esteves, c. s.

Seria interessantíssimo localizarmos a ascendência desse Afonso de Castro e Araújo, pois tenho algumas pendências ligadas a ele.

Referindo-me a Manuel Nunes de Castro e sua Esposa Antónia Maria de Castro, tens dados da ascendência deles? Não constam em minha base.

Se por acaso tiveres a descendência da Caetana de Castro Soares, e puder aqui disponibilizar, ficar-lhe-ei muito grato.

Muitíssimo obrigado. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Troncosos, Castro e Araújos de Ceivães

#301457 | Samuel C O Castro | 31 mar 2012 12:43 | Em resposta a: #301438

Prezada Natércia,

Muito obrigado pelos esclarecimentos e pelos dados complementares.

Se por acaso tiveres a descendência da Caetana de Castro Soares, e puder aqui disponibilizar, ficar-lhe-ei muito grato.

Esclareço que pesquiso exclusivamente a família Castro.

Ótimo fim de semana. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Troncosos, Castro e Araújos de Ceivães

#301467 | laforie natercia | 31 mar 2012 14:52 | Em resposta a: #301457

Caro Samuel de Castro,

A descendencia da 6a avo Caetana de Castro Soares casada com Antonio Alves de Sousa :

-Ana Alves de Sousa nascida no lugar de Crastos em Paderne Melgaço, casada em Paderne em 24-11-1765 com Lourenço Joseph Fernandes do lugar dos Moinhos em Paderne. Tiveram:
-Rosa Quitéria Alves ou Fernandes, nascida em 30-01-1769, lugar da Verdelha, Paderne, casada com Manuel Lourenço Puga, natural de S.Cristovo de Mourentan em 23-05-1791. Tiveram:

- Manuel José de Jesus Puga(faltam os registos de nascimento de Paderne de 1791 a 1811), Faleceu em 11-12-1848 no Campo da Feira de Fora, Melgaço. Casou com D. Maria da Natividade Rodrigues, que estava gravida quando ele morreu. O filho deles, meu bisavô Manuel de Jesus Puga, nasceu em 26-05-1849 em Campo da Feira Paderne. No funeral do meu trisavô Manuel José, houve oficio religioso com 20 padres e com musica ! O meu bisavô, Manuel de Jesus legitimou e educou no lar que formou com sua esposa, que eu considerei sempre como minha bisavo, D. Dalinda do Loreto Roma de Lemos Puga, a filha que tinha tido com uma jovem padeira de Melgzço, Ana Joaquina Baleixo. Essa filha foi a minha avo paterna e madrinha, Laura da Conceiçao Puga Pereira, casada com o farmaceutico meu avô, Joaquim José Pereira Junior.

Como vê os Castro desapareceram. Mas como estamos na "raia" foram substituidos pelos Puga e dir-lhe-ei mais tarde pelos Sendim de Ribas Lira do lado materno, o que me ocasiona tantas dificuldades com os Arquivos Galegos. Muito reconhecida pelo interesse que toma ao meu problema genealogico. Cumprimentos Natércia

Resposta

Link directo:

RE: Troncosos, Castro e Araújos de Ceivães

#301501 | Samuel C O Castro | 31 mar 2012 20:33 | Em resposta a: #301467

Estimada Natércia,

Além da sua ancestral Ana Alves de Sousa, tens conhecimento de mais filhos do casal Caetana e Antônio?

Minhas pesquisas, apesar de restringir ao apelido Castro, às vezes se fez necessário desenvolver algumas linhagens de outros apelidos, para se chegar a elementos descendentes que assinaram Castro, ou mesmo, casaram com Castros e tiveram descendência. É o caso da descendência da Joana Marinho de Lobeira, em que diversos filhos tiveram ligação com os Castros. Enviei para seu e-mail um documento do Word, que apartei de minha base. Creio poderá ser-lhe muito útil, pois chega a sua 6a. avó, com muitas referências bibliográficas. Depois diga-me o que achou.

Ali consta diversas pendências de parentesco que assinalei "primo?". Se por acaso souber a ascendência do lado pendente e puder fazer a gentileza de me informar, ficar-lhe-ei muito grato.

Muito obrigado. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Troncosos, Castro e Araújos de Ceivães

#301629 | laforie natercia | 02 abr 2012 08:23 | Em resposta a: #301501

Caro Samuel de Castro,

Infelizmente nao possuo dado nenhum outro na descendencia da hexavo Caetana de Castro Soares. Tenho unicamente, graças ao "primo" Casimiro Puga, ao monçanense Sr. Victor Gomess e ao que o Senhor mesmo teve a gentilesa de enviar ontem, o tronco que desce do italiano Fraiao, via D. Vasco Marinho, até essa sexta Avo de Ceivaes. Se em Viana aparecessem ramos colaterais prometo-lhe de os comunicar. Fiquei desgostosa de saber que ja esgotaram os primeiros livros do "tesourro". Inscreva-me na lista dos assinantes da proxima ediçao, se faz favor. Agradecendo o mail de ontem, subscrevo-me com toda a consideraçao

Natércia

Resposta

Link directo:

ARES de SOUSA

#306800 | laforie natercia | 26 mai 2012 10:08 | Em resposta a: #301629

Caro Samuel de Castro,
Aqui estou a cumprir a promessa. Espero que o que passo a transmitir-lhe, lhe servira de algo.
- A minha 6a avo, Caetana de CASTRO SOARES, era filha de Manuel de CASTRO e ARAUJO, casado com Ana ROIZ de BRITO, ou Ana SOARES de BRITO ou Ana ROIZ SOARES. O casamento foi feito em Ceivaes, em 25-02-1700.
- A avo Caetana casou com Antonio ALVARES de SOUSA, nascido 23-12-1709, lugar de Covelo, em Paderne, Melgaço, filho de Gonçalo ALVARES de SOUSA e de Ana Maria GOMES de ABREU. O padrinho foi o Capitao Antonio de CASTRO, de Rouças, Melgaço.
- O Antonio ALVARES de SOUSA teve um irmao padre, Manuel ALV ARES de SOUSA, que fez inquiriçao de genere BRAGA, n°16153.

As "novidades", digamos, veem do facto do Pai da Caetana se chamar de CASTRO e ARAUJO ; e que o padrinho de baptismo tenha sido esse capitao Antonio de Castro de Rouças...

Espero contribuir um pouquinho à sua obra magistral. Cordiais cumprimentos da Natércia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 09:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen