Visconde de Alvalade/Sporting Club de Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Títulos | Direito | Cargos

Visconde de Alvalade/Sporting Club de Portugal

#33524 | seek | 16 jan 2003 14:54

Boas a Todos

Alguém me sabe dizer quem é o representante actual do Visconde de Alvalade, Alfredo Augusto das Neves Holtreman que foi fundador e 1o. Presidente do Sporting Club de Portugal, Advogado do Conselho de Estado e do Supremo Tribunal de Justiça, e Fundador do Jornal de Abrantes ?

Muito Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Alvalade/Sporting Club de Portugal

#33568 | Gabriel | 17 jan 2003 08:52 | Em resposta a: #33524

Embora não seja grande conhecedor destas coisas, tanto quanto sei o Viscondado de Alvalade era um titulo em vida e ficou extinto quando o Visconde morreu

Gabriel

Resposta

Link directo:

Estádio José Alfredo Holtreman Roquette (Alvalade)

#33608 | Portuguez | 17 jan 2003 16:47 | Em resposta a: #33524

Boas a Si

Não seek mais. O visconde de Alvalade não foi um dos fundadores e 1º presidente do SCP, mas sim o seu neto primogénito e sucessor, de nome em epígrafe, mais conhecido pelo título do avô materno como José Alvalade. A Quinta das Mouras, propriedade herdada desse avô, era aonde se reunia com os amigos para jogar a bola, e depois ficou como sede do estádio.

Encontra resposta à sua outra pergunta no ANP 1985, pg. 1021.

De nada.

Resposta

Link directo:

RE: Estádio José Alfredo Holtreman Roquette (Alvalade)

#33619 | Gabriel | 17 jan 2003 17:47 | Em resposta a: #33608

Peço-lhe desculpas, mas como bom Sportinguista devo-lhe dizer que na Lista dos presidentes do Sporting aparece o Visconde de Alvalade como 1° Presidente do SCP e como integrante do grupo fundador. O sr.José Alfredo Holtreman Roquette foi o grande dinamizador da crção do Sporting mas foi o 3°Presidente.

Resposta

Link directo:

RE: Estádio José Alfredo Holtreman Roquette (Alvalade)

#33621 | aburma | 17 jan 2003 17:51 | Em resposta a: #33608

Ó Esverdeado Primo,

Só me ocorre este comentário: lagarto, lagarto, lagarto!

Abraços

Azul-e-Branco ( e colete desabotoado)

Resposta

Link directo:

RE: Estádio José Alfredo Holtreman Roquette (Alvalade)

#33626 | Portuguez | 17 jan 2003 18:32 | Em resposta a: #33619

Sem problema nenhum. Leia a obra e pg. indicadas sobre esse assunto, vem lá assim. Naturalmente o que aconteceu é que sendo o Avô vivo, dono da quinta aonde se reuniam, tiveram a cortesia e respeito, por amizade, de o designarem presidente honorário. É pelo menos o que penso. E segundo a sua obra, quem foi o 2º presidente leão?

Resposta

Link directo:

RE: Estádio José Alfredo Holtreman Roquette (Alvalade)

#33627 | Portuguez | 17 jan 2003 18:33 | Em resposta a: #33621

Ó Azul e Branco!

Resposta

Link directo:

RE: Estádio José Alfredo Holtreman Roquette (Alvalade)

#33628 | Portuguez | 17 jan 2003 18:38 | Em resposta a: #33621

Ó Azul e Branco, COS (Sabão Azul)!

Cliquei para aqui mal, e foi o post vazio. Não percebi a do colete desabotoado? Parece-me coisa mais ribatejana e encarnada que duriense ou da cidade livre de Hamburgo.

Abcs

Omo Branco

Resposta

Link directo:

RE: Estádio José Alfredo Holtreman Roquette (Alvalade)

#33635 | aburma | 17 jan 2003 22:47 | Em resposta a: #33628

Caro Primo Verde-às-Riscas (em adn),

Primeiro devo afirmar solenemente que, pelo menos durante esta semana, nada me move contra as hostes verde-brancas, que humilde mas galhardamente se curvaram perante o imparável poderio azul-branco.

Mas passo à explicação: já aqui no Forum, ou porventura noutro local, Sua Exa. Rev. o Bispo-Conde de Mesão-Frio (Tinto), se referiu a determinado caceteiro que percorria as ruas do Porto entre 1828 e o desembarque, desancando todo aquele que ostentasse cor azul-branca, por minúsculo lenço que fôsse, ou se apresentasse sem o colete devidamente abotoado. E desde que li essa prosa, por vezes, em sinal de solidariedade para com as vítimas de tão insigne figura, que aliás bem triste fim teve, apresento-me, eu também, de colete desabotoado.

Como não necessito de fazer o respectivo enquadramento histórico, pois não pretendo ser mais papista que o Papa, está dada a explicação.

Abraços

Azul-Branco Ch-Mór (Sabonette)

Resposta

Link directo:

RE: Estádio José Alfredo Holtreman Roquette (Alvalade)

#33637 | zamot | 17 jan 2003 22:57 | Em resposta a: #33635

Caro Primo Alexandre

Na minha qualidade de Sportinguista de gema, naõ quero deixar de te felicitar pela qualidade da equipa que a "Invicta" este ano apresenta. Por mim já podem encomendar as faixas, mas para a próxima época, e esperando que o Sr Jardel já tenha outra vez a pontaria afinada, a conversa será outra.

Não te tentas a no dia 1 de Fevereiro vires almoçar connosco?

Podiamos assim fazer um Sporting / Porto em tiro aos pombos, perdão aos pratos porque agora já não pode ser aos pombos.

Um abraço

Zé Tomáz

Resposta

Link directo:

RE: Estádio José Alfredo Holtreman Roquette (Alvalade)

#33638 | aburma | 17 jan 2003 23:22 | Em resposta a: #33637

Carísimo Primo Zé Tomaz,

É com prazer que te vejo incluído no longo rol de amigos esverdeados que tenho por essas bandas, todos gente que muito prezo. No final do teu primeiro parágrafo revelas, no entanto, aquilo que eu já suspeitava: és um homem de fé, ou seja, acreditas naquilo que não vês.:)

Quanto ao convite, que muito agradeço, irei considerá-lo, mas não me parece ser essa data a mais apropriada para andar aos tiros, nem que seja aos pratos, não vá alguém julgar-me algum Buíça.

Da Invicta e Sempre Leal te saúdo

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Estádio José Alfredo Holtreman Roquette (Alvalade)

#33639 | vbriteiros | 17 jan 2003 23:24 | Em resposta a: #33608

Caro Alexandre
Relembro que a pág 4 contem imprecisões bem como a página 639.
Azulíssimos
Vasco

Resposta

Link directo:

ANP 1985 Tomo III pg. 639

#33676 | Portuguez | 19 jan 2003 07:49 | Em resposta a: #33639

Caro Vasco

O que é que está errado na pg. 639?
Branquissimos

D. Omo, Grão Mestre da SOS et coetera.

Resposta

Link directo:

RE: Estádio José Alfredo Holtreman Roquette (Alvalade)

#33681 | zamot | 19 jan 2003 10:39 | Em resposta a: #33638

Caro Alexandre

Tens toda a razão nem me lembrei da coincidencia de datas. Esta ideia surgiu numa conversa com o Nuno Borrego e pensámos nos 1ºs Sábados de cada mês, logo o primeiro calha numa data tão triste para Portugal, vou desde já sugerir que no inicio do almoço se preste uma Homenagem a EL-REI Dom Carlos e a SAR o Principe Dom Luis Filipe.

Um abraço

Zé Tomáz

P.S. Talvez nesse dia Chamarmos Buiças aos Pratos. Certamente os participantes melhorarão a sua pontaria com vontade de lhes acertar.

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Alvalade/Sporting Club de Portugal

#33738 | Abreu Coutinho | 19 jan 2003 19:24 | Em resposta a: #33524

Caro Seek

Como pode reparar todas estas indicações são muito convergentes lá para os lados de Alvalade.
Apesar de ser um Azul e branco,não tenho dúvidas em lhe esclarecer que o actual representante do título Visconde de Alvalade, é o actual Dr. José Holtreman Roquette, o antepenúltimo Presidente do Sporting(um Grande Gestor).
Abreu Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Estádio José Alfredo Holtreman Roquette (Alvalade)

#33751 | Gabriel | 20 jan 2003 07:10 | Em resposta a: #33626

Segundo a Lista dos Presidentes do Sporting o 2o. foi Luis Caetano Pereira, o 3°José Holtreman Roquette(José de Alvalade) e o 4°Daniel Queirós dos Santos, etc.

Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Alvalade/Sporting Club de Portugal

#33752 | seek | 20 jan 2003 07:22 | Em resposta a: #33738

Muito Obrigado pela sua resposta. No entanto, eu pensei que sendo Dr. José Holtreman Roquette descendente de José de Alvalade e Deolinda Amélia Batista Pinheiro,que tanto quanto sei nunca casaram, fosse considerada ilegitimo e consequentemente a linhagem passa-se para a irmã mais velha de José de Alvalde, Julieta Garin Holtreman Roquette, e que consequentemente o representante fosse o Comandante Ricciardi, patriarca dos Espirito Santo.
Aproveitaria também a oportunidade para questionar se sabe se existe hoje alguma linhagem varonil da familia Holtreman, que pelo que vejo da descendencia do Visconde de Alvalade foi extinta.

Muito obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Estádio José Alfredo Holtreman Roquette (Alvalade)

#33753 | seek | 20 jan 2003 07:27 | Em resposta a: #33608

Muito Obrigado pela sua resposta. Sei que o José de Alvalade teve descendencia com Deolinda Amélia Batista Pinheiro. No entanto, como tanto quanto sei nunca casaram, pensei que a sua descendencia fosse considerada ilegitima e consequentemente a linhagem passa-se para a irmã mais velha de José de Alvalde, Julieta Garin Holtreman Roquette, sendo hoje o representante o Comandante Ricciardi, patriarca dos Espirito Santo.
Aproveitaria também a oportunidade para perguntar-lhe o mesmo que ao Sr. Abreu Coutinho, sabe se existe hoje alguma linhagem varonil da familia Holtreman, que pelo que vejo da descendencia do Visconde de Alvalade foi extinta?

Muito obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Estádio José Alfredo Holtreman Roquette (Alvalade)

#33810 | Portuguez | 20 jan 2003 17:29 | Em resposta a: #33751

Obrigado.
Outro.

Resposta

Link directo:

Família Holtreman

#33812 | Portuguez | 20 jan 2003 17:56 | Em resposta a: #33753

De nada me custou. Pessoalmente estou convencido que Manuel Ribeiro Holtreman, COS, afilhado de Bartolomeu Holtremant, COX, lhe estaria ligado por laços de sangue do mesmo apelido (vd. noutro tópico Tomada de nome dos Padrinhos). Mas é uma opinião minha, apenas.
Quanto a José Roquette, não é filho da senhora que refere, sendo meio-irmão e primogénito relativamente a Alfredo Roquette, esse sim filho dela.
Quanto ao título Alvalade, nunca o soube usado ou reclamado por ninguém, nem Roquette, nem Roquette Ricciardi.

Resposta

Link directo:

RE: Família Holtreman

#33834 | seek | 21 jan 2003 07:25 | Em resposta a: #33812

Estive ontem a dar uma vista de olhos na lista telefonica e reparei a existencia de alguns Holtremans (não muitos 2 ou 3, depois disso fui averiguar aqui no Genea a familia, e confirmei que no Genea tanto o sr. José Roquette como o sr.Alfredo Roquette são considerados filhos de Deolinda Amélia Batista Pinheiro. Reparei também que havia outros ramos holtremans anteriores ao Visconde de Alvalade, nomeadamente ao nivel do seu pai Antonio Maria e do seu avo, Manuel Ribeiro Que poderiam ter descendencia. Não sera esta descendencia, por ser varonil a representante dos Holtremans?
Outra questão (não querendo abusar da sua boa vontade): O que é que o leva a pensar na existncia de laços de sangue entre Manuel Ribeiro Holtreman e Bartolomeu Holtremant? tem alguma informação sobre este ultimo?
Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Família Holtreman

#33837 | Portuguez | 21 jan 2003 08:18 | Em resposta a: #33834

Tem razão, e a causa do meu erro foi ter lido, apressadamente, primo germano aonde está irmão germano, expressão pouco usitada, além da diferença radical de apelidos entre os dois, talvez explicável porque José Roquette nasceu nos últimos dias da monarquia, podendo ainda escolher o nome que usaria em adulto, enquanto seu irmão Alfredo, * já em 1912, se viu obrigado ao uso dos sobrenomes impostos no registo civil.

Varonia não é representação, que pertence sempre à primogenitura. A varonia pode não usar o apelido em causa, e a primogenitura feminina usar, ou vice-versa. Confesso que representações são coisa de somenos para mim, mas verifique se esses Holtremans têm ou não primogenitura, independentemente do sexo e da utilização do apelido. Vi que estão na base de dados, não sei se todos.

Quanto à sua última pergunta, pesquise aqui no GP em "Tomada nome dos Padrinhos" e encontrará resposta.
De Nada

Resposta

Link directo:

RE: Família Holtreman

#33838 | Portuguez | 21 jan 2003 08:29 | Em resposta a: #33834

Errata: Aonde está "tomada nome padrinhos", leia "tomada apelido padrinhos" sff.

Resposta

Link directo:

RE: Família Holtreman

#33860 | seek | 21 jan 2003 12:35 | Em resposta a: #33837

Muito interessante o debate sobre "tomada de apelido dos Padrinhos". Embora nada indique a ligação de sangue entre Manuel Ribeiro Holtreman e seu padrinho Bartolumeu Nunes Holtreman, penso que como Manuel Ribeiro Holtreman foi Cavaleiro da ordem de Santiago, a sua ascendencia deve estar documentada e seria facil comprova-lo. Tanto quanto sei, antes de ser feito cavaleiro desta ordem existe uma averiguação dos seus costados, para verificar a "nobreza"...

A minha questão sobre a varonia, põe-se porque aqui no site, existe uma linhagem descendente de Manuel Ribeiro Holtreman, que parece ter dado origem aos Holtremans actuais. Manuel Ribeiro Holtreman, nasceu em 1760 e casou em 1802, ou seja com 42 anos. Penso ser possivél que Manuel Ribeiro Holtreman tenha tido um casamento anterior, donde tenha saido o sr. Manuel Carlos Xavier Holtreman, e toda a sua descendencia. No entanto, existe um tal de Amandio Holtreman que esta descrito na Enc. Luso-Brasileira que não encontro aqui no site. Outra alternativa é que o sr. Manuel Carlos Xavier Holtreman seja descendente do tal Bartolumeu Nunes Holtreman, cavaleiro da ordem de Cristo, e assim sendo descendente da linhagem original Holtreman.
Abraços

Resposta

Link directo:

RE: Família Holtreman

#33868 | Portuguez | 21 jan 2003 13:19 | Em resposta a: #33860

Concordo consigo quanto à habilitação, e penso que as dispensas canónicas da Câmara Eclesiástica seriam talvez úteis para a sua pesquisa. Alguém anda a estudar os Holtreman, visto os ter enviado para o GP, e pode ser que descubra o resto. Nada mais sei e desejo-lhe sorte nas suas buscas.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Holtreman

#33872 | seek | 21 jan 2003 14:00 | Em resposta a: #33868

Obrigado por tudo

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Alvalade/Sporting Club de Portugal

#166883 | geneaholtreman | 08 set 2007 19:40 | Em resposta a: #33752

Há claramente descendência varonil nos Holtremans que poderá ser vista aqui no Genea

Resposta

Link directo:

RE: Visconde de Alvalade/Sporting Club de Portugal

#263950 | Tata1975 | 15 out 2010 21:54 | Em resposta a: #166883

Desculpem meter-me no meio de uma conversa para a qual não fui chamada...
A história que sei e que vou descrever foi-me contada pelo próprio José Roquette (José Alfredo Parreira Holtreman Roquette, o que foi presidente do SCP e tem a Herdade do Esporão, para não gerar confusão pois eles têm todos os nomes iguais!), durante um almoço na Herdade do Esporão, em que se pretendeu juntar as famílias Roquette e Pinheiro (à qual eu pertenço).
O Visconde de Alvalade tinha então uma criada, de nome Deolinda Amélia Batista Pinheiro, que era muito bonita e por quem o seu neto, José de Alvalade (José Alfredo Holtreman Roquette), se embeiçou. O avô proibiu a relação e como tal eles namoravam às escondidas e acabaram por ter dois filhos: José Roquette e Alfredo Alvalade Holtreman Roquette. A Deolinda morreu devido a complicações no parto do 2º filho (e não passados 4 anos) e nunca chegaram a casar. A partir daqui, está tudo correcto na genealogia que aqui aparece.

Resposta

Link directo:

Visconde de Alvalade/Sporting Club de Portugal

#369452 | seek | 17 mai 2016 12:38 | Em resposta a: #263950

Pode consultar https://pt.wikipedia.org/wiki/Holtreman

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 abr 2024, 00:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen