Francisco de Araújo, da Rua Chã no Porto, séc.XVII

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Francisco de Araújo, da Rua Chã no Porto, séc.XVII

#33562 | A.Godinho | 17 jan 2003 00:02

Francisco de Araújo, viveu na Rua Cham, no Porto em meados do séc.XVII. Teve ilegítimo, de Domingas Francisca, de Guidões (concº de Santo Tirso e hoje penso que do concelho da Trofa)a João Francisco c.c.Maria Gonçalves.c.g.

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Araújo, da Rua Chã no Porto, séc.

#33614 | DiogoGomesdeAraújo | 17 jan 2003 17:07 | Em resposta a: #33562

Caro colega,

Sou descendente de Araújos do Porto, sendo o meu antepassado mais longínquo conhecido (meu trisavô), Manoel Francisco de Araújo(+ 5/11/1932) casado com Arminda (* 26/09/1869) a 20/04/1887. Tiveram pelo menos uma filha, Maria Arminda de Araújo (18/06/1888 - 18/02/1986) a qual viria a ser mãe do meu avô, etc..

Sei ainda que esta família está ligada a papelaria secular "Araújo & Sobrinho" e que há uma rua em Águas Santas - Maia com o nome do meu trisavô.

Pergunto se haverá alguma ligação à pesquisa que está a fazer e ponho-me à disposição para auxiliar no que puder.

Com os meus melhores cumprimentos,
DGA

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Araújo, da Rua Chã no Porto, séc.

#33624 | A.Godinho | 17 jan 2003 17:56 | Em resposta a: #33614

Caro Diogo
Desconheço se há ligação entre os seus antepassados de apelido Araújo e o meu ascendente Francisco de Araújo, atentas as épocas em que viveram .Nada mais sei sobre ele a não ser o que deixei na mensagem, mesmo quanto ao estatuto social nada sei. Da descendência do mesmo só conheço parte da que "desceu" para Montargil ( do concº de Ponte de Sôr) pelo séc.XVIII.
Para ser franco e atento facto de Francisco de Araújo ter nascido ( em princípio) no primeiro quartel do sec.XVII poucas esperanças tenho de encontrar algo nos registos paroquiais relativos à ascendência do dito, mas pode ser que "encalhe" com qualquer coisa um dia ... apesar de a distância a que me encontro do Porto ( vivo em Ponte de Sôr).
Pode ser que um dia se encontre a ligação.Grato pela antenção que deu à mensagem,com os melhores cumprimentos,

António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Araújo, da Rua Chã no Porto, séc.

#33630 | nrleite | 17 jan 2003 19:52 | Em resposta a: #33614

Caro Diogo
Da pessoa que referiu, cujo nome foi adoptado numa rua em Águas Santas, descendia também D. Helena de Faria Cardoso de Araújo casada com Mário José Rosas da Silva, pais de uma tia minha que está em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=30523.

Se precisar de elementos, diga.

Cumprimentos do
Nuno Rocha Leite

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Araújo, da Rua Chã no Porto, séc.

#33758 | DiogoGomesdeAraújo | 20 jan 2003 09:14 | Em resposta a: #33630

Caro Nuno,

De facto, ainda não tinha feito a ligação. A minha bisavó, Maria Arminda F C de Araújo, era irmã de Helena F C de Araújo.

Agora posso completar a minha árvore fazendo o paralelismo ao link que me enviou e ao trabalho do meu amigo. Por tudo, agradeço.

Se tiver mais informação relativamente a Manoel Francisco de Araújo, nomeadamente onde nasceu, de quem era filho, etc., agradecia, visto que dele apenas sei o nome. O meu e-mail é misterberd@yahoo.com.

Um abraço,
DGA

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Araújo, da Rua Chã no Porto, séc.XVII

#37513 | A.Godinho | 11 mar 2003 11:16 | Em resposta a: #33562

Insistência.

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Francisco de Araújo

#42913 | DiogoGomesdeAraújo | 04 jun 2003 08:55 | Em resposta a: #33630

Caro Nuno,

Como o prometido é devido aqui vai mais alguma informação sobre Manuel Francisco de Araújo, aquele que deu nome à rua em Águas Santas.

Manuel Francisco de Araújo nasceu a 5 de Agosto de 1864 no Largo de S. Domingos, no Porto (no mesmo edifício onde é a sede da Araújo & Sobrinho, fundada por seu pai em 1829). Filho de Manuel Francisco de Araújo (mesmo nome - *c. 1810 Lordelo, Monção) e de Emília Ribeiro de Faria (Araújo - c.1830 S. Torcato, Guimarães) casou com Arminda Vieira de Faria Cardoso (de Araújo - *c.1870 Fafe) de quem teve 7 filhos.

Em 1877 Manuel Francisco de Araújo (Pai) comprou uma propriedade em Águas Santas, no Lugar da Granja, da qual constituiu a Quinta do Castelo da Granja, como casa de campo da família. Com o desenvolvimento daquela zona, houve necessidade de melhorar o caminho que ligava o Lugar da Pícua à Granja, pelo que Manuel Franciso de Araújo (Filho) acabou por ser um dos principais interessados e, consequentemente, promotores e contribuintes.
Por curiosidade, tanto a Quinta da Pícua como a do Castelo da Granja (que a rua com o seu nome liga) são hoje pertença de alguns dos seus inúmeros descendentes.

Em 1883, após morte do seu pai, desistiu do curso de engenharia que havia começado um ano antes. Foi um dos sócios-fundadores do "Orfeão Portuense" com o musicólogo Moreira de Sá, entre outros. Amante das artes conseguiu constituir uma colecção de armas que acabou por doar ao Museu Militar do Porto.

in Aquis Sanctis, Boletim Informativo da Junta de Freguesia da Vila de Águas Santas - Maia, N.º 13 - 3º e 4º trimestres - 1995 por Maria Lucinda Araújo Campos Neves, neta de Manuel Francisco de Araújo.

Um grande abraço,
Diogo GA

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Francisco de Araújo

#42918 | sapeca | 04 jun 2003 09:48 | Em resposta a: #42913

Caro Diogo Gomes de Araújo:
Pelos vistos, para além da coincidência (apenas isso) dos apelidos que usa, com os de meus Primos, filhos da violoncelista e minha Prima, Madalena Moreira de Sá e Costa, agora veio recordar mais essa ligação centenária entre as nossas famílias: a constituição do célebre "Orpheon Portuense", a mais antiga Sociedade de Concertos da Península Ibérica, há muito galardoada pelo Governo Português com a Grã-Cruz da Ordem de Santiago de Espada.
De facto, tenho a honra de ser bisneto de Bernardo Valentim Moreira de Sá, o eminente musicólogo e musicógrafo, co-fundador dessa velha pérola cultural, da cidade do Porto, onde se apresentaram pela 1ª vez os mais eminentes nomes da Música, a nível mundial.
Aceite um forte abraço.
Fernando M. Moreira de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Francisco de Araújo

#42927 | DiogoGomesdeAraújo | 04 jun 2003 14:14 | Em resposta a: #42918

Caríssimo Fernando,

A ascendência dos Gomes de Araújo ainda está envolta em penumbra e, por isso, sob intensa pesquisa. Assim, espero um dia conseguir ligar (ou não) os meus a todos os outros que alguns confrades avançaram.

No entanto, o Araújo deste meu antepassado não é o mesmo que uso no meu sobrenome. Na realidade, devo ser uma das poucas pessoas que tem Araújo duas vezes no nome (!)

Mas voltando à nossa família, espero um dia ter a oportunidade de me encontrar com alguns primos que ficaram com o espólio do meu trisavô Manuel Francisco de Araújo e ver se encontro cartas, fotos ou outras referências sobre a ligação de amizade dos nossos antepassados.

Só por curiosidade, o meu trisavô vendia material de papelaria, além de ser um executante de piano, órgão e cítara. É possível que o seu bisavô fosse à papelaria Araújo & Sobrinho comprar pautas e outros materiais... Além disso, antes da criação do Orfeão, o meu trisavô promovia saraus musicais na sua casa do Largo de S. Domingos, pelo que será mais que provável que o seu bisavô estivesse presente na maioria deles.

Qualquer coisa que necessite, por favor não hesite em me contactar (misterberd@yahoo.com).

Um grande abraço,
Diogo de Araújo J G de Araújo :-)

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Francisco de Araújo

#42931 | José Luiz Folhadela | 04 jun 2003 14:57 | Em resposta a: #42927

Aqui vai o meu modesto contributo para a sua história de família.
Cronologia tirada do livro comemorativo dos 150 anos da Firma Araújo & Sobrinho,Sucrs:
Foi em 1829 criada no Porto o "Armazém de papel ao Murinho de S. Domingos", por António Ribeiro de Faria, sob gerência de seu parente Manuel Francisco de Araújo. Em 1835 este Manuel Francisco Araújo passou a ser o único proprietário da firma. Em 1868 deu participação na sociedade a seu sobrinho Domingos Gonçalves de Araújo. Daí o nome que a sociedade passou a afdoptar de Araújo & Sobrinho.

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Araújo, da Rua Chã no Porto, séc.XVII

#45751 | A.Godinho | 29 jul 2003 16:10 | Em resposta a: #33562

Nova insistência no pedido de ajuda.

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Araújo, da Rua Chã no Porto, séc.XVII

#54612 | A.Godinho | 01 jan 2004 17:37 | Em resposta a: #45751

Insistência pelo pedido de ajuda.

Resposta

Link directo:

Nicolau Medina Ribas

#54631 | abribas | 02 jan 2004 11:29 | Em resposta a: #42918

Caro Fernando M. Moreira de Sá Monteiro,
Só agora reparei neste tópico, que muito me interessa pois sou trineto paterno de Nicolau Medina Ribas, que foi professor de Bernardo Valentim Moreira de Sá e, posteriormente, co-fundador da "Sociedade de Quartetos do Porto" em 1873, e da "Sociedade de Musica de Câmara" em 1883.
Sou, ainda, trineto materno de Henrique Carlos de Meireles Kendall, em casa do qual foi fundado em 1881 o "Orpheon Portuense".
Se isto lhe interessar ou se possuir alguma informação do meu interesse, agradeço qualquer contributo

Melhores cumprimentos,
António Bessa Ribas

Resposta

Link directo:

Meireles Kendall

#54634 | tfp | 02 jan 2004 11:43 | Em resposta a: #54631

Caro António Bessa Ribas,

Pedia-lhe o favor de me contactar para o email: tfp@tvtel.pt, queria dar-lhe nota de uns dados que encontrei por acaso no ADP referentes aos Meireles Kendall.

Melhores cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Araújo, da Rua Chã no Porto, séc.

#201544 | Al.Cunha | 25 jun 2008 16:20 | Em resposta a: #54612

Prezado confrade A. Godinho

Vi hoje a sua insistência. Será que vai a tempo o envio desta nota elabprada há vários anos?


No entanto, na busca feita no A.D.P. encontramos o Livro Nº 172 - Foros que se pagam à Mitra do Porto 1639-1697, onde a fls 8 vem o seguinte:
“Cristovão Alves (ou Alvres) da Cunha
Prazo de 3 vidas de huas casas e leiras sitos fora da Porta de Carros que está defronte da capela de Stº Antº e dos dormitórios dos pes congregados feito a D.Ilena Alves (ou Alvres?) solteira, filha que ficou de Dos daraujo morador na rua cham desta cidade por renda e pensão em cada ano por dia de são miguel de Setembro a nossa mesa ??????????????????????????????????????????? ou dinheiro 500 reis em dinheiro de prata e duas galinhas gordas e boas de receber e de lutuosa ou falecimento de cada vida outro tanto como renda.
Lº 11º a fl 246? na era de 1577.”

Cumprimentos
Al.cunha

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Araújo, da Rua Chã no Porto, séc.

#201551 | A.Godinho | 25 jun 2008 17:32 | Em resposta a: #201544

Caro confrade Al. Cunha

Fico-lhe grato por esta informação. Ela vem bem a tempo pois nada avancei nesta linha.
Já tinha perdido as esperanças de qualquer elemento novo sobre estes Araújos.
Fico assim com mais uma pista para tentar saber algo mais sobre o Francisco de Araújo, que bem pode ter ligação ao Domingos de Araújo que refere.

Uma vez mais o meu obrigado.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Francisco de Araújo, da Rua Chã no Porto, séc.

#201571 | Matilde Souto Pires | 25 jun 2008 21:35 | Em resposta a: #201551

Caro Sr. Godinho

Não sei se lhe interessa o seguinte:

Francisco de Araújo,nasceu em S. Silvestre de Requião em 11-9-1643

Em 1676 teve carta de Familiar do Santo Oficio.Era mercador.Morava no Porto ao pé das Aldas ou Aldos Creio que era solteiro .Faleceu em 5-8-1708

Cumprimentos

Matilde Souto Pires

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 09:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen