Famílias de Marmeleiro, Sertã

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Famílias de Marmeleiro, Sertã

#33760 | jliberato | 20 jan 2003 10:03

Caros confrades,

Lanço mais um tema. Com o objectivo de disponibilizar informação e também de a obter de alguém que se tenha interessado por esta freguesia.

Tenho dois ramos desta freguesia nos meus costados. Trata-se dos ascendentes dos meus 5os. avós Teresa Maria e João Rodrigues.
Teresa Maria nasceu em 04-08-1750 e casou com Jacinto Pires da Sertã. Era filha de António Vicente do Troviscal, Sertã, e de Luísa Maria do Marmeleiro.
João Rodrigues nasceu em Cortes, Marmeleiro, em 26-03-1761 e casou com Teodora Maria de Jesus da Sertã. Era filho de outro João Rodrigues do Marmeleiro e de Maria Fernandes de Vergão, Proença-a-Nova.
Posteriormente hei-de abrir os tópicos Troviscal e Proença-a-Nova.

No Marmeleiro, disponho de informação àcerca das seguintes pessoas, além das citadas: António Lourenço, Maria Antunes, Manuel Lourenço, Maria Dias, Manuel Antunes, Joana Gaspar, Manuel João, Maria Dias, António Álvares, Antónia Antunes, João Gaspar, Maria Fernandes, João Lourenço, Catarina João, Domingos Martins, Catarina Vicente, Manuel Gaspar, Domingas João, Aleixo Fernandes, Francisca Pires. Tudo entre 1639 e 1761.
Procuro, há muito tempo os baptizados de:
-Maria Dias, filha de Manuel João e Maria Dias, que casou no Marmeleiro em 1674;
-Manuel Antunes, filho de António Álvares e Antónia Antunes, que casou no Marmeleiro em 1680.
Podem ter nascido em freguesias limítrofes.
E eis o que tenho sobre o Marmeleiro.
Um abraço a todos os confrades.
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Marmeleiro, Sertã

#52581 | jliberato | 26 nov 2003 12:41 | Em resposta a: #33760

Caros Confrades
Apesar do nulo sucesso deste meu tema, volto a ele, porque tenho estado a estudar esta freguesia nos micro-filmes dos Mormons. E sempre com a esperança que alguém tenha estudado esta freguesia.
Assim encontrei os ascendentes de Manuel Pires aos 20-12-1682. Era filho de João Pires e Maria Fernandes. A ascendência desenvolve-se assim:
1. Manuel Pires

2. João Pires
3. Maria Fernandes

4. João Pires
5. Catarina Dias
6. João Rodrigues
7. Maria Fernandes

8. António Pires
9. Isabel Pires
10. João Dias
11. Maria Dias

Alguém conhece esta gente? Este meu ascendente só foi encontrado agora porque, tendo tido o filho que me deu ascendência aos 69 anos, foi preciso bastante persistência para o encontrar.
Oportunamente porei aqui no Forum os ramos que entretanto descobri oriundos da freguesia do Marmeleiro.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Marmeleiro, Sertã

#52647 | jvaldeira | 27 nov 2003 01:42 | Em resposta a: #33760

Caro Liberato,
Vi uma Teodora Maria de Jesus no seu post. Eu tenho uma, nascida no Troviscal em 1788 e casada em 1822 também no Troviscal com António Martins. São meus tetra-avós.
Como a minha Teodora casou tarde (34 anos)podia muito bem ter outro casamento anterior...
Um abraço do primo,
Jorge Valdeira

Resposta

Link directo:

Teodora Maria de Jesus

#52743 | jliberato | 28 nov 2003 07:38 | Em resposta a: #52647

Caro confrade e parente,
Não, desta vez trata-se de mera coincidência. Sempre curiosa como acontece na genealogia. A curiosidade é o número de Teodoras na região. Decerto que não será em homenagem à imperatriz de Bizâncio...
A minha Teodora Maria de Jesus nasceu aos 03-01-1754 e faleceu aos 30-01-1808.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

Manuel Rodrigues

#52819 | jliberato | 30 nov 2003 10:04 | Em resposta a: #33760

Caros confrades,
Encontrei mais um ramo que não figurava nas minhas investigações iniciais.
Trata-se dos ascendentes de Manuel Rodrigues que foi casar a Várzea dos Cavaleiros, Sertã, aos 09-10-1708.
Eis a sua ascendência:

1. Manuel Rodrigues

2. António Rodrigues
3. Maria Lopes

4. Pedro Rodrigues
5. Ana Ribeira
6. Domingos Lopes
7. Isabel Domingues

Aguardando que alguém mais se interesse pelo Marmeleiro,
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

Antonio Vicente

#52939 | jvaldeira | 02 dez 2003 01:29 | Em resposta a: #52743

Caro confrade e parente,

A minha Teodora "herdou" o nome da madrinha... talvez as Teodoras da região fossem populares como madrinhas :)
Reparei também num António Vicente do Troviscal. Sabe os ascendentes? Eu tenho diversos Vicentes no Troviscal e pode ser que entroquem.
Mas também nos Vicentes existe uma certa proliferação... neste caso, justificada pelo orago da terra!
Um abraço
JValdeira

Resposta

Link directo:

RE: Antonio Vicente

#53062 | jliberato | 04 dez 2003 07:03 | Em resposta a: #52939

Meu caro parente,
Tenho estado em Itália. Por isso só agora respondo.
No tópico "Famílias do Troviscal" pode encontrar a minha mensagem:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=34128
Nela abordo os ascendentes de António Vicente. Diga-me se é seu ascendente ou se precisa de mais alguma informação. Utilize, se faz favor o respectivo tópico.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

Manuel Antunes

#53690 | jliberato | 14 dez 2003 10:12 | Em resposta a: #52939

Caro amigo,
Estou a estudar em profundidade os meus antepassados da freguesia do Marmeleiro.
E encontrei os antepassados de Manuel Antunes nascido aos 26-12-1662.
A ascendência é a seguinte, para benefício de quem possa interessar-se por esta freguesia:

1. Manuel Antunes

2. António Dias
3. Ana Antunes

4. António Dias
5. Domingos Pires
6. António Lopes
7. Filipa Antunes

Alguém conhece estes nomes?
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

Galegos em Marmeleiro, Sertã

#57210 | jliberato | 08 fev 2004 00:15 | Em resposta a: #52647

Caros confrades
No estudo que estou a fzaer dos paroquiais do Marmeleiro apraeceram-me três galegos no livro de óbitos da freguesia.
Áos 08-02-1647 faleceu um estrangeiro no casal do Azinheiro cujo nome não sabe nem de onde era. Só disse que era de próximo de Coimbra da Láguas. Em seu trajo mostrava ser galego e me disseram era "frenético".
Aos 22-10-1649 faleceu um galego de Santiago.
Aos 28-10-1667 faleceu um galego, de Santa Marta.
Curioso!
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Galegos em Marmeleiro, Sertã

#57291 | jvaldeira | 09 fev 2004 01:34 | Em resposta a: #57210

Caro Liberato,

É bastante interessante. Nunca tive dúvidas que houve galegos a instalarem-se na zona da Sertã devido a topónimos como Perna do Galego, Galeguia, etc... além disso, existem diversos Freires e Andrades, alguns dos quais meus antepassados.

No entanto, do que vi, nunca encontrei na Sertã/Oleiros registos paroquiais relativos a galegos, o que sempre me fez supôr que eles deveriam ter vindo em períodos anteriores ao século XVII... possivelmente durante a Idade Média, nos tempos do repovoamento.
Não quer dizer que assim não seja ... as excepções confirmam as regras!

Sem conhecimento profundo da matéria, penso que a emigração galega para Portugal continuou até ao século XX, embora mais direccionada para centros urbanos como Lisboa.

Cumprimentos,
JValdeira

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Antunes

#57550 | AC | 11 fev 2004 00:01 | Em resposta a: #53690

Caro J. Liberato

Agradeço a sua ajuda se possivel, para estes meus ascendentes.
Maria da Silva Simões +/-1870 natural de Aldeia, freguesia de São João Baptista, do Peso, filha de João Tavares Simões natural de Aldeia, freguesia de São João Baptista, do Peso e de Luisa Maria natural do Casal do Valle do Godinho, freguesia de Santo António do Marmeleiro, conselho da Sertã.

Cumprimentos

António Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Antunes

#57641 | jliberato | 11 fev 2004 22:43 | Em resposta a: #57550

Meu caro António Cabral,
Com todo o gosto, mas vai ter de recuar umas décadas na sua investigação, pois o meu mais moderno do Marmeleiro nasceu em 1750!
Anterior a 1750, tenho bastante informação, que estará à sua disposição.
Quando chegar a 1750 avise.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

Quintas de Gonçalo Martins e de Monte Braz

#83812 | silvestre | 09 fev 2005 18:36 | Em resposta a: #33760

Caro J.Liberato

Contactei consigo no seu tópico “Famílias de S. Miguel” e embora ainda não tenha o registo de Hipólito, tenho os dados da mulher, Maria Rodrigues e respectivos ascendentes que aqui deixo. Assim:
Maria nasceu na Quinta de Gonçalo Martins a 10.3.1737, baptizada a 18. na Igreja Matriz de Nª Sra de Stª Maria do Marmeleiro pelo frei Manuel Dias Flamingo de Carvalho. Foram padrinhos Francisco Fernandes e sua filha Maria. Os pais casaram em 1726 e são:
Manuel Rodrigues, da Quinta de Gonçalo Martins
Brízida Fernandes, da Qta de Gonçalo Martins
Avós paternos, já defuntos em 1726:
Marcos Rodrigues, da Qta de Gonçalo Martins
Madalena Fernandes, idem
Avós maternos, defuntos em 1726:
Braz Fernandes, da Quinta do Monte Braz
Maria Rodrigues, da Quinta de Gonçalo Martins.
Foram testemunhas do casamento Braz Fernandes e Domingos Gonçalves.

com os melhores cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Rodrigues

#83825 | silvestre | 09 fev 2005 19:45 | Em resposta a: #52819

Caro J Liberato
Desculpe mas enganei-me no Marmeleiro. Aquele a que me refiro é o da Guarda, como verifiquei na Enciclopédia, existem dois. Quando tiver a ascendência do meu antepassado acrescento estes dados no tópico de S. Miguel.
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

Marmeleiro, Guarda

#83899 | jliberato | 10 fev 2005 18:10 | Em resposta a: #83825

Cara Vera,
Muito obrigado pelas suas mensagens.
Realmente o seu Marmeleiro é outro.
Verifiquei aliás a localização das Quintas de Gonçalo Martins e Monte Braz na freguesia de Marmeleiro, Guarda.
De qualquer modo isto permitiu dar um certo "tempo de antena" ao meu Marmeleiro.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

Famílias de Marmeleiro, Sertã

#413207 | asborba | 17 mar 2019 12:24 | Em resposta a: #52581

Caro JLiberato

Também faço pesquisa nessa zona Sertã, Vila de Rei, Proença, entre outras.
Pires tenho de Moinho do Cabo - Várzea dos Cavaleiros - Sertã.

Cumprimentos

ASB

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 17:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen