Asc. das Casas de Minotes e da Ribeira (Margaride)

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões | Bibliografia | Famílias | Cargos

Asc. das Casas de Minotes e da Ribeira (Margaride)

#33824 | abivar | 20 jan 2003 20:26

Caros Confrades:
Gostaria de saber se alguém tem informações complementares acerca de personagens que figuram na árvore de costados da Casa de Minotes, constante da belíssima obra da Exma. Senhora D. Maria Adelaide Pereira de Moraes “Velhas Casas de Guimarães”. Os meus sétimos avós na linha de varonia são Jerónimo Gomes (“Sr. do Casal de Lares”) e Águeda Rodrigues Salgada, avós maternos de Joana Maria de Araújo, mãe de D. Joana Maria de Araújo Martins da Costa, herdeira da casa de Minotes e avó materna do 1º Conde de Margaride. Na referida árvore de costados vêm referidos, com diversas informações, os pais e avós do referido casal. Será que algum dos confrades tem informações de gerações anteriores?
Na obra citada, na árvore de costados da Casa da Ribeira, dos Margarides, para além da ligação com a casa de Minotes, aparece como senhora da referida Casa na geração mais antiga a que chega a árvore, Maria Joana de Castro Salgado que se vê pelo texto ser filha de João Ribeiro Bernardes e de sua mulher e prima Jerónima de Castro Salgado, da Casa das Courelas de Baixo; João Ribeiro Bernardes, com efeito, também descendia da casa das Courelas, pois uma sua bisavó dela era oriunda. Esta Jerónima deveria assim ser próxima parente de Águeda Rodrigues Salgada (uma geração abaixo?), uma vez que o pai de Águeda, João Rodrigues, é dito “Sr. do Casal das Courelas” e casado com Maria Salgada (“Irmã do Cónego Marcos Salgado”). Também me interessaria esclarecer esta ligação.
Finalmente, uma vez que o meu quinto-avô por varonia, Manuel José Gomes da Costa (Coronel de milícias, C.O.X.) era filho de Bernardo Gomes (filho do supracitado casal Jerónimo Gomes – Águeda Rodrigues Salgada) e de sua mulher Maria da Costa, ambos de Sto. Tirso de Prazins, Guimarães, também gostaria desenvolver a ascendência materna, da qual apenas conheço o seguinte:
1 – Maria (Teresa) da Costa, c. 5/2/1741 c. Bernardo Gomes em Sto. Tirso de Prazins, Guimarães.
2 – José da Costa, c. 28/8/1697 em S. Salvador do Mosteiro de Souto, Guimarães; Sr. da Quinta do Adro (?), em Sto. Tirso de Prazins.
3 – Joana Antunes, n. Soutelo, S. Salvador do Mosteiro de Souto, Guimarães; irmã de Maria Antunes “Sra. da Quinta de Ferminde” (cf. Hab. Ord. Cristo de Manuel José Gomes da Costa).
4 – Jerónimo da Costa, c. 22/02/1660, em Sto. Tirso de Prazins, Guimarães.
5 – Senhorinha Antunes.
6 – Domingos Fernandes, f. 6/12/1703, S. Salvador do Mosteiro de Souto, Guimarães; residente em Ferminde, Mosteiro de Souto.
7 – Maria Antunes, f. 19/12/1715, S. Salvador do Mosteiro de Souto, Guimarães.
Será alguém (talvez entre as centenas de descendentes da Casa de Minotes ou do 1º Conde de Margaride) terá mais alguns dados acerca destas ascendências? um “parente” de uma linha emigrada para o Sul no séc. XVIII ficaria muito agradecido...
Com os melhores cumprimentos,
António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Asc. das Casas de Minotes e da Ribeira (Margaride)

#34354 | abivar | 28 jan 2003 22:18 | Em resposta a: #33824

Caros Confrades:
Mais uma tentativa de obter informações neste tópico...
Cumprimentos,
António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Asc. das Casas de Minotes e da Ribeira (Margaride)

#35019 | JCouceiro | 06 fev 2003 22:04 | Em resposta a: #34354

Caro António Bivar:

Tente este site da Univ. do Minho; lá poderá encontrar levantamento genealógicos efectuados em diversas freguesias entre as quais algumas de Guimarães.
Apesar de não esgotar o assunto entendo que para uma primeira abordagem ser-lhe-á muito útil.

Cumpts

José Couceiro da Costa
(...)

Resposta

Link directo:

RE: Asc. das Casas de Minotes e da Ribeira (Margaride)

#35023 | abivar | 06 fev 2003 22:19 | Em resposta a: #35019

Caro José Couceiro da Costa:

Muitíssimo obrigado pela sua sugestão que não tardarei em seguir!

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Asc. das Casas de Minotes e da Ribeira (Margaride)

#35024 | alentejo | 06 fev 2003 22:36 | Em resposta a: #33824

Caro António Bivar,

Deixo-lhe uma pista que, por certo,conhecerá. O trabalho de Helena Cardoso de Menezes e Maria Adelaide Pereira de Moraes, nas Armas e Troféus, a partir de 1964, sob o título de Genealogias Vimarenenses, onde trata da ascendência Minotes.

Cumprimentos

NB

Resposta

Link directo:

RE: Asc. das Casas de Minotes e da Ribeira (Margaride)

#35029 | abivar | 06 fev 2003 23:12 | Em resposta a: #35024

Caro Nuno Borrego:

Muito obrigado pela sugestão; de facto não li, infelizmente, a obra que refere, mas pedi ao nosso confrade Lourenço Correia de Mattos que verificasse o que lá vem acerca dessa ascendência e, segundo parece, não vai mais longe que o constante das "Velhas Casas de Guimarães" que tenho em minha posse...

Estou quase certo de que haverá mais elementos nas fontes utilizadas nessas obras e tenho esperança de os obter ou das autoras ou numa futura consulta a essas fontes (só Deus sabe quando!).

Cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

Castro Salgado / Ribeiro Bernardes

#35076 | Carlos Silva | 07 fev 2003 16:40 | Em resposta a: #33824

Caro Antonio Bivar,

Poucos elementos posso trazer à luz do debate, mas tambem estudo os Castros Salgados.

O assunto foi abordado no topico : "Adelaide Pereira de Moraes e o BTH ?"

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=12587&fview=e

Està um pouco desactualizado mas contem alguns dados importantes.

Por outro lado tambem estudo os Ribeiros Bernardes, familia que me parece bastante nebulosa, de dados dispersos, mas creio que muito interessante, que deve um tronco comum, cuja origem a mesma Adelaide Pereira de Moraes estudou.
Deve estar nas Casas Velhas. Tambem vi a origem dos Ribeiros Bernardes numa obra colectiva comemorativa dedicada ao historiador Alberto Sampaio (autor das "Povoas Maritimas"), descendente da familia Ribeiro Bernardes por via materna, se nào me engano.
De modo que os dois historiadores vimaranenses Alberto Sampaio e Morais Sarmento sào descendentes dos Ribeiros Bernardes.

Veja o topico a eles dedicado:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=3530


Os Ribeiros Bernardes tambem vêm referidos num topico sobre os homens da governança de Guimaràes.

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=13131

e em varios outros talvez, dos quais nào conservei memoria.

Nào é minha intençào promover topicos por mim iniciados. Espero que nào se incomode com isto, mas claro que é um prazer para mim trocar informaçào sobre essas familias.

Melhores cumprimentos e muito exito na pesquisa.

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Asc. das Casas de Minotes e da Ribeira (Margar

#192536 | conguima | 14 abr 2008 20:12 | Em resposta a: #33824

Caro Sr. Antonio,

Gostaria de saber dados sobre Senhorinha Antunes.
Atenciosamente,
Consuelo

Resposta

Link directo:

RE: Asc. das Casas de Minotes e da Ribeira (Margar

#192538 | abivar | 14 abr 2008 20:52 | Em resposta a: #192536

Cara Consuelo:

Infelizmente não tenho mais dados, para além dos que constam já aqui na base de dados do Geneall:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=180282

Já agora gostaria de saber se também tem mais alguns dados acerca da descendência desta minha antepassada.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Asc. das Casas de Minotes e da Ribeira (Margar

#192568 | conguima | 15 abr 2008 00:22 | Em resposta a: #192538

Perguntei porque achei em minha genealogia em Minas Gerais, Lopes
Guimarães, que um José Lopes (de Guimarães) era casado com Senhorinha Antunes, do Autos de habilitação do padre Francisco Lopes, seus irmãos Manuel Lopes e Domingos Lopes, filhos de José Lopes e de Senhorinha Antunes, naturais de São Salvador de Tagilde, Guimarães. Os habilitantes pretendem receber como únicos herdeiros, a herança deixada por seu tio paterno David Lopes de Oliveira, filho de Francisco Lopes e de Domingas Gonçalves, natural de São Lourenço de Calves, Guimarães e falecido na vila do Lagato.Guimarães.
Escrivão Francisco da Silva Braga. Documento datado de 1779.
Pensei pudesse ser a mesma pessoa, da sua antepassada infelizmente nada sei, se em minhas pesquisas achar, eu lhe aviso.
atenciosamente,
consuelo

Resposta

Link directo:

RE: Asc. das Casas de Minotes e da Ribeira (Margar

#192579 | abivar | 15 abr 2008 01:08 | Em resposta a: #192568

A época parece realmente ser muito posterior; mas poderiam ser aparentadas, dada a proximidade geográfica, embora o patronímico seja relativamente comum na região.

Cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Asc. das Casas de Minotes e da Ribeira (Margar

#204359 | joaoggralves2 | 29 jul 2008 01:12 | Em resposta a: #192579

Caro António Bivar,

Não estou ainda certo, mas desconfio que descendo da Casa de Minotes. Tenho um antepassado Rodrigo Martins da Costa (c.1820/30) natural de Guimarães - acho que seria demasiada coincidência se não tivesse relação com os referidos Minotes. Talvez de um dos irmãos da 2ª possuidora da Casa (filho de Luís Martins da Costa).

Gostava de saber se tem informações que me possam ser úteis e já agora onde poderei pesquisar assentos de Guimarães.

Cumprimentos,
João Rodrigues Alves

(Poderá dizer-me de onde é o senhor? O seu nome é-me familiar)

Resposta

Link directo:

RE: Asc. das Casas de Minotes e da Ribeira (Margar

#204367 | JAVSO | 29 jul 2008 05:16 | Em resposta a: #192579

Caro António Bivar

Pela minha bisavó materna Maria Bárbara de Castro Abreu de Magalhães, descendo de Bernardo Fernandes, do qual veio o patronímico Bernardes dos "Ribeiro Bernardes".

Com os meus melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Asc. das Casas de Minotes e da Ribeira (Margar

#205155 | abivar | 11 ago 2008 18:21 | Em resposta a: #204359

Caro João Rodrigues Alves:

Os assentos do Concelho de Guimarães encontram-se no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta em Guimarães, embora eu tenha feito consultas através de microfilmes na "Biblioteca genealógica" dos mórmons em Lisboa. Não tenho mais informações genealógicas acerca da Casa de Minotes que as constantes aqui na base de dados e que também se encontram na obra de Maria Adelaide Pereira de Moraes "Velhas Casas de Guimarães".

Sou de Lisboa, mas há (ou houve) pelo menos mais dois primos meus conhecidos pelo mesmo nome, um deles infelizmente já desaparecido. Se me der mais algumas indicações talvez possamos descobrir se a familiaridade tem que ver comigo ou com algum desses meus primos.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Asc. das Casas de Minotes e da Ribeira (Margar

#205334 | joaoggralves2 | 14 ago 2008 11:18 | Em resposta a: #205155

Caro António Bivar,

Obrigado pela sua resposta. Creio que o referido Arquivo cobra por pesquisas por e-mail ou telefone, por isso fica-me mais complicada a pesquisa. Quanto ao serviço prestado pela Igreja Mórmon, já tentei deslocar-me por diversas vezes (há uma igreja mesmo ao lado da minha casa), no entanto não apanhei nunca ninguém que me tenha sabido explicar o funcionamento. Talvez tente novamente um dia destes.

Os melhores cumprimentos,
João Rodrigues Alves

Resposta

Link directo:

RE: Asc. das Casas de Minotes e da Ribeira (Margar

#205368 | ruifaria3 | 14 ago 2008 20:58 | Em resposta a: #205334

Caro João Rodrigues Alves,
Não se apoquente com os custos, a internet e este fórum tudo oferecem, ou quase tudo; eis o que posso adiantar acerca do seu antepassado: Rodrigo Martins da Costa nasceu a 25-09-1819 na freguesia de São Paio, Guimarães, era filho de Domingos José Martins da Costa, nascido em Serafão (São Julião) – Fafe a 01-06-1779, falecido em São Paio a 02-07-1832, e de sua mulher Maria do Carmo Fernandes, nascida na Oliveira (Santa Maria) – Guimarães a 23-10-1794, e falecida em São Paio a 29-01-1862. Neto paterno de Bento da Costa e Custódia Maria, ambos de Serafão, cuja ascendência poderá apurar na página do NEPS. Neto materno de Francisco José Vieira de Carvalho e de sua mulher Maria José Fernandes de Meneses, esta natural de São Sebastião – Guimarães, onde nasceu, a 07-04-1773.
Apesar da coincidência de apelidos com a casa de Minotes, não apuramos qualquer tronco comum.
Cumprimentos
Rui Faria

Resposta

Link directo:

RE: Asc. das Casas de Minotes e da Ribeira (Margar

#207391 | joaoggralves2 | 05 set 2008 19:19 | Em resposta a: #205368

Caro Rui Faria,

Muito lhe agradeço por todos os dados que me atenciosamente forneceu. Peço desculpa pela demora, mas tenho estado fora de casa. Tenho pena de não ter conseguido a ligação com os Minotes - já estava algo convencido. De facto, já há muitos anos, tinham dito à minha avó que teriamos algo que ver com os Martins de Minotes (se calhar avaliaram apenas pelo apelido...) e eu estava pouco crédulo quanto à ideia, já que na linha dos "meus" Martins da Costa apenas conhecia origem de Lamego. Quando descobri que o referido Rodrigo era de Guimarães... pelos visto apenas coincidência...

Mais uma vez obrigado.
João Rodrigues Alves

Resposta

Link directo:

RE: Asc. das Casas de Minotes e da Ribeira (Margar

#207440 | magonia | 05 set 2008 23:59 | Em resposta a: #192568

consuelo
procuro um domingos lopes casado com catarinha da cunha, tem filhos em vilar de frades a partir de 1625, são descendentes dos mestre de pedraria, os irmaos lopes, logo tambem ligados aos loppes de guimaraes, doa quais sou descendente directa, obrigada maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 20:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen