Famílias de Dornes, Ferreira do Zêzere

Este tópico está classificado nas salas: Regiões | Pessoas | Famílias

Famílias de Dornes, Ferreira do Zêzere

#33836 | jliberato | 21 jan 2003 07:57

Caros confrades,
Sei que o tópico Ferreira do Zêzere existe já. Mas pensei que seria útil focar em especial a freguesia de Nossa senhora do Pranto de Dornes, que tenho estudado.
Sempre no espírito de dar e receber
Tenho vários ramos em Dornes. Trata-se dos antepassados do meu 4º avô Manuel Luís (n. 26-12-1772 em Dornes, f. 25-11-1837, na Cumeada), que veio a instalar-se na Cumeada da Sertã a partir de cerca de 1824.
Disponho em Dornes de informação relativamente às seguintes pessoas:Manuel Luís, António Luís, Isabel dos Anjos, Maria Antunes, Joana Maria, Manuel Luís, Maria Lopes, Luísa Dias, João Luís, Maria Dias, José Luís, Maria Antunes, José Luís, Maruia Antunes, Francisco Rodrigues, Isabel Álvares, Francisco Fernandes, Isabel Álvares. Há algumas repetições, mas são pessoas diferentes. Tudo entre 1663 e 1772.
Procuro há bastante tempo o casamento dos meus 8os. avós Manuel Luís e Maria Lopes, cuja filha Joana Maria nasceu no Rio Fundeiro, Dornes, em 09-10-1689. Também o casamento de meus 9os. avós José Luís e Maria Antunes, cujo filho José Luís nasceu também no Rio Fundeiro em 09-10-1670. Qualquer pista será benvinda.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Dornes, Ferreira do Zêzere

#33889 | Paulo | 21 jan 2003 18:26 | Em resposta a: #33836

Caro jliberato,

Os nomes que cita são muito comuns na freguesia de Dornes pelo que sem a identificação dos casais não me parece fácil poder localizar os seus antepassados na minha base de dados.
Quanto aos seus antepassados da Sertã sobre os quais lí num outro tópico recomendo-lhe vivamente a consulta a duas obras fundamentais para o estudo genealógico desta região e que são: "Antiguidades, famílias e varões ilustres de Sernache do bonjardim" de Candido teixeira e "Vila de Rei e suas gentes" de José Maria Felix.

Um abraço

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Dornes, Ferreira do Zêzere

#33921 | jliberato | 22 jan 2003 07:02 | Em resposta a: #33889

Caro Paulo,
Para onde lhe posso mandar o que tenho de Dornes, para verificação na sua base de dados?
Já tenho as duas obras que cita e tenho-as consultado sem grandes resultados aliás.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Dornes, Ferreira do Zêzere

#34068 | Paulo | 24 jan 2003 17:34 | Em resposta a: #33836

Caro JLiberato,

Pode contactar-me através do meu email:
jpan@clix.pt

Um abraço

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

Cecília Cotrim

#127376 | jliberato | 03 set 2006 22:20 | Em resposta a: #33889

Caros confrades,
Pesquisando os sumários matrimoniais da Câmara Eclesiástica de Lisboa, encontrei um processo que pode interessar os genealogistas que estudam Dornes.
Tem a data de 28-02-1753 (Maço 958) e respeita o casamento de José António, filho de Domingos Rodrigues e Cecília Cotrim, natural de Santo Aleixo de Dornes, com Ana da Graça, filha de João Rodrigues e Luísa Maria, natural de São João Baptista de Coruche.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Dornes, Ferreira do Zêzere

#272481 | MFMG | 14 mar 2011 17:00 | Em resposta a: #33836

Caro confrade JLIBERATO

Gostaria de saber se terá alguma informação relativamente a um antepassado meu de nome MANUEL LUIS, filho de MANUEL LUIS e de ISABEL NUNES, natural de S. Miguel de Ferreira (Ferreira do Zêzere).

Este Manuel que procuro casou-se (1º matrimónio) em Lisboa em 1768 com Teresa de Jesus.

Sei que tem vários antepassados por estas terras e talvez quem saiba, me poderá ajudar, pois vivo nos Açores e é muito dificil aceder aos registos Paroquiais (os existentes on-line de Ferreira do Zêzere estão fora do intervalo temporal que procuro).

Agradeço-lhe a atenção
Com os Melhores cumprimentos
Miguel Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Dornes, Ferreira do Zêzere

#273179 | jliberato | 22 mar 2011 22:53 | Em resposta a: #272481

Caro Miguel Gonçalves,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Lamento mas estes nomes não constam da minha base de dados que é só constituída pelos meus ascendentes.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Dornes, Ferreira do Zêzere

#291486 | jaferro | 20 nov 2011 20:42 | Em resposta a: #33836

Caro Confrade JLiberato,

As relações entre as duas margens do Zêzere, antes do século XX, isto é, antes da construção da barragem e do enchimento da albufeira, são bem visíveis pelos casamentos entre as gentes de Dornes e de Ferreira do Zêzere e as do Triso, Palhais, Cumeada, na Sertã, ou de algumas freguesias de Vila de Rei.

Dos antepassados da minha esposa procuro informações sobre José António Martins, do Rio Fundeiro, Dornes, que cc Joana Maria da Conceição, de Fernandaires, Vila de Rei, antes de 1798, pois têm um filho, José, a nascer em 04.04.1799, em Trisio, Palhais, Sertã, e uma filha, Ana Maria, a casar com Francisco Aires, do Cardal Pequeno, Palhais, Sertã, antes de 1819.

Procuro, ainda, de Ferreira do Zêzere, informações sobre Manuel Luís, de Pombeira Fundeira, filho de Manuel Luís e Domingas Antunes, que casa sucessivamente com Luisa Maria Marçal e Maria de São Pedro Marçal, filhas de Pedro Marçal e de Antónia Maria, do Trisio, Palhais, Sertã, na 2ª metade do século XVIII.

Antecipadamente, meus agradecimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Dornes, Ferreira do Zêzere

#291547 | Rosadelli | 21 nov 2011 17:09 | Em resposta a: #291486

Caros Confrades.

Para quem estude esta zona, ou já tenha passado pelos paroquiais desta freguesia, procuro informações sobre estes indivíduos:

-António Carvalho, natural de S. Vicente ou Paio Mendes (Dornes), casou a 30/1/1769 em S. Gregório (Arraiolos) com Luísa Maria (b. 4/8/1743 S. Gregório, Arraiolos), filha de Manuel Francisco e Maria Domingues.
António Carvalho é filho de Francisco Carvalho natural de Paio Mendes (Dornes) e Domingas Mendes natural de Paio Mendes (Dornes).

Quaisquer informações sobre estes indivíduos, agradeço desde já.

Cumprimentos.
Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Dornes, Ferreira do Zêzere

#291637 | jliberato | 22 nov 2011 18:48 | Em resposta a: #291486

Caro José Fernandes Rodríguez,
Muito obrigado pela sua mensagem.
Também eu tenho antepassados dessas aldeias, hoje separadas pela albufeira da barragem.
Infelizmente os nomes não coincidem.
Cumprimentos
Jliberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Dornes, Ferreira do Zêzere

#291669 | jaferro | 22 nov 2011 22:42 | Em resposta a: #291547

Caro Confrade Paulo Rosado,

Infelizmente não tenho informações sobre as referidas pessoas. Ainda não pesquisei Dornes, nem Ferreira do Zêzere.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Dornes, Ferreira do Zêzere

#291671 | jaferro | 22 nov 2011 22:48 | Em resposta a: #291637

Caro Confrade Jliberato,

Muito obrigado pela sua resposta. Como ainda não pesquisei Dornes, nem Ferreira do Zêzere, esperava alguma ajuda dos confrades que já leram os respectivos microfilmes. Ficam na lista...que tende para o (in)finito.

Renovo os meus agradecimentos,

José Fernandes Rodríguez

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Dornes, Ferreira do Zêzere

#291695 | Rosadelli | 23 nov 2011 08:38 | Em resposta a: #291669

Caro José Fernandes Rodríguez

Agradeço a sua resposta, se porventura passar por estes nomes quando pesquisar estas freguesia, ficaria muito grato se me desse alguma referência a eles.

Cumprimentos.
Paulo Rosado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 22:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen