Vila do Teixoso

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Vila do Teixoso

#33873 | mcc | 21 jan 2003 14:17

A todos os que frequentam este extraordinário Forum, gostaria de recolher todas as informações possíveis sobre esta Vila do Teixoso, situada a 1o kilómetros da Covilhã.
Não conheço nenhuma monografia que trate dela. Interesso-me por acontecimentos históricos, famílias e outros dados com ela relacionados. Tenho a informação que foi reduto de Miguelistas, que ao tempo da implantação da República houve uma enorme divisão entre republicanos e monárquicos,com acesos confrontos entre ambas as facções, que por lá passou e pernoitou D.Carlos, que nas suas terras de cultivo e vinha foram descobertas muitas moedas romanas e não só, que teve importãncia no tempo da 1ª grande guerra por causa das minas de Volfrâmio do Mogo, etc.
De tudo isto, o que há de verdade? Quem me pode ceder informações? E quem dispõe de genealogias locais? Há algum levantamento feito?
Grata pela colaboração
MCC

Resposta

Link directo:

RE: Vila do Teixoso

#40149 | fpcs | 18 abr 2003 11:56 | Em resposta a: #33873

Ex.mo Senhor,

Referindo-me à sua mensagem, confirmo que houve grandes convulsões políticas em Teixoso no decorrer da Guerra-Civil de 1828-1834, embora não conheça a existência de um reduto miguelista, mas sim de secretas reuniões e conspirações liberais, que culminaram com a detenção em Almeida da quase totalidade dos seus membros.
Sou possuidor de alguns elementos genealógicos respeitantes a famílias de Teixoso, pelo que poderemos trocar informações.

Com os melhores cumprimentos,

FPCS

Resposta

Link directo:

RE: Vila do Teixoso

#40176 | mcc | 19 abr 2003 00:59 | Em resposta a: #40149

Caro FPCS

Fico-lhe muito grata pela informação prestada. Tenciono deslocar-me a essa região na semana a seguir à Páscoa, mais concretamente de 24 a 27.Não sei se está a escrever do Teixoso. Na hipótese de se encontrar aí, poderei falar pessoalmente consigo, já que tenho uma deslocação programada para Belmonte, dia 25. É tudo uma questão de se combinar. Para os devidos efeitos e eventuais esclarecimentos, poderá contactar-me no seguinte endereço:

mcsde@iol.pt

Com os meus sinceros agradecimentos

MCC

Resposta

Link directo:

RE: Vila do Teixoso

#40183 | fpcs | 19 abr 2003 13:52 | Em resposta a: #40176

Cara MCC,

Sou morador em Lisboa, e os meus laços à Beira Interior já são afastados, já que os meus trisavós é que eram naturais da mesma região.
Em relação a Teixoso, a minha trisavó nasceu nessa localidade, no ano de 1859, havendo ainda parentes em Peraboa (Costa Vaz) e Covilhã (Vaz de Barros e Roque da Costa).
Há já alguns anos, que estudo a sua ascendência, assim como a de outras famílias de Teixoso, pelo que, caso tenha antepassados dessa localidade, é natural que eu possua informações que lhe possam ser úteis.
Para além de Teixoso, tenho bastantes dados de Famalicão da Serra, Concelho da Guarda, e de Manteigas.
Não tenho, no entanto, referência a uma forte resistência miguelista, nem de conflitos em Teixoso por volta de 1910, ficando-lhe desde já muito agradecido por aquilo que me possa adiantar sobre esse assunto.

Com os melhores cumprimentos,

FPCS

Resposta

Link directo:

RE:Quinta de S. António dos Lamaçais

#40184 | FJCSAC | 19 abr 2003 13:57 | Em resposta a: #40149

Caro FPCS

Aproveito o tópico para lhe perguntar se tem algum conhecimento desta quinta,quem eram os proprietários etc.

Sei que actualmente pertence ao Estado,mas a minha família teve lá interesses.Por falecimento do meu 4º Avô,Paulo Vaz de Carvalho de Casegas,na certidão de partilhas diz-se que ficam por partilhar os bens herdados na quinta dos Lamaçais,a grafia era Lamassaes.

Cumprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Vila do Teixoso

#40193 | miglopes | 19 abr 2003 16:28 | Em resposta a: #40183

Caro FPCS,

Despertou-me a curiosidade saber que possui dados relativos a famílias do Teixoso.
Já coloquei no fórum um tópico "Família Proença Pereira" relativo a um familiar do qual procuro mais dados.

De seu nome Joaquim Proença Pereira, natural de Aldeia do Matto, actualmente Vale Formoso, cc Maria da Piedade, julgo ter sido professor na região e já consta do GP.

A sua ligação ao Teixoso advém da posse de terras nesta freguesia, nomeadamente próximas da Quinta da Brígida, junto ao Zêzere.

Será que o caro amigo possui algum dado sobre este meu familiar?

Grato desde já, com os melhores cumprimentos,

miglopes

Resposta

Link directo:

RE:Quinta de S. António dos Lamaçais

#40195 | fpcs | 19 abr 2003 17:07 | Em resposta a: #40184

Caro FJCSAC,

Pouco sei acerca da Quinta de Lamaçais, para além de que estava situada dentro dos limites da freguesia de Teixoso, e que existem nos paroquiais do mesmo lugar várias referências a moradores nos terrenos da dita Quinta, possivelmente arrendatários dos senhores da mesma.
Creio que ao existirem na posse da sua família terrenos nas proximidades da Quinta de Lamaçais, é natural que tenha havido algum seu antepassado, tio ou primo, que fosse freguês da Igreja de Teixoso, e se assim for talvez o possa ajudar com as informações que possuo.

Com os melhores cumprimentos,

FPCS

Resposta

Link directo:

RE: Vila do Teixoso

#40198 | fpcs | 19 abr 2003 17:41 | Em resposta a: #40193

Caro miglopes,

Infelizmente, não tenho dados sobre esses seus parentes, pois as informações que disponho são, salvo raras excepções, anteriores a 1859, data em que terminam os registos paroquiais de Teixoso no ANTT.
No entanto, caso encontre alguma referência aos mesmos terei todo o prazer de lhe passar a informação.

Com os melhores cumprimentos,

FPCS

Resposta

Link directo:

RE:Quinta de S. António dos Lamaçais

#40206 | FJCSAC | 20 abr 2003 02:08 | Em resposta a: #40195

Caro FPCS

Caro FPCS,desculpe tratá-lo assim mas não sei qual a sua "graça".

A única informação que tenho é relacionada comm a dita certidão de partilhas,mais não sei.

O que é curioso é que os ditos bens por partilhar na dita quinta,nunca mais na nossa família se ouviu falar.

Tradicionalmente sempre se pensou,que estaria relacionada com Cardosos Homem de Carvalho c. 1480,o que não está provado.

Se estiver comhecimento de algum dado relevante muito agradecia.

De resto a único conhecimento que tenho, é que o meu 4º avô o já referido,Paulo Vaz de Carvalho de Casegas cc D. Josefa Maria Joaquina Fernandes Álvares Pereira de Carvalho de Unhais o Velho,o seu pai se chamava também Paulo Vaz de Carvalho nasc em Casegas,cc D. Teresa Dias de Carvalho também de Casegas mas de família com origem no Carregal,Pampilhosa da Serra e o seu avô o Cap.Paulo (Vaz) de Carvalho de origem na Erada perto de Casegas cc com D.Ana Vaz Freire de Casegas.

Para trás há informção genelógica pela varonia do avô deste último Domingos (Vaz) de Carvalho mas nada que relaciona com a dita quinta.

Pelo lado materno da referida D.Ana Vaz Freire a varonia é de Casegas,Manuel Vaz Freire de Casegas cc 1663 com D. Catarina Rodrigues nasc ?,seu pai Aleixo Vaz Freire de Casegas cc. com D.Ana Francisca de Casegas e seu avô outro Aleixo Vaz Feire nasc c. 1570 cc. com D.Brites ...

Isto não ajuda muito salvo se tiver alguma informação de fundo sobre a dita quinta.

Os meus melhores cumprimentos e agradecimentos,

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE:Quinta de S. António dos Lamaçais

#40210 | fpcs | 20 abr 2003 10:18 | Em resposta a: #40206

Caro Francisco Álvares de Carvalho,


Ficarei atento a informações sobre a Quinta de Lamaçais, as quais lhe darei logo notícia.
Talvez seja do seu interesse o casamento em Orjais, no ano de 1782, de um António Fernandes de Carvalho, viúvo de Dona Josefa Maria, do Tortuzendo, com Dona Maria Antónia de Tavares da Costa Lobo, filha de José Caetano de Tavares da Costa Lobo e de Dona Mariana Freire Castelo Branco, estes da Covilhã.

Com os melhores cumprmentos,

FPCS (desculpe mas tenho o dever de não "desencapuçar-me")

Resposta

Link directo:

RE:Quinta de S. António dos Lamaçais

#40266 | FJCSAC | 21 abr 2003 15:58 | Em resposta a: #40210

Caro FPCS

Os meus agradecimentos pela informação que me enviou.

Pode ser coincidência,mas na base de dados do GP aparece um António Fernandes de Carvalho cc D.Josefa Maria Álvares de quem teve pelo menos uma filha D.Teresa Maria Antónia Álvares Fernandes de Carvalho nasc. 2.10.1780 (não se diz aonde) e que casou com Sebastião José Botelho de Távora.

Parece-me ser a mesma gente.

Já há anos que tento arranjar tempo e agora saúde para deslocar-me ao ANTT (pois que vivo no Porto)para saber mais algo sobre estes Fernandes de Carvalho e da mulher, pois que através da filha chegar-se-ia pelo menos aos Avós c. 1730 e se alguma relação teriam com os meus de Unhais o Velho e de Dornelas do Zêzere ambos pertecentes á Pampilhosa da Serra.

Com os melhores cumprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Vila do Teixoso

#121301 | MariaDavid | 22 jun 2006 13:27 | Em resposta a: #40183

Caro FPCS

Relendo agora alguns tópicos de 2002 e 2003, voltei a olhar a sua mensagem com bastante interesse, tanto mais que devido a uma formatação do meu PC não me lembro se alguma vez recebi qualquer mensagem sua para o endereço que deixei no forum.

Desse modo, já que estou vivamente interessada nas suas informações sobre o Teixoso e também vivo em Lisboa, aproveito para lhe deixar um novo contacto:
maria _david_eloy@yahoo.com.br

Desde já os meus agradecimentos

Maria David (mcc)

Resposta

Link directo:

RE: Vila do Teixoso

#223421 | filipamell | 11 mar 2009 12:46 | Em resposta a: #40149

Muito boa tarde fpcs,

Tenho andado pelo Genea tentando ir ao encontro de mais informações sobre uma família que em seu tempo viveu em Teixoso.

Sabendo que o fpcs tem alguns elementos genealógicos de famílias que aí residiram e se me puder ajudar, gostaria de saber mais informações sobre Miguel António Dias (Grão-mestre do Grande Oriente da Maçonaria Eclectica Lusitana entre 1853 – 1875), e casado com uma senhora de apelido Telles Pinto (conhecida como a Baronesa de Teixoso). Este senhor por ser maçónico talvez tenha tido alguma influência nas conspirações liberais em Teixoso. Será assim?

Miguel António Dias recebeu o título de Barão, mas nao o aceitou e segundo se conta, destruiu tudo na família.
Nasceu em 1805. Nao tenho informação da data da sua morte.

Também se diz que tinha negócios ligados à seda.

Espero que me possa ajudar! Muito obrigado!

filipamell

Resposta

Link directo:

RE: Vila do Teixoso

#224531 | JuPassanha | 21 mar 2009 19:43 | Em resposta a: #223421

Olá Filipa
O Dr. Miguel António Dias, morreu no dia 23 de Janeiro de 1878 na sua modesta casa
em Torres Novas, segundo (Notas Biograficas Colligadas, por Alguns Dos Seus Mais
Dedicados Amigos) Coimbra - Casa Minerva- 1880.
Nasceu a 4 de Fevereiro de 1805 filho legitimo de Luis António Dias natural da Covilhã
e D. Joanna Telles Pinto natural do Teixoso. Casou em 1844 com D. Carlota Augusta
Ferreira Dias filha do comendador Faustino Ferreira da Silva, fixando a sua residência em Santarem até ao dia da sua morte.
O Barão de Teixoso era o Sr. Dr. José Ferreira Pina Calado que foi Presidente da C M
da Covilhã em 1914.
Sou amiga de uns parentes directos do Dr. Miguel A. D. e temos andado a recolher in-
formações sobre a dita familia, gostaria de saber qual é o seu interesse no assunto.
Espero que lhe tenha sido útil esta minha informação. Aguardo suas noticias.
Se quizer pode contactar comigo para jupassanha@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Vila do Teixoso

#234428 | Mar2006 | 17 jul 2009 17:24 | Em resposta a: #224531

Permita-me acrescentar alguns dados para a história àcerca do Barão do Teixoso, adquiridos por conhecimento pessoal uns, ou por transmissão oral de meus pais, outros.
Como diz e muito bem, o Barão do Teixoso foi o senhor Dr José Ferreira Pina Calado irmão do Conselheiro Dr Joaquim Ferreira de Pina Calado.
Muitas vezes diz-se e escreve-se que o Barão do Teixoso era apenas um abastado proprietário da região atribuindo-se maior importancia ao seu irmão Conselheiro do Reino.
A verdade é que tanto um como o outro foram personagens de grande importancia sociale económica para além de grande relevo politico.
O Conselheiro Dr Joaquim Ferreira de Pina Calado (n.1854, f. 1922) foi governador civil de Viseu em 1892, faleceu sem deixar herdeiros, pois a sua filha Anita já tinha falecido aquando da sua morte. Foram os seus bens deixados em herança para fins assitenciais e de benemerência a uma Fundação que teve o nome de Anita Pina Calado, com sede no Teixoso.
O Dr José Pina Calado, nomeado Barão de Teixoso por el-rei D. Carlos em 1891, era bacharel em Direito e foi Presidente da Câmara da Covilhã em 1914, mas antes já em 1904-1906 tinha sido Governador Civil de Santarém. Teve 2 filhas e 1 filho. Uma filha casou com o Dr Américo Bernardo Falcão e Cunha, bacharel em Direito e uma figura destacada no Teixoso e tiveram descendência. Outra filha, D. Lusitana, casou com Hermínio Dá Mesquita Guerra e tiveram descendência.
Quanto ao filho, António de Pina Calado, casado mas sem descendência, era uma pessoa de extrema bondade e amabilidade, fiel às suas convicções fraternas, praticava a beneficência e a fraternidade maçónica. Como faleceu sem descendência deixou os seus bens, nomeadamente a sua casa de residência no Teixoso, por testamento, à Fundação Anita Pina Calado já criada por disposição testamentária do seu tio, embora ainda sem grande actividade.
A inicial inatividade da Fundação deveu-se em meu entender a diversos motivos.
1. O testamento do Conselheiro deixou os seus bens à Junta de Freguesia do Teixoso que deveria criar uma Fundação de Assistência aos mais carenciados.
2. Só 27 anos mais tarde (1949) a Junta de Freguesia se habilitou ao testamento, por motivos que ignoro.
3. E só 3 anos mais tarde foram aprovados os estatutos da Fundação.
4. Os bens do Conselheiro, da Fundação e da Junta de Freguesia estiveram pois durante décadas em conjunto e muitos deles prédios rústicos mal demarcados, tendo havido no Teixoso sempre conflitos nessas demarcações entre terrenos baldios, terrenos da Junta de freguesia e terrenos que eram do Conselheiro e que pertenceriam à Fundação.
5. Haveria que fazer uma investigação histórica sobre o papel desempenhado nessa habilitação à herança, criação da Fundação, demarcação de propriedades, desenvolvimento da Fundação, etc. por Mario Bernardo da Fonseca e Cunha, grande proprietário no Teixoso, que por um lado foi durante muitos anos Presidente da Junta de Freguesia do Teixoso e por outro lado era familiar do Barão do Teixoso.
6. Convém ainda registar, por outro lado, que a liquidez da Fundação não era muita para permitir fazer uma grande obra assistencial. Era o seu património constituído principalmente por prédios rusticos de fraco rendimento.
7. Só quando houve comparticipaçoes ou doações do Estado e principalmente com as verbas provenientes dos Fundos das Comunidades Europeias para fins sociais, já nos anos 90, é que os fins assistenciais da Fundação começaram a ter a forma e a importancia que hoje tem e a desenvolver plenamente a actividade social para que foi constituída.
Qualquer leitura das contas anuais da Fundação poderá ilustrar estas minhas palavras e deduções.

É por isso que é justo aqui deixar uma palavra de homenagem a dois homens bons que o Teixoso conheceu e a quem muito deve: o Conselheiro Joaquim Ferreira de Pina Calado e o seu sobrinho António de Pina Calado cujo nome é pouco referido e que muito me apraz sublinhar para que depois de falecidos possam continuar vivos.

Resposta

Link directo:

RE: Vila do Teixoso

#234604 | Mar2006 | 20 jul 2009 12:34 | Em resposta a: #224531

Na minha mensagem anterior sobre personalidades do Teixoso, indico dois nomes que corrijo por lapso de memória e por estar a escrever ao correr da pena:
onde escrevo Américo Bernardo Falcão e Cunha deve ler-se Américo Bernardo da Fonseca e Cunha; onde escrevo Mário Bernardo Falcão e Cunha deve ler-se Mário Bernardo da Fonseca e Cunha.
As minhas desculpas.

Resposta

Link directo:

RE: Vila do Teixoso

#240784 | JuPassanha | 30 set 2009 21:18 | Em resposta a: #234428

Como percebeu pelo tempo decorrido, não tinha visto a sua resposta, que muito agradeço e confirmo. As informações por si prestadas são exactamente como eu as conhecia. Entretanto já esclareci á Familia do Dr. Miguel António Dias (Maçon) que não existe qualquer possíbilidade do Sr. ser o dito Barão de Teixoso. Continuamos a averiguar sobre a Mãe do Dr. Miguel A. Dias, Sra D. Joana Rita Telles Pinto, que se dizia aparentada com a Casa de Mangualde, como a Mãe do 1º Conde de Mangualde, era a Sra. D. Maria Cãndida da Paixão Pinto Cardoso, talvez o parentesco venha dos ( Pinto )?, sabemos que a Sra. D. Joana Rita Telles Pinto, casou em 1793 com Luis António Dias nascido na Covilhã em 1785 e morreu a 9 de Junho de 1829.
Agradeço desde já se tiver alguma informação sobre o assunto.
Meus cordiais cumprimentos
MJBLP

Resposta

Link directo:

RE: Vila do Teixoso

#293082 | FIGUEIRA | 19 dez 2011 00:12 | Em resposta a: #40183

Boa noite!

Agradeço a sua ajuda no seguinte tópico: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=293072&fview=c#reply

Cumprimentos,

Nuno M. Barata-Figueira

Resposta

Link directo:

Vila do Teixoso

#419399 | Mar2006 | 14 nov 2019 13:47 | Em resposta a: #240784

Estpero que ainda frequente este Forum.
Revisitei as mensagens que há alguns anos trocámos sobre o Dr Miguel António Dias.
Para completar as informações de que disponho abri um novo tópico com este nome.
Não consegui encontrar o assento de baptismo deste ilustre senhor, mas encontrei o seu assento de óbito, que curiosamente refere que era natural de S. Francisco, Covilhã. Ora a freguesia de S. Francisco não existe nem nunca existiu.
Gostaria de encontrar mais dados sobre a ascendencia. Já que me interesso pela freguesia de Teixoso-
melhores cumprimentos
Mar2006

Resposta

Link directo:

Vila do Teixoso

#419400 | joaocarreira | 14 nov 2019 14:33 | Em resposta a: #419399

Caro(a) Mar2006,

São Francisco é uma referência oral, pois a freguesia é Conceição. Tem a ver com o Convento de São Francisco e à igreja de Nossa Senhora da Conceição. Durante algum tempo, não sei precisar, diziam São Francisco, mas a freguesia era Conceição. Isso, está presente em livros de anotações de mercadores de lã de Loriga, nomeadamente um antepassado meu.
Terá nascido, penso eu, perto da avinida Frei Heitor Pinto, nessa freguesia, na Covilhã. Apenas suponho.

Com os melhores cumpriomentos,

João Carreira

Resposta

Link directo:

Vila do Teixoso

#419401 | joaocarreira | 14 nov 2019 14:35 | Em resposta a: #419400

Errata: Avenida e não 'avinida'. Escrita 'pouco inteligente' do telemóvel.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 22:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen