pereira caldas - família

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

pereira caldas - família

#3393 | JMBM | 15 abr 2001 13:13

há alguém interessado em família pereira caldas / vilarinho nas gerações mais remotas , até luis pereira velho de moscoso ( palácio da brejoeira ) e daí até d.nuno álvares pereira , o condestável ?

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#3404 | Vasco Jácome | 16 abr 2001 11:37 | Em resposta a: #3393

Caro José Manuel Bela Morais

Os Velhos de Moscoso estão referidos numa série de nobiliários. O que procura exactamente? O que é que já conhece?

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#3410 | JMBM | 16 abr 2001 18:45 | Em resposta a: #3393

Caro Vasco Jácome

Gostava de fazer a ligação dos Pereira Caldas até D.Nuno Álvares Pereira ! fico num bisneto ou bisneta de D.NUNO !com algumas lacunas pelo meio ...
Por outro lado fazer o mesmo com Luis Pereira Velho de Moscoso , que mandou construir o Palácio da Brajoeira , e que também descende de D.Nuno ! creio eu ? !!
obrigado pelo sua indicação.
José Manuel Bela Morais.

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#3420 | Vasco Jácome | 16 abr 2001 21:55 | Em resposta a: #3410

Caro José Manuel Bela Morais

Antes demais queria chamar-lhe a atenção para o facto de que D. Nuno Álvares teve uma única filha que casou com o 1º Duque de Bragança. Não é muito fácil descender desta gente... a menos que seja alguma cabeça coroada da Europa ou pouco menos do que isso, claro! De qualquer modo, os nobiliários referem vários sobrinhos descendentes dos muitos irmãos e meios irmãos de D. Nuno.

Se está assim a começar a genealogia do construtor da Brejoeira e dos Pereira Caldas (suponho que são os ligados aos Velho de Moscoso), posso-lhe indicar alguma bibliografia:

- “Últimas Gerações de Entre Douro e Minho”, Vol. II, Costado 225, pág. 400 (UGEM - nas - “Fontes” do site).
- “Arvores de costados de famílias ilustres de Portugal”, Costado 225 (ACFTP - nas “Fontes” do site).
- “Nobiliário das Famílias de Portugal”, de Felgueiras Gayo, ttº de Soares Tangil §21, Vol. IX pág. 452 e Vol. XII, Tomo III de Costados, na árvore 215 (NFP - nas “Fontes” do site).
- “Nobiliário das Gerações de Entre-Douro-e-Minho”, de Manuel de Souza da Silva, II Vol. pág. 363.
- A Carta d’Armas de Luís Rodrigues Caldas, está no “Archivo Heráldico-Genealógico”, de Sanches de Baena, com o Nº 1804.

Depois disto e mais alguma bibliografia que possa existir, mas não do meu conhecimento, só passando para o Arquivo Distrital de Viana para confirmar (ou não...) o que está nos livros.

É claro que quanto à Brejoeira enquanto edifício, também tenho referências. Se tiver interesse posso-lhe indicar:

- “Solares Portugueses – Introdução ao estudo da casa nobre” de Carlos de Azevedo, edição da “Livros Horizonte”, 1ª ed. 1969 e 2ª ed. 1988.
- “Casas Nobres de Portugal”, de Marcus Binney, edição da “DIFEL”, 1987,

Eventualmente nas “Nobres Casas de Portugal”, de António Lambert Pereira da Silva também figure a Brejoeira, mas não garanto, pois não tenho esta obra.

Julgo que já tem uma boa base de trabalho.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#3446 | JMBM | 17 abr 2001 22:55 | Em resposta a: #3420

Caro Vasco Jácome

muito obrigado pela sua preciosa ajuda !!
vou consultar toda a bibliografia que me indicou.
Acontece que tenho uns escritos antigos , com uma sequência de pessoas ( pais , filhos ETC... ) e ás tantas , diz ... RODRIGUES ÁLVARES VILARINHO neto ou bisneto de D.NUNO ÁLVARES PEREIRA !!!
vou investigar . obrigado .
José Manuel Bela Morais.

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#3471 | Vasco Jácome | 18 abr 2001 22:44 | Em resposta a: #3446

Caro José Manuel Bela Morais

Relativamente a ligações próximas entre D. Nuno e Vilarinhos, parece que é pacífico que a “amiga” do Arcebispo D. Gonçalo Pereira, portanto avó paterna do Condestável, era D. Teresa Peres Vilarinho, como pode ver, por exemplo, no ttº de Pereiras §1 N12, do Felgueiras Gayo.

Não sei qual o rigor desse manuscrito, mas chamo-lhe a atenção para o facto de que, por exemplo, o séc. XVIII ficou conhecido por produzir nobiliários digamos ... “malabaristas”.

A propósito dos Velho de Moscoso: conhece a colecção de retratos existente na Pousada de S. Marinha da Costa, em Guimarães?

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#5193 | FilipePCV | 21 mai 2001 04:42 | Em resposta a: #3393

Gostava muito de saber os resultados da sua pesquisa ja que estou intimamente ligado as duas familias em questao (Pereira Caldas e Vilarinho).
Boa Sorte!
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#5239 | Eduardo Albuquerque | 22 mai 2001 22:48 | Em resposta a: #3393

Caro José Manuel Bela Morais,

Na sequência da sua petição, e em acréscimo ao já aduzido nesta temática, encontrei entre os meus papeis os seguintes documentos que passo a transcrever:

1588 Junho 8

Óbito de Fernão Soares de Moscoso

A.D.V.C. Registos Paroquiais, freguesia de Santa Maria dos Anjos, Monção, livro…nº…fl…

FELGUEIRAS GAIO, Araújos, § 222, nº 21 e Soares Tangis, § 21, nº 10

Oie oito de ….de Junho de / 1588 Se faleceo desta vida presente / Fernão Soarez fez testamento compri / dor sua molher…(?)manuel / Soarez / Comprido E Registado / Rebelo / pimenta

FELGUEIRAS GAIO, Soares Tangis, § 21, nº 10.

1594 Maio 16

Casamento de Pedro Soares de Moscoso e de D. Leonor Pacheco.

A.D.V.C. Registos Paroquiais, freguesia de Santa Maria dos Anjos, Monção, Lº misto, nº 2, fls.154 verso e 155.

FELGUEIRAS GAIO, Araújos, § 222, nº 21,subnº 22 e Soares Tangis, § 21, nº 10.

Aos dezaseis dias do mez de Mayo do anno / ut supra Recebi no mosteiro de s. Bento do aRabalde / desta Villa Pedro Soares de Moscoso filho de ferna / Soares que deus tem e de Meçia de lira sua molher / com Lionor pachequa filha de Francisco Soares / E de Ana borges sua molher moradores que forão // em a quinta de Ventosello freguesia desta Villa e isto / por liçença do senhor Vigario desta Comarca, e lhe mãdey / estivessem apartados emquanto corrião os bãnnos es tá / vão por testemunhas pedro marinho souto maior, Diogo Soares / Falquão, Diogo Soares brito, Antonio de barros, Jeronimo / Falcão Vigario do Mosteiro de Rio frio, e Alvro soares / filho de …d abreu e outros / Cristovão Rebello

1594 Novembro 3

Baptismo de Cristovão de Moscoso.

A.D.V.C. Registos Paroquiais, freguesia de Santa Maria dos Anjos, Monção, livro misto nº , fl .20.

Aos tres dia do mez de novembro do dito anno / baptizey Christovão filho de João sanches, E de / Margarida borges sua molher foy padrinho João / Pereira da mesquita e madrinha Mecia Pereira molher / do licenciado João ochoa. / Christovão rebello

1599 Fevereiro 14

Casamento de Jerónimo Marinho Falcão com D. Maria Soares de Moscoso

A.D.V.C. Registos Paroquiais, freguesia de Santa Maria dos Anjos, Monção, Lº misto, nº 2, fls.162.

FELGUEIRAS GAIO, Marinhos, § 13, nº15.

Aos quatorze dias do mes de fevereiro receby na forma / da Santa madre Igreia Jeronimo marinho filho de / Vasco marinho que deus tem e de Caterina Ribeira com / Maria Soarez filha de Fernam Soarez outrosy defunto / e de Meçia de Lira, dispensados no 4º grao de con / sanguinidade forão testemunhas Pedro Lobato, Francisco de Crasto, / gaspar pereira todos desta Villa e outrosi declaro / que foi no anno de mil quinhentos noveta e / nove annos / Cristovão Rebello

1604 Novembro 15

Óbito de D. Mécia de Lira

A.D.V.C. Registos Paroquiais, freguesia de Santa Maria dos Anjos, Monção, livro…nº, fl…

FELGUEIRAS GAIO, Liras, § 11, nº 6, subnº 7 e Araújos, § 222, nº 21.

Aos quinze dia do mes de Novembro faleçeo / Mecia de Lira fez manda faleçeo no ano so / bredito cumpridores seus filhos João Sanches, E Pedro Soarez / Christovão Rebello / Cumprida e Registada

Na margem:

Mecia de / lira maj / de João / Sanches


1634 Setembro 3

Óbito de João Sanches de Moscoso.

A.D.V.C. Registos Paroquiais, freguesia de Santa Maria dos Anjos, Monção, livro misto nº 4, fl.138.

FELGUEIRAS GAIO , Vasconcelos, § 142, nº 21 e Araújos, § 222, nº 21, subnº 22.

Aos tres dias do mes de setembro de mil e seis / centos e trinta e quatro faleceo João Sã / ches de moscoso fez manda compridor / seu genro Marcos Malheiro eCsptovã / rebelo Rector desta villa es ta sepul / tado na capela mor da igrega Matriz des / ta vila na sepultura en que esta sua mulher e sogra / Pedro Ribeiro

1635 Maio 18

Casamento do Dr. Gaspar da Fonseca e de D. Catarina Soarez filha de Jerónimo Marinho Falcão

A.D.V.C. Registos Paroquiais, freguesia de Santa Maria dos Anjos, Monção, livro misto nº 4, fl. 91 verso.

FELGUEIRAS GAIO , Marinhos, § 13, nº 15, subnº 16, não diz com quem casou.

Aos dezoito dias do mes de mayo de seis / çentos, E trinta, E çinco recebi, E casei / eu Christovão rebello rector da Igreia / matris desta Villa per liçença do Vigario / geral desta Comarca o doctor gaspar de / fonseca de sousa, com Dona Catarina Soarez / filha de Jeronimo Marinho falcão, E maria / Soarez de moscoso desta Villa forão Testemunhas / presentes o doctor gregorio baltaçar de / moraes desembargador da casa E relação / da Cidade do porto, E Antonio da silva / machado E Bernardo gomez escrivão / E o dito Antonio da sylva machado mei / rinho da alçada em que o dito doctor esta / nesta Villa e, Antonio de magalhaes de / menezes francisco Soarez de castro, E Manuel / de lira de ylhoa desta Villa, E toda / a mais nobreza della / Christovão Rebello

1642 Julho 20

Doação para casamento feita pelo P.e Francisco de Lira de Passos a Pedro Soares de Moscoso.

A.D.V.C. Registos Notariais, Monção, 4º Ofício, Livro de Notas de Gonçalo Rodrigues Caldas, 1640, Julho 29 - 1643, Março 09, cota 5. 7. 1. 4. fl.s 139, 139 v, 140 e 140 v.

fl. 139

Contrato de dote de Pedro Soares de moscoso com jsabel de passos

SajBão Coantos este estromento de contrato de dote e ca / samento e obriguasão d este dja para sempre ou pella / via que mais en direito aja luguar viren que no / ano do nasjmento de nosso Senhor Jeshus Crjsto de mil / e seis sentos he corenta e dous anos aos Vinte / djas do mês de julho no araballde desta / Villa de monsão e casas que ficarão de / João cosco de lljra ahj en presença de mim ttabelião / e testemunhas ao djante nomeadas pareseo pre / zente e outorgante o Reverendo padre francisco de ljra / de pasos cleriguo de misa morador neste araballde / pessoa per mim tabeliam conhecida e per elle foj djto / que Com ajuda de deos nosso Senhor estava contratta / do por pallavras de presente de casar a / sua jrmão jsabell de Pasos donsella filha que fj //

______________________________________#______________________________________
fl. 139 v.

// cou do djto João cosco de llira e de sua molher marja / de amorim (?) defuntos, com pero soares, mansebo solteiro / diguo, de moscoso, mansebo solteiro que prezente esta / va outrosj pessos de mim tabaliam conhecida filho que ficou de / Fernão Soares de moscozo e de sua molher Jsabel / Soares defuntos moradores que forão na sua Quinta de ven / toselo freguesia desta Villa e que casando elle / Pedro soares de moscoso com a djtta sua jrmão / Jsabell de Pasos e resebendoa legitimamente / en fase da igreja elle padre Francisco de llira / de Pasos lhe dava e dotava, e prometja en / dote e casamento causa de tios os bens de seu / patrjmonjo que per hua escretura de dote o do / asão lhe farão dotados na forma do ella / pello djto seu paj João cosco de llira com / todo mais largamente constava da djta / escretura feita na nota de andre de baros / fallcão tabellião que foj nesta Villa que Re / sa ser feita aos trese djas do mês de fevereiro do / ano de mjlle e seis sentos e trinta e hu anos / os coais bens do djto patrjmonjo e dote se / tjnha elle dotador alevantado e os / tinha escolhjdo pellas legitimas do dito / seu paj e maj e dos djtos bens lhe larguava na (?) / a pose a elles dotados e encoanto a não to (?) / ren se constetuhja per seus simples colono / pesujdor en seus nomes e sobmente se ser (?) / os usos e frujtos dos bens do djto patrjmonio (?) //

______________________________________#______________________________________
fl. 140

// para sua comgrra e sostentasão ate elle do / tador ter benefisio de que se pudese sos / tentar e en caso que a não tjvese aen sua / vjda elles dotados ou seus erdeiros per seu fa / lesjmento delle dotador posão aver os bens / do djto patrjmonio e alen dos djtos bens / do djto patrjmonjo atras dotados entrava / ella dotada isabelle de pasos com todos / os bens moveis e rais que tinha erdado per fa / lesjmento dos djtos seu paj e maj e parte dos ter / sos ou todos que ella outrosj tjver erdado pelo / djto seu paj e maj na forma de seus testamentos (?) / com declllarasão que en caso que dentre an / bos de legitjmo matrjmonjo mão aja filho nen / filha en tall caso cada coalle se levanta / ra com seu dota e os bens que adqueriren / durante o matrjmonjo os partjrão de / per mejo per que com estas condesonis se com / tratavão e tjnhão comtratado e com ou / tras não e elle dotador francisco de lljra / dise que se obrjguava com sua pessoa e bens a lhe / fazer sempre este dote bem e seguro en / juiso e fora delle da não jr contra elle / en tempo allgun e pello djto pedro soares / de moscoso dotado foj djto que elle rese / bia e asejtava este dote com as condjsonis / delle e se obriguava com sua pessoa e bens / a reseber en fase da igreja a dotada isabell //

______________________________________#______________________________________
fl. 140 v.

// de pasos per sua legitima molher e asj o diserão he / outorgarão e asejttarão he eu tabeliam como pessoa / publica asejtante o asejtej en nome da dotada / não presente estando prezentes por teste / munhas afonso pereira de Castro e andre velho / d azevedo (?) e marcos malheiro d antas e Francisco / d araujo pereira todos moradores nesta Villa e antonjo / barbosa marjnho morador na sua quinta de são mj / guell de funtoura termo da Villa de Valenca / de mjnho que asjnarão com elle dotador / e dotado e eu Gonçalo Roiz tabeliam o esprevi / Francisco de lira de paços / Pedro soares de moscoso / Antonio barbosa marinho / Andre Velho d azevedo / Afonso Pereira / Francisco de araujo pereira Marcos Malheiro d antes

1642 Setembro 8

Casamento de Pedro Soares de Moscoso e de D. Isabel de Passos Figueiroa.

A.D.V.C. Registos Paroquiais, freguesia de Santa Maria dos Anjos, Monção, livro misto nº 4, fl.104.

FELGUEIRAS GAIO, Soares Tangis, § 21, nº 12.

Aos oito de 7 setembro de seis centos / e quarenta e dous de minha licença / resebeo frencisco de lira de passos a Pedro / Soares de Moscoso filho de Fernam / Soares de Moscoso e de sua molher Isabel / Soares de britto. Cõ isabel de passos / figueiroa filha de João Cosco de Lira / e de Maria de amorim e na forma / do Sagrado Consilio estando por testemunhas / presentes João Marinho Falcam / e afonso pereira de Castro e Antonio / de britto pereira. / Villaça

Entre a documentação que enviei para esta página sob o tema família Marinho Falcão, encontrará mais alguns documentos que lhe poderão interessar.

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#5446 | JMBM | 01 jun 2001 20:49 | Em resposta a: #5239

Caro Eduardo Albuquerque

peço imensa desculpa de só agora lhe agradecer os seus elementos .
um abraço . José Manuel Bela Morais.

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#5660 | fjardim | 08 jun 2001 20:47 | Em resposta a: #5446

NÃO sei se vou repetir alguma coisa. O palácio da Brejoeira é o que apareceu recentemente numa publicidade do Herman José, num anuncio do mercedes classe A. Desculpem a ignorância se estiver enganado. Mas se consultar os "Os mais belos palácios de Portugal", encontrará este palácio e algumas referências acerca desta familia.
Segundo recordo-me, dizia que esta familia não descendia de sangue real, mas havia sangue real com este sangue .

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#15900 | artur41 | 16 jan 2002 23:15 | Em resposta a: #5660

Caros colegas


Será que me podem elucidar a respeito da ascendência de D.Teresa Bernarda Pereira Caldas?
Sei que se casou com Carlos José da Cunha, militar que foi em missão para o o Brasil em 1820, foi Governador de Caminha. Seu filho, Bento José da Cunha Viana, nascido em 1817, terá acrescentado o apelido Viana por ser natural de Viana do Castelo, e por questões familiares para se demarcar de restante família.
Postos estes pressupostos, seriam, assim, antepassados de meu avô materno Floriano Viana Pereira da Costa.


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#16232 | artur41 | 25 jan 2002 14:15 | Em resposta a: #3471

Caro Vasco


Estou a tentar reconstituir parte da árvore genealógica da minha mãe.
Por acaso, pode-me elucidar a respeito da ligação dos Pereira aos Caldas, resultando nos Pereira Caldas?



Um abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#16249 | Vasco Jácome | 25 jan 2002 19:25 | Em resposta a: #16232

Caro Artur Camisão Soares

Como provavelmente já é dos seus conhecimento, os Caldas são família oriunda, ou estabelecida muito cedo na zona de Paredes de Coura. Como se pode ver no Felgueiras Gayo, no ttº de Caldas, ao longo dos séculos deu origem a vários ramos laterais, principalmente do Alto Minho. Assim, é possível a existência de vários cruzamentos com Pereiras.

O que conhece mais remoto sobre esse costado é o que está na sua outra mensagem do tópico?
Parece-me que o melhor era tentar que o Arquivo de Viana fizesse uma busca a paroquiais a ver se esclarece mais alguma coisa. Convinha era saber a freguesia de naturalidade da D. Teresa Bernarda Pereira Caldas (talvez a partir do seu casamento), claro.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#16254 | artur41 | 25 jan 2002 20:24 | Em resposta a: #16249

Caro Vasco Jácome


De facto tenho investigado alguma coisa a respeito da família Caldas.
Relativamente aos meus antepassados Viana, tinha dúvidas a respeito das suas origens. Isto porque o meu avô materno faleceu quando eu tinha 3 anos. Para além do mais, segundo soube, falava pouco dos seus antepassados aos filhos: o meu tio João Afonso e a minha mãe. Talvez porque tivesse ficado chocado com a atitude de meu bisavô Francisco Pereira da Costa, que abandonou o lar e foi para o Brasil.
Curiosamente, embora soubesse que tinha alguns ilustres ancestros, como soube pelo meu tio, o meu avô Floriano era duma simplicidade extraordinária, embora fosse um monárquico convicto.
Resumindo e concluindo, o mais remoto que conheço sobre o costado de minha bisavó Jacinta Vianna de Queiróz, foi-me dito no tópico ( Família- Cunha Viana ) pelo nosso colega Rui Cunha Viana. Vou contactar o Arquivo Distrital de Viana do Castelo, no sentido de se fazer uma busca paroquial. Vou seguir o seu conselho, procurando saber a freguesia de naturalidade da minha ancestra D.Theresa Bernarda Pereira Caldas.
Os meus agradecimentos pela resposta.


Um abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#16293 | mbp | 26 jan 2002 20:06 | Em resposta a: #15900

Caro Artur Camisão Soares

Num registo de bap. que encontrei em Viana do Castelo datado de 1780 aparecem como padrinhos Gonçalo Pereira Caldas ,Coronel do Regimento de Infantaria de Valença e sua mulher Dona Ignacia Micaella Antónia de Castro Bacelar de Vasconcelos.
Nunca se sabe , pode ser que este dado lhe seja útil.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#16294 | artur41 | 26 jan 2002 20:17 | Em resposta a: #16293

Caro Miguel Brandão Pimenta


Os meus agradecimentos pela informação. Vou contactar o Arquivo Militar, para além de contactar instituições, quer em Valença, quer em Viana do Castelo.


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#16298 | JMBM | 26 jan 2002 21:30 | Em resposta a: #15900

Caro Artur Camisão Soares

também estou interessado na família Pereira Caldas , que é a da minha mulher e meus filhos !
Essa D.Teresa Bernarda não tenho conhecimento ! Posso enviar-lhe o que tiver sobre os Pereira Caldas , que não é muito mas também não é pouco.
dê-me o seu e-mail para um contacto mais rápido e a sua morada para lhe enviar assim que puder os dados .
Já agora a sua mãe como se chamava ? é por esse lado que há Pereira Caldas ?
a família é de São Paio de Segude , Monção ! e chega-se até á avó de D. Nuno Álvares Pereira ... não consegui ainda saber bem ...
José Manuel Bela Morais .

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#16299 | artur41 | 26 jan 2002 22:30 | Em resposta a: #16298

Caro José Manuel Bela Morais


A minha mãe chama-se Maria Cristina Viana da Costa (Camisão Soares ): é por este lado que há Pereira Caldas, faltando reconstituir, a árvore, no periodo que medeia entre Jacinta Vianna de Queirós e Bento José da Cunha Vianna, filho de Carlos José da Cunha e de D.Theresa Bernarda Pereira Caldas.
Relativamente aos Pereira, o meu tio João (irmão de minha mãe;infelizmente já falecido) dissse-me que nós estariamos ligados à família de D.Nuno Álvares Pereira, não sabendo bem como!
Agradeço-lhe o envio dos dados que tiver sobre os Pereira Caldas, para a seguinte morada:

Rua Tristão Vaz, Nº41, 3ºDto
1400-350 Lisboa


Com os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares
arturcamisao@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#16319 | Vasco Jácome | 27 jan 2002 17:13 | Em resposta a: #16298

Caro José Manuel Bela Morais

O General Gonçalo Pereira Caldas de quem fala Miguel Brandão Pimenta está no Felgueiras Gayo ttº de Soares Tangis §26 N16 e ttº de Costas §131 N11 e era Sr. da Casa de Sende em Monção.

Esta Casa também está no Canaes de Figueiredo no costado 97 com a respectiva continuação nas “Últimas Gerações”.

Será que os Pereira Caldas da sua mulher estão ligados a esta Casa de Sende?

Parece-me que quase toda a ascendência deste Gonçalo Pereira Caldas está no Gayo. Se também me quiser enviar (vascojacome@net.sapo.pt) ou colocar aqui no Fórum o que tem sobre os seus Pereira Caldas, posso tentar ver se entroncam nos que estão no Gayo. Se é que não fez já isso, claro!

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#16321 | JMBM | 27 jan 2002 18:09 | Em resposta a: #16319

Caro Vasco Jácome

muito obrigado pela sua intervenção .
a minha mulher é Maria Eugénia Pereira Caldas , a sua mãe idem , o avô materno Adriano Garcêz Pereira Caldas , filho de Manuel José Vilarinho Pereira Caldas n.1859 em São Paio de Segude , Monção , filho de Marcelino José Pereira Caldas n.26.8.1817 em São Paio de Segude , filho de António Manuel Pereira Caldas n.2.12.1769 em São Paio de Segude , filho de João Pereira Caldas ou de Caldas este casou com Rosa Maria Rodrigues de Barros .

Depois tenho outro João Pereira Caldas n.1775 ,( uma sua irmã - Maria Luísa Cléofa Pereira Caldas - casou com Luis Pereira Velho de Moscoso que mandou construir o palácio da Brejoeira ) cujos ascendentes são ; filho de Luis Rodrigues Caldas ( o do Largo do Caldas / CDS.PP ) , Filho de António Soares Vilarinho que casou com Ana de Caldas , filho de João Rodrigues Vilarinho , filho de Manuel Alvares Vilarinho , filho de Paulo Gomes Vilarinho , filho de Rodrigo Alvares Vilarinho .... até á avó de D. Nuno Alvares Pereira ....

Estes dois João Pereira Caldas ainda não consegui ligá-los . Também não consigo fazer a pesquisa necessária , por questão de tempo e distância .

Os Vilarinhos andam sempre ou quase sempre ligados aos Caldas !

Se me puder mandar o que tem o GAYO , se é que é possível ?? agradeço muito.
Quanto ao General Pereira Caldas não sei quem é !

Pode ser que o Artur Camisão Soares , tenha mais disponibilidade para investigar ! Vou-lhe dar os elementos que tenho e depois logho se vê ! obrigado . José Manuel Bela Morais .

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#16326 | Vasco Jácome | 27 jan 2002 21:59 | Em resposta a: #16321

Caro José Manuel Bela Morais

Relativamente aos primeiros Pereira Caldas neste momento não encontro nada.

Quanto aos ligados à Brejoeira há alguma diferença em relação ao que está no Gayo (árvore de costados 215 do tomo III, Canaes de Figueiredo (costado 225) e as correcções ao costado, feitas por Sousa Machado, nas “Últimas Gerações”. Estes fazem:

I Geração:

1- D. Luísa Maria Cléofa Pereira Caldas, filha de:

II Geração:

2- Luís Rodrigues Caldas, Cav. de Cristo, negociante em Lisboa e muito rico.
3- D. Maria Gertrudes Rosa Pereira de Sousa

III Geração:

4- António Rodrigues Vilarinho
5- D. Ana de Caldas
6- Simão Pereira Velho de Moscoso, Sr. da Brejoeira
7- D. Maria de Castro e Sousa

IV Geração:

8- João Rodrigues Vilarinho
9- D. Francisca Soares de Brito
10- Sebastião Caldas
11- D. Maria Rodrigues Gomes
12- Marcos Pereira Velho de Moscoso
13- D. Maria Luísa Bernardes Ponce de Leão
14- Pedro Caldas de Castro e Sousa
15- D. Angela Marinho Falcão

António Rodrigues Vilarinho e D. Ana de Caldas (4 e 5) foram também pais de Teresa Rodrigues Caldas que de Marcos Pereira Velho de Moscoso (filho de Simão Pereira Velho de Moscoso, Nº 6) teve Luís Pereira Velho de Moscoso marido de D. Luísa Maria Cléofa Pereira Caldas.

Teriam então também tido um João Pereira Caldas. Se realmente o arquivo de Viana lhe conseguisse fornecer a filiação do outro João Pereira Caldas cc Rosa Maria Rodrigues de Barros, talvez se estabeleça a ligação.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#16333 | JMBM | 27 jan 2002 23:15 | Em resposta a: #16326

Vasco Jácome

obrigado e um abraço .
José Bela Morais.

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#16951 | ruivianart | 09 fev 2002 01:38 | Em resposta a: #16254

Estimado Camisão Soares
Como lhe disse Theresa Bernarda P.C. era mãe do Bento da Cunha Viana meu trisavô. Seu marido Carlos José da Cunha tinha um irmão médico cirurgião(?) Francisco José da Cunha, e creio um outro Bento da Cunha. Francisco e Gertrudes Margarida da Cunha eram os pais de Aurélia Amália da Cunha, mulher do Bento (eram primos entre si)e aí o início da zanga familiar...,depois conto-lhe mais detalhes.
Conheci um sobrinho-neto do Coronel Antonio da Cunha Viana. Logo lhe digo mais assim que souber. Abraços. Rui Cunha Viana

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#16955 | artur41 | 09 fev 2002 11:13 | Em resposta a: #16951

Estimado Rui Cunha Viana


Muito me apraz receber uma mensagem sua.
Então o que esteve na base da grande zanga, foram questões entre primos. Está pois levantada " a ponta do véu ".
Já agora, numca ouviu falar " do menino de oiro " de Viana do Castelo?
Entretanto, fico a aguardar mais notícias suas.


Um forte abraço

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#17010 | ruivianart | 10 fev 2002 20:28 | Em resposta a: #16955

...é verdade! Consta que encontrou a prima a servir à mesa em casa de familia (!)e furioso resolveu casar com ela cortar relações com os restantes...É um episódio digno do Eça.
Continuo interessado em descobrir mais sobre aquela passagem do pai pelo Forte de Ínsua, pouco antes de falecer. Está pouco documentada. Sabe onde poderei saber mais sobre governadores de praças militares?
Bom deixou-me intrigado sobre essa do "menino de oiro"!
Algo me diz que já deveria saber. Vai uma dica?
Aquele abraço
Rui Cunha Viana

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#17051 | artur41 | 11 fev 2002 20:31 | Em resposta a: #17010

Caro Rui


Desconhecia, de facto, tais peripécias.
Quanto aos governadores de praças militares, poderá encontrar bastanta documentação no Arquivo Histórico Militar; entretanto eu vou tentar saber algo sobre nossos antepassados.
Relativamente ao " menino de oiro ", seria, penso eu, seria bisavô do meu avô Floriano Viana Pereira da Costa. Pelo que sei, na altura seria dos maiores armadores de Viana do Castelo.
Vou consultar os registos de Viana, entretanto, se souber mais alguma coisa transmitir-lhe-ei.


Aquele abraço

Artur Viana da Costa Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#17089 | vbriteiros | 12 fev 2002 17:41 | Em resposta a: #16333

Se pretender o texto das Nobres Casas de Portugal que menciona o casamento de Moscoso /Pereira Caldas, posso transcrever-lho porque possuo a obra completa.
Tambem tem Caldas na Casa da Andorinha nos Arcos.
Cumprimentos.
vasco

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#17091 | JMBM | 12 fev 2002 18:19 | Em resposta a: #17089

Vasco

agradecia muitíssimo .
um abraço . José Manuel Bela Morais .

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#17125 | vbriteiros | 13 fev 2002 14:24 | Em resposta a: #17091

Transcrição do texto de parte da pág. 203 do livro Nobres Casas de Portugal, Volume I de António Lambert Pereira da Silva:

Marcos Pereira Velho de Moscoso, que adoptoupor apelido a alcunha “Pé-de-Ferro” que vinha de seu bisavô, para justificar a sua ascendência e obter o hábito de Cristo, que lhe foi concedido em 17.06.1766. Casou com Teresa de Jesus Rodrigues Vilarinho ou Teresa Vilarinho, descendente da avó de D. Nuno Álvares Pereira e irmã de Luís Rodrigues Caldas, possuidor de grande fortuna. Este Luís Caldas ,nascido em Badim em 1721, tinha de sociedade com um seu irmão, João Rodrigues Caldas , plantações de tabaco. Como o comércio de tabaco estava em regímen de monopólio foi denunciado . As pesadas multas que foram obrigados a pagar empobreceram-nos e levaram-nos a abandonar a Pátria , emigrando para Brasil em busca de fortuna. A sorte favoreceu-os. Em 1752, Luís Caldas voltava para Lisboa rico e opulento e em breve conquistava na capital boa situação social, sendo elevado ao grau de Cavaleiro da Ordem de Cristo, fidalgo de cota de aramas.
Do seu casmento teve:
Luís Pereira Velho de Moscoso, que nasceu em 1767 e foi fidalgo da casa Real, Comendador da Ordem de Cristo, Coronel das Milícias de Viana e Senhor por herança se seus pais do Morgado da Brejoeira, morgadio instituído por tradição em 1500. Casou com sua prima D. Luisa Cleofa Pereira Caldas, filha de Luís Rodrigues Caldas de sua mulher D. Maria Rosa Gertrudes de Sousa Pereira, filha de Simão Pereira de Moscoso.
Tiveram dois filhos , Marcos que morreu demente e o sucessor Simão Pereira velho de Moscoso.
Cumprimentos
vasco briteiros

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#200437 | ivo clds | 15 jun 2008 21:01 | Em resposta a: #3393

eu n sei nada sobre a familia pereira caldas!
so sei k sou tb ivo santos pereira caldas
nasci nas caldas da rainha e o meu pai tb
abrço a tds mas nd sei sobre a minha familia

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#212375 | tetetrevino | 03 nov 2008 19:09 | Em resposta a: #16293

Caros confrades...
Sou bisneta de Leandro Antonio Pereira Caldas(n. 1850-f.1907), filho de Miguel Antonio Pereira Caldas, fazendeiros de café em sapucaia-Rio de Janeiro-Brasil no século XVII.
Busco os Pereira Caldas que ficaram no Brasil,....talvez originários da família de Monções que cito a seguir:
Em recente estudo descobri que este Gonçalo Pereira Caldas que tratam aqui era irmão de João Pereira Caldas(1724-1794).um dos filhos ilustres da Casa de Sendes e Governador das capitanias do Piauí(1759-1769), do Pará(1770-1779) e depois Rio Negro e Cuiabá(1779-1789) no Brasil.
Seu pai, Gonçalo Pereira Lobato de Sousa(nasc.1668 e f.em 1761) cc Joana Maria Pereira de Castro(1724) também esteve no Brasil como Governador do Maranhão entre 1753 e 1761.Este, também, um seguidor do pai João Pereira de Caldas(n.1632-f.1702) cc (segundas nupcias) Mariana Catarina de Lançõis e Azevedo em 1681 e Capitão-mor da capitania de Moucha(Piauí) no Brasil até 168, quando volta a Portugal e assume como governador.Ele era filho de D.Roiz de Caldas cc Grimaneza Pereira de Araujo.
Alguém poderia me informar sobre a primeira esposa de João Pereira de Caldas e se deixou descendencia no Brasil?
E sobre a descendencia no Brasil de seu neto João Pereira Caldas?
Atenciosamente
Maria Thereza Caldas de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#212442 | Samuel C O Castro | 04 nov 2008 15:27 | Em resposta a: #212375

Cara Maria Thereza,

Gostaria de contribuir contigo, mas infelizmente não tenho elementos para lhe fornecer do que procuras.

Mas, o ramo a que se refere, descende dos Castros que tenho em minha base e gostaria de lhe questionar alguns pontos. Tomei a liberdade de solicitar seu contato ao Genea, aos quais estou aguardando seu retorno ao e-mail que lhe será disponibilizado.

Em sua mensagem de ontem, citaste o ano de 168... Qual serei o ano correto?

Na ascendência de seu ramo brasileiro, algum descendente chegou a assinar Castro ?

Dos anos acima que citaste, por acaso tens as datas completas DD/MM/AAAA e locais?

Quando me contatares poderei lhe enviar alguns dados que tenho desse ramo.

Agradeço uma atenção. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#212445 | tetetrevino | 04 nov 2008 16:23 | Em resposta a: #212442

Caro Samuel
Meu e-mail para contato é therezatrevino2003@yahoo.com.br
Eu achei estes Pereira Caldas portugueses buscando no site www.museu-emigrantes.org/joao_pereira.htm e goncalo_pereira.htm
Todas as datas e locais por onde passaram no Brasil e em Portugal que necessitas está no site.
Eles são três gerações de portugueses: João Pereira de Caldas, seu filho Gonçalo Pereira Lobato e Sousa cc Joana Maria Pereira de CASTRO e, seu neto, João Pereira Caldas que foram governadores de capitanias no norte do Brasil.Há também um outro neto Gonçalo Pereira Caldas que lutou contra as tropas de Napoleão que queriam invadir Portugal em 1807 e esteve aqui com o pai.
Eu achei que poderiam ter deixado descendência no Brasil e alguém daqui soubesse de algo ou como eu poderia entronca-los a uns Pereira Caldas meus parentes de Sapucaia. As gerações seguintes não usaram Castro.
Eu somente achei até agora estes dois parentes Pereira Caldas, o Miguel , meu tetravô e o Leandro meu bisavô, que suponho tenha nascido entre 1850 e 1860, além disto, ainda não achei irmãos de Leandro que poderiam ter o Castro.
Se quiser me escreva diretamente.
Atenciosamente
Maria Thereza Caldas de Andrade Trevino

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#212447 | tetetrevino | 04 nov 2008 16:29 | Em resposta a: #212442

Caro Samuel,
complementando esta mensagem o confrade mpb aqui acima em 26/01/2002 já havia citado o General infante Gonçalo Pereira Caldas cc Dona Ignacia Micaella Antónia de CASTRO Bacelar de Vasconcelos.
Veja outra CASTRO aqui representada nesta família Pereira Caldas.
Pode ser que não sejam meus parentes, mas quem sabe são seus!
Abs
Thereza Trevino

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#212450 | tetetrevino | 04 nov 2008 16:59 | Em resposta a: #16319

Caro prof. Vasco Jacome

Será que os meus Pereira Caldas, brasileiros, fazendeiros de café no município de Sapucaia-Rio de Janeiro durante o século XIX são descendentes destes da Casa de Sende - Monção, que foram governadores de capitanias no Brasil no século XVII e XVIII?
Que informações senhor tem?
Meu e-mail é therezatrevino2003@yahoo.com.br
Atenciosamente,
Maria Thereza Caldas de Andrade Trevino

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#213444 | Bellis | 17 nov 2008 20:07 | Em resposta a: #5239

Caro Eduardo

Fico admirado com um assento de casamento de 1642 entre PEDRO SOARES DE MOSCOSO e ISABEL DE PASSOS FIGUEIROA, uma vez que de um segundo casamento daquele com LEONOR VELHO PEREIRA, nasceu em 1640 MARCO PEREIRA VELHO DE MOSCOSO.
Como pode ter casado pela primeira vez numa altura em que já havia um filho do segundo casamento?

Não é para complicar, mas algo está mal contado

Cumprimentos

Bellis

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#213475 | Bellis | 18 nov 2008 09:23 | Em resposta a: #17089

Bom dia Vasco

Desculpe incomodá-lo mas gostava de saber se existirá algum documento que refira o casamento de PEDRO SOARES DE MOSCOSO com LEONOR VELHO PEREIRA, que faz a ligação entre MOSCOSOS e PEREIRAS.
Grato pela sua atenção.


Hélio d´Oliveira Pereira

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#213712 | Bellis | 21 nov 2008 13:08 | Em resposta a: #213475

Bom dia Vasco

Tenho em meu poder um registo paroquial de batismo, que penso ser de SIMÃO PEREIRA VELHO DE MOSCOSO, mas não tenho como confirmar.
Se alguém puder ajudar, agradeço imenso, pois penso que este SIMÃO poderá estar na minha família paterna:

...aos dois de Novembro de seiscentos e oitenta e sete baptizei o SIMÃO, que nasceo aos 28 do mês passado, fº de MARCOS PEREIRA DE MOSQUOSO e de sua mulher Dona Luiza; forão padrinhos ANTÓNIO PEREIRA DE CASTRO DE MANZEDO (?) e Dª Constança, religiosa e ABB.ª do Mosteiro de S. Franc.º de Monção.

Cumprimentos
Hélio oliveira Pereira

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#213719 | Bellis | 21 nov 2008 13:56 | Em resposta a: #5446

Bom dia Eduardo

Tenho em meu poder um registo paroquial de batismo (paróquia de Pinheiros, Monção) que penso ser de SIMÃO PEREIRA VELHO DE MOSCOSO, mas não tenho como confirmar.
Se alguém puder ajudar, agradeço imenso:

...aos dois de Novembro de seiscentos e oitenta e sete baptizei o SIMÃO, que nasceo aos 28 do mês passado, fº de MARCOS PEREIRA DE MOSQUOSO e de sua mulher Dona Luiza; forão padrinhos ANTÓNIO PEREIRA DE CASTRO DE MANZEDO (?) e Dª Constança, religiosa e ABB.ª do Mosteiro de S. Franc.º de Monção.
Abbe Luis Velloso

Cumprimentos
Hélio oliveira Pereira

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#213756 | GPC40 | 22 nov 2008 13:20 | Em resposta a: #213719

Caro Helio Oliveira Pereira,

Pelo local, cronologia e nome dos pais, este deve ser realmente o registro de batismo de Simão Pereira Velho de Moscoso. Ele está aa base de dados da Geneall (fonte: Felgueiras Gayo) em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=231321

Com meus cumprimentos,

Geraldo Pereira Caldas
Florianópolis, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#216212 | Bellis | 23 dez 2008 09:53 | Em resposta a: #3471

Bom dia Vasco

Já agora, e não querendo maçar, haverá aqui algum confrade que seja de Guimarães e pudesse fazer o favor de confirmar se existem retratos dos Velhos de Moscoso na Pousada de Santa Marinha da Costa, e se podem ser fotografados digitalmente.
Tenho alguns Moscosos na árvore genealógica e seria interessante ver a "pinta" desses ancestrais.

Cordiais saudações e Boas Festas

Hélio d ´OLiveira Pereira

Resposta

Link directo:

RE: pereira caldas - família

#289038 | anabcosta | 12 out 2011 20:40 | Em resposta a: #212445

Boa noite,
Poderá informar-me se tem conhecimento do relacionamento da antiga Família Pereira de Castro, de Lara - Monção, com ramificações para o concelho de Valença (Verdoejo - Caso do Paço - Capela da Quinta de St. António da Casa do do Paço, e na freguesia de Gondomil).
Grata
Ana Bela Costa

Resposta

Link directo:

Pereira Caldas - família

#365487 | maria_mascarenhas | 28 jan 2016 07:47 | Em resposta a: #3393

Bom dia,
Encontrei um artigo interessante no Jornal Ilustrado de 12 Março 1878 que anuncia o baptismo de Laura Victória Pereira Caldas, de Silves. Gostaria de saber como se relaciona a madrinha, Maria José Athayde Sepúlveda Pimentel Mascarenhas, com esta família. Consegue esclarecer a minha dúvida?
Cumprimentos,
Maria Mascarenhas

http://purl.pt/14328/1/j-1244-g_1878-03-12/j-1244-g_1878-03-12_item2/j-1244-g_1878-03-12_PDF/j-1244-g_1878-03-12_PDF_24-C-R0150/j-1244-g_1878-03-12_0000_1-4_t24-C-R0150.pdf

Resposta

Link directo:

pereira caldas - família

#387673 | abivar | 20 dez 2017 18:53 | Em resposta a: #365487

Cara Maria Mascarenhas,

Só agora vi esta sua mensagem com o "link" para o Diário Ilustrado de 12/3/1878, com a descrição, que achei curiosíssima, das festas que se realizaram por ocasião do baptizado da minha parente Laura Pereira Caldas (prima direita da minha Avó materna, Albertina Pereira Caldas). Há um lapso no nome do pai da baptizada, pois chamam-lhe "António Manuel Pereira Caldas", que era o nome do meu bisavô (de quem herdei o nome próprio), quando era o irmão, Francisco Manuel Pereira Caldas, futuro Conde de Silves. Para além da mãe da baptizada e do avô materno (também meu tio-trisavô, Salvador Gomes Villarinho, já que era tio materno do genro), na notícia referem diversos convidados "meus conhecidos", como a minha bisavó Bárbara de Sant'Anna Cabrita (casada no ano seguinte, em 1879, como o acima referido meu bisavô), o pai dela, João de Sant'Anna Cabrita, uma irmã, Maria do Carmo de Sant'Anna Leite e o marido desta, Francisco Leite. A madrinha da criança deve ser esta: https://geneall.net/pt/nome/2539281/maria-jose-sepulveda-mascarenhas/

Com os melhores cumprimentos

António Bivar

Resposta

Link directo:

pereira caldas - família

#387674 | abivar | 20 dez 2017 18:59 | Em resposta a: #365487

Cara Maria Mascarenhas,

Na minha anterior mensagem, esqueci-me de indicar que pode seguir a ascendência da referida Laura Pereira Caldas aqui: https://geneall.net/pt/nome/1057267/laura-gomes-vilarinho-pereira-caldas/ ; não encontro parentesco com a madrinha; em contrapartida talvez a madrinha fosse parente da minha bisavó (futura tia por afinidade da baptizada) pelos Cabritas de Alcantarilha.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 17:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen