Família Sela, de Pinhel

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Sela, de Pinhel

#33978 | Miguel Mora | 22 jan 2003 23:31

Caros Confrades

Ao iniciar este tópico, pretendo contibuir para a discussão e conhecimento de uma família que tudo indica ter estado muito ligada aos destinos de Pinhel, e da qual parecem derivar a maior parte dos "Falcões" da região, tal como se pode constatar no tópico "Família Freire Falcão". Contudo, a essa preponderância local não correspondeu a sua presença nos mais conhecidos nobiliários, onde, ou é ignorada ou tratada de forma sucinta.
O único título de "Sellas" que conheço surge na "Pedatura Lusitana" (Tomo V, vol. II, pp. 99-101), mas Alão de Morais nada adianta sobre a origem do apelido, não conseguindo sequer estabelecer as relações de parentesco entre parte dos seus detentores, situando-os porém em Pinhel, "aonde esta familia hé antiga".
Por sua vez, Pinho Leal, ao discorrer sobre Pinhel no "Portugal antigo e moderno...", menciona "os capitulos especiaes que o procurador d'esta villa, Fernão de Sella, offereceu nas côrtes d'el rei D. Affonso IV, celebradas em Evora, no anno de 1325", onde primeiramente expôs "elle procurador que D. Gonçalo, filho do conde de Marialva fizera uma coutada na aldeia de Ervas Tenras, no termo de Pinhel, sem titulo algum para o fazer, com a qual tinha levado por sua força muito gado, pelo que o concelho o citou perante o corregedor da comarca, mas não obedeceu" (Op. cit., vol. VII, p. 77). Apesar de o Rei e a data se encontrarem obviamente trocados - dado o fidalgo visado ser o 2.º Conde de Marialva e Meirinho-Mor de D. Afonso V -, não será de excluir que o dito "Fernão de Sella" possa ter representado o concelho de Pinhel numa das muitas ocasiões em que este Monarca reuniu as Côrtes, o que constituiria um indício mais da remota presença desta família na região.
A Pinho Leal se deve igualmente a transcrição das inscrições tumulares de três "Sellas", que ainda em 1876 se podiam observar no convento de São Luís de Pinhel, a saber (Op. cit., p. 88):

«Aqui jaz Luiz de Figueiredo Falcão, Fidalgo da Casa de El-Rey N. Senhor: que foy Secretario del Rey Filipe III. Filho de Heitor de Sela Falcão, & de Joanna de Figueiredo, cuja foy a casa em que o dito Luiz de Figueiredo fundou, & dotou este Mosteyro, á sua propria custa, & sem ajuda de ninguem. Deyxou o seu, & não levou o alheyo. Pede huma Ave Maria pela sua alma. Fal. no anno de 1631.»

«Aqui jaz Heitor Antonio de Figueiredo Falcão, filho unico de Luiz de Figueiredo Falcão e D. Maria de Quinhones sua mulher: Commendador de 2 igrãs. (de duas egrejas ou commendas) de Christo. Falleceu no anno de Christo de 1633.»

«Aqui jaz Heitor de Cella Falcão, filho de Antonio de Cella Falcão e de Margarida Leite da Fonseca sua mulher. Falleceo no anno de 1640. Esta obra fez Francisco Tavares da Fonseca, administrador d'esta capella, por S. M. D. João IV. 1647.»

Finalmente, Felgueiras Gayo aborda a descendência de uma irmã do Secretário de Estado no § 54 do seu título de "Falcoins" ("Nobiliário de Famílias de Portugal", Tomo XIII, p. 92), e a de "Potenciana de Cella" no § 80 dos "Coutinhos" (Op. cit., Tomo X, p. 51), mas nada acrescenta sobre a proveniência de tão invulgar apelido.
Pela minha parte, julgo de grande interesse a reconstituição do percurso histórico e genealógico desta antiga linhagem pinhelense, tarefa à qual serão indispensáveis os contributos de quantos se interessam por esta região. Fundamental seria ainda a confirmação da existência das sepulturas atrás referidas, onde eventualmente poderão ter sido esculpidas as armas correspondentes ao apelido "Sella", que parece estar ligado à linha da varonia.
É, sem dúvida, um tema aliciante.

Com os melhores cumprimentos
Miguel Mora

Resposta

Link directo:

RE: Família Sela, de Pinhel

#35614 | jobe00 | 15 fev 2003 23:34 | Em resposta a: #33978

Estou convencido que estes Selas de Pinhel são Celas da Galiza. Como imagina a grafia é indiferente quando se trata de apelidos.
Resta verificar se há identidade nas armas.
João Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Família Sela, de Pinhel

#36974 | Miguel Mora | 03 mar 2003 00:22 | Em resposta a: #35614

Caro João Bettencourt

Queira desculpar o facto de só agora me ter sido possível responder-lhe, dado ter estado mais de duas semanas com o PC avariado.
Quanto à grafia do apelido em questão, eu empreguei o “S” por ser essa a forma mais utilizada, nomeadamente na Pedatura Lusitana, mas, como em tantos outros casos acontece, ambas as versões aparecem em documentos produzidos pela própria Chancelaria Régia.
Como desde criança não vou a Pinhel, gostaria de saber se ainda existem as inscrições tumulares que referi na minha anterior mensagem, o que não sei se me poderá confirmar.

Com os melhores cumprimentos
Miguel Mora

Resposta

Link directo:

RE: Família Sela, de Pinhel

#37141 | jobe00 | 04 mar 2003 21:52 | Em resposta a: #36974

Eu costumo caçar lá perto, mas há anos que lá não passo. è importante verificar quais são as armas, ali representadas ou em documentos.
Com um abraço,
João Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Família Sela, de Pinhel

#37214 | Miguel Mora | 05 mar 2003 23:25 | Em resposta a: #37141

Caro João Bettencourt

Agradeço a sua resposta e, pela minha parte, será certamente um excelente pretexto para ficar a conhecer melhor uma terra tão singular.
Logo que me possa deslocar aos Reservados da B.G.U.C., aproveitarei para lá consultar a monumental “Enciclopedia Genealógica y Heráldica Hispano-Americana, dos irmãos Alberto e Arturo García Carraffa, onde, através do site da Biblioteca do Congresso dos E.U.A., fiquei a saber estarem tratados os seguintes apelidos:
-Cela (Vol. 25, p. 212) ;
-Cella (Vol. 26, p. 18);
-Sella (Vol. 84, p. 38).
Dar-lhe-ei depois conta dos resultados.

Um abraço
Miguel Mora

Resposta

Link directo:

RE: Família Sela, de Pinhel

#245462 | E. Osório | 03 dez 2009 14:20 | Em resposta a: #37214

Caro Miguel Mora,

Poderei ter informações para si acerca destes Selas. Tentei enviar-lhe uma mensagem, mas foi devolvida. Peço que me contacte, s. f. f.

Um abraço
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Família Sela, de Pinhel

#245469 | Augusto Tavares | 03 dez 2009 15:40 | Em resposta a: #245462

Caro Eduardo Osório,

Vejo, com bastante satisafação, que as suas investigações beirãs continuam a bom ritmo. Para quando outras Raízes da Beira, neste caso, Alta?

Pois bem, terá alguma informação que permita ligar os Sela Falcão de Pinhel aos Falcões de Idanha (FCA em meados do séc. XVIII) exactamente por serem parentes daqueles e originários de Pinhel?

Cordiais saudações,

Augusto

Resposta

Link directo:

RE: Família Sela, de Pinhel

#245476 | E. Osório | 03 dez 2009 17:50 | Em resposta a: #245469

Caro Augusto Tavares,

Não tenho de facto qualquer informação sobre essa ligação. Nesta fase, estou basicamente a fazer um rastreio das mercês nas diversas chancelarias, abrangendo Guarda, Celorico, Pinhel e Trancoso, mais umas franjas. Nesse contexto, apareceram-me alguns Selas de Pinhel e quis confrontar o Miguel Mora com eles.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Família Sela, de Pinhel

#245567 | Luis K. W. | 04 dez 2009 22:24 | Em resposta a: #33978

Há um Simão de Selle na chancelaria de D João III, almoxarife da Tercena de Pinhel, Juiz de cisas e tabelião de Pinhel (lv 6-fl 70; lv 7-fl 100; lv 19-fl128vº)

Há um Sebastião de Sella na chancelaria de D Filipe I (1581-1598), tabelião de Castelo Rodrigo Lv24-fl266vº.

Chancelaria de D Filipe I (1581-1598)- Catarina de Sella, carta pª curar de Medicina Lv22-183vº

E eu tenho:
Maria Rízia Monteiro de Sella, n. 1788 em Mata de Lobos (Fig. Castelo Rodrigo-Guarda), filha de
José de Sella (c. 1786, Mata de Lobos), filho de
José de Sella, ou de Sellas (c. 1745, Marialva-Lamego), filho de
António de Selhas (de Marialva-Lamego).

Resposta

Link directo:

RE: Família Sela, de Pinhel

#277356 | didbor | 31 mai 2011 12:50 | Em resposta a: #33978

Caro Miguel Moura,

Encontrei nos assentos de baptismo da Reigada, Figueira de Castelo Rodrigo, os dados seguintes:

Manoel de Sella Falcão, casado com Helena da Costa de Mendonça, pais de :
- Catharina da Sella Falcão da Costa e Mendonça (Reigada), cc Dr Bernardo Lopes de Castilho (Vermiosa), moradores em Almendra.
- Dr Antonio Monteiro Falcão, cc D. Theodozia Garcês de Sá, moradores na Reigada.
- Helena, b.04/05/1681 (Reigada).
- João, b.28/09/1682 (Reigada).

Cumprimentos
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Família Sela, de Pinhel

#277362 | tmacedo | 31 mai 2011 14:59 | Em resposta a: #33978

Caro Miguel Mora,

Só agora e por acaso apanhei este tópico.

O apelido existe em Castelo Rodrigo desde o início o século XVI. Possívelmente será a mesma gente que aparece em Pinhel. Julgo ter visto em Castelo Rodrigo uma Potenciana de Sella do final do século XVI que será a que refere. Vou ver os apontamentos que tirei.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Sela, de Pinhel

#277365 | NISGM | 31 mai 2011 15:16 | Em resposta a: #277362

Caros confrades,

Nas investigações por Pinhel nunca terão dado com um indivíduo, provavelmente de Vale de Madeira, chamado Manuel da Fonseca e Sampaio, que veio a casar em Castelo Mendo, como se descreve em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=239441#lista

Terá nascido em finais do século XVII.

Ter-se-ão cruzado nas pesquisas com Fonsecas ou Sampaios, do concelho de Pinhel?

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

Família Sela, de Pinhel

#408664 | maob55 | 16 out 2018 20:48 | Em resposta a: #33978

Caro Miguel Mora,

Descendo do Heitor de Sela Falcão e de sua mulher Joana de Figueiredo e postei sua descendência no #407789, relativo a "Silva Porto e Mena na Cidade do Porto". Espero que lhe seja útil, embora não tenha conseguido ir além desse casal.

Cordiais saudações,
Marcello Borges

Resposta

Link directo:

Família Sela, de Pinhel

#432012 | miguel monteiro | 17 mar 2021 01:40 | Em resposta a: #277362

https://geneall.net/pt/nome/307922/potenciana-de-cela/

seria esta?

Resposta

Link directo:

Família Sela, de Pinhel

#452821 | migrib | 06 mar 2024 16:28 | Em resposta a: #33978

Boa tarde,

Pergunto que relação têm estes dois Heitor de Sella Falcão?
Um deles pai de Simão Saraiva - https://geneall.net/pt/nome/225381/simao-saraiva/
o outro, pai Leonor Proença Figueiredo - de https://geneall.net/pt/nome/117235/leonor-proenca-de-figueiredo/.

Cumprimentos,
Miguel Centeno

Resposta

Link directo:

Família Sela, de Pinhel

#452825 | miguel monteiro | 06 mar 2024 21:19 | Em resposta a: #452821

Boa Noite

Não é provável que Simão *c. 1605 (filho de Heitor), seja mais novo
que Manuel *c.1599 (neto de Heitor).

Cumprimentos
miguel monteiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 06:13

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen