Famílias de Troviscal, Sertã

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Famílias de Troviscal, Sertã

#34128 | jliberato | 26 jan 2003 12:26

Caros confrades,
Proponho-vos mais um tópico: as famílias de Troviscal, concelho da Sertã.

Os meus ascendentes desta freguesia são os de António Vicente, meu 6º avô. Nasceu em Figueiredo, Troviscal em 08-04-1718, casou no Marmeleiro, Sertã em 24-01-1742 com Luísa Maria e, a partir dessa data, a família deslocou-se para o Marmeleiro. Figueiredo é hoje uma paróquia autónoma, mas a sua criação data de 1826.
António Vicente era filho de Manuel Vicente e Domingas Nunes.
Além dos mencionados, possuo, entre outros, de informação de mais as seguintes pessoas, meus antepassados (agrupados por casal):
-Vicente Tomé e Isabel Lourenço
-Pedro Tomé e Bárbara Nunes
-Matias Tomé e Maria Luís
-Vicente Afonso e Bárbara Nunes

Procuro em especial o casamento de Vicente Tomé e Isabel Lourenço, que tiveram no Troviscal quatro filhos: Manuel baptizado em 23-12-1680, Manuel Vicente, o meu antepassado baptizado em 15-08-1685, Vicente baptizado em 23-11-1687 e Domingos baptizado em 07-10-1691. Podem ter casado nalguma freguesia limítrofe.

Todos estes nomes correspondem a registos entre 1642 e 1725. Estou à disposição para dar informação, mas também para receber qualquer achega.
Melhores cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#45385 | Txispa | 20 jul 2003 15:04 | Em resposta a: #34128

Caro Jliberato,
procuro informações sobre pessoas com o apelido Milheiro, tenho dado de começos do século XVII no concelho da Sertã: Pedro Pinto Milheiro, filho de Pedro Piparel e Joanna Milheiro. Tem alhum dado de pessoas com o meu apelido em Troviscal?
Obrigado
Celso Milleiro, de Pontevedra (Galiza)

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#45405 | jliberato | 20 jul 2003 19:34 | Em resposta a: #45385

Meu caro Celso Milleiro,
Infelizmente não. Mas estarei atento e não deixarei de o informar se encontrar algo.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#46043 | JCALD | 08 ago 2003 17:18 | Em resposta a: #45405

Caro JLiberato:

Estou com dificuldade em o contactar direitamente via «e-mail». Duas mensagens que lhe enviei, foram-me devolvidas.

Poderá fazer o favor de me enviar o seu endereço electrónico para o meu «e-mail».

Peço desculpa ao GP e utentes do Forum por este abuso.

Cumprimentos,

José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#46097 | gvasconcelosdias | 11 ago 2003 18:37 | Em resposta a: #34128

Caro Jliberato,

O meu avô materno era do Troviscal. O seu nome era Virgílio Nunes Coxo, e casou com Maria Manuela Gago.

Tanto quanto sei do meu avô, as suas origens paternas seriam judaicas, que teriam encontrado ali refúgio às perseguições. Do seu lado Materno "Nunes" seriam gente da terra, que viviam das suas propriedades e da venda da castanha.
Ainda temos ligação e algumas propriedades no Troviscal, pelo que vou lá de tempos a tempos (aliás, era suposta estar lá agora, caso não fosse a calamidade que assombrou a região).
Caso seja necessário mais algum dado, estou à sua disposição.

Cumprimentos,
Gonçalo Vasconcelos Dias

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#46150 | jliberato | 15 ago 2003 09:59 | Em resposta a: #46097

Caro Gonçalo Vasconcelos Dias,
Agradeço-lhe a sua mensagem. O que acontece é que a minha família saíu do Troviscal por volta de 1715.
Teria no entanto muito interesse em conhecer os ascendentes dos seus avós do início do Século XVIII. Tem alguma coisa?
Cumprimentos,
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#46164 | jvaldeira | 15 ago 2003 18:19 | Em resposta a: #34128

Caro Liberato
Tenho pesquisado esta freguesia e penso que o casal Vicente Afonso/Bárbara Nunes a que se refere são também meus antepassados (casaram a 10 de Agosto de 1642, confere?). Infelizmente não tenho informação anterior...embora tenha bastantes descendentes. Se forem úteis, dige p.f.
Quanto a Vicente Tomé/Isabel Lourenço não tenho qualquer dado.
Vi com interesse a menção de mais dois participantes à fixação de Galegos e Cristãos-Novos nesta freguesia. Qualquer informação adicional que tenham a este respeito ser-me-ia muito útil.
Cumprimentos,
JValdeira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#46165 | jvaldeira | 15 ago 2003 18:33 | Em resposta a: #45385

Caro Celso,
Infelizmente não tenho qualquer dado relativo a Milheiro ou Piparel. É provável que sejam de outra freguesia da Sertã porque não recordo ter encontrado nenhum destes apelidos no registos do Troviscal.
Cumprimentos
JValdeira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#46170 | jliberato | 16 ago 2003 16:50 | Em resposta a: #46164

Meu caro amigo, São os mesmos. Também meus antepassados. A data confere. Far-lhe-ei uma proposta por mail privado. Um abraço JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#46325 | jvaldeira | 24 ago 2003 00:23 | Em resposta a: #46170

Caro primo,
Entretanto estive também a procurar os restantes casais que menciona num indice de casamentos do Troviscal (1623-1707) que construí em tempos. Este indice pode não estar 100% completo/correcto (é apenas um rascunho que usei para facilitar a pesquisa) mas também ai não os encontro, pelo que quase certamente terão casado noutra freguesia.
Fico à espera do seu contacto por mail.
Um abraço,
JValdeira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#46344 | jliberato | 25 ago 2003 09:43 | Em resposta a: #46325

Meu caro JValdeira
Obrigado pela sua mensagem. Vou contactá-lo directamente, na medida em que se trata de questão mais privada.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#46454 | jliberato | 28 ago 2003 08:15 | Em resposta a: #46325

Meu caro,
Proponho-lhe que, por mail privado, troquemos as nossas descendências até à actualidade. Como o contacto? O meu mail é jliberatoarrobaeuroparlpontoeupontoint
Para o restante continuarei a utilizar o Forum para benefício de todos.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#46584 | jvaldeira | 30 ago 2003 00:40 | Em resposta a: #46454

Caro Liberato,

Está combinado. Vou então contactá-lo por mail.

Cumprimentos,
JValdeira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#46655 | jliberato | 01 set 2003 13:51 | Em resposta a: #46584

Caro JValdeira
Já lhe enviei por mail directo a descendência do Vicente Afonso até mim, bem como algumas achegas.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#57296 | gouvre | 09 fev 2004 09:46 | Em resposta a: #46097

Tambem encontrei um antepassado coxo; seria
defeito fisico ou nome de familia. ?
Agradeço a ajuda.
Gouvre.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#57304 | jliberato | 09 fev 2004 10:28 | Em resposta a: #57296

Caro Gouvre,
O mais natural é que houvesse mais do que uma pessoa na aldeia com o mesmo nome.
Para os distinguir, e como um seria coxo, passou a ser "fulano de tal", o coxo. Os descendentes herdaram a denominação.
O confrade tem alguns antepassados do Troviscal?
Cumprimentos
JLiberato
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#57335 | rgc | 09 fev 2004 13:48 | Em resposta a: #57304

Caro JLiberato
E a propósito de "coxo" há também -"o velho"-o mosso"para distinguir muitas vezes os filhos dos pais e dos avós e alcunhas engraçadas-" O Taramela", "O Guardanapo", " o Farinha Azul", agora é dos que me lembro e de minha família.
E também certos denominativos como "filho famílias" moça donzela",etc.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#57395 | jvaldeira | 09 fev 2004 22:19 | Em resposta a: #46097

Caro Gonçalo Dias,

Também tenho alguns antepassados Nunes no Troviscal que passo a indicar:

1.João Nunes c.c. Maria Fernandes cerca de 1750.
2.Manuel Nunes c.c Isabel Nunes 1716-08-05
4.Manuel Nunes c.c. Maria Jorge 1679-?-12
6.Domingos Jorge c.c Maria Nunes
8.Vicente Afonso c.c. Bárbara Nunes (que partilho com MLiberato).

Outro ramo:
1.Luis Nunes n.1728 c.c. Domingas Tomé
2.António Nunes c.c.Isabel Fernandes
4.Manuel Nunes c.c. Maria Jorge 1679-?-12 (mencionados a cima)

E também:
Domingos Nunes Delgado c.c. Joana Maria, c.1780 e posteriormente com Isabel Joaquina.

Será que alguns deles conferem com os seus?

Cumprimentos,
JValdeira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#57727 | gouvre | 12 fev 2004 15:23 | Em resposta a: #57304

Caro jliberato.
Agradeço a ajuda quanto ao meu antepassado coxo. Não tenho antepassados no Troviscal, mas
tenho sempre curiosidade nestas familias.A minha avó paterna era natural da freguesia de
Janeiro de Baixo,Pampilhosa da Serra.Todos os
seus antepassados nasceram na região.pelo menos até meados do seculo XVIII.Continuo a pesquisar.Cumprimentos
Gouvre.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#57833 | jliberato | 13 fev 2004 09:51 | Em resposta a: #57727

Caro Gouvre,
Respondo-lhe do coracao de África, de Addis Abeba aonde estou neste momento. Maravilhas da técnica!...
Se quiser pôr aqui no Forum, estou certo que eu e muitos outros podemos ajudar, porque nos interessa essa Regiao da Pampilhosa.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#58015 | carlos luiz | 15 fev 2004 15:10 | Em resposta a: #34128

amigo,procure nos microfilmes destas freguesias na Torre do Tombo em Lisboa.se tem os folios de baptismos dos filhos!Veja no registo do filho mais velho,a freguesia onde residiam nesta época!Parabens por seu trabalho genealogico profundo da sua familia.Eu tambem ando a prcura dos meus ascendentes.Luiz-Mansos-Godinhos-Leitoes-e outras familias agrupadas pelos casamentos, das freguesias de Orgueira-Palhais-Vila de Rei- do conçelho da Serta---vou ver se tenho alguns destes nomes nos meus ascendentes!um abraço amigo, talvez primo????

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#58045 | jvaldeira | 15 fev 2004 23:30 | Em resposta a: #58015

Caro Carlos Luiz,

Tenho identificados no Troviscal dois casais do sec. XVII (possivelmente aparentados entre si) de apelido Luís, e com numerosa descendência:

António Filipe e Maria Luís do Troviscaínho Cimeiro que tiveram:
-Maria Luís c.c. Domingos Rodrigues 1691-11-21 moradores no Valdeira
-António Luís c.c. Maria Simão 1694-02-16 moradores no Troviscaínho
-Manuel Luís c.c. Maria Manuel (da Maria Dona) 1700-11-03 moradores no Troviscaínho

André Domingues e Margarida Luís do Troviscaínho Fundeiro que tiveram:
-Francisco Luís c.c. Maria Simão 1683-11-16 moradores no Troviscal
-Pedro Luís c.c. Isabel Cristóvão 1691-02-26 moradores no Troviscaínho Fundeiro
-Isabel Luís c.c. Vicente Simão 1680-06-07 moradores no Troviscaínho Cimeiro

São todos meus antepassados alguns por diversas linhas, pelo que se os seus Luízes vierem desta freguesia talvez possa ajudar.

Cumprimentos,
JValdeira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#59159 | gouvre | 29 fev 2004 12:11 | Em resposta a: #57833

Caro Jliberato,

Agradeço qualquer ajuda que me puderem prestar.

Já iniciei um tópico sobre famílias de Janeiro de Baixo e Dornelas.

Encontrei nos antepassados do meu marido uma Tetaravó:

- Luísa Maria Coelho,
natural da Aldeia das Dez. Filha de João Nunes Coelho e de Maria Cristovão.

Casou com José de Abrantes natural de Vales do Rio, Covilhã. Filho de Bernardo Francisco natural de Casegas e Josefa Rodrigues de Vales do Rio, Covilhã.

Cumprimentos,

Maria Gouvre

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#59204 | jliberato | 29 fev 2004 18:11 | Em resposta a: #59159

Cara Maria Gouvre,
Muito obrigado pela sua mensagem. Em Janeiro de Baixo e Dornelas pouco poderei ajudar.
Mas quanto aos dois nomes que indica, posso ajudar e muito!
Os dois ramos em causa são ambos ascendentes de minha mulher e tenho-os estudado bastante nos últimos anos. Curiosamente são-nos através de casamentos diferentes . Eu não sabia que eles tinham casado os dois. Tem a data e o local deste casamento entre José Abrantes e Luísa Maria Coelho?
Vamos por partes.
Comecemos por José de Abrantes. Porque diz que ele era de Vales do Rio? Segundo a minha investigação ele nasceu aos 13-05-1716 na freguesia do Freixial, Fundão (não é muito longe). Encontrei mais três irmãos: Maria nascida aos 05-03-1717, Águeda nascida aos 05-06-1719 e Helena aos 20-04-1726. Casou com Maria dos Santos aos 13-06-1747 no Freixial e tiveram o antepassado da minha mulher. Este casamento é provavelmente posterior ao casamento com Luísa Maria Coelho que dá ascendência ao seu marido.
Os pais de José Abrantes são Bernardo Francisco de Casegas e Maria de Abrantes, que seria de São Gião. Casaram aos 28-04-1712 em São Gião, Oliveira do Hospital (também perto).
Quanto a Luísa Maria Coelho. Nada sei dela. Mas sei dos pais. E de quatro irmãos: António Rodrigues Coelho, antepassado da minha mulher, Teodoro baptizado aos 19-02-1751, João nascido aos 13-11-1753 e maria nascida aos 16-08-1760.
Os pais (João Nunes Coelho e Maria Cristóvão) casaram aos 16-11-1749 em Aldeia da Dez, Oliveira do Hospital aos 16-11-1749.
Para amnos os ramos disponho de uma boa vintena de nomes dos respectivos antepassados que provêm das freguesias de Silvares, Casegas, Vide, São Gião, Arganil e Aldeia das Dez, entre outras.
Proponho-lhe, em primeiro lugar, que troquemos, em privado, as respectivas descendências até à actualidade. Contacte-me para jliberatoarrobaeuroparlpontoeupontoint
Depois dou-lhe aqui no Forum mais os elementos que pretender. De acordo?
Tive muito gosto em ser-lhe útil, se fui.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Bernardo Francisco, de Casegas

#59398 | rmfrp | 03 mar 2004 00:03 | Em resposta a: #59159

Cara Maria Gouvre:

Em complemento às informações que já lhe foram prestadas pelo colega JLiberato, posso acrescentar que sou também parente do seu marido pois descendo de Manuel Afonso e Maria Vaz, avós maternos de Bernardo Francisco.

Este ramo tinha já sido mencionado neste Fórum num tópico sobre Casegas:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=34128

Irei continuar a acompanhar atentamente as suas intervenções, pois tenho muita ascendência na região em que incide a sua pesquisa.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Bernardo Francisco, de Casegas

#59409 | jliberato | 03 mar 2004 09:22 | Em resposta a: #59398

Caro Rui
A nossa colega Maria Gouvre vai-lhe decerto responder. Tivemos uma troca de mails em privado para trocar as descendências até à actualidade e fiquei na dúvida se o Bernardo Francisco, natural de Casegas é o mesmo que nós identificámos. O dela parece ter casado em 1740 no Peso com Ana Francisca.
Mas ela dirá com mais conhecimento de causa.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Bernardo Francisco, de Casegas

#59418 | gouvre | 03 mar 2004 12:06 | Em resposta a: #59398

Caro Rui Pereira,

Penso não se tratar aqui do mesmo individuo.

O meu Bernardo Francisco, de Casegas, é filho de Manuel de Abrantes, natural de Lages-Tábua (na época dizia-se pertencer a Vide) e de Anna Francisca natural de Casegas.

Casou no Peso-Covilhã por volta de 1740 (?)(terei que confirmar melhor a data quando receber a certidão pedida na Torre do Tombo)
com Josefa Rodrigues natural de Vales, freguesia de Peso. Filha de Ignacio Rodrigues, natural de Carapinha, Bispado de Coimbra, e de Caterina Francisca, natural de Vales.

No Pesinho-Peso, tenho um bisavô materno de meu marido de apelido Vaz de Carvalho, apelido esse que permaneceu durante 3 Gerações, sendo último a usá-lo José Vaz de Carvalho, nascido no Pesinho a 11 de Fevereiro de 1760. Filho de António Vaz, natural de Cortes-Covilhã e de Joana Maria de Pesinho, neto paterno de Luiz Vaz, de Unhais da Serra e de Maria Nunes de Bouça, e materno de Domingos de Carvalho, de Pesinho e de Maria Figueira de Aldeia Nova do do Cabo.

Do meu lado tenho apelido Vaz em Silvares.
A última pessoa que consegui foi a seguinte:

Maria Simam nascida em Silvares no dia 29 de Janeiro de 1721, filha de Francisco Vaz de Silvares e de Teresa Simam (silvares). Neta Paterna de Antonio Fernandes (Silvares) e de Anna Vaz (Silvares), materna de Francisco Joam (Silvares) e de Maria Simam (Silvares).
No Baptismo refere-se que o padrinho foi Jorge Fernandes - Cura de Silvares - e a madrinha Luzia Vaz.

Reconhece alguns destes nomes ?

Cumprimentos,

Maria Gouvre

Resposta

Link directo:

RE: Bernardo Francisco, de Casegas

#59472 | rmfrp | 04 mar 2004 00:15 | Em resposta a: #59418

Cara Maria Gouvre:

Em primeiro lugar peço desculpa pela minha confusão.

Ao consultar o meu índice de casamentos da freguesia de Casegas (que elaborei por nela ter documentados cerca de 300 antepassados) encontrei apenas um Manuel de Abrantes a casar com Ana Vaz, que deve ser a mesma pessoa que Ana Francisca. Este casamento é dos primeiros anos do século XVIII (no índice não tenho a data exacta), e está no livro M-3, folha 55, microfilme 167. Posso consultar o registo na minha próxima visita à Torre do Tombo.

Para já, parece-me provável que Ana Francisca/Vaz seja irmã do Bernardo que casou em 1712 e filha de Manuel Francisco Silvestre e Ana Vaz. Os dois Bernardos seriam assim tio e sobrinho.

Sobre os restantes nomes que indica não disponho infelizmente de qualquer informação.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Bernardo Francisco, de Casegas

#59560 | gouvre | 04 mar 2004 22:15 | Em resposta a: #59472

Boa noite Rui Pereira,

Agradeço a ajuda prestada na localização do Casamento de Manuel Abrantes, natural de Vide, com Ana Francisca/Vaz, natural de Casegas.

Hoje, na visita à Torre do Tombo pude confirmar a localização do que me indicou.

Casaram-se no início do Séc. XVIII, como referiu, mais própriamente a 22 de Fevereiro de 1707.

Cumprimentos,

Maria Gouvre

Resposta

Link directo:

RE: Bernardo Francisco, de Casegas

#59576 | rmfrp | 04 mar 2004 23:15 | Em resposta a: #59560

Cara Maria Gouvre:

Foi um prazer ajudar. Uma vez que já consultou o registo, gostaria de saber as filiações dos noivos. Confirma-se a minha suspeita quanto a Ana Francisca/Vaz?

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Bernardo Francisco, de Casegas

#59583 | gouvre | 04 mar 2004 23:32 | Em resposta a: #59576

Caro Rui Pereira,

Eis o que consegui do Casamento de Manuel de Abrantes com Anna Vaz:

Foi celebrado a 22 de Fevereiro de 1707. Ele filho de Joseph de Abrantes da Vila de Vide e Íria Mateus de Sam Giam (?) Penalva D'Alva , Bispado de Coimbra, com Anna Vaz, filha de Manuel Francisco Sylvestre e de Anna Vaz ambos naturais de Casegas.

Cumprimentos,

Maria Gouvre

Resposta

Link directo:

RE: Bernardo Francisco, de Casegas

#59591 | jliberato | 04 mar 2004 23:52 | Em resposta a: #59583

Cara Maria Gouvre,
As coisas começam a estar fascinantes...
E agora meto eu a minha colherada...
Não estarão trocados os respectivos pais?
Eu tenho Bernardo Francisco, filho de Manuel Francisco Silvestre, natural de Silvares, e de Ana Vaz, natural de Casegas, casou com Maria de Abrantes, natural de São Gião, filha de José de Abrantes Gouveia e de Iria Mateus.
Este José de Abrantes Gouveia era padre.
Agora já são coincidências a mais!
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

Mais sobre Bernardo Francisco, de Casegas

#59594 | jliberato | 05 mar 2004 00:05 | Em resposta a: #59583

Cara Maria Gouvre,
Mais informações: o casamento teve lugar no Freixial aos 28-04-1712. O meu padre José Abrantes Gouveia era de Vide. A minha Iria Mateus era de São Gião, que é uma freguesia de Oliveira do Hospital.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Bernardo Francisco, de Casegas

#59595 | gouvre | 05 mar 2004 00:06 | Em resposta a: #59591

Caro JLiberato,

Tem toda a razão, olhando melhor para o que foi retirado do assento vejo que se trata de " ...Pª Joseph de Abrantes..." ( sendo o Pe naturalmente a abreviatura de Padre)

Quanto ao apelido "Gouveia" de José de Abrantes, só poderá ser confirmado quando receber a fotocópia do assento.

Está realmente a ficar bastante interessante e intrigante.

Cumprimentos,

Maria Gouvre

Resposta

Link directo:

RE: Bernardo Francisco, de Casegas

#59596 | jliberato | 05 mar 2004 00:13 | Em resposta a: #59595

Cara Maria Gouvre
Outra coisa muito interessante e original.
O casamento da filha, Maria de Abrantes, foi celebrado pelo... pai!
Aos 28-04-1712 no Freixial pelo padre José de Abrantes de Gouveia!
Como lhe disse, disponho de pelo menos de mais uma geração para trás.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

Manuel de Abrantes

#59598 | jliberato | 05 mar 2004 00:20 | Em resposta a: #59595

Foi baptizado aos 25-03-1684 em Vide. Outros irmãos, além da minha, cujo baptismo nunca encontrei: Águeda baptizada em São Gião aos 11-01-1681 e António baptizado aos 25-09-1685, também em São Gião.
E afinal os pais do seu casamento estão bem.
Cumprimentos
Jliberato

Resposta

Link directo:

RE: Bernardo Francisco, de Casegas

#59599 | gouvre | 05 mar 2004 00:23 | Em resposta a: #59596

Caro JLiberato,

Agora fiquei curiosa, e amanhã tem que se lá voltar e ver, com olhos de ver e com mais tempo, por quem foi celebrado o casamento de Manuel de Abrantes com Ana Vaz, pois apenas foi anotado o nome das testemunhas, a saber: Manuel Dias Neves e Domingos Antunes, ambos de Casegas.

Cumprimentos,

Maria Gouvre

Resposta

Link directo:

RE: Bernardo Francisco, de Casegas

#59606 | rmfrp | 05 mar 2004 01:04 | Em resposta a: #59583

Cara Maria Gouvre:

Muito obrigado pela informação. Confirma-se o que já se previa: dois irmãos Abrantes casaram com dois irmãos Silvestre.

A testemunha Manuel Dias Neves deve ser o marido de uma tia minha, ou então o pai homónimo.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#62988 | vdinis | 20 abr 2004 12:13 | Em resposta a: #46097

Caro Gonçalo V. Dias
Conheci o seu avô. Ele contruiu à aprox. 35 anos uma vivenda no centro da aldeia (Troviscal), ao fundo da Rua Direita. Era uma das maiores vivendas da aldeia. O meu pai foi o carpinteiro dessa vivenda. Sobre as suas origens, nada sei... talvez o meu pai saiba.
Julgo que essa habitação já foi vendida. Vou averiguar.
António Dinis

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#62999 | isabelbarata | 20 abr 2004 13:49 | Em resposta a: #34128

há familia Vicente residentes no Troviscal
nao sei adiantar muito mais mas sei onde sao as casas deles

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#63003 | isabelbarata | 20 abr 2004 14:15 | Em resposta a: #62988

quem é que anda á procura da familia Coxo ?

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã / Coxo

#63004 | isabelbarata | 20 abr 2004 14:26 | Em resposta a: #46097

Gonçalo
por acaso é filho da Odete? ou da Angelina? Néné? Carlitos?
a casa dos seus bisavós Coxo é hoje minha propriedade já só existe o terreno pois a casa estava em ruinas e foi abaixo, o terreno é ao cimo da Rua Direita ao lado da casa branca grande da familia Barata do Alto
os meus pais José e Elvira Barata do Alto eram grandes amigos do Sr. Virgilio e da D.Manuela eu conheci bem os 4 filhos quando tinhamos 10 anos e voltaram da Venezuela para Rio de Mouro
vou tentar saber mais
isabel_ba@yahoo.com

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#63006 | vdinis | 20 abr 2004 14:28 | Em resposta a: #63003

É o Gonçalo Vasconcelos Dias, no dia 11/08/2003.
Penso ter pesquisado bem, mas não mais vi mais nada dele.
PS. Sou novato neste fórum, posso não ter pesquisado bem

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#76393 | jvaldeira | 03 nov 2004 00:05 | Em resposta a: #46454

Caro J.Liberato,

Apesar de ter estes ramos do Troviscal um pouco parados, aqui deixo uma nota rápida relativa a uma hab. para FSO de um Silvestre Jesus Silva (1704 M1 D8) filho de António Nunes Ribeiro, do Cabeçudo e neto de outro António Nunes Ribeiro do Casal Novo-Troviscal, sendo este último filho de Francisco Alvares e Ana Ribeira do mesmo Casal Novo.

Neste processo é testemunha um Vicente Afonso, natural e morador no Troviscal, "lavrador que vive da sua fazenda e lavoura... de sua idade diz ser 80 anos pouco mais ou menos".

Não é garantido que este Vicente fosse o marido de Bárbara Nunes (tenho mais 2 homónimos que em termos de datas também encaixam) mas é bem possível que assim seja. E se estes Nunes Ribeiro fossem da família de Bárbara até faria sentido mais sentido ele aparecer a testemunhar.

Uma outra nota interessante refere-se aos outros filhos de Francisco Alvares: Manuel Alvares, Vicente Nunes e o Pe. Bartolomeu Alvares. Os primeiros dois são garantidamente irmãos inteiros. Se houver uma HG deste Padre... talvez nos diga alguma coisa mais sobre esta gente.

Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#76744 | jliberato | 08 nov 2004 13:31 | Em resposta a: #76393

Meu caro Valdeira,
Só agora lhe respondo pois estive na China, aonde a internet ainda é um pouco lenta e cara. Mesmo assim tive ainda a ocasião de intervir duas vezes, porque o vício é grande.
Interessante a sua descoberta. Vai procurar o Padre Bartolomeu Álvares?
Peço-lhe que me mantenha ao corrente.
Um abraço amigo do
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

Teste

#76748 | José | 08 nov 2004 14:42 | Em resposta a: #63004

Teste

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã / Coxo

#76750 | José | 08 nov 2004 14:51 | Em resposta a: #63004

Cara Isabel
Desculpe invadir este tema, mas a sua referência à Odete, Angelina e Néné fez-me rcuar quase 40 anos.
Nessa altura também eu conheci a Odete, Angelina e Virgílio, que, no prédio onde ainda moro, visitavam uma tia/tia-avó Ludovina, também natural do Troviscal, e que no mês passado completou a fantástica idade de 95 anos.
Desde que foram para a Venezuela nunca mais tive contacto com eles e tanto quanto sei, apenas o Virgílio lá permanece.
Sou muito amigo da neta da D.Ludovina, a Maria de Fátima, filha do Manuel "Necas" e da Palmira.
Este ano fiquei em casa dela na Alemanha no Verão e espero revê-la pelo Natal.
Cpmts
JSPinto

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#76783 | jvaldeira | 09 nov 2004 00:16 | Em resposta a: #76744

Caro Liberato,

Logo que puder assim farei. No entanto, para já não sei onde encontrar as HG da Sertã. O Pe. Bartolomeu Alvares não faz parte da lista dos párocos do Troviscal (início 1602) que consta da Monografia da Sertã mas sei que existiram no Casal Novo dois indivíduos com o mesmo nome (pai e filho) embora nenhum fosse Padre. O Bartolomeu Alvares mais antigo casou em 1672 e era filho de um Pedro Simão e de uma Maria Ribeiro do Casal do Vale do Asno (que fica praticamente ao lado). Todos são meus antepassados.
Levando em conta os nomes/apelidos e o facto de que nestes casais na época não deveriam haver mais do que 2 ou 3 fogos (no Casal Novo em 1891 haviam 4...), penso que estaremos a falar da mesma família.
Claro que quando souber algo não deixarei de mencionar aqui.
Um abraço,
JValdeira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã / Coxo

#77192 | José | 13 nov 2004 18:04 | Em resposta a: #76750

...

Resposta

Link directo:

RE: Bernardo Francisco, de Casegas

#106281 | jliberato | 27 nov 2005 07:44 | Em resposta a: #59599

Cara Maria,
Tomo a liberdade de chamar a sua atenção para o tópico “Abrantes/Abranches de Seia”, que penso poderá interessar-lhe:
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=106204
Agora trata-se dos meus Abrantes/Abranches e não dos da minha mulher. Curiosamente não os consigo ligar.
Os novos tópicos têm tido uma passagem tão rápida pela primeira págine que tive receio que pudesse passar despercebido.
Cumprimentos
JLiberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã / Coxo

#113349 | FIGUEIRA | 03 mar 2006 19:00 | Em resposta a: #63004

Cara Isabel,

Como tem passado?
Já tem novidades quanto à sua antepassada Martinha, será alguma daquelas que lhe enviei?!
Por acaso já sabe onde fica o lugar da Enxapussa ou Enxguça, na freguesia do Troviscal e que me aparece nos assentos da Madeirã?

Cumpriemntos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã / Coxo

#113406 | isabelbarata | 04 mar 2006 16:09 | Em resposta a: #113349

Olá Nuno

O nome Enxa??? é desconhecido e como já lhe disse acho estranho que seja da freg. do Troviscal e apareça referido na Madeirã mas na proxima vez que eu for ao Trov. vou perguntar a uma sra que tem 80 e tal anos se ela se lembra desse nome
sobre a Martinha a minha trisavó era Martinha Mendes nascida (entre 1800 e 1820??) em Sendinho de St. Amaro casada com João Barata dos Quartos d'Alem mãe de João Barata do Alto que casou com Ludovina Mendes da Gaspalha
tenho imensa pena de não ter tempo nem saber como averiguar mais na verdade o que tenho mais curiosidade é sobre Caetano Barata de quem tenho o original do Assento de Casamento
até breve
Isabel Barata

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã / Coxo

#113460 | jvaldeira | 05 mar 2006 22:11 | Em resposta a: #113349

Caro Nuno Figueira,

Investiguei esta freguesia com algum detalhe e não estou a ver nenhum topónimo que se aproxime. Se tiver o original e mo quiser enviar digitalizado talvez eu o identifique.

Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#178728 | jliberato | 03 jan 2008 23:49 | Em resposta a: #76393

Caro JValdeira,
Volto a este tópico porque encontrei um casamento de um Vicente Nunes, que era do Troviscal, na Sertã.
Em São Pedro da Sertã, aos 22-05-1662, casaram Vicente Nunes, filho de Pedro João e Maria Ribeira, morador na Feitada(?), freguesia do Troviscal, e Maria João, filha de António Gonçalves e Maria Dias moradores em Vale do Porco.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#179929 | jvaldeira | 10 jan 2008 20:28 | Em resposta a: #178728

Caro J.Liberato,

Obrigado! Penso que não são meus antepassados. O lugar deverá ser a Feiteira que pertence ao Troviscal, tenho lá gente mas são sobretudo Marques, Martins e Simão.
Fico um pouco confuso... existem registos de casamento tão antigos da Sertã?Tenho um ramo em branco em S.Pedro porque pensava que não existissem registos.
Estou neste momento a estudar um ramo da Várzea de Cavaleiros no início de sec. XVIII, se tiver algum interesse por lá por favor diga.

Cumprimentos
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#180187 | jvaldeira | 12 jan 2008 23:37 | Em resposta a: #34128

Caro JLiberato,

Encontrei uns colaterais seus na Várzea de Cavaleiros:
3 de Abril de 1707, baptismo de António, filho de António Luís e Maria Luís do Sorvel Fundeiro ( V.Cavaleiros), neto paterno de António Luís e Maria Filipe, defuntos, e materno de Pedro Tomé e Bárbara Nunes do Figueiredo freguesia do Troviscal. Padrinhos: António Luís do moinho do cabo e Ana solteira filha de Pedro Tomé do Figueiredo.

Cumprimentos,
J. Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#180321 | jliberato | 13 jan 2008 23:51 | Em resposta a: #179929

Caro J. Valdeira
Terei muito gosto em lhe responder em privado.
Tem o meu mail não tem? Se já não tiver, peça-o ao moderador, ficando desde já autorizada a cedência.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#180539 | jvaldeira | 15 jan 2008 17:50 | Em resposta a: #180321

Caro JLiberato

Já o contactei por mail.

Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#192425 | rmfrp | 13 abr 2008 22:38 | Em resposta a: #34128

Caros Colegas:

Procuro informações sobre a ascendência de António Maurício da Silva, natural do Troviscal.

António Maurício da Silva casou com Genoveva Rita de Jesus, do Labrunhal Fundeiro (lugar da freguesia de Proença-a-Nova), tendo um filho chamado Isidoro da Silva, nascido cerca de 1840.

Desde já agradeço qualquer informação que me possam facultar.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#192461 | jliberato | 14 abr 2008 10:33 | Em resposta a: #192425

Meu caro Rui Pereira ,
O meu registo mais recente do Troviscal é de 1718, pelo que não tenho informação para o ajudar, o que lamento.
Cumprimentos
JLiberato
Funchal

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#211087 | IsabelFont | 20 out 2008 16:06 | Em resposta a: #34128

Caro confrade
J Liberato,

Embora este tópico seja antigo, presumo que ainda se dedicará á investigação genealógica!
Será que conhece ou se cruzou com alguma família PATO ou Santos Pato, do Troviscal?
E, simplemsnte PATO por volta de 17xx?

Pesquiso esta família por serem ascendentes dos meus filhos e netos, mas está difícil!

Obrigada, por qualquer ajuda.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#211386 | jliberato | 23 out 2008 15:09 | Em resposta a: #211087

Cara Maria Isabel,
Não tenho essa apelido na minha base de dados.
Qual é o assento mais antigo que possui com esse nome?
Cumprimentos,
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#211440 | jvaldeira | 24 out 2008 00:53 | Em resposta a: #211087

Cara Maria Isabel

Tem a certeza que é do Troviscal do concelho da Sertã? Eu também consultei todos os registos paroquiais da freguesia e não me recordo desse apelido.

Há mais Troviscais, nomeadamente em Oliveira do Bairro.

Cumprimentos
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#211616 | IsabelFont | 25 out 2008 22:12 | Em resposta a: #211440

Caros confrades
J.Liberato e J Valdeira

Infelizmente têm razão é Troviscal de Oliveira do Bairro - não me tinha dado conta.
O assento mais antigo que tenho é de António dos Santos Pato - cerca de 1763 - filho de António dos Santos e Josefa Simões, ambos da freguesia de S. Simão da Mamarrosa.

De qq. modo muito obrigado pela vossa atenção.
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#214792 | asgodinho | 05 dez 2008 16:45 | Em resposta a: #211616

Caros:
jvaldeira
jliberato
carlos reis luís

Sou natural de Amieira, concelho de Nisa, e já detectei no fórum algumas referências a antepassados comuns, em diferentes partes do país, nomeadamente na região do Antigo Priorado do Crato:Cernache de Bonjardim, Sertâ, Oleiros, Mação, Amieira, Tolosa, Arês, etc.
Penso que, qualquer de vós estará muito, ou mais avançado que eu na pesquisa.
No que ao Troviscal diz respeito, adianto os seguintes casais no sentido de poder ser útil ou de me poderem ajudar:

Sebastião Duarte c.c.Joana Domingas c. 1611??
António??André?? Domingod c.c. Domingas Nunes c. 1619??
António Filipe c.c.Antónia Rodrigues c. 1611??
Francisco Fernandes c.c. Domingas Fernandes
Baltazar Duarte c.c. Ana Domingas em 19.02.1641
Simão Filipe c.c. Maria Manuel em 06.02.1639
Domingos Simão c.c.Páscoa Rodrigues em 12.04.1663
Vicente Afonso c.c. Isabel fernandes c. 1670??
António??André?? Lopes c.c.Isabel Simão c.1610 ??
Vicente Afonso c.c. Bárbara Nunes em 10.08.1642
Vicente Afonso c.c. Domingas Jorge c. 1655??
Simão Francisco??Fernandes?? c.c. maria Nunes c.1655??
Domingos Jorge c.c.Maria Simão?? Simões?? em 13.02.1639
Manuel Nunes c.c. Maria Jorge em 12.09.1679
Domingos Jorge c.c.Maria Nunes em 11.04.1679
Manuel Nunes c.c. Isabel Nunes em 05.08.1716
Manuel Simão c.c.Maria Fernandes em 05.05.1706
Manuel Simão c.c.Luísa Nunes em 15.04.1755
Lourenço Dias c.c. Maria Nunes ???? ou Maria Josefa???em 05.12.1755 (Não encontrei rasto de Maria Nunes mas um baptizado de Maria Josefa em 26.03.1760, será a mesma???
António Fernandes c.c. Maria Vieira (de Amieira) em 15.11.1815

Tenho indicação de baptismo de alguns deles. Estou ao dispor do que puder, como ficarei grato por qualquer achega, ou confirmação.


Acrescento, ainda , de OLEIROS:

Margarida Luís c.c. Manuel Duarte (de Amieira) c. 1701), filha de Martinho Luís e de Ana Fernandes de Oleiros/ MILRICO ???, tenho dúvidas sobre o nome deste lugar.

Cumprimentos
ANtónio Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#214796 | hmrb | 05 dez 2008 17:10 | Em resposta a: #214792

Caro Confrade

Começo por lhe dizer que eu também estou procurando os meus antepassados em algumas dessas zonas. Já tropecei por diversas vezes nesses nomes. Vou ver o que tenho na minha base de dados e colocarei aqui.

Quanto ao nome Milrico o nome é esse mesmo e pertence ao concelho de Oleiros.

Cumprimentos


Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#214806 | jvaldeira | 05 dez 2008 18:54 | Em resposta a: #214792

Caro António Godinho

Apenas tenho um dado que lhe pode interessar, uma data de óbito...

Das pesoas que menciona, os seguintes são meus antepassados, alguns até diversas vezes:
-Domingos Simão c.c. Páscoa Rodrigues em 12.04.1663 Eu não conhecia esta data de casamento.
-Vicente Afonso c.c. Isabel fernandes c. 1670?? Não disponho da data de casamento, sei que Isabel Fernandes morreu em 1704-10-24
-Vicente Afonso c.c. Domingas Jorge c. 1655?? Não disponho da data...
-Vicente Afonso c.c. Bárbara Nunes em 10.08.1642. Também não tenho mais informação.

Somos portanto parentes! Tenho informação de diversos descendentes destes casais mas uma vez que chegou aqui certamente já terá tudo o que lhe interessa.

Diga-me de quais dos filhos destes casais descende.

Cumprimentos
Jvaldeira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#214814 | asgodinho | 05 dez 2008 22:39 | Em resposta a: #214796

Agradecido. Fico a aguardar notícias.

Cumprimentos

António Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#214815 | asgodinho | 05 dez 2008 22:48 | Em resposta a: #214806

Caro Jvaldeira

Estou grato pela resposta.
Todos são meus ascendentes.
Como tenho algumas dúvidas, nomeadamente datas, voltarei à procura de ajuda.

Cumprimentos
António Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#214887 | asgodinho | 06 dez 2008 22:57 | Em resposta a: #214815

Caro Jvaldeira

Cá estou novamente. Então aí vão os meus ascendentes, dos casais que indicou:

- Vicente Afonso/Bárbara Nunes, tiveram Manuel Nunes qu c.c.maria Jorge, filha de Vicente Afonso/Domingas Jorge. Estes tiveram Manuel Nunes que c.c. Isabel Nunes, que tiveram Luísa Nunes que c.c. Manuel Simão. Estes tiveram Maria Nunes que casou com Lourenço Dias. Tenho muitas dúvidas nesta maria Nunes, que sendo muito próxima (1760) pode por em causa todos os ascendentes. Não encontrei o seu registo de baptizado, mas encontrei outro de uma Maria Josefa , que pode ser ela ou uma irmã. Será que me pode dar alguma dica? este casal tem um filho, António Fernandes que vem casar a Amieira.


- Por outro lado:

- Domingos Simão e Páscoa Rodrigues tiveram Manuel Simão que c.c. Maria Fernandes. Este casal teve Manuel Simão que casou com a Luísa Nunes (casal já referido atrás)

- falta-nos agora o casal Vicente Afonso/Isabel Fernandes, que tiveram Maria Fernandes (do casal Manuel Simão/Maria Fernandes).


Lamento esta confusão, pois há processos mais claros de exposição mas ainda os não domino.

Assim, faltam-me, de:

- Vicente Afonso/Bárbara Nunes: ascendentes, baptizados e mortes

- Manuel Nunes/maria Jorge: mortes

- Vicente Afonso/Domingas Jorge : ascendentes, casamentos, baptizados e mortes

- Manuel Nunes/Isabel Nunes : mortes

- Manuel Simão/Luísa Nunes :mortes

- Lourenço Dias/Maria Nunes???maria Josefa??? : baptizados , mortes

- Domingos Simão/Páscoa Rodrigues: mortes, baptizado de Páscoa

- Vicente Afonso/Isabel Fernandes : ascendentes, nascimentos, casamento e morte do Vicente.

Ficarei grato por qualquer ajuda.

Cumprimentos
António Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#214934 | hmrb | 07 dez 2008 18:44 | Em resposta a: #214887

Caro Confrade António Godinho

Tal como prometi aqui lhe deixo os dados que tenho. Veja se consegue entroncar em algum.


[Manuel Simão] - 1755-1765 - Folga, Oleiros, filho de João Simão - 1725-1735 - Folga, e de Maria Domingues - 1730-1740, do Fernão Porco, Oleiros.
Casa com [Ana Simão] - 1760-1770 - Fojo, Oleiros, filha de Manuel Simão - 1720-1730, do Fojo e de Domingas Simão, nascida no Fundão, Troviscal, Sertã.

Têm os seguintes filhos:

1. Manuel Simão - 1785-1795 na Folga - cc. Maria Josefa, filha de Manuel Farinha e Josefa Maria, nascida entre 1790 e 1800 na Isna.
1.1. Manuel Simão - Entre 1825 e 1835 - Folga, Oleiros - cc. Joana Nunes - Oleiros, filha de Manuel Esteves e Joana Nunes, nascida Entre 1830 e 1840 no Caniçal, Oleiros
1.1.1. José Simão - 15-Fev-1860 a 12-Out-1937 - Folga, Oleiros cc. Maria Ribeira do Chão do Galego, Sobreira Formosa - 26-Set-1868 a 30-Nov-1957.
1.1.1.1. Ana Ribeira - 06-Abr-1897 a 13-Fev-1970
1.1.1.2. João Simão
1.1.2. João Simão - 1868 a 01-Mar-1942 - Folga, Oleiros - cc. Maria da Conceição, 1882 - Carvalhal - filha de António Mendes do Carvalhal e de Ana da Piedade da Roda.
1.2. Manuel Simão - Entre 1825 e 1835 - Folga, Oleiros - cc. Joana Nunes - Oleiros, filha de Manuel Esteves e Joana Nunes, nascida Entre 1830 e 1840 no Caniçal, Oleiros
2. Joaquina Simão - 8-Mai-1779 - Folga, Oleiros
3. Maria Simão - 5-Ago-1791 - Folga, Oleiros - Cc. com Manuel Baptista. Manuel - Orelhão, Oleiros
4. Maria Antónia - Fojo, Oleiros - cc. com Manuel Jorge - Fernão Porco, Oleiros
5. Francisco Simão - 6 Mai-1794 - Folga, Oleiros


O casal Manuel Farinha - 1760-1770 - Isna Oleiros e Josefa Maria - 1765-1775 - Casalinho, Oleiros, pais [1]. Maria Josefa casada com Manuel Simão.

Ele filho de Manuel Farinha das Sardeiras de Baixo e de Isabel Mateus da Isna, Oleiros
Ela filha de João Farinha e de Teresa Martins do Casalinho, Oleiros

Têm os seguintes filhos:

1. João Farinha - 06-Jul-1782 - Isna
2. Maria Josefa - 1790-1800 - Isna
3. Ana - 29-Nov-1791
4. Joaquina - 27-Mar-1798 a 1853

Matias Esteves - Vale da Cuba, Oleiros cc. Maria Nunes do Troviscal têm:

1. António Esteves - 16-Mar-1769 - Troviscal, Sertã
2. Isabel Esteves - Isabel Nunes - 30-Dez-1776 - Caniçal, Oleiros


[João Esteves] do Caniçal, Oleiros, filho de Matias Esteves do Vale da Cuba, Oleiros e de Maria Jorge do Caniçal cc. com [Jacinta Gonçalves], das Mogueiras de Cima, filha de Jacinto Gonçalves do Vale Centeio, Oleiros e de Maria João Gonçalves das Mogueiras de Cima e têm:

1. Manuel Esteves - 05-Set-1804 - Caniçal cc. Joana Nunes - 1800-1810 - Ovelheiros, Sarzedas
1.1. Joana Nunes - 1830-1840, Caniçal
1.2. Maria Nunes cc. Francisco Antunes do Dão, Oleiros
1.3. José Esteves
1.4. Manuel Esteves - 1826(?), Caniçal
1.5. João Esteves - Caniçal cc. Maria Joaquina, filha de Manuel Marques Lemos e de Ana Lourenço
1.5.1. Maria Nunes - 02-Mar-1850, Caniçal
2. Maria Gonçalves - 08-Dez-1805 - Caniçal
3. Joana Gonçalves - 17-Fev-1807 - Caniçal
4. João Esteves - 25-Mai-1808 - Caniçal
5. Jacinta Gonçalves - 12-Nov-1809 - Caniçal


Se porventura tiver alguma coisa sobre este meu ramo da Sobreira Formosa, agradeço muito.


António Domingues, 1785-1795 - Chão do Galego e Isabel Ribeira, 1790-1800, do Esfrega, Sobreira Formosa, Proença-a-Nova
Ele filho de Manuel Fernandes de de Maria Domingues do Chão do Galego, Sobreira Formosa
Ela filha de João Domingues - 1760-1770, Esfrega e de Maria Ribeira - 1765-1775, Fórnias, Sobreira Formosa

Tiveram:

1. Rosália Ribeira - 31-Jul-1832 - Chão do Galego - cc. Manuel Afonso
1.1. Maria Ribeira - 21-Out-1819 - Sobreira Formosa - cc. José Simão - 15-Fev-1860 da Folga
2. Maria Ribeira - 21-Out-1819 -
3. Joana Ribeira - 29-Out-1821
4. Francisco Domingues - 02-Fev-1824
5. Isabel Ribeira - 09-Dez-1826


Cumprimentos

Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#214986 | asgodinho | 08 dez 2008 13:41 | Em resposta a: #214934

Cara Hermínia

Agradecido pela sua boa vontade. Infelizmente, por ora, parece-me que não temos ascendentes comuns. Estou ao dispor e estarei atento àquela zona.

Cumprimentos
António Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#218055 | LProjecto | 11 jan 2009 01:13 | Em resposta a: #211440

Caro J.Valdeira,

Por acaso, nas suas incursões genealógicas pela freguesia de Troviscal - Sertã, não se deparou com os seguintes indivíduos, sobre os quais agradeço qualquer informação adicional:

1. Bartolomeu MARTINS c.c. Paula de MENDONÇA (terão casado, provavelmente, em data anterior a 1683 - Troviscal?!).
Tiveram, pelo menos, os seguinte filhos, segundo parece, naturais de Troviscal:

2. Manuel Martins de MENDONÇA, c.c. Joana de Araújo, n. Sobreira Formosa, filha de Manuel Domingues e de Maria de Araújo, a 2.9.1703 - S.F.
c.g.


2. Paula de MENDONÇA, c.c. João Ribeiro, filho de António Ribeiro e de Maria Fernandes, a 2.9.1703 - S.F.
c.g.


Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#218161 | jvaldeira | 12 jan 2009 00:39 | Em resposta a: #218055

Caro Luís P. Calhau

Tenho diversos Martins mas infelizmente nenhum parece estar ligado com os seus.

Não recordo ter visto Mendonças no Troviscal, contudo não quero dizer que não existam.

Cumprimentos
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#218191 | carlos luiz | 12 jan 2009 13:18 | Em resposta a: #214792

Caro Antonio Godinho

Do conselho da Sertã0 freguesias de Palhais-Vila de Rei-Cumeada e outras, tenhos estes familiares que pode ver se encontra alguem que possa entroncar nos seus ramos, fico feliz se tal acontecer! http://genealogia.netopia.pt/0534/pessoas.php?id=1039111-----------cumprimentos Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#218221 | LProjecto | 12 jan 2009 19:09 | Em resposta a: #218161

Caro J.Valdeira,

Grato pela gentileza da sua resposta.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Troviscal, Sertã

#218569 | asgodinho | 16 jan 2009 10:32 | Em resposta a: #218191

Caro Carlos Luís

Agradeço a sua ajuda. Não vislumbrei qualquer ligação.

Obrigado e cumprimentos
António Godinho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 01:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen