Bela, Monção

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Bela, Monção

#34142 | ptm | 26 jan 2003 17:16

Quem tiver ligações com famílias (Esteves, Gonçalves, Alves e Marinho) desta freguesia contacte-me.
PTM

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#34154 | victória | 27 jan 2003 11:28 | Em resposta a: #34142

Caro PTM

Tem algo sobre Britos (séc. XVII)? Sobre esteves, pode consultar, a título de exemplo, a árvore genealógica do Ex.mo Sr. Ministro da Defesa, Dr. Paulo Portas, que tem uma bisavó ou trisavó, aí mesmo na freguesia da Bela.

Se precisar, posso facultar-lha.

Cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#34199 | ptm | 27 jan 2003 17:58 | Em resposta a: #34154

Caro Eduardo Domingues, na freguesia de Bela, encontro num assento de casamento de 1732 uma testemunha com o nome de Nicolau Brito. Na minha família, a minha tia bisavó, pelo lado do meu avó paterno, chamava-se D. FRANCISCA BARBOSA E BRITO, filha legítima de José António Barbosa e Brito e D. Felicitas Pereira Álvares da Guerra. António Barbosa e Brito era natural de Azias, Ponte da Barca e era filho de Vitória Maria de Brito e Manuel António Antunes. Se entroncar com os Brito que pretende, dê notícias. Relativamente aos Esteves, vou consultar.
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#35293 | victória | 11 fev 2003 12:08 | Em resposta a: #34199

Caro Pedro Teixeira de Morais

Só agora tive oportunidade de responder à sua mensagem aqui deixada. Já encontrou algo referente a Esteves na Bela? Provavelmente os da Bela proveem dos de S.João de Longos Vales! Já conseguiu ver a arvore do Dr. paulo Portas? Se tiver curiosidade, posso facultar-lha.

Mudando de assunto. Relativamente a Britos, por exemplo. Tenho ascendentes Alvares de Brito, concretamente o Padre Bento Alvares Brito, filho de Domingos Brito e Maria Madalena Alvares que teve uma Inquirção datada de 1730-11-15. Tem algo sobre estes Britos de Bela?

Com os melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#35375 | ptm | 12 fev 2003 18:36 | Em resposta a: #35293

Caro Eduardo Domigues,
já consultei a Árvore Genealógica do Dr. Paulo Portas onde, efectivamente, aparece uma sua antepassada com o apelido Esteves, mas não refere que seja de Bela, Monção!
No que se refere a Brito, só disponho de dados sobre os Barbosa e Brito. Tenho é bastantes dados sobre Álvares, de Bela.
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#35420 | FJCSAC | 13 fev 2003 12:22 | Em resposta a: #34142

Caro Pedro Teixeira de Morais

O assunto não me diz directamente respeito,mas á mulher de um primo direito,cujo pai Joaquim de Lara Rodriges era de Bela,Monção.

Tem algum conhecimento desta gente?

Cumprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#35541 | victória | 14 fev 2003 16:31 | Em resposta a: #35375

Caro Pedro

Se me indicar uma morada, posso enviar-lhe copia da dita árvora, na qual é indicada uma das avós do sr. ministro como sendo oriunda da Bela, Monção.

Alvares de Brito, de Domingos de Brito e Maria Magadalena Alvares e os Soares de Brito/Brito Soares, da Bela, tem alguma coisa?

Com os melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#35542 | ptm | 14 fev 2003 16:44 | Em resposta a: #35420

Caro Francisco Álvares Carvalho,
sobre Lara Rodrigues não tenho nada; mas tenho sobre Rodrigues e Rodrigues Ferreira. Se lhe interessar algo, diga-me em concreto o que pretende!
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#35543 | ptm | 14 fev 2003 16:45 | Em resposta a: #35541

Caro Eduardo Domingues,
Agradeço a sua amabilidade. Sou de Viana do CAstelo e moro na
Rua Barreiros Cunha, n.º 80 - 2.º Esq.
4900-204 Meadela

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#35820 | victória | 18 fev 2003 11:14 | Em resposta a: #35542

Caro Pedro

Envio hoje, por correio a dita árvore. Se calhar ainda somos parentes!

Com os melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#35859 | ptm | 18 fev 2003 18:13 | Em resposta a: #35820

Caro Eduardo,
agradeço a amabilidade! Qual o costado ou o parente que acha que temos em comum!?
Cumprimentos
Pedro Morais

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#36306 | victória | 24 fev 2003 14:18 | Em resposta a: #35859

Então Pedro, recebeu a minha carta? foi útil a informação?

Com os melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#36411 | ptm | 25 fev 2003 15:45 | Em resposta a: #36306

Caro Eduardo, agradeço-lhe a carta enviada e peço desculpa por só agora responder. Vou investigar os Esteves que aparecem na árvore e depois digo-lhe o que descobrir.
O mundo é muito pequeno e não deixa de ser engraçado o Eduardo ser de Aveiro, na medida em que, pela parte paterna, o meu trisavô, tetravó e avô em 5.º grau eram de Aveiro. Vou-lhe enviar, ainda hoje, um livro que escrevi sobre o meu trisavô.
Cumprimentos.
Pedro Morais

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#36437 | victória | 25 fev 2003 22:54 | Em resposta a: #36411

Caro Pedro


Acabei de constatar mais uns dados sobre a Bela... na verdade sou descendente do P.e Bento Alvares de Brito, n. a 11 de julho de 1712 filho Domingos de Brito e Maria Madalena Alvares, neto paterno de Domingos Vas e Joana de Brito e materno do Padre Bento Alvares da Torre e Maria Soares, sendo este último padre, filho de Francisco Esteves e Maria Alvares.

Também de uma tal Joaquina Fernanddes casada a 14 de setembro de 1811 em Sta Eulália de Trute, filha de Francisco fernandes e Maria José da Bela, neta paterna de Domingos Fernnades e Isabel Lourença, e materna de Domingos Enes e Maria da Costa.

Tem alguém de Troviscoso? Dr. Manuel José Ribeiro e Castro / D. Joana Ribeiro Pinto e Sá, da Sobreira ?

Com os meus melhores cumprimentos

Eduardo

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#36473 | ptm | 26 fev 2003 14:08 | Em resposta a: #36437

Caro Eduardo,
Em 1695, encontro um assento de casamento que refere o ajudante Francisco Esteves e o Padre Bento Alves; encontrei outro, datado de 15 de Agosto de 1688, que refere: Gonçalo Alves, filho do ajudante Francisco Esteves do Lavadeiro. De Troviscoso tenho os seguintes parentes: Vasco de Lemos, Rendeiro de Troviscoso, em 1684; António Gonçalves, 1756; e Manuel Rodrigues e mulher Benta Alvarez, 1779.

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#36476 | victória | 26 fev 2003 15:27 | Em resposta a: #36473

Caro PEdro

Poderia ser mais explícito, isto é, transcrever o assento de casamento do ajudante Francisco Esteves.

Se preferir enviar cópia, já sabe a minha direcção.

O meu email é:

e ponto jorge ponto domingues arroba netc ponto pt

Com os meus melhores cumprimentos

Eduardo

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#68119 | victória | 22 jun 2004 11:41 | Em resposta a: #36476

Caro Pedro

Perdi o seu email

Queria trocar dados sobre Bela.

Cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#116651 | ptm | 15 abr 2006 15:30 | Em resposta a: #68119

Boa-tarde,
Acerca de Bela, tenho encontrado muitas informações em Inquirições de Génere de antepassados meus, sendo as mais antigas de inícios do século XVII. Um dos apelidos dos meus antepassados (Alves, Álvares ou Alvarez) perdurou durante cerca de 400 anos (até à minha avó paterna); sendo que familiares meus de vários costados têm parentes comuns nas gerações anteriores. Acredito que as pessoas que tenham as suas origens em Bela, Monção, tenham todas antepassados em comum; sendo que os apelidos são maioritariamente Alves, Marinho, Esteves, Pereira da Rocha, Afonso, Domingues e Gonçalves. Se alguém tiver informações sobre esta freguesia de Monção, peço que me informe.
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#116675 | ptm | 16 abr 2006 15:46 | Em resposta a: #34142

Em 1709, a freeguesia de Bela tinha 60 mfogos e 600 habitantes.

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#116676 | ptm | 16 abr 2006 16:06 | Em resposta a: #116675

160 fogos e 600 habitantes

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#116787 | victória | 18 abr 2006 11:24 | Em resposta a: #34142

Caro Pedro

O que aponta na mensagem leva-me a crer que fez um estudo exaustivo sobre a freguesia de Bela, certo? levou o seu estudo até às datas extremas de microfilmes? confesso que tenho o microfilme em questão mas por falta de tempo nunca consegui entroncar algumas linhas que em tempos lhe indiquei. Se tiver tudo em formato digital pedia-lhe o favor de me encontrar alguns indivíduos. A propósito, usa algum programa específico ou excel? Aceite um abraço, eduardo

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#137438 | vmpg | 16 dez 2006 20:09 | Em resposta a: #34142

Nos costados de Manuel Luis de Brito, da minha familia feito por Guilherme Maia Loureiro, Rosa domingues é filha de Manuel Domingues e Isabel Alves, filha de João Esteves e de Isabel Domingues, tambem nos mesmos costados temos Madalena Rodrigues filha de Manuel Rodrigues e Maria Alves, depois temos Maria Esteves, filha de josé esteves e de Esperança Rodriges filho de Gregorio Esteves e Maria Afonso .
se lhe der alguma utelidade essa informação tanto melhor
victor Graça

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#137441 | vmpg | 16 dez 2006 20:35 | Em resposta a: #34154

Caro Eduardo Domingues se assim o posso chamar.
tenho um ramo da familia Brito de Bela, Monção e por curiosidade gostaria de saber qual a relação entre essa familia e o Paulo, começa em Manuel Luis de Brito da Barbeita Monção, filho de Antonio José de Brito ,filho de Nicolau de Brito, filho de Joana de Britoc. 1625 todos de Bela Monção, no entanto a ligaçao de Joana de Brito com Leonel de Brito, 1590 e Manuel de Brito Soares 1540 está a ser analisada por Guilherme M. de Loreiro, se eventualmente tiver essa informação agradeço.
victor Graça

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#137447 | vmpg | 16 dez 2006 21:21 | Em resposta a: #35375

Caro Pedro Teixeira
os Britos da minha Familia são de Bela Monção
Manuel Luis de Brito,Antonio José de Brito Nicolau de Brito, joana de Brito,Leonel de Brito, Manuel de Brito Soares 1540, Leonel de Brito ............Maria esteves da Barbeita, Monção José Esteves Gregorio Esteves-e Isabel Alves de Bela filha de joão Esteves.
Victor Graça

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#137451 | vmpg | 16 dez 2006 21:42 | Em resposta a: #36437

Caro Eduardo
assim sendo, parece que temos um mesmo ramo de familia, se é neto paterno de Domingos vaz e de Joana de Brito. logo Domingos de Brito é irmão de Nicolau de Brito,cujo pai foi Domingos vaz e mãe Joana de Brito. Gostaria de saber se eventualmente confirmou os pais de Joana de Brito como sendo Leonel de Brito e Maria dos Guimarães Borges
obrigado
victor Graça

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#137543 | victória | 17 dez 2006 22:01 | Em resposta a: #137451

Caro Victor

Na freguesia de Bela, em Monção, aparece uma Joana baptizada a 12 de março de 1657, sendo filha de Domingos Cerqueira e de Isabel Gomes, casados a 18.mar.1651 em Bela, neta paterna de Estevo(ão) Domingues e de MAria Cerqueira, moça solteira de Monção, e neta maerna de Estevo Afonso e de MAria Gomes de Gouveia, casados a 19 de fevereiro de 1626 em Bela, Monção. Este último casal foi filho de TomÉ Afonso e de MAria Alvares, de Tortoreos, Galiza, e ela filha de António de Gouveia e de Ana Gonçalves, moradores em Longos Vales, onde tiveram descendência. Esta Joana não pode, portanto ser. Em Longos Vales aparecem-nos, salvo erro, referencias a Leonel de Brito que de momento nºao encontro o apontamento em causa. Mas tenho o registo do casamento do mesmo Leonel de Brito casou a 6.junho.1650 em Bela com Francisca dos Guimarães Borges ou Brito, ele filho de Manuel Soares de Brito, morador em Arcos de Valdevez e Sr. da Casa da Bornaria, em Bela e de Francisca dos Guimarães, ela noiva filha de Diogo Soares de Brito, o Pé de Ferro, e de Inácia de Araújo ou Soares. Há nos assentos de Bela algumas folhas ilegiveis, mas a Joana, tudo indica que seja filha deste casal, onde há a presença do nome Brito, nome esse que se transmitiu aos seus descendentes devido a proeminencia da familia na freguesia. nao se passando o mesmo com o DOmingos Vaz, cuja nome caiu em desuso na sua descendência. Note-se que o Brito continuou, pelo menos, na minha linha mais 6 gerações. A propósito, tem notas genealógicas sobre mais alguns nomes de BEla deste período?
Votos de um Santo Natal
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#137559 | vmpg | 18 dez 2006 02:49 | Em resposta a: #137543

caro Eduardo
Na inquirição de genere, as testemunhas afirmam que Joana de Brito seria natural do lugar de Cimo da Vila. A única criança com este nome e naturalidade baptizada em Bela nos anos relevantes (b. 30/6/1652) é filha de um Francisco Esteves e sua mulher Maria Alves. Será que algum deles é Brito?
É curioso que um dos filho do casal Domingos Vaz e Joana de Brito se tenha chamado Leonel, um nome próprio muito frequente nesta linhagem.
Agradeço desde já qualquer contribuição para este caso.comentário de G.M.L quanto a Bela do estudo de GML os elementos que lhe posso dar e os que tenho são: Antonio José de Brito c.com Maria Rodrigues da Barbeita, filho de Nicolau de Brito e de Rosa Domingues da Bela,ele filho de Domingos Vaz e de Joana de Brito, ela filha de Manuel Domingues e de Isabel Alves ele filho de Antonio Domingues e de Domingas Lourenço Iisabel Alves filha de João Esteves e Isabel Rodrigues
da Bela é tudo o que tenho
Um abraço e muito obrigado
victor Graça

Resposta

Link directo:

Família Senhorães

#137560 | Lourval | 18 dez 2006 04:12 | Em resposta a: #34142

Caros colegas,

Alguém conhece uma família Senhorães em Lisboa? Aparentemente António Senhorães e seu pai, Maximiliano António Senhorães, saíram de Lisboa e se fixaram no Estado do Amazonas, norte do Brasil, cerca de 1930. Agradeço qualquer informação.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#137683 | ptm | 19 dez 2006 10:49 | Em resposta a: #137438

Bom-dia,
Agradeço-lhe imenso esta informação, pois os nomes que referem entroncam directamente na minha família. Para o caso de, eventualmente, não dispôr dessa informação, posso adiantar que Manuel Domingues, filho de António Domingues e de Domingas Lourença, nasceu em Dezembro de 1663 e casou, no dia 11 de Agosto de 1668, com Isabel Alvares, a qual tinha nascido a 11 de Agosto de 1668. Manuel Domingues e Isabel Alvares, para além da sua filha Rosa, da qual eu não tinha conhecimento, tiveram mais 3 filhos: António, Maria Madalena e José.
Pergunto-lhe se sabe a data de nascimento da Rosa e se tem mais informações acerca deste costado.
Não consigo estabelecer a relação com Madalena Rodrigues, nem com Maria Esteves, nem com Esperança Rodrigues e respectivos pais.
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#137685 | ptm | 19 dez 2006 10:56 | Em resposta a: #137683

Peço desculpa pela incorrecção, a qual passo a emendar:
Isabel Alvares nasceu a 11 de Agosto de 1668 e casou com Manuel Domingues no dia 16 de Março de 1695.

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#137746 | vmpg | 19 dez 2006 23:38 | Em resposta a: #137683

Boa noite Pedro
é agradavel saber que há mais um membro da familia desconhecido, tal como muitos outros ramos que deconhecemos mas, ao que parece, este só foi desconhecido até agora.sou Victor Manuel Pires da Graça, moro no Bairro Azul em Lisboa e esse ramo juntou-se a um outro de Odivelas;Loures,e penso que o Brito veio para Lisboa casar e, liga-se com a familia mais rica de então em Odivelas.O Guilherme dar-lhe-a todos os elementos que nessecitar por sua propria vontade e se eventualmente alguma coisa precisar estou ao seu dispor.
Gostaria de saber entretanto se o Paulo Portas se liga por via familiar a algum destes ramos.
Disponha sempre que necessitar e eu lhe poder ser util.
Victor_Graça@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#137764 | ptm | 20 dez 2006 09:57 | Em resposta a: #137746

Bom-dia,
Os ascendentes da mãe da minha avó paterna, de 1625 a 1855, eram quase todos naturais da freguesia de Bela e os apelidos mais comuns eram: Esteves, Gonçalves, MArinho, Alvares ou Alves, Domingues, Vaz, entre outros.
Surgem muitas situações de vários costados da minha família terem ascendentes comuns, o que me leva a supor que os naturais desta freguesia terem muita probabilidade de serem da minha/nossa família.
Estive há pouco tempo no cemitério de Bela e os apelidos não diferem muito.
Relativamente ao Paulo Portas tenho fotocópia da árvore genealógica dele e efectivamente tem, salvo erro, um "Esteves", de Bela; porém não sei como se cruza com os meus "Esteves".
No que se refere ao "Brito" também tenho um ou outro apontamento, que depois comunicarei.
Sou de Viana do Castelo e terei todo o gosto em aprofundarmos esta investigação em conjunto.
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#137812 | victória | 20 dez 2006 20:38 | Em resposta a: #137764

Caro Pedro

Não sei se reparou num email que lhe enviei sobre a Bela algum tempo atras. Por favor indique me se o email ainda é o mesmo.
Com os melhores cumprimentos e Votos de Um Santo Natal,
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#137858 | ptm | 21 dez 2006 12:43 | Em resposta a: #137812

Boa-tarde,
Peço desculpa, mas não me recordo desse mail.
No entanto, o e-mail é o mesmo: teixeiramorais@simplesnet.pt.
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#138044 | vmpg | 23 dez 2006 05:33 | Em resposta a: #137764

Oá Pedro Teixeira de Morais
Obrigado por ter respondido
desculpe a demora mas estive fora
se me enviar a do Paulo talves ligue com os meus Esteves mas pende de ser verificado
Quanto aos Britos se eventualmente encontrar os apontamentos agradeço desde já a amabilidade
um santo natal e o melhor para toda a familia
vmpg

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#138855 | ptm | 02 jan 2007 14:01 | Em resposta a: #138044

Caro Víctor,
Agradeço a sua mensagem e desejo-lhe também um Feliz Ano de 2007!
Relativamente à sua (nossa) árvore genealógica tenho algumas informações importantes para lhe transmitir.
Alexandre Afonso cc Luiza Alvares tiveram um filho de nome António que se casou, em 30.05.1728, com Benta Gonçalves, a qual era filha de Manuel Gonçalves (q.s.) e de Maria da Rocha (q. s.). Benta Gonçalves tinha 9 irmãos, uma das quais Isabel Gonçalves de quem descendo.
Manuel Gonçalves era filho de Domingos Gonçalves, natural de Longos Vales, Monção, e de Domingas Esteves, do Lugar da Torre, em Bela, Monção.
Maria da Rocha era filha de António da Rocha e de Madalena Fernandes, ambos do Lugar da Giesteira, Bela, Monção. Maria da Rocha tinha uma irmã, de nome Antónia que era casada com Domingos Gonçalves, nascido a 22 de Setembro de 1701, o qual era filho de António Gonçalves e de Domingas Afonso.
Diga-me de que filho de Alexandre Afonso e Luiza Alvares descende.
Acerca dos Esteves, peço que me envie os dados de que dispõe, para eu verificar se consigo entroncar com os meus.
Um abraço.
Pedro Morais

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#138948 | vmpg | 03 jan 2007 03:40 | Em resposta a: #138855

Olá Pedro Morais
Desejo-lhes plena felicidade para 2007.
Na nossa árvore geneológica o que tenho referente aos Esteves é:
Manuel Luis de Brito, b 23.08.1779 Barbeita, m. 23.11.1805 freg Madalena em Lisboa, que é filho de Antonio José de Brito, b 23.09.1740 em Bela, Monção de Maria Rodrigues, Barbeita Monção, ela filha de Manuel Rodrigues b 05.05.1701 m 21.03.1727 Barbeita Monção e de Maria Esteves b 16.03.1708 Barbeita Monção, ela filha de José Esteves, b..? na Barbeita m 23.11.1704 na Barbeita e de Esperança Rodrigues b..? na Barbeita, ele filho de Gregorio Esteves b..? m...? Barbeita e de Maria afonso b..? m..? Barbeita Monção.

na linhagem dos Britos temos:
Antonio José de Britob 22.09.1740 Bela Monção m 09.12.1762 Barbeita Monção filho de Nicolau de Brito b 06.12.1688 m 20.06.1732 e de Rosa Domingues b 02.06.1706 m..? Bela Monção ela filha de Isabel Alves ou Alvares e b..? m..? e de Manuel domingues b? m 16.03.1695 Bela Monção, ela filha de João Esteves e de Isabel Rodrigues.
Isto é tudo o que tenho e ainda é pouco faltam-me os vários irmãos e a tal situação por resolver referente a joana de brito cuja papelada esta a ser verificada.
Se lhe foi util esta informação fico satisfeito
obrigado e grato pela ajuda
victor graça

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#138955 | ptm | 03 jan 2007 10:04 | Em resposta a: #138948

Caro Victor,
Os seus 7os Avós Manuel Gonçalves e Maria da Rocha são meus 8os avós, o que significa que somos primos em 10.º grau.
Peço-lhe que me diga a descendência de Benta Gonçalves.
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#139003 | badim | 03 jan 2007 16:25 | Em resposta a: #138955

Caro Pedro
As informações que da minha descendência com Berta Gonçalves

Sarafina Esteves n:23/11/1808 no lugar da quinta Barbeita, filha de
Manuel José Esteves e de Francisca Alvares de Brito

Neta Paterna: de Antonio Esteves e de Maria Pereira de Brito e Materna: de Antonio Alvares ou ( Alves) e de Maria Joana Pereira de Brito c o 23/11/1768 bela

do lado dos Esteves ainda não fiz buscas,sega -mos os avôs maternos

Antonio Alvares e Benta Gonçalves,por Antonio)

Alexandre Affonso e Luiza Alvares,por Antonio
Manuel Gonçalves e Maria da Roha,por Benta

Domingos Gonçalves e Domingas Esteves por Manuel
Antonio da Rocha e Madalena Fernandes, porMaria

a Francisca Alves de Brito (mãe de Sarafina) tinha um irmão Padre João Luis Alves de Brito foi no seu processo que tive estas informações

Cumprimentos

Victor Gomes .

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#139139 | ptm | 04 jan 2007 17:27 | Em resposta a: #139003

Boa-tarde,
A ascendência dos seus avós maternos, eu já a tinha.
Eu gostava era de saber a descendência de Benta Gonçalves.
Cumprimentos.
Pedro Morais

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#139476 | vmpg | 07 jan 2007 06:10 | Em resposta a: #137683

caro Pedro Teixeira de Morais
desculpe a tempo de demora
primeiro Rosa Domingues tem o b.em 02.06.1706 em bela monção era casada com Nicolau de Brito, com dispensa de consanguinidade de terceiro e quarto grau foram testemunhas o reverendo padre Antonio Alves do lugar do Mato e o reverendo padre João Gonçalves Veloso do lugar da coutada e Geronimo Alves do lugar da laginha tudo em bela. Rosa domingues, foi baptizada com um dia de vida e foram padrinhoa joão Alves e Catarina Esteves ambos do lugar do mato assim sendo Rosa Dominguesteve um filho Antonio José de Brito, que casou com Maria Rodrigues e é filha de Manuel Domingues e de Isabel Alves .
Se tiver informação referente aos pais de Joana de Brito casada com domingos vaz

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#139479 | vmpg | 07 jan 2007 06:47 | Em resposta a: #36437

Caro Eduardo
ao que parece temos os mesmos ascendentes : Domingos de Brito, era Irmão de Leonel de Brito e de Nicolau de Brito, do qual descendendo eu deste ultimo, todos filhos de Joana de Brito e de Domingos Vaz gostaria de saber no entanto se tem alguma informação adicional referente aos pais de Joana de Brito
cumprimentos e um bom ano
victor graça

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#139506 | victória | 07 jan 2007 17:30 | Em resposta a: #139479

Meus Caros

Sobre a freguesia de Bela ainda não tenho nada digitalizado, talvez para as próximas vos possa dar informações mais concretas, uma vez que depois de digitalizados os microfilmes se torna mais facil o acesso aos mesmos em casa. Sendo assim vou anexar os casais que descobri durante as minhas investigações em Bela.

Resposta

Link directo:

de Bela é o que tenho

#139507 | victória | 07 jan 2007 17:54 | Em resposta a: #139479

Caros Confrades

Junto anexo os casais com os quais me deparei na minha pesquisa sobre Bela e as freguesia limítrofes. Agradeço se algum dos confrades tiver mais informação sobre os mesmos ou se pretender mais informação sobre os meus casais. Tenciono acabar em breve a digitalização do microfilme de Bela, pelo que será possível efectuar melhor pesquisa, uma vez que no séc XVII está muito incompleto e em condições de má leitura, que so o tratamento digital poderá melhorar. De momento é o que tenho. Com os melhores cumprimentos
Eduardo Domingues

Marcos Gonçalves
morador em Bela
b. 28.abr.1652 Bela
c. 24.mai.1700 Bela
com
Ana Rodrigues
Ele filho de Manuel Gonçalves e Isabel Domingues,
ela filha de Domingos Roiz e Catarina Esteves de Moulães, em S. João de Longos Vales


Em Longos Vales
casou Domingos Esteves c. 15.dez.1674 com Maria Rodrigues,
moradora em Pousa, em Monção
filha de Gregório Roiz e de Catarina Fernandes, de Bela

Em Longos Vales
casou Pascoal Esteves
c. 23.ago.1727 com
Maria Alves de Bela,
filha de António Alves
e de Maria Rodrigues, de Bela

Em Longos Vales casou Maria Rodrigues
da Coutada casou a 4.set.1676 filha de Nicolau Roiz de Bela (possivelmente b. 9.dez.1619, filho de Francisco Roiz de Semarão e Maria Alvares) e de Ana Afonso

Em Longos Vales casou
Francisco Gonçalves
c. 12.dez.1664 em Longos Vales,
filho de Domingos Gonçalves e Domingas Esteves de Bela (lugar da Bornaria)

Em Trute casou
Joaquina Fernandes a 14.set.1811 filha de
Francisco Manuel Fernandes
Morador no lugar da fonte, em Bela
Possivelmente casou no ano 1778 (?) e filha de
Maria José
neta paterna de Domingos Cardoso (descendente de judeus de Troviscoso, em Monção)
c. 25.nov.1750 S. J. Longos Vales e de Isabel Lourença
e neta materna de P.e Domingos Enes de Bela com INQ.GENERE e de (Maria) Francisca da Costa, solteira de Merufe, moradora na Bela,
filha de Francisco da Costa e de Madalena Rodrigues de Merufe,
neta paterna de P.e Feliciano da Costa, Penso e de Isabel de Araújo

Em Trute casou
Manuel de Azevedo de Puga com Maria Soares de Brito
c. 26.ago.1640, filha de Diogo Soares de Brito da Quinta da Bornaria, em Bela, em Monção e de madalena Roiz

Em Bela

Domingos de Brito
morador nas Pereiras
f. 12.out.1743 em Trute.
Casou com Maria Madalena Alvares
b. 22.nov.1691 de pater ignotus (filha do P.e Bento Alvares Torres Abade de Trute
CIMA DE VILA BELA 29.nov.1683 Inquirição de Genere e f. 30.abr.1729 Trute) e de Maria Soares possivelmente nascida em 1662 b. 25.nov.1662 filha de João Soares, do Adro b. 22.out.1628, e de Domingas Vaz, neta paterna de Domingos Soares solteiro
e de Ana de Castro, solteira, f. 21.jan.1663 (Ana, irmã solteira de Pedro de Castro, f. 2.set.1679)

Domingos Vaz, pai do supracitado morador em CIMA DE VILA BELA
b. 27.mar.1652 ???
c. 1674
f. 15.jul.1731
filho de Francisco Vaz
CIMO DE VILA e de Maria Esteves
E neto paterno de Pedro Vaz e de Inês Alvares

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#139520 | GML | 07 jan 2007 19:49 | Em resposta a: #139139

Caro Pedro Teixeira de Morais,

Depois de uma breve pausa no meu trabalho, aqui estou de volta à carga. Gostaria muito de esclarecer a ascendência de Joana de Brito (que teve pelo menos dois filhos sendo um deles um Leonel de Brito, que "soa" a qualquer coisa!). O que tenho é o seguinte:

Joana de Brito é primeira desta ascendência cuja existência se consegue demonstrar sem qualquer dúvida recorrendo aos registos paroquiais. Era natural da freguesia de Bela (ou Nossa Senhora a Bela) onde nasceu em meados do século XVII. Um dos seus netos, de nome Manuel António de Brito, fez inquirição de genere na Câmara Eclesiástica de Braga e demonstrou para os devidos efeitos que esta sua avó casara nessa mesma freguesia de Bela no ano de 1674 com o seu conterrâneo Domingos Vaz. Esta justificação encontra-se registada no livro paroquial respectivo, mas sem que se indiquem os nomes dos pais dos noivos.
De acordo com as testemunhas do supra mencionado processo de inquirição “(…) o dito justificante é neto pela parte paterna de Domingos Vaz e de sua mulher Joana de Brito, moradores que foram no lugar de Pereiras e no mesmo ele nasceu; ela no lugar de Cimo de Vila; e pela materna é neto de Manuel Domingues e de sua mulher Isabel Alves, moradores que foram no lugar da Pereira e no mesmo ele nasceu, ela no lugar do Mato, ambos desta dita freguesia, que uns e outros eram lavradores e já são falecidos há muitos anos (…)”. Ora, pesquisando os livros paroquiais de Bela relativos aos anos em que Joana poderia ter nascido, só foi localizado um assento de uma Joana nascida nesse lugar. Esta foi baptizada a 30 de Junho de 1652 e era filha legítima de Francisco Esteves e de sua mulher Maria Alves.

Terá por ventura possibilidade de procurar no AD de Viana do Castelo o assento de casamento destes Francisco Esteves e Maria Alves? Talvez se consiga com esse documento continuar a pesquisa destes Britos.

Agradeço desde já qualquer informação.

Melhores cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: de Bela é o que tenho

#139527 | vmpg | 07 jan 2007 20:14 | Em resposta a: #139507

Olá Victória
Muito a gradeço esta ultima informação ou seja : Domingos vaz de Cima de Vila -Bela................ . agradeço bastante, pois não tinha como informação os pais de Domingos Vaz, nem os avós consequentemente.Tal como ainda me faltam os pais de Joana de Brito esposa de Domingos Vaz.
cumprimentos
victor Graça

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#139689 | ptm | 09 jan 2007 12:20 | Em resposta a: #139520

Boa-tarde,
Manuel Domingues e Isabel Alvares eram meus antepassados directos. Embora conheça o nome de outros dos seus filhos, não tinha esta referência à sua filha Rosa casada com Nicolau de Brito.
Nicolau de Brito e Rosa Domingues para além de António José de Brito tinham outra filha de nome Mariana.
Tenho de analisar melhor alguns dados de que disponho, pois começo a perceber a ligação dos Britos à minha família.
Não sabe qual dos filhos de Manuel Domingues e de Isabel Alves era o pai/mãe de Manuel António de Brito!?
CUmprimentos.
Pedro Morais

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#139774 | vmpg | 10 jan 2007 01:37 | Em resposta a: #139689

Olá Pedro de Morais
Manuel Domingues, do lugar do Cabo e Isabel Alves ou Alvares. do lugar do Mato, meus antepassados e pais de Rosa Domingues, do lugar da Pereirinha, que foi mãe de Antonio José de Brito, de Bela e mãe de MANUEL ANTONIO DE BRITO,nascido também no lugar de Pereirinha,Bela e ihabilitação de genere em 1762 e cujo pai e foi Nicolau de Brito meu antepassado em linha.
Já agora,os pais de Isabel Alves ou Alvares, foram João Pedroso e Isabel João. sobre estes tem alguns elementos adicionais de informação? Sse tiver eu agradeço
Um abraço
VICTOR GRAÇA

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#139859 | vmpg | 11 jan 2007 03:39 | Em resposta a: #138955

Olá pedro teixeira de Morais
tenho tido alguma dificuldadr em ligar estes familiares com os britos
apenas consigo ligar com Domingos Vaz e Joana de Brito e Manuel Domingues e Isabel Alves ou Alvares, também já lhe enviei o MANUEL ANTONIO DE BRITO irmão de Antonio José de Brito, meu parente em linha e filho de Nicolau de brito.
Gostaria de confirmar os pais de Isabel Alve ou Alvares, se tivesse elementos agradecia
Um abraço
victor Graça

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#139881 | ptm | 11 jan 2007 13:02 | Em resposta a: #139859

Boa-tarde, Víctor.
Acho que os dados de que disponho poderão ser importantes para cruzarmos as nossas famílias. Eu vou referir a minha ascendência directa e o Victor veja qual a sua.

Manuel Domingues cc Isabel Alvares (meua avós em 8.º grau) tiveram (que eu conheça) 4 filhos: António, Rosa, José e Maria Madalena.

Maria Madalena cc Manuel Alvares Torres e tiveram 7 filhos: Maria Rosa, Manuel, José Maria Alvares Torres, Francisco, João, Serafina e António.

José Maria Alvares Torres cc Joana Matilde Alvares e tiveram dois filhos: Manuel José e Maria Rosa.

Manuel José Alvares cc. Luisa Joaquina Gonçalves e tiveram dois filhos: António Manuel Alvares e Maria Rosa Alvares.

Maria Rosa cc Desconhecido fpo mão de António Emílio Alvares.

António Emílio Alvares cc Francisca Maria Rodrigues Ferreira e foram pais de Ana Leonor Ferreira Alves.

Ana Leonor Ferreira Alves cc. Bernardino Augusto Teixeira da Silva e tiveram três filhos: Silvano, Sara e Henriqueta.

Sara Alves Teixeira cc. Casimiro Xavier Guerra de Morais e tiveram 10 filhos, uns dos quais o meu pai Casimiro Teixeira de Morais.


No assento de baptismo de Isabel Alvares refere que ela era filha de "João Esteves e de sua mulher Isabel Rodrigues", o que é corroborado no seu assento de casamento; e não João Pedroso e Isabel João.


No Livro 3.7.4.19 aparece a folhas 91 o registo de baptismo de uma Mariana, filha de Nicolau de Brito e de Rosa Domingues, tendo sido padrinhos Mariana Domingues (que me parece ser tia materna) e Manuel Alvares.

Mariana Domingues era a segunda mulher de Jerónimo Alvares, outro dos meus avôs em 8.º grau.

Espero que estes dados venham clarificar algumas dúvidas que possua e peço-lhe que me indique dados que possam servir também para entroncar as famílias.

Cumprimentos.

Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#139965 | vmpg | 11 jan 2007 23:31 | Em resposta a: #139881

olá Pedro de Morais
obigado por ter respondido
os unicos parentes em comum na verdade, são Manuel Domingues e Isabel Alvares, meus avós em 8º grau e ao que parece, em comum com o Pedro Teixeira de Morais, Rosa Domingues é minha avó em 7º Grau e esposa de Nicolau
de Brito.
Na verdade Isabel Alves ou Alvares é filha de João Esteves e de Isabel Rodrigues o que não tenho é mais nenhuma informação, baptismos ou outros, deste casal e ainda não consegui saber Mais sobre os pais de Joana de Brito, se são Francisco Esteves e Maria alves ou não?
Agradeço-lhe a disponibilidade
victor Graça

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#139986 | MSG | 12 jan 2007 03:21 | Em resposta a: #139881

Caros confrades:

Pensei que pudessem interessar alguns dados sobre os filhos de Antonio José de Brito e de Maria Rodrigues, já aqui mencionados:

a) António José, nascido a 8 de Maio de 1770 e baptizado em São Salvador de Barbeita a 14 do mesmo mês, afilhado do P.e José e de Santo António;

b) Maria, nascida a 3 de Outubro de 1772 e baptizada em São Salvador de Barbeita a 10 do mesmo mês, afilhada dos seus tios José e Maria;

c) João, nascido a 28 de Novembro de 1774 e baptizado em São Salvador de Barbeita a 3 de Dezembro seguinte, afilhado do P.e João Rodrigues Pereira, testemunhando António Rodrigues da Costa, de Porreiros, e António Esteves, das Quintãs.

d) Francisco António, nascido a 19 de Julho de 1777 e baptizado em São Salvador de Barbeita a 22 do mesmo mês, afilhado de António Luiz de Sá Sottomayor e de sua irmã Catarina Teodora de Sá Sottomayor, de S. Pedro da Vila dos Arcos;

e) Manoel Luiz, nascido a 25 de Agosto de 1779 e baptizado em São Salvador de Barbeita a 28 do mesmo mês, afilhado de Manoel Pereira e de sua mulher Mariana de Brito, da freguesia de Nossa Senhora de Bella.

Encontro ainda o Antonio José de Brito na Barbeita, apadrinhando um seu sobrinho por afinidade, filho de Jeronimo Rodrigues (irmão de Maria Rodrigues, sua mulher): José se chamava a criança, baptizada a 18 de Agosto de 1776.

Cumprimentos,

Marcos Sousa Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#139987 | MSG | 12 jan 2007 03:25 | Em resposta a: #139986

(em aditamento à mensagem anterior)

Por lapso escrevi, na anterior, "P.e José" como padrinho de Antonio José - alinea (a).

Trata-se do P.e José Rodrigues, irmão de Maria Rodrigues e portanto tio materno do baptizado.

Cumprimentos,

Marcos Sousa Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#139988 | MSG | 12 jan 2007 03:43 | Em resposta a: #138948

Caro Victor Graça:

Junto alguns elementos referentes à familia da Esperança Rodrigues que mencionou:

Avós paternos: Gonçalo Rodrigues e sua mulher Juliana Pires (moradores em Barbeita e mencionados no assento de casamento do seu filho Francisco Rodrigues, em 1677, sendo ambos então já falecidos)

Pai: Francisco Rodrigues
Casou em São Salvador de Barbeita, a 16 de Fevereiro de 1677, com Maria Francisca, filha de João Francisco e de Cecília [?] Fernandes; serviu de testemunha o P.e Mathias Pereira, cura de Barbeita.

Esperança Rodrigues: foi baptizada a 3 de Dezembro de 1679, afilhada de Manoel Fernandes, solteiro, da paróquia de Bella, e de Luzia, solteira; casou a 23 de Novembro de 1704 com José Esteves. Já era falecida por meados de 1713.

Irmãos de Esperança Rodrigues:

a) Manoel, baptizado em São Salvador de Barbeita a 31 de Dezembro de 1682, afilhado de João Rodrigues, do Outeiro, e de Francisca Álvares, solteira, da Pousa.

b) Anna, nascida a 9 de Maio de 1687 e baptizada em São Salvador de Barbeita a 18 do mesmo mês, afilhada de Francisco Annes, do lugar de Araújo, e de sua filha Anna.

c) João, nascido a 27 de Fevereiro de 1690 e baptizado em São Salvador de Barbeita a 2 de Março seguinte, afilhado de João Rodrigues, o [sisco/risco?] e de Juliana Affonso, mulher de Francisco Annes, do lugar de Araújo.

d) Jerónima, baptizada em São Salvador de Barbeita a 8 de Outubro de 1692, afilhada de António Rodrigues, solteiro, filho de João Rodrigues, de Souto, e de Maria, solteira, filha de Francisco Annes.

e) Bento, b. 16-VII-1696, afilhado de João Rodrigues, solteiro, e de sua mãe Isabel Álvares, do lugar de Araújo.

Filhos de Esperança Rodrigues e de José Esteves:

a) Maria Esteves, baptizada em São Salvador de Barbeita a 10 de Março de 1708, afilhada de Anacleto Rodrigues e de Maria Gonçalves, solteiros, de Igreja.
Casou em São Salvador de Barbeita a 21 de Março de 1727 com Manoel Rodrigues, filho de Bento Rodrigues e de Madalena Rodrigues, neto paterno de Domingos Rodrigues e de Maria Rodrigues, e materno de Leonel Rodrigues e de Maria Álvares.

b) Manoel, nascido a 13 de Novembro e baptizado em São Salvador de Barbeita a 16 de Novembro de 1705, afilhado de Gaspar Esteves e Maria Esteves.

José Esteves, enviuvando de Esperança Rodrigues, casou de novo a 2 de Outubro de 1713 com Inácia Dias, filha de Salvador Dias e de Maria Francisca (ambos então já falecidos). Serviram de testemunhas Salvador Dias e Gaspar Esteves.
Cumprimentos,

Marcos Sousa Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#140025 | badim | 12 jan 2007 13:40 | Em resposta a: #139988

Caro Marcos
desejava saber se tem mais algums dados sobre os descendentes de Manuel nascido o 13/11/1705 filho de José Esteves e Esperança Rodrigues, porque tenho um ramo de Esteves na freguesia de Barbeita, mas as minhas buscas apenas me levaram até meu 5° avô Antonio Esteves que foi testemunho do baptismo de Joao, este filho de Antonio josé de Brito e de Maria Rodrigues.
Cumprimentos
Victor Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#140067 | MSG | 12 jan 2007 19:34 | Em resposta a: #140025

Caro Victor, infelizmente não tenho mais nada. Segui a descendência da sua irmã, de quem descendo.

Tão cedo não poderei voltar a Viana, mas fico atento a este tópico. E também lhe agradeço qualquer informação.

Cumprimentos,

Marcos Sousa Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#140099 | vmpg | 12 jan 2007 23:51 | Em resposta a: #139988

Caro Marcos Sousa Guedes
a sua informação foi-me muito útil, consegui alongar um pouco a arvore da familia.
Foi muito simpático e obrigado pela disponibilidade, assim tenho mais informação para "digerir." Se tiver mais alguma coisa agradeço.
um abraço
victor Graça

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#140101 | GML | 12 jan 2007 23:55 | Em resposta a: #139881

Caro Pedro Teixeira de Morais e restantes confrades,

Pela leitura de todas as mensagens deste tópico, percebo que ainda ninguém conseguiu relacionar os Britos antepassados da maioria de vós (Nicolau, António José, etc.) com os Soares de Brito seus contemporâneos e patrícios.

No entanto, acho significativo que no mesmo período e na mesma (pequena) freguesia tenham existido um Leonel Soares de Brito (dos desta família) e um Leonel de Brito, filho de Nicolau de Brito. Será um mera coincidência ou existirá de facto um parentesco? Não creio que esta questão se possa resolver com o recurso básico dos paroquiais, mas sim com uma pesquisa exaustiva dos livros de Bela que inclua todas as referências a padrinhos, testemunhas etc..

Resta saber se algum de vós terá disponibilidade e terá interesse suficiente por este assunto para dedicar alguns dias ao trabalho no Arquivo de Viana do Castelo. Será que alguém planeia fazer essa pesquisa?

Melhores cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: de Bela é o que tenho

#140401 | ptm | 16 jan 2007 12:13 | Em resposta a: #139507

Boa-tarde,
Há três questões que peço que me responda:
1.º - Domingos Esteves tinha alguma relação com Manuel Esteves cc Domingas Vaz, em 26 de Junho de 1676?

2.º - Francisco Gonçalves era o irmão de Manuel Gonçalves cc Maria da Rocha?

3.º - Com quem era casado Francisco Gonçalves.

Cumprimentos.

Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#140804 | ptm | 19 jan 2007 15:11 | Em resposta a: #140101

Boa-tarde,
Na Inquirição de Genere de Bento Luís Gonçalves de Brito todas as testemunhas se referem aos pais (Pedro Gonçalves e Ana Maria de Brito) e aos avós maternos (Leonel de Brito e Teresa de Araújo); mas não referem o nome dos avós paternos (Sebastião Gonçalves e Isabel Rodrigues).
Porque motivo?
Será que eram descendentes de judeus ?
Cumprimentos.
Pedro Morais

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#141113 | ptm | 22 jan 2007 12:29 | Em resposta a: #140804

Boa-tarde,
Peço desculpa pela incorrecção da mensagem anterior, pois entretanto encontrei referências aos avôs paternos de Bento Luís Gonçalves de Brito.
Nessa Inquirição há também menção aos seus bisavós.
Sebastião Gonçalves e Maria Trancozo pais de Sebastião Gonçalves.
João Rodrigues e Margarida Costa pais de Isabel Rodrigues.
Domingos Vaz e Joana de Brito pais de Leonel de Brito.
Santiago da Torre e Madalena de Araújo pais de Teresa de Araújo.

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#141118 | victória | 22 jan 2007 12:44 | Em resposta a: #141113

Caro Pedro

Quanto a presença de cristãos novos em Bela ainda não dei por isso, mas na vizinha Troviscoso há Domingos Cardoso CRISTÃO NOVO com PT-TT-TSO/IC/25/3794 Troviscoso n. Távora – Bispado de Lamego e c. 19.out.1713 Troviscoso.

Quantoa Trancozos tenho referência a

Francisco Gonçalves Trancoso b. 12.mar.1672 Longos Vales e casado a
5.mai.1699 na mesma, filho de Sebastião Gonçalves e de Maria Trancoso, de Moulães, longos Vales, neto paterno do P.e Manuel Marinho Falcão, reitor de Troviscoso, e de Maria Gonçalves. Maria Trancoso poderá ter sido filha de João Trancoso casado a 22.jul.1674 L.Vales com Ana Francisca, e neta paterna de Payo Trancoso e de Isabel Domingues galegos, e de Pedro Francisco e Maria Francisco, naturais do lugar da pocinha, em Longos Vales. Por uma breve leitura que fiz na tarde de ontem a proposito dos magalhães da q.ta da armada em Troviscoso, levanto a hipotese de João Trancoso não ser o filho de pais galegos constante nos registos de Longos Vales, mas sim um Juan Trancoso presente nesse registo e doqual não tem mais noticia. Mas é uma mera suposição.
Cumprimentos
Eduardo

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#141403 | vmpg | 23 jan 2007 23:20 | Em resposta a: #141113

Caro confrade
em relação a Domingos Vaz e Joana de Brito meus antepassados, que tinham como pais: ele francisco Vaz e Maria Esteves, ela joana de brito, filha de Francisco Esteves e Maria Alves ou Alvares, Francisco Vaz tinha como pais, Pedro Vaz e Ines Alvares.gostaria assim de saber se referente a Joana de Brito e seus pais Francisco esteves e Maria Alves, se tem alguns elementos complementares a esta informação ou mesmo contraditórios.
Também referente a Isabel Rodrigues casada com João Esteves que refere terem como pais João Rodrigues e Margarida Costa. para o Jõao Esteves, não tem informaçao dos seus pais, ou outra, pois também são meus antepassados
e faltam-me dados.
obrigado
victor Graça

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#141573 | vmpg | 24 jan 2007 23:05 | Em resposta a: #139988

caro Marcos Sousa Guedes
como sabe deu-me alguma ajuda com a sua informação
mas agora que estive a comparar essa informação com a minha e tenho uma pequene divergencia, é que Madalena Rodigues cujos pais tenho como sendo Manuel Rodrigues e Maria Alves, na sua informação estão como Leonel Rodrigues e Maria Alves, assim podia confirmar essa informação? ou seja, não é Leonel mas sim Manuel ou o contrário que também pode ser possivel
um abraço e muito Obrigado
Victor Graça

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#141646 | MSG | 25 jan 2007 12:15 | Em resposta a: #141573

Caro Victor Graça:

Infelizmente não tenho fotocopias destes assentos de Barbeita...

O que tenho é:
- casamento de Bento Rodrigues com Madalena Rodrigues, em 28 de Setembro de 1699, ele filho de Domingos Rodrigues e de Maria Rodrigues, da aldeia de Carneiros (?), e ela filha de Leonel Rodrigues e Maria Alvares, do lugar de Gasgaia (ou Casgaia??); Leonel era já falecido a essa data (testemunham o casamento: João Rodrigues, do lugar de Souto; Estêvão de Freitas; o P.e António Rodrigues; António da Costa Maciel).

Terá sido a partir deste assento que encontrou os pais da Madalena?

Eu vi tudo isto muito apressadamente há uns anos, e apenas tomei umas notas para servir de guia a uma segunda "incursão" com mais vagar, que nunca chegou a acontecer... mas não tenho nenhuma nota de ter tido hesitação na leitura do nome.
Será mais prudente aguardar uma confirmação, claro está.

Abraço,

Marcos Sousa Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#141669 | ptm | 25 jan 2007 14:16 | Em resposta a: #141403

Boa-tarde,
Não tenho referância alguma aos pais de Isabel Rodrigues casada com João Esteves.
Caso não saiba, eles tinham uma filha de nome Isabel que foi baptizada a 15 de Agosto de 1668.
Tem referência à data de casamento dos pais da Isabel Rodrigues?

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#141677 | igrejas | 25 jan 2007 15:23 | Em resposta a: #139476

Caros,

Tenho uma grande parte de familiares em várias freguesias de Monção, incluindo Bela. Por falta de oportunidade de me deslocar ao ADVC (vivo em Lisboa) e por algumas surpresas de pais "incógnitos" pelos Registos de Nascimento, não consegui ainda recuar para lá de 1850. Agradecia alguma ajuda da vossa parte, se possivel...
Procuro José Fernandes, soldado da Guarda Fiscal, nascido em 1886 em Trute, Monção, filho de Rosa Fernandes e pai incógnito(?!), casado na Freguesia de Bela com Rosa Gomes Coelho, natural de Padroso, Arcos de Valdevez, filha de Ana Gonçalves Xavier e Francisco Gomes Coelho.
Procuro também António Rodrigues Igrejas cc Joaquina Gonçalves Roseiro por volta de 1875, pais de Turíbio Rodrigues Igrejas, nascido em 1880 no Rosal, Monção, cc Zulmira Nunes, da mesma freguesia, cuja mãe era Ana Nunes e o pai incógnito(?!)...
Mesmo que não tenham qualquer informação destas pessoas, se por acaso tiverem conhecimento de alguma bibliografia que possa consultar, ficaria muito agradecida pela informação.

Cumprimentos,
Filipa Igrejas

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#141707 | victória | 25 jan 2007 20:43 | Em resposta a: #139520

Meus Caros

Francisco Esteves, filho de Paulo Esteves e de Maria Gonçalves, casou a 10.abr.1633 em Bela com Maria Alves, filha de Manuel Alves e Maria Alves. Mas há cerca de 20 anos de diferença, será este o casal?

Cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#141708 | victória | 25 jan 2007 20:54 | Em resposta a: #141403

Caros Confrades

Confesso que já me perdi em tanto nome. Repito o que tenho:

1. Pe. Bento Alvares de Brito
Abade de Trute e Encomendado de Cambeses em Monção
n. 11.jul.1712 Bela
b. 13.jul.1712 Bela

2. Domingos de Brito
Pereiras Bela
f. 12.out.1743 Trute

3. Maria Madalena Alvares
b. 22.nov.1691
pater ignotus
Bela Monção

4. Domingos Vaz
Pereiras Bela
b. 27.mar.1652 Bela
c. 1674 Bela
f. 15.jul.1731 Bela

5. Joana de Brito
Pereiras Bela
c. 1674 Bela

6. P.e Bento Alvares Torres, Abade de Trute
n. Bela Monção
Inquirição de Genere a 19.nov.1683
f. 30.abr.1729 Trute

7. Maria Soares
b. 25.nov.1662 Bela

8. Francisco Vaz
n. Bela Monção

9. Maria Esteves

12. Francisco Esteves
c. 10.abr.1633 Bela

13. Maria Alvares
c. 10.abr.1633 Bela

14. João Soares (Brito ?)
b. 10.abr.1633 Bela

15. Domingas Vaz

16. Pedro Vaz

17. Inês Alvares

24. Paulo Esteves

25. Maria Gonçalves

26. Manuel Alvares

27. Maria Alvares

28. Domingos Soares
solteiro

29. Ana de Castro
solteira, irmã de Pedro de Castro de Barbeita ?
f. 21.jun.1663 Bela


Cumprimentos
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#141710 | victória | 25 jan 2007 21:06 | Em resposta a: #141708

Caros Confrades

Coloco outros casais nos quais tenho interesse

Francisco Gonçalves c. 12.dez.1664 Longos Vales, foi filho de Domingos Gonçalves e de Domingas Esteves, de Bela.

Francisco Manuel Fernandes c. 28.dez.1778 Bela foi filho de Domingos Cardoso (descendente de X.N.) c. 25.nov.1750 Longos Vales com Isabel Lourenço, casou com Maria Josefa
Fonte Bela c. 28.dez.1778 Bela, filha de P.e Domingos Enes, Padre de Merufe com Inquirição Genere e de Francisca da Costa, de Merufe, solteira.

Maria Soares de Brito c. 26.ago.1640 Trute, filha de Diogo Soares de Brito, da Bornaria, que não tem assento qualquer em Bela, pelo que se deduz que só poderá ser um tal de Diogo Soares de Castro, presente no genea e filho de João Lobato de Abreu, Sr. da Qta da Bornaria, e de D. Leonor de Castro e Sousa

Marcos Gonçalves, de Bela b. 28.abr.1652 c. 24.mai.1700 L Vales, foi filho de Manuel Gonçalves e de Isabel Domingues, de Bela

Maria Rodrigues moradora em Pousa em Monção c. 15.dez.1674 em Longos Vales, filha de Gregório Roiz e de Catarina Fernandes da Bornaria

eduardo domingues

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#141760 | vmpg | 26 jan 2007 03:49 | Em resposta a: #141708

Caro Eduardo
desculpe-me mas agora fiquei todo baralhado
do Padre Bento Alvares de Torres, Abade de S. Eulalia de Trute e Maria soares Solteira, pais de Madalena Alvares ......em diante até Francisco Esteves e Maria Alvares, pais de Joana de Brito tudo bate certo depois tenho dificuldade em ligar os nomes .14..15..16.....salvo os de Pedro Vaz e Inês Alvares que são pais de Francisco Vaz e consequentemente avós de Domingos Vaz certo?
Não abusando da sua paciencia e também porque sou amador nisto, solicitava-lhe a ligação entre os restantes membros.
Um abraço e muito obrigado
victor Graça


'

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#141761 | vmpg | 26 jan 2007 04:27 | Em resposta a: #141669

Caro confrade
A minha Isabel Rodrigues e João Esteves neste caso, são os pais de Isabel Alves e avós de Rosa Domingues todos de Bela ,a minha questão é saber se de facto os pais da acima referida Isabel Rodrigues são: João Rodrigues e Margarida Costa? e se esta Informação é sustentada? é que eu não tenho nada dos pais de Isabel Rodrigues.
Um abraço e obrigado
victor Graça

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#141773 | badim | 26 jan 2007 09:55 | Em resposta a: #141710

Caro Eduardo

Eu tenho um 6° avô Manuel Gonçalves, filho de Domingos Gonçalves, natural de longos vales e de Domingas Esteves, natural do lugar da torre -Bela,por isso o seu Francisco Gonçalves deve ser um irmão de Manuel,este Manuel Gonçalves teve um filho de nome Francisco Gonçalves que foi padre, com o seu processo poderia-mos ter mais informações

Cumprimentos

Victor Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#142072 | ptm | 28 jan 2007 15:32 | Em resposta a: #141710

Caro Confrade,
A única informação que tenho de Francisco Gonçalves, filho de Domingos Gonçalves e de Domingas Esteves, meus avôs em 9.º grau, é que tinha um irmão de nome Manuel Gonçalves cc. Maria da Rocha, esta filha de António da Rocha e de Madalena Fernandes.
Com quem casou Francisco Gonçalves ?
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#142073 | ptm | 28 jan 2007 15:44 | Em resposta a: #141773

Caro confrade,
Manuel Gonçalves, filho de Domingos Gonçalves e de Domingas Esteves, era meu 8.º avô. Teve 10 filhos: Manuel, Jerónimo, Maria, João, António, Benta, Domingos, Catarina, Isabel e Francisco que foi padre.
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#142089 | ptm | 28 jan 2007 19:10 | Em resposta a: #141646

Boa-tarde,
Em Bela tenho também um costado "Pereira Marinho" do qual disponho algumas informações.
Gostava de saber se algum dos confrades tem também esta ascendência !?
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#142303 | vmpg | 30 jan 2007 02:25 | Em resposta a: #141708

olá Eduardo Domingues
mais uma vez agradeço a sua amabilidade, mas pedia-lhe favor, o de relacionar os nomes que me enviou anteriormente referentes a Domingos Vaz e Joana de Brito, pois até ao elemento 12-13 eu consigo relacionar, os restantes não.
solicitava-lhe a disponibilidade de me orientar a partir dai, quem é pai, ou avô de quem?
um abraço e obrigado pela disponibilidade
victor graça

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#142316 | victória | 30 jan 2007 09:41 | Em resposta a: #142303

Caro Victor

Ainda hoje tentarei fazer o que me pede, aproveito e pergunto se tem mais alguma data que eu possa acrecsentar aos meus dados dos meus antepassados. Com os melhores cumprimentos
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#142356 | badim | 30 jan 2007 14:22 | Em resposta a: #142073

Caro Pedro
Para poder avançar na minha arvore preciso de algumas informações suas;
tens datas de nascimento das seguintes pessoas, Antonio da Rocha,Madalena Fermandes,Domingos Gonçalves,Domingas Esteves,estes 8°meus e 9°seus avôs

Manuel Gonçalves e Maria da Rocha 7° e 8°

Benta Gonçalves minha 6°

cumprimentos

Victor Alves Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#142439 | vmpg | 31 jan 2007 00:33 | Em resposta a: #137543

Caro Eduardo
o Leonel de Brito irmão de Nicolau de Brito e de Domingos de Brito, casou em 20.06.1701 Barbeita com Teresa de Araujo filha de Santiago da Torre e sua Mulher Madalena de Araujo e teve dois Filhos,Antonio Manuel de Brito e José Torres da Brito.
o Domingos de Brito casou em Trute, Monção com A dita Madalena Alvares, filha do reverendo Bento Alvares de Torres Abade de Santa Eulalia de Trute e Maria Soares solteira, o Bento Alvares de Brito era filho de..... penso que isto o Eduardo terá já certo.
um abraço e obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#142468 | victória | 31 jan 2007 10:42 | Em resposta a: #142439

Meu Caro

Eis os dados que tenho devidamente confirmados nos assentos:

Pe. Bento Alvares de Brito
Abade de Trute e Encomendado de Cambeses em Monção, c.g. ilegítima n. 11.jul.1712 em Bela e b. 13.jul.1712 em Bela. Foi filho de

Domingos Vaz
b. 27.mar.1652 Bela
c. 1674 Bela
f. 15.jul.1731 Bela

e de

Joana de Brito
c. 1674 Bela (casamento encontrado na I.G. de seu neto)

neto paterno de

Francisco Vaz
n. Bela Monção
e de
Maria Esteves

E neto materno, possivelmente, de

Leonel de Brito Soares
c. 6.jun.1650 Bela ou L.Vales
e
Francisca dos Guimarães Borges ou Brito
c. 6.jun.1650 Bela ou L. Vales

Este casamento de Leonel cm Francisca não tenho a certeza se o localizei em Longos Vales, L.V., ou em Bela, uma vez que na altura vi os dois microfilmes, terei de rever, e chamou-me a atençãoo facto dos progenitores deste casal não serem coincidentes com o Gayo, pois são, ele filho de Manuel Soares de Brito e Francisca dos Guimarães, de Arcos de Valdevez, e ela filha de Diogo Soares de Brito Pé de Ferro e de Inácia Soares ou Inácia de Araújo, confronte-se com Gayo.

Em Bela existe de facto uma Joana mas que não é filha deste casal ,nascida, salvo erro no ano 1654, descendente de uns Gouveias de Longos Vales com casamentos anteriores em Salvaterra do Minho, Galiza, mas na altura investiguei a ascendência e não podia de todo ser essa Joana.

Com os melhores cumprimentos
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#142498 | ptm | 31 jan 2007 14:06 | Em resposta a: #142356

Boa-tarde,
Acerca de António da Rocha que era cc Madalena Fernandes não tenho datas nenhumas. Sei apenas que tiveram 2 filhos (pelo menos): Maria da Rocha e António da Rocha.
Domingos Gonçalves cc Domingas Esteves tiveram Manuel Gonçalves, Alferes de Ordenança, que tinha por alcunha "O Coco" ou "O Cócó" (já vi com e sem assentos) e era cc Maria da Rocha; e Francisco Gonçalves (de quem não tenho mais informações.
Não tenho a certeza absoluta, mas acho que Ana Gonçalves, nascida a 30 de Julho de 1650, casada com Domingos da Rocha era também filha de Domingos Gonçalves e de Domingas Esteves, sendo que esta aparece como Domingas Esteves da Torre.
Espero que lhe tenha enviado novas informações e a todos os outros confrades desta "sala" e que se alguém souber que me esclareça estas dúvidas e/ou me envie mais informações.
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#142564 | vmpg | 01 fev 2007 00:15 | Em resposta a: #142468

Caro eduardo
o Bento Alvares de Brito- era filho de Maria Madalena Alvares e Domingos de Brito,-e neto paterno de Domingos Vaz e de Joana de Brito e materno, do reverendo Bento Alvares de Torres casado com Maria soares Solteira.
uma filha de Domingos de Brito e Maria Madalena Alvares, de nome Ana Maria de Brito e Seu Marido Pedro Gonçalves teve um filho de nome Bento luis Gonçalves de Brito.... logo Bento Alvares de Brito não pode ter sido filho de Domingos Vaz e de Joana certo? mas sim neto.
Domingos Vaz e Joana ,penso que só teveram Domingos de Brito, Nicolau de Brito do qual eu descendo e Leonel de Brito. caso contrario teria sido pai aos 60 anos mais ou menos .Mas a duvida mantem-se porque também há uma Joana de Bela nascida em 30JUN1652 filha de Francisco Esteves e de Maria Alves não tendo o Brito no nome o que é suspeito.
victor Graça

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#142593 | victória | 01 fev 2007 10:54 | Em resposta a: #142564

Caro Victor

O Pe. Bento Alvares de Brito, Abade de Trute e Encomendado de Cambeses em Monção, n. 11.jul.1712 Bela, b. 13.jul.1712 Bela foi filho de Domingos de Britoe de de Maria Madalena Alvares, moradores na quinta de Fontelo, em Trute, neto paterno de Domingos Vaz e de Joana de Brito, e neto materno do P.e Bento Alvares Torre e de Maria Soares, moça solteira. Estes dados são certos. Peço-lhe, por favor, que confira com os seus, se por acaso alguem dado não estiver certo, indique-me qual para eu confirmar as respectivas datas.
Com os melhores cumprimentos
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#142686 | vmpg | 02 fev 2007 02:05 | Em resposta a: #142593

Caro Eduardo
na informação que me enviou antes, colocou o Bento Alvares de Brito como sendo filho de Domingos Vaz, talves por engano, ou sem querer e dai a minha observação. Toda a informação de hoje, está rigorasamente igual a minha e penso que é certissima, pois esta foi investigado da minha parte pelo GML.
quanto aos pais de Joana de Brito, que era do cimo da vila, não tenho informação de base para poder julgar, mas gostaria de ver essa informação confirmada, se me puder ajudar seria optimo.
Tenho também como pais de Domingos Vaz, o Francisco Vaz e a Maria esteves e como avós paternos de Domingos Vaz Pedro Vaz e Inês Alvares desta ultima informação não tenho bases que permitam confirmar a sua veracidade tudo o que tiver alêm disto é bem vindo, afinal temos um mesmo ramo de familia verdade?
Um grande abraço e muito obrigado
victor Graça

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#142710 | ptm | 02 fev 2007 11:43 | Em resposta a: #139479

Bom-dia,
Viu a mensagem que coloquei no dia 31 de Janeiro?
Pergunto-lhe se tem mais informações e quais as suas ligações ao Alferes Manuel Gonçalves "O Coco" ou "O Velho" e ao seu filho MAnuel Gonçalves "O Novo".
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#142792 | vmpg | 02 fev 2007 22:52 | Em resposta a: #142710

Olá Pedro boa noite
no ramo dos Britos , Esteves, Alves,e Rodrigues não tenho esse nome
tenho:
Bento Luis Gonçalves de Brito Filho de Ana Maria de Brito e seu Marido Pedro Gonçalves
Mateus da Rocha Torres testemunha do Proc I.G.
Francisco de Sousa e Maria Gonçalves mulher do Ajudante Pascoal de Lima, Padrinhos de Nicolau de Brito
Reverendo Padre João Gonçalves Veloso do Lugar da Coutada testemunhas de Nicolau de Brito
de Gonçalves em Monção é tudo o que tenho.
Ainda não confirmou nada sobreo Domingos Vaz e a Joana de Brito, Parente em comum e, se é a mesma Joana de Brito referida pelo Eduardo, como sendo Filha de Leonel de Brito e Francisca dos Guimarães Borges ou Brito com o casamento em 06JUN1650 neto paterno de Manuel Soares de Brito de Arco de Valdeves senhor da casa Bonária eFrancisca dos Guimarães, de materno de Diogo Soares de Brito, pé de Ferro e Inacia de Araujo, ou Soares
um abraço e obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#142795 | vmpg | 02 fev 2007 23:22 | Em resposta a: #139520

Olá Guilherme
como vai isso?
gostaria de lhe pedir de novo o telemovel se puder enviar por mensagem para o meu tmn agradeço pois fiquei sem o seu numero.
Surgiu-me uma duvida, com a descrição referente ao organigrama de costados de Rosa Domingues, filha de Isabel Alves , neta materna de João Esteves e Isabel Rodrigues tal qual está no papel ou, segundo a descrição a pag 5, que refere como sendo neta materna de João Pedroso 4038 e Isabel João.
Outra duvida surge pelo facto de aparecer no genea, Leonel Rodrigues do lugar da Casgaia como sendo Pai de Madalena Rodrigues, em vez de Manuel Rodrigues.
Tem algumas novidades ?
Um abraço e boa sorte no trabalho.
Victor Graça

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#142910 | vmpg | 04 fev 2007 05:33 | Em resposta a: #142710

ola Pedro teixeira de Morais
gostaria que me confirmasse caso possivel os pais de Isabel Alvesou Alvares, casada com Manuel Domingues, Como sendo João Pedroso do lugar do mato e Isabel João? caso esteja certo, se os pais da Isabel João são: o João Rodrigues e Margarida Costa ?
um abraço e obrigado
victor Graça

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#143045 | ptm | 05 fev 2007 18:25 | Em resposta a: #142792

Boa-tarde,
Relativamente à freguesia de Bela, a minha teoria é de que todas (ou quase todas) as famílias se "cruzaram" entre os séculos XVI e XIX. Os vários costados das "minhas famílias" de Bela aparecem, muitas vezes em gerações diferentes, entroncados entre si. Os apelidos Alves/Álvares (estes por excelência), Gonçalves, Domingues, Vaz, Esteves, Marinho (estes nem tanto), aparecem nos ascendentes dos confrades desta sala, o que me leva a pressumir que somos familiares por vários costados.
Quanto à Joana de Brito tenho de estudar melhor este caso complexo, pois não sei se estamos todos a falar da mesma pessoa; e mesmo os dados de que disponho não são totalmente esclarecedores.
Seja como for, aqui vão os meus dados a ver se são os mesmos que os seus e do Eduardo.

Leonel de Brito cc. Teresa de Araújo em 20/06/1701;
Leonel de Brito era irmão de Domingos e Nicolau de Brito e filho de Domingos Vaz e de Joana de Brito, sendo que estes dois se casaram em 1674;

Não sei se é desta Joana de Brito que se refere!?!

No entanto, há aqui um aspecto que me intriga, que passo a explicar:

Na I.G. de Bento Luís Gonçalves de Brito, referindo-se à mãe deste, há um documento que diz que era neta pela parte paterna de Domingos Vaz e Joana de Brito. Quando se referem aos pais do Leonel de Brito há outro documento em que os pais aparecem como sendo Pedro Vaz e Joana de Brito.

Deixo à discussão.

CUmprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#143046 | ptm | 05 fev 2007 18:31 | Em resposta a: #143045

Bento Luís Gonçalves de Brito era filho de Pedro Gonçalves e de Ana Maria de Brito.

Ana MAria de Brito era filha de Leonel de Brito e de Teresa de Araújo.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#143074 | GML | 05 fev 2007 22:06 | Em resposta a: #143045

Caro Pedro Teixeira de Morais,

É exactamente dessa Joana de Brito casada com Domingos Vaz que falamos. Não é estranho que haja um Leonel de Brito nesta família, quando coexistiam nessa freguesia de Bela os Soares de Brito que também usavam o nome próprio pouco comum de Leonel? Será uma coincidência ou haverá algum parentesco entre uns e outros?

A meu ver, só se poderá eventualmente esclarecer esta situação fazendo uma análise exaustiva dos livros paroquiais mais antigos de Bela.

Melhores cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#143106 | vmpg | 06 fev 2007 00:54 | Em resposta a: #143045

Caro Pedro Teixeira de Morais
Já chegamos a conclusão que temos o mesmo ramo e comum a outros confrades, motivo bastante para que um dia proximo justifique um almoço a ser marcado.
A teoria está correcta e parece obvia, a Joana de Brito é a mesma, e tambêm comum a outros confrades
Leonel de Brito cc. Teresa de Araújo em 20/06/1701 na Barbeita ela filha legitima de Santiago da Torre e sua mulher Madalena de Araújo teve dois filhos Antonio Manuel de Brito e José Torres de Brito têm I.G.o Primeiero A.M.B em 15.08.1725,proc 5606, o segundo J.T.B. em 03.02.1730 Proc. 20279.

Leonel de Brito era irmão mais velho de Domingos de Brito e de Nicolau de Brito é filho de Domingos Vaz e de Joana de Brito, sendo que estes dois se casaram em 1674;está certo.

Se é desta Joana de Brito que temos falado? sim é a mesma que acimo refiro.

Segundo a investigação de G.M.L. e tambêm pela I.Genere dos mencionados Refere que é sem sombra de duvida DOMINGOS VAZ e JOANA DE BRITO e não Pedro Vaz.

Tenho como informação sem base sustentada, que os pais de Domingos Vaz eram : Francisco Vaz e Maria Esteves e que os de Francisco Vaz, eram Pedro Vaz e Inês Alvares, verdade ou mentira?.................
Um abraço e cumprimentos
victor Graça

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#143127 | victória | 06 fev 2007 09:16 | Em resposta a: #143106

Caro Victor

Pode confirmar nos seus dados que Domingos Vaz (pai de Domingos de Brito) foi baptizado 27.mar.1652 (assento existente) Bela, tendo como pais Francisco Vaz e de Maria Esteves.

Com os melhores cumprimentos
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#143239 | vmpg | 07 fev 2007 00:50 | Em resposta a: #143127

Caro eduardo
do Domingos Vaz, sei que é casado com Joana de Brito, pela I.G. da Camara Eclesiástica de Braga de um dos seus netos. de nome MANUEL ANTONIO DE BRITO, que refere o casamento no ano de 1674, nada mais tenho de informação com base sustentada.
Quanto a Francisco Vaz e Maria Esteves creio que essa informação foi o Eduardo que a comentou e colocou no genea ou estarei errado ?
Um abraço
Victor Graça

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#143258 | victória | 07 fev 2007 08:50 | Em resposta a: #143239

Caro Victor

Sim, devo ter sido eu a afirmar isso, pois fiz essa mesma pesquisa. Quanto ao casamento de Domingos e Joana, eu tenho a mesma I.Genere que refere, onde, se diz que foi casada no ano de 1674, porém não foi possível encontrar o assento no respectivo microfilme. Espero terminar esta sexta feira a digitalização de Bela, o que será tornará mais fácil futuras pesquisas. Quanto à ideia que aqui foi apontada de um futuro almoço dos descendentes deste casal acho muito interessante.
Abraço, eduardo

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#143297 | ptm | 07 fev 2007 16:51 | Em resposta a: #143258

Boa-tarde,
A data de casamento de que disponho para o casamento de DOmingos e Joana é também 1674.
Existe um costado, os "Gonçalves", do qual já dei várias informações e solicitei algumas informações, que deveria ser "trabalhado", pois acho que também é comum a todos.
Gostava de saber também se têm os "Pereira MArinho" nos vossos ascendentes!?
Quanto ao almoço, seria muitissimo interessante. É questão de se marcar uma data e um local.
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#143299 | victória | 07 fev 2007 17:02 | Em resposta a: #143297

Caro Pedro

Sobre Pereira Marinho não tenho nada, mas cruzei-me com eles na altura e é facil entronca los nos muitos Marinhos Falcão da vizinha freguesia de Longos Vales.

Cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#143301 | victória | 07 fev 2007 17:09 | Em resposta a: #143299

Caro Pedro e demais confrades interessados em Santa Maria de Bela

Alguém tem na sua ascendência Maria Soares bapt. 25.nov.1662 Bela filha de João Soares e de Domingas Vaz, e casamento dos pai, encontraram?

Desde já agraço qualquer esclarecimento.
eduardo domingues

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#143341 | vmpg | 08 fev 2007 02:22 | Em resposta a: #143258

Caro Eduardo
obrigado pela resposta, espero que consiga confirmar os pais de Domingos e de Joana de Brito pois a espectativa é grande.
Quanto ao Almoço seria agradável, e de preferência lá mais para a primavera com os dias mais quentes.
se tiver noticias diga
Um abraço
Victor Graça

Resposta

Link directo:

Padroso, Arcos de Valdevez

#143502 | procha75 | 09 fev 2007 23:29 | Em resposta a: #141677

Cara confrade Filipa Igrejas,

Não a poderei ajudar em relação a Belas (onde não tenho ascendência), mas, caso esteja interessada e após avançar a sua pesquisa até cerca de 1800 (a partir daí tenho todos os registos paroquais desta freguesia levantados e estudados), poderei ajudar em relação à freguesia de Padroso. Nesta freguesia, tenho ascendência e um dos ramos é exactamente o dos Gomes Coelho (salvo erro, designa-se assim primeiramente o meu 9º avô Custódio Gomes Coelho, cirurgião e filho do tabelião da terra).

Cumprimentos,
Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Padroso, Arcos de Valdevez

#143731 | igrejas | 12 fev 2007 09:30 | Em resposta a: #143502

Caro confrade Pedro Rocha,

Agradeço muito e desde já a sua disponibilidade para partilhar comigo as informações que tem sobre a Freguesia de Padroso e os Gomes Coelho. Vou procurar chegar ao ano de 1800 e então solicitarei de novo a sua amável ajuda.

Cumprimentos,
Filipa Igrejas

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#143897 | ptm | 13 fev 2007 16:10 | Em resposta a: #143299

Boa-tarde Eduardo,
Os "Pereira Marinho" que entroncam com a minha família são do Lugar do Marco e há um deles que tinha "Falcão", por alcunha.
Este ramo vai entroncar também com outros de que temos falado, como os Gonçalves.
Eu acho que a maioria das famílias de Bela se cruzaram, na medida em que era uma freguesia com relativamente poucos fogos. Ainda um dia destes vi o número de fogos numa IG do século XVII e, embora não me lembre agora quantos eram, posso depois ver, considerei serem poucos.
O almoço dos "descendentes de Bela" deveria de ser em Bela; ou, pelo menos, em Monção.
Que acham da ideia?
Cumprimentos.
Pedro TEixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#144140 | vmpg | 15 fev 2007 00:29 | Em resposta a: #143258

Olá Eduardo
Como tem corrido esse trabalho sobre Bela ?
Algumas novidades dos nossos antepassados?
Da Minha Parte ainda não tenho nada de novo sobre os avós de Joana Brito.
o Eduardo terá eventualmente alguma coisa sobre os antepassados de MANUEL DOMINGUES cujos pais foram Antonio Domingues e Domingas Lourenço?
O MANUEL DOMINGUES foi o pai de Rosa Domingues tendo esta sido mãe de Antonio José de Brito.
um abraço
Victor Graça

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#144141 | vmpg | 15 fev 2007 00:37 | Em resposta a: #143897

Olá Pedro
É Uma boa sugestão
de preferência com bom tempo para se poder ver a linda paisagem dos vales e montes que envolvem toda aquela zona, da qual eu nada conheco.
um abraço
Victor Graça

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#144813 | vmpg | 19 fev 2007 22:32 | Em resposta a: #143258

Caro Eduardo
Como tem corrido esse trabalho sobre Bela?
Já têm alguma novidade?
Um abraço
Victor graça

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#144990 | badim | 21 fev 2007 21:06 | Em resposta a: #142498

Caro Pedro
Tenho o IG de Francisco Gonçalves, filho de Manuel Gonçalves e Maria da Rocha, as informações são poucas! apenas pais e avôs, dados que o Pedro ja me tinha enviado,para ir mais longe so no Att em Viana.

Muitos cumprimentos

Victor Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#145981 | vmpg | 28 fev 2007 22:22 | Em resposta a: #143258

Caro Eduardo
Espero não abusar da sua paciência, mas como tinha dito que talves conseguisse novas informações sobre bela, depois da digitalização de novos elementos. será que tem já alguma coisa mais?
Estou curioso por saber alguma informação sobre o Domingos Vaz e Joana de Brito alêm da que temos claro.
um abraço
victor Graça

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#146017 | victória | 01 mar 2007 08:53 | Em resposta a: #145981

Caro Victor

Ainda não acabei Troviscoso, uma vez que me faltava ainda um rolo de microfilme que só me chegou ontem. Logo que acabe passo a Bela, espero que em breve. Logo que tenha alguma coisa aviso, ok?

Um abraço
eduardo domingues

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#146114 | vmpg | 01 mar 2007 22:46 | Em resposta a: #146017

Caro Eduardo
Calculei que assim fosse
um Grande abraço e desculpe-me pela antessipação
Victor Graça

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#146121 | vmpg | 01 mar 2007 23:38 | Em resposta a: #146017

Caro Eduardo
Por curiosidade gostaria de saber qual a ligação que o D.Paulo Portas tem com os Esteves de Bela?
No genea em lugar de Bela, Monção está ( Bera. Monção,)
penso que há aqui algo de errado. contudo a ligação de Manuel Luís Esteves de Bela, antepassado do Paulo, possa estar ligado aos meus Esteves que são Maria Esteves.José Esteves, Esperança Rodrigues, Isabel Alves o João Esteves e Isabel Rodrigues,e do José Esteves, Gregorio Esteves e Maria Afonso,
Será que Conhece a ligação a estes elementos ou a informação que me deram é errada?
um abraço
Victor Graça

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#146820 | vmpg | 07 mar 2007 01:08 | Em resposta a: #34154

--------------------------------------------------------------------------------

Caro Eduardo
Por curiosidade gostaria de saber qual a ligação que o D.Paulo Portas tem com os Esteves de Bela?
No genea em lugar de Bela, Monção estava ( Bera. Monção,)
já corrigiram o que estava errado. contudo a ligação de Manuel Luís Esteves de Bela, antepassado do Paulo, possa estar ligado aos meus Esteves que são Maria Esteves.José Esteves, Esperança Rodrigues, Isabel Alves o João Esteves e Isabel Rodrigues,e do José Esteves, Gregorio Esteves e Maria Afonso,
Será que Conhece a ligação a estes elementos ou a informação que me deram é errada?
um abraço
Victor Graça

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#153443 | Libânea | 23 abr 2007 17:32 | Em resposta a: #34142

O meu avô Chamava-se António Luís Rocha e era da Bela e a minha avó chamava-se Maria Joaquina Esteves filha de Luísa Rodrigues e José Esteves mas penso que seriam de Merufe pois foi lá que a minha mãe nasceu. Também me falaram que a minha avó tinha nascido numa quinta chamada porqueira, na Bela ou perto, desconheço o local. Espero que esta minha informaçao acrescente algo à sua busca. Sigo com curiosidade este tópico porque também nasci na Bela. Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#153490 | ptm | 23 abr 2007 22:04 | Em resposta a: #153443

Cara Zulmira,
Não tem referências a antepassados mais remotos?
O mais provável é entroncarem nos meus e de outros confrades que partilham esta "sala", principalmente no caso dos "Esteves".
Fico a aguardar notícias.
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#153496 | Libânea | 23 abr 2007 22:28 | Em resposta a: #153490

Pedindo desculpa por não me ter dirigido directamente ao Sr.,sou novata nestas andanças, e agradecendo a resposta, lamento não ter neste momento, mais dados ao meu alcance.Sei que a minha avó tinha um único irmão que imigrou para o Brasil e nunca mais houve notícias dele e que a minha avó e bisavó faleceram no mesmo dia em Fevereiro de 1921.Vou tentar obter mais informação através da familia que ainda existe, porque também eu necessito saber mais sobre esse ramo (Esteves) da minha familia.É um apelido muito usado em Bela, bem como o Rocha e o Araùjo. apelidos que possuo. Cumprimentos, Guiomar

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#153648 | ptm | 24 abr 2007 20:44 | Em resposta a: #153496

Eu tenho centenas de antepassados naturais de Bela, principalmente dos lugares do Mato e do Marco, e os apelidos Rocha e Araújo também são uma constante, assim como Domingues e Gonçalves; sendo que o que mais se repete é Álvares ou Alves.
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#153671 | Libânea | 24 abr 2007 22:43 | Em resposta a: #153648

Folgo em saber que o Sr. Pedro Teixeira de Morais tem nos antepassados uma das mais prezadas familia de Bela, são os Ferreira Alves do lugar de S. Bento, pela qual, eu e todos os meus irmãos sentimos verdadeiro carinho. Obrigada pelas respostas. Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#153685 | ptm | 24 abr 2007 23:34 | Em resposta a: #153671

Efectivamente uma das minhas bisavós chamava-se Ana Leonor Ferreira Alves, que era filha de António Emílio Álvares e de Francisca MAria Rodrigues Ferreira. Ela teve 4 irmãos: Maria das Dores, Miguel, Alvina e Albina da Glória.
Se possível, pedia-lhe que soubesse por qual dos 4 irmãos da minha bisavó descendem os Ferreira Alves de que conhece.

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#153781 | Libânea | 25 abr 2007 21:53 | Em resposta a: #153685

Lamento ter entrado no tópico errado (Alves freguesia da Bela, Monção) Mas se for possível,veja a minha resposta. Também peço desculpa de ter entrado no vosso tópico sem ter pedido autorização. Penso que vou parar por aqui e obter alguma informação.A Genealogia atrai-me mas desconheço as regras. Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#153784 | Libânea | 25 abr 2007 22:21 | Em resposta a: #35420

Desculpando-me pela intromissão o meu pai também da Bela era primo direito de Joaquim Lara Rodrigues pois suas mães eram irmãs. Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#154116 | ptm | 27 abr 2007 23:07 | Em resposta a: #153781

Boa-noite,
Não tem de pedir desculpa por nada, nem a ninguém, pois tem todo o direito de estar neste tópico como outro qualquer que partilhe dos mesmos interesses. Este t´pico não é sobre os Alves, mas sim sobre a freguesia de Bela.
Não sei se leu as mensagens anteriores e se já conseguiu saber o que lhe pergunto sobre os Ferreira Alves que conhece.
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#154122 | Libânea | 27 abr 2007 23:49 | Em resposta a: #154116

Boa noite,
Obrigada pelas palavras que me escreveu. Já tinha dado resposta ao pedido do que me fez através do tópico, "Alves, freguesia da Bela, Monção". Foi um engano aborrecido mas nesse mesmo tópico existe informação sobre a familia Ferreira Alves, pedindo-lhe por favor que o consulte.Quanto a minha participação neste forum, afinal vou dando notícias com a ajuda do Sr.. Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#154336 | ptm | 29 abr 2007 22:19 | Em resposta a: #143127

Boa-noite Eduardo,
Reiniciei as minhas pesquisas sobre Bela e encontrei na semana passada o registo de casamento de João ALves com Francisca Lourença. Nesse assento refere: "João ALves filho legitimo de outro ..."; nunca me tinha surgido nenhuma referência similar, mas presumo que o pai tenha exactamente o mesmo nome.
Que me diz?

Aproveito também para lhe perguntar se sempre me pode facultar as informações digitalizadas de que falamos por mail.

Cumprimentos.

Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#154935 | Libânea | 04 mai 2007 11:32 | Em resposta a: #154116

Bom-dia,
Venho acrescentar algo, que muito me entristece, sobre a familia Ferreira Alves. Se tiver possibilidades de contactar o Jornal "A Terra Minhota" ficaria a saber mais sobre a dita familia, pois foi seu Director durante 57 anos, Dr.João Henrique Ferreira Alves, que faleceu em l8 de Abril ùltimo, é capa da ùltima edição desse jornal com a data de 1 de Maio.Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#170694 | victória | 22 out 2007 22:41 | Em resposta a: #139003

Caros Confrades

Procuro informações sobre os avós de Maria Joana Pereira de Brito moradora no Crasto em Bela que casou a 23.nov.1768 em Bela, Monção. Foi filha de Luís Manuel Pereira de Brito e de Sebastiana de Araújo. Alguém me pode ajudar quanto aos avós? Desde já agradeço a atenção prestada a esta mensagem.
Com os melhores cumprimentos
eduardo domingues

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#170765 | victória | 23 out 2007 18:35 | Em resposta a: #170694

Caros Confrades

Agradecia informações suplementares a estes casais:

1 - LUISA MARIA ALVES moradora no lugar de Bogadela em Barbeita, Monção, casou em Barbeita a 30.ago.1809, tinha nascido em Bela, Monção, a 21.mar.1787 e bapt. a 1.abr.1787.

2 – ANTÓNIO ALVARES casou a 23.nov.1768 em Bela com

3 – MARIA JOANA PEREIRA DE BRITO moradora no lugar do Crasto em Bela.

4 – ANTÓNIO ALVARES morador em Barbeita nasceu a 21.fev.1708 Bela, bapt. a 23.fev.1708 Bela, casou a 20.mai.1728 em Bela com

5 – BENTA GONÇALVES moradora em Barbeita, nasceu no lugar do Cabo em Bela a 22.mar.1698, bapt. a 26.mar.1698 em Bela.

6 – LUIS MANUEL PEREIRA DE BRITO morador no Crasto, nasceu a 13.abr.1718 em Bela, bapt. a 20.abr.1718 em Bela com

7 – SEBASTIANA DE ARAÚJO

8 – ALEXANDRE AFONSO morador em S. Bento da Torre, Bela, bapt. a 16.mai.1684 Bela e casou a ? com

9 – LUISA ALVES ou ALVARES moradora em S. Bento da Torre, nasceu a 27.abr.1696 em Bela e bapt. a 2.mai.1696 em Bela

10 – MANUEL GONÇALVES, O COCO, ALFERES DE ORDENANÇAS nada sei a não ser que casou a 24.mar.1680 em Bela com

11 – MARIA DA ROCHA

12 – LEONEL DE BRITO casou a 20.jun.1701 em BArbeita com

13 – TERESA DE ARAÚJO

16 – ANTÒNIO AFONSO morador em S. Bento da Torre, Bela casou a 25.out.1670 em Bela com

17 – ISABEL ALVES moradora no lugar do Mato, Bela

18 – DOMINGOS ALVARES morador no lugar da Igreja Velha, Bela

19 – ISABEL GONÇALVES moradora no lugar da Igreja Velhaa, Bela

20 – DOMINGOS GONÇALVES

21 – DOMINGAS ESTEVES moradora em S. Bento da Torre, Bela

22 – ANTÓNIO DA ROCHA morador no lugar da Giesteira, Bela

23 – MADALENA FERNANDES morador no lugar da Giesteira, Bela

24 – DOMINGOS VAZ bapt. a 27.mar.1652 em Bela, casado em 1674 com

25 – JOANA DE BRITO

26 – SANTIAGO DA TORRE de Barbeita

27 – MADALENA DE ARAÚJO de Barbeita

Com os melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#170861 | victória | 24 out 2007 21:19 | Em resposta a: #170765

Onde se lê

12 - Leonel de Brito deve ler-se FRANCISCO PEREIRA DE BRITO
13 - TEresa de Araújo deve ler-se MARIA DA TORRE

14 - BRAS DE ARAÚJO
15- BEREDIANA DE ARAÚJO

Com os melhores cumprimentos
eduardo domingues

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#170864 | victória | 24 out 2007 21:46 | Em resposta a: #137543

Caro Victor

Já localizei o casamento de que falava:

Em Bela, Monção:

a 6.jun.1650 Lionel de Brito Soares filho de Manuel Soares de Brito e de Francisca dos Guimarães de Brito, casa com Brites de Brito Soares, filha de Diogo Soares de Brito e de Inácia de Araújo, da Bornaria. Testemunhas João Lobato de Abreu, Maria da Quinta, e Ana de Abreu, viuva.

Com os melhores cumprimentos
eduardo domingues

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#170877 | vmpg | 25 out 2007 01:27 | Em resposta a: #170864

Caro Eduardo Domingues
com os melhores cumprimentos o saudo
já o julgava esquecido, mas o prometido é devido e assim foi.
vamos ao que interessa.
A Joana de Brito, e o Domingos Vaz foram os pais do Leonel de Brito, do Nicolau de Brito, e do Domingos de Brito, informação retirada da inquirição de genere em Braga nos anos de 1725 pasta 246 proc 5606 de 15 de Agosto do neto de Joana de Brito,o Manuel Antonio de Brito que tinha também um irmao de nome José Torres de Brito, sendo estes dois netos de Joana de Brito Filhos do Leonel de Brito e sua mulher Teresa de Araujo.
Assim gostaria de saber se possivel e de prova provada, perdoe-me e redundancia, o nome dos pais de Joana de de Brito, que ao que consta a liga aos Soares Tangil etc Verdade?
um grande abraço
e grato pelo trabalho ao dispor
victor graça
vmpg

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#170912 | MSG | 25 out 2007 13:27 | Em resposta a: #170877

Caros Eduardo Domingues e Vitor Graça:

Não sei se será útil para a vossa pesquisa (confesso que me perdi um pouco a tentar reconstituir a progressão da conversa) recordar alguns dados sobre os Soares de Brito, da família próxima deste assento de 1650.

Deve ser, com toda a probabilidade, um casamento bem tardio (Felgueiras Gayo diz que Brites de Brito Soares não teve descendência, o que parece bem plausível se for este o único casamento dela).

Os seus pais - Diogo Soares de Brito 'pé de ferro' e Inácia de Araujo - estavam já casados em 1593 (baptismo da sua filha Isabel Soares de Brito - irmã desta Brites - em Monção, a 25 de Agosto), e têm quatro filhos, pelo menos, entre este ano e o de 1603.

Assim, a Ana de Abreu, viúva, testemunha neste assento de Bela deve ser a irmã da noiva, Ana, baptizada em Monção a 26 de Fevereiro de 1600 (cinquenta anos a essa data, portanto). O João Lobato de Abreu será também irmão dela, embora não conheça ainda documentos que o refiram (está, com este nome, no Gayo).

Pareceu-me poder depreender que não há notícia, em Bela, de filhos deste casal (o do casamento de 1650)? Não deve ser arriscado supor os noivos com uns bons 40 anos a essa data, o que pode vir a ajudar na confirmação da ascendência dele.

Melhores cumprimentos,

Marcos Sousa Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#170955 | victória | 25 out 2007 22:22 | Em resposta a: #170912

Caros Confrades

Coloquei uma mensagem aqui neste tópico a solicitar ajuda para dados sobre casais de Bela. Por favor vejam mais abaixo.

Vamos ao que interessa: hoje em Bela encontrei:

Joana n. 10.jul.1675 bapt. a 12.jul.1675 Bela, filha de João Marinho Sanches (de Longos Vales) e de Francisca Gomes, do Souto.

Gregório de Lançós, filho de Baltazar de Magalhães e de Ana da Costa (aqui sem dona) de Troviscoso, casou com Brites de Brito, filha de Leonel de Brito e de Maria dos Guimarães, da Bornaria, Bela, a 1.mar.1649.

a juntar ao casamento de Leonel de Brito Soares com Brites de Brito Soares, a 6.jun.1650 em Bela. ele filho de Manuel Soares de Brito e de Francisca dos Guimarães de Brito, ela de Diogo Soares de Brito e de Inácia de Araújo (será a Inácia Soares referida no Gayo?) ?

para complicar tudo apareceu nos meus antepassados um JOSE PEREIRA casado com JOANA DE BRITO. Será a mesma num segundo casamento ou tratar-se-á de outra Joana ? Este casal teve um filho de nome Francisco Pereira de Brito (nascido em Bela a 1.jan.1679) que casou a com Helena ou MAria da Torre e depois com Petronilha Dias (11.nov.1723)

Espero que nos possamos ajudar.

Com os melhores cumprimentos
eduardo domingues

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#170982 | MSG | 26 out 2007 12:37 | Em resposta a: #170955

Caro Eduardo Domingues:

Não há razão para duvidar de que a Inácia Soares (referida por Gayo) seja esta Inácia de Araújo, que tem, segundo esse autor, a seguinte ascendência: filha de Ignacio de Araújo e de Isabel Soares de Brito; neta paterna do P.e Bartolomeu Fernandes de Araújo, abade de Ceivães, e materna de João Lobato e de Brites de Brito. Não conheço documentação sobre os referidos seus pais; os três avós identificados estão documentados em Monção por volta de 1540 (o Padre como baptizante em alguns baptismos, e João Lobato e Brites de Brito efectivamente casados, baptizando um filho).

Uma vez que, como disse, Diogo Soares e Inácia, sua mulher, vivem aparentemente em Monção entre 1593 e 1603 - pelo menos aí baptizam os seus filhos - falta-me saber como se terá dado a passagem dos filhos para a quinta da Bornaria. Talvez tenham saído de Monção apenas no cerco espanhol?

Nesta parte, as dúvidas só poderão ser resolvidas, penso, se forem localizados documentos que não sejam assentos paroquiais - eventualmente documentos notariais - anteriores a 1650 e que mencionem esta quinta. Não sei se os há publicados ou divulgados.

Se, em Monção, encontrar notícias dos outros casais de bela que refere, darei notícias.

Cumprimentos,

Marcos Sousa Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#171046 | victória | 26 out 2007 20:53 | Em resposta a: #170955

Renovo o pedido.

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#171066 | vmpg | 27 out 2007 03:06 | Em resposta a: #170955

Caro Eduardo
sobre Joana de Brito ainda mais baralhado fiquei, a data do seu matrimonio foi em 1674 com Domingos Vaz, quanto aos pais nada sei de base fundada.
Tambem em relação a Antonio Domingues e sua mulher Domingas Lourenço,pais de Manuel Domingues, casado com Isabel Alves, ou Alvares de Bela Monção, e para os pais deste primeiro casal ainda não consegui obter noticias, ou seja do Antonio Domingues e a mulher Domingas Lourenço.
um grande abraço
victor graça

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#171067 | vmpg | 27 out 2007 03:13 | Em resposta a: #34142

Caro amigo
eu tenho Esteves, Gonçalves, e Alves ou Alvares na familia em Bela, Monção se eventualmente necessitar de alguma coisa talves o possa ajudar.
victor graça

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#171267 | badim | 30 out 2007 11:32 | Em resposta a: #170955

Caros Confrades

Manuel Soares de Brito e Francisca dos Guimarães de Brito,eu penso que casarão na freguesia de Gondariz-Arcos de Valdevez, eu tenho no meu ramo uma Dna Domingas dos Guimarães de Brito que casou com Francisco Rodrigues Vilarinho(capitão),ela de Gondariz-Arcos e ele de Segude-Monção, a mãe de Francico é Francisca Soares de Brito.

Tambèm tenho em 7° avos o casal Francisco Pereira de Brito e Helena da Torre

cumprimentos

victor gomes

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#171274 | victória | 30 out 2007 13:39 | Em resposta a: #171267

Caro Victor

E dados biográficos desse casal, possui algum? Já coloquei aqui uma lista de casais dos quais tenho / não tenho dados. Se tiver algum tempo disponível, p.f. passe por lá e corrija-me eventuais erros. Muito obrigado!

Com os melhores cumprimentos
eduardo domingues

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Barbeita,Monção, Esteves e Rodrigues

#171663 | vmpg | 04 nov 2007 02:49 | Em resposta a: #34154

Caro Eduardo
Sobre os meus Esteves e Rodrigues, de Bela e Barbeita, Monção
Gostaria de completar estes elementos: José Esteves.- filho de Gregorio Esteves e de Maria Afonso, casado com Esperãnça Rodrigues em 23.11.1704 sendo ela filha de Francisco Rodrigues e de Maria Francisca todos de Barbeita Monção
se tiver alguns elementos que me possa ajudar ficar-lhe-ei grato
um abraço
victor graça

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Barbeita,Monção, Esteves e Rodrigues

#173786 | flordealecrim | 21 nov 2007 14:57 | Em resposta a: #171663

Caro Eduardo Domingues

Como reparei que tem pesquisado os paroquiais de Troviscoso, peço-lhe ajuda para encontrar o assento de baptismo de João Esteves, filho de Domingos Esteves e de Luzia Gonçalves. Este João Esteves casou com Maria Gonçalves e tiveram um filho de nome Diogo, que foi baptizado na paróquia de Troviscoso em 12.1780. Foram padrinhos deste Diogo Luís (filho de Manuel Marinho e de Maria Alvares) e Mariana Esteves(filha de Alexandre Esteves e maria Duarte) estes todos de Bela.

Antecipadamente grata.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#173817 | vmpg | 21 nov 2007 17:09 | Em resposta a: #141710

--------------------------------------------------------------------------------

Caro Eduardo Domingues

Como reparei que tem pesquisado os paroquiais de Troviscoso, peço-lhe ajuda para encontrar o assento de baptismo de João Esteves, filho de Domingos Esteves e de Luzia Gonçalves. Este João Esteves casou com Maria Gonçalves e tiveram um filho de nome Diogo, que foi baptizado na paróquia de Troviscoso em 12.1780. Foram padrinhos deste Diogo Luís (filho de Manuel Marinho e de Maria Alvares) e Mariana Esteves(filha de Alexandre Esteves e maria Duarte) estes todos de Bela.

Antecipadamente grata.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#174275 | flordealecrim | 26 nov 2007 16:32 | Em resposta a: #173817

Renovo o pedido

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#198012 | victória | 26 mai 2008 14:30 | Em resposta a: #174275

Caros Confrades

Em Bela, cruzaram-se com João Falcão, o Velho e Catarina Afonso, antes de 1662?
Helena da Torre?
José Pereira casado com Joana de Brito?
Com os melhores cumprimentos
eduardo domingues

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#208312 | pmcoimbra | 15 set 2008 12:48 | Em resposta a: #34199

Caro Pedro Teixeira de Morais,

Peço-lhe que me perdoe por me intrometer neste tópico, mas tenho na minha árvore duas pessoas com nomes parecidos com o de uma sua antepassada, das quais eu pretendia saber se há parentesco ou não.
Trata-se de António Luís Pereira Álvares da Guerra, Capitão-mór de Ordenanças de Monção e Tenente-coronel dos Voluntários Realistas, e José Caetano Pereira Álvares da Guerra, Bacharel em Leis, que eu julgo que seriam irmãos. O José Caetano era natural de Monção, casou com uma senhora da minha família, uma irmã da minha 4ª avó, e deixou descendência em Ponte de Lima e Paredes de Coura, já extinta.
Queria perguntar-lhe se me pode dizer se estes dois terão alguma ligação à sua trisavó D. Felicitas Pereira Álvares da Guerra. Já agora, mesmo que não seja possível encontrar essa ligação, pode fornecer-me mais informações sobre este seu ramo de antepassados?

Com os melhores cumprimentos e grato pela atenção,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#208465 | pmcoimbra | 16 set 2008 18:43 | Em resposta a: #34199

Caro Pedro Teixeira de Morais,

Esqueci-me de referir na mensagem anterior que José Caetano Pereira Álvares da Guerra era filho de João Manuel Pereira, Sargento de Ordenanças em Monção, e de sua mulher Ana Maria Álvares da Guerra, ambos de Monção.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#208494 | PTM1 | 16 set 2008 21:41 | Em resposta a: #208312

Caro Pedro Morais Coimbra,

António Luís Pereira Álvares da Guerra era pai da minha trisavó Felícitas, logo meu tetravô; o que significa que somos primos em 3.ª ou 4.º grau, dependendo da sua relação familiar com o António Guerra, o qual era filho de João Manuel Peeira e de
Ana Maria Alves da Guerra.

António Luis Pereira Álvares da Guerra teve mais filhos para além da Felícitas?
Qual é o seu parentesco com ele?



Fico a aguardar a sua resposta.

Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#208495 | PTM1 | 16 set 2008 21:54 | Em resposta a: #208465

Caro Pedro Morais,
Isso significa que era filho do meu 5.º avô e irmão do meu tetravô.
Estou a ver que temos muita informação pra trocar.
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#208504 | PTM1 | 16 set 2008 22:22 | Em resposta a: #208495

Caro Pedro Morais,
Se for da minha geração somos primos em 7.º grau.
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#208596 | pmcoimbra | 17 set 2008 18:56 | Em resposta a: #208495

Caro Pedro Teixeira de Morais,

Antes de mais, agradeço a sua pronta resposta. Infelizmente, não somos parentes, como lhe vou explicar a seguir... Vou começar pelo fim: não há relação entre os apelidos Guerra e Guerreiro, trata-se apenas de uma coincidência.

O que aconteceu foi o seguinte: uma irmã da minha 4ª avó, que se chamava D. Antónia Ventura de Sousa Guerreiro, proprietária, natural de Santa Maria de Sá, Ponte de Lima, casou em Ponte de Lima com José Caetano Pereira Álvares da Guerra, Bacharel em Leis, natural de Monção, filho do Sargento-mor João Manuel Pereira e de sua mulher D. Ana Maria Álvares da Guerra, de Monção. Mais tarde, ao ler um livro sobre as Ordenanças e Milicias, desbobri o seu António Luís Pereira Álvares da Guerra... Eu suspeitei de imediato que seriam irmãos, 1º porque os apelidos coincidiam, 2º porque eram ambos naturais de Monção, 3º porque viveram no mesmo espaço temporal e 4º porque eram ambos miguelistas. Claro que isso não são provas, pelo que só tivemos a certeza quando, na sua mensagem anterior, me esclareceu que o António Luís era também filho do Sargento-mor João Manuel Pereira.
Não tenho conhecimento de mais ascendentes...
Quanto aos descendentes, José Caetano Pereira Álvares da Guerra e D. Antónia Ventura de Sousa Guerreiro tiveram pelo menos dois filhos:

2.1- José Maria Pereira Álvares da Guerra, bacharel em Leis, que nasceu em Ponte de Lima a 15.9.1827, onde o pai devia assistir, que eu julgo que terá falecido novo, pois não encontrei mais nenhum dado ou documento com o seu nome.

2.2- João Norberto Pereira Álvares da Guerra, natural de Ponte de Lima e também bacharel em Leis, Escrivão da Comarca de Paredes de Coura (15.5.1858). Casou em Paredes de Coura com uma senhora da qual eu ainda não consegui descobrir o nome, de quem teve pelo menos um filho:

3.1- João Norberto Pereira Álvares da Guerra, natural de Paredes de Coura, também ele bacharel em Leis, também ele Escrivão da Comarca de Paredes de Coura (4.12.1875), Irmão, Escrivão e Mesário da Misericórdia de Paredes de Coura e membro da Comissão de Recrutamento e Recenseamento Militar de Paredes de Coura (1869-1880). Julgo que ainda terá exercido cargos públicos na administração do concelho. Por aquilo que eu consegui apurar não houve mais geração deste ramo da minha família.

Eu descendo de uma irmã mais velha de D. Antónia Ventura de Sousa Guerreiro, que se chamou D. Ana Joaquina de Sousa Guerreiro, natural de Santa Maria de Sá, proprietária.

Pelo que percebi, a sua D. Felicitas era filha do Capitão-mor António Luís. Já agora, podia dar-me mais alguns dados sobre estes seus antepassados: o nome da esposa do Capitão-mor, se teve mais filhos, etc, os dados que achar mais interessantes? Depois poderamos ver se os dados que eu tenho lhe interessam também e até que ponto o posso ajudar. Qualquer dúvida que tenha, disponha também.

Com os meus cumprimentos e sempre ao dispor,
Pedro Guerreiro de Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#208619 | PTM1 | 17 set 2008 23:35 | Em resposta a: #208596

Caro Pedro de Morais Coimbra,
Em primeiro, agradeço as suas informações, são mais algumas peças para enriquecer este puzzle interminável.
O meu trisavô António Luís era casado com Joana Boam, natural de Ourense.
A sua filha Felícitas Pereira Álvares da Guerra era casada com José António Barbosa e Brito. Tiveram 5 filhos (que eu tenha conhecimento), uma das quais a minha bisavó Generosa casada com Ladislau Xavier Veríssimo de Moraes.
Pergunto-lhe qual o nome, autor e editora do livro que refere sobre Ordenanças e Milícias.
Com os melhores cumprimetos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#208655 | pmcoimbra | 18 set 2008 15:17 | Em resposta a: #208619

Caro Pedro Teixeira de Morais,

Só uma mensagem rápida para lhe dar a bibliografia. O livro que referi sobre as Ordenanças e Milicias é este:

http://www.guardamor.com.pt/livro.php?id=440

Quanto aos dados sobre o Bach. José Caetano Pereira Álvares da Guerra e seus filhos e neto, são informações que vêm da tradição familiar. A maior parte deles foram já confirmados em paroquiais e na Torre do Tombo, onde se pode encontrar a carta de nomeação do Bach. João Norberto (o pai). Há também um blog muito bom da autoria de Jofre Alves que relata muitas informações sobre Paredes de Coura. Também extraí de lá alguns dados. o endereço é este:

http://couramagazine.blogs.sapo.pt/

Infelizmente ouvi uns rumores que o blog ia ser suspenso... Agradeço ainda os seus dados. Não tem mais notícias de antepassados do seu trisavô? Já agora, eu não errei ao presumir que ele fosse miguelista, pois não? É que a minha família era toda miguelista e eu julgo ter visto o nome dele numa lista de oficiais miguelistas, com a patente de Tenente-coronel, mas vou confirmar.

Até breve, cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#208657 | PTM1 | 18 set 2008 16:09 | Em resposta a: #208655

Caro Pedro Morais Coimbra,
Antes de mais, obrigado pela sua informação.
Infelizmente não tenho muitas informações sobre este costado, mas logo tentarei ver com mais calma e depois informo-o.
Dos meus costados tenho mais informação sobre: Teixeiras e Silva, de Celorico de Basto; Moraes Cabral, de Aveiro; Xavier, de Caminha: e vários ramos da freguesia de Bela, Monção.
Os dados que consegui da minha bisavó Generosa Generosa Augusta Álvares da Guerra devem-se ao facto de investigar sobre o marido dela, meu bisavó Ladislau Xavier Veríssimo de Moraes, juíz em Valença nos finais de XIX/inícios de XX e Procurador Régio em Monção. Era também o líder do Partido Progressista de Valença.
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Barbeita,Monção, Esteves e Rodrigues

#209725 | badim | 03 out 2008 00:38 | Em resposta a: #171663

Caro Victor Graça

Sobre estes Esteves de Barbeita, José e seu pai Gregório, meus 5° e 6° avós, o Victor tem mais Alguns ascendentes nos seus dados, eu sou do lado de Ignacia Dias, segunda mulher de José Esteves.

Cumprimentos

Victor Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Barbeita,Monção, Esteves e Rodrigues

#209829 | vmpg | 04 out 2008 05:09 | Em resposta a: #209725

Caro Victor
Com bastante pena minha também fica por aqui ou seja, não tenho mais nada, eu venho da outra parte, da Esperança Rodrigues cujos pais eram o Francisco Rodrigues e a Maria Rodrigues também de Barbeita.
um abraço
victor Graça

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Barbeita,Monção, Esteves e Rodrigues

#209846 | badim | 04 out 2008 14:01 | Em resposta a: #209829

Caro Victor Graça

Obrigado, tenho que ir até Viana para saber quem são os pais de Gregório Esteves e ascendentes.

E com respeito a Joana de Brito esposa de Domingos Vaz, encontraram mais alguns assentos? Eu na minha árvore tenho uma Joana de Brito cc José Pereira, este casal tiveram um filho, Francisco Pereira de Brito * Bela 01/01/1679, por isso gostaria de saber se o Victor tem mais dados sobre a Joana de Brito.

Um abraço

Victor Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#216077 | FernandoS | 21 dez 2008 01:09 | Em resposta a: #153685

Caro Pedro Teixeira de Morais,

Acontece que uma das minhas bisavós se chamava Maria das Dores Ferreira Alves, nascida em Monção, a 4 de Dezembro de 1869, e falecida em Arcos de Valdevez a 30 de Abril de 1924.

E, tal como a sua bisavó, também era filha de António Emilio Alves (originalmente Álvares), natural de Bela, Monção, provávelmente nascido em Bela em 1942 e falecido em 1890 (48 anos) e de Francisca Maria Rodrigues Ferreira, nascida em Monção a 12 de Julho de 1845 e falecida em Arcos de Valdevez em 1909 (64 anos).

Ou seja, se percebo bem, estas nossas respectivas bisavós eram ... irmãs !... O que faz de nós primos de 3ª geração (francamente, não sei em que grau ...).

Mandei-lhe um e-mail, para um endereço que vi aqui algures (ainda valido ?), com mais alguns elementos.

Fico a aguardar o seu feed back.

Um abraço.
Fernando Sampaio

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#237990 | pmcoimbra | 01 set 2009 19:57 | Em resposta a: #208657

Caro Pedro Teixeira de Morais,

Envio-lhe mais alguns dados sobre o seu António Luís Pereira Álvares da Guerra, que encontrei recentemente:

- tinha a alcunha de "o Lindo".
- era militar de profissão.
- era Cavaleiro da Ordem de Cristo.
- promovido ao posto de Sargento-mor de Ordenanças de Monção a 16.9.1824.
- condecorado pelo Rei Dom Miguel com a "Medalha da Sua Real Efígie" a 24.9.1830.
- demitido do posto de Sargento-mor de Ordenanças de Monção a 9.11.1831, por se achar ausente do seu posto sem permissão (julgo eu que estaria ausente por estar integrado nos Voluntários Miguelistas, onde tinha o posto de Major).
- reintegrado no posto de Sargento-mor de Ordenanças de Monção a 7.12.1831.
- promovido a Tenente-coronel e Comandante do Batalhão de Voluntários Realistas de Valença a 7.4.1832.
- promovido a Capitão-mor de Ordenanças de Monção a 25.4.1832, promoção confirmada a 28.6.1833.

A fonte destes novos dados é a "Gazeta de Lisboa" dos anos de 1830, 1831 e 1832, que consultei on-line através do Google Books.
Já agora, conseguiu avançar mais neste seu costado?

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#238315 | PTM1 | 06 set 2009 11:21 | Em resposta a: #237990

Caro Pedro Morais Coimbra,

Antes de mais, agradeço-lhe a informação.
Ainda não tinha estes dados que refere acerca de António Luís Pereira Álvares da Guerra (meu trisavô).
Vou começar a consultar o Google Books, pois é um hábito que não tenho e estou a ver que poderá ser frutuoso.

Aproveito para lhe perguntar de onde vem o seu "Morais"?

Com os melhores cumprimento,
Pedro Teixeira Morais

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#238391 | pmcoimbra | 07 set 2009 14:21 | Em resposta a: #238315

Caro Pedro Teixeira Morais,

Só para lhe dizer que, ao consultar directamente no Google Books tive alguma dificuldade em orientar-me, mas colocando "pereira alvares da guerra", assim mesmo, com as aspas, num qualquer motor de busca, certamente que encontra uma das páginas da "Gazeta de Lisboa" e depois será mais fácil pesquisar.

Quanto ao meu Morais, é também minhoto, de Vila Nova de Cerveira. Infelizmente não consegui avançar muito neste ramo, só consegui chegar à minha 4ª avó, pois os documentos que eu tenho não batem certo: uns dizem que era natural de Moimenta de Vinhais, outros dizem que era natural de Moimenta da Beira... ainda não consegui esclarecer. Mas a partir daí até aos nossos dias tenho tudo certinho.

Com os meus cumprimentos e ao dispor,
Pedro Morais Coimbra

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#316529 | debora.lobo | 03 nov 2012 23:58 | Em resposta a: #139003

Caro Sr Victor Gomes,

Sei que sua mensagem tem mais de cinco anos, mas ela muito me interessou. Acabamos de encontrar um ascendente, Jose Maria Esteves, que nasceu em Barbeita (ano aproximado 1810) e era filho de Maneul Jose Esteves. No entanto, o nome da mãe que nós encontramos seria Maria Josefa da Costa.
Gostaria de saber se nesses anos que se passaram o senhor encontrou mais informações sobre os Esteves e se em algum momento encontrou o Jose Maria Esteves.
Se puder responder, agradeço muito.

Cumprimentos,

Debora Lobo

Resposta

Link directo:

Bela, Monção

#343100 | ED | 01 mar 2014 23:51 | Em resposta a: #142564

Caros Confrades
Há novidades sobre esta gente de Bela e de Trute?

Com os melhores cumprimentos,
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#343180 | natercia7 | 03 mar 2014 16:40 | Em resposta a: #343100

Caro confrade Eduardo Domingues,

Pergunta se hà novidades desta gente ? Dos seus, nao sei. Dos meus, é tudo novidade. Os ultimos dados recebidos levam-me muito para os lados da BELA. Coisa que eu ignorava, julgava que de Reiriz (logo antes da Bela) ia logo sem paragens até Melgaço. Mas enganei-me. Tenho uma trisavo materna Teresa Maria PEREIRA * em 11-09-1809 no lugar de S. Bento Na Sra da Bela, filha de José PEREIRA *06-11-1783 lugar de Sta Eugénia BELA e de Maria Joana BORRAYA *12-04-1785 em S. Bento BELA. Os pais do José PEREIRA sao o Domingos PEREIRA, lugar dos Pereiras BELA e a Maria Luisa do Lago. Os pais do Domingos sao Manuel PEREIRA, filho do Padre Manuel PEREIRA e Francisca GONCALVES. Os pais da Maria Luisa sao José PEREIRA do LAGO e Francisca BORRAYO, um ou o outro do lugar da Fontainha CEIVAES. Alguém pode dar-me noticias dessa gente, pergunto eu agora ? PEREIRA do LAGO e BORRAYO (talvez vindo da Galiza), sao nomes que nao encontrei no topico bem fornecido da "BELA, MONCAO". Obrigada desde jà a toda dica. Cumprimentos Natércia

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#343514 | ED | 09 mar 2014 13:24 | Em resposta a: #343180

Cara Natercia
Serão Borrayo ou Borrajo, é que também tenho ascendência Borrajo em Troviscoso, Monção, cuja ascendência remonta a Longos Vales, onde há Borrajos desde o séc. XVII.

Com os melhores cumprimentos,
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#343529 | natercia7 | 09 mar 2014 17:24 | Em resposta a: #343514

Caro Eduardo,


Muitissimo obrigada pela resposta. Ser-lhe-ia possivel dar-me alguns nomes de BORRAYOS ou BORRAJOS ? Os que eu mencionei na mensagem precedente sao aquisiçoes recentes, uns dez dias. Para quem lida com pronuncias galegas, parece-me que hà grandes possibilidades para que esse nome tenha por origem uma alcunha. Vê ao que me refiro ? Se me pudesse levar a conhecer mais além essa familia, ficar-lhe-ia muito grata. Com os meus melhores cumprimentos Natércia

P.S. Tenho a impressao que o caro confrade é monçanense. Engano-me ? Eu sou-o

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#343533 | ED | 09 mar 2014 18:05 | Em resposta a: #343529

Cara Natércia

Nascido por erro do destino em Tangil, batizado em Trute e crismado em Troviscoso e casado em Trancoso, como vê o T e o R tem-me acompanhado em momentos cruciais da vida. Vamos ao que interessa, quanto aos Borrajo, há muitas referências por Longos Vales, Troviscoso, Bela, Monção. Ainda há poucos dias tive oportunidade de perguntar por eles ao nosso Confrade Dr. Eduardo Albuquerque, a propósito de um Borrajo que foi padre na vila de Monção, resultante da leitura atenta aos registos que ele tem a amabilidade de disponibilizar. Tudo parece indicar que tenham origem na vizinha Galiza, a ver vamos no que dão as investigações. Quanto aos que tenho, tudo se inicia em João Esteves morador no lugar do Reguengo, freguesia de Longos Vales, Monção, e casou com MARIA BORRAJO que faleceu nesse lugar, a 16 de novembro de 1670, e foi sepultada dentro da igreja. Foram pais, pelo menos, de PERO BORRAJO que casou com Margarida Roiz, em Longos Vales, a 22 de agosto de 1629, filha de Diogo Roiz e de Maria Roiz. E deste casal nasceu, pelo menos, ANTÓNIO BORRAJO que casou (não sei nada ainda) com Apolónia Gonçalves, que nasceu no lugar de Montes, freguesia de Troviscoso, Monção, e foi batizada na igreja de S. Mamede de Troviscoso, a 09 de setembro de 1637, filha de Gregório Gonçalves e de Maria Esteves. E deste casal nasceu, pelo menos, um outro ANTÓNIO BORRAJO que casou em Longos Vales, a 21 de setembro de 1682, com Maria Fernandes filha natural do Padre Manuel Marinho Falcão, Reitor de Troviscoso, e de Clara Fernandes, solteira, de Troviscoso. E deste casal nasceu ISABEL BORRAJO que casou casou na igreja de S. Mamede de Troviscoso, Monção, a 01 de novembro de 1718 em S. Mamede de Troviscoso, sendo testemunhas João Gonçalo Rebelo de Bela, Salvador Fernandes de Palhares, do Couto de Sanfins e João Rodrigues, do lugar de Vila Nova, casou com João Afonso. E deste casal nasceu QUITÉRIA AFONSO BORRAJA solteira e moradora no lugar de Ruivos, freguesia de Troviscoso, Monção, que teve geração com José Lobato de Abreu, que nasceu no lugar de Ruivos, freguesia de Troviscoso, Monção, a 20 de março de 1739, e aí foi batizado na igreja de S. Mamede, a 21 de março de 1729. E perde-se o nome…
É tudo que tenho até ao momento.
Com os melhores cumprimentos,
Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#343566 | natercia7 | 10 mar 2014 10:26 | Em resposta a: #343533

Caro Eduardo,

Pedi o seu mail, para entrarmos talvez em conversa mais seguida, mas ainda nao me responderam. Achei muito interessante essa presença imponente dos T e dos R no seu CV. Hà coincidências extraordinàrias ! Para jà vou fazer um levantamento dos BORRAYOS, que à primeira vista do que mandou aqui acima, nao devem coincidir.
- Mae de Teresa Maria PEREIRA, Maria Joana BORRAYA * 12-04-1853, lugar de S. Bento BELA, cc José PEREIRA
- Pai de Maria Joana, Luis Antonio BORRAYO *04-05-1738, lugar de S. Bento BELA, cc Ana VENTURA SOARES
- Pai de Luis Antonio, Mateus BORRAYO lugar de S.Bento BELA cc Maria ALVES
- A sogra de Maria Joana BORRAYA era Maria Luisa do LAGO ou Maria Luisa PEREIRA, filha de José PEREIRA do LAGO e de Francisca BORRAYO, lugar da Fontainha CEIVAES.
Para jà, nao hà outros BORRAYOS. Os meus melhores cumprimentos Natércia

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#343623 | isabel71 | 11 mar 2014 16:57 | Em resposta a: #34142

Caro Confrade,

Na família do meu marido tenho os seguintes nomes de Bela-Monção: Caetano Alves Torres (que casou na freguesia da Sé do Porto a 11 de Setembro de 1759) filho de João Alves Torres e Maria Josefa. Por acaso já deparou com estes nomes? Muito obrigada.
Cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Bela, Monção

#343658 | natercia7 | 12 mar 2014 08:26 | Em resposta a: #343533

Caro Eduardo,

Hesitei a escrever o seu apelido, pois ando em conversas tao seguidas e tao sérias com dois Eduardos ! Hoje escrevo para lhe mandar o meu mail, visto que nada me chega pelo moderador. Aqui segue : natercia0636@orange.fr
Ontem todos os dencendentes do casal Domingos de CASTRO e Domingas PEREIRA viveram um dia excepcional. Eu descobri uns seis ou sete Tios e Tias, oriundos de Messegaes, e irmaos do meu 7° avô Manuel. O caro confrade tem gente em Messegaes, ou melhor em Santo Antao, Messegaes ? Os meus melhores cumprimentos Natércia

Resposta

Link directo:

Bela, Monção

#359048 | ED | 01 jul 2015 21:39 | Em resposta a: #139003

Caro Vitor

Alexandre Afonso, da freguesia de Bela, era filho de quem? é que existem dois Alexandres, um filho de Francisco Afonso e de Isabel Domingues, e outro filho de António Afonso e de Isabel Alvares.

Com os melhores cumprimentos,

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

Bela, Monção

#359062 | badim | 02 jul 2015 14:38 | Em resposta a: #359048

Caro Eduardo
Eu tenho este Alexandre como filho de Antonio Afonso e Isabel Alvares neto paterno de Manuel Afonso e Isabel Alvares e materno de Domingos Alvares e Maria Afonso e este Alexandre tinha dois irmãos que foram padres Domingos * 02/02/1681 e Antonio * 25/05/1695, eu não tenho o casamento de Alexandre porque deve ser nesse assento que consta o nome dos pais.

Cumprimentos

Victor Gomes

Resposta

Link directo:

Bela, Monção

#359085 | natercia7 | 03 jul 2015 10:06 | Em resposta a: #359062

Caros confrades Victor GOMES e Eduardo DOMINGUES,

Quando vi reanimar-se o tòpico "BELA Monção", acariciei a esperança que um ou o outro convocasse os BORRAYOS e os PEREIRA do LAGO. Tenho essas gentes da Bela, de Troviscoso, do lugar de SENRA em Messegaes e do lugar de PEREIRAS.
E possivel que eu esteja, de cabeça, a fazer uma miscelânea, pois não toco nessas linhas hà um ano pràticamente.
Algum dos dois adiantou ? Hà dados novos ? Cumprimentos Natércia

Resposta

Link directo:

Bela, Monção

#359172 | ED | 05 jul 2015 21:29 | Em resposta a: #34142

Cara Natércia e demais confrades

Estou a compilar dados que tenho em ficheiros diversos, por isso um apontamento aqui, outro ali e logo surgem as dúvidas e o recurso ao fórum. Logo que tenha dados concretos, publico.

Com os melhores cumprimentos,

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

Bela, Monção

#359250 | natercia7 | 08 jul 2015 11:27 | Em resposta a: #359172

Caro Eduardo,

Nao compreendo porque me escapou a sua gentil resposta cheia de promessas. Muito obrigada e saiba que eu, indo mergulhar nos dados que o caro Casimiro PUGA me mandou, a proposito dos BORRAYOS encontrei que tenho o Alexandre BORRAYO, filho de Antonio BORRAYO e de sua mulher Maria FERNANDES que casou com Ana Maria RODRIGUES, filha de Domingos RODRIGUES e de sua mulher Maria RODRIGUES. em 24-04-1724. Testemunhas Luis PEREIRA de QUEIROS, Jacinto ALVES e Domingues DEGUES.
A mae da noiva, Maria FERNANDES é como sabe filha do Padre Manuel MARINHO FALCAO, a quem atribuo ousadamente o titulo de "Povoador" e de Clara FERNANDES. Tudo isto se refere à BELA , TROVISCOSO, CEIVAES, à avo materna da minha Mae, Maria Rosa ALVES. Até breve. Cumprimentos Natércia

Resposta

Link directo:

Bela, Monção

#381605 | tchevas | 02 jun 2017 17:44 | Em resposta a: #34142

De Bela, sou descendente de:

1-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-Estevão Fernandes (por alcunha "o Frade"), morador do lugar do Marco, Bela. Nascimento estimado: antes de 1600. Esposa até o momento desconhecida. Pai de:
-Maria Domingues, natural do lugar do Marco, Bela. Nascimento estimado: entre 1620 e 1630. Casada com João Alves/Álvares, do lugar de Araújo, Barbeita. Passaram a morar em Barbeita, e lá seus descendentes continuaram a linhagem.

2-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-Gonçalo da Câmara, morador da Aldeia da Fonte, Bela. Nascimento estimado: entre 1600 e 1610. Casado com Isabel Gonçalves, também moradora da Aldeia da Fonte, Bela. Pais de:
-Manoel Gonçalves (da Câmara). Nascimento estimado entre 1630 e 1650. Casado com Antônia Afonso, natural de Barbeita, onde os descendentes continuaram a linhagem.

Há um Gonçalo da Câmara, filho de um João Gonçalves da Câmara, que aparece duas vezes como padrinho em Bela, uma em 1624 e outra em 1626. Ainda não confirmei se se trata do mesmo que o meu ancestral.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Gostaria de que entrasse em contato qualquer um que seja descendente de um destes.

Melhores cumprimentos,

Paulo

Resposta

Link directo:

Bela, Monção

#381610 | PTM1 | 02 jun 2017 22:34 | Em resposta a: #381605

Boa noite Paulo,

Tenho vários antepassados Alves/Álvares e Domingues.

Os nomes que refere não encontro, mas de certeza que entroncam na minha árvore, pois tenho os seguintes dados:

Maria Domingues, Lugar de Araújo, Barbeita cc Manuel Gonçalves, o 4/10/1693, Lugar da Giesteira, Bela.

Maria Domingues era filha de João Domingues, Lugar do Requeijo, Bela e de Luzia Dias, do Lugar de Araújo, Barbeita.

Manuel Gonçalves era filho de António Gonçalves, do Lugar das Pedras, Troviscoso e de Domingas Afonso, do Lugar da Giesteira, Bela.

Veja se estas informações lhe interessam e de que forma entroncam com a sua árvore.

Cumprimentos
Pedro Morais

Resposta

Link directo:

Bela, Monção

#381718 | tchevas | 07 jun 2017 03:13 | Em resposta a: #381610

Obrigado pela resposta, Pedro.

Tenho um casal Manuel Gonçalves cc Maria Domingues, mas eles casaram em 6/10/1698, Barbeita (ambos são naturais de lá), e o nome dos pais diferem: Manuel Gonçalves (este de Bela) + Antonia Afonso e Estevão Domingues Coelho + Margarida Dias (estes outros 3 de Barbeita), respectivamente.

Porém, deixo aqui os outros Alves/Álvares e Domingues que tenho:

João Alves, do lugar de Araújo, Barbeita, cc Maria Domingues, do lugar do Marco, Bela, filha de Estevão Fernandes (por alcunha "o Frade"). Não sei o nome da mãe de Maria Domingues, e nem o nome dos pais do esposo. Filhos que encontrei do casal:

1-Manuel Alves cc Ana Rodrigues em 15/05/1679, Barbeita. Pais de João Alves que nasceu em 1683 (e por aí segue).

2-Isabel Alves cc João Rodrigues (Sette) em 08/04/1674, Barbeita. Pais de João Rodrigues Sette (e por aí segue).

Cumprimentos
Paulo

Resposta

Link directo:

Bela, Monção

#382020 | Margarita08 | 17 jun 2017 19:50 | Em resposta a: #381718

Boa Tarde!
Sobre os Alvares de Barbeita, sou heptaneta de Antonio Alvares e Ventura Vaz filhos dos casais José Alvares e Ventura Gonçalves e Filipe Vaz e Mariana Alvares e netos dos casais: João Alvares e Maria Gonçalves, Manuel Gonçalves e Maria Domingues Coelho por parte de pai e de Domingos Vaz e Maria Afonso e Domingos Alvares e Domingas Afonso. É possível ver que nos antepassados há ainda Rodrigues, Fernandes e Câmara.
Nesse ramo familiar dos Alvares existiu, até onde sei, 3 padres com IG.
Dos filhos de Antonio Alvares e Ventura Vaz sou descendente de Bento José Alves Vianna (Vianna acrescentado quando passou ao Brasil), nascido em 1766, e que tem uma imensa descendência.
Cordialmente
Margarita

Resposta

Link directo:

Bela, Monção

#382162 | PTM1 | 23 jun 2017 15:22 | Em resposta a: #382020

Boa tarde Margarita,
Não tenho dúvida alguma de que temos parentes em comum, pois os Álvares ou Alves, os Gonçalves e os Vaz são apelidos de muitos familiares meus nos séculos XVII, XVIII e XIX nos lugares de Barbeita e de Bela, mas não consigo encontrar nenhum dos nomes que refere.
Consegue-me dar mais pistas?
Obrigado
Pedro Morais

Resposta

Link directo:

Bela, Monção

#382166 | natercia7 | 23 jun 2017 16:15 | Em resposta a: #382162

Boa tarde caro confrade.
Em Barbeita e sobretudo na BELA e TROVISCOSO (muitos e muitos lugares) tenho gente antiga.
Se nao me engano hà uns dois ou três anos tinhamos jà conversado e chegado à conclusão que nos conheciamos pelos nossos Pais. O confrade é filho do Casimiro MORAIS, nao é, e cresceu em Viana ?
Eu sou filha de um grande amigo do seu Pai e dos seus Tios. Sou filha do João PUGA PEREIRA, que fez os ùltimos anos como comerciante na Radar (passeio do Registo e do Escondidinho).
Se a sua correspondente aqui no forum deseja, podemoss trocar os nossos antepassados dessas freguesias e ver que entronques existem. Saludos como dizem os nossos vizinhos Natércia

Resposta

Link directo:

Bela, Monção

#382243 | PTM1 | 26 jun 2017 16:49 | Em resposta a: #382166

Boa tarde,

Sim, sou filho de Casimiro Teixeira de Morais e neto de Casimiro Xavier Guerra de Morais e de Sara Teixeira Alves.

Lembro-me de termos trocado umas mensagens, já lá vão mais de 10 anos, certamente.

A minha ascendência, por parte da minha avó Sara é, até ao século XVII, quase toda da freguesia de Bela.

Terei todo o prazer e disponibilidade para falarmos e ver onde nos "entroncamos".

Caso pretendam, o meu email é pedroteixeiramorais@gmail.com

Resposta

Link directo:

Bela, Monção

#382257 | natercia7 | 27 jun 2017 14:13 | Em resposta a: #382243

Bom dia Pedro,

Percorrendo a contra corrente o topico, acabei por compreender "coisas" na sua Familia.
O confrade deve ser neto do Casimiro de Morais, que conheci quando eu era criança. Era muito amigo do meu Pai, e se nao me engano, pois eu jà estava longe de Monçao, o seu avô criou uma fàbrica de plàsticos em fins de 40/50.
O Dr. Ladislau e a D. Generosa, que tinham vivido no actual Quartel da GNR, eram pais também do Zé Morais, da Alfândega de Viana, nao eram ? O nome desses seus bisavos, que eram nomes pouco correntes, lembro-me de os ter ouvido na minha infância. A sua Familia nao residiu uns anos no prèdio da Assembleia, o mesmo prédio que tinha a Farmàcia Codeço e o Chapeleiro no rez do chao ? Hà uns dois anos, por telefone, uma amiga minha tinha-me dito que havia o projecto de instalar a Câmara de Monçao nesse prédio. Na sua Familia nao havia também uma Duartina ? Se fôr o caso, ela tinha sido casada com um meu tio-avô, Manuel Puga, da Quinta de Reiriz, em Troviscoso. Perdoe estas digressoes mas deixei Monçao hà tantos anos, e aqui em França estou cortada de contacto com os poucos conterrâneos que vivem ainda. Nao sei se lhe tinha dito que o meu PEREIRA me vem dos PEREIRA da Farmàcia, que segundo me disseram foi ou vai ser destruida. O meu avô, segundo info recolhida aqui no forum, junto do confrade BARROCA, comprou-a em 1912. Um século de existência jà nao é tao mal ! Um abraço da Natércia

Resposta

Link directo:

Bela, Monção

#382270 | tchevas | 27 jun 2017 21:31 | Em resposta a: #170912

Caro Marcos,

Vi que você escreveu:

"Os seus pais - Diogo Soares de Brito 'pé de ferro' e Inácia de Araujo - estavam já casados em 1593 (baptismo da sua filha Isabel Soares de Brito (...)".

Porém no tombo.pt só vejo livros de batismo em Bela a partir de 1611. Existem, então, livros anteriores a essa época? Como teve acesso a eles? Muito me interessaria saber quais livros anteriores a 1611 existem.

Melhores cumprimentos,

Paulo Victor

Resposta

Link directo:

Bela, Monção

#382495 | MSG | 04 jul 2017 15:26 | Em resposta a: #382270

Caro Paulo Victor
Peço desculpa só agora vi a sua mensagem. Esse baptismo é na vila (freguesia de santa maria dos anjos de moncao) e não em bela.
Peço também desculpa mas o teclado que estou a usar é rudimentar)

Melhores cumprimentos
Marcos Sousa Guedes

Resposta

Link directo:

Bela, Monção

#382496 | PTM1 | 04 jul 2017 15:40 | Em resposta a: #382257

Boa tarde Natércia,

Casimiro Xavier Guerra de Morais era meu avô e fundou na década de 40 a Fábrica Papa-Léguas, da qual o meu pai, Casimiro Teixeira de Morais, foi sócio-gerente.

Ladislau Xavier Veríssimo de Morais, natural de Valença, era casado com Generosa Augusta Barbosa Guerra. Desempenhava as funções de Juiz e de Procurador-Régio em Monção. Viviam na casa onde hoje é a GNR em Monção.

A minha família vivia na casa que refere, na Praça Deu-la-Deu, em Monção.
Essa casa foi mandada construir pelo meu bisavó Bernardino Augusto Teixeira e Silva, notário em Monção, natural de Celorico de Basto, casado com Ana Leonor Ferreira Alves, natural de Bela, Monção.

Resposta

Link directo:

Bela, Monção

#382497 | PTM1 | 04 jul 2017 15:44 | Em resposta a: #382257

Duartina Elisa era irmã do meu bisavó Ladislau.
Tenho registo do marido como sendo António Puga, os quais tinham 4 filhos: Vítor, Adriana, "Nequinha" e Otelo.
A Natércia é filha de qual?
DIga-me o seu email por favor.

Resposta

Link directo:

Bela, Monção

#382498 | natercia7 | 04 jul 2017 16:20 | Em resposta a: #382497

Olà Paulo !

Eu também me lembrei desse nome "Papa léguas". O Casimiro Morais, nos principios dessa fàbrica trouxe vàrios objectos da fabricaçao em Viana. O seu avô e o meu Pai eram muito, mesmo muito amigos, de infância e mesmo mais tarde.
O meu pai era o João Antonio PUGA PEREIRA, filho do farmaceutico Joaquim PEREIRA. A minha avo paterna, Laura PUGA, era da Quinta de REIRIZ, filha do meu bisavô Manuel PUGA, que foi recebedor em Melgaço e em Monçao e de Ana Joaquina BALEIXO, de Melgaço. Do segundo casamento, com a D. Dalinda GOMES GONCALVES ROMA de LEMOS, o bisavô PUGA teve Ernestina que casou com o Luis TORRES, e três rapazes, Manuel, Antonio e José Cândido. So conheci o Tio Zé, que era oficial em Viana do Castelo, Capitão (ou mais?) José Cândido ROMA de LEMOS PUGA. Esse conheci-o muito bem assim como a espôsa que pertencia à familia dos Condes da Carreira, a Tia Maricotas.
Fico por si ciente, de maneira certa que o aventureiro era o Antonio, marido da Duartina e pai dos que indicou. Desses, lembro-me de ver em Reiriz a Adriana e o Otelo.
Isso confirma-me uma lembrança fugitiva de que o Manuel tinha morrido adolescente. Isto contado pela minha avo paterna, Laura PUGA. Se quere saber detalhes da vida monçanense, entre 1930 e digamos
1945, quando os estudos me levaram para Lisboa e Porto, fico à disposição. Principalmente gente da VIla.Porque alèm de Reiriz e de Serrade, em Mazedo, pouco conheço. Depois de 1950, casei-me no Porto, divorciei, vim para a França. Até quando quiser, um abraço Natércia

Resposta

Link directo:

Bela, Monção

#382499 | natercia7 | 04 jul 2017 16:23 | Em resposta a: #382498

O meu mail : natercia0636@orange.fr

Resposta

Link directo:

Bela, Monção

#382509 | ED | 04 jul 2017 20:38 | Em resposta a: #382495

Sim, em Sta. Maria dos Anjos, vila de Monção.

Com os melhores cumprimentos,

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

Bela, Monção

#382526 | natercia7 | 05 jul 2017 09:16 | Em resposta a: #382496

Bom dia Pedro.
So duas palavras para lhe pedir desculpa na troca de nome. Chamei-lhe Paulo, quando é Pedro. Perdoe.
O meu marido chama-se Pierre, era fàcil de reter para mim, mas é a idade ! 87 anos, não perdoam§
Um abraço Natércia

Resposta

Link directo:

Bela, Monção

#388457 | pedroleva | 16 jan 2018 21:17 | Em resposta a: #34142

Tenho antepassados que são Alves de Merufe - Monção.

Resposta

Link directo:

Bela, Monção

#388459 | PTM1 | 16 jan 2018 22:02 | Em resposta a: #388457

Boa noite,

Todos os meus antepassados Alves ou Álvares ou Alvarez encontram-se no Lugar do Mato, freguesia de Bela. As referências mais antigas são de finais do século XVII.

Cumprimentos
Pedro Teixeira de Morais

Resposta

Link directo:

Bela, Monção

#406764 | alvarinho | 23 ago 2018 23:25 | Em resposta a: #382020

Ola Margarita, quando puder entre em contacto comigo ou deixe o seu contacto no meu e-mail. Ao ver este seu tópico reparei que temos muita coisa em comum! Não tenho a menor duvida que somos "primos". Deixo-lhe o meu e-mail para um contacto seu. brunoalvaroalves@gmail.com

Cumprimentos
Bruno Alves

Resposta

Link directo:

Bela, Monção

#406765 | alvarinho | 23 ago 2018 23:28 | Em resposta a: #382162

Ola boa noite, temos familiares em comum. Quando puder entre em contacto comigo atraves do e-mail brunoalvaroalves@gmail.com para que possamos conversar e ver as nossas arvores em pormenor se assim lhe interessar.
Cumprimentos
Bruno Alves

Resposta

Link directo:

Bela, Monção

#406777 | natercia7 | 24 ago 2018 13:20 | Em resposta a: #382509

Olà caro Eduardo,

Como vai, hà tanto tempo que nao falamos. Hoje esta gente da Bela, Monçao, obrigam-nos a isso.
Ao visitar a minha linha materno-materna, que està muito presente em Troviscoso e na Bela, vejo nomes que podem interessar os amigos do forum. A si, sei que nada ensino a esse proposito.
Vamos a ver:
tenho um avô -Manuel PEREIRA, nascido em 13/12/1712, filho de Manuel PEREIRA de CASTRO e de Ana GONCALVES. Casou em 18/08/1743 com Francisca Luisa GONCALVES. Foram os pais de Domingos PEREIRA

- Francisca Luisa GONCALVES nascida em 01/03/1709 e falecida em 21/08/1787, filha de Pascoal GONCALVES n. em 10/0401676 e de Catarina Josefa de SOUSA n. em 30/07/1680.
Todos na BELA, Monçao.
Saludos da Natércia

Resposta

Link directo:

Bela, Monção

#409055 | tchevas | 28 out 2018 16:32 | Em resposta a: #34142

Boa tarde,

Além dos livros de batismo, matrimónios e óbitos, algum de vocês conseguiu informações sobre seus ancestrais de Bela (ou regiões próximas) em alguma outra fonte? Para períodos cujos livros paroquiais não existiam, há alguma esperança?


Melhores cumprimentos,

Paulo

Resposta

Link directo:

Bela, Monção

#426764 | Sirincident | 28 ago 2020 16:59 | Em resposta a: #34142

Boa tarde, tenho família com o apelido Esteves.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 20:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen