Timbre das armas de Albuquerque e das de Coelho

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica

Timbre das armas de Albuquerque e das de Coelho

#34234 | Portuguez | 28 jan 2003 02:21

Caros Confrades

Desejo saber qual o timbre das armas dos Albuquerque, e o dos Coelho. Desde já o meu obrigado pela informação.
Cumptos.
Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Timbre das armas de Albuquerque e das de Coelho

#34242 | JCC | 28 jan 2003 09:09 | Em resposta a: #34234

Caro Alexandre

Salvo erro o timbre de Albuquerque é:

Uma asa de negro carregada de 5 flores de liz ou, nas modernas, um castelo de ouro rematado com uma flor de liz do mesmo.

O dos Coelhos é:

Um leão sainte de púrpura armado e lampassado de vermelho e carregado de duas faixas xadrezadas de azul e oiro.

Infelizmente não são duas chaves cruzadas e atadas...

Cá continuo às voltas com os brasões. Até ao momento não descobri em nenhum local as armas de Themes e, as de Novoa, são apenas parecidas com as que constam nas iluminuras. Quanto às restantes estão identificadas assumindo que as de Godinho estão correctas. Vou ver se respondo em PVT com mais notícias.

Um abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Timbre das armas de Albuquerque e das de Coelho

#34246 | Portuguez | 28 jan 2003 09:42 | Em resposta a: #34242

Caro João

Não tenha pressa nenhuma... pensei que tivesse viajado, por isso puz a pergunta ao fórum para satisfazer a minha curiosidade. As de Godinho foram identificadas pelo meu Primo José Madeira Lobo, e faz sentido por ser apelido usado por quem as mandou pintar. As duas chaves cruzadas e atadas, tipo papais, são realmente um quebra-cabeça, segundo me dizem quem buscou nos livros heráldicos. Ninguém as identificou... Mas a curiosidade que eu tinha era relativamente às cabecinhas dos ceptros laterais do que eu julgava serem coelhinhos, mas me pareciam antes gatos sem bigode... agora vejo que será estilização do "leão sahinte"! Já as palmas laterais do brasão da esquerda, continuam a intrigar-me, se não têm que ver com Albuquerque. Noutro tópico se descobriu porque o Coelho passou a 1º quartel, para equilibrar com o Albuquerque de ascendência régia, o que foi muito esclarecedor a meu ver. Se souber das palmas, diga-me pelo e-mail sff.
Um abraço

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Timbre das armas de Albuquerque e das de Coelho

#34279 | alentejo | 28 jan 2003 12:50 | Em resposta a: #34246

CAro Alexandre,

As Armas de Garcez, de Afonso Garcez «... partido, na 1.ª pala, duas chaves, de prata, em aspa, atadas com fita do mesmo ...».

O timbre nas armas dos Figueiredos Chaves é:«...duas chaves adossadas e atadas em aspa, com fita de ouro».

Abraços

Resposta

Link directo:

Timbre de Chaves

#34281 | Portuguez | 28 jan 2003 13:05 | Em resposta a: #34279

Meu Caro Nuno

Obrigado pela ajuda... estas chaves são doiradas. O problema é que conheço muitissimo bem a ascendência do armoriado, e não há por lá, mesmo remotamente, nem sangue Chaves, nem Garcez... e o timbre da segunda hipótese de que falas não está lá pelo Figueiredo concerteza. Assunto que confio que um perito como o João Cordovil Cardoso nos possa vir um dia a elucidar.

Então sempre é esta semana que almoçamos? Até tenho sonhado com o meu presente... :) Diz qualquer coisa, e como o Zé Tomaz te convoca esta manhã para o Paço das Janelas, talvez pudesses matar dois coelhos (salvo seja...) de uma machadada só.
Um abraço
Alexandre

Resposta

Link directo:

Coelho

#34282 | Portuguez | 28 jan 2003 13:09 | Em resposta a: #34279

Errata: aonde está machadada... leia-se cajadada! Pobres bichos...

Resposta

Link directo:

RE: Timbre de Chaves

#34304 | JCC | 28 jan 2003 16:30 | Em resposta a: #34281

Caro Alexandre

E Cogominhos, haverá? O timbre são duas chaves de oiro...

Um abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Timbre de Chaves

#34306 | Portuguez | 28 jan 2003 16:39 | Em resposta a: #34304

Caro João

Nem um... posso se quiser enviar-lhe a ascendência em causa.

Abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 16:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen