Quintã dos Lamassaes junto á Covilhã

Este tópico está classificado nas salas:

Quintã dos Lamassaes junto á Covilhã

#3424 | mop79436 | 16 abr 2001 23:24

Por erro chamei de Lamaçães mas o nome correcto é o agora indicado.Penso que esta Quintã esteve ligada aos Cardosos e que a confundiam com a do mesmo nome, mas ligada aos Almeidas.

Agradecia qualquer informação histórica sobre a mesma.

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Quintã dos Lamassaes junto á Covilhã

#3775 | MABEL | 04 mai 2001 03:26 | Em resposta a: #3424

Caro Francisco
Penso que se deve estar a referir à Quinta dos Lamaçais, sita no concelho de belmonte ou Sabugal, distrito da Guarda.
Desconheço as ligações a essa família, sabendo apenas a localização e qual a situação actual.
Cumprimentos
Anabela Adónis

Resposta

Link directo:

RE: Quintã dos Lamassaes junto á Covilhã

#3781 | mop79436 | 04 mai 2001 12:39 | Em resposta a: #3775

Cara Anabela

O meu interesse reside no facto de na certdão de partilhas entre um meu avô e sua irmã,cerca de 1820,se referem aos bens por partilhar e na Quintã dos Lamassaes.Esta ra a grafia usada no documento.

É evidente que não são os bens que me interessam,mas sim,porque tal significa que algum ascendente era de lá.

Quem eram ?

Se tiver alguma informação sobre o assunto agradecia.

Cumprimrntos

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Quintã dos Lamassaes junto á Covilhã

#3782 | MABEL | 04 mai 2001 13:13 | Em resposta a: #3781

Caro Francisco
Eu apenas conheço razoavelmente a região e sei que a Quinta dos Lamaçais é um zona que está, salvo erro, actualmente sob o domínio do Estado. A localização dos chamados Lamaçais é no concelho de Belmonte - distrito de Castelo Branco e está situada entre a localidade Terreiro das Bruxas e a freguesia das Inguias, perto de Caria (junto à Covilhã).
Apenas conheço algumas pessoas já de alguma idade nas freguesias de Belmonte, das Inguias e de Caria que poderão porventura ter alguma informação sobre os seus laços familiares.
Caso necessite de alguma ajuda, poderei perguntar a essas pessoas se conhecem os seus antepassados.
Cumprimentos
Anabela Adónis

Resposta

Link directo:

RE: Quintã dos Lamassaes junto á Covilhã

#3784 | mop79436 | 04 mai 2001 15:06 | Em resposta a: #3782

Cara Anabela

Desde já os meus agradecimentos pela sua atenção.

O problema é que nada sei quem possam ser esses ascendentes.

Estes meus avós eram de Casegas junto á Covilhã de apelidos Vaz de Carvalho(Casegas ?),Vaz Freire(Casegas),Dias Campos de Carvalho (Casegas)Fernandes Giraldes(não sei de onde),Fernandes de Carvalho(Dornélas do Zêzere),Fernandes Álvares Pereira de Carvalho(Unhais o Velho),etc.

Apenas posso constatar que foi alguem ,homem ou mulher que era dessa Quinta e foi parar a Casegas.

De Caria tinha um trisavô de nome Manuel Rodrigues Martins cc Rosa Luisa ,de que deve haver familiares, e que gostava de saber, mas era de outro ramo.

Sei que ao meu Pai uma vez lhe contaram de certa forma admirados, que era da família a quem a dita Quinta pertencia antes de ser do Estado.

O que tenho é pouco,apenas a dita certidão de partilhas o confirma.

Cumprimrntos

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Quintã dos Lamassaes junto á Covilhã

#5235 | rmfrp | 22 mai 2001 20:07 | Em resposta a: #3784

Caro Primo:

Não sei se esta informação é nova para si, mas ao consultar um mapa reparei que na estrada (N 18-3) que liga o Teixoso a Caria, mais ou menos a meio caminho entre estas duas localidades, está assinalado um lugar chamado "Lamaçais". A quinta dos seus familiares deve ser aí.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Quintã dos Lamassaes junto á Covilhã

#5258 | mop79436 | 23 mai 2001 18:16 | Em resposta a: #5235

Caro Primo Rui

Já me tinham informado que seria no Sabugal-Caria.

Vou tentar saber mais alguma informação no ADCB.

Um abraço,

Francisco.

Resposta

Link directo:

RE: Quintã dos Lamassaes junto á Covilhã

#5260 | MABEL | 23 mai 2001 18:44 | Em resposta a: #5258

Caro Francisco
Segundo as últimas informações que obtive actualmente a Quinta dos Lamaçais está sob domínio do Estado, mais concretamente na posse do Ministério da Agricultura.
Sugiro-lhe que consulte também os dados que eventualmente aqueles serviços possuam em Castelo Branco.
Cumprimentos
Anabela Adónis

Resposta

Link directo:

RE: Quintã dos Lamassaes junto á Covilhã

#5321 | mop79436 | 26 mai 2001 21:42 | Em resposta a: #5260

Cara Anabela

Obrigado pela dica.Vou mesmo tentar também no o ADCC.

Cumprimentos

Francisco Álvares de Carvalho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 23:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen