Famílias de Bragança

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Famílias de Bragança

#34265 | PinheirodeCampos | 28 jan 2003 12:07

Estou a preparar um conjunto de genealogias do Distrito e todos os dados que me possam acrescentar serão muito bem-vindos.

Ao dispor para qualquer ajuda

Filipe Pinheiro de Campos
Bragança

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#40669 | ilídiafer | 29 abr 2003 19:51 | Em resposta a: #34265

Caro Sr,
Achei curioso estar a investigar famílias de Bragança e lembrei-me que, talvez, pudesse ajudar-me a encontrar as raízes do meu sobrenome "Aguieiras". Aqui em Portugal somos os únicos. O meu pai nasceu em Vale de Telhas e o seu pai era João Pedro Aguieiras. É curioso que no Brasil há muitos Aguieiras. Contactei alguns e verifiquei que todos eles tinham antepassados pertencentes a Trás os Montes. Apesar de morar na Póvoa de Varzim, vou muitas vezes a Vale de Gouvinhas e sei que há uma localidade chamada Aguieiras. Mas já ouvi dizer que provavelmente este nome veio de Espanha, do Aguilera e a consoante deu lugar ao ditongo "ei". O plural deve-se talvez à designaçaõ "os Aguieira".
Gostava tanto de descobrir. Uma coisa é certa, todos os Aguieiras descendem de pessoas de Trás os Montes. Será que me pode ajudar? Ficaría muito grata.
Cumprimentos,
Ilídia Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#40671 | ilídiafer | 29 abr 2003 19:52 | Em resposta a: #34265

Caro Sr,
Achei curioso estar a investigar famílias de Bragança e lembrei-me que, talvez, pudesse ajudar-me a encontrar as raízes do meu sobrenome "Aguieiras". Aqui em Portugal somos os únicos. O meu pai nasceu em Vale de Telhas e o seu pai era João Pedro Aguieiras. É curioso que no Brasil há muitos Aguieiras. Contactei alguns e verifiquei que todos eles tinham antepassados pertencentes a Trás os Montes. Apesar de morar na Póvoa de Varzim, vou muitas vezes a Vale de Gouvinhas e sei que há uma localidade chamada Aguieiras. Mas já ouvi dizer que provavelmente este nome veio de Espanha, do Aguilera e a consoante deu lugar ao ditongo "ei". O plural deve-se talvez à designaçaõ "os Aguieira".
Gostava tanto de descobrir. Uma coisa é certa, todos os Aguieiras descendem de pessoas de Trás os Montes. Será que me pode ajudar? Ficaría muito grata.
Cumprimentos,
Ilídia Ferreira

Resposta

Link directo:

Bagueixe

#40684 | jliberato | 30 abr 2003 07:52 | Em resposta a: #34265

Meu caro Pinheiro de Campos,
Como já lhe disse noutro tópico, a minha mulher tem um pequeno ramo no distrito.
Trata-se de uma família da freguesia de Bagueixe, concelho de Macedo de Cavaleiros, de apelido Afonso.
António Afonso, filho de Francisco Afonso e Catarina Fernandes, casou em 04-03-1714 em Valverde, Fundão com Maria Rodrigues Madalena de Valverde, Fundão. Nunca encontrei o baptismo de António Afonso.
Curiosamente encontrei mais famílias de Bagueixe em Valverde, o que siginifica que um grupo fez a migração. Algo respeitante à Inquisição?
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#40702 | aeiou2 | 30 abr 2003 13:04 | Em resposta a: #34265

Caro Pinheiro de Campos
Tem alguma notícia sobre esta família:
Luís António Esteves Alves,n.1794,
Carviçais,Bragança,filho de António Esteves Alves.Foi Liberal e alcançou um certo prestígio nos Açores,no tempo das Guerras Liberais.
Desde já agradeço a sua atenção
Maria Oom de Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#44652 | girona | 08 jul 2003 15:45 | Em resposta a: #34265

Caro Filipe Pinheiro de campos

Eu estou apenas a iniciar-me nas lides genealogicasmas descobri dois trisavôs naturais da zona de Vinhais, Bragança.
Um deles chamava-se Francisco Rodrigues Monteiro e posteriormente foi morar para Ancede, Baião onde casou com Jesuina da Rocha Peixoto e teve dois filhos : José Monteiro da Rocha Peixoto e Frederico Monteiro da Rocha Peixoto * 28/07/1893. Francisco Rodrigues Monteiro foi _farmaceutico em ancede.

o meu outro trisavô chamava-se José? Rodrigues e mudou-se para lousada onde casou com Francisca Pereira Rodrigues e teve Luis maria Rodrigues como filho a 16/02/1897.

dizia-se na familia que estes meus trisavôs poderiam ainda ser familia e que provavelmente descendiam de ingleses.
não sei até que ponto estas indicações serão verdade mas gostaria de descobrir mais alguma coisa sobre a familiase souber de alguma coisa agradeço que mo transmita

Atentamente
Tânia Girão

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#44684 | jlff | 09 jul 2003 00:41 | Em resposta a: #34265

Caro Filipe
Tenho vários ramos de Taborda de Bragança, para além dos Tabordas Pignatelli, que lhe enviei anteriormente: Nogueira da Fonseca Taborda, Morais Sarmento Taborda, Doutel de Almeida Taborda, Taborda Cabral da Veiga, etc.
Caso esteja interessado terei muito gosto em disponibilizar esses dados.
Um abraço
Jorge Lemos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#75514 | nafonso | 22 out 2004 06:32 | Em resposta a: #34265

Sou brasileiro, moro em Limeira-SP. Meu avô nascido em 12 de março de 1895 em portugal,veio (creio que sozinho) de Castro de Avelãs, distrito de Bragança para o Brasil em 1930,e tudo que sei sobre ele é o que consta em sua caderneta militar de 1915. Meu avô era filho de José Afonso e de Regina Pires.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#76254 | recio | 31 out 2004 02:31 | Em resposta a: #75514

caro nafonso manda a data de nascimento que consta na caderneta militar para te poder ajudar vou a bragança no natal,apresa-te ja falta pouco

cumprimentos Ana recio

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#76285 | nafonso | 31 out 2004 19:38 | Em resposta a: #76254

Antonio dos Santos Afonso
Último domicílio : Paróquia de Castro de Avelãs
Distrito : Bragança
Nasceu a 12 de março de 1895, filho de José Afonso e de Regina Pires residentes em paróquia de Castro de Avelãs

Caro amigo, espero não estar incomodando, mas ficaria feliz de esclarecer uma lacuna no passado da minha família. Esse meu avô paterno faleceu quando eu tinha um ano. Minha mãe, sua nora, é que me contava que ele havia saído de Portugal e que poderia ter familiares lá. Era uma pessoa que não comentava sobre seu passado com seus filhos daqui. Como ele era uma pessoa humilde, lavrador e analfabeto, acredito que nunca mais pôde se comunicar com sua família e isso cria um vazio na história entre meus antepassados que são a família dele em Portugal. Fico imaginando se alguém da família dele também se indaga sobre isso.
Agradeço seu interesse.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#76286 | nafonso | 31 out 2004 19:41 | Em resposta a: #76254

Antonio dos Santos Afonso
Último domicílio : Paróquia de Castro de Avelãs
Distrito : Bragança
Nasceu a 12 de março de 1895, filho de José Afonso e de Regina Pires residentes em paróquia de Castro de Avelãs

Caro amigo, espero não estar incomodando, mas ficaria feliz de esclarecer uma lacuna no passado da minha família. Esse meu avô paterno faleceu quando eu tinha um ano. Minha mãe, sua nora, é que me contava que ele havia saído de Portugal e que poderia ter familiares lá. Era uma pessoa que não comentava sobre seu passado com seus filhos daqui. Como ele era uma pessoa humilde, lavrador e analfabeto, acredito que nunca mais pôde se comunicar com sua família e isso cria um vazio na história entre meus antepassados que são a família dele em Portugal. Fico imaginando se alguém da família dele também se indaga sobre isso.
Agradeço seu interesse.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#76303 | recio | 01 nov 2004 04:20 | Em resposta a: #34265

Caro Filipe Tenho uma genealogia de Carrazeda de Ansiães de 1936 até á 7ª geração mas sabes não e minha , mas fui eu que a fiz pois a senhora está no Brasil terei que lhe pedir autorização consta de 800 nomes ainda estou pesquizando faltam algumas datas mas só no verão é que vou uma semana até lá vou falar com a pessoa para te enviar

Não percas a esperança. ana recio

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#76323 | freimac | 01 nov 2004 20:25 | Em resposta a: #40671

Prezada Senhora Ilidia Ferreira,
Tomando conhecimento, pela sua mensagem, que a senhora habita Povoa de Varzim, apresento-lhe a seguinte questão:
Sou descendente de Ignacio José de Azevedo Machado, meu bisavô, que deixou descendentes em Povoa de Varzim. Infelizmente não tenho dele outros dados de sua vida em Portugal, donde veio para oBrasil por volta de1845.
Por acaso a senhora tem conhecimento de descendentes dele em Povoa de Varzim?
Grato pela sua atenção, atenciosamente
Carlos Freire Machado - Rio de janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#76350 | ilídiafer | 02 nov 2004 14:41 | Em resposta a: #76323

Caro Sr. ,
É de facto verdade que moro na Póvoa de Varzim, esta linda cidade que com a sua marginal, qual miniatura, ainda faz lembrar a zona Sul do Rio, cidade que me viu nascer (Copacabana). Pois é, sou filha de uma poveira ( de nome Laranjeira) e de um Transmontano. Pode estar descansado que, agora mesmo, vou ligar para a minha mãe (que também mora aqui) e perguntar-lhe sobre esse apelido. Apesar da cidade da Póvoa de Varzim ser turística (veja na net como é bonita) e consideravelmente grande, ela mantem, ainda, certas características de uma vila pequena. Isto é, toda a gente conhece as famílias. Será um grande prazer poder dar-lhe informações sobre os seus antepassados. Ainda por cima a um "patrício".
Vou ver já na lista telefónica se há esse sobrenome.
Mal saiba qualquer coisa eu mando dizer.
Cumprimentos,
Ilídia ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#76427 | freimac | 03 nov 2004 11:48 | Em resposta a: #76350

Prezada D. Ilidia Ferreira,
Muito grato pela sua atenção, e esperançoso que minhas pesquisas atinjam o objetivo com a sua ajuda.
Em tempo: moro no Leme, uma extremidade de Copacabana.
Ao seu dispor no que lhe puder ser utili, receba meus cumprimentos.
Atenciosamente
Carlos Freire Machado

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#77673 | recio | 19 nov 2004 21:19 | Em resposta a: #76286

nivaldo já recebeste a certidão? teho noticias, falei como alguem de Castro de Avelãs que me deu o nº de telefone do secretario da junta de Freguesia levei uma semana a telefonar mas nas aldeias em Portugal as Juntas estão fechadas não teem horarios .Ele ficou de perguntar ás pessoas mais velhas da aldeia por parentes teus terça feira volto a telefonar para saber noticias, se não conseguir vou tirar o casamento do teu avô com a primeira mulher´, lá tem os nomes dos pais dela e assim são dados importantes para juntar á pesquiza.
Boa semana até terça. Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#77690 | jaboo | 19 nov 2004 23:49 | Em resposta a: #34265

Caro Filipe Pinheiro de Campos

Espero que tenha sucedido com esse seu projecto sobre as familias do distrito de Braganca. Saiba que eu tambem descendo de familias desse distrito :

um 8o avo meu chamava-se Francisco de Almeida e Sousa, natural de Vilarinho da Castanheira, nascido cerca de 1690-1700, filho de Francisco da Costa Monteiro de Vilarinho da Castanheira e Dona Maria Isabel Rodrigues de Figueiredo, do lugar de Olizia(?), comarca de Torre de Moncorvo, termo de Alfandega.

Ficaria muito grato se tivesse qualquer coisa acerca dessas familias.

Cumprimentos
JOAO

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#77699 | nafonso | 20 nov 2004 11:07 | Em resposta a: #77673

Recebi sim Ana, dia 19 de novembro, com seu endereço de e-mail. As informações necessária irei mandar por e-mail.
Cumprimentos
Nivaldo Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#79604 | PinheirodeCampos | 17 dez 2004 13:47 | Em resposta a: #77690

Caro João

Peço que me contacte para o meu mail luisfc@netc.pt

Agradece com um abraço

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#79678 | recio | 17 dez 2004 23:44 | Em resposta a: #34265

Caro Filipe

Apedido de uma amiga vou já há 2 anos pesquizar para Bragança tenho familias de Fontelonga, Beira Grande, Carrazeda de Anciães,Bragança.
diz as familias poderei ter alguma que Interesse.
ao dispor para ajuda.
Ana Recio
Setubal

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#79708 | luis262 | 18 dez 2004 14:53 | Em resposta a: #34265

Caro Filipe Pinheiro de Campos:

Procuro os ascendentes de uns Saldanhas de Bragança, que já tinha colocado, antes num tópico específico.
Pareceu-me, no entanto, que seria preferível trazer esses dados, acrescidos com mais algumas ( poucas ) informações a que entretanto tive acesso, para este tópico mais alargado.Assim:

ANTÓNIO AUGUSTO MENDES SALDANHA,* meados do séc. XIX, c.c. LEOPOLDINA AUGUSTA DE LEÃO, tiveram:

LUÍS CARLOS DE LEÃO SALDANHA, * c. 1873, em Bragança, Sé. e falecido em 1943, em Parede, Cascais (?). Industrial em Lisboa e proprietário em Parede , Cascais e no Feixial, Bucelas, c.c. MARIA JOSÉ DE ALMEIDA RAMIL * Lisboa, São José, a 5.10.1888. Tiveram :

MARIA LUIZA RAMIL SALDANHA, * Lisboa São Mamede a 15.10.1912 e + em Cascais, Parede a 19.11.2001, Proprietária, c.c. Octávio Maria de Oliveira, * Tábua, Várzea de Candosa, c.1897, s.g.

Suponho que A.M.M. Saldanha e L.A. de Leão, tenham tido, pelo menos mais dois filhos, mas como não possuo documentação, não posso afirmá-lo, por ora.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#79715 | jaboo | 18 dez 2004 16:47 | Em resposta a: #79604

Caro Filipe,

Já lhe mandei um e-mail com o meu ramo todo e a copia digitalizada do assento de baptismo dum filho do Francisco de Almeida e Sousa e sua mulher Dona Thereza de Ala! Espero que o seu e-mail aguanta grande files.

Um abraço e até breve
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#79778 | carro | 19 dez 2004 22:39 | Em resposta a: #79708

Caro Luis Piçarra,

O meu bisavo era de Bragança.
Chamava-se Mario Lopes dos Santos de Saldanha. Era militar e o nome dele aparece numa estatua de guerra.
Poderia me dizer se e da mesma familia que esses Saldanhas?

Cumprimentos
Filipe Carneiro de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#79797 | luis262 | 20 dez 2004 09:33 | Em resposta a: #79778

Caro Filipe Carneiro de Almeida:

Luís Carlos de Leão Saldanha, que é referido na mensagem, era meu tio-avô, casado c. Maria José de Almeida Ramil, irmã de minha avó materna.
Tiveram, como referi, apenas uma filha, que casou, s.geração. Acontece que sempre tive um contacto muito próximo com essas minhas familiares, e recordo-me, por mais de uma vez, ouvir referências a um tio, (ou primo?), general, de Bragança. Como já ambas faleceram, será difícil conseguir saber mais alguma coisa, mas se o conseguir não deixarei de lho comunicar.
Posso acrescentar ainda , um Alípio Saldanha (que, segundo creio, era irmão de António A.A. Saldanha), c.c. Matilde da Glória Correia sem geração. Essa senhora, que ainda conheci , viveu até aos noventa e muitos anos, n. em Macedo de Cavaleiros e + em Lisboa. Era parente do escritor Camilo Castelo Branco.
É tudo o que sei, por ora... Não sei se algum destes dados lhe diz alguma coisa.
Sei também que há familiares destes Saldanhas em Braçança e em Lisboa, mas cujo contacto não possuo.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#79805 | carro | 20 dez 2004 11:22 | Em resposta a: #79797

Caro Luís Piçarra,

Minha avó chama-se Maria Eugenia de Oliveira Saldanha.
O pai da minha avo como ja referi era militar e aparece o nome dele logo em primeiro lugar numa estatua da guerra nao sei qual, minha avo vive ca em Lisboa e tem ca um primo tambem militar.

Cumprimentos
Filipe Carneiro de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#79829 | PinheirodeCampos | 20 dez 2004 18:39 | Em resposta a: #79708

Meus caros Luís Piçarra e Filipe Almeida

Fiquei muito satisfeito ao ver que pertencem aos Saldanhas, de Bragança, família que entrará num dcos tomos das Genealogias Transmontanas a publicar em breve. Tenho muita amizade com alguns deles que moram aqui e tenho vários dados que poderei facultar. Peço ainda que me possam actualizar os que tenho.

Aguardo o contacto para o meu mail luisfc@netc.pt

Com um abraço

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#79831 | PinheirodeCampos | 20 dez 2004 18:41 | Em resposta a: #79778

Meus caros Luís Piçarra e Filipe Almeida

Fiquei muito satisfeito ao ver que pertencem aos Saldanhas, de Bragança, família que entrará num dcos tomos das Genealogias Transmontanas a publicar em breve. Tenho muita amizade com alguns deles que moram aqui e tenho vários dados que poderei facultar. Peço ainda que me possam actualizar os que tenho.

Aguardo o contacto para o meu mail luisfc@netc.pt

Com um abraço

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#79832 | PinheirodeCampos | 20 dez 2004 18:59 | Em resposta a: #76285

Caro Amigo

Peço que me contacte para luisfc@netc.pt pois tenho certamente dados que lhe possam interessar

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#79845 | carro | 20 dez 2004 21:12 | Em resposta a: #79831

Caro Pinheiro de Campos,

Se me pudese dizer a ascendencia de Mario Lopes dos Santos de Saldanha agradecia muito.

Cumprimentos
Filipe Carneiro de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#79861 | nafonso | 21 dez 2004 01:54 | Em resposta a: #79604

Caro Pinheiro de Campos

Recebi o e-mail com esta resposta, não há problema algum, mas veio por engano, e acredito que iria para o Jõao.

Abraço

Nivaldo Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#79864 | PinheirodeCampos | 21 dez 2004 09:51 | Em resposta a: #79861

Caro Nivaldo

Sobre Castro de Avelãs tenho alguma coisa. Se calhar posso ajudar.

Peço que me contacte para o mail luisfc@netc.pt

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#79865 | PinheirodeCampos | 21 dez 2004 09:51 | Em resposta a: #79845

Caro Filipe

Penso que conseguirei isso. Peço que me contacte para o mail luisfc@netc.pt

Um abraço

Filipe

Resposta

Link directo:

Cabral, de Vilarinho da Castanheira

#79866 | 2910 | 21 dez 2004 10:26 | Em resposta a: #77690

Alguém tem informações sobre esta família ?

os melhores cumprimentos

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#79868 | carro | 21 dez 2004 11:06 | Em resposta a: #79865

Caro Pinheiro de Campos,

Poderia me mandar por aqui a ascendencia e a descendencia de Mario Lopes dos Santos de Saldanha?
Se tiver.
Um abraço,
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#79870 | nafonso | 21 dez 2004 11:35 | Em resposta a: #79864

Pinheiro

Agradeço pela gentileza, mas felizmente já achei onde estão os parentes que eu estava procurando a alguns dias atras,e só estou aguardando um contato deles.
Aproveitando a oportunidade quero desejar-lhe um feliz natal e bom sucesso em sua pesquisa.

Abraço

Nivaldo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#79928 | valadares | 22 dez 2004 10:30 | Em resposta a: #79797

Caros Piçarra e Almeida:
Saudações ! A estes militares da família Saldanha de Bragança, acrescento, o capitão Mario Saldanha, "morto ao serviço da Pátria", na França. Ele é um personagem de um ensaio que comecei a preparar sobre descendentes de cristãos-novos que entraram para o Exército e fizeram carreira. Trata-se de Mario Alvaro Leão Lopes dos Santos Saldanha, nascido na freguesia da Sé de Bragança, em 2 de outubro de 1886, filho de Marcelino Saldanha Lopes dos Santos e Eugenia Carmelina Leão Lopes. Ele foi casado com Maria Elisa Machado de Souza e Silva Oliveira. O capitão Mario Saldanha foi "(...) louvado pelo zelo e rara dedicação que sempre mostrou pelo serviço, não se poupando a sacrificios ainda o da propria saude, e, revelando sempre os melhores qualidades de comando do seu trabalho bem e sensatamente produzido e testemunho a maneira porque facilmente evitou que as praças da sua companhia praticassem execessos, quando no Batalhão de Infantaria 11/17 se produziram actos de indisciplina (...)" [transcrição de sua fé de ofício]. Saldanha viveu um período difícil. Os soldados portugueses recusavam a comida inglesa e como eram tratados pelos britânicos. O clima era hostil. Tanto que o proprio Saldanha morreu de broncopneumonia gripal em 23 de dezembro de 1918. Está sepultado no cemitério de Richebourg l`Avoue, talhão 8, fila A, cova 16.

Atenciosamente,

Paulo Valadares,
faiguen arroba terra.com.br
Cx. postal nº 1025
Campinas, SP, Brasil
13001-970

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#80042 | PinheirodeCampos | 23 dez 2004 19:53 | Em resposta a: #79868

Caro Filipe

Mando sim peço só que me confirme o nome dos pais de Mário para não errar pois há mais que um e a consanguinidade é grande!

Um abraço

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Cabral, de Vilarinho da Castanheira

#80045 | PinheirodeCampos | 23 dez 2004 20:03 | Em resposta a: #79866

Caso possa facultar-me mais algun s dados poderei ver o que consigo.

Filipe Pinheiro de Campos

luisfc@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#80046 | PinheirodeCampos | 23 dez 2004 20:05 | Em resposta a: #79868

Caro Filipe

Claro que sim. Peço apenas que me confirme o nome dos pais do seu ascendente Mário uma vez que há mais que um e com uma grande consanguinidade na família não é fácil!

Um abraço

Filipe (também!)

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#80071 | carro | 24 dez 2004 11:59 | Em resposta a: #80042

Caro Filipe,

Peço imensa desculpa mas n sei de todo o nome dos pais de Mário.
O nome todo era Mário Lopes dos Santos de Saldanha.
Espero que isto ajudo.

Um grande abeço e Bom Natal
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#81103 | PinheirodeCampos | 07 jan 2005 10:35 | Em resposta a: #80071

Caro Filipe

Para já descobri o seguinte: MÁRIO ÁLVARO LEÃO LOPES DOS SANTOS SALDANHA ou Mário ÁLvaro Lopes dos Santos Saldanha, nasceu em Bragança em 2 de Outubro de 1886. Era filho de Marcelino Lopes Mendes Saldanha e de sua mulher Eugénia Carmelina de Leão. Teve vários irmãos.

Se precisar de mais dados ou de uma foto do memorial de guerra que existe aqui em Bragança diga!

Um Bom 2005

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#81116 | carro | 07 jan 2005 13:03 | Em resposta a: #81103

Caro Pinheiro de Campos,

Agradeco imenço.
Se me pudesse mandar a tudo o que sabe sobre a familia agradecia. Desculpe o abuso mas se me pudesse tambem mandar a fotografia de Maria Alvaro Leão Lopes dos Santos de Saldanha agredecia muito.

Cumprimentos e um grande abrço
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#81118 | carro | 07 jan 2005 13:16 | Em resposta a: #79928

Caro Valadares,

Muito Obrigado.
Tem a ascendencia toda de mAria Alvaro Leao Lopes dos Santos de Saldanha?
Se tiver poderia me mandar sff.
Muito obrigado.

Cumprimentos
Filipe Carneiro de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#81673 | luisa morais | 12 jan 2005 21:44 | Em resposta a: #79678

cara Ana, por acaso nas suas pesquisas nao tem dados de um António de Sampaio pai de Dona Flora de Sampaio e de Carlos de Sampaio(filhos naturais), sendo a mae destes Maria de Seixas, GRATA PELA ATENÇÃO

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#81687 | recio | 12 jan 2005 23:28 | Em resposta a: #81673

Cara Luisa

meu filho saíu e levou o Portatíl onde tenho essa genealogia .só amanha poderei dar a resposta, mas tenho uma Arvore dos Sampaios, muito interesam-te tirei a fotocópia de um livro que me sederam no Arquivo distrital Bragança eram muito importantes depois te envio uma copia está escrito em letras muitooooo pequenas eu não consigo ler.

Aguarda
Ana Recio
Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#81739 | Maria Barreiro | 13 jan 2005 16:11 | Em resposta a: #34265

Caro Filipe Pinheiro de Campos

Aqui vão dois ramos da minha família de Vinhais. Agradeço se souber algo que possa acrescentar.

Ramo de Vila Bôa de Ousilhão:

Manuel de Morais c.c. Perpétua Gonçalves, tiveram:

Manuel de Morais, c.c. Angelina Diegues, filha de Pedro Diegues e Isabel Pires, tiveram:

Jesofina Augusta de Morais, n. 5/3/1863, que teve uma filha ilegítima, Albertina da Piedade, n. 17/8/1880.

Ramo de Val de Janeiro:

José Dias c.c. Maria Michaela Vas, filha de José Ignácio e Thereza Martins, tiveram:

Albino Augusto, n. 1/6/1864.

Cumprimentos
Maria Barreiro

Resposta

Link directo:

RE: Moraes Pinto ?

#82085 | mivapi | 18 jan 2005 00:25 | Em resposta a: #80045

Caro Filipe Pinheiro de Campos

Agradeço que me diga se no seu trabalho vai aparecer alguma coisa sobre os Moraes Pinto.

Melhores Cumprimentos,

Miguel Vaz Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#82139 | clopes | 18 jan 2005 19:00 | Em resposta a: #81687

Cara Ana Recio:

Sera que Antonio Nunes Sampaio e Sophia Lopes (Saraiva) Sampaio, que tiveram;
Albert, Alice, Joao e Carlos Sampaio, cabem nas vossas pesquisas?
Todos naturais de Carrazeda de Ansiaes (Luzelos?) e radicados em Rio de Janeiro.
Apenas dois sobrevivem: Alberto e Alice.
Se sim, agradecia eventuais informacoes sobre ascendencia e/ou descendencia.

Cumprimentos
Carlos Lopes
Canada

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#82266 | recio | 20 jan 2005 14:50 | Em resposta a: #82139

Olá Carlos

Não tenho Sampaio na genealogia de Bragança mas,Posso prucurar se me enviares os dados se nascimento do Alberto ou Alice pelos vistos eles ainda são vivos. fico esperando, depois no verão vou Bragança e posso ver

Cumprimentos

Ana Recio
Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#82269 | clopes | 20 jan 2005 16:04 | Em resposta a: #82266

Ola Ana:

Muito grato pela resposta, mesmo nao sendo totalmente positiva.
Efectivamente, Alberto e Alice, embora os mais velhos, ainda sao vivos.
Tendo contactado telefonicamente com Alice, pouco adiantou. Segundo me disse,
Alberto, "esta mais para la, que para ca"...
Sendo assim, vamos aguardar ida a Braganca.
Cordiais cumprimentos
Carlos Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#82872 | gmg | 27 jan 2005 18:01 | Em resposta a: #34265

Exmo Sr.,

Pode esta mensagem parecer deslocada, relativamente ao seu tópico, mas tem alguma coisa investigada sobre os MOUTOZO, do concelho e distrito de Castelo Branco??

Com os melhores cumprimentos,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#82874 | Pina Vidal | 27 jan 2005 18:24 | Em resposta a: #34265

Boa noite,

Eu nao sou da familia de Bragança, mas da familia de Pina Vidal...., soube que uma das minhas avos era senhora de Adonville ? e gostaria de começar a fazer a minha arvore genealogique, para oferecer ao meu filho...deculpe se houver erros, mas sou francesa. se me pode ajudar ou me dizer como devo proceder, para ja lhe agradeço. Suzy

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#86774 | luisa morais | 23 mar 2005 21:13 | Em resposta a: #81673

Não se esqueça de mim. obrigado
luisa morais

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#87847 | jomoca | 06 abr 2005 11:54 | Em resposta a: #34265

Por acaso na sua investigação não se cruzou com uma familia Fernandes de Carvalho? Mais concretamente com Joaquim Teixeira fernandes de Carvalho cc. Joana Taveira de Carvalho. Ambos residiam em Abambres, Concelho de Mirandela.
Obrigada
Joana Morais e Castro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#88648 | luis262 | 15 abr 2005 19:58 | Em resposta a: #79831

Caro Filipe Pinheiro de Campos:

Descobri, entre alguns livros que herdei e pertenceram ao meu tio avô, Luís Carlos de Leão Saldanha, * de Bragança - já mencionado neste tópico- um livro da Queima das fitas , dos quartanistas de Letras da Universidade de Coimbra ,de Maio de 1930. Nele consta um António Eugénio Lopes Saldanha, que nos versos que lhe são dedicados se diz ser de Braçança.
O livro tem , escrita pelo punho do dito António , uma dedicatória a seus primos. Trata-se pois de um parente desses meus familiares. Saberá alguma coisa sobre ele?
Também conheci um Nicolau Saldanha, que vivia em Bragança, pessoa que deverá ter nascido nos finais do séc XIX, que ere primo desse meu tio avô.
Note-se que esse meu tio Avô era meu parente por afinidade ( minha tia avó e minha avó maternas eram RAMIL, sendo o seu pai de nacionalidade espanhola, de Lugo, Galiza). Mas como a sua única filha , Maria Luisa Ramil Saldanha não teve filhos e as duas irmãs Ramil eram muito amigas, sempre fui considerado como se fosse um neto....

Cumprimentos

Luís Piçarra



Cu

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#89064 | luis262 | 20 abr 2005 12:34 | Em resposta a: #88648

Renovação de pedido.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#89171 | carro | 21 abr 2005 17:50 | Em resposta a: #79708

Caro Luis,

Eu descendo de Mario Alvaro Leao Lopes dos Santos de Saldanha.
Tem alguma coisa a ver com estes Saldanhas?
E como?

Cumprimentos
Filipe Carneiro de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#89218 | luis262 | 22 abr 2005 01:32 | Em resposta a: #89171

Caro Filipe

Atendendo aos apelidos Saldanha, Mendes, Lopes, Leão, é muito provável que exista alguma relação entre estes meus familiares e os seus.
Acontece que eu tenho muito poucos elementos sobre os Saldanhas de Bragança, de quem sou parente por afinidade - A minha tia avó, Maria José de Almeida Ramil, casou com Luís Carlos de Leão Saldanha. Deste casamento tiveram um filho e uma filha, ambos falecidos em criança, e uma outra filha Maria Luiza Ramil Saldanha, casada, mas sem geração, nascida em 1912, falecida, prima direita de minha mãe.
Luís Saldanha que era industrial, vivia habitualmente na casa da sua quinta em Parede , Cascais ( da qual sou actualmente um dos proprietários por herança de minha prima Maria Luiza), eque eu conhecesse pelo menos mais uma outra quinta no Freixial, Bucelas, perto de Lisboa. Quem talvez possua mais elementos sobre estes Saldanhas ,será Filipe (Pinheiro de Campos?), que já se ofereceu para ajudar. Não tive ainda oportunidade para escrever para o seu e-mail , e aliás preciso de organizar melhor os pocos dados que tenho. Sei também que o meu tio avô Luís Saldanha teve filhas de outras senhoras , antes do casamento e que as perfilhou. Aliás, cheguei a conhecê-las, tal como alguns dos seus descendentes, que vivem uns em Lisboa e outros em Bragança, mas com quem tenho dificuldades de contactar.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#89219 | luis262 | 22 abr 2005 01:37 | Em resposta a: #89218

Desculpe as gralhas...
L.P.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#94690 | Klausus | 29 jun 2005 18:57 | Em resposta a: #34265

Boa noite!
Será que no conjunto de genealogias do Distrito de Bragança / Vinhais ,tem alguma coisa sobre a FamIlia Barros ou Pires?
Um abraço e até breve
Klausus

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#95584 | manelsp | 09 jul 2005 13:59 | Em resposta a: #34265

Caro Filipe,
tenho vários interesses genealógicos em Bragança, pelo que lhe vou enviar uns quantos dados e agradeço desde já a sua resposta
1- origens de Manuel Maria Lopes Cantista, Alferes demitido pelo Regime Republicano, proprietário, Presidente da Câmara de Chaves, nascido em Vale Torno (Vila Flor) a 23 de Janeiro de 1887
2- origens de Belchior de Sá, FCR e Coronel de Bragança, e s.m. D. Maria de Sá Mariz Sarmento
3- origens de António de Macedo, Comendador, falecido a 13 de Abril de 1612, casou com D. Ana de Macedo, falecida a um de Abril de 1636 (ambos na Freguesia de S. João Baptista de Bragança)
4- João Gomes de Macedo e de sua mulher D. Ana de Moraes Madureira da casa de Parada, natural de Bragança
5- origens de D. Maria Josefa de Lobão e Antas , nascida a 19 de Março de 1685 em Vimioso e fal. em Quintela a 4 de Fevereiro de 1748, sendo viúva, filha de António do Rego e Sousa, Alcaide e Governador de Vimioso e juiz dos Órfãos, e de s.m. D. Maria de Lobão e Antas, neta paterna de outro António do Rego e Sousa e de s.m. D. Engrácia de Madureira e neta materna de Luís da Silva de Escobar e de s.m. D. Maria de Antas.
Peço desculpas pela confusão e agradeço qualquer resposta que me dê.
Com os melhores cumprimentos
Manuel Sarmento Pizarro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#95610 | Lobo | 09 jul 2005 19:26 | Em resposta a: #81103

Caro Filipe Pinheiro Campos

Há já algum tempo tivemos uma troca de mensagens muiro agradável. Hoje volta a incomoda-lo.

Quanto aos Sepúlveda de Bragança, o que conheço começa no casal António Gomes de Abreu c.c. Serafina de Sepúlveda. Não conheço a ascendência de Serafina de Sepúlveda que deverá ter nascido nos finas do séc XVII uma vez que António o filho de ambos deverá ter nascido cerca de 1710.

Será que tem mais alguma informação daquele casal que, ao que sei, vivia em Braga? Eu consigo levar a minha ascendência até ao último quartel do séc. XV e, a partir dai, disponho de larga informação. Penso que a dada altura deverá haver
uma ligação uma vez que na data referida os Sepúlveda da minha linha eram bastante prolíficos. Por via indirecta, através dos Gama Lobo, consigo entroncar com a descendência de Martim de Sepúlveda.

Agradeço qualquer informação de que disponha e me queira facultar.

Um abraço, com os melhores cumprimentos.

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE:Famílias de Bragança-família Valentim

#95660 | mjborges | 10 jul 2005 20:34 | Em resposta a: #80045

Caro Filipe Pinheiro de Campos

A família do meu sogro é do distrito de Bragança, pois pertence a Vilas Boas, concelho de Vila Flor. O apelido de família é Valentim, mas sabemos muito pouco sobre esse ramo, só conhecemos até aos trisavós do meu marido. Além disso, tratando-se de um nome próprio poderá ter acontecido que esse nome tenha sido transmitido como apelido, de forma enganosa, quem sabe, conhecendo-se alguém pelo seu nome e não pelo seu apelido. Conhece por acaso muitos outros dessa zona com este apelido?

Cumprimentos
Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#97068 | gmg | 31 jul 2005 20:54 | Em resposta a: #34265

Caro Sr. Filipe Pinheiro de Campos,

Sobre o Casal, D. JONA DOUTEL - JOSÉ MANUEL (PIRES), identificados com o número IV, gostava de poder saber mais da Ascendência do dito José Manuel (Pires), recuando mais possível na sua ascendência Pires, Osório, Pereira e Queirós.

Os dados que possuo são os seguintes:

PIRES
de Miradezes

§ 1

I- MANUEL PIRES, nat. da freguesia de Miradezes, concelho de Mirandela, distrito de Bragança, terá nascido entre 1715 – 1725; c.c. MARIA DE QUEIRÓS, nat. de Miradezes.
Filho, pelo menos:
II- ANTÓNIO PIRES, que segue:


II- ANTÓNIO PIRES, nat. de Miradezes, terá nascido entre 1735 – 1745; c.c. ENGRÁCIA RODRIGUES, nat. de Miradezes, f.ª de Francisco de Osório, nat. da Quinta de Paradela, freg.ª de Santiago da Ribeira de Alheriz, concelho de Valpaços, distrito de Vila Real e de Isabel Rodrigues, nat. de Miradezes.
Tiveram, pelo menos:
III- MANUEL BERNARDO (PIRES), que segue:
III- ANTÓNIO MANUEL, n. 18 de Setembro 1778, em Miradezes. S.m.n.


III- MANUEL BERNARDO (PIRES), nat. de Miradezes, c. c. ANTÓNIA LUÍSA (PEREIRA), f.ª de António Pereira e de Arcângela Maria, todos nat. de Miradezes.
Tiveram, pelo menos:
IV- JOSÉ MANUEL (PIRES), n. 29 de Março de 1790, em Miradezes. Casou em Miradezes no dia 8 de Julho de 1815 com D. JOANA DOUTEL, f.ª de António Manuel e de D. Joana Doutel, de Cabanelas mas moradores em Miradezes. S.m.n.


Agradeço qualquer informação referente a este Casal e sobretudo informações sobre a Ascendência de José Manuel (Pires).

Cumprimentos,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#97363 | PinheirodeCampos | 04 ago 2005 10:07 | Em resposta a: #97068

Caro Luís

Vou tentar verificar o que consigo e aproveito para lhe perguntar se tem dados sobre o ramo Doutel uma vez que um dos meus volumes de Genealogias a publicar ainda este ano terá esse título pelo que toda a ajuda será bem-vinda. São seus ascendentes?
O meu mail alternativo é luisfc@netc.pt para o caso de querer contactar

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#97364 | PinheirodeCampos | 04 ago 2005 10:11 | Em resposta a: #94690

Caro Confrade

Que dados me pode dar para ver se consigo alguma informação?

Um abraço
Filipe Pinheiro de Campos
luifc@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#97369 | mjgoncalves | 04 ago 2005 12:20 | Em resposta a: #34265

Caro Luís Filipe:
Permita-me que lhe coloque a seguinte dúvida:
José António Villa Secca, nascido entre 1770-1780 foi nomeado por Carta assinada por Rei D.João VI, a 4 de Outubro de 1803, no Posto de Capitão de Ordenanças do Estado do Brasil e por Carta de 25 de Oubtubro de 1805 com o Posto de Sargento Mor de Cavalaria do Regimento de Ordenanças da Capitania de Paríba do Norte.
Morreu no Brasil em 1826 em Campina Grande.
Terá nascido em Bragança de onde são naturais a familia secca ? Terá descendentes em Portugal já que no Brasil só teve uma filha e cujas netas ( dele) morrearm solteiras e sem descendência?
Se me ajudasse a abrir este meu horizonte que está muito confuso e pelos meus meios não consigo encontrar mais pistas.
Com os meus melhores cumprimentos
Maria José Secca

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#97445 | PinheirodeCampos | 05 ago 2005 11:24 | Em resposta a: #97369

Cara Maria José

Não vejo a possibilidade de ligação mas continuarei a investigar. Na realidade o que sei foi o que lhe enviei embora tenha mais alguns dados até porque me interessam ao descender de uma Miranda, dos Viscondes da Paradinha.

Aguardo o seu contacto para o mail habitual

Um abraço

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#97685 | gmg | 09 ago 2005 20:23 | Em resposta a: #97363

Caro Filipe,

O casal a que me refiro, D. JOANA DOUTEL - JOSÉ MANUEL (PIRES) são meus Ascendentes colaterais.

A Ascendência PIRES, pelo José Manuel (Pires) já diz respeito à minha Ascendência, da qual gostaria de saber mais!!!!

Sobre o referido casal, nada mais sei, a não ser o que lhe enviei.

Um abraço,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#98323 | nuno_neves | 22 ago 2005 20:03 | Em resposta a: #76303

Cara Ana Recio:

Tenho alguns antepassados na região de Carrazaeda de Ansiães (Samorinha, Seixo de Ansiães), Vila Flor (Carvalho de Egas, Samões, Vila Flor, Freixiel, Nabo, Arco, Mourão,Candoso, Seixo de Manhoses, Santa Comba de Vilariça, Vale de Torno, Vilas Boas, Alagoa) e Torre de Moncorvo (Adeganha, Cardanha, Lousa, Urros).
Será que tem gente destas paragens na sua vasta genealogia de Carrazeda de Ansiães?

Muito Grato.
Com os melhores cumprimentos,
Nuno Neves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#98336 | luis262 | 23 ago 2005 00:54 | Em resposta a: #79829

Caro Filipe Pinheiro de Campos:

Fiz várias tentativas no sentido de comunicar para o seu endreço, mas não consegui o contacto. o meu "correio" está a precisar de" revisão", às vezes tem destas falhas, mas quanto a receber mensagens não têm surgido problemas. Por isso aqui vai o meu endreço : picarras23@clix.pt . Agradecia se disponibilizasse oupara este endreço ou para o fórum os elemento que tem sobre Saldanhas de Bragança.
E quanto ao seu livro?
Eu pouco mais conheço tirando o que fui expondo neste tópico.
Posso, no entanto acrescentar que conheço um Fernando Saldanha, natural de Bragança, onde nasceu cerca de 1943 ,desenhador, e que durante vários anos viveu em Mirandela.
Já não o vejo há alguns anos , mas da última vez que o vi já o filho tinha mais de 20 anos. Era parente desses meus primos, tal como um primo muito mais velho, pessoa bem conhecida em Bragança, Nicolau Saldanha, em casa de quem cheguei a passar um fim de ano , aí por 1970, em que Bragança estava isolada por um enorme nevão. Nessa época estava eu a prestar serviço militar como aspirante a oficial miliciano ,no B.C.3.
Esse primo, que eu conheci desde criança, vinha frequentemente a Lisboa, a casa da minha prima Maria Luisa, em Carcavelos. Imagino que já terá falecido.

Fico a aguardar um seu contacto.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#98337 | recio | 23 ago 2005 01:07 | Em resposta a: #98323

Caro Nuno

As freguesias que tenho de Bragança são:
Santo Antº da Beira Grande,Fontelonga,Marzagão,Lavandeira,São Bartolomeu de Parambos,Seixas,Selores,Vimião, Seixo de Anciães,Vansão, Pena fria,Santa Agada

Cumps
Ana Recio

Resposta

Link directo:

Seixo de Ansiães, Bragança

#98340 | nuno_neves | 23 ago 2005 01:51 | Em resposta a: #98337

Cara Ana Recio,

Da freguesia de Seixo de Ansiães tem conhecimento dos seguintes:

1 Thomas Gomes (n.25 Fev 1750 em Coleja, Seixo de Ansiães), filho de:
2 Manoel Gomes (n. Coleja, Seixo de Ansiães), e de:
3 Antonia Gonçalves Lourença (n. Coleja, Seixo de Ansiães).
Neto paterno de:
4 Domingos Afonso (n. Seixo de Ansiães), e de
5 Ignes Lopes (n. Seixo de Ansiães).
Neto materno de:
6 Lourenço Lopes (n. Pinhal), e de
7 Maria Lopes (Coleja, Seixo de Ansiães)

Desde já agradecido,
Com os melhores cumprimentos,
Nuno Neves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#98342 | recio | 23 ago 2005 02:20 | Em resposta a: #79870

Olá Nivaldo
Estive dia 15 em Bragança mas foi por pouco tempo ,não deu para ir ver a tua tia
,ela faz anos em setembro não esqueças tens tido noticias dela? e da tia Matilde já foste a Carvalhos? em breve vou a Vila Real e se tiver tempo dou um pulo a Bragança, queria perguntar-lhe se ela não terá alguma carta da Matilde , ela disse-me que se escrevia, já lhe telefonei mas está muito surda e é dificil falar com ela
Abraços
Ana Recio

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#99375 | PinheirodeCampos | 04 set 2005 22:54 | Em resposta a: #98336

Caro Luís

O meu mail é : luisfc@netc.pt

Um abraço aguardando a sua resposta

Filipe

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#99378 | PinheirodeCampos | 04 set 2005 23:11 | Em resposta a: #97685

José Manuel Pires, nascido em Miradezes em 29 de Março de 1790, baptizado a 3 de Abril, sendo padrinhos António Pires e filha Maria José; filho de Manuel Bernardo e de sua mulher Antónia Luísa, de Miradezes, neto paterno de António Pires e de Engrácia Rodrigues e materno de António Pereira e de Arcângela Maria, esta da Quinta de Vale de Freixo

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos
luisfc@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#99386 | luis262 | 05 set 2005 00:27 | Em resposta a: #99375

Caro Filipe:

Acabei de lhe enviar uma mensagem parao seu mail.
Nela "passou" uma gralha evidente no nome" Frederico"...

Um abraço.

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#99551 | rop78487 | 06 set 2005 15:21 | Em resposta a: #34265

Caro Filipe Pinheiro Campos
Espero que tenha passado umas férias óptimas.
Mais uma vez necessito de ajuda para a minha pesquisa genealógica dos meus antepassados, Família Pavão de Sousa, Sr. dos morgadios de Stº. Amaro e de Stº.tomé, de Parada, Bragança, outrora Parada de Infanções.
A grande maioria dos documentos desta família, estão na [caixa 1, Livro 1, - Parada], [caixa 4, Livro 2 M, - Paradinha de Outeiro], do Arquivo Distrital de Bragança, aparecem nomes como Miguel Afonso Giraldes, Pedro Giraldes, Inês Giraldes, Miguel Giraldes, anos de [166- 1655], para trás.
Segundo Abade de Baçal, diz que: Miguel Afonso Giraldes Pinto Pavão de Sousa, morgado de Santo Amaro, natural de Paradinha do Outeiro c.c D. Catarina Pavão Giraldes sua sobrinha, natural de Parada de Infanções.
Miguel Afonso Giraldes Pinto Pavão de Sousa, é filho de Miguel Afonso de Sousa c.c D. Catarina Pinto Pavão.
Miguel Afonso de Sousa, é filho de Francisco Afonso de Sousa e de D. Francisca Ferreira, filha de Francisco Ferreira Sarmento Pimentel, fidalgo da Casa Real, Marechal de Ordenanças.
Objectivo encontrar os antepassados mais distantes Sr. deste morgadio, vínculo de Stº Amaro e de Stº Tomé, naturais de Parada e alguns fregueses em S. Miguel de Paradinha.
Aparecem ligados aos Borges Rebelo Sr. do morgadio de Quintela de Lampaças e do Corpo Santo, de Lisboa e aos Morais Madureira Feijó, Sr. do morgadio de Parada de Infanções.
Os Pavões de Sousa, - descendentes hipotéticos de um ramo dos Sr. de Sousa, de algum descendente da família do Conde D. Gonçalo Garcia de Sousa ou de Pedro de Sousa, Alcaide-mor de Bragança ou de outro fidalgo de apelido de Sousa ou Afonso de Sousa. Srs que frequentaram aquelas paragens.
O 1º quartel, [brasão dos Pavões de Sousa], do brasão tem as armas de Sousas de Arronches.
Aguardo sua resposta.

Cumprimentos
Atenciosamente,
António Sousa
sousa.antonio@mail.telepac.pt

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#99553 | lmbaltaz | 06 set 2005 16:13 | Em resposta a: #34265

Procuro ascendentes sobre Álvaro dos Santos Baltazar e António dos Santos Baltazar deduzo que da freguesia de Macedo do Mato. Possuo algumas informações sobre esta família.

Ao dispor para qualquer ajuda.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#99571 | gmg | 06 set 2005 19:31 | Em resposta a: #99378

Caro Filipe Pinheiro de Campos,

Estes dados que me enviou, já os tinha e já os tinha facultado a si. O que eu gostava de saber é se no Livro que vai publicar vão constar os Ascendentes deste José Manuel Pires, recuando através dos Avós!?

Um Abraço,

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#99582 | Diogo Taveira | 06 set 2005 20:55 | Em resposta a: #34265

Caro confrade, tenho algumas informações que lhe poderão ser úteis:
1. Carolino Augusto Taveira c.c. Angelina Lopes Taveira
2. tiveram como filha: Alda Augusta 'Lopes Taveira' ou 'Teixeira' (de profissão proprietária, da Quinta de S.Silvestre, em Vale Verde da Gestosa) c.c. Artur Augusto Teixeira
3. tiveram como filha minha avó: Rosalina Alice Teixeira (natural de Vale Verde da Gestosa.

Os meus cumprimentos,
Diogo Taveira Teixeira e Silva Tapada.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#99592 | luis262 | 06 set 2005 23:02 | Em resposta a: #99375

Caro Filipe:

Recebi hoje a sua resposta via mail, que contém dados para mim muito interessantes, uma vez que dela constam os seus ascendentes paternos ,(até ao seu trisavô), do meu tio avô Luís Crlos de Leão Saldanha, todos Mendes Saldanha, para além de outros famíliares.
Vou tentar saber mais alguma coisa e respondo-lhe para o seu mail.
Obrigado e um abraço.

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#100403 | luis262 | 14 set 2005 00:25 | Em resposta a: #99592

Caro Filipe:

Enviei-lhe há pouco uma mensagem para o seu e-mail, que contém elementos que fazem a ligação a outros Mendes Saldanhas já com pág. na base de dados do GENEA, uma vez que não sei se tem acesso a essa base.

Se tiver poderá encontrar, não só esses dados, como outros referentes aos Leões, clicando em http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=197771

Se procurar nos descendentes de Antonio José inácio Pissarro e sua mulher Luísa Joaquina Mendes Saldanha, vai encontrar uma das ligações aos Leões.
Um abraço
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#101856 | R.Miguel Nunes | 30 set 2005 21:21 | Em resposta a: #34265

Caro Confrade,

Há alguns meses a esta parte venho a estudar uma familia de origem trasmontana, de apelido "MALAFAIA", tal apelido sujere-lhe algum comentário? Já se deparou com ele durante as suas pesquisas?

Atenciosamente,
R. Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#106209 | PinheirodeCampos | 26 nov 2005 15:17 | Em resposta a: #99553

Se quiser enviar alguma informação para ver o que se pode consguir peço para me contacatr via e-mail: luisfc@netc.pt

Ao dispor

Filipe PInheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#106210 | PinheirodeCampos | 26 nov 2005 15:18 | Em resposta a: #99582

Caro Diogo

Agradeço que me contacte para o meu mail pois pode ser que consigamos ir mais longe!

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#106211 | PinheirodeCampos | 26 nov 2005 15:21 | Em resposta a: #101856

Sei que srugem uns Malafaia no concelho de Moncorvo oriundos de incógnitos assim como outros em Alfândega mas que não deixaram geração.

Um abraço e ao dispor
Filipe Pinheiro de Campos
luisfc@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#106225 | R.Miguel Nunes | 26 nov 2005 16:05 | Em resposta a: #106211

Caro Filipe Campos,

Os nomes: Alfredo Augusto Candido Malafaia, Maria do Rosário Madeira e Felisberto Candido Malafaia, são-lhe familiares... que sabe dos Malafaias de Moncorvo? Todas as informações são bem vindas, pois à já alguns meses venho a estudar essa familia, que já desconfiava que não tivesse deixado descendência, pois imigrou em massa para o Brasil no inicio do século XX, à excepção de um dos elementos que se radicou no Porto após regressar da flandres, após a 1.ª Grande Guerra.

Atenciosamente,
Miguel Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#106238 | rijo | 26 nov 2005 17:58 | Em resposta a: #106211

Caro Filipe Pinheiro de Campos

Tenho um avô, Francisco (António ou José) Correia, que nasceu em 1855 em Santa Comba de Chacim, Bragança. Era filho de Manuel José Correia e de Maria Joaquina da Rocha. Tem alguns dados sobre este meu avô?

Antecipadamente agradeço, com os melhores cumprimentos.
Luís Alves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#106255 | Ana Fundo Pereira | 26 nov 2005 20:51 | Em resposta a: #34265

Caro Filipe Pinheiro Campos,

O meu marido tem uma linha Bragantina que passo a transcrever:
Primeira Geração

1. Pedro Paulo Pereira Chaves nasceu em 18 janeiro 1758 em Santa Maria, Bragança, Portugal. Ele faleceu em 3 janeiro 1836 em Freixofeira - Turcifal - Torres Vedras.

Pedro casou-se com Dona Angelica Roza de Miranda, filha de Doutor João Luiz de Miranda e Dona Maria Bernardes Pereira, em 28 agôsto 1788 em Turcifal, Torres Vedras, Portugal. Angelica nasceu1 em 28 março 1772 em Melroeira - Turcifal - Torres Vedras. Ela faleceu em 22 outubro 1806 em Freixofeira - Turcifal - Torres Vedras.


Segunda Geração

2. José Pereira nasceu em Refóios, Zoio, Bragança, Portugal. Ele faleceu. José casou-se com Sebastiana Maria.

3. Sebastiana Maria nasceu em 13 janeiro 1732 em Santa Maria, Bragança, Portugal. Ela faleceu.


Terceira Geração

4. Bartholomeu Gonçalves nasceu em Martim, Zoio, Bragança, Portugal. Ele casou-se com Maria Pereyra.

5. Maria Pereyra nasceu em Refoios, Zoio, Bragança, Portugal.

6. Agostinho Pires nasceu em Paredes. Ele casou-se com Domingas da Sylva.

7. Domingas da Sylva nasceu em Travanca de Vinhais.


Quarta Geração

12. João Pires nasceu em Paredes. Ele casou-se com Maria Diz (Dias).

13. Maria Diz (Dias).

14. João da Sylva casou-se com Maria.

15. Maria.

Por acaso tem alguma informação extra sobre estas familias?
Grata pela atenção dispensada e fico ao dispor de algo que necessite em Lisboa.
Com os melhores cumprimentos
Ana Fundo Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#106349 | PinheirodeCampos | 28 nov 2005 15:29 | Em resposta a: #106238

Caro Luís

Se tiver mais algum dado envie para ver o que tenho. Alguma coisa dos Rochas garantidamente.

Agradece

Filipe Pinheiro de Campos
luisfc@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#106350 | PinheirodeCampos | 28 nov 2005 15:34 | Em resposta a: #106238

VEja o que encontrei aqui

Maria Joaquina da Rocha, filha de João Nunes da Rocha e de Clara Ribeiro, nasceu em Chacim e casou com José Manuel Correia, da mesma vila, filho de João Plácido e de Joana Vitória e teve a Maria Antónia em Chacim em 10 de Fevereiro de 1863; Clara dos Santos em 2 de Novembro de 1865; Maria do Espírito Santo em 26 de Maio de 1860; José dos Santos em 6 de Fevereiro de 1867; Manuel José em 9 de Setembro de 1868 e Ana Joaquina nasceu em 3 de Julho de 1877 (casada com Manuel Albino Nunes).
Era irmã de Francisco António da Rocha casado com Maria Rosa, c.s.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#106383 | rijo | 29 nov 2005 02:02 | Em resposta a: #106349

Caro Filipe Pinheiro de Campos

Muito obrigado pela atenção e pelos dados que me enviou.
Respondi para o e-mail que indicou.
Com os melhores cumprimentos

Luís Alves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#106545 | PinheirodeCampos | 01 dez 2005 16:54 | Em resposta a: #95610

Caro Augusto

Na realidade parece que a ascendência da Serafina de Sepúlveda era muito humilde, assim pelo menos referem todos os tratados que li e a própria família.
Enviei para publicação no Arquivo de Bragança um conjunto de notas sobre os Viscondes de Ervedosa descendentes dessa senhora.
Pelo menos teve filhos a partir de 1680 e sei apenas ser filha de Baltazar de Sepúlveda, natural de Braga e de sua mulher Maria Fernandes, natural de Curopos (VInhais), termo de Braga e residentes em Mirandela

Um abraço

Filipe
luisfc@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE:Famílias de Bragança-família Valentim

#106547 | PinheirodeCampos | 01 dez 2005 16:56 | Em resposta a: #95660

Cara Maria José

Como descendo de Vila Flor e tenho alguns dados de Vilas bOas peço que me diga aquilo que sabe para ver se consigo alguma coisa.
Não conheço o apelido em mais algum local mas sei que os há - ou pelo menos havia - em Vilas Boas.

Aguardo o seu contacto
Filipe
luisfc@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#106551 | PinheirodeCampos | 01 dez 2005 17:01 | Em resposta a: #106255

Cara Ana

Vou tentar ver o que consigo.

Disponha

Filipe
luisfc@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#106568 | Ana Fundo Pereira | 01 dez 2005 20:33 | Em resposta a: #106551

Caro Filipe,

Muito obrigado pela atenção.
Fico a aguardar futuros contactos.
Cumprimentos
Ana Fundo Pereira
ana.paula.pereira@netvisao.pt

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#106580 | PinheirodeCampos | 01 dez 2005 23:06 | Em resposta a: #98323

Caro Nuno

Tenho dioversas linhas de ascendentes em Samões, Vila Flor, Carvalho d'Egas e Adeganha assim como Santa Comba e Valtornop. Pode ser que tenha algo que o possa ajudar

Disponha

Filipe Pinheiro de Campos
luisfc@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#106598 | Lobo | 02 dez 2005 10:18 | Em resposta a: #106545

Caro Filipe

Agradeço a sua mensagem.
Nas minhas notas Tenho dois Baltazar de Sepúlveda, mais ou menos da época daquele que refere, um foi baptizado em 1601 e casou com Maria de Miranda, outro foi baptizado em 29.01.1540 e não tenho qualquer dado quanto a possível casamento. Tenho mais um Baltazar mas foi sacerdote.
Como vão os seus trabalhos? Vai publicar? Se assim for agradeço que me informe pois gostaria de apreciar o resultado dos seus esforços.
A minha ascendência Sepúlveda tem forte ligaçãp com Rebelos. O meu 4º avô ainda usava Rebelo no nome e a ligação entre as duas famílias vem desde os inícios de séc. XVI.
Por graça dou-lhe mais uma informação, pelos Gama Lobo de que descendo, consigo "entroncar" com o ramo de Martim de Sepúlveda.

Um abraço amigo.

A. de Sepulveda
sepulveda@netcabo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#106600 | flordealecrim | 02 dez 2005 10:49 | Em resposta a: #34265

Caro Filipe Pinheiro de Campos

Será que nas suas famílias de Bragança se cruzou com António Manuel de Andrade (de Bragança), casado com Isabel Antónia Ribeiro.
Este ter nascido entre 1770 e 1790. Não tenho dados sobre os ascendestes.

Com os melhores cumprimentos.

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#106628 | PinheirodeCampos | 02 dez 2005 17:13 | Em resposta a: #106600

Vou ver

É mesmo Bragança cidade? Freguesia da Sé (São João Baptista) ou Santa Maria?

Agradece

Filipe
luisfc@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#106701 | flordealecrim | 03 dez 2005 15:59 | Em resposta a: #106628

Caro Luis Pereira de Campos

O documento que tenho em meu poder diz só Bragança, não fala na freguesia.

Com os melhores cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE:Famílias de Bragança-família Valentim

#111754 | mjborges | 10 fev 2006 13:44 | Em resposta a: #106547

Caro Confrade Pinheiro de Campos

desculpe só agora responder à sua oferta de ajuda em busca de mais informações da família Valentim.Com efeito sabemos muito pouco sobre este lado da família paterna de meu marido.Apenas conhecemos os nomes dos avós dos pais do meu sogro, não dispondo por enquanto de mais informações.
Aqui vão então os nomes dos pais do meu sogro e respectivas linhas de ascendência:

Linha de António Joaquim Valentim:


1-António Joaquim Valentim,* Vilas Boas (Vila Flor): 20-04-1897/20.03.1966
Cc (Vila Flor:05-12-1925)
Madalena do Carmo Ramos ,* Vilas Boas: 02-06-1885/07.01.1940

2- José do Carmo Valentim
3-Angelina de Jesus Fernandes

4- João Manuel Valentim
5- Maria Benedita Moutinho
6- António Joaquim Fernandes
7- Maria Henriqueta

Linha de Madalena do Carmo Ramos:

1- Madalena do Carmo Ramos
2- Serafim dos Ramos
3- Ana Joaquina
4- João Roque
5- Alexandra Rosa
6- Sebastião de Sá
7- Antónia Joaquina


(Tanto quanto presumimos seriam todos de Vilas Boas)

Agradecendo antecipadamente qualquer ajuda que me possa dar

Cumprimentos
Maria José Borges

Resposta

Link directo:

RE:Famílias de Bragança-família Valentim

#111755 | LProjecto | 10 fev 2006 14:07 | Em resposta a: #106547

Caro Filipe,

Já se deparou com indivíduos de apelido Sigano (Rodrigues Sigano), na zona de Mogadouro, Bragança e arredores?
Tenho ascendentes com esse apelido na zona de Redondo, sendo que os últimos que encontrei desta linha terão nascido por volta de 1550 em Mogadouro.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#113701 | LdAS | 09 mar 2006 20:50 | Em resposta a: #34265

Caro Filipe,
Recebeu as duas mensagens que lhe enviei para o seu e-mail pessoal?
O meu endereço e-mail é: lssampaio2004@yahoo.fr
Abraço amigo,
Luis de Almeida Sampaio

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#113973 | flordealecrim | 13 mar 2006 11:51 | Em resposta a: #106600

Caro Filipe Pinheiro de Campos

Entretanto consegui saber o nome dos pais de António Manuel de Andrade, da cidade de Bragança.
João Baptista de Andrade e Feliciana Maria de Morais, também naturais da cidade de Bragança.

Também altero a data para pesquisa do nascimento (entre 1755/1755), visto uma filha deste ter nascido em 1798.

Antecipadamente grata.

Receba os meus cumprimentos

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#114072 | PinheirodeCampos | 14 mar 2006 11:55 | Em resposta a: #113973

Cara Isabel

Aqui vai o que encontrei:

Francisco Xavier, filho de João Baptista de Andrade e de sua mulher Feliciana Maria de Moraes, esta natural de Suçães, neta paterna de Francisco Fernandes e Maria Simões e materno de Paulo de Moraes, dos Eixes e de Antónia de Seixas, de Valverde (Lamas de Orelhão), nasceu em São João Baptista (Bragança) em 12 de Dezembro de 1747, baptizada a 20, sendo padrinhos o avô paterno e filha Rosa Maria de São Francisco.
Joana Maria nasceu na mesma freguesia em 27 de Dezembro de 1748, baptizada a 4 de Janeiro de 1749, sendo padrinho Manuel Simões, tio paterno.
Bernarda Josefa Joaquina nasceu na mesma em 20 de Agosto de 1751, baptizada a 29, sendo padrinho Manuel Simões, seu tio.
José Carlos nasceu na mesma em 2 de Março de 1760, baptizado a 2 de Abril, sendo padrinhos Manuel Simões, tio da baptizada e Maria de Mesquita.

O António ainda não apareceu.

Peço que aquilo que me puder completar da descência desse António Manuel me envie se não for muito incómodo.

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#114089 | flordealecrim | 14 mar 2006 15:20 | Em resposta a: #114072

Caro Filipe Pinheiro de Campos

Agradeço-lhe tudo o que me enviou.

O que sei do António Manuel de Andrade é que nasceu na cidade de Bragança, casou com Isabel Antónia Ribeiro da cidade de Viana do Castelo.

Tiveram uma filha de nome Catarina Candida Ribeiro de Andrade, que nasceu na cidade de Viana do Castelo (Santa Maria Maior), em 24/05/1798.
Esta filha casou em Viana do Castelo com José Lourenço Viana em 29/01/1820.

Um Abraço

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#115223 | flordealecrim | 27 mar 2006 19:05 | Em resposta a: #114072

Caro Filipe

Então o meu António continua escondido?

Se por acaso tropeçar no casamento dos pais dele, diga-me.

Um abraço

Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#115227 | rop78487 | 27 mar 2006 19:28 | Em resposta a: #99551

Pedido de ajuda.
Renovação de mensagem anterior.
Cumprimentos
António Sousa

Resposta

Link directo:

RE:Famílias de Bragança-família Valentim

#115267 | LProjecto | 28 mar 2006 14:08 | Em resposta a: #111755

renovação do pedido...

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#115601 | PinheirodeCampos | 01 abr 2006 14:43 | Em resposta a: #115223

Cara Isabel
Peço que me informe do seu mail para lhe enviar alguns dados que não consigo colocar aqui.

AGradece

Filipe PInheiro de Campos
pinheirodecampos@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#115615 | flordealecrim | 01 abr 2006 20:02 | Em resposta a: #115601

Caro Filipe
Desculpe, mas só agora vi a sua mensagem.

O meu mail é o seguinte: flordealecrim@hotmail.com
Cumprimentos
Isabel Roque

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#118257 | luis262 | 09 mai 2006 02:00 | Em resposta a: #34265

Caro Filipe,

Já recebi a árvore de Leopoldina Augusta de Leão, que muito lhe agradeço.


No genea já estão editados os dados de Maria Luísa Ramil Saldanha, ( prima direita da minha mãe), filha do casamento de Luís Carlos de Leão Saldanha com Maria José de Almeida Ramil, * em Lisboa, São Mamede 15.10.1912 e + em Cascais Parede a 19.11.2001.
Casou em Cascais, Parede e 19.04.1934, com Octávio Maria de Oliveira * em Tábua, Candosa c. 1897 e + em Lisboa a 15.01.1977, funcoinário do antigo BNU, proprietário e financeiro, s.g.

Luís Saldanha teve igualmente, antes do casamento, duas filhas de N ( embora eu tenha conhacido bem alguns dos descendentes destas duas Senhoras, não fui eu queenviei esses dados para o Genea) , a saber:

- D.Túlia Saldanha, médica analista. Viveu em Lisboa. Casou com N. da Silveira Machado, oficial do Exército e tiveram:

1. Frederico Aníbal Saldanha da Silveira Machado, * em Lisboa (?) c. 1942, médico cardiologista.

2. Virgílio José Saldanha da Silveira Machado, * em Lisboa (?) c 1946, médico rediologista.


D. Elisa da Purificação Saldanha, que eu suponho ter vivido em Bragança e ter sido Professora.
Suponho que do seu casamento com um Sr. de apelido Cruz, teiveram:

-Jaime Túlio Saldanha da Cruz, engenheiro naval, casado e com geração.Vive actualmente nos arredores de Lisboa.

.- Creio que Fernando Saldanha, de Bragança, que viveu alguns anos em Mirandela, onde era desenhador e creio que reside actualmente em Bragança, nascido c. de 1942/43, será neto dessa senhora, mas desconheço o nome dos pais.
Talvez o Filipe tenha conhecimento desses elementos.Também cheguei a conhecer em Bragança um primo, Nicolau Saldanha, da idade ou mesmo mais velho que Maria Luísa, -que era familiar do Fernando Saldanha-, e vinha muitas vezes, à sua casa da Parede.

Posso acrescentar que na certidão de nascimento de Maria Luísa Ramil Saldanha, uma das testemunhas foi Ant´nio José Pereira Saldanha, solteiro, maior, aspirante a Oficial do Exército, morador em Lisboa, certamente parente do meu tio Avô. Acresce que ouvi várias vezes a minha prima Maria Luísa falar num seu primo general, mas pode perfeitamente tratar-se de um outro oficial.

Lamento não opoder ajudar mais concretamente,mas foram pessoas com quem já perdi o contacto já há muitos anos...

Um abraço

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#118258 | luis262 | 09 mai 2006 02:07 | Em resposta a: #118257

Desculpe algumas gralhas, mas dado o adiantado da hora não revi bem o texto...
LP

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#129148 | FVSeixas | 21 set 2006 18:29 | Em resposta a: #34265

Bem, por parte de pai meu avô veio de Carrazeda de Ansiães, chamava-se António Luiz de Seixas, filho de José Maria de Seixas e Thereza Sampaio. Parece que são todos de Luzelos, Marzagão, onde ficaram os irmãos Simão, Ana (parece que esta sem descendência) e Julia. Um irmão mais velho, cujo nome desconheço, morreu combatendo na África. Esse meu avô tinha um primo, de nome José Maria de Seixas, que residiu na África muito tempo (acho que em Angola), mas perdemos contacto. Dele também há parentes no Rio de Janeiro e em São Paulo, que desconheço. Já por parte de minha mãe meu outro avô chamava-se Manoel António Reboredo, de Eucísia, Alfândega da Fé, de onde eram seus pais Anthero do Nascimento Reboredo e Leonida da Conceição Pires, filhos respetivamente de Guilherme da Assumpção Reboredo e Angelina Cândida Martins, e de Alberto Duarte Pires e Maria dos Anjos Cordeiro. Ele teve um primo, filho de Francisco Reboredo, de mesmo nome e que emigrou para Santos, Brasil, mas a maioria de seus descendentes e primos também emigrados fixaram-se em São Paulo, Brasil. Se puder ajudar em algo, por favor avisem.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#129214 | josefina | 22 set 2006 08:52 | Em resposta a: #34265

Bom dia, estou a procurar dos pais da senhora Maria Helena AFONSO nasceu-o no dia 25/12/1950 em aldeia de vila boa distrito de bragança e vivei-o em aldeia de salsas.
Obrigado a todos pela a ajuda
Josefina

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#130755 | FVSeixas | 10 out 2006 19:34 | Em resposta a: #129214

Prezada Josefina

A directora do Arquivo Distrital de Bragança chama-se Ana Maria Afonso. O endereço eletrónico é http://www.empresasglobais.com/adbraganca . Talvez ela saiba de algo.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#131334 | nobra | 16 out 2006 15:56 | Em resposta a: #34265

Ainda sobre o topico "familias de Bragança" entrei num impasse e pode ser que alguem me possa ajudar, talvez mesmo o confrade F Pinheiro de Campos.
Com efeito, estou a tentar o ramo da minha familia Novaes ou Novais e tive conhecimento que desapareceram os registos dos livros referentes á freguesia de Bornes donde parece que estes Novais são originarios.
Com efeito consegui ir até uma Fábia Emília de Novaes casada com José Marcelino Henriques, mas não consigo ir mais longe.
Será que alguem me pode ajudar a saber mais alguma coisa desta familia? e será que desapareceram mesmo os livros da freguesia de Bornes? e será que esta freguesia ainda existe?
Obrigado pela potencial ajuda
V. Novais Branco
Lisboa

Resposta

Link directo:

Familia Fernandes e Familia Morte

#131353 | matecas | 16 out 2006 19:14 | Em resposta a: #34265

Caro Pinheiro de Campos aqui ficam alguns nomes de meus familiares nascidos na aldeia de Chacim, concelho de Macedo de Cavaleiros:
Luz do Céu Morte Matias (1931-)
filha de:
António Adriano Morte (1906-1988)
filho de:
Francisco Fernandes Morte
Albertina Amélia
e
Maria das Graças Dias (1904-1983)
filha de:
Sebastião César
Cândida Aida

Ainda sem relação directa com minha àrvore genealógica mas com apelidos em comum:

Maria do Nascimento (1859)
filha de :
Manuel António Morte
filho de:
Manuel Fernandes Morte
Teresa Fernandes
e
Júlia Engrácia Cordeiro
filha de :
Francisco Cordeiro
Maria dos Anjos

Caso possua informação sobre alguma destas familias agradeço a ajuda pois na Torre do Tombo os registos vão apenas até ao ano de 1859.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Matias

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fernandes e Familia Morte

#131362 | PinheirodeCampos | 16 out 2006 21:25 | Em resposta a: #131353

Caro Pedro

Mas quer que eu lhe proceda a alguma busca? Posso fazer-lhe isso caso o deseje.
Com os melhortes cumpimentos

Filipe Pinheiro de Campos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#131363 | PinheirodeCampos | 16 out 2006 21:26 | Em resposta a: #131334

Caro Confrade

Se me enviar os dados e datas que tenha posos tentar dar uma ajuda. Realmente existe uma grande lacuna em Bornes - freguesia do mesmo nome no concelho de Macedo de Cavaleiros - particularmente entre os primeiros anos de século XIX e 1860. De qualquer modo peço-lhe que me diga datas para que possa ver as possib ilidades

Com um abraço

Filipe Pinheiro de Campos
Bragança

Resposta

Link directo:

RE: Familia Fernandes e Familia Morte

#131412 | matecas | 17 out 2006 11:12 | Em resposta a: #131362

Caro Sr. Pinheiro de Campos,

Caso se depare com algum destes nomes que coloquei aqui no fórum, ou algum destes apelidos ficar-lhe-ia extremamente agradecido se o pudesse partilhar comigo mas visto ainda me encontrar numa fase muito embrionária de minha pesquisa talvez ainda consiga chegar mais longe.

A ano extremo dos arquivos paroquiais de Chacim presentes na torre do Tombo é o de 1859. E meus trisavôs terão nascido por volta do ano de 1880.

Temos portanto uma, ou mesmo duas gerações entre os documentos que tenho à minha disposição na Torre e os meus registos.

Não obstante, agradeço desde já a disponiblidade demonstrada, e uma eventual descoberta.

Estava mesmo a precisar de uma férias para me conseguir dedicar convenientemente a esta pesquisa.

Todas as segundas-feiras conto estar na Torre do Tombo se lhe puder ser útil a alguma coisa estou igualmente à sua inteira disposição.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Matias

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#131417 | nobra | 17 out 2006 11:59 | Em resposta a: #131363

Caro Confrade
Muito lhe agradeço a disponibilidade. Com efeito gostaria de ir mais longe, mas não consigo.
Os dados que tenho são: Antonio de Novaes nascido em Lisboa Freg.Socorro em 20/11/1854 bapt. em 28/01/1855 na Igreja do Socorro em Lisboa, filho de José Marcelino Henriques nascido em 1/10/1817 na freguesia da Sé em Braga baptizado em 9/10 1817 na mesma freguesia. Casou em 28/1/1854 na Igreja do Socorro em Lisboa com Fábia Emília de Novaes natural da freguesia de Bornes, em Bragança (nasc. ?). Esta era filha de Antonio José de Novaes e de Mathilde Rosa Pereira (nasc?).
Era a partir deste Antonio José que eu gostaria de saber mais alguma coisa. Penso que o nó está na freguesia de Bornes donde serão originarios os pais da Fabia Emilia.
Em resumo o que eu pretendia era desenvolver o ramo Novaes.
Mais uma vez agradeço a sua ajuda
Um abraço
Vasco Novais Branco

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#131465 | JVergueiro | 17 out 2006 21:55 | Em resposta a: #86774

Caro Filipe Pinheiro de Campos

Não sei se terá informações adicionais acerca de 2 antepassados meus já presentes na base de dados do Genea:

1) Francisco Pires Vergueiro, que casou com Catarina Álvares, tendo tido o seguinte filho: Francisco Pires Vergueiro que casou com Jerónima da Silva;

e

2) Isabel Pereira de Sampaio, que teve um filho de José da Veiga Cabral:
João José da Veiga Cabral * 1717 que casou com Maria Micaela Camila Leite Pereira, com sucessão.

Antecipadamente, muito obrigado pelas possíveis informações.

Cordiais cumprimentos,

J. Vergueiro

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#133699 | JDAlmeida | 10 nov 2006 15:56 | Em resposta a: #131465

Caros colegas

Já terá saído alguma publicação sobre estas famílias transmontanas?

Obrigado

J. Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança - Mesquita

#137650 | RSolange | 18 dez 2006 23:17 | Em resposta a: #76303

Cara Ana Recio,

Por acaso nessa sua pesquisa genealogica de Carrezeda de Ansiães consta alguém de sobrenome Mesquita, pois sua neta de um deles. O nome do meu Avô é Delfin do Nascimento Mesquita e do meu bisavô Antonio Mesquita. Se puderes me enviar qq informação lhe serei muito grata.

Roseli M.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#137661 | JDAlmeida | 19 dez 2006 00:40 | Em resposta a: #133699

Caros colegas

Renovo a pergunta.

Obrigado

J. Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#139125 | nobra | 04 jan 2007 15:53 | Em resposta a: #131465

Caro confrade Pinheiro de Campos
Volto novamente á sua especial atenção para uma mensagem que lhe enviei em Out. passado.
Será que me pode ajudar sobre este ramo da minha familia originario da Freguesia de Bornes?
Junto novamente copia do texto emtão enviado.
Cumprimentos
Vasco Novais branco

"Caro Confrade
Muito lhe agradeço a disponibilidade. Com efeito gostaria de ir mais longe, mas não consigo.
Os dados que tenho são: Antonio de Novaes nascido em Lisboa Freg.Socorro em 20/11/1854 bapt. em 28/01/1855 na Igreja do Socorro em Lisboa, filho de José Marcelino Henriques nascido em 1/10/1817 na freguesia da Sé em Braga baptizado em 9/10 1817 na mesma freguesia. Casou em 28/1/1854 na Igreja do Socorro em Lisboa com Fábia Emília de Novaes natural da freguesia de Bornes, em Bragança (nasc. ?). Esta era filha de Antonio José de Novaes e de Mathilde Rosa Pereira (nasc?).
Era a partir deste Antonio José que eu gostaria de saber mais alguma coisa. Penso que o nó está na freguesia de Bornes donde serão originarios os pais da Fabia Emilia.
Em resumo o que eu pretendia era desenvolver o ramo Novaes.
Mais uma vez agradeço a sua ajuda
Um abraço
Vasco Novais Branco

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#161719 | claudiosm | 03 jul 2007 18:26 | Em resposta a: #34265

Prezado Sr. Filipe Pinheiro de Campos,
Tenho tido muita dificuldade em localizar o nascimento de meu avô. O único documento que possuo é o certificado de inscrição consular do Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro. Neste documento consta apenas que do distrito de nascimento é Bragança, não referenciando o Concelho e a Freguesia. Já tentei obter estas informações aqui no Rio de Janeiro mas não obtive sucesso. Entrei em contato com o arquivo distrital de Bragança mas este não me ajudou muito. Parece que a única alternativa é pesquisar no AD de Bragança, coisa que se torna muito difícil para mim face a pouca disponibilidade de tempo e dinheiro. Pergunto se o Sr. pode me ajudar nesta tarefa que é muito importante para mim e minha família.
Com os melhores cumprimentos.
Claudio da Silva Machado
Rio de Janeiro - Brasil

Os dados disponíveis são:
Nome: JUSTINIANO SILVA
Nascimento: 16/01/1889 ou 1883/1884 (informações contraditórias quanto ao ano)
Filiação: JOSÉ MARIA DA SILVA e LEOPOLDINA RITA DA SILVA (talvez sem do DA)
Distrito: BRAGANÇA
Freguesia e Concelho: SEM INFORMAÇÃO.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#210142 | nobra | 08 out 2008 18:26 | Em resposta a: #139125

Caro confrade Pinheiro de Campos
Volto novamente á sua especial atenção para uma mensagem que lhe enviei em Out. de 2006 e em Jan 2007.
Será que me pode ajudar sobre o ramo da minha familia Novaes originario da Freguesia de Bornes em Bragança.
Junto novamente copia do texto então enviado.
Cumprimentos
Vasco Novais branco

"Caro Confrade
Muito lhe agradeço a disponibilidade. Com efeito gostaria de ir mais longe, mas não consigo.
Os dados que tenho são: Antonio de Novaes nascido em Lisboa Freg.Socorro em 20/11/1854 bapt. em 28/01/1855 na Igreja do Socorro em Lisboa, filho de José Marcelino Henriques nascido em 1/10/1817 na freguesia da Sé em Braga baptizado em 9/10 1817 na mesma freguesia. Casou em 28/1/1854 na Igreja do Socorro em Lisboa com Fábia Emília de Novaes natural da freguesia de Bornes, em Bragança (nasc. ?). Esta era filha de Antonio José de Novaes e de Mathilde Rosa Pereira (nasc?).
Era a partir deste Antonio José que eu gostaria de saber mais alguma coisa. Penso que o nó está na freguesia de Bornes donde serão originarios os pais da Fabia Emilia.
Em resumo o que eu pretendia era desenvolver o ramo Novaes.
Mais uma vez agradeço a sua ajuda
Cumprimentos
Vasco Novais Branco

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#210186 | nobra | 09 out 2008 11:01 | Em resposta a: #131363

Caro confrade Pinheiro de Campos

Desculpe estar a insistir neste tema, mas neste momento era realmente importante para mim desenvolvê-lo.
Nesse sentido volto novamente á sua especial atenção para uma mensagem que lhe enviei em Out. de 2006 e em Jan 2007.
Será que me pode ajudar sobre o ramo da minha familia Novaes originario da Freguesia de Bornes em Bragança.
Junto novamente copia do texto então enviado.
Cumprimentos
Vasco Novais branco

"Caro Confrade
Muito lhe agradeço a disponibilidade. Com efeito gostaria de ir mais longe, mas não consigo.
Os dados que tenho são: Antonio de Novaes nascido em Lisboa Freg.Socorro em 20/11/1854 bapt. em 28/01/1855 na Igreja do Socorro em Lisboa, filho de José Marcelino Henriques nascido em 1/10/1817 na freguesia da Sé em Braga baptizado em 9/10 1817 na mesma freguesia. Casou em 28/1/1854 na Igreja do Socorro em Lisboa com Fábia Emília de Novaes natural da freguesia de Bornes, em Bragança (nasc. ?). Esta era filha de Antonio José de Novaes e de Mathilde Rosa Pereira (nasc?).
Era a partir deste Antonio José que eu gostaria de saber mais alguma coisa. Penso que o nó está na freguesia de Bornes donde serão originarios os pais da Fabia Emilia.
Em resumo o que eu pretendia era desenvolver o ramo Novaes.
Mais uma vez agradeço a sua ajuda
Cumprimentos
Vasco Novais Branco

Resposta

Link directo:

Ochôa, de Trás-os-Montes

#210207 | gmg | 09 out 2008 14:37 | Em resposta a: #34265

Venho lançar este tópico sobre a Ascendência e descendência de FRANCISCA OCHÔA, ao que parece natural da freguesia de ALVITES, concelho de Mirandela, distrito de Bragança.

Esta Francisca Ochôa, sendo viúva, teve, do Padre MELCHIOR FERNANDES, uma filha chamada MARIA FERNANDES, casada em Alvites no dia 10 de Janeiro de 1669 com Manuel Rodrigues. C.g

Tem elementos sobre esta FRANCISCA OCHÔA? Com quem casou? De onde era natural? Qual a sua ascendência?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#210344 | raibet | 11 out 2008 18:50 | Em resposta a: #34265

Estou a fazer a descendencia da Casa da Calçada de Vila Real, onde vai casar um bacelar da Casa de Vilar de Ossos em Vinhais. Interessa?

Raimundo Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#215400 | ihintza | 13 dez 2008 16:23 | Em resposta a: #98337

Cara Ana Recio,

Será que tem informação deste meu antepassado de Beira Grande, concelho de Carrazeda de Ansiães?


1) António Copo, natural da Beira Grande, concelho de Carrazeda de Ansiães (Bragança). Nasceu por volta de 1762. Casou provavelmente no Nabo (concelho de Vila Flor) com Caetana Maria, natural do Nabo. Teve pelo menos uma filha de nome Antónia Margarida e natural do Nabo.


Muito obrigada.

Cumprimentos,
Rocio Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#215402 | ihintza | 13 dez 2008 16:45 | Em resposta a: #98323

Caro Nuno Neves,

Tenho antepassados nestas freguesias de Bragança.
Vou dize-lhe os apelidos que tenho de cada freguesia mas tenho mais familiares nelas, só que não conheço os apelidos por não aparecer nas certidões deles.

Se quiser podemos partilhar informação.

- Concelho de Vila Flor:

Nabo: Carpinteiro, da Silva, Martins, Pinto, Leite, Videira, Tavares.
Seixo de Manhoses: (nas certidões só aparecem nomes, não apelidos).
Sampaio: Pinto, Ochoa.
Vila Flor, Arco: dos Santos, da Silva, provavelmente Morais (ainda sem demostrar).
Samões: do Carmo.


- Concelho de Torre de Moncorvo:

Estevais, Adeganha


- Concelho de Alfândega da Fé:

Valverde: Martins, Carpinteiro, Lopes


- Concelho de Vimioso:

Santulhão: Gonçalves.


- Concelho de Carrazeda de Ansiães:

Beira Grande: Copo.
Mogo de Ansiães, Belver: dos Santos.
Vilarinho da Castanheira: Trigo.


Obrigada.

Cumprimentos,
Rocio Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#215404 | ihintza | 13 dez 2008 16:52 | Em resposta a: #34265

Caro Filipe,

Tenho antepassados nestas freguesias de Bragança.
Vou dize-lhe os apelidos que tenho de cada freguesia mas tenho mais familiares nelas, só que não conheço os apelidos por não aparecer nas certidões deles.

Será que você já foi dar com estas familias nas suas pesquisas?
Se quiser podemos partilhar informação.


- Concelho de Vila Flor:

Nabo: Carpinteiro, da Silva, Martins, Pinto, Leite, Videira, Tavares.
Seixo de Manhoses: (nas certidões só aparecem nomes, não apelidos).
Sampaio: Pinto, Ochoa.
Vila Flor, Arco: dos Santos, da Silva, Morais, Pimentel (os dois ultimos ainda sem demostrar pois há uma linha cá no Geneall que emparenta com as minhas mas ainda não tenho papéis deles).
Samões: do Carmo.


- Concelho de Torre de Moncorvo:

Estevais, Adeganha


- Concelho de Alfândega da Fé:

Valverde: Martins, Carpinteiro, Lopes


- Concelho de Vimioso:

Santulhão: Gonçalves.


- Concelho de Carrazeda de Ansiães:

Beira Grande: Copo.
Mogo de Ansiães, Belver: dos Santos.
Vilarinho da Castanheira: Trigo.


Obrigada.

Cumprimentos,
Rocio Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#217269 | Cofrani | 04 jan 2009 03:54 | Em resposta a: #210186

Procuro elementos ou informações de fam´lia Franco que sairam de Bragança para o Porto fim do sec XIX e principio do Sec XX. Um antepassado foi Tesoureiro da Fazenda ( lugar que pertenceu sempre á Família.
Solicito, ainda , alguma informação sobre a familia Pinto e Cruz, pois meu bisavô paterno era Professor (Guilherme Victor) do qual possuo uma colecção do Jornal "Expectro" de tendência liberal que circulou clandestinamente em 1846 na Guerra da Patuleia.
Agradeço antecipadamente quaiquer pista.
Aníbal Franco

Resposta

Link directo:

RE: Moraes Pinto ?

#217794 | ihintza | 08 jan 2009 14:51 | Em resposta a: #82085

Caro Miguel,

Tenho antepassados Moraes Pinto mas não são do distrito de Bragança. São da freguesia de Bornes de Aguiar, concelho de Vila Pouca de Aguiar.

São estes Moraes Pinto os que procura?

Cumprimentos,
Rocio Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#223720 | mtt | 14 mar 2009 18:20 | Em resposta a: #34265

Caro Filipe Pinheiro de Campos
Ando a tentar esclarecer quem teriam sido António Trajano de Oliveira e Garcia de Lima, que representaram os principais papeis em uma récita teatral, dada em Bragança no último dia de 1852.
Quanto ao primeiro, diz o “Dicionário dos mais ilustres trasmontanos e alto-durienses” que nasceu em Bragança em 1835, na freguesia de Santa Maria; foi deputado; publicou um livro de versos, Lágrimas de Alma (1863) e faleceu em 1897.
Quanto ao segundo nada diz, pelo que nada sei, a não ser que se extrai do texto da notícia da representação que devia ser solteiro à data, pois faltava aos ensaios para se plantar “debaixo de certas janelas...”
Sabe identificar este Garcia de Lima?
Aqui na Base de Dados consta um Albino Augusto Garcia de Lima (id=1080640), nascido em Bragança em 1823, que, não fosse ele casado em 1852, poderia corresponder menos mal ao actor amador.
Na presunção de que terá sido quem introduziu os dados, pergunto-lhe: Não teria este Albino Augusto um irmão mais novo?
Cordiais cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#224175 | buffy24 | 18 mar 2009 13:37 | Em resposta a: #215402

bons dias o apellido dos santos e natural de curopos.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#236438 | ksaraujo | 13 ago 2009 21:59 | Em resposta a: #98337

Cara Ana Recio,

Permita-me fazer uso deste espaço para pedir-lhe uma ajuda na localização do assento de nascimento de uma pessoa em Carrazeda de Ansiães.

Luiz Augusto, filho de Augusto Borges Sampaio e de Maria Adelaide Sampaio, tido como nascido aos 15 de Janeiro de 1900, natural da freguesia de Selores, Concelho de Carrazeda de Ansiães.

O "mistério" está em que não consigo localizar o assento de nascimento/baptismo do Luiz Augusto.

Já consultei a Conservatória de Carrazeda de Ansiães e o Arquivo Distrital de Bragança com os elementos supracitados e nada foi encontrado.

Procuraram também nas freguesias próximas de Fontelonga, Linhares, Parambos e Marzagão, igualmente sem sucesso.

Como moro em Braga e não tenho previsão de visitar as belas paragens do Distrito de Bragança tão cedo, infelizmente, gostava de saber se a Ana Recio dispõe de algum elemento em vossa extensa base de dados de Carrazeda de Ansiães que possa ajudar-me em descobrir onde foi registado o assento de nascimento do Luiz Augusto.

Se calhar uma pesquisa do casamento dos pais pudesse solucionar esta questão também...

Da minha parte, coloco os meus préstimos à vossa disposição do que precisardes cá de Braga.

Na expectativa de uma vossa resposta, envio os meus melhores cumprimentos.

Kelson dos Santos Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#237327 | ihintza | 25 ago 2009 09:01 | Em resposta a: #98323

Caro Nuno e demais confadres,

Cá lhes deixo a minha base de dados de apelidos do distrito de Bragança actualizada.
Quando quiserem partilhamos informações.


***Concelho de Vila Flor***

-NABO

Borges
Carpinteiro
Copo
da Silva
Gomes
Leite
Manco, Marco ou Manllo
Martins
Meirelles
Tavares
Videira

-VILA FLOR - ARCO

da Silva
Faustino
Fernandes
Gonçalves
Meirelles

-SEIXO DE MANHOSES

Gonçalves
Leite
Olmo

-SAMPAIO

Gonçalves
Pinto (tenho uma antepassada referida como Dona, penso pelo seu sogro ser Cavaleiro da Ordem de Cristo. A sua sogra era sobrinha do Dr. Francisco Paula de Carvalho)

-SAMÕES

do Carmo

-VALE DO TORNO

Gomes
Meirelles

-LODÕES

Rodrigues



***Concelho de Alfândega da Fé***

-VALVERDE

Martins Carpinteiro

-VILARELHOS

Domingos
Ochoa
Pinto

-EUCISIA

da Costa
do Carmo
Gonçalves
Lopes
Martins
Pinta

-VALES

Lopes

-SENDIM DA RIBEIRA

de Foa

-SAMBADE

Fernandes



***Concelho de Vimioso***

-SANTULHÃO

Gonçalves



***Concelho de Carrazeda de Ansiães***

-BEIRA GRANDE

Copo

-MOGO DE ANSIÃES, BELVER

dos Santos

-VILARINHO DE CASTANHEIRA

Gomes
Trigo


Cumprimentos,
Rocío Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#255288 | Bellis | 26 mai 2010 19:29 | Em resposta a: #237327

Boa tarde

Na minha AG surge-me JUDITE PINTO DE LEMOS,nascida na SÉ, BRAGANÇA em 1901 , filha de ANTÓNIO JOSÉ DE LEMOS e HERMÍNIA ADELAIDE PINTO DE LEMOS.

Está sepultada no Porto, no Prado do Repouso, em jazigo de família, falecida em 6 de Agosto de 1985.
Era casada com Telémaco de Sousa Monteiro, com quem casou em 1925 na Sé, Bragança, sendo este natural da Foz do Douro, Porto.
Alguém conhece esta família PINTO DE LEMOS?
Obrigado
Hélio Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#268925 | MJNFVC | 20 jan 2011 17:43 | Em resposta a: #34265

Com cumprimentos, informo que nos parágrafos 21, 30, 57, 66, 69, 78, 86, 87 e 121 do livro "A Família Ribeiro Nogueira Ferrão de Vilhegas da Cidade de Viseu", por Maria-João de Nogueira Ferrão Vieira Craigie, publicado em Lisboa em 2002, encontrará relações de costados que contêm dados que talvez possam interessar. A biblioteca do Arquivo Distrital de Vila Real deverá possuir um exemplar deste livro.
Bom trabalho.

M.-J. Craigie

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#268957 | guerra1 | 21 jan 2011 10:13 | Em resposta a: #268925

Confrades:procuro elementos acerca da Familia Moraes Madureira da Parada dos Infantes,São Genésio.Penso que constam informações no livro do Abade Baçal,que infelizmente não possuo.Agradeço a vossa ajuda.Grato jg

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#269027 | guerra1 | 22 jan 2011 09:35 | Em resposta a: #268925

Aos Confrades:necessito ajuda acerca da Familia Moraes Madureira de Miranda do Douro ou São Genésio.A quem possuir obra do Abade Baçal agradeço me digam o que consta sobre a dita Familia. Por outro lado,agradeço a indicação de "alguém"possa investigar no Arquivo Diocese de Bragança.Grato jg

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#309721 | nobra | 06 jul 2012 12:20 | Em resposta a: #210142

Confrade Pinheiro de Campos
Será que evebntualmente me pode ajudar, tendo em atenção que passados que são todos estes anos, ciontinuo na mesma ignorancia.
Junto copia dos posts anteriores.
Cumprimentos
VNB

Caro confrade Pinheiro de Campos
Volto novamente á sua especial atenção para uma mensagem que lhe enviei em Out. de 2006 e em Jan 2007.
Será que me pode ajudar sobre o ramo da minha familia Novaes originario da Freguesia de Bornes em Bragança.
Junto novamente copia do texto então enviado.
Cumprimentos
Vasco Novais branco

"Caro Confrade
Muito lhe agradeço a disponibilidade. Com efeito gostaria de ir mais longe, mas não consigo.
Os dados que tenho são: Antonio de Novaes nascido em Lisboa Freg.Socorro em 20/11/1854 bapt. em 28/01/1855 na Igreja do Socorro em Lisboa, filho de José Marcelino Henriques nascido em 1/10/1817 na freguesia da Sé em Braga baptizado em 9/10 1817 na mesma freguesia. Casou em 28/1/1854 na Igreja do Socorro em Lisboa com Fábia Emília de Novaes natural da freguesia de Bornes, em Bragança (nasc. ?). Esta era filha de Antonio José de Novaes e de Mathilde Rosa Pereira (nasc?).
Era a partir deste Antonio José que eu gostaria de saber mais alguma coisa. Penso que o nó está na freguesia de Bornes donde serão originarios os pais da Fabia Emilia.
Em resumo o que eu pretendia era desenvolver o ramo Novaes.
Mais uma vez agradeço a sua ajuda
Cumprimentos
Vasco Novais Branco

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Bragança

#338302 | eliton_s | 19 nov 2013 00:12 | Em resposta a: #309721

Prezados senhores,


Tenho um ancestral de nome Antonio Gomes de Macedo (nasceu por 1690-1710) que veio provavelmente para o Brasil nas eras de 1720-1730, pois pedia terras em 1743 e já era tenente. Tem alguns registros de outro Gomes de Macedo no mesmo estado - Joao Gomes de Macedo - também em 1742. Ao que tudo indica, o tenente Manoel Carlos de Macedo que também pedia terras nas eras de 1770 no mesmo estado era filho ou parente de Antonio Gomes. Alguns especulam ser ele dos mesmos troncos dos Arruda Camara e Ferreira de Macedo de Portugal.

Se alguém souber de alguma informação e puder, por obséquio, compartilhar comigo serei eternamente grato!

Atenciosamente

Eliton

Resposta

Link directo:

Famílias de Bragança

#373998 | ManuelaOliveira09 | 22 set 2016 20:16 | Em resposta a: #101856

Caro R. Miguel Nunes

Há tempos vc perguntou pelo sobrenome MALAFAIA.
Vou-lhe dizer o pouco que sei:
-Trata-se de uma família de origem judaica, bem antiga em Portugal;
- Meu filho Raul António Oliveira de Bulhão Pato tem um amigo com esse sobrenome, que muita gente conhece, na região da linha que vai para Cascais. Pode procurar por ele na Praia da Cresmina.

Eu também sou da linhagem de duas famílias de Trás-os-Montes: por parte de pai, os Mesquitas d´Oliveira, de Valverde da Gestosa; já no que respeita a minha mãe, somos de Torre de Dona Chama - Gonçalves, Pinheiro e mais próximo, da Encarnação Miranda.
Se alguém souber mais, que me diga, por favor. Eu resido no Brasil há bastantes anos, mas tenho dupla nacionalidade e nasci em Lourenço Marques, antiga capital de Moçambique, para onde meu pai, Mário Mesquita d´Oliveira, já falecido, emigrou com 19 anos.

Cordiais saudações,

Manuela

Resposta

Link directo:

Morais Madureira, Valverde Rebordaos

#408851 | joaopenha | 22 out 2018 18:27 | Em resposta a: #34265

Caros Confrades,

Alguém já passou pela freguesia de Valverde, paroquia de Sao Vicente do extinto concelho de Rebordãos, ou homónima (freguesia de São Vicente, lugar de Valverde) no extinto bispado de Miranda. Saberão onde encontrar os paroquiais?

Aí terá sido baptizado um antepassado meu chamado Ántónio de Morais Madureira, filho legitimo de Domingos de Morais Madureira e sua mulher Maria de Morais. Alguem tem noticia deste casal Morais Madureira?

Este António de Morais Madureira casou em 27.6.1735 em Sao Pedro do Carvalhal, (Bombarral), termo de Óbidos com Mariana da Silva (de Carvalhal), filha de Manuel Correia de Sá (de Vila Galega da Merceana) e Antónia da Silva (de Carvalhal). Parece terem ido viver para a freguesia do Socorro em Lisboa, onde sao moradores e casa em 1764 a filha Genoveva Rosa da Silva com o notário Gregorio Rodrigues da Silva, sendo o pai Antonio de Morais Madureira, já defunto.

O casal António de Morais Madureira e Mariana da Silva terão tido os seguintes filhos em Carvalhal: Anastácia, Joaquina, António José, Henrique José, João, José e Genoveva Rosa.

melhores cumprimentos,
João Penha Ferreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 01:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen