Freguesia de Torrozelo, Conc. de Torrozelo, Guarda

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Freguesia de Torrozelo, Conc. de Torrozelo, Guarda

#34348 | Maggie | 28 jan 2003 21:20

Boa noite, procuro ligações aos apelidos abaixo mencionados. Obrigada. Margarida margarida8@netcabo.pt

Ø Alves/Álvares
Ø Campos
Ø Delgada
Ø Dias
Ø Fernandes
Ø Gonçalves
Ø João
Ø Lopes
Ø Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Torrozelo, Conc. de Torrozelo, Guarda

#34409 | JCALD | 29 jan 2003 12:18 | Em resposta a: #34348

Cara Maggie:

Bem vinda, ou melhor bem regressada ao Fórum.

Antes de mais, um pequeno esclarecimento a vila de Torrozelo já foi concelho, mas hoje é uma freguesia do concelho de Seia.

O meu 8º avô Manuel Fernandes Mouchão ou Moçâmedes, nascido em Mouchão ou Mouxões, bispado de Viseu (será Mouchão, fregª de Canedo, concº da Feira, distrº de Aveiro ?) casou 1ª vez em Várzea de Meruge (hoje freguesia do concº de Seia) 22-1-1691 c. minha 8ª avó Maria de São Paio Delgado n. Várzea de Baixo (Várzea de Meruge); casou 2ª vez Várzea de Meruge 20-5-1678 com Domingas Delgado n. Várzea de Baixo ou Carragosela; parece que casou ainda 3ª vez com Catarina Delgado n. Várzea de Baixo e 4ª vez com Isabel Delgado n. Várzea de Baixo. Teve geração de todos estes casamentos com Delgadas de Várzea de Meruge (como sabe, os assentos daquela época são muito deficientes, pode haver erro de leitura nos primeiros nomes ou do padre que os escreveu).
Do 1º casamento nasceu a minha 7ª avó Isabel de São Paio, que casou também em V. Meruge e teve descendência Delgado, que depois passou a Santiago a par de Seia e daí a Arganil.
Dos outros casamentos, houve várias ligações a Delgados de Torrozelo:
Filha do 2º casamento:
Catarina Delgado c. Várzea de Meruge 2-8-1708 c. Manuel dos Santos Delgado n. Torrozelo fº de Baptista(?) Álvares e de Maria Delgada
Filha do 3º casamento:
Apolónia Delgado c. Várzea de Meruge 16-5-1705 c. António Álvares (ou Manuel Álvares) n. Torrozelo fº de Bartolomeu Álvares n. S. Eulália de Seia e de Águeda Francisca n. Torrozelo e tiveram:
-Maria Delgado n. Torrozelo c. Torrozelo 25-6-1724 com José da Silva n. Torrozelo fº de Manuel Gonçalves e Isabel da Silva nn. Torrozelo etc.
-Isabel Delgado c. c. António de Paiva nn. Torrozelo fº de Belchior Lourenço e de Ana de Paiva nn. Torrozelo, e foram pais de Ana, e António, gémeos, bb. Torrozelo 25-5-1742, Gertrudes n. Torrozelo 26-6-1746 e Isabel n. Torrozelo 5-2-1749
Filha do 4º casamento:
Águeda Delgado n. Várzea de Baixo c. Torrozelo 5-2-1734 c. João Brandão n. Santa Comba Dão , viúvo de Maria Dias n. Torrozelo
(Com tantos Delgados e com tantos assentos de casamento com falha de filiação e outras lacunas, é possível que haja erros nesta relação genealógica)

A família Vasconcelos Delgado, de Arganil, a que pertenceu o eminente genealogista Doutor
António de Vasconcelos, também é originária de Torrozelo.

Cumprimentos,

José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Torrozelo, Conc. de Torrozelo, Guarda

#34545 | Maggie | 30 jan 2003 22:09 | Em resposta a: #34409

Olá José Caldeira,

Estive agora a ver o meu ramo e comparando com os seus dados estou um bocado confusa, ainda mais quando é uma mistura de Delgados.
Os dados que eu tenho que estão na base de dados são os seguintes:
Apolónia Delgada casou com António Alves, filho de Bartolomeu Alves e Águeda Francisca, e tenho como filha de Manoel Fernandes e Domingas Delgado.O que me está a confundir é que o José tem a Apolónia Delgado filha do 3º casamento e não do 2º casamento.

Cumprimentos

Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Torrozelo, Conc. de Torrozelo, Guarda

#34625 | JCALD | 31 jan 2003 17:58 | Em resposta a: #34545

Cara Prima Margarida:

Estive a rever os meus apontamentos e verifiquei que copiei por duas vezes o casamento dos seus antepassados António Alves ou Álvares e Apolónia Delgada. A primeira vez foi há 30 anos, a outra mais recentemente. Em qualquer das vezes confirma-se a sua versão. Diz textualmente «Appolonia Delgada filha de Manuel Fernandes Moxão e de sua 2ª mulher Domingas Delgada, de Várzea de Baixo». O casamento efectuou-se em Várzea de Meruge a 16-5-1705.
Portanto, a «Catarina» aparece só no casamento da sua tia Maria Delgado com José da Silva. E o assento tem mais erros pois chama «Manuel Álvares» ao marido de Apolónia.
Possivelmente, a «Isabel Delgada» mãe de Águeda também estará errada.
Quando me for possível, passarei na Torre do Tombo para verificar toda esta trapalhada. E peço desculpa por ter veiculado a versão errada.
Do que não há dúvida é que somos parentes.
Não tinha ainda encontrado essa sua ascendência na base de dados do GP. Estive a vê-la com muito interesse.
Parece-me que está com dificuldade em identificar a naturalidade do seu antepassado Manuel Nunes, genro da Apolónia Delgado. Tenho uma sugestão. Penso que seja o lugar de Vimeiro, freguesia de Salir de Matos (ou dos Matos ou do Mato, que antigamente se dizia Selir), orago Santo António, concelho das Caldas da Rainha, distrito de Leiria, mas no patriarcado de Lisboa.

Cumprimentos,
José Caldeira

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Torrozelo, Conc. de Torrozelo, Guarda

#256310 | paulobsilva | 10 jun 2010 20:29 | Em resposta a: #34625

Por acaso descobri à dois dias um Delgado de Torrozelo (Seia) na minha árvore.

Não estou em casa mas quando estiver vou comparar e partilhar dados com os senhores.

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Torrozelo, Conc. de Torrozelo, Guarda

#263613 | jacoragem | 07 out 2010 20:03 | Em resposta a: #256310

Caro Paulo,

Poderia facultar-mea informação sobre o Delgado por si descoberto?

Obrigado.

J Coragem

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Torrozelo, Conc. de Torrozelo, Guarda

#263672 | paulobsilva | 09 out 2010 20:12 | Em resposta a: #263613

Caro J Coragem,

Desculpe só agora responder mas só agora consegui ter tempo.

O Delgado é António Nunes Delgado do Torrozelo, casado com Rosária, terá nascido por volta do ano de 1818.

Tem alguma informação?

Obrigado
Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Torrozelo, Conc. de Torrozelo, Guarda

#263737 | jacoragem | 11 out 2010 13:44 | Em resposta a: #263672

Bom Dia Paulo!

Desde já agradeço a sua disponibilidade!

No meu caso o Delgado chama-se António Ignácio Delgado filho de José Ignácio Delgado e de Eufémia Benedita, mas não sei a data do seu nascimento.
António Ignácio Delagado casou com Maria Custódia e tiveram pelo menos 2 filhos :
- António nascido em 2/4/1847 em Torrozelo e
- Maria da Conceição (Mendes)

Possuo tambem informação de uma Máxima Maria Delgada, mas não tenho a data de nascimento.

Os meus pais eram naturais de Torrozelo, e das pesquisas já efectuadas verifico que os casamentos entre primos eram bastante frequentes. Se possuir informação de outras famílias de Torrozelo, que me possa facultar, desde já agradeço.

Cumprimentos,
J Coragem

Resposta

Link directo:

RE: Freguesia de Torrozelo, Conc. de Torrozelo, Guarda

#263740 | paulobsilva | 11 out 2010 14:24 | Em resposta a: #263737

boa tarde J Coragem.

Apenas agora cheguei a este nome de Torrozelo através de um neto, por isso ainda não tenho muita informação.
A restante família é de Manteigas.
Mas é possível sim que sejam primos em algum ramo.

logo que tenha mais informações colocarei aqui.

Obrigado, cumprimentos,
Paulo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 mai 2024, 06:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen