Manuel Álvares Caminha

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Manuel Álvares Caminha

#34478 | jliberato | 30 jan 2003 07:40

Caros confrades,
O meu 8º avô, Manuel Álvares Caminha era filho de Estêvão Alves e Leonor Jorge. Casou em Ferreira do Zêzere em 08-10-1679 com Domingas Antunes.
Não sei aonde nasceu mas admito que tenha sido em Ferreira do Zêzere. No baptizado da filha diz-se que era da Pombeira, sem distinguir se se tratava da residência ou da naturalidade.
O apelido invulgar na Região leva-me a inquirir se alguém tem alguma pista.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Álvares Caminha

#34511 | rgc | 30 jan 2003 16:10 | Em resposta a: #34478

Caro JLiberato

Apenas uma curiosidade histórica e de âmbito literário e nada mais, que me veio á memória ao ver o apelido - Caminha -acerca de um poeta Pero de Andrade Caminha, poeta ilustre que António de Campos Júnior, no seu romance histórico sobre - Camões - ed. Romano Torres, descreve como adversário deste. (trata-se de um romance, que embora histórico não pode ser seguido á letra, porque recria situações fantasiosas, mas envio-lhe a notícia, como "curiosidade").
Com os melhores cumprimentos,
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Álvares Caminha

#34557 | vbriteiros | 30 jan 2003 23:53 | Em resposta a: #34478

Caro Jliberato
O Armorial Lusitano diz que a origem do nome é o cavaleiro Paio Pais Caminha , que viveu no tempo do Conde D. Henrique e fundou o mosteiro de S. João de Neiva no ano 1100.
Acrescenta que Manuel de Sousa da Silva dedicou a outro Caminha a seguinte quintilha:
Os Caminhas, de Caminha
Devem certo proceder,
Para o Porto vem viver
Donde foram mui azinha
A Vila Viçosa ter.
Estes versos fazem pensar que o apelido se expandiu pelo País.
Armas: De vermelho com três trancas de prata,ferradas de ouro,postas em banda e alinhadas en barra, cada tranca guarnecida de uma aldraba do mesmo, pela qual está ligada a do alto do meio, a do meio à de baixo e esta ao ângulo direito da ponta. Timbre: um braço vestido de azul, empunhando uma tranca do escudo.
A lista telefónica do Porto apresenta 3 Caminha.
Eu próprio tenho um amigo Caminha.
É o que demomento lhe posso transmitir sobre o apelido Caminha.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Álvares Caminha

#34562 | jliberato | 31 jan 2003 05:55 | Em resposta a: #34557

Caro Vasco Briteiros,
Muito obrigado pela informação. A questão é que , nos paroquiais de Ferreira do Zêzere a progressão parece bloqueada. Resta esperar por um sopro de sorte, que às vezes também acontece.
JLiberato

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 31 mai 2024, 09:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen