Pesquisa Histórica - Família Pinheiro de Souza

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Pesquisa Histórica - Família Pinheiro de Souza

#3475 | lfmoulin | 19 abr 2001 03:49

Joao Pinheiro de Souza, emigrado para o Brasil em 1710, natural de São João Pinheiro de Souza, emigrado para o Brasil em 1710, natural de Sao Salvador de Unhão, Arcebispado de Braga é o tronco da mais importante dinastia cafeeira no Brasil no sec. XIX. Dele descenden 01 visconde, 08 barões, 07 baronesas e 01 viscondessa, vários comendadores; políticos e militares. Ele é filho de N. Pinheiro de Souza e Anna Pereira Gomes. Temos toda a sua genealogia de sua descendência, mas é impossivel saber a história de sua familia em Portugal, bem como obtermos informações, sobre Unhão, sua localização geográfica e sua história. Se possível gostaria de obter alguma informação ou entrar em contacto com pessoas ou instituições que possam me auxiliar nesta pesquisa. Atenciosamente Luiz Ferraz Moulin - Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, Secção Espírito Santo.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa Histórica - Família Pinheiro de Souza

#3489 | António Forjó | 19 abr 2001 12:45 | Em resposta a: #3475

Luiz

Existe uma freguesia de Unhão no concelho de Felgueiras, distrito do Porto. É provável que no sec.XVIII fizesse parte da Diocese de Braga.
Cumprimentos

António

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa Histórica - Família Pinheiro de Souza

#3491 | lfmoulin | 19 abr 2001 14:24 | Em resposta a: #3489

Agradeço pela informaçao. No entanto tenho buscado um site que me ligue a Felgueiras e ate o momento foi impossivel qualquer contacto. Poderia me ajudar? Cordialmente Luiz Ferraz Moulin

Resposta

Link directo:

Pesquisa Histórica - Família Pinheiro de Souza

#3493 | xichado | 19 abr 2001 14:39 | Em resposta a: #3491

Caro Luiz,
A Igreja dos Santos dos Últimos Dias, normalmente conhecida como Igreja Mormon, têm em microfilme cópias dos registros paroquiais de Unhão, freguesia de Felgueiras, entre os anos de 1577-1883.
Procure o centro genealogico da Igreja Mormon mais perto da sua área aí no Brasil e boa sorte para a sua pesquisa.
Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa Histórica - Família Pinheiro de Souza

#3506 | António Forjó | 19 abr 2001 22:21 | Em resposta a: #3491

Luiz

Não conheço qualquer site que o ponha em contacto com Felgueiras mas a sugestão de procurar nos Mormons parece-me muito boa. O site deles é www.familysearch.org
Cumprimentos

António

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa Histórica - Família Pinheiro de Souza

#3611 | lfmoulin | 26 abr 2001 03:06 | Em resposta a: #3489

Senhor Antonio,obrigado pelas informaçoes.Gostaria,se possivel, o site de Felgueiras, ou deum orgao no Porto que me possa informar sobre Unhao.Grato Luiz Ferraz Moulin

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa Histórica - Família Pinheiro de Souza

#3665 | 2hera77 | 29 abr 2001 02:42 | Em resposta a: #3475

Prezado Sr. Luis
Desculpe a intromissão, mas preciso de uma ajuda, se pude,agradeço muito.
Procuro algum site que me ajude a encontrar dados sobre meu avô. Não sei onde nasceu,sósei que é no Espirito Santo, assim como não sei a data de nascimento. Fica difícil eu sei ,mas talvez consiga alguma coisa.
Grata por qualquer informação.
Hesilma

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa Histórica - Família Pinheiro de Souza

#3717 | Eduardo Albuquerque | 01 mai 2001 23:16 | Em resposta a: #3475

Caro Luiz Ferraz Moulin,

Na sequência do seu pedido, informo que os registos paroquiais relativos a São Salvador de Unhão, concelho de Felgueiras, se encontram no Arquivo Distrital do Porto, com datas extremas de 1577 - 1831, e os posteriores na Conservatória do Registo Civil de Felgueiras.

Nestes termos, pode fazer o seu pedido às referidas instituições.

Para contactar a respectiva Câmara Municipal de Felgueiras, pelouro da Cultura, sugiro que veja o site www.dgaa.pt

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa Histórica - Família Pinheiro de Souza

#156598 | Juliana Simonato | 19 mai 2007 03:58 | Em resposta a: #3475

Gostaria de saber se João Pinheiro de Souza tem parentesco com o 2o. Barão de Guandu (João Bernardes de Souza). Faço uma pesquisa sobre ele e gostaria de saber de onde ele veio. Sei que viveu em Cachoeiro (estação do Castelo) onde morou e morreu, mas não sei de onde veio.
Se puder me ajudar, agradeço.
Juliana.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa Histórica - Família Pinheiro de Souza

#156776 | Machens | 21 mai 2007 14:15 | Em resposta a: #156598

Juliana,

Gostaria de saber se você faz parte da família de João Pinheiro de Souza. Caso sua resposta seja afirmativa poderia lhe fornecer dados sobre os 4 João Pinheiro de Souza e sobre a Família Bernardes de Souza.
Machens

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa Histórica - Família Pinheiro de Souza

#157015 | jusimonato | 23 mai 2007 00:32 | Em resposta a: #156776

Machens
Não faço parte da família de João Pinheiro de Souza. Realizo uma pesquisa para dissertação de Mestrado sobre a Família Bernardes de Souza.
Caso queira me ajudar, agradeceria sua cooperação.

Atencisoamente,
Juliana.
Obs.: Caso não queira divulgar as informações no Fórum posso fornecer-lhe meu e-mail.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa Histórica - Família Pinheiro de Souz

#157047 | Machens | 23 mai 2007 13:34 | Em resposta a: #157015

Juliana,

Realmente não quero colocar todas as informações que tenho no fórum, pois tenho a intenção de publicar a minha pesquisa genealógica, sou descendente de Lourenço Bernardes de Souza que é o pai do Barão de Guandu.
Teria interesse em conversar contigo, talvez pessoalmente se você morar no Rio de Janeiro... mande-me o teu e-mail (creio que você tem que solicitar ao moderador do fórum para fazer esta transação) e aí a gente conversa, ok?
Cordialmente,
Maria Lucia Machens

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa Histórica - Família Pinheiro de Souza

#157048 | Machens | 23 mai 2007 14:05 | Em resposta a: #3475

Caro Luís,

Sou prima de Luiz Guilherme Santos Neves (membro do Instituto Histórico e Geográfico do ES) e amiga do Paulo Stuck. Morei até recentemente em Vitória, agora estou no Rio. Sou descenedente, pelo lado materno da avó materna, dos Bernardes de Souza e Vieira Machado da Cunha que são entrelaçados com os Pinheiros de Souza. De acordo com as minhas anotações tenho João Pinheiro de Souza nascido em 1722 em São Salvador de Unhão, Arcepisbado de Braga, Portugal. Fonte: Luís Ferraz Moulin.
Este João Pinheiro de Souza era casado com Paula Pereira Monteyra
Ele era filho de N. Pinheiro de Souza e Anna Pereira Gomes
Fonte: familiares
Minha pergunta: qual é o dado correto - era João Pinheiro de Souza nascido em 1722 ou nascido antes desta data e emigrado para o Brasil em 1710? Trata-se do mesmo João Pinheiro de Souza ou seria este neto do que emigrou? Mas aí nem datas, nem local de nascimento estariam corretos. Qual é a origem/fonte de que ele emigrou em 1710 para o Brasil? É documental? ou apenas um fato transcrito de um livro que pode ser objeto de erros?
Ficaria muito agradecida pela informação correta.
Maria Lucia Machens

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa Histórica - Família Pinheiro de Souz

#157062 | jusimonato | 23 mai 2007 16:24 | Em resposta a: #157047

Maria Lúcia

Infelizmente não moro no Rio de Janeiro, mas já soclicitei a autorização ao moderador para enviar-lhe meu e-mail.
Gostaria de saber se você tem conhecimento sobre um filho ilegítimo do Barão, de nome Marcelino Bernades de Souza?
Você tem parentesco com Lafayette Bernardes de Souza? Ou com Teotônio e Benedito Souza Machado?

Atenciosamente,

Juliana.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa Histórica - Família Pinheiro de Souz

#157064 | jusimonato | 23 mai 2007 16:26 | Em resposta a: #157047

Esqueci de informar. Sou de Castelo - ES.

Juliana.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa Histórica - Família Pinheiro de Souz

#157259 | Machens | 25 mai 2007 14:38 | Em resposta a: #157062

Juliana,

Sou neta do Ceciliano Abel de Almeida que foi casado em 2ª núpcias com Rita Vieira da Cunha, filha do Barão de Aimorés. Ela é descendente, pelo lado materno, da família Vieira Machado da Cunha, que por sua vez está entrelaçada com os Bernardes de Souza, Pinheiro de Souza, Werneck, Almeida Ramos, etc...

Gostaria de saber qual é o assunto da tua tese.
Maria Lucia Machens

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa Histórica - Família Pinheiro de Souz

#157266 | jusimonato | 25 mai 2007 14:59 | Em resposta a: #157259

Maria Lúcia:

Minha pesquisa tem como objeto de estudo a ascensão de forros e bastardos. Meu objetivo é analisar as relaçoes estabelecidas entre o filho ilegítimo do Barão, Marcelino Bernardes de Souza, e a família legítima, o que teria possibilitado a aquisição das terras da sede da Fazenda pelo filho bastardo.
Gostaria de saber se você tem conhecimeto dessa história?
Sabe onde e quando nasceu o Barão?
Quando teria vindo para o Espírito Santo? As pimeiras terras que adquiriu?
Quando e onde ocorreram seus dois casamentos?

Gostaria de saber, o que pretende publicar?

Meu e-mail é: jsimonato@terra.com.br
Caso possa me ajudar entre em contato comigo. estou precisando de dados para traçar uma pequena biografia do Barão.

Atenciosamente,

Juliana Simonato.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa Histórica - Família Pinheiro de Souz

#157373 | jusimonato | 26 mai 2007 19:23 | Em resposta a: #157259

Maria Lucia:

Você sabe me dizer se os pais de Lourenço Bernardes de Souza eram: o tenente Lourenço de Souza Barbosa e Theodozia Bernardina da Cunha?


Juliana.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa Histórica - Família Pinheiro de Souza

#217795 | dduque | 08 jan 2009 14:57 | Em resposta a: #3611

Caro Luiz,
tenho pesquisado os Pinheiro de Souza, pois tenho fortes indícios de que meu trisavô Tertuliano Gomes de Moraes (casado antes de 1870, em Valença, com Rosalina de Jesus) era desta família, talvez você possa me ajudar a resolver este nó.
Um abraço,
Diego Duque

Resposta

Link directo:

Família Gomes (Pereira) de Moraes

#259119 | dduque | 22 jul 2010 20:08 | Em resposta a: #3475

Boa tarde Luíz Moulin,
gostaria de sua ajuda com os netos do João Pinheiro de Souza, c.c. Paula Pereira Monteiro, especialmente com os filhos do casal Francisco Gomes Pereira c.c. Inácia Angélica de Moraes.

Vários membros desta família foram para o Sul do Espírito Santo, tenho como filhos deste último casal apenas o Comendador Pedro Gomes Pereira de Moraes, João Pinheiro de Souza Moraes, Francisco Gomes Pinheiro e Maria. Você saberia de outros filhos ?

Sds
Diego Duque

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa Histórica - Família Pinheiro de Souza

#267764 | ermorais | 31 dez 2010 19:33 | Em resposta a: #217795

Caro Diego Duque,
sou neto de Tertuliano Gomes de Moraes. Meu pai, Sebastião Moraes (posteriormente alterou seu sobrenome para Morais), é filho do segundo casamento dele com Henedina do Carmo Moraes.

Eu e meus primos, filhos de Aloysio Moraes, temos uma transcrição do livro vermelho em que Tertuliano registrava os nascimentos, batizados e casamento dos filhos.

Favor entrar em contato comigo pelo e-mail: ermorais@uol.com.br e poderemos avançar nessa pesquisa.

Abraços e Feliz 2011.


Edison Roberto Morais

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa Histórica - Família Pinheiro de Souza

#271560 | dduque | 01 mar 2011 01:50 | Em resposta a: #267764

Caros,
consegui chegar no João Pinheiro de Souza: ele foi batizado em 03/01/1710, em S. Salvador de Unhão, tendo sido exposto em casa de Custódio Teixeira, que foi seu padrinho e o teria criado. A madrinha foi Ana, filha de Domingos Gonçalves, ambos moradores no lugar do Casal.

Posto sua origem aqui pois este João Pinheiro de Souza deixou numerosa descendência no Brasil, e até o momento sua origem ainda suscitava dúvidas.

Diego Duque

Resposta

Link directo:

Pesquisa Histórica - Família Pinheiro de Souza

#412633 | apimentamonteiro | 24 fev 2019 20:52 | Em resposta a: #156776

Ola, faço parte dessa família. Sou a oitava geração.

Resposta

Link directo:

Pesquisa Histórica - Família Pinheiro de Souza

#412820 | apimentamonteiro | 02 mar 2019 23:41 | Em resposta a: #156776

Ola, sou da família.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 22:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen