Mellos, de Bitetos, Marco de Canavezes

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Mellos, de Bitetos, Marco de Canavezes

#34753 | GML | 02 fev 2003 16:48

Gostaria de receber quaisquer informações sobre esta família.

Agradeço antecipadamente,

Gui Maia de Loureiro

Resposta

Link directo:

RE: Mellos, de Bitetos, Marco de Canavezes

#45591 | GML | 24 jul 2003 22:58 | Em resposta a: #34753

Encontrei hoje um assento de Várzea do Douro, Marco de Canavezes de um António, filho de Joana da Silva, solteira, do lugar de Marinhão (...) seu pai (não percebo se será pai de António ou de Joana) António de Mello, pagem de Dom Duarte.

Quem poderá ser este Dom Duarte? O irmão de D. João IV?

Agradeço desde já.

Resposta

Link directo:

RE: Mellos, de Bitetos, Marco de Canavezes

#45627 | GML | 25 jul 2003 12:18 | Em resposta a: #45591

Esqueci-me de dar a data do assento - 1689!

Resposta

Link directo:

RE: Mellos, de Bitetos, Marco de Canavezes

#45629 | sapeca | 25 jul 2003 12:27 | Em resposta a: #45627

Será D.Duarte de Menezes?

Resposta

Link directo:

RE: Mellos, de Bitetos, Marco de Canavezes

#45634 | GML | 25 jul 2003 13:50 | Em resposta a: #45629

Aparecendo só como Dom Duarte, deveria ser óbvio para quem escreveu o assento. Pensei logo nalgum Infante da Casa de Bragança, mas o único Duarte que aparece na altura é o irmão de Dom João IV e por uma questão cronológica não me parece provável que se referisse a ele.

Estariam os Menezes ligados àquela região?

Resposta

Link directo:

RE: Mellos, de Bitetos, Marco de Canavezes

#45880 | Miguel Mora | 01 ago 2003 02:12 | Em resposta a: #45591

Estimados Confrades

Muito provavelmente, tratar-se-á de D. Duarte de Macedo Sotomaior Muito Nobre,
administrador do morgadio da Capela de Nossa Senhora de Almodena, sita na freguesia de São Dinis de Vila Real, que seus pais, D. Pedro Taveira de Sotomaior Muito Nobre e D. Filipa da Silva y Castro, ali haviam mandado edificar.
Este fidalgo nasceu na mesma freguesia (a 23 ou 25-IX-1654) e recebeu-se na Sé do Porto, a 14-I-1681, com D. Mariana Pessoa de Vasconcelos, baptizada na Várzea do Douro, a 4-XI-1662, e falecida em Vila Real, a 14-III-1704; filha do Dr. Manuel Pessoa de Sousa, natural do Porto, e de sua mulher D. Isabel de Vasconcelos, natural da Várzea do Douro — esta era irmã de D. Ana de Vasconcelos, casada com o F.S.O. António de Sequeira Monterroso, e ambas filhas de Manuel de Vasconcelos e de sua mulher Maria Barroso de Meireles.
Depois de casados, D. Duarte e D. Mariana residiram na “Quinta da Varzea do Douro”, onde viria a nascer pelo menos o seu filho primogénito, D. Alexandre, baptizado nessa mesma freguesia, a 4-I-1683.
Apesar de a bibliografia sobre esta família não ser propriamente escassa, a maior parte dos dados aqui apresentados foram retirados de dois trabalhos da autoria do Prof. Doutor Luiz de Mello Vaz de São Payo: “Sottomayor Mui Nobre” e “O Descobridor do Congo e o Apelido Cão” — este inserido nos n.os 9 e 10 da revista “Raízes e Memórias”.
Por último, gostaria de manifestar o meu interesse por tudo aquilo que se prenda com a referida quinta — cuja posse já Cristovão Alão de Morais atribuía a Duarte Mendes de Vasconcelos e Filipa Cerveira, avós paternos do sobredito Manuel de Vasconcelos (“Pedatura Lusitana”, Tomo VI, vol. II, pp. 177-181, tit.º de “Vasconcellos huns”) —, agradecendo desde já qualquer informação que me possa vir a ser prestada.

Com os meus melhores cumprimentos
Miguel Mora

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 12:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen