Descendentes da familia COSTA de Margão, Goa.

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Descendentes da familia COSTA de Margão, Goa.

#348 | canivari | 02 out 2000 16:11

Gostaria de obter contacto de descendentes dos Costas de Margão.

Carlos A.Collaço Canivari e Pinto Machado
E-Mail: canivari@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes da familia COSTA de Margão, Goa.

#366 | Paulo | 03 out 2000 21:36 | Em resposta a: #348

Olá Carlos,
Não sei se esta informação te interessará, mas está em elaboração um estudo genealógico sobre uma família Costa da India Portuguesa. Um dos autores deste estudo é o Eng. Pedro do Carmo Costa, meu colega do curso de genealogia do IPT. Um outro levantamento que abrange diversas famílias desse antiga provincia ultramarina é o Dr. Francisco Noronha. Se porventura tiveres interesse em contactar com eles envia-me um email para jpan@clix.pt.

Um abraço e cumprimentos para todos.

Paulo Alcobia

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes da familia COSTA de Margão, Goa.

#367 | Paulo | 03 out 2000 21:37 | Em resposta a: #348

Olá Carlos,
Não sei se esta informação te interessará, mas está em elaboração um estudo genealógico sobre uma família Costa da India Portuguesa. Um dos autores deste estudo é o Eng. Pedro do Carmo Costa, meu colega do curso de genealogia do IPT. Um outro levantamento que abrange diversas famílias desse antiga provincia ultramarina é o Dr. Francisco Noronha. Se porventura tiveres interesse em contactar com eles envia-me um email para jpan@clix.pt.

Um abraço e cumprimentos para todos.

Paulo Alcobia

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes da familia COSTA de Margão, Goa.

#377 | bernardo 2000 | 04 out 2000 15:44 | Em resposta a: #348

Ex.mo Senhor
Ao reparar que no seu nome aparece -Collaço -,despertou-me curiosidade,porque conheço,de nome, com este apelido ramos dE: Tânger,os da India,os de Condeixa e os do B.xo Alentejo,e destes é minha mulher.Haverá alguma ligação entre todos eles?entre alguns?Já não me recordo ,mas houve quem me dissesse que um Senhor de apelido -Maués ( ? ) Collaço era de família goesa,mas com antepassados no Alentejo?!...Confusão minha?Gostaria muito de saber sobre -Collaços .Com os dois ll assinava o meu sogro.Os meus melhores cumprimentos Rafael Carvalho
No Forum apareço como Bernardo 2000

bdodegusmao@mail.telepac.pt

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes da familia COSTA de Margão, Goa.

#2079 | alexandracabral | 05 fev 2001 22:28 | Em resposta a: #348

Eu acho que sou uma descendente da família Costa. O meu avô materno chamava-se Luís João Silva e Costa e era filho de Ana Maria Augusta Silva e de Caetano J.F.Xavier Costa.
Não sei se terá a ver com a família que procura, mas se tiver, diga alguma coisa.
Um abraço,
Alexandra Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes da familia COSTA de Margão, Goa.

#9897 | PCC | 27 set 2001 23:14 | Em resposta a: #348

Caro Carlos,

O meu nome é Pedro do Carmo Costa e estou, juntamente com o meu primo Eng Manuel Bruto da Costa Marques dos Santos, a trabalhar a genealogia da Familia Costa de Margão. Estamos a juntar dados desta família há cerca de 6 anos. Já contamos com cerca de 4000 descendentes do primeiro Costa conhecido desta família, António Costa, Morgado e morador na Fortaleza de Rachol (perto de Margão) em finais do Séc. VXI.

Tenho também muita informação sobre outras familias goesas devido a constantes alianças existentes entre elas. Tenho muitos dados sobre várias famílias Collaços.

Aguardo um seu contacto para trocarmos mais informações.

Cumprimentos

Pedro

pcosta@attglobal.net

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes da familia COSTA de Margão, Goa.

#9898 | PCC | 27 set 2001 23:18 | Em resposta a: #377

Caro Rafael,

Como poderá ver numa outra mensagem neste mesmo assunto, estou à sua disposição para discutir temas relacionados com as famílias Collaço goesas. A minha esposa é da região de Almodôvar e creio que existe ou existiu uma familia Collaço por esses lados. Não estou em poder dos meus dados por estar em viagem, mas coloco-me à dua disposição.

Cumprimentos,

Pedro

pcosta@attglobal.net

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes da familia COSTA de Margão, Goa.

#9900 | alentejo | 27 set 2001 23:41 | Em resposta a: #9897

Viva Pedro,

Fico contente por te ler aqui no fórum. Já estás em Portugal?

Um forte abraço

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes da familia COSTA de Margão, Goa.

#9902 | PCC | 28 set 2001 00:06 | Em resposta a: #9900

Olá Nuno,

Folgo em te "ler" já que não nos vimos há mais de 4 anos. Estive a viver nos Estados Unidos, e no Brasil. Neste preciso momento estou na Holanda em trabalho mas baseado no Brasil.

Como é que correm as coisas?

Escreve-me para o e-mail pcosta@attglobal.net

Abraço

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes da familia COSTA de Margão, Goa.

#9911 | ajctc | 28 set 2001 02:20 | Em resposta a: #9897

Caro Pedro do Carmo Costa

Desculpe a intromissão mas por acaso tens algum dado sobre uma familia "da Costa Agra" ?
Me consta que é de origem indiana.

Cumprimentos
Alberto Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes da familia COSTA de Margão, Goa.

#9933 | PCC | 28 set 2001 15:33 | Em resposta a: #9911

Caro Alberto,

Não conheço esta família. Agra decididamente não é um apelido Goês apesar de ser uma cidade no norte da India. Sabe mais alguma coisa desta família? Talvez possa encontrar algo nos meus arquivos.

Cumprimentos,

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes da familia COSTA de Margão, Goa.

#9937 | Paulo | 28 set 2001 15:55 | Em resposta a: #9898

Caros Participantes,

Por acaso alguém me consegue o contacto (email) do nosso confrade da Associação Portuguesa de Genealogia Eng. Pedro do Carmo Costa?

Muito obrigado

Paulo Alcobia Neves
jpan@clix.pt

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes da familia COSTA de Margão, Goa.

#9938 | canivari | 28 set 2001 16:28 | Em resposta a: #9897

Caro Pedro do Carmo Costa,

Iniciei este tópico porque gostaria de obter mais informações acerca dos Costas/Collaços de Margão do qual também sou descendente. Descendo de Salvador Collaço e da Dª Antónia Costa. Sou filho de Carlos Augusto Canivari Pinto Machado e de Maria Wanda de Joaquim Collaço.Meus avós Maternos: Joaquim Filipe Collaço e Efigénia Humilia d`Assunção de Menezes.

Os meus Collaços (de Salvador Collaço), são de Rachol. Presumo que esta familia se dividiu em três ramos : Margão, Ribandar e Raia (Salsete).

Se fosse possivel gostaria de ver o seu estudo.

Um abraço,
Carlos Pinto Machado
E-Mail: pinto-machado.carlos@netc.pt
Tm. 91-751 8998

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes da familia COSTA de Margão, Goa.

#9966 | ajctc | 29 set 2001 01:54 | Em resposta a: #9933

Caro Pedro

Muito grato pelo seu interesse.
O que eu conheço da origem da familia Agra é o que foi publicado de uma entrevista com uma pessoa da familia e que transcrevo a seguir:

"O primeiro Agra que veio para o Brasil com sua familia foi um engenheiro hindu, Dr. Bernardo da Costa Agra, natural da cidade de Agra, que veio para Portugal. Ele radicou-se na cidade de Guimarães, onde nasceu Portugal. Aliás, o Dr. Bernardo tinha outro nome que não sei. Sei que adotou o nome de Bernardo com o sobrenome de Agra, em homenagem à cidade que os Agra fundaram na Índia e Costa que era um nome bem português, que era os Costa de Goa, uma colonia da India. Daí ter ficado o nome vinculado a Bernardo da Costa Agra.
Então, a convite do Rei de Portugal ele veio para o Brasil em 1750 para estudar as margens do Rio São Francisco, onde radicou-se com muita sesmaria de terra. Um de seus filhos, José da Costa Agra estudou na Universidade de Coimbra......."

Não é muito e provavelmente são informações que chegaram até nós por tradição oral. Todavia, caso tenha alguma pista , agradeço.

Cumprimentos

Alberto

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes da familia COSTA de Margão, Goa.

#9979 | PCC | 29 set 2001 12:44 | Em resposta a: #9937

Caro Paulo,

Sou eu! Tive conhecimento deste forum há uma semana e cá estou. Fico contentíssimo por restabelecer contacto contigo.

Aqui vai o meu contacto.

pcosta@attglobal.net

Abraço

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes da familia COSTA de Margão, Goa.

#10063 | PCC | 30 set 2001 22:07 | Em resposta a: #2079

Cara Alexandra,

Tenho algumas informações sobre os Costas de Goa. O nome do seu bisavô Caetano J.F.Xavier Costa parece-me familiar. Tem mais notíca de quem eram os seus antepassados e qual a sua naturalidade?

Cumprimentos,

Pedro Carmo Costa

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes da familia COSTA de Margão, Goa.

#11915 | alexandra cabral | 26 out 2001 23:33 | Em resposta a: #10063

Caro Pedro,

Pouco mais sei dos meus antepassados Costas. O meu bisavô, Caetano Joaquim Francisco Xavier da Costa, nasceu em Mapuçá (1862) e faleceu em Pangim (1905). Casou com Ana Maria Augusta da Silva.
Disse-me a minha mãe que uma tia desta minha bisavó, Maria José Gomes da Silva, casou com outro Caetano J.(?) Costa.
E é tudo o que sei sobre este ramo familiar.
Se souber de alguma coisa, agradecia que me contactasse.

Um abraço,

Alexandra

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes da familia COSTA de Margão, Goa.

#11924 | PCC | 27 out 2001 12:40 | Em resposta a: #11915

Cara Alexandra,

Estive à procura nos poucos documentos que tenho comigo e não encontrei referência destes seus antepassados. Na Genealogia dos Costas de Margão não estão mencionados. Tentei na genealogia dos Costas de Parrá (que é uma outra localidade no Concelho de Bardez, cuja capital é Mapuçá) também sem sucesso. O nome Caetano Xavier é muito comum nesta família mas não coincidiu com os seus.

Vou estar em São Paulo (aonde tenho todos os meus papéis) dentro de uma semana e procurarei em maior detalhe.

Lembro de ter discutido algo sobre esta família há alguns tempos com o Jorge Arez da Silva. Segundo ele esta família era Portuguesa estabelecida na India. No entanto, a construção do nome - Muitos primeiros nomes, incluíndo um Santo, e apenas um apelido - é muito goês. Veja o meu exemplo: Pedro-Miguel-do-Carmo Costa.

Abraço

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes da familia COSTA de Margão, Goa.

#11944 | alexandra cabral | 27 out 2001 19:02 | Em resposta a: #11924

Olá Pedro!

Que bom receber uma resposta tão rápida! Fico a aguardar o seu regresso, desejando que encontre alguma coisa! Eu que nunca liguei muito às raízes já tenho este forum como um "vício".
O nome Arez da Silva também consta na nossa família, uma vez que esta minha bisavó Ana M.ª Augusta Silva (e Costa) era irmã de José Estevão da Silva casado com Laura Arez.

Um abraço e boa viagem,

Alexandra

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes da familia COSTA de Margão, Goa.

#12557 | PCC | 08 nov 2001 16:26 | Em resposta a: #11944

Cara Alexandra,

Comecei a procurar alguma coisa sobre os seus Costas e Silvas e até agora encontrei o seguinte:
D. Maria Augusta da Silva, nasceu em Margão aos 26/1/1869. Casou em Pondá aos 1/9/1888 com Caetano José da Costa, funcionário público da Fazenda, filho do tenete Bernardo Sebastião Angelo da Costa e de sua mulher D. Ernesttina Campos e Costa, que tiveram os seguintes filhos: Luís, Alfredo (falecido), Lilia, Maria (falecida), Francisco, Carmo, Ilda e Elvira. O dito Caetano José faleceu a 17/11/1905 tendo D. Maria Augusta da Silva passado a residir em Lourenço Marques na ccompanhia de seus filhos.

Não consegui ainda apurar a ascedência do tenete Bernardo Sebastião Angelo da Costa, mas o nome parece-me bem goês. Talvez consiga alguma coisa no Arquivo Militar em Santa Apolónia.

Estes dados tirei de umas "Notas Genealógicas e Biográficas das Famílias Silva e Rocha", compiladas por Francisco Xavier da Silva, em Lourenço Marques em 1935. Este material datilografado foi-me facultado pelo Jorge Arez da Silva. Se quiser uma cópia terei todo prazer em lhe enviar.

Abraço

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes da familia COSTA de Margão, Goa.

#12564 | rafael mião | 08 nov 2001 17:09 | Em resposta a: #377

Caro Carlos Pinto Machado
Desculpem-me de fugir um pouco ao tópico.
Recordo-me de uma sua informação acerca da família da Senhora sua mulher,relacionada com a família-gUERREIRO DE gUSMÃO-mas não me recordo do nome do tópico pois nessa altura usava (logout)bernardo 2000 e gostaria de saber,caso não se importe de informar-me,do andamento dessa pesquisa que me interessa familiarmente.Entrei em contacto consigo em virtude de minha mulher(ainda viva nessa altura)ser-Colaço,apelido usado por meus filhos.Informação neste tópico aos 4-10-2000.
Com amistosos cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes da familia COSTA de Margão, Goa.

#12993 | alexandra cabral | 15 nov 2001 18:56 | Em resposta a: #12557

Caro Pedro,

Agradeço-lhe imenso as suas informações. Não sabíamos nada da família deste bisavô Caetano Costa nem das notas de F.X. Silva. O meu avô Luís Silva e Costa foi para Lourenço Marques precisamente nesse ano,1935.
É claro que quero uma cópia desse documento, agradecendo de novo a sua atenção e simpatia. Se puder enviar por e-mail, pode fazê-lo para pedro.cabral.3@netvisao.pt
Pelo correio, a morada é R. Cabo Avelar Pessoa, 37 - 2.º esq.º 2520 Peniche Portugal (é claro que os custos de envio são comigo).

Um abraço,

Alexandra

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes da familia COSTA de Margão, Goa.

#13048 | PCC | 16 nov 2001 16:26 | Em resposta a: #12993

Cara Alexandra,

O documento já está a caminho. Vai demorar cerca de uma semana a chegar porque foi enviado do Brasil.

Não se preocupe com os custos.

Abraço e boa leitura!

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes da familia COSTA de Margão, Goa.

#13120 | alexandra cabral | 17 nov 2001 20:44 | Em resposta a: #13048

Muito obrigada, caro Pedro.

Aguardo ansiosamente o correio!
Logo que receber o documento, contacto.

Um abraço,

Alexandra

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes da familia COSTA de Margão, Goa.

#13851 | alexandra cabral | 06 dez 2001 22:54 | Em resposta a: #13048

Caro Pedro,

Peço desculpa pela demora da resposta, mas tenho estado ausente em formação, e quando estou cá nem tempo tenho para o computador.
Recebi a sua encomenda, que agradeço imenso e cuja leitura me deliciou. Vai ser também motivo de agradável conversa para o encontro familiar de natal. Mais uma vez, muito obrigada.
Aproveito para lhe desejar um feliz natal e energias renovadas para 2002.

Um abraço,

Alexandra

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes da familia COSTA de Margão, Goa.

#14865 | arezdasilva | 29 dez 2001 02:18 | Em resposta a: #2079

olá pedro
finalmente tenho noticias suas que vou tendo indirectas pelos mouras
perdi numa mudança de pc e de casa muitos endereços nomeadamnete os de seus pais assim que estavam na memoria
tenho uma noticia para si descobriu-se algumas das minhas raizes indianas do lado silva o meu tetra avô silva que foi prar a india nos fins do sec xviii casou com uma senhora urçula arcangela da silva filha dum gomes da silva de beja e duma senhora miranda de loutulim filha dum dos mirandas de loutulim e duma senhora mascarenhas
um abraço
amigo jorge arez da silva
do meu lado costa da minha prima laexandrea cabral eheheh.....sao costas como eu gosto de chamar de pondá pois nosso antepssado foi de portugal esteve na conquista de pondá onde recebeu terras a volta de 1744 ...escrevo de memoria...
somos varias vezes primos
o primo luis seu avô de que tenho algumas fotos era irmão do meu primo e tio por ter casdo com a minha tia olga arez da silva irma do meu pai josé estevão arez dasilva "zeca" ainda vivo com 89 anos
o seu avo era filho da tia maria augusta como era conhecida de tenho tb uma foto ja de certa idade da silv irmã do meu avô paterno josé estevão da silva
eram filhos de agostinho francisco da silva ten coronel e de francisca eulália de estefique rocha netos de domingos rodrigues da silva e de ana espreança da rosa gomes e de paulo jose da rocha e dona ana joana de estefique (esta filha de joão cabral de estefique(gov de macau) e dona maria frederica machado de mendonça ver familia macau -machado de mendonça onde por erro aparencem sem ascendencia ehehehe
seu bisavô caetano joaquim xavier da costa tinha uma irmã mais cvelha carmina carlota da costa que casou em 1ªs nupcias com adolfo augusto arez que teve uma unica filha minha avó laura leonildes da costa arez que casou com o ja referido meu avo josé estevão daliva irmao tia maria augusta os costas nao eram de margao os silvas é que vivram varias graçoes em margão
o seu bisavou era filho de bernardo sebastião angelo da costa casdo com dona ernestina eolia de lemos costa neto doutr
o caetano joaquim da costa casdo com dona angelica tuntão e de josé antónio de lemos tello de menezes e de sua 2ª mulher dona inacia de souza e brito
ja agora alexandra vóce é neta da tia mimi leite de souza e noronha não é ?
então a sua mãe conhce me e ao meu pai

beijos prima
jorge arez

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes da familia COSTA de Margão, Goa.

#14866 | arezdasilva | 29 dez 2001 02:23 | Em resposta a: #11915

a tia maria josé irma do meu bisav`agostinho francisco da silva casou com um tio do do seu bisavô caetano irmao do bernardo sebastiao angelo da costa

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes da familia COSTA de Margão, Goa.

#14887 | aeiou2 | 29 dez 2001 10:05 | Em resposta a: #14865

Caro Jorge Arez
Sabe alguma coisa dos descententes,outros filhos do Gomes da Silva e Urçula Arcangela de Beja?
Continuação de Boas Festas e desde já agradeço a ajuda
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes da familia COSTA de Margão, Goa.

#14916 | alexandra cabral | 30 dez 2001 02:19 | Em resposta a: #14865

Querido primo,

Que bom que respondeu ao forum. Sou neta da Mimi e filha da Nela. Nestes últimos tempos, ouvi e li muitas vezes o seu nome. Desde que me "apaixonei" pelo tema da genealogia, tenho tido maior atenção às informações da minha mãe sobre a família. Entretanto, este forum é uma maravilha. Permitiu-me conhecer o Pedro Costa, pessoa muito gentil, que me enviou informações preciosas sobre a nossa ascendência.
E agora fiquei a saber mais! Uma coisa é certa, somos primos várias vezes!
Sei que mora aqui perto (eu moro em Peniche) e tenho um amigo que o conhece - Afonso Martins, médico. Espero que continuemos em contacto.
Um beijinho da prima
Alexandra

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes da familia COSTA de Margão, Goa.

#16221 | JPBC | 25 jan 2002 02:17 | Em resposta a: #9897

Caro Pedro

Folgo em saber que continuas a trabalhar a geneologia da nossa Família com o primo Manuel. Estou pronto a ajudar,dentro das minhas possibilidades, em tudo aquilo que for preciso, se bem que, temo, ter chegar um pouco tarde demais.

Um saudoso abraço

Zé Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes da familia COSTA de Margão, Goa.

#16334 | PCC | 28 jan 2002 00:41 | Em resposta a: #16221

Caro Zé Pedro,

Espero que estejas bem. Agradeço a tua ajuda, que vou aproveitar. Quando puderes manda-me o teu mail. O meu é pcosta@attglobal.net

Abraço a todos em casa,

Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes da familia COSTA de Margão, Goa.

#16337 | JPBC | 28 jan 2002 02:09 | Em resposta a: #16334

Caro Pedro

Ainda bem que, algures, poderei ser útil. Óptimo. O meu mail é jbrutodacosta@net.sapo.pt.

Um abraço

Resposta

Link directo:

RE: Descendentes da familia COSTA de Margão, Goa.

#19776 | Jurema | 17 abr 2002 18:17 | Em resposta a: #9966

Caro Alberto.
Lendo e relendo este maravilhoso SITE, encontrei um sobrenome que não me é estranho, e que você também procura.
Faço a genealogia do meu marido que é portugues de Póvoa de Varzim. A bisavó dele, era Rosária Fernandes (ou Fradique) Agra, nascida em Apúlia, (1868), filha de Manuel Fernandes Agra e Ana Fernandes Fradique. Rosária foi casada com Vicente da Costa Gomes de Amorim, em Navais. E o que procuro, é saber se alguém tem a genealogia da familia de Rosária, ou conhece alguma coisa desta familia.
O que eu achei sobre o nome AGRA, é o que está neste SITE, e segue abaixo.
______________________________________________________________________________________________

"Agra
História
Agra é apelido de uma família de origem moderna, retirado de uma das muitas localidades existentes em Portugal com este nome.
Agra (ou agro) significa terra lavradia.
O primeiro que se conhece com este apelido, Francisco Gonçalves Agra, fidalgo cavaleiro da Casa Real e comendador da Ordem de Nossa Senhora da
Conceição de Vila Viçosa, recebeu armas de D. Luis I em 1868.
Armas
Concedidas a Francisco Gonçalves Agra: esquartelado, o primeiro e o quarto de ouro, rochedo de sua cor. O segundo e terceiro de verde, banda de negro filetada de ouro."

Se você souber mais escreva-me.
Jurema (Brasil)
jgmiguel@terra.com.br

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 20:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen