Fragosos, de Ourique

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Fragosos, de Ourique

#34808 | rgc | 03 fev 2003 16:00

Ilustres Confrades
Tenho em meu poder uma resumido esquema genealógico da ascendência de MANUEL FRAGOSO ,de Ourique , que foi Juíz dos Órfãos desta vila , casado com D. JOANA de MENDOÇA.

Para facilidade da leitura do esquema considerarei MANUEL FRAGOSO - 1 ( A Arv.não inclui a asc.ª de D. JOANA DE MENDOÇA )

2-PERO MARTELO
3-IGNEZ FRAGOZA
4-JOÃO MARTELO
5-JOANA SALVADA
6-JOÃO LOPES de VARGAS, vedor da Casa de Bragança .Fidalgo castelhano de Badajoz (como aparece).
7-MARIA FRAGOZA
8-JOÃO MARTELO
10-JOÃO VAZ FRADE
11-LEONOR SALGADA
13-IGNEZ DIAS de VARGAS, de Badajoz
14-GOMES SIMÕES da COSTA e LEMOS, nat. da cid.de Évora e Ouvidor Geral na Índia
17-IGNES FRAGOSA....mão de Jordão Fragoso
16- FERNÃO(?)MARTELO del... de Elvas (?)- (a fotocópia está difícil de ler)
32 ou 34 (?)porque a chaveta está duvidosa, mas inclino-me para 34- JOÃO FRAGOSO ,fidalgo genovez que veio p.ª este Reyno e viveu em Évora.

Isto "consta de huma ti.....q no anno de 1606 tirou o d.º Manuel Fragoso tirou na vila de Ourique.
Deve ser da Árv. de Cost.de Manuel Fragoso, DE oURIQUE - códice n.º 65 de Genealogias da BPE Manizola, quase todos manuscritas e de diversos autores.
Talvez os -MARTELO -referidos nada tenham a ver com outros da comarca de Ourique, mas é isso e o mais que refiro me interessa conhecer.
Assim, tenho interesse por saber se vós tendes conhecimento dos -MARTELO - particularmente,da antiga comarca de Ourique(que, ao tempo, abarcava parte do B.xo Alentejo) e s/desc.ª também; porque, este apelido encontro-o em muitas pessoas, nos reg.os paroquiais dos concelhos de Almodôvar e de Ourique a partir do princípio do séc. XVII e desejo saber a origem destes - MARTELO - e outras famílias ou pessoas que se relacionam, no aspecto genealógico, com os que existiram em algumas freguesias do B.xo Alentejo e resp.ªdescendência.
Também tenho antepassados dos concelhos referidos com este apelido.
Os meus agradecimentos,
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Fragosos e Vaz

#49034 | jliberato | 03 out 2003 13:13 | Em resposta a: #34808

Meu caro amigo,
Desculpe "bombardeá-lo" com novas hipóteses, mas penso que é de interesse mútuo.
O próximo tema que vou lançar é o de "Famílias de Quintos, Beja". No pequeno ramo que tenho há Vaz e Fragoso. Agradecia o seu comentário no respectivo tópico.
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Fragosos, de Ourique

#49039 | A.Godinho | 03 out 2003 13:30 | Em resposta a: #34808

Caro Rafael Carvalho

Houve Martelos em Fronteira, onde forão capitães mores. Tiveram carta de armas ( salvo erro o Pedro Francisco Martelo ou Vicente Francisco Martelo). Vem no Sanches de Baena.
Quanto a Fragosos, não obstante pensar que não são dos mesmos, sugiro-lhe que veja as minha respostas a Arlindo Rodrigues no tópico "Pedro França novo ponto de encontro".

Os meus cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Fragosos, de Ourique

#49197 | rgc | 06 out 2003 18:34 | Em resposta a: #49039

Caro António Godinho de Carvalho
Agradeço-lhe muito a sua chamada de atenção. Aproveito desejar-lhe uma boa época.Ainda ontem de regresso,mas não do Alentejo,houve quem se safasse.
Os meus cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Fragosos e Vaz

#49204 | orgc | 06 out 2003 20:01 | Em resposta a: #49034

Meu caro amigo
Não há problema nenhum em me "bombardear"com novas hipóteses, dúvidas, sugestões,eu sei lá...pois pode contribuir não só para ajuda mútua,mas também,por acréscimo, beneficiar terceiros.Acontece,o que lamento muitas vezes,não saber responder.
Mas,o que pedimos aqui, no Forum,também contribui para informar todos os que consultam o respectivo tópico, nem que seja por simples curiosidade...e assim -"fogo" ! à vontade.
Um abraço.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 09:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen