Freg. Pedrógão Pequeno, Conc.Sertã,Castelo Branco

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Freg. Pedrógão Pequeno, Conc.Sertã,Castelo Branco

#34869 | Maggie | 04 fev 2003 23:39

Boa noite, procuro ligações as apelidos abaixo mencionados. Obrigada. Maggie margarida8@netcabo.pt

Ø Alves
Ø Antunes
Ø Barata
Ø Correa
Ø Costa
Ø Cruz
Ø Dias
Ø Duarte
Ø Durão
Ø Fernandes
Ø Ferreira
Ø Gaspar
Ø Henriques
Ø João
Ø Leitão
Ø Lopes
Ø Lourenço
Ø Luís
Ø Luiz Delgado
Ø Machada
Ø Marques
Ø Marques Duarte
Ø Martins
Ø Mendes
Ø Neves
Ø Nunes
Ø Pascoa
Ø Pessoa
Ø Rodrigues
Ø Silva
Ø Simões
Ø Vicente

Resposta

Link directo:

RE: Freg. Pedrógão Pequeno, Conc.Sertã,Castelo Branc o

#35130 | agp | 08 fev 2003 00:18 | Em resposta a: #34869

Tenho os seguintes dados:

António Fernandes Maranho e Maria da Silva, recebidos em 5-8-1742, em Pedrogão Pequeno são sextos avós da minha esposa.

António Fernandes Maranho, por sua vez, é filho de outro António Fernandes Maranho e de Mariana André (recebidos aos 25-10-1718) e neto
pela paterna de Manuel Fernandes e de Domingas Fernandes, do Sesmo, e pela materna de Manuel André e de Francisca Fernandes, de Aldeia Fundeira.

Maria da Silva, por sua vez, é filha de Manuel Silva Silveira e de Joana Fernandes (recebidos aos 13-4-1722) e neta pela paterna de Manuel Silva e de Maria Alves, do PP, e pela materna de João Nunes e de Joana Fernandes, do Sobreiro (Pedrogão Grande).

cumprimentos
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Freg. Pedrógão Pequeno, Conc.Sertã,Castelo Branc o

#35206 | Maggie | 09 fev 2003 20:15 | Em resposta a: #35130

Caro António Pereira,

Já estive a verificar os seus dados e por agora não consegui encontrar uma ligação, se estiver interessado em saber os meus dados poderá ver nos antepassados em Joaquim Antunes da Costa nascido em 1798 na base de dados.

Cumprimentos,

Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Freg. Pedrógão Pequeno, Conc.Sertã,Castelo Branco

#37328 | jliberato | 07 mar 2003 16:51 | Em resposta a: #34869

Cara Maggie
Peço-lhe que verifique os tópicos "Famílias da Sertã" e "Famílias do Troviscal" lançados por mim e aonde constam nomes que correspondem aos apelidos mencionados em freguesias limítrofes.
Também o tema "Famílias do Marmeleiro" tem os apelidos que menciona.
Se verificar que alguns dos nomes que menciono nesses temas lhe interessam não deixe de me contactar.
Melhores cumprimentos,
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Freg. Pedrógão Pequeno, Conc.Sertã,Castelo Branc o

#51444 | carledu | 11 nov 2003 11:47 | Em resposta a: #35206

Cara Margarida

Possuo alguns Fernandes na freguesia de Pedrógão Pequeno.

Meu bisavô, Manoel Fernandes (*27/04/1873 Pedrógão Pequeno), filho de António Fernandes (*1836 Lugar do Casal dos Bufos, Pedrógão Pequeno) e de Balbina Rosa (*24/09/1848 na Vila de Pedrógão Pequeno). Neto paterno de José Fernandes e de Joaquina Maria. Neto materno de João Dias Botas e Ana Joaquina.

Abraços!

Carlos Eduardo
carledu@ig.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Freg. Pedrógão Pequeno, Conc.Sertã,Castelo Branc o

#114226 | JFSF | 15 mar 2006 17:37 | Em resposta a: #51444

Caro Carlos

Tenho muita familia Fernandes no Casal do Bufos, e goataria de saber se tem conheciomento de algum Francisco Fernandes, meu bisavô, que foi casado com Maria do Carmo (usou apelido barata, mas passou ao meu avo o apelido Arnauth)

Saudaçoes

Jaime Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Freg. Pedrógão Pequeno, Conc.Sertã,Castelo Branc o

#145779 | carledu79 | 27 fev 2007 18:24 | Em resposta a: #114226

Caro Jaime,

infelizmente somente agora vi a sua mensagem. Andei um tempo afastado e não acrescentei mais nada a este ramo da família até agora, apenas o referido anteriormente:

Meu bisavô, Manoel Fernandes (*27/04/1873 Casal dos Bufos - Pedrógão Pequeno), filho de António Fernandes (*1836 Lugar do Casal dos Bufos, Pedrógão Pequeno) e de Balbina Rosa (*24/09/1848 na Vila de Pedrógão Pequeno). Neto paterno de José Fernandes (Casal dos Bufos) e de Joaquina Maria (Anchas - Castanheira de Pera). Neto materno de João Dias Botas (Pedrógão Pequeno) e Ana Joaquina (Lu. Amoreira - Portela do Fojo - Pampilhosa da Serra).

António Fernandes e Balbina Rosa casaram-se em 02/01/1872 em Pedrógão Pequeno.

De quando são seus Fernandes de Casal dos Bufos?

abraços

Carlos Eduardo
edu_uerj@yahoo.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Freg. Pedrógão Pequeno, Conc.Sertã,Castelo Branc o

#145782 | carlos luiz | 27 fev 2007 18:58 | Em resposta a: #35130

Caro Antonio Pereira

Do concelho da Sertã, em Palhais tenho um Marecelino da Cruz Maranho, nascido em 1919 filho de José da Silva, e néto do mesmo nome, de Sernache de Bomjardim, e alguns Pereiras de Sernache de Bomjarsdim!
Cumprimentos
Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Freg. Pedrógão Pequeno, Conc.Sertã,Castelo Bra

#145798 | FIGUEIRA | 27 fev 2007 21:57 | Em resposta a: #145779

Caro Carlos Eduardo,

Tenho a freguesia da Portela do Fojo bem estudada (os meus pais ainda lá nasceram), se me der os elementos posso ajudá-lo.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Freg. Pedrógão Pequeno, Conc.Sertã,Castelo Bra

#145834 | carledu79 | 28 fev 2007 01:23 | Em resposta a: #145798

Caro Nuno,

Tenho poucos dados sobre este lado. O que sei é:

Balbina Rosa, nascida em 24/09/1848 (batizada em 09/10/1848) em Pedrógrão Pequeno (Sertã), casou-se em 02/01/1872 tmb em Pedrógrão Pequeno com António Fernandes.
Balbina é filha de João Dias Botas, de Pedrógão Pequeno, e de Anna Joaquina, do lugar da Amoreira em Portela do Fojo. Seus avós maternos são Manoel Henriques Durão, tmb do lugar da Amoreira, e de Joaquina Maria, de Álvares (Góis - Coimbra??).

Se calhar, talvez você tenha conhecimento da Anna Joaquina a partir de seus pais. Ela pode ter se casado tanto em Portela quanto em Pedrógão. Supondo em 20 anos entre uma geração e outra, Anna Joaquina deve ter nascido por volta de 1828.

Se você puder ajudar, seria excelente! ; )

abraços

Carlos Eduardo

Resposta

Link directo:

RE: Freg. Pedrógão Pequeno, Conc.Sertã,Castelo Bra

#145984 | FIGUEIRA | 28 fev 2007 23:21 | Em resposta a: #145834

Caro Carlos Eduardo,

Aos 30 de Novembro de 1815 o Cura Francisco Estêvão da Serra baptizou e pôs os santos óleos a Ana, nascida na Amoreira Cimeira aos 30 do dito mês, filha, do primeiro casamento, de Manuel Henriques Durão, natural da Amoreira Cimeira, e de Joaquina Maria, natural da Carrasqueira, neta paterna de António Henriques Durão, natural da Amoreira Cimeira, e de Grácia Maria, natural do Vilar das Amoreiras, e materna de Francisco Mendes, natural da Carrasqueira, e de Ana Maria, natural da Carrasqueira; foram padrinhos o Reverendo José Henriques Barreto, Beneficiado da Colegiada da vila da Sertã, e Maria Dias, da Amoreira Cimeira; e foram testemunhas António Henriques, da Amoreira Cimeira, e Domingos Henriques, da Amoreira Cimeira: «ff. 5/5v».

Amoreira Cimeira e o Vilar das Amoreiras são duas aldeias que ficam na freguesia da Portela do Fojo, no município da Pampilhosa da Serra, Distrito de Coimbra; a Carrasqueira é uma aldeia que fica na freguesia de Alvares, no município de Góis, Distrito de Coimbra.

Daqui para trás não tenho mais porque a freguesia da Portela do Fojo só foi criada em 1793, antes disso Amoreira Cimeira pertencia a Alvares, e o Vilar das Amoreiras pertencia à freguesia da Madeirã, no munícípio de Álvaro, Distrito de Castelo Branco. Posso tentar averiguar nestas freguesias, mas não prometo ser breve.

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Freg. Pedrógão Pequeno, Conc.Sertã,Castelo Bra

#146007 | carledu79 | 01 mar 2007 00:53 | Em resposta a: #145984

Caro Nuno,

Muito obrigado pela informação! Não imaginava que fosse encontrar tão rápido. Já a tinhas registada? Ela é parente sua, ou você registou todos da freguesia?

Contudo, ocorreram-me algumas dúvidas. Ela foi batizada no mesmo dia que nasceu - 30/11/1815?
Filha do primeiro casamento?!

Você sabe de outro casamendo do Manuel Henriques Durão ou o padre registrava assim mesmo?

Agradeço também por explicar onde fica cada um desses lugares, pois sempre sofro para descobrir a que freguesia pertencem. Eu já sabia que algumas freguesias passaram de um concelho para outro e que alguns concelhos deixaram de existir, mas não sabia que um lugar mudava de freguesia, modificando as fronteiras da mesma. Vilar das Amoreiras deixou de fazer parte da freguesia da Madeirã para ser incorporada à de Portela do Fojo?

Bem, não sei até que ponto essas buscas são fáceis e práticas pra você. Como a freguesia era recente, talvez já não seja possível encontrar o Manuel Henriques Durão na Portela, certo? A não ser que ele tivesse 22 anos ou menos quando do nascimento de Ana Joaquina...

Você que conhece a região, são assim tantos Henriques mesmo? Além do pai e do avô paterno, o padrinho e as duas testemunhas também são Henriques.

Além disso, o que seria "Beneficiado da Colegiada da vila da Sertã"? Isso é algum cargo eclesiástico que ele possuía na Sertã?

A filha desta Ana nasceu na Sertã (Pedrógão Pequeno) e a Ana casou-se com alguém da Sertã, aliás, com o mesmo sobrenome da madrinha (Dias). Era filha de uma mulher de Góis. Esses deslocamentos eram assim tão fáceis?

abraços!!!

Carlos Eduardo

Resposta

Link directo:

Maranhos de Pedrógão Pequeno

#146045 | agp | 01 mar 2007 14:28 | Em resposta a: #145782

Caro Carlos Luiz

Tem a ascendência desses Maranhos e Silvas estudada? Faço a pergunta dado que a minha esposa descende de António Fernandes Maranho e Maria da Silva que casaram em Pedrogão Pequeno (Sertã) a 5.8.1742, sendo ele filho de outro António Fernandes Maranho e de Mariana André, e ela de Manuel da Silva Silveira e de Joana Fernandes.
Cumprimentos
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Freg. Pedrógão Pequeno, Conc.Sertã,Castelo Bra

#146163 | JFSF | 02 mar 2007 11:10 | Em resposta a: #145779

sao da actualidade, pois continuo a ter lá familia ( em Casal dos Bufos) , com o qual mantenho constante contacto.
como voce, necessito de despender um pouco mais de tempo com este ramo tao proximo e directo da familia.
possivelmente o senhor sera um ascendente meu...(especulando) nao terá o seu avo um irmao de nome francisco fernandes, que faleceu a 8/3/78 ( casal dos bufos)?

Resposta

Link directo:

RE: Freg. Pedrógão Pequeno, Conc.Sertã,Castelo Branco

#146169 | AQF | 02 mar 2007 12:53 | Em resposta a: #34869

Cara Maggie,

Tenho dados de pessoas com os apelidos que refere. Algumas são das regiões que pede (Pedrógão e Sertã) e a maioria de regiões vizinhas (Góis e Alvares).

Vou-lhe enviar a informação para o seu mail.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Freg. Pedrógão Pequeno, Conc.Sertã,Castelo Bra

#146171 | carledu79 | 02 mar 2007 13:55 | Em resposta a: #146163

Meu bisavô nasceu em Casal de Bufos, mas casou-se em Benavente, depois foi viver em Montijo e mais tarde em Lisboa, onde faleceu.
Não sei os nomes dos irmãos dele.

abraços

Resposta

Link directo:

RE: Freg. Pedrógão Pequeno, Conc.Sertã,Castelo Bra

#182565 | FIGUEIRA | 29 jan 2008 21:51 | Em resposta a: #146163

Caro Jaime Fernandes,

Tenho uma tia 6.ª avó que casou com António Lourenço, do Casal dos Bufos http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=118764
O seu nome é Maria Barata é irmã do meu 6.º avô Manuel Álvares de Almeida http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=346083
Tem mais informações sobre famílias do Casal dos Bufos e da freguesia do Pedrógão Pequeno, nomeadamente do Bravo (família Freire)?

Cunprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Freg. Pedrógão Pequeno, Conc.Sertã,Castelo Branc o

#187812 | carlos luiz | 11 mar 2008 13:11 | Em resposta a: #35130

Caro Antonio Pereira

Tenho um tio Marcelino da Cruz Maranho, filho, de José da Silva, do Cabeçudo, de Sernache de Bomjardim!
CumprimentosCarlos Luiz

Resposta

Link directo:

Freg Pedrógão Pequeno, Conc Sertã, Castelo Branco

#187858 | agp | 11 mar 2008 18:51 | Em resposta a: #187812

Caro Carlos Reis Luiz

Muito obrigado pela informação. Os Maranhos da minha esposa são da Aldeia Fundeira, freguesia de Pedrogão Pequeno, concelho da Sertã. Devem estar relacionados com o Marcelino da Cruz Maranho que refere.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Freg. Pedrógão Pequeno, Conc.Sertã,Castelo Branco

#260151 | FIGUEIRA | 08 ago 2010 13:57 | Em resposta a: #37328

Caríssimo(a),

Poderá ajudar-me no tópico Família Freire da aldeia do Bravo (Pedrógão Pequeno, Sertã): http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=260138&fview=c

Desde já agradecido,
Cumprimentos,

Nuno Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Freg Pedrógão Pequeno, Conc Sertã, Castelo Branco

#260152 | FIGUEIRA | 08 ago 2010 13:58 | Em resposta a: #187858

Caríssimo(a),

Poderá ajudar-me no tópico Família Freire da aldeia do Bravo (Pedrógão Pequeno, Sertã): http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=260138&fview=c

Desde já agradecido,
Cumprimentos,

Nuno Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Freg. Pedrógão Pequeno, Conc.Sertã,Castelo Branc o

#260153 | FIGUEIRA | 08 ago 2010 13:58 | Em resposta a: #114226

Caríssimo(a),

Poderá ajudar-me no tópico Família Freire da aldeia do Bravo (Pedrógão Pequeno, Sertã): http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=260138&fview=c

Desde já agradecido,
Cumprimentos,

Nuno Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Freg. Pedrógão Pequeno, Conc.Sertã,Castelo Branc o

#260154 | FIGUEIRA | 08 ago 2010 13:59 | Em resposta a: #35206

Caríssimo(a),

Poderá ajudar-me no tópico Família Freire da aldeia do Bravo (Pedrógão Pequeno, Sertã): http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=260138&fview=c

Desde já agradecido,
Cumprimentos,

Nuno Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Freg. Pedrógão Pequeno, Conc.Sertã,Castelo Branco

#260212 | jliberato | 09 ago 2010 09:29 | Em resposta a: #260151

Caro Nuno Figueira,
O que tenho desta região é o que está nos tópicos que lancei sobre a Sertã, Marmeleiro, Troviscal, bem como alguma informação dispersa que tenho introduzido na base de dados.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 01:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen