Manuel Marques Velho, FCCR

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Regiões | Famílias

Manuel Marques Velho, FCCR

#34877 | Portuguez | 05 fev 2003 01:03

Caros Confrades

Agradeço qualquer informação sobre Manuel Marques Velho, FCCR, e sua família. Sei apenas que era do lugar de Água Levada, concelho de Azurara da Beira, agora Mangualde. Consta numa sentença de nobreza de 1781 como pertencendo a uma das principais famílias da comarca, os seus ascendentes tendo o foro de Fidalgos Cavaleiros, e primo direito de Miguel António Pereira Tenreiro de Albuquerque, o armoriado.
Obrigado desde já.

Alexandre Tavares Festas

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Marques Velho, FCCR

#34881 | Conde | 05 fev 2003 09:05 | Em resposta a: #34877

Caro Confrade:
O Lourenço Correia de Mattos tem um bastante completo título dos Albuquerques de Moimenta de Maceira Dão que o poderá ajudar.Esse Senhor que refere creio que é Marques de Albuquerque,dos mesmos que ele apanha.Eu estaria muito interessado nessa justificação.Vai publicar?
Agradeço e cumprimento.

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Marques Velho, FCCR

#34893 | Portuguez | 05 fev 2003 12:43 | Em resposta a: #34881

Caro Conde

Realmente, sendo «primo por inteiro grau de consanguinidade» do armoriado, deve sê-lo pelo lado Marques, e em consequência filho de um irmão do pai do mesmo, Capitão Manuel Marques de Albuquerque. Mas sempre lhe referem o apelido Velho usado depois do Marques. Tendo o armoriado pouco + ou - 20 anos por altura deste processo, não me parece que um seu primo direito fosse suficientemente idoso para ser repetidamente designado Velho no texto se não fosse apelido. Mas posso estar enganado.

Espero que o LCM me forneça amanhã ao almoço esses dados que simpaticamente me referiu. Quanto à sentença de nobreza, procedo neste momento à sua scannerização, e posso enviar-lha caso tenha interesse (são 54 pgs. manuscritas quase que A4). Não pensara ainda em publicá-la, mas caso alguma revista genealógica ou heráldica esteja interessada em fazê-lo, facultarei o texto com todo o gosto. É texto demasiado extenso para a obra que trago em mãos, mesmo em apêndice.
Cumptos.
Portuguez

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Marques Velho, FCCR

#34940 | Conde | 06 fev 2003 08:39 | Em resposta a: #34877

Caro Confrade:
O Velho não é, nesta altura, alcunha distintiva,mas sim apelido mesmo.Dos Albuquerques de Moimenta de Maceira Dão este ramo é o que mais se distinguiu.Seria interessante descobrir o entroncamento que não deve andar longe dos de Mangualde.Veja nos Albuquerques da Beira, nessa linha,uma anotação do Rosado.O ramo Ribeiro de Albuquerque decaiu muito, mas era proeminente pois os progenitores foram enterrados no altar-mór do Convento de Moimenta.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Marques Velho, FCCR

#35326 | Portuguez | 11 fev 2003 22:05 | Em resposta a: #34940

Caro Confrade

Por acaso sabe dizer-me se existe alguma coisa publicada sobre a família Velho? Penso que haveria interesse também em analisar os Marques, depois aliados tanto aos Albuquerque como aos Velho, que me parecem ter estabelecido localmente uma rede de património fundiário, de que um indício pode ser a transmissão do apelido por via feminina.
Cumprimentos

Portuguez

Resposta

Link directo:

RE: Velhos

#35339 | jpcmt | 12 fev 2003 11:04 | Em resposta a: #35326

Meu Caro Alexandre:
Sobre os antigos "Velhos" há, pelo menos, a obra de Ayres de Sá "Frei Gonçalo Velho", publicada, em 2 volumes, pela Imprensa Nacional (1899/1900).
Trata e documenta a ascendência paterna e materna de Frei Gonçalo e relata a vida do descobridor. É um livro bem interessante.
Um abraço,
João

Resposta

Link directo:

Frei Gonçalo Velho

#35376 | Portuguez | 12 fev 2003 18:48 | Em resposta a: #35339

Meu Caro João

Agradeço reconhecido a sua indicação, que irei consultar assim que puder. Os Velhos com mais interesse para mim, no entanto, seriam os Velhos de setecentos na Beira, talvez oriundos dos do Minho. Só com muita sorte encontrarei alguma coisa publicada sobre eles, mas nunca se sabe.

Um abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 01:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen