Pimenteis, Morgado de Semelhe

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Bibliografia

Pimenteis, Morgado de Semelhe

#35015 | Vasco Jácome | 06 fev 2003 21:46

Felgueiras Gayo no ttº de Pimenteis §1 traça a linha continuadora dos Morgados de Semelhe através de Diogo Gonçalves Pimentel (N5), filho de Gonçalo Anes Pimentel, que aqui pode ser visto em: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=61070.

Mas Bernardo Vasconcelos e Sousa, em “Os Pimenteis – Percursos de uma Linhagem da Nobreza Medieval Portuguesa”, não dá este filho Diogo a Gonçalo Anes, mencionando apenas Álvaro Gonçalves Pimentel, João Rodrigues Pimentel, Leonor Gonçalves Pimentel (ver pág. 194) e o bastardo Estevão Gonçalves (ver pg. 267).

O mesmo acontece com Manuel de Sousa da Silva no seu ttº de Pimenteis (pg. 467 do vol. I do seu Nobiliário).

Aliás, estes autores nem sequer falam neste morgado ou qualquer território em Braga ligado a esta família.

Então, qual a verdadeira genealogia dos Pimenteis de Semelhe? Alguém conhece outras fontes que falem deles? A “Pedatura Lusitana”, por exemplo?

Obrigado pela atenção,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Pimenteis, Morgado de Semelhe

#35033 | vbriteiros | 07 fev 2003 00:15 | Em resposta a: #35015

Caro Vasco Jácome
No meio de escrituras antigas dos meus terrenos em Braga, existe esta nota:
o Sr. Manuel da Rocha Pimentel emprazou o Cazal de Torneiros a Francisco de Freitas por escritura lavrada pelo Tabeliâo Domingos Francisco Pereira em 30 de Julho de 1670 , com o foro de 250 reis.
Este terreno fica em Santo André de Gondizalves e foi adquirido pelo meu 4º avô, Dr António Plácido Brandão Pereira com outros terrenos em 3 de Março de 1784.
Este foro continuou a ser pago ao " Morgado de Semelhe ", que numa escritura posterior assina "Portocarrero" e na remissão deste foro em 20 de Abril de 1875 , assina D. Maria Felizarda Pereira do Lago e seu marido Henrique Freire de Andrade Coutinho Bandeira.
Por vezes são mencionados os Lagos da Rua de S. João. Parece-me que estes foram os herdeiros do Morgadio de Semelhe. Será?
Creio que o Nobiliário Cortegaça tem a ascendência destes morgados!
Um abraço
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Pimenteis, Morgado de Semelhe

#35035 | vbriteiros | 07 fev 2003 00:28 | Em resposta a: #35015

Caro Vasco
Encontrei outra nota e corrijo a mensagem anterior. O Nobiliário Alentem .
Daí tirei:
João da Rocha Pimentel, Morgado de Semelhe casou com D. Ana Leite ( FG tt Rebello pag 121)
tiveram Manuel da Rocha Pimentel cc D.N. e tiveram Jeronimo da Rocha Pimentel, Morgado de Semelhe.
Veja depois ff António Alvares Tinoco, Morgado de Semelhe, casado com D. Ana Pimentel ( FG tt Costas, pag 128)
Estas notas estão um pouco confusas terei que as rever na BMP
Abç
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Pimenteis, Morgado de Semelhe

#35122 | Vasco Jácome | 07 fev 2003 22:27 | Em resposta a: #35035

Caro Vasco Briteiros

Obrigado pela rápida resposta.
Esses que refere são bem conhecidos: Manuel da Rocha Pimentel será o que está no Canaes de Figueiredo no costado 56 (Gayo ttº Rebelos §9 N16) c.c. Angela da Costa Coelho e D. Maria Felizarda Pereira do Lago, na apostila 56 (vol. I, pg. 315) das “Ultimas Gerações”

Manuel da Rocha Pimentel é filho de João da Rocha Pimentel, Morgado de Semelhe e m.er D. Ana Leite (Gayo ttº Rebelos §9 N15). Antes de c. c. Angela da Costa Coelho, c. 1ª c. D. Ursula fª de Francisco Vaz Tinoco e tiveram o Jerónimo da Rocha Pimentel que c. c. D. Angela Gamboa SG

Mas o meu problema é entroncar nos Pimenteis Maria Natália Pimentel de Araújo da Rocha, aqui em
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=122327
e no Gayo ttº de Pimenteis §21 N 12. Era neta de Bento da Rocha Pimentel, Sr. da Casa de Santo Adrião, FCA com carta referida nos Brasões Inéditos (Nº 95, pg. 32), Sanches de Baena (Nº 418, pg. 107) e ainda por Vaz Osório nas “Pedras de Armas”.

A questão está na ligação que referi na minha mensagem e que parece duvidosa principalmente depois dos que escreveu Bernardo Vasconcelos e Sousa.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Pimenteis, Morgado de Semelhe

#35158 | vbriteiros | 09 fev 2003 01:57 | Em resposta a: #35122

Caro Vasco Jácome
1 - Posso considerar João Rodrigues Pimentel como o 1º Morgado de Semelhe? Gayo dá a data de constituição do Morgadio e cita a Capela?
Semelhe não apresenta indícios de ter tido uma sede de Morgadio, Casa ou Capela.

2 - Procuro uma Joana Maria de São Bento vivendo no Recolhimento de S. Domingos da Tamanca cerca de 1796, que devia ser da familia do Morgado de Semelhe. devia ser uma geração a seguir a Manuel da Rocha Pimentel Ainda não consegui saber se ela era freira ou não.
Agradeço desde já a informação que me possa facultar.
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Pimenteis, Morgado de Semelhe

#35168 | Vasco Jácome | 09 fev 2003 11:54 | Em resposta a: #35158

Caro Vasco Briteiros

1- Sim. Isto segundo Gayo, e se se refere ao João Rz Pimentel, neto do Meirinho D. Vasco Martins Pimentel e que está aqui em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=61070
Não vejo qualquer referência a capelas, nem data de instituição.

2-Não. Encontro várias freiras nas gerações seguintes, mas nenhuma Joana, freira ou não. O que o faz levar a pensar que é de Semelhe?

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Pimenteis, Morgado de Semelhe

#35209 | vbriteiros | 09 fev 2003 20:21 | Em resposta a: #35168

Caro Vasco Jácome.
Obrigado pela confirmação do 1º Morgado.
O que me leva a julgar D. Joana Maria de São Bento como da família dos Morgados de Semelhe, são os documentos de quitação de foros que eram pagos ao "Lagos" da rua de S. João e que ainda não estudei devidamente. Estou a fazer uns estudos rudimentares de paleografia para os entender.
Entretanto consegui:
1- O manuscrito nº 1594 da col. SM da BMP tem a ascendencia de José Joaquim Ribeiro de Araujo Pimentel . Conhece?
2-O arquivo do Morgadio de Semelhe deveria estar em Sezim!
Cumprimentos
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Pimenteis, Morgado de Semelhe

#35216 | Vasco Jácome | 09 fev 2003 22:11 | Em resposta a: #35209

Caro Vasco Briteiros

Em relação à Joana, continuo a não encontrar nada. Nem Gayo, nem manuscrito de Sousa Machado. Pode ainda tentar consultar o trabalho de Domingos Affonso sobre os Pereira do Lago, publicado numa Bracara Augusta. Não sei é qual...

Desconheço inteiramente esse manuscrito 1594.

Porque é que o arquivo de Semelhe deveria estar em Sezim?

Cumprimentos,
Vasco Jácome
PS: repito que a identificação do 1º morgado de Semelhe é feita por Gayo. Será mesmo assim?

Resposta

Link directo:

RE: Pimenteis, Morgado de Semelhe

#35246 | vbriteiros | 10 fev 2003 15:36 | Em resposta a: #35216

Caro Vasco Jácome
Obrigado pela dica dos PL na BA. Vou procurar esse trabalho do Dr. Domingos.
O manuscrito 1594 é parte dos manuscritos que a BMO adquiriu após o falecimento do seu Tio. Já os tenho consultado (estavam nos reservados).
Se pretender posso passar-lhe a lista abreviada dos títulos para o seu e-mail.
Quanto ao arquivo do Morgado de Semelhe estar em Sezim, é uma teoria minha baseada no facto de ver assinalado nas Nobres Casas de António Lambert Pereira da Silva, que D. Maria Henriqueta Freire de Andrade, filha (única??) de D. Maria Felizarda Pereira do Lago , foi senhora do Morgadio de Semelhe,da Casa dos Lagos e do Morgadio de Santo Antão( depois da sua informação já corrigi para Adrião) em Braga.
D. Maria Henriqueta casou com o 1º Barão de Pombeiro de Riba Vizela senhor da Casa de Sezim e do Paço de Pombeiro etc... Nesta época Sezim era habitada.
Na notícia sobre o Paço de Pombeiro, o autor refere que à época o Paço não era habitado.
Cheguei a fazer uma tentativa de contacto com os donos do Paço através de uma Tia minha , que entretanto faleceu, ficando o assunto em espera.
Dada a antiguidade do Morgadio presumo que exista larga documentação.
Abç.
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Pimenteis, Morgado de Semelhe

#35276 | Vasco Jácome | 10 fev 2003 19:50 | Em resposta a: #35246

Caro Vasco Briteiros

Agradeço-lhe esses esclarecimentos. Está tudo nas “Ultimas Gerações”, mas não me tinha dado ao trabalho de verificar essa ligação...

Quanto à lista dos títulos do meu Tio, realmente agradecia-lhe. Mais uma vez, em casa de ferreiro... :)

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

Pimenteis, Morgado de Semelhe

#429009 | FbR0cha | 20 nov 2020 00:39 | Em resposta a: #35122

Boa noite a todos e todas!

Faz muito tempo que procuro o assento de batismo deste Manuel da Rocha Pimentel, filho de João da Rocha Pimentel e Anna Leite, moradores em São João do Souto

Segundo Inquirição de Genere de um sobrinho-neto, ele seria irmão do Abade Sebastião da Rocha Pimentel, de Paredes Secas. No entanto, segundo Gayo, no que diz respeito ao Rabellos, ele é sobrinho dele.

O que acontece é que encontrei um Sebastião da Rocha Pimentel, filho de João da Rocha Pimentel e Anna Leite, nascido em Santa Maria do Prado em 12.03.1622, mas
não encontro mais nenhum filho deste casal.


Peço ajuda para encontrar o assento de nascimento deste Manuel da Rocha Pimentel.

Obrigado.

Cumprimentos,

Fábio Rocha

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 08:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen