Famílias Bernardes e Hipólito - Torres Vedras

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Famílias Bernardes e Hipólito - Torres Vedras

#3505 | MABEL | 19 abr 2001 20:53

Segundo informação dos elementos mais velhos da família o meu bisavô que se chamava José Bernardes era oriundo da zona de Torres Vedras, Ponte de Rol ou zonas circundantes. Mais me referiram que esta Família Bernardes de algum modo estava ligada à Família Hipólito também daquela zona e tradicionalmente ligada à actividade vitivinícola. Gostaria que alguém me desse alguma informação para poder proceder à pesquisa.
Agradecida

Anabela Adónis

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Bernardes e Hipólito - Torres Vedras

#3580 | JAC | 24 abr 2001 10:06 | Em resposta a: #3505

Ligado à casa Senhorial do infante D.Henrique existiu Antão Bernardes, morador no Turcifal (Torres Vedras), nomeado Escudeiro em 1455.
A.N.Torre do Tombo, Chanc. de D. Afonso V, 1.15, fl.130.
Monumenta Henricina, vol. XII, pp. 167-168

Cumprimentos

José Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Bernardes e Hipólito - Torres Vedras

#3768 | MABEL | 04 mai 2001 01:18 | Em resposta a: #3580

caro José Coutinho
agradeço-lhe imenso a informação... é concerteza um bom ponto de partida.
Anabela Adónis

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Bernardes e Hipólito - Torres Vedras

#3803 | lareiro | 04 mai 2001 23:15 | Em resposta a: #3768

conheço algumas pessoas da familia hipolito de torres vedras. se quiser posso fornecer alguns dados sobre elas.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Bernardes e Hipólito - Torres Vedras

#3808 | MABEL | 05 mai 2001 03:30 | Em resposta a: #3803

Caro Lareiro

Desde já agradeço-lhe a sua atenção.
O meu e-mail é anabela.adonis@clix.pt.
Conforme referi no tópico, gostaria de saber quais as relações (se as houver!) entre a família Hipólito e a família Bernardes, uma vez que ao que sei o pai da minha avó paterna era membro da família Hipólito ou teria algumas ligações á mesma.
Cumprimentos
Anabela Adónis

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Bernardes e Hipólito - Torres Vedras

#3809 | MABEL | 05 mai 2001 03:31 | Em resposta a: #3803

Caro Lareiro

Desde já agradeço-lhe a sua atenção.
O meu e-mail é: anabela.adonis@clix.pt.
Conforme referi no tópico, gostaria de saber quais as relações (se as houver!) entre a família Hipólito e a família Bernardes, uma vez que ao que sei o pai da minha avó paterna era membro da família Hipólito ou teria algumas ligações á mesma.
Cumprimentos
Anabela Adónis

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Bernardes e Hipólito - Torres Vedras

#103450 | val_rj | 20 out 2005 00:45 | Em resposta a: #3803

se puderem a me ajudar no sentido de saber se ainda existe um parente meu em Meda, eu ficaria muito grata. Vi foto Conc de Meda na internet, fiquei maravilhada, meu pensamento foi " uma mulher tão especial como foi minha avó (Teresa de Jesus) só poderia ter neascido num lugar lindo como esse!"

Teresa de Jesus - nascida em 1909.
Mãe: Maria Claudina
Pai: desconhecido
Avós maternos: Iria Josefa Theodoro e Luiz Hipolito Merciana. Todos moradores de Meda

Minha bisavó , Maria Claudina , teve outros filhos antes : Herminia da Conceição e Jos[e Lopo , filhos de Bento Martis que era irmão de Emília Martins Braga casada com Antonio Jose P Braga.

Se isso pode ajudar. Fico feliz.
Abraços

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Bernardes e Carvalho Ribeiro

#171971 | IsabelFont | 07 nov 2007 13:59 | Em resposta a: #3505

Boa tarde,
Cara Anabela Adónis,

Alguns anos depois, eis-me á procura de familiares de colaterais.
Chegou a encontrar antepassados de nome Bernardes ou Carvalho Ribeiro, nesta zona de Torres Vedras?

Estou agora pesquisando para uns meus colaterais e estou a ter dificuldade em prosseguir.
Tenho o casamento de:
1. Maria José Bernardes de Carvalho Ribeiro, com Rui Veiga Gouveia de Almeida.
ela filha de
2. João de Carvalho Ribeiro, e de
3. Maria José Bernardes
4. João da Silva Ribeiro
5. Maria Melânia de Carvalho

Conhece alguém destas paragens?
Poder-me-á ajudar?

Cumprimentos
Mª Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Bernardes e Carvalho Ribeiro

#172080 | zedamas | 08 nov 2007 11:40 | Em resposta a: #171971

em pesquisa que tenho feito nos R:P da Freguesia de Stª Mª do Castelo encontrei famila com apelido Carvalho, n aQuinta de S: Gião, mas não tenho nada de concreto, pois, não era de meu interesse.

cumprimentos
damas

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Bernardes e Carvalho Ribeiro

#172168 | shgil | 09 nov 2007 10:15 | Em resposta a: #171971

Tenho uma ascendência Bernardes até 1600 da Lobagueira, hoje Encarnação e Ponte de Rol que distam menos de 20 Km de Torres Vedras. Posso enviar por email. shgilarrobasapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Bernardes e Carvalho Ribeiro

#172185 | IsabelFont | 09 nov 2007 13:20 | Em resposta a: #172168

Caro(a) confrade SHGIL,

Muitíssimo obrigada pela sua amabilidade; pode ser que encontre familiares comuns. É sempre um ponto de partida muito bom. O meu e-mail é isafontouraarrobasapopontopt.

Cumprimentos
Mª Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Bernardes e Carvalho Ribeiro

#174817 | asrosa | 30 nov 2007 11:25 | Em resposta a: #171971

Bom dia,
de facto na minha pesquisa, encontrei alguns ascendentes de apelido Bernardes da região de Torres Vedras:
- JACYNTHO BERNARDES: 1825 Serra da Vila - Torres Vedras
- JOSÉ ANTÓNIO BERNARDES: 1799 Serra da Vila - Torres Vedras
- JOAQUIM BERNARDES: 1775 Serra da Vila - Torres Vedras
- MANUEL BERNARDES

Cumprimentos,
Sérgio Rosa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Bernardes e Carvalho Ribeiro

#176627 | MABEL | 15 dez 2007 23:56 | Em resposta a: #174817

Boa noite
Obrigada a todos pelas informações relativas à família Bernardes.
A minha avó paterna tinha de facto um tio que se chamava Manuel Bernardes (bem como um irmão!) e que seria de Ponte de rol ou de Torres Vedras. Atendendo a que a minha avó paterna nasceu em 1902, admito que possa ser este manuel bernardes que nomeou...
Certeza apenas tenho que o pai dela josé bernardes era de ponte de rol e filho de joão bernardes e de inocência rosa...
se me puderem adiantar algo mais agradeço

Saudações
Anabela Adónis

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Bernardes e Carvalho e Ribeiro

#237319 | IsabelFont | 25 ago 2009 03:09 | Em resposta a: #176627

Cara Confrade
Anabela Adónis,

Hoje, passados quase 2 anos, pouco evoluí.
No entanto adianto que:
Continuo á procura de familiares de colaterais.
Chegou a encontrar mais antepassados de nome Bernardes ou Carvalho ou Ribeiro, nesta zona de Torres Vedras?

Estou agora pesquisando para uns meus colaterais e estou a ter dificuldade em prosseguir.
Tenho o casamento de:
1. Maria José Bernardes de Carvalho Ribeiro, com Rui Veiga Gouveia de Almeida, em 3 de Julho de 1941, na Igreja do Turcifal - Torres Vedras,
em que ela, Maria José, era filha de
2. João de Carvalho Ribeiro, e de
3. Maria José Bernardes de Abreu, casados em 17 Fevº 1909, também no Turcifal
4. João da Silva Ribeiro
5. Maria Melânia de Carvalho
6. Domingos Bernardes, talvez nascido cerca de 1885, não sei onde (?)
7. Maria das Dores de Abreu, talvez nascida no Carvalhal (Turcifal) cerca de 1885 (?)

Evoluiu na pesquisa destes Bernardes?
Poder-me-á ajudar?

Cumprimentos
Mª Isabel

Resposta

Link directo:

Famílias Bernardes e Hipólito - Torres Vedras

#417467 | hamilton novais | 29 ago 2019 10:43 | Em resposta a: #3803

Prezado Lareiro,
em pesquisa ao site GENEALL, acabei encontrando seu post acerca de ter refer~encias sobre familia Hipolito.

Estou em busca de localizar o assento de nascimento da Sra. MARIA APARECIDA SILVA, a mesma nasceu em terras portuguesas em 03/04/1951 em Portugal (não sabe qual o Concelho, Distrito ou Freguesia) a mesma saiu de Portugal com aproximadamente 01 ano de idade, e foi com seus pais Sr. JOSÉ HIPOLITO DA SILVA, Sra. sua mãe CECILIA ROCHA DA SILVA e sua irmão mais velha MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA, todos portugueses.

Em meados do ano de 1952, ao chegar na cidade de São Paulo (Brasil), foi deixada com a irmã, e que após um acidente aéreo com a morte dos pais, a irmã deixou a Sra. MARIA APARECIDA SILVA em um convento na referida cidade de São Paulo, onde veio a pegar fogo anos após, ficando sem documentos e registros, e que anos depois ao casar-se é que foi retirado no Brasil, uma certidão de casamento, sendo apresentada como brasileira, contudo a nacionalidade da mesma é portuguesa, ficando por anos sem identificação.

E que a mesma não sabe nada sobre sua origem, apenas que é portuguesa e filha de portugueses, com os nomes citados acima, e mais nada.

Diante disso, gostaria de saber a possibilidade de encontrar o assento de nascimento da mesma, para que desse a ela o direito de requerer sua nacionalidade portuguesa.

Contudo não sei mais onde buscar informações, e gostaria de vossa ajuda.

No mais me coloco à inteira disposição para dirimir mais esclarecimentos, com meus melhores cumprimentos.

Cordialmente

Hamilton Novais

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 20:19

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen