Famílias de Tânger

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Famílias de Tânger

#3520 | rmfrp | 20 abr 2001 16:56

Boa tarde.

No âmbito das pesquisas sobre a minha família deparei-me nos últimos tempos com uma verdadeira chuva de antepassados oriundos da cidade de Tânger. De repente, em poucos dias, três ramos distintos da minha família levaram-me para esta antiga praça portuguesa.

Graças ao livro "Registos Paroquiais da Sé de Tânger", que reproduz os livros de casamentos de 1582 a 1678 (com índices!), a minha pesquisa teve grandes progressos. Mas como cada resposta suscita várias perguntas, agradecia qualquer informação relacionada com a origem das famílias de Tânger em geral, e em particular com os seguintes apelidos e conjuntos de apelidos, que surgem nos meus antepassados naturais e/ou residentes na cidade nos séculos XVI e XVII:

Álvares, Álvares Pereira, Azevedo, Bogalho, Borges da Costa, Borges Lobo (originário de uma união entre Borges da Costa e Lobo de Sampaio), Caldeira, Carvalho, Castelino, Coelho, Costa, Dias, Domingues, Dorta de Andrade, Fernandes, Fernandes Baptista, Gonçalves, Inglês, Leitão, Lobo de Sampaio (originário do casamento entre Diogo Fernandes de Sampaio e Tomásia Loba, nascidos c. 1550, residentes em Lisboa), Lopes, Mimoso, Miranda, Pittis, Rodrigues, Rodrigues das Fustas, Rodrigues Pereira, Travassos.

Toda a ajuda será bem-vinda!

Obrigado pela atenção.

rmfrp

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tânger

#3536 | rafael mião | 21 abr 2001 18:06 | Em resposta a: #3520

Caro rmfrp
A respeito do apelido-Mimoso-achei interessante ter deparado esta tarde com este apelido na obra"Tombo Heráldico do Nordeste Transmontano" 1.º vol.da autoria de J.G.Calvão Borges.Como não sei se será do seu conhecimento lembrei-me de lhe enviar esta informação;porque deve ser de sua Família. Trata-se do Doutor Manoel da Costa Mimozo ,Desembargador e Corregedor do Cível da Corte e da Casa da Suplicação(reinado de D.João V).Agora interesso-me também pelas famílias transmontanas porque o meu neto,por minha nora, tem antepassados desta província.E sobre as investigações de que me falou e de interesse mútuo,como vão?
Com amizade
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tânger

#3539 | rmfrp | 21 abr 2001 22:21 | Em resposta a: #3536

Caro Senhor Rafael Carvalho:

Muito obrigado pela sua informação. Creio, no entanto, que o Dr. Manoel da Costa Mimozo que referiu pertencerá a um outro ramo da família Mimoso que não o meu. A pesquisa que fiz de antepassados com este apelido levou-me do Algarve até Tânger, mas numa época já anterior à de D. João V. A antepassada mais antiga que registo com este apelido terá nascido por volta de 1560 em Tânger.

É interessante verificar que tenho entre os meus antepassados um Doutor Mimoso quase contemporâneo do que referiu. Só que este, o Dr. António Rodrigues Nogueira Mimoso, era médico e vivia em Faro.

Não tinha conhecimento da existência de Mimosos em Trás-os-Montes. Sabia, no entanto, que existia uma família Mimoso noutra região do país que não o Algarve. Pensava tratar-se de uma família independente, mas agora inclino-me para a possibilidade de haver apenas uma família Mimoso, daí que queria saber quem levou este apelido para Tânger.

Quanto ao outro assunto que referiu, penso que seremos parentes já que sou descendente de Martim Vaz Mascarenhas (da Capitoa). Afinal, muitos dos nomes que descobrira em registos paroquiais já se encontravam no título de Mascarenhas do livro "Famílias Nobres do Algarve" do Visconde de Sanches de Baena.

Obrigado pela atenção.

rmfrp

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tânger

#3561 | Freire de Andrade | 23 abr 2001 09:39 | Em resposta a: #3520

Caro RMFRP

Ao aceder à ref:Famílias de Tânger, verifiquei que V.Ex.a tem na sua ascendência gente de apelido Inglês reportada a Tânger. Sabe porventura se essa gente está relaciondada com a família Inglês de Tavira, muito concrectamente com a família do Licenciado Francisco Gomes Inglês, médico em Tavira em 1660? É que eu sou descendente, por minha mãe, desse tal licenciado. Aliás a minha mãe ainda usa o apelido Inglês. Conhece o que se encontra escrito pelo Dr.Adolfo da Fonseca Magalhães da Costa e Silva (2º Conde da Folgosa) sob o título -Apontamentos para a genealogia da família Inglez de Tavira, descendente do licenciado Francisco Gomes Inglez, médico em Tavira em 1660 -Ramo de Portugal e Ramo do Brasil - in Armas e Troféus, Tomo III e IV (1982 e 1983)? Muito agradecia a V.Ex.a caso me pudesse adiantar eventual relacionamento entre o dito licenciado e a família Ingllês de Tânger. Se pretender contactar-me pelo meu e-mail pode fazê-lo para o seguinte:
luisfreiredeandrade@hotmail.com
Desde já grato pela sua atenção, subscrevo-me com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tânger

#3573 | rmfrp | 24 abr 2001 00:13 | Em resposta a: #3561

Caro Senhor Luís Freire de Andrade:

Sei por enquanto muito pouco sobre os meus antepassados com o apelido Inglês. Foi apenas há alguns dias que descobri a primeira pessoa na minha família com este apelido, a minha 10a. avó Simoa Inglesa, à qual se juntou a avó paterna desta, também Simoa Inglesa. São ambas de Tânger.

O meu 9. avô António Carvalho da Costa, filho de Simoa Inglesa (neta), é natural de Tavira e casou em 1698 nessa mesma cidade. Parece-me assim real a possibilidade de um parentesco.

Terei o maior prazer em fornecer-lhe mais detalhes sobre estas pessoas, mas só o poderei fazer dentro de alguns dias, já que a informação que recolhi ainda está em bruto.

Obrigado pela atenção.

rmfrp

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tânger

#3574 | rmfrp | 24 abr 2001 00:17 | Em resposta a: #3520

Boa noite.

Tendo continuado a investigar a minha ascendência de Tânger, posso acrescentar aos apelidos anteriores os seguintes: Andrade, Cabeças, Gomes, Guerra, Mendes.

Obrigado pela atenção.

rmfrp

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tânger

#3577 | rafael mião | 24 abr 2001 08:18 | Em resposta a: #3574

Meu caro Senhor
Já agora aproveito "a boleia"pode ser que encontre também alguém dos apelidos com que iniciei o tópico"famílias algarvias âmb......",porque,em princípio,interessam-me.Possuo a obra referida,mas ainda não a consultei devidamente.
Com amistosos cumprimentos e ao dispor

Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tânger

#3585 | Freire de Andrade | 24 abr 2001 17:06 | Em resposta a: #3573

Caro RMFRP

Muito obrigado pela sua pronta resposta.
Tal como me refere também a mim me parece existirem fortes possibilidades da família Inglês de Tânger ter parentesco com a família do mesmo apelido oriunda de Tavira. Grato lhe fico se me mantiver a par das suas investigações.
Assim, até breve,
Com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tânger

#3589 | rafael mião | 24 abr 2001 18:19 | Em resposta a: #3577

Meu caro rmfp
Esqueci-me de lhe dizer,caso lhe interesse tenho a ReVISTA"aRmas &Troféus"referida que lhe enviarei fotocópia para a sua casa,e outros apontamentos importante que tenho sobre a família- Aboim Inglês e outros.Parece-me que tenho a sua direcção ou então para o meu e-mail,pois pode ser confusão minha.
Cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tânger

#3590 | rmfrp | 24 abr 2001 20:19 | Em resposta a: #3585

Caro Senhor Luís Freire de Andrade:

Conforme prometido, aqui estão os dados que tenho sobre o ramo da minha família em que surge o apelido Inglês. Começo no meu 9. avô António Carvalho da Costa, filho de Simoa Inglesa, já que embora os seus antepassados paternos não devam estar relacionados com o apelido Inglês, também estão ligados a Tavira.

À excepção daqueles em que a naturalidade é referida explicitamente, todos são naturais de Tânger ou pelo menos residentes nessa cidade. O mesmo se aplica ao local dos casamentos.

1 - ANTÓNIO CARVALHO DA COSTA, natural de Tavira, casou em 31.8.1698 em Santiago (Tavira) com Isabel Rodrigues Travassos, natural de Portimão, filha de Francisco Rodrigues Travassos e Bárbara Lopes, naturais de Tânger (ou pelo menos assim diz no registo do casamento da filha - não encontrei o casamento deste casal nem em Portimão, nem em Tânger).

*** PAIS ***

2 - AGOSTINHO CARVALHO, que casou em 14.6.1654 com...
3 - SIMOA INGLESA

(N. 2 tinha irmão: Pedro da Costa, que casou em 2.8.1660 com Maria Álvares)
(N. 3 tinha irmãs: Beatriz Francisca, que casou em 29.10.1645 com João Gracia; Joana Gonçalves, que casou em 11.9.1651 com António Viles)

*** AVÓS ***

4 - GASPAR DA COSTA, que casou em 15.10.1625 com...
5 - JERÓNIMA DO ROSÁRIO
6 - MANUEL FERNANDES BAPTISTA, viúvo de Margarida Vaz (cas. 19.6.1617), que casou em 25.10.1618 com...
7 . ISABEL RODRIGUES ÓRFÃ

(N. 4 tinha irmã: Guiomar Dias, que casou em 4.9.1625 com Fernão Rodrigues, irmão da N. 5)
(N. 5 tinha irmãos: António Carvalho, que casou em 10.1.1610 com Brites Correia; Domingas Carvalha, que casou em 11.1.1615 com António Rodrigues; Fernão Rodrigues, que casou em 4.9.1625 com Guiomar Dias, irmã do N. 4)
(N. 6 tinha irmãos: Joana Brandoa, que casou em 6.6.1605 com Diogo Soares de Brito; João Baptista, que casou em 29.7.1618 com Geneza Pinta)
(N. 7 não tenho irmãos registados)

*** BISAVÓS ***

8 - JOÃO DA COSTA, que casou em 7.7.1595 com...
9 - ANA DE MIRANDA
10 - AGOSTINHO CARVALHO
11 - ANTÓNIA RODRIGUES
12 - DOMINGOS FERNANDES, natural de Lisboa
13 - SIMOA INGLESA
14 - FRANCISCO RODRIGUES, cavaleiro, que casou em 26.6.1595 com...
15 - MARIA MENDES, viúva de Pero Mateus (cas. 22.9.1589)

*** TRISAVÓS ***

16 - GASPAR DA COSTA
17 - BRITES DE AZEVEDO
18 - PERO FERNANDES, que casou em 10.10.1584 com...
19 - GUIOMAR DIAS
20/27 - ?
28 - JOÃO RODRIGUES
29 - BRITES ÁLVARES
30 - SIMÃO MENDES
31 - ISABEL FERNANDES


Algumas notas adicionais:

- Não sei a que título Francisco Rodrigues, N. 14, era cavaleiro, mas a verdade é que no casamento de 6 e 7 ele é referido como "Francisco Rodrigues defunto cavaleiro". A palavra "defunto" entre o nome e o título afasta a possibilidade de se tratar de um apelido.
- Em alguns casamentos cerca de 1620 aparece como padrinho um capitão Pero Fernandes, que não sei se é o N. 18 ou outra pessoa (trata-se de um nome comum).
- A data do casamento de 18 e 19 não é gralha. A do casamento da filha (Ana de Miranda, N. 9), também não. Medeiam menos de 11 anos entre as duas, o que nos deixa duas possibilidades: ou Ana de Miranda era filha ilegítima e os pais casaram depois de ela nascer... ou casou com 10 anos ou menos. Neste ponto limito-me a reproduzir o início do assento do casamento de Ana de Miranda: "Aos sete do mês acima dito recebi em casa de Guiomar Dias por certo inconveniente por palavras de presente...". Outros com mais conhecimento que eu poderão tirar as suas conclusões.

Nada mais tenho neste momento sobre a família Inglês. Depois de Simoa Inglesa, N. 3 na lista acima, o apelido nunca mais apareceu na minha família.

Espero que estes dados lhe sejam úteis.

rmfrp

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tânger

#3620 | Freire de Andrade | 26 abr 2001 18:47 | Em resposta a: #3590

Caro Sr. RMFRP

Mais uma vez os meus sinceros agradecimentos pela rapidez da sua resposta bem como pela disponibilidade no fornecimento dos dados sobre a sua ligação à família Inglês através da praça de Tânger. Irei comparar agora os dados que me forneceu com os elementos que tenho recolhidos da Revista Armas e Troféus, de que já lhe falei, e se algo de interessante descobrir prometo voltar a contactá-lo. Entretanto, se também V.Ex.a vier a descobrir mais alguma outra novidade nesta matéria muito grato ficar-lhe-ei se me puser a par da mesma.

Com os meus renovados agradecimentos,subscrevo-me

Atenciosamente

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tânger

#3634 | rmfrp | 26 abr 2001 23:54 | Em resposta a: #3620

Caro Senhor Luís Freire de Andrade:

Estive hoje a fazer mais algumas investigações e creio ter descoberto algo interessante relativamente aos meus (e provavelmente seus) antepassados.

Como referi no costado que aqui coloquei, o N. 14 - Francisco Rodrigues vinha referido como "cavaleiro". Decidi então procurar este nome nas Habilitações da Ordem de Cristo. Nenhum dos "Francisco Rodrigues" que lá estavam era compatível, mas havia um Francisco Rodrigues Travassos. Este nome chamou-me a atenção, dado ser exactamente o do sogro de António Carvalho da Costa, N. 1 do costado.

Pela data, verifica-se que o Francisco Rodrigues Travassos da Habilitação não pode ser o mesmo (será talvez o pai, cujo nome ainda não descobri pelos registos paroquiais). Mas o que é mais interessante é que também este é de Tânger. Verificamos assim que António Carvalho da Costa, bisneto do cavaleiro Francisco Rodrigues, de Tânger, casou com Isabel Rodrigues Travassos, filha de Francisco Rodrigues Travassos, de Tânger, e mais que provável parente (neta?) do candidato a cavaleiro Francisco Rodrigues Travassos, de Tânger. Seriam António e Isabel parentes?

Foi recusada a entrada na Ordem de Cristo a este Travassos. A causa apontada é o insuficiente esclarecimento das suas origens pela via materna. Os textos referem que não havia problemas pela via paterna, mas que o candidato indicou que os avós maternos (Gonçalo Rodrigues e Catherina Rodrigues) eram do Minho e havia discrepâncias entre os dados que indicara e as investigações feitas pela autoridade encarregada do assunto. É ainda referido que o candidato os remeteu para a Habilitação do seu primo João Dias Rodrigues, neto dos mesmos avós.

Diz-se ainda que Francisco Rodrigues Travassos serviu em Tânger o seu primo Gonçalo Dias Teixeira.

Todo este possível parentesco é especulação minha, "Francisco Rodrigues" é muito comum, mas talvez a possibilidade mereça atenção. Um eventual estudo dos Travassos de Tavira, a existir, poderá ser nesta fase de grande utilidade.

Como nota adicional, gostaria apenas de referir que no índice dos "Registos Paroquiais da Sé de Tânger" só aparece um nome da família Inglês, "Simoa Inglesa", que se refere sempre ou à avó ou à neta, e não aparece um único Travassos.

Este texto é longo, e talvez confuso, mas não quis deixar nada importante de fora.

Obrigado pela atenção.

rmfrp

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tânger

#4645 | Freire de Andrade | 16 mai 2001 09:30 | Em resposta a: #3634

Caro RMFRP

Peço desculpa por tão prolongado silêncio, mas a minha actividade profissional (sou advogado) tem-me impedido de ultimamente me concentrar na actividade genealógica, actividade essa que tanto aprecio. Entretanto, quero lhe transmitir os meus agradecimentos pelas informações que me fez o favor de enviar as quais tive oportunidade de confrontar com os elementos (poucos) que possuo sobre a família Inglez de Tavira, não tendo conseguido qualquer relação. Não obstante, estou convencido que a família Inglez de Tânger (dado o relacionamento com a cidade de Tavira) é com toda a probabilidade a mesma. Devia-lhe um agradecimento e aqui estou. Se entretanto tiver novidades contactá-lo-ei pela mesma via o que desde já agradeço que o faça também se algo de importante vier por acaso a descobrir.
Com os meus cumprimentos

Luís Freir de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tânger

#5237 | rmfrp | 22 mai 2001 20:16 | Em resposta a: #4645

Caro Senhor Luís Freire de Andrade:

Tenho tentado, até agora sem sucesso, encontrar dados relativos ao seu antepassado Francisco Gomes Inglez. Ocorreu-me no entanto que talvez ele apareça referido (quem sabe se nos registos de Tânger) apenas como "Francisco Gomes". Também tenciono saber se existirá no Arquivo da Universidade de Coimbra (na época seria a única?...) o correspondente processo. Tenho este assunto e outros (por exemplo, um antepassado médico do século XVIII) para ver no AUC, mas tal não será para já.

Quaisquer dados que tenha sobre o seu antepassado poderão ser-me úteis. Entre eles, por exemplo, onde/quando/com quem casou, onde/quando nasceram os filhos e como se chamavam (os apelidos podem dar pistas), etc..

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tânger

#5245 | Freire de Andrade | 23 mai 2001 09:03 | Em resposta a: #5237

Ex.mo Senhor Rui Pereira

Mais uma vez os meus agradecimentos pelo seu contacto. Dados sobre o meu ascendente Francisco Gomes Inglez poderão ser recolhidos no artigo publicado há uns anos atrás na revista Armas e Troféus do IPH. Com efeito, lá poderá não só aperceber-se da respectiva filiação e descendência bem assim como da prova da existência da respectiva inscrição na Universidade de Coimbra. Caso se manifeste interessado na obtenção de uma cópia do menciondao artigo agradeço que me envie a sua morada pois tenho muito gosto em enviar-lhe um exemplar.
Com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tânger

#5256 | mop79436 | 23 mai 2001 18:05 | Em resposta a: #3574

Caro Primo Rui

Já que está em Tânger não apereceu nada sobre Garcia Fernandes de Carvalho Capitâo de Tânger cc Ana Ribeiro de Matos.

Um abraço

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tânger

#5292 | rmfrp | 24 mai 2001 23:02 | Em resposta a: #5245

Caro Senhor Luís Freire de Andrade:

Uma vez que resido na zona de Lisboa, e tendo tido conhecimento de que a revista "Armas e Troféus" existia na Biblioteca Nacional, aí me dirigi para obter uma cópia do artigo sobre a Família Inglez sem abusar da generosidade demonstrada tanto por si como pelo Sr. Rafael Carvalho.

Logo na primeira página é referido o que se sabe sobre a ascendência de Francisco Gomes Inglez: foi baptizado em Tavira em 22.05.1633 e é filho de Manuel Fernandes e Isabel.

Se consultar as informações que eu coloquei aqui no Fórum sobre os meus antepassados de Tânger verificará que Simoa Inglesa, que casou em 1654, é filha de Manuel Fernandes Baptista e Isabel Rodrigues, casados em Tânger em 1618.

Creio não serem necessárias mais explicações.

Entretanto, reparei que no artigo sobre a Família Inglez surge no § 10 (página 297) uma senhora chamada Francisca Tomásia Inglez de Lacerda, que casou com o Cap. João da Costa Lobo, natural de Castro Marim, filho do Cap. Diogo Lobo Pereira e de D. Mariana de Figueiredo Mascarenhas.

Se por acaso o Senhor for descendente deste casal, também por aqui seremos aparentados. Acontece que eu sou descendente do primeiro casamento de D. Mariana, com o Cap. Gaspar Martins de Figueiredo Mascarenhas. Mas há mais: sou também descendente, por outra via, dos pais do Cap. Diogo Lobo Pereira, que são o Cap. Jerónimo Borges Lobo e D. Mariana do Vale e Sousa de Figueiredo Mascarenhas.

Temos portanto um ou mais assuntos de interesse comum. Caso deseje mais informações sobre os ramos em questão, terei todo o gosto em fornecê-las. Sobre a ascendência dos Inglez, tenho neste momento o seguinte costado:

1. Francisco Gomes Inglez, Simoa Inglesa, Beatriz Francisca e Joana Gonçalves, todos irmãos.

2. Manuel Fernandes Baptista, de Tânger, falecido não depois de 1651. Casou em 25.10.1618 em Tânger com...
3. Isabel Rodrigues, de Tânger.

4. Domingos Fernandes, de Lisboa, falecido não depois de 1618. Casou com...
5. Simoa Inglesa, de Tânger.
6. Francisco Rodrigues, de Tânger, cavaleiro, falecido não depois de 1618. Casou em 25.06.1595 em Tânger com...
7. Maria Mendes, de Tânger.

8.-11. ?
12. João Rodrigues, de Tânger.
13. Brites Álvares, de Tânger.
14. Simão Mendes, de Tânger.
15. Isabel Fernandes, de Tânger.

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tânger

#5293 | rmfrp | 24 mai 2001 23:15 | Em resposta a: #5256

Caro Primo Francisco:

Procurei nos registos de Tânger o casal que referiu, mas não tive sorte. Os nomes Garcia Fernandes de Carvalho e Ana Ribeiro de Matos não aparecem no índice. Não sei exactamente qual a época em que viveram, mas pode ser que sejam demasiado antigos (os registos começam cerca de 1580).

Aparece, no entanto, o nome Garcia Fernandes (pode ser a mesma pessoa) como testemunha em cinco casamentos, de 1588, 1602, 1641, 1642 e 1644. Provavelmente o Garcia Fernandes de 1588 e 1602 não é o mesmo dos casamentos mais recentes. O de 1644 é Cavaleiro da Ordem de Cristo.

Os casamentos em questão são os seguintes:

26.04.1588 - Martim Fernandes com Ginesa Pinta.
23.10.1602 - Afonso de Siqueira, f. de Álvaro de Siqueira e Maria Pires, com Joana Dias, f. de Gaspar Dias e Inês Rodrigues.
12.08.1641 - Gaspar Rodrigues, f. de João Fernandes e Maria de Macedo, com Mariana de Oliveira, viúva.
15.09.1642 - Manuel Vaz Soares, Cavaleiro do Hábito de Cristo, f. de Diogo Fernandes Coito e Catherina Soares, com Philipa Rois Correia, f. de Rodrigo Carvalho e Leanor Domingues.
08.02.1644 - Domingos Alvres, f. de António Gonçalves e Maria Gonçalves, com Mariana de Siqueira, viúva.

Apenas alguns comentários à margem: um tio meu, João Baptista (irmão do pai do Licenciado Francisco Gomes Inglez, etc.), casou em Tânger em 1618 com uma Geneza Pinta; uma tia minha, Catarina Fernandes, casou em 1603 em Tânger com Simão do Coito; tenho em Tânger antepassados Carvalho, Fernandes, Álvares, etc.. Se calhar a erupção de consanguinidade de Casegas ainda vai alastrar...

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tânger

#5324 | rafael mião | 27 mai 2001 00:20 | Em resposta a: #5292

Para rmfrp
Sobre o ramo familiar-Lobo Aboim Inglez-e outros está tratado no grande e valioso trabalho do meu primo o Rev.º Pad.António Júlio Limpo Trigueiros,SJ-sobre a Descendência de Afonso Guerreiro de Aboim-Mestre de Campo da Comarca de Ourique e Capitão-Mor de Aljustrel.Tenho a referida obra de grande vulto ;todavia,acho mais correcto entrar em comunicação com ele através do Forum.Foi ele que introduziu o tópico"Famílias de Barcelos" com a ident: ajtrigueiros e também dele com a colaboração de Eugénio Andrea da Cunha e Freitas e Maria da Conceição Cardoso Pereira de Lacerda,acabou de sair há pouco tempo um volumoso trabalho recomendável:Barcelos Histórico Monumental e Artístico.
Cumprimentos amigos
R.C.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tânger

#5333 | mop79436 | 27 mai 2001 15:01 | Em resposta a: #5293

Caro Primo Rui

Estive a ver a possível data de nascimento do 1ªGarcia Fernandes de Carvalho,Capitão de Tangêr * c.1530 o 2º * c 1560.

O 1º Garcia tinha outro filho de nome Luís de Matos de Carvalho.Tem alguma refência sobre este último?

Um abraço,

Francisco

P.S.Os microfilmes já chegaram ,vou vers e a partir de 3ª feira próxima começo com a por em prática os objectivos que já lhe dei conta.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tânger

#5350 | Freire de Andrade | 28 mai 2001 16:45 | Em resposta a: #5292

Caro Sr. Rui Pereira

Mais uma vez os meus agradecimentos pelas informações ( e hipóteses de parentesco, aliás, muito sérias ) entre o meu ascendente Francisco Gomes Inglez e a sua ascendente de apelido Inglez de Tânger (Simoa Ingleza)que me fez o favor de disponibilizar. Agora há que eventualmente explorar mais um pouco para se obter a certeza, se por a caso a mesma já não o for...
Entretanto informo-o que minha ascendência Inglez é a seguinte:

1.Luís Filipe Esquível Freire de Andrade (eu)
2.Maria de Lourdes Sanches Inglês Esquível(minha mãe)
3.Maria Francisca Sanches Inglez (avó materna)
4.Dr. Virgílio Francisco Ramos Inglez(bisavô)
5.João Ignacio Inglez(trisavô)
6.Joaquim José Manuel Inglez (tetravô)
7.Francisco Gomes Inglez (5º avô)
8.António Gago Pires ou António Gago d Alvellos (6º avô)
9.Dr. Manuel Fernandes Inglez (7º avô)
10.Dr. Francisco Gomes ou Francisco Gomes Inglez (8º avô)
Por aqui poderá seguir melhor a minha ascendência face ao trabalho publicado há uns anos na revista "Armas e Troféus". Em face do que acabo de lhe transmitir Francisca Tomázia Inglez de Lacerda não è minha ascendente directa. De qualquer modo muito obrigado pela disponibilidade em dipôr da sua informação a este respeito.
Com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

3.Maria Francisca San

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tânger

#18282 | rmfrp | 09 mar 2002 01:18 | Em resposta a: #5350

Caro Senhor:

Volto a este tópico após quase um ano pois obtive novos elementos que praticamente excluem a possibilidade de os pais do Licenciado Francisco Gomes Inglez serem os "meus" Manuel Fernandes Baptista e Isabel Rodrigues, conforme passo a explicar.

A principal pista para a origem de Francisco Gomes Inglez, citada no estudo do Conde de Folgosa sobre a sua descendência, é o registo de matrículas em Medicina da Universidade de Coimbra em que consta, no período 1657-1663, um Francisco Gomes, de Tavira, filho de Manuel Fernandes.

No mesmo estudo, indica-se que o registo de baptismo de Francisco Gomes Inglez será o de Francisco, filho de Manuel Fernandes e de Isabel, baptizado em Santa Maria, Tavira, a 22 de Maio de 1633.

Os meus antepassados Manuel Fernandes Baptista - cuja mãe se chamava Simoa "Inglesa" - e Isabel Rodrigues casaram em Tânger a 25 de Outubro de 1618. Encontrei registos de baptismo para sete filhos deste casal entre 1622 e 1642, incluindo a minha antepassada Simoa "Inglesa" em 1638. Nenhum se chama Francisco. Este dado não é definitivo: não só me podem ter escapado registos de outros filhos, como existem nos livros correspondentes algumas folhas total ou parcialmente destruídas.

Entre os filhos, porém, está Joana, baptizada em 5 de Maio de 1633. Consultando o trabalho do Conde de Folgosa sobre a família Inglez verifica-se que o autor identifica Francisco Gomes Inglez com um Francisco, filho de Manuel Fernandes e Isabel, baptizado em 22 de Maio de 1633 em Santa Maria, Tavira. Sendo as crianças baptizadas nesta época quase sempre com poucos dias de vida, torna-se impossível que esta Joana e este Francisco sejam filhos do mesmo casal.

Nem todos os sete registos de baptismo de Tânger indicam o pai como Manuel Fernandes Baptista. Alguns, incluindo o de Joana, indicam-no apenas como Manuel Fernandes, o que me parece normal. A mãe é em todos os casos Isabel Rodrigues. Não tenho razão para crer que houvesse em Tânger outro Manuel Fernandes casado com outra Isabel Rodrigues nesta época.

Desta minha pesquisa sou ainda levado a crer que Manuel Fernandes Baptista e Isabel Rodrigues não deverão ter residido em Tavira na época em que Francisco Gomes Inglez nasceu.

Em suma:

- Apesar de Francisco Gomes Inglez ser filho de Manuel Fernandes e Isabel, e os meus antepassados serem Manuel Fernandes e Isabel;
- Apesar de os meus antepassados terem ascendência Inglez;
- Apesar de os meus antepassados terem uma filha de apelido Inglez, contemporânea de Francisco Gomes Inglez;
- Apesar de esta filha de apelido Inglez ter tido descendência em Tavira, onde também viveram os descendentes de Francisco Gomes Inglez;
- Apesar de os descendentes de Francisco Gomes Inglez se virem a ligar no século XVIII aos Costa de Carvalho de Tânger (§ 4 do estudo do Conde de Folgosa), tal como os meus Inglez a eles se tinham ligado no século XVII;

Creio agora que o Licenciado Francisco Gomes Inglez não era filho dos meus antepassados Manuel Fernandes Baptista e Isabel Rodrigues. Existirá eventualmente uma origem comum para o apelido Inglez das duas famílias, mas até ao momento não tenho qualquer pista nesse sentido.

Lamento poder tê-lo involuntariamente induzido em erro.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tânger

#18357 | Freire de Andrade | 11 mar 2002 13:00 | Em resposta a: #18282

Caro Rui Pereira

Muito obrigado pelo seu contacto.
Com efeito, pelos elementos que agora me revela, nomeadamente através das datas de baptismos de Joana, filha de Manuel Fernandes (Baptista) e de Isabel Rodrigues e do meu ascendente Dr. Francisco Gomes Inglez, filho igualmente de um Manuel Fernandes e de uma Isabel Rodrigues, parecem entre uns e outros nada terem a ver entre si (pelo menos, numa relação directa de parentesco entre irmãos). Todavia, registe-se, sendo certo que não tenho à minha frente no momento em que em que lhe escrevo estas linhas o artigo do Conde de Folgosa, que este genealogista me parece também não estar muito convicto da ascendência do Dr. Francisco Gomes Inglez como sendo aquela que ele próprio aponta. Na verdade, segundo ele, o baptismo ( de um Francisco filho de um Manuel Fernandes e de uma Isabel) que encontrou em S.ta Maria de Tavira, o mais verosímel, tendo em conta os elementos que recolheu no livro de registo de matrículas em Medicina na U.C..
Por mim, confesso que nunca investiguei a ascendência do Dr. Francisco Gomes Inglez. No entanto, partilho consigo quanto à rectificação ora apresentada relativamente à tese de há um ano atrás a esta parte.
Mais uma vez agradecido pelos seus esclarecimentos, cá fico eventualmente a aguardar eventuais novos desenvolvimentos.
Com os meus cumprimentos

Luí Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tânger

#18378 | rmfrp | 11 mar 2002 19:27 | Em resposta a: #18357

Caro Luís Freire de Andrade:

Muito obrigado pela sua resposta.

Devo referir que também me levanta dúvidas a identificação do registo de baptismo de Francisco Gomes Inglez apenas com base no nome do pai, "Manuel Fernandes" (certamente um dos pares nome-apelido mais comuns) numa cidade com a importância de Tavira no século XVII. Embora nunca tenha feito a pesquisa correspondente, imagino que poderão ter sido baptizadas em Tavira, em 1633 e anos próximos, outras crianças de nome Francisco e filhas de Manuel Fernandes.

Admitindo que não está identificado o baptismo de Francisco Gomes Inglez, supera-se a incompatibilidade de datas mas perde-se o argumento da coincidência do nome da mãe, Isabel. Por outro lado, a possível existência de uma família Inglez em Tavira antes da chegada dos meus antepassados de Tânger é sugerida pelo casamento em 1658 de um viúvo chamado Domingos Inglez, aliás citado no estudo do Conde de Folgosa.

Tenho prosseguido as minhas pesquisas relativas a Tânger e Tavira. No caso de encontrar novos elementos sobre a(s) família(s) Inglez não deixarei de o informar. A este respeito, posso acrescentar que descobri há alguns meses que entre os descendentes de Francisco Gomes Inglez se conta o Dr. Júlio Dantas.

Cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Tânger

#18399 | Freire de Andrade | 12 mar 2002 10:11 | Em resposta a: #18378

Meu Caro Rui Pereira
Mais uma vez os meus agradecimentos pelo seu contacto.
Nos séc.s XVI e XVII as relações comerciais, militares e outras entre Tavira e Tânger eram imensas pelo que não será de estranhar o entrosamento de famílias entre essas duas praças fortes. Esta não é só minha convicção mas também a do meu muito querido amigo o Prof. José de Sotto-Mayor Pizarro com quem partilhei, vai já lá um ano atrás, a então sua tese de ligação do meu antepassado Dr. Francisco Gomes Inglez a gente radicada em Tânger. Destarte, e não obstante o facto de eventualmente o meu referido antepassado (na varonia de minha avó materna) não ser irmão de Simoa Ingleza não invalida a eventualidade dos mesmos serem parentes (e quiça até próximos). Será, pois, uma questão a investigar numa próxima oportunidade que para mim se torna um pouco mais complicada sendo certo que resido no Porto e o acesso ao A.N.T.T., onde repousa toda a documentação, não está deveras ao meu fácil alcançe.
No entretanto, renovo os meus agradecimentos aproveitando igualmente para aqui deixar expressa a minha palavra de muito apreço e consideração pela sua disponibilidade na partilha de informação sobre os dados genealógicos investigados nomeadamente relativos a famílias de Tânger.
Os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

PS: Já conhecia a ligação da família Inglez de Tavira ao escritor Júlio Dantas através da publicação do correspondente estudo genealógico publicado na década de oitenta na revista do I.P.H. "Armas e Troféus".

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 05:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen