Ribeiro Bernardes (conc. de Guimaràes)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Bibliografia

Ribeiro Bernardes (conc. de Guimaràes)

#3530 | Carlos Silva | 21 abr 2001 09:42

Estou interessado em ter informaçoes sobre a familia "Ribeiro Bernardes", do concelho de Guimaràes.
Este nome se encontra a partir do seculo 18 (talvez 17) na parte occidental do concelho de Guimaràes (Candoso, Serzedelo, Selho, Ronfe...) e com menos frequencia na parte oriental (e fronteiriça) do concelho de Vila Nova de Famalicào (Mogege, Joane?).

Os registos por vezes nào notificam, para determinados individuos, a parte "Bernardes" do nome, mas o conjunto "Ribeiro Bernardes" se transmite com boa continuidade de geraçào para geraçào e se encontra com frequencia nos documentos, registos, e até (mas em meras citaçoes no Nobiliario de Felgueiras Gaio).

Alguem tem mais informaçào?

C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Ribeiro Bernardes (conc. de Guimaràes)

#3898 | Carlos Silva | 09 mai 2001 12:46 | Em resposta a: #3530

Uma tarde de estudo na biblioteca Brandào em Guimaràes deu-me a resposta à pergunta, e portanto trancrevo elementos caso alguem venha a ter algum interesse na questào.

Nas actas do coloquio que foi organizado no centenario da morte do historiador Alberto Sampaio, se acha um artigo sobre as origens vimaranenses do historiador.

Pelo visto ele tambem foi descendente dessa familia. Segundo o artigo, confirmado em numero do boletim de trabalhos historicos do Arquivo Alfredo Pimenta "Velhas casas" (VI-Azurem) de Maria Adelaide Pereira de Moraes, os Ribeiros Bernardes procedem de Bernardo Fernandes, senhor do casal de Portela, em Selho. Era este, irmào do paroco de Candoso (a partir de 1588, e casado com Ana de Abreu, filha de Francisco Fontes e de Violante de Abreu.
Seus filhos começaram a usar o apelido Ribeiro, e é origem desta larga familia "Ribeiro Bernardes".

Segundo Felgueiras Gaio, seriam descendentes do famoso Salvador Dias Ribeiro, ou Salvador Ribeiro de Sousa, que embarcou para o oriente por volta de 1598, e ficou na historia dos descobrimentos debaixo da expressiva alcunha de "Rei do Pegu".

Nada no entanto documenta essa afirmaçào.

C. Silva

Resposta

Link directo:

RE: Ribeiro Bernardes (conc. de Guimaràes)

#3917 | MABEL | 10 mai 2001 11:12 | Em resposta a: #3898

Caro Carlos Silva
A minha avó paterna tinha como apelido Bernardes, mas segundo sei a família era da zona Oeste (Cadaval, Torres Vedras ou zonas circundantes). Desconheço se têm algumas ligações a Guimarães, mas de qualquer modo vou tentar obter mais elementos.
Cumprimentos
Anabela Adónis

Resposta

Link directo:

RE: Ribeiro Bernardes (conc. de Guimaràes)

#78151 | Carlos Silva | 26 nov 2004 22:48 | Em resposta a: #3530

Caros colegas,

Continuo tentando juntar dados sobre os vários ramos dessa nebulosa dos Ribeiros Bernardes, no concelho de Guimarães, talvez concelhos circunvizinhos, Vila Nova de Famalicão ou Santo Tirso.

Sei já o que se pode ler nas "Velhas Casas de Guimarães" de Maria Adelaide Pereira de Moraes, e que se encontra na base de dados deste site.

Dados esparsos, de cariz biográfico, genealógico, também interessam.

Agradeço ajuda.

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 mai 2024, 00:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen