D.Maria Pia de Sabóia

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos | Direito

D.Maria Pia de Sabóia

#35304 | José | 11 fev 2003 16:36

Fui recentemente surpreendido no Forum Franco-Ibérico para um facto que me tinha passado desapercebido.
Porquê que a Rainha D. Maria Pia de Sabóia não repousa no Panteão Real de S.Vicente de Fora, juntamente com o Marido, Filhos e Netos.
Se D.Miguel e D.Adelaide, D.Amélia e D.Manuel II, todos falecidos no exílio, foram trasladados para o Panteão, não será tempo de uma das mais fantásticas Rainhas de Portugal ocupar um lugar que é seu por direito ?

Resposta

Link directo:

RE: D.Maria Pia de Sabóia

#35385 | Jonezes | 12 fev 2003 20:03 | Em resposta a: #35304

Meu Caro José

Onde repousam os restos mortais da Raínha? E porque razão não estão no Panteão?

Fernando Mascarenhas

Resposta

Link directo:

RE: D.Maria Pia de Sabóia

#35387 | zamot | 12 fev 2003 20:17 | Em resposta a: #35385

Talvez SM tenha manifestado o desejo de repousar em Itália e não quisesse voltar para a "bandalheira" que aqui estava instalada na altura. Mas posso verificar no Diário do meu Bisavô e amanhã digo-lhes onde está enterrada.

Um abraço

JTMB

Resposta

Link directo:

RE: D.Maria Pia de Sabóia

#35428 | Monigo | 13 fev 2003 13:32 | Em resposta a: #35387

Eu visiti o túmulo da Rainha D. Maria Pia na Basílica de Superga, perto de Turim, em 1996.
Monigo (Alberto)

Resposta

Link directo:

Panteão Real

#35439 | LBonifacio | 13 fev 2003 14:49 | Em resposta a: #35304

Visitei recentemente a Igreja de S. Vicente de fora e fiquei bastante agradado, com o excelente trabalho de recuperação que ali foi realizado.
No entanto, como Português e como Monárquico acho que o Panteão Real deveria estar num local mais digno e não numa pequena sala como aquela.

Nota: Quando visitei pela primeira vêz o Panteão há 10 anos atrás, encontravam-se lá os caixões do Rei Carol da Roménia e da Rainha Helena (empilhados, um em cima do outro). Alguém sabe o seu destino?

Resposta

Link directo:

RE: Panteão Real

#35440 | NISGM | 13 fev 2003 14:58 | Em resposta a: #35439

Caro,

Anda aí um tópico Carol II. Lá tem a resposta.


Atentamente,

NISGM

Resposta

Link directo:

RE: D.Maria Pia de Sabóia

#35447 | José | 13 fev 2003 15:43 | Em resposta a: #35428

A Rainha repousa efectivamente na Basílica de Superga.
Num forum internacional pus a questão sobre esta Basílica. Onde fica exactamente e se tem qualquer relação com a Família Real Italiana, tipo Panteão dos Sabóia.
Já que refere que fica perto de Turim, talvez haja qualquer relação uma vez que a Rainha morreu em Stupiningi, nos arredores daquela cidade.
Caro Monigo, para além de D.Maria Pia, havia outros túmulos reais ?
José

Resposta

Link directo:

RE: D.Maria Pia de Sabóia

#35448 | José | 13 fev 2003 15:45 | Em resposta a: #35387

Reza a lenda que quando estava a morrer, a Rainha terá pedido para virarem a cama para o lado de Portugal.
Acha que seria para deitar um último olhar desdenhoso para o país que lhe matou um filho e um neto e obrigou os outros dois ao exílio ?
Não creio...
José

Resposta

Link directo:

RE: D.Maria Pia de Sabóia

#35454 | Monigo | 13 fev 2003 16:19 | Em resposta a: #35447

A Basílica de Superga é um dos mais importantes monumentos barrocos do mundo. O famosíssimo arquiteto Juvarra. (pronuncia-se Iúvarra)
Desde Superga (no lto de um morro) tem-se vista sobre toda Turim.
Quase TODA a Família Real de Savoia se econtra lá. Excepto os que morreram na Idade Média e que estão em Haute-Combre, perto de Aix-les-Bains. O Rei Umberto II e a Rainha Maria José também estão em Haute-Combe, e creio que o Rei Vittorio Emanuele III e a Rainha Elena também.
No Panteão em Roma etão os Reis Vittorio Emanuele II e o Rei Umberto I.
Eu teria que procurar o meu C.E.D.R.E.S. dedicado aos Savoias para te dar uma lista de todos os menbros da Casa Savoia em Superga, mas são dezenas
Monigo (Alberto)

Resposta

Link directo:

RE: Panteão Real

#35455 | Monigo | 13 fev 2003 16:25 | Em resposta a: #35439

"encontravam-se lá os caixões do Rei Carol da Roménia e da Rainha Helena (empilhados, um em cima do outro). Alguém sabe o seu destino?"

E eu clamando no deserto! Desde domingo que faço alerta para a cerimônia que teve lugar hoje em Lisboa e que está tendo lugar neste exacto momento em Bucarest.
E Elena Lupescu nunca foi Rainha.
Elena Lupscu foi a terceira esposa. A Rainha Helena (nascida princesa da Grécia) se divorciou do Rei Carol II em 1928 e não estava em S. Vicente de Fora

Resposta

Link directo:

RE: D.Maria Pia de Sabóia

#35464 | José | 13 fev 2003 17:24 | Em resposta a: #35454

Caro Monigo.
Obrigado pelas suas informações.
Pus esta questão também no European Royal Message Board, onde tive não só a informação que amavelmente prestou, mas duas fotografias da Basílica.
Verdadeiramente notável .
Fiquei com vontade de a conhecer.
José

Resposta

Link directo:

RE: D.Maria Pia de Sabóia

#35466 | Monigo | 13 fev 2003 17:38 | Em resposta a: #35464

O acesso é difícil (fica longe de Turim) mas vale a pena, assim como vale a pena visitar os Palácios Reais em Turim e cercanias (Stupinigi e Racconigi). Assim como a cidade de Turim em si mesma tão bonita mas esquecida dos roteiros túristicos.
Haute-Combe também merece uma visita, em TGV fica bem perto de Turim, (apesar de ser na França e do outro lado dos Alpes) é um lugar impressioante em um localização belíssima
Monigo (ou "Penn" do Royal Quizz MB...) Alberto

Resposta

Link directo:

RE: Panteão Real

#35470 | José | 13 fev 2003 17:51 | Em resposta a: #35455

A Rainha Helena faleceu na Suiça, em Lausanne, onde foi sepultada.

Resposta

Link directo:

RE: D.Maria Pia de Sabóia

#35471 | José | 13 fev 2003 17:51 | Em resposta a: #35466

Really ?
Quem havia de dizer ?
José

Resposta

Link directo:

RE: D.Maria Pia de Sabóia

#35475 | Monigo | 13 fev 2003 17:57 | Em resposta a: #35471

Talvez algum menbro do fórum poderia prestar informações se houve algum projecto de traslado dos restos mortais de D. Maria Pia de Superga para S. Vicente de Fora nas últimas décadas?
Grato
Monigo (Alberto)

Resposta

Link directo:

RE: D.Maria Pia de Sabóia

#35477 | José | 13 fev 2003 18:01 | Em resposta a: #35475

E em caso contrário de quem poderia/deveria partir a iniciativa para esse projecto.

Resposta

Link directo:

RE: D.Maria Pia de Sabóia

#35660 | José | 16 fev 2003 16:46 | Em resposta a: #35385

Porque razão não estão no Panteão também eu gostaria de saber.

José

Resposta

Link directo:

RE: D.Maria Pia de Sabóia

#35939 | José | 19 fev 2003 17:40 | Em resposta a: #35448

Se o Infante D. Afonso Henriques, o popular "Arreda", falecido no exílio perto de Nápoles, regressou e repousa hoje em S.Vicente de Fora, porque razão permaneceu D.Maria Pia em Itália ?

Resposta

Link directo:

D.Afonso Henriques e D.Francisco José de Bragança

#35940 | José | 19 fev 2003 17:45 | Em resposta a: #35939

Por falar em "falecido no exílio perto de Nápoles", alguém pode informar onde repousa o Infante D. Francisco José, filho segundo de D.Miguel II, igualmente falecido em Nápoles no ano anterior a D. Afonso ?

Seria curioso saber se estes dois primos alguma vez se encontraram.

O Infante D. Francisco José morreu prisioneiro de guerra, sendo oficial do exército austríaco.
Em que condições foi capturado ?

Tendo a captura ocorrido após o Pacto de Dover, D.Manuel II não poderia ter exercido qualquer influência junto dos Aliados no sentido de libertar ou mitigar as circunstâncias do cárcere do Primo ?

Resposta

Link directo:

RE: D.Afonso Henriques e D.Francisco José de Bragança

#36296 | José | 24 fev 2003 13:20 | Em resposta a: #35940

D.Francisco José era oficial do exercito austro-húngaro ?
Tinha a noção de que, a partir do momento em que a republica Portuguesa entrou no conflito, D.Miguel e seus filhos demitiram-se do exército austro-húngaro para, alegadamente, não terem aue se ver confrontados com terem que combater contra Portugueses ?

Teria o Infante sido capturado antes da entrada de Portugal na 1ª Gr.Guerra ?

Resposta

Link directo:

RE: D.Afonso Henriques e D.Francisco José de Bragança

#36467 | joaquimreis | 26 fev 2003 12:52 | Em resposta a: #36296

já tinham ficado fartos durante a guerra civil e já previam que era a sua linhagem a herdar o trono

Resposta

Link directo:

RE: D.Afonso Henriques e D.Francisco José de Bragança

#36469 | José | 26 fev 2003 13:41 | Em resposta a: #36296

Pouco esclarecedor.
Importa-se de desenvolver ?

José

Resposta

Link directo:

RE: D.Afonso Henriques e D.Francisco José de Bragança

#41559 | José | 13 mai 2003 17:05 | Em resposta a: #36296

.

Resposta

Link directo:

Translado de SM Dª Mª Pia- uma proposta?

#43905 | jbarroca | 24 jun 2003 20:58 | Em resposta a: #35477

Caro confrade,

a levantar essa questão, de que modo poderiam os interessados mover-se de modo a procurar levar a cabo a sua concretização? Seria de facto interessante sabê-lo.

Cumprimentos,

JBarroca

Resposta

Link directo:

RE: Translado de SM Dª Mª Pia- uma proposta?

#43933 | José | 25 jun 2003 13:49 | Em resposta a: #43905

Não faço ideia, mas bem gostaria de saber.

Seria das atribuições do Conselho de Nobreza enquanto órgão próximo da Casa Real ?

Resposta

Link directo:

RE: Translado de SM Dª Mª Pia- uma proposta?

#43942 | Monigo | 25 jun 2003 17:35 | Em resposta a: #43933

Bom dia

infelizmente seria mais fácil se fosse uma iniciativa da república portuguesa. Mas naturalmente, independente dela, por iniciativa do Duque de Bragança ou do Conselho de Nobreza o traslado poderia ser feito
Alberto

Resposta

Link directo:

RE: Translado de SM Dª Mª Pia- uma proposta?

#43977 | José | 26 jun 2003 16:15 | Em resposta a: #43942

Será que vamos ter que esperar até 2011, data do centenário do falecimento de D.Maria Pia ?
JSP

Resposta

Link directo:

RE: Translado de SM Dª Mª Pia- uma proposta?

#43998 | zamot | 27 jun 2003 08:45 | Em resposta a: #43977

Caros Amigos

Sou de opinião que deveriamos deixar estar S. M. repousar em sossego ao pé da sua Familia.


Um abraço


JTMB

Resposta

Link directo:

RE: Translado de SM Dª Mª Pia- uma proposta?

#44192 | José | 01 jul 2003 22:32 | Em resposta a: #43998

Não esqueça que S.M. teve 2 famílias, os Sabóia, junto de quem repousa, e os Bragança, o marido D.Luis, os filhos D.Carlos e D.Afonso Henriques e os netos D.Luis Filipe e D.Manuel.

Em S.Vicente jazem ainda 2 cunhados, D.Augusto e a rainha D.Amélia.

JSP

Resposta

Link directo:

RE: Translado de SM Dª Mª Pia- uma proposta?

#44221 | zamot | 02 jul 2003 09:22 | Em resposta a: #44192

Exmo Senhor

Ao que sei foi desejo de SM ser enterrada em Italia. De qualquer maneira estamos no Sec XXI e como católico praticante que sou para mim o importante è a alma e não o corpo, assim proponho-lhes que rezemos pela alma de SM e deixemos seus restos mortais em paz.

Um abraço

JTMB

Resposta

Link directo:

Dª Mª Pia de Sabóia

#44579 | José | 07 jul 2003 17:40 | Em resposta a: #44221

Posso perguntar-lhe de onde vem esse conhecimento da intenção de D.Maria Pia em repousar em Itália ?

Deixou-o por escrito, no testamento, ou transmitiu-o aos seus próximos, parentes e/ou amigos ?

Quando ?

Todos sabemos que desde o regícidio, a saúde mental de D.Maria Pia ficou bastante afectada...

Resposta

Link directo:

RE: Dª Mª Pia de Sabóia

#44581 | zamot | 07 jul 2003 17:55 | Em resposta a: #44579

Caro José

Tenho de pedir autorização antes de revelar uma carta privada.

Cumptos

JTMB

Resposta

Link directo:

RE: Dª Mª Pia de Sabóia

#44653 | José | 08 jul 2003 16:04 | Em resposta a: #44581

Caro Zamot

Agora deixou-me extremamente curioso.

Fico a aguardar com expectativa.

Cpmts
JSP

Resposta

Link directo:

RE: Dª Mª Pia de Sabóia

#44664 | zamot | 08 jul 2003 17:42 | Em resposta a: #44653

Pois é a curiosidade é terrivel, mas ontem em conversa com o Luis Pinto Gonçalves, a quem peço para se pronunciar, tb este confirma o que está escrito no diario do seu Bisavô que acompanhou SM para o exilio sobre o seu desejo de ser enterrada em Italia.


Um abraço


JTMB

Resposta

Link directo:

RE: Dª Mª Pia de Sabóia

#44668 | LBMSPG | 08 jul 2003 19:20 | Em resposta a: #44664

Meu car Zé Tomaz,

Faço-te a vontade de me pronunciar sobre este tema, mas pouco mais posso adiantar do que já aqui disseste.

No diário do meu bisavô João Benjamim Pinto, que foi Oficial Mor da Casa Real e acompanhou SM a Rainha Dona Maria Pia para o exilio em Nápoles (juntamente com a Marqueza de Belas),e onde viveu durante vários anos, refere que a Rainha queria ficar junto da sua irmã,a Princesa Clothilde, a quem estava muito ligada.

Aliás o estado de saude da Rainha Dona Maria Pia só se agrava a seguir à morte de sua irmã.O seu diário descreve minuciosamente os ultimos dias de vida da Rainha Dona Maria Pia, e as relações com os seus parentes mais próximos.

As razões apresentadas, que tu também conheces, não gostaria de ser eu a divulgá-las, principalmente aqui,pois seria pouco elegante da minha parte.

Um abraço amigo

Luis

Resposta

Link directo:

RE: Dª Mª Pia de Sabóia

#44671 | zamot | 08 jul 2003 20:37 | Em resposta a: #44668

Tens toda a razão deixemos SM repousar em paz e rezemos-lhe por alma que é muito mais importante que andar com o caixão Dela dum lado para o outro.

Grande debate e grande prestação ontem na SIC MULHER deste uma grande estocada à senhora. Tenho pena de não ter visto todo mas vi os 30 minutos finais, em que "toureaste" como o El Cordobés nos seus melhores dias.

Um abraço

ZT

P.S. - Luis Amaral : Desculpa a refª à SIC MULHER

Resposta

Link directo:

RE: Dª Mª Pia de Sabóia

#44713 | José | 09 jul 2003 13:44 | Em resposta a: #44668

Caro Luis

Permita-me que o cumprimente assim, já que, depois da introdução de Zamot na mensagem seguinte, fiquei a conhecê-lo e, no essencial, subscrevo a sua tomada de posição no programa televisivo em que participou.

Quanto ao assunto sub-judice, agradeço o seu contributo e compreendo naturalmente o seu melindre em expôr publicamente os documentos e o diário do seu familiar.

Só agora me dei conta de que as duas Irmãs faleceram com um intervalo de 10 dias, a Prª Clotilde a 25.6 em Moncalieri, e S.M. a Rainha em 5.7. em Stupiningi, duas residências dos Sabóia perto de Turim.

Stupiningi é uma preciosidade.

Permita-me no entanto um esclarecimento:
Refere que o estado de saúde de D.Maria Pia se agravou após o falecimento da Prª Clotilde.
Fala do estado de saúde físico ou mental ?

Desde sempre que ouvi dizer que após o regicídio do Filho e do Neto, o estado psicológico de D.Maria Pia se deteriorara consideravelmente (Já antes sofrera a perda do irmão o rei Humberto em idênticas condições).

Há a célebre história contada aos visitantes do Palácio da Ajuda em que a Rainha se dedicava a regar as alcatifas com motivos florais para que não murchassem...

Até que ponto a lucidez (ou falta dela) da Rainha lhe permitiu aperceber-se e ressentir-se da morte da irmã, que até vivia noutro palácio ?

Também tinha ideia que o grande amparo de D.Maria Pia em Itália fora sua cunhada a Rainha Margarida, viúva de Humberto I.

Melhores Cumprimentos
JSP

Resposta

Link directo:

RE: Dª Mª Pia de Sabóia

#44715 | zamot | 09 jul 2003 14:51 | Em resposta a: #44713

Caro José

Como já deve ter percebido, tanto eu como o Luis Pinto Gonçalves temos em nosso poder informações que não queremos aqui revelar. Posso assegurar-lhe que SM no exilio escreveu algumas cartas que revelam um estado de perfeita lucidez. Não sei se nesse periodo também teve momentos de menor lucidez, mas não importa, o que existe é um desejo de ser enterrada em Italia, razão pela qual ter sido enterrada em Italia.
Continuo a dizer rezemos-lhe por alma que já é uma grande homenagem, talvez mesmo a melhor que lhe possamos mesmo prestar.

Um abraço


JTMB

Resposta

Link directo:

RE: Dª Mª Pia de Sabóia

#44741 | LBMSPG | 09 jul 2003 23:28 | Em resposta a: #44713

Caro José

Muito obrigado pelas suas simpáticas palavras.

Quanto à sua questão sobre o estado de saúde de SM a Rainha Dona Maria Pia, transcrevo-lhe de seguida esta passagem do diário do meu bisavô :

"...a Rainha acamara a 1 de Julho, com uma ponta de febre...o Dr. Luirico (?) diagnosticara um simples ataque de figado, sem outros sintomas. Desgraçadamente vieram complicações renais e cardiacas e o mal progrediu de modo a não deixar esperança nenhuma de vida a Sua Majestade. A 5 de Julho, quinto dia da doença, a Rainha entrava na agonia, e ás 3 horas e 15 minutos, nos mesmos aposentos do Castelo de Stupiningi, onde tantas vezes a Rainha Dona Maria Pia se alojara, hospede da Rainha Margarida, Sua cunhada e tão sua amiga, ouvia-se o choro de todos quantos lhe rodeavam o leito ..."

Espero ter respondido à sua pergunta.

Um abraço

Luis

Resposta

Link directo:

RE: Dª Mª Pia de Sabóia

#44787 | José | 10 jul 2003 18:18 | Em resposta a: #44741

Caro Luis

Agradeço o seu esclarecimento.

Outra das "lendas" que se contam a propósito de D.Maria Pia, respeita ao facto de, sentindo-se a morrer, ter ordenado que lhe voltassem o real leito na direcção de Portugal ?

História ou estória ?

De novo parece algo pouco compatível com o debilitado estado mental da Rainha .

Estando ela determinada a repousar em Itália (como parece transparecer do diário do seu antepassado) qual o significado deste (pseudo) desejo ?

Um último "olhar" saudoso e um pensamento para o país que a acolheu e que a venerou ou um último "olhar" de desprezo para o país que lhe matou o Filho e o Neto ?

O diário faz alguma referência a este assunto que possa ser publicitado ?

Já agora, há alguma boa biografia de D.Maria Pia ?
Da Rainha D.Amélia saíram várias ultimamente (entre as quais a do famigerado S.Bern) mas de D.Maria Pia nunca vi nada.
Hei-de aproveitar uma próxima passagem pela Férin para perguntar.

Um abraço
José

Resposta

Link directo:

RE: Dª Mª Pia de Sabóia

#44791 | José | 10 jul 2003 18:28 | Em resposta a: #44715

Caro José Tomaz

Agradeço as suas palavras e respeito obviamente o sigilo que queiram guardar a respeito de S.M.

A minha curiosidade era tão só derivada do facto de desde os bancos da escola (onde no meu tempo ainda se estudava história) ter ficado com uma imagem dupla da D.Maria Pia.

Por uma lado é tratada como a "louca" após o regicídio, que regava as alcatifas da Ajuda que tivessem motivos florais, a cena do embarque na Ericeira (quase decalcada do embarque de D.Maria I para o Brasil), etc.; por outro lado uma mulher sensível e lúcida que sentiu enormemente a morte da irmã, e que, à hora da morte, terá pedido que lhe virassem o leito na direcção de Portugal (quanto à intenção vide a m.mensagem para Luis P.Gonçalves e responda quem souber... e puder) e que terá deixado instruções precisas e claras para quando deixasse este mundo.

Reitero aqui a pergunta que fiz na outra mensagem.
Existe alguma boa biografia de D.Maria Pia ?

Cumprimentos
JSP

Resposta

Link directo:

RE: D.Maria Pia de Sabóia

#78748 | martincost | 05 dez 2004 03:48 | Em resposta a: #35477

D. Maria faleceu nove meses após ter partido para o exílio. Antes do exlar o último suspiro, pediu para que fosse enterrada em portugal. Até hoje ninguém cumpriu o derradeiro desejo da penúltima Rainha de portugal.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: D.Maria Pia de Sabóia

#78760 | José | 05 dez 2004 16:39 | Em resposta a: #78748

Reza a lenda que a Rainha terá pedido para que a sua cama fosse virada na direcção de Portugal.

Quanto ao seu enterro, veja os posts acima.

Alguns participantes, com ascendentes aparentemente chegados a SAR, negam tal versão.

A ser verdade que a Rainha desejaria ser enterrada em Portugal junto do marido, filhos e netos, é estranho que a sua vontade não tivesse sido respeitada, quando foram transladadas para Portugal tanto a Rainha D.Amélia, quanto a Rainha D.Adelaide.

Cpmts
JSPinto

Resposta

Link directo:

RE: D.Maria Pia de Sabóia

#78849 | Torres de Belver | 06 dez 2004 19:54 | Em resposta a: #78760

Caro JSPinto e demais caros confrades,

Desculpem por favor, a minha ousadia, mas parece-me que entre muitas rainhas de origem estrangeira, S.M. a Rainha D. Amélia fez muito mais (do ponto de vista das acções concretas) para Portugal do que a Sogra.

Parece que S.M. D. Amélia não foi sempre considerada como o merecia. Apesar de tudo o que passou, todos sabem que não deixou de amar Portugal até a morte.

Que ambas repousem na paz de Deus.

Philippe Martins

Resposta

Link directo:

RE: D.Maria Pia de Sabóia

#78902 | José | 07 dez 2004 13:41 | Em resposta a: #78849

Caro Philippe.

Sem desprimor pela obra social da Rainha D.Amélia, não se pode esquecer que D.Maria Pia patrocinou e fomentou inúmeras obras de caridade e esteve sempre presente encorajando nalgumas tragédias que ocorreram no País, nomeadamente aquando de umas inundações.
Fundou ainda a Creche Vitor Emanuel em Alcântara.
Foi-lhe atribuído o epíteto de "Anjo da Caridade".
Foi uma Rainha extremamente estimada pela população que lhe "suportava" as excentricidades, ao contrário de D.Amélia, permanentemente criticada e que nunca concitou dos seus súbditos a simpatia que a sogra granjeara.

Cumprimentos
JSPinto

Resposta

Link directo:

concordo

#78982 | Torres de Belver | 08 dez 2004 17:05 | Em resposta a: #78902

Caro confrade José,

Quero acrescentar que concordo com o seu ponto de vista, que acho certo.

com os meus melhores cumprimentos,
Philippe

Resposta

Link directo:

RE: D.Maria Pia de Sabóia

#81696 | martincost | 13 jan 2005 02:38 | Em resposta a: #78902

Não esqueçamos que no século XIX a educação dada às prinrcesas pelas Casas Reais Francesa e Italiana eram muito diferentes e isso reflectia-se no modo de actuação das princesas de então. O carácter mais aberto de D. Maria Pia (1847-1911) identificou-se mais com o do povo português e daí a sua maior popularidade. Mas a obra de D. Amélia de Orleães (1865-1951) em nada fica atrás da de sua sogra (além de que ao nível de protecção das artes o seu contributo foi muito maior do que o da filha de Vítor Manuel II, Rei de Itália).

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Dª Mª Pia de Sabóia

#81706 | Lobo | 13 jan 2005 09:57 | Em resposta a: #44668

Caro Luis Pinto Gonçalves

Conheci o seu Pai, tanto quanto sei os nossos avôs também se conheceram. Gostaria de contactar consigo sobre os acompanhantes de S. M. a Rainha D. Maria Pia em Nápoles. O assunto é pessoal pelo que lhe mando o meu e-mail:
sepúlveda@netcabo.pt

Desde já agradeço a sua boa vontade.

Cumprimentos,

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

está certo

#81915 | Torres de Belver | 16 jan 2005 04:52 | Em resposta a: #81696

Concordo também com que eram muitas, as diferenças entre estas duas grandes Rainhas de Portugal. Duas infâncias, dois destinos e "mundos" diversos.

Com os meus melhores cumprimentos,

Philippe

Resposta

Link directo:

RE: D.Afonso Henriques e D.Francisco José de Bragança

#104045 | José | 28 out 2005 20:02 | Em resposta a: #35940

Renovo as perguntas

JSPinto

Resposta

Link directo:

RE: Dª Mª Pia de Sabóia

#107504 | seamaster | 16 dez 2005 23:11 | Em resposta a: #44668

Caro Luís Pinto Gonçalves,

Estou numa investigação acerca da rainha maria pia (especialmente no que concerne aos seus últimos anos de vida /últimos meses). Não pudedeixar de reparar no seu enorme conhecimento acerca da matéria. Penso que seria importante debatermos pessoalmente este assunto. Com os meus melhores cumprimentos
seamaster@iol.pt

Resposta

Link directo:

RE: Investigação rainha maria Pia

#107505 | seamaster | 16 dez 2005 23:14 | Em resposta a: #107504

Caros amigos,
Para uma mulher que perdeu cedo sua mãe. Viveu 48 anos em Portugal, longe da sua pátria amada, nada mais natural seria a sua vontade de ficar sepultada no seu piemonte natal.

Resposta

Link directo:

RE: Investigação rainha maria Pia

#107538 | martincost | 17 dez 2005 16:29 | Em resposta a: #107505

Os últimos meses da Rainha D. Maria de Sabóia de Sabóia (1847-1911) estão associados à sua irmã Clotilde de Sabóia (1843-1911), casada com um Bonaparte, e à sua cunhada e prima Margarida de Sabóia (1851-1926), que casara com o primo Humberto I de Sabóia (1844-1900), Rei de Itália e irmão de D. Maria Pia.
D. Margarida acolheu ao seu cuidado a cunhada e o sobrinho D. Afonso. Este apenas deixaria de beneficiar do apoio da Família Real Italiana aquando do seu casamento com Nevada Stoody Hayes em 1917.
Quando à questão do sepultamento é natural que D. Maria Pia quisesse ser enterrada junto do marido e, acima de tudo, dos seus filhos (acabando por ser irrelevante se em Portugal ou em Itália).

Resposta

Link directo:

RE: D.Afonso Henriques e D.Francisco José de Bragança

#107543 | José | 17 dez 2005 19:36 | Em resposta a: #36296

Renovo a pergunta

JSPinto

Resposta

Link directo:

RE: D.Afonso Henriques e D.Francisco José de Bragança

#149999 | eugenioc | 25 mar 2007 03:31 | Em resposta a: #104045

Boa noite.

Gostava de obter mais informações sobre D. Francisco José de Bragança.

1. Onde nasceu;
2. Falava alemão, mas, dominava o português?
3. Morreu onde? Onde estão seus restos mortais ( Portugal ou Áustria)?
4. Há fotos?

Desde já agradeço,

Eugénio de Campos

Resposta

Link directo:

Para quando a trasladação de Dona Maria Pia

#150042 | Marmello | 25 mar 2007 21:40 | Em resposta a: #35304

Caro confrades

Há uns tempos foi mensionado que iria ocorrer a trasladação da Rainha Dona Maria Pia para o Panteão Real de S.Vicente de Fora.

Para quando? Alguém sabe?

Cumprimentos,
Marmello

Resposta

Link directo:

RE: D.Afonso Henriques e D.Francisco José de Bragança

#155188 | José | 06 mai 2007 20:35 | Em resposta a: #149999

Caro Eugenio de Campos.

O Infante D.Francisco José, como todos os Infantes filhos e netos de D.Miguel, naturalmente recebeu uma educação em que estava presente a aprendizagem do português.

Reza a história que dos filhos de D.Miguel II seria o que melhor incorporava as características portuguesas.

Nasceu a 7 de Setembro de 1879 em Meran
Morreu a 15 de Junho de 1919 em Ischia como prisioneiro de guerra, vítima de pneumonia.
Como saberá fôra oficial do exército austríaco na 1ª G.Guerra.

Encontra-se sepultado em Bronnbach, na Alemanha no Kloster Maria Himmelfahrt, no jazigo da família materna dos príncipes de Loewenstein

http://www.royaltyguide.nl/families/braganza/braganza3.htm

Há fotos dele, nomeadamente no livro "The Braganza Story - A visit to the Royal Pantheon" de Malcolm Howe.

Cumprimentos
JSPinto

Resposta

Link directo:

RE: D.Afonso Henriques e D.Francisco José de Braga

#155220 | Mário Marques | 07 mai 2007 00:33 | Em resposta a: #155188

Alguem tem dados concretos sobre o alegado Pacto de Dover?
O facto de D. Manuel II não ter intervindo na libertação do parente Francisco José e não ter legado os seus bens a esses parentes não indicia que tal Pacto nunca existiu?
Mário Marques?

Resposta

Link directo:

RE: Para quando a trasladação de Dona Maria Pia

#155388 | José | 08 mai 2007 16:41 | Em resposta a: #150042

Caro Confrade

Depois de toda a agitação que houve há uns tempos, parece que "a poeira assentou".
Como disse noutro post, se D.Maria Pia regressar em 2011 por alturas do 100º da Sua morte é capaz de já não ser tarde.

Já agora, dizia-se na altura que estava para sair um livro sobre a Rainha.
Há desenvolvimentos em relação ao livro ? Quem é o Autor ? E a editora ?

JSPinto

Resposta

Link directo:

RE: D.Afonso Henriques e D.Francisco José de Braga

#157678 | cmbeleli | 29 mai 2007 16:26 | Em resposta a: #155220

Amigos, sou brasileiro e gostaria de saber se vocês tem alguma idéia do parentesco deste D. Francisco José de Bragança com seu homônimo Francisco José de Bragança casado com Anna de Siqueira Bragança e que teve como filha Ludgera de Bragança.
Muito obrigado. Claudio M. Beleli

Resposta

Link directo:

RE: Para quando a trasladação de Dona Maria Pia

#163290 | LG | 24 jul 2007 14:36 | Em resposta a: #155388

Correm rumores que o processo de trasladação da Rainha Dona Maria Pia de Sabóia se encontra nas mãos do Governo e que o Palácio da Ajuda parece ter vagamente indicado que poderia ocorrer em 2008.

Como é óbvio, nada disto está confirmado, apenas se ouviu dizer, mas talvez valha a pena fazer um esforço no sentido de saber mais e melhor, e sobretudo, qual a razão para tanto sigilo e secretismo.

Resposta

Link directo:

RE: Para quando a trasladação de Dona Maria Pia

#163297 | aguerreiro | 24 jul 2007 16:13 | Em resposta a: #163290

Deixem os ossos de S. M. D. Maria pia sossegadinhos em Superga, que foi para onde a República os mandou, sem lhes providenciar o que quer que fosse. se essa fosse a intenção de S. M. D. Maria Pia tê-la-ia manifestado em testamento. Para folclores basta o que já temos. È a minha opinião

Resposta

Link directo:

RE: Para quando a trasladação de Dona Maria Pia

#167350 | jpbcosta | 13 set 2007 23:38 | Em resposta a: #163297

Caríssimos confrades

Segundo sei, não será em 2008, mas sim ainda em 2007, algures em Outubro.

Resposta

Link directo:

RE: Para quando a trasladação de Dona Maria Pia

#167445 | Mário Marques | 14 set 2007 23:09 | Em resposta a: #167350

Sempre ouvi dizer que foi por vontade própria que a rainha Maria Pia foi sepultada em Itália.
Espero que as pessoas que pensam o contrário e defendem a trasladaçao dos seus ossos para Portugal se lembrem duma frase que é atribuida a essa Senhora: " Quem quizer uma rainha que pague" Quem quiser essa trasladação que pague e que não seja o estado a fazê-lo.
Boa Noite
Mário Marques

Resposta

Link directo:

RE: Dª Mª Pia de Sabóia

#175625 | pintassilgo | 08 dez 2007 09:11 | Em resposta a: #44787

Desculpe, sou nova por cá. Pode fazer o favor de me dizer quem era o "famigerado S. Bern?

Resposta

Link directo:

Portrait : Maria Pia de Savoie, reine du Portugal

#258723 | Conde de Granada | 15 jul 2010 20:49 | Em resposta a: #35304

Artigo interessante sobre a rainha D. Maria Pia: http://www.noblesseetroyautes.com/nr01/?p=35993

Resposta

Link directo:

RE: Portrait : Maria Pia de Savoie, reine du Portugal

#258756 | NBA | 16 jul 2010 12:27 | Em resposta a: #258723

Caros colegas de fórum e, especialmente, os que descendem de pessoas que viveram próximas de D. Maria Pia e conservaram os seus diários:

Entre Abril e Junho de 1869, encontro nos periódicos de Lisboa várias referências a indisposições de D. Maria Pia e ao seu mau estado de saúde, alternadas com algumas saídas na cidade quase sempre acompanhada de D. Luís,em que aparentemente o seu estado melhorara. Aparentemente os médicos recomendaram-lhe uma mudança de ares, uma visita à família na Itália, que se concretizou numa viagem à Europa, sucessivamente adiada, alegadamente por causa do seu estado, e para a qual acabou por partir em 15 de Junho desse ano, ou seja, poucos dias depois do casamento de D. Fernando.

Para mim não é claro se D. Maria Pia tem um problema de saúde de origem orgânica propriamente dita, ou se as suas indisposições tem uma origem nervosa e resultam de algumas contrariedades que lhe estivessem a ocorrer nesse momento, nomeadamente, o ligeiro afastamento que sentia da parte de D. Luís I, e naturalmente, associava aos boatos sobre a sua relação com Marina Mora e o que se supõe ser filho de ambos, com a presença da Condessa d'Edla na corte e o seu previsível casamento com D. Fernando II, a questão sucessória ao trono de Espanha, etc. Se me puderem facultar alguma informação sobre esta questão, que, se preferirem pode ser enviada para o meu contacto pessoal (nuno.ba@iol.pt) agradeço-lhes muito.

Com os meus melhores cumprimentos,

Nuno B. A.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 abr 2024, 15:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen