Infante D. João, Duque de Beja - Uma filha natural

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Títulos | Famílias

Infante D. João, Duque de Beja - Uma filha natural

#35333 | apsotomayor | 12 fev 2003 01:03

O Infante D. João de Portugal, Duque de Beja, filho de D. Fernando II e da Rainha D. Maria II de Portugal, morreu solteiro, com 19 anos de idade, sendo Coronel do Regimento de Cavalaria nº2, Lanceiros da Rainha. Deixou uma filha natural chamada Carolina Amélia, nascida de D. Sebastiana Joaquina de Sousa Machado Canavarro, da Casa de Arcossó. Pouco depois do nascimento, Carolina Amélia foi retirada ao convívio materno e entregue pelo tio Francisco Canavarro, aos cuidados do Tenente-Quartel-Mestre António Xavier Rosado e esposa, moradores em Belém, com dote arbitrado pelo próprio Infante D. João. Carolina Amélia foi baptizada pelos seus pais adoptivos na freguesia da Encarnação, em 1858.

Alguém do Forum me poderá orientar como tentar encontrar qualquer fonte documental que sustente esta longa tradição familiar ?

Desde já agradecido,

António Pedro de Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Infante D. João, Duque de Beja - Uma filha natural

#35338 | jpcmt | 12 fev 2003 10:44 | Em resposta a: #35333

Caro António Pedro de Sottomayor:
É com prazer que assinalo o seu regresso ao Forum.
A "Nobreza de Portugal" de Afonso Zúquete tem uma notícia sobre o Infante D. João, mas não lhe dá descendência.
No entanto acrescenta que a sua biografia foi publicada na "Revista Contemporânea " por Latino Coelho. Não tenho esta publicação, mas deixo aqui esta pista. Pode ser que algum Confrade possa verificar o que lá se diz.
Um abraço,
João de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: Infante D. João, Duque de Beja - Uma filha natural

#35751 | apsotomayor | 17 fev 2003 17:14 | Em resposta a: #35333

Caros utilizadores deste Forum.

Na sequência da minha última comunicação sobre a filha natural do Infante D. João Duque de Beja, devo ainda adiantar que a mesma, casou com o Coronel do Exército Alfredo Artur de Oliveira, e dele teve duas filhas, uma das quais se chamou Beatriz Carolina de Oliveira e foi casada com o célebre olissipógrafo Gustavo de Matos Sequeira, de quem teve larga descendência.

Resposta

Link directo:

RE: Infante D. João, Duque de Beja - Uma filha natural

#40852 | Emotive | 02 mai 2003 13:01 | Em resposta a: #35333

Caro Antonio!
Sei que o que essa resposta não está de acordo com sua pergunta, mas creio que o senhor poderá me auxiliar em uma outra pesquisa que estou fazendo.
Sou descendente dos Barões da Retorta, bisneta de Gaspar Augusto Carneiro da Cunha Sotto Mayor, que fixou residencia no Brasil. Estou a procura de familiares, tanto no Brasil como em Portugal, e o seu sobrenome chamou minha atenção. Por acaso será parte do "elo perdido"?
Cumprimentos,
Eliana Rezende de Paula

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 20:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen