Legitimação por S. Santidade

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Legitimação por S. Santidade

#35359 | texmel | 12 fev 2003 15:43

Caro Vasco Jacome_
Talvez me possa agora dar uma ajuda. Passo a referir o que desejo :
Legitimação concedida por S. Santidade
D. Narcisa Teixeira, filha B. de António Teixeira Coelho que segundo Gayo, foi legitimada por S. Santidade, cuja legitimação diz ter visto « em uns autos que esta D. Narcisa tratou com José Jacome de Sousa do Avelar (1671- 1749) em Braga »
Por amável deferência do proprietário da casa do Avelar, consultei o seu arquivo e só encontrei uma justificação de nobreza deste José Jacome, para ser junta aos autos de «oposição» que este intentou contra D. Narcisa Teixeira de Mello e seu marido António Teixeira de Azevedo .Esta justificação foi feita a 20/12/1726 logo a legitimação foi posterior.
Tendo a legitimação sido feita por S.Santidade, onde se poderá encontrar este documento?
Muito grato lhe fico se, do que souber, me informar.

Cumprimentos do
José Luiz Melo

Resposta

Link directo:

Familia no Rio de Janriro~Brasil

#37357 | texmel | 07 mar 2003 23:04 | Em resposta a: #35359

Caros confrades do Brasil
Procuro no Rio de Janeiro,descendentes de Joaquim Teixeira,natural de Murça,Didtriro de Vila Real, que foi casado com D.Carolina Santtoro,filha de pais italianos.Tiveram vários filhos entre os os quais uma filha de nomr DULCE,casada com um professor da Universidade Católica,que penso se chamava Carlos Santão ou Sandão. Esta Dulce e uma irmã chegaram a viver em Portugal,na então vila de Santo Tirso.
Agradeço antecipadamente a quem me der noticia desta familia.

Jos´Luiz Teixeira de Melo

Resposta

Link directo:

RE: Legitimação por S. Santidade

#37369 | Vasco Jácome | 08 mar 2003 12:09 | Em resposta a: #35359

Caro José Luís de Melo

Antes de mais só respondo agora, porque só agora é que reparei que este tópico me era especialmente dirigido.

Tanto quanto sei, as legitimações por S. Santidade passavam pela emissão de um documento que era entrega à pessoa visada, devendo estar hoje na mão dos seus descendentes. Mas se coloca aqui a questão, é certamente porque não será este o caso. Se realmente não está nalgum ramo da família pode querer dizer que se extraviou. Não sei é se não haverá no Vaticano arquivos relativos a estes assuntos que permitam comprovar a existência destas legitimações, tal como cá temos as Chancelarias para as legitimações régias. Talvez algum colega do fórum saiba responder com certezas.

Parece então que este José Jácome e a D. Narcisa tiveram qualquer questiúncula que poderá ter andado pelos tribunais. Será que ainda existem registos de tal facto? Sinceramente, também desconheço onde é que existem os arquivos dos tribunais da altura. Haverá alguma coisa nos registos tabeliónicos?
Lamento fazer mais perguntas do que proporcionar respostas.

Cumprimentos,
Vasco Jácome
PS: por falar em fazer perguntas, onde era exactamente a Casa da Falperra? Ainda existe?

Resposta

Link directo:

RE: Legitimação por S. Santidade

#37444 | texmel | 09 mar 2003 22:59 | Em resposta a: #37369

Caro Vasco Jacome
Como a minha prática é pouca nestas coisa da net,não sei se recebeu mimha indicação sôbre o localização da Casa da Falperra,ontem envia da;vou fazer seguir as folhas que lhe faltam
da Fonte de Juvêncio.
Cumprimentos do
José Luiz T.C. Melo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 31 mai 2024, 17:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen