Família Bicho

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Bicho

#35430 | Filipe Prista Lucas | 13 fev 2003 14:05

A todos,

Já tendo o assunto da família Bicho sido tratado em vários outros tópicos, proponho que se comece um tópico específico para o tema, onde possamos trocar informações acerca desta família.

De acordo com os resultados das minhas investigações, localizei dois ramos Bichos, descendendo (curiosamente) de ambos:

I. Bichos da Beira Baixa

Este ramo une, até onde pude apurar, os apelidos Pires Bicho. O casal mais antigo que localizei é o seguinte:

Simão Pires Bicho e Catarina Gonçalves, ambos naturais de Monforte da Beira, onde se terão casado em cerca de 1675.

II. Bichos do Alentejo

Este ramo, com algumas alterações, une os apelidos Rodrigues Bicho, e consegui retroceder até ao seguinte casal:

Manuel Rodrigues Bicho e Catarina Rodrigues, ambos naturais de Borba, onde se terão casado por volta de 1700.

Com os melhores cumprimentos a todos,

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#35518 | jliberato | 14 fev 2003 09:32 | Em resposta a: #35430

Meu caro Filipe Prista Lucas,
Muito oportuna a sua sugestão. E aqui vai a minha contribuição. Tudo o que tenho é em Góis. Até hoje não encontrei a inquirição de genere do Padre Manuel Gonçalves Bicho.
Seguem os antepassados de Josefa Maria Bicha, a mais recente a usar o nome na minha família.

1. Josefa Maria Bicha que nasceu em 26-09-1725 em Nogueiro , Góis, casou-se em 31-01-1753, em Góis, com João Nogueira Machado, que nasceu em 24-10-1717, Góis. Irmãos : Maria 15/11/1725 , Rita b 26/10/1727 , Ana Maria b 11/9/1729 , Luísa Teresa b 19/9/1731 , Maurícia b 8/8/1734 , José b 9/12/1736 , Joana b 1/11/1742 , Joaquim b 16/8/1744 .

Pais

2. António Gonçalves Bicho que nasceu em 07-11-1694, Nogueiro , Góis, casou-se em 29-10-1721, em Góis, com Maria Francisca.
3. Maria Francisca que nasceu em 26-05-1701, Outeiro , Góis. Irmãos : Manuel 26/11/1694 , José 11/9/1698 , António 17/4/1707 .

Avós

4. Padre Manuel Gonçalves Bicho que nasceu em Góis.
5. Catarina Fernandes que nasceu em Nogueiro , Góis. Solteira

Qualquer pista sobre este padre em Góis seria muito benvinda, dado que em Coimbra aparentemente não foi encontrada inquirição de genere.

Aqui em Bruxelas, conheço uma pessoa com este nome. As suas origens são da zona da Figueira da Foz e Condeixa, julgo eu.

Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#35610 | agp | 15 fev 2003 22:02 | Em resposta a: #35430

Caro Filipe

Tenho um ramo Bicho, em Malpica do Tejo.

A última a usar o apelido foi Luzia Pires Bicho que casou com João Lopes Fevereiro, aos 14-10-1742, em Malpica do Tejo.

Esta Luzia é filha de Diogo Fernandes, de Monforte da Beira, e de Catarina Pires Bicho, casados aos 13-1-1717, em Malpica do Tejo.

Esta Catarina é filha de Domingos Pires Bicho e de Maria Dias. É o casal mais antigo do meu ramo. Não encontrei o seu casamento em Malpica do Tejo.

Com os melhores cumprimentos

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#35730 | ligiaportovedo | 17 fev 2003 13:29 | Em resposta a: #35518

Caro JLiberato:

Quanto à Inquirição De Genere do Padre Manuel Gonçalves Bicho, já tentou os arquivos do Bispado de Lamego? Têm milhares de registos, destes e dos paroquiais, que estão a catalogar.

No entanto, é mesmo preciso ir lá!

Cumprimentos,

Lígia Portovedo

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#35731 | jliberato | 17 fev 2003 13:33 | Em resposta a: #35730

Cara Lígia,
Obrigado pela sugestão. Mas vivendo em Bruxelas não é fácil. Só tendo a sorte de alguém se ter interessado por ele.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#35828 | camac41 | 18 fev 2003 12:59 | Em resposta a: #35430

Caro Filipe Prista Lucas

Referenciei os seguinte individuos que iniciaram o apelido "Bicho" no Rosmaninhal:
1) Diogo Lopes Bicho casado com Isabel Gonçalves em 3OOut1639, tiveram 6 filhos em que só um, Perpétua Lopes Bicho referenciei como tendo vasta descendencia no Rosmaninhal indo perdendo o apelido Bicho (a minha ascêndencia entronca neste ramos);
2)António Lopes Bicho casado com Maria Leitão em 11Fev 1641, não encontro descendência;
3)Domingos Álvares Bicho natural de Lousa - Castelo Branco, fº de Manuel Álvares e Maria Fernandes, veio casar 2ª vez no Rosmaninhal com Isabel Nunes em 21 Nov 1735;
4)João Lopes Bicho (Capitão mor), natural de S. Gião Fundão (fº de Simão Rodrigues Mendo e Catarina Lopes), casou com Beatriz Nunes de Torres (11 fev 1714) (dos principais do Rosmaninhal). O filho João Manuel de Torres Leitão (capitão mor) casou 1ª vez com Maria Antónia Tição da Guerra (c.g.) e 2ª vez com Florência das Neves Taborda e Franco (3º casamento desta). A filha Beatriz Maria de Torres casou com António Mendes Cerejo (sargento-mor) de Idanha-a-Nova (c.g).

Ao seu dispor com os melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#63783 | Luis K. W. | 29 abr 2004 01:19 | Em resposta a: #35430

Tenho um trisavô (seu pai e avó) de Tondela chamados BICHO.

28. João Antunes Bicho n. 10/1/1828 (Molelos-Tondela)
29. Maria Antunes de Sousa n. 11/8/1830 (Molelos-Tondela)
---
56. Jose Antunes Bicho nasc. (Molelos-Tondela) c. 15/5/1827 (Molelos) com
57. Margarida Fernandes n.27/1/1800 (Ermida-Tondela),
---
112. ?
113. Josefa Bicho (do lugar do Betulho/Molelos) solteira.

Luis K W
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#65234 | gmg | 17 mai 2004 19:08 | Em resposta a: #35430

Tenho Ascendência Bicho (que nos Paroquiais aprace como Bixo, forma que mantenho nos meus apontamentos), que vem da Beira Baixa. Não me recordo dos nomes, por isso não posso enviar, mas se não me engano um RODRIGUES BIXO, casou com uma GOMES MOUTOZO, tópico que já aqui lancei. Se não estou em erro eram naturais de Castelo Branco.

Com os mehores cumprimentos,

Luís MG

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#92790 | luis262 | 07 jun 2005 11:11 | Em resposta a: #35430

Caro Filipe Prista Lucas:

Tenho referência a um MARQUES BICHO, que foi Escrivão de Direito, e casado com parente minha, AIDA PIMENTEL GODINHO, filha de SIMÕES GODINHO e ESTEFÂNIA PIMENTEL TEIXEIRA e neta materna de MANUEL MARIA PIMENTEL TEIXEIRA , falecido a 05.09.1903, em Maçãs de Dª Maria, Alvaiázere, herdeiro do solar dos Pimentéis Teixeiras, em M.D.Maria.
Esta AIDA, tinha um irmão, SAMUEL PIMENTEL GODINHO * em ?.11.1901 e que morreu solteiro, sem sucessores.
Isto para situar no tempo este MARQUES BICHO, que é provável ter nascido na última década do séc. XIX e ser natural da região.
Estes elementos estão editados nas páginas do GENEA.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#94521 | Luís Projecto | 27 jun 2005 21:47 | Em resposta a: #92790

Caros confrades

Estou a fazer a árvore genealógica da minha esposa e encontrei um Pedro Fernandes Bicho, natural de Redondo e que terá nascido por volta de 1700, dado que as únicas indicações que tenho apontam para o casamento de uma sua filha (Maria Jorge) em 1754. Este bicho casou com Catarina Pereira. Ainda desconheço os seus ascendentes.

Cumprimentos

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#94544 | luis262 | 28 jun 2005 00:56 | Em resposta a: #92790

Caro Filipe Prista Lucas e restantes participantes:

Em 7.6.2005, 11:11, neste tópico, enviei uma mensagem, sobre um MARQUES BICHO, Escrivão de Direito, casado com uma familiar minha.
Posteriormente soube , que o irmão dessa minha parente, SAMUEL PIMENTEL GODINHO, nasceu em CONDEIXA, e foi funcionário judicial, Chefe de secretaria, tal como o sogro, SIMÕES GODINHO, já fora Notário....
Será que o MARQUES BICHO também era da região?
Alguém sabe alguma coisa sobre a sua descendência, ou ascendência?
Ao que me dizem terão tido dois filhos ou filhas, mas não consegui saber mais nada.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#94583 | rafael | 28 jun 2005 14:21 | Em resposta a: #35828

Caro Carlos Leal Machado

Acabo de ler esta msg. porque estou interessado na família-CEREJO-do concelho de Idanha-a-Nova e em outras famílias deste concelho e limítrofes: Pereiras, Bargão,Claras,Robalos, Rascão, Marques,Cerejo, etc.

No outro dia nem houve tempo de conversarmos um pouco. Ao meu lado ficou o eng.º com quem conversava , senhor deveras simpático e de fino trato.

Um abraço
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#148499 | Ricardo Bailly | 15 mar 2007 23:57 | Em resposta a: #35518

Caros colegas,

Descendo de Maria Gonçalves Bixo, natural e batisada na freguesia de Torre do Pinhão, concelho da Vila Real, sendo seus pais Manuel Gonçalves Bixo e Ingracia Alves. Maria casou-se com Antonio Pereira de Sá Peixoto na freguesia de São Cristóvão do Rio de Janeiro em 13/09/1884, deixando geração que adotou o sobrenome Gonçalves Pereira de Sá Peixoto.
Estou me perguntando se o nome deriva do citado António Gonçalves Bicho, nascido em 07-11-1694?!
Seria possível/provável? O período não parece muito longo? E a questão geográfica? Sou brasileiro e não estou completamente familiarizado com a geografia portuguesa..

Muito grato pelas informações, saudações a todos,

Ricardo Eichler Bailly
Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#148509 | AlferesPereira | 16 mar 2007 01:23 | Em resposta a: #94521

Caro Luís Calhau
Tenho na minha árvore uma Anna Theresa filha de de Thomé Fernandes Bicho e de Antónia Maria e nascida a 28-4-1772 em Santa Anna de Bencatel.
Neta paterna de Bento Fernandes, natural de S. Miguel do Adaval, termo de Borba e de Caterina Maria Amixa, natural de Soveral da Vila de Borba e materna de José da Costa, natural de Santo Estêvão, termo de Estremoz, e de Natércia Maria, natural de Santo António dos Arcos, termo de Estremoz.

Será a mesma família? É bem possível.
Esta Anna Theresa, filha de Thomé Fernandes Bicho, cc. Joaquim António, natural de Santa Anna de Bencatel, O casamento foi celebrado na referida freguesia de Bencatel a 12-12-1796. Joaquim António era filho de Pedro António e de Joaquina Ignacia. Celebrou o pároco José Estevens Rosendo e foram padrinhos António Francisco, solterio, filho de Francisco José e de Joanna Bernarda morador em Bencatel e Joaquim José Silveiro, casado com Rosa de Jesus, lavrador em Erdade do Moinho de Bencatel.

Estou a enviarlhe a infrmação que tenho, pois penso que efectivamente é a mesma família.

Terá o caro confrade alguma informação que acrescente algo a esta?

Cumprimentos

António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#148558 | LProjecto | 16 mar 2007 11:23 | Em resposta a: #148509

Caro António,

Embora disponha de alguns elementos relativos às zonas em questão (a título de curiosidade posso adiantar-lhe que também tenho ascendência em todas as localidades que referiu), na consulta dos meus apontamentos não encontrei nada que pudesse acrescentar algo à informação que disponibilizou.

Só um pequeno reparo: A freguesia de S. Miguel do Adaval pertenceu ao concelho de Redondo e não de Borba. Existem livros de baptismo, casamento e óbito que compreendem as datas extremas de 1631 a 1899.

De qualquer forma, tenho ideia destes "Bichos" de Redondo e Bencatel pertencerem ao tronco comum dos "Bichos" de Borba.

Como por certo saberá, os Bichos de Borba ligaram-se a famílias com algum estatuto social na época tal como os "Silveira", "Panasco", "Banazol", "Franco", "Ataíde", etc...

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#148779 | AlferesPereira | 17 mar 2007 00:05 | Em resposta a: #148558

Caro Luís Calhau

Agradelo a sua pronta resposta.

Claro que S. Miguel do Adaval foi "Termo do Redondo" e não de Borba. Foi lapso meu. Obrigado pela correcção.

Quanto às famílias a que Bicho se liga...confesso que não sei ainda nada sobre o assunto. Embora construa a minha genealogia há já uns anos largos, tenho pouca experiência no assunto. As coisas têm avançado mais pela intuição do que pelo conhecimento científico. Não me tenho dado mal mas há matérias que certamente me passam à margem.
Que me sugere o meu amigo para que me inteire sobre este assunto (da família Bicho)?

Cumprimentos
António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#148785 | gmg | 17 mar 2007 00:27 | Em resposta a: #148558

Caro Luís Projecto Calhau,

Desculpe intrometer-me neste tópico, mas tem alguma informação sobre MOURATOS, de Portalegre e de Castelo de Vide? Procure por Mourato aqui no GENEA, se fizer o favor.

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#149271 | LProjecto | 20 mar 2007 11:31 | Em resposta a: #148785

Caro Luís,

De momento não tenho os meus apontamentos à mão, mas receio não conseguir adiantar algo sobre indivíduos com o apelido em questão. Tenho ideia de que o apelido Mourato era muito comum na zona de Portalegre (Castelo de Vide, Monforte, Alegrete, etc) já nos finais do séc. XVI, mas de momento é só o que me apraz transmitir-lhe.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#151436 | jliberato | 05 abr 2007 17:36 | Em resposta a: #148499

Caro Ricardo Eichler Bailly,
Nunca consegui apurar qual é a origem dos meus Bichos. Radicam-se em Góis, mas devem provir de outro ponto de Portugal.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#151479 | ffarrajota | 05 abr 2007 21:03 | Em resposta a: #151436

Olá caro José Liberato:
Há muito que não trocamos dados. Sobre a família Bicho, tenho uma antepassada Catarina Francisca Álvares Bicho, de Vila Nova do Casal ou Vila Nova de Tazém, filha de Domingos Álvares, nunca encontrei a mãe. Teve um filho em 1698, dum padre, por isso não há casamento e só é mencionado o nome do pai. Talvez seja Bicho do lado da mãe, não tem nenhum Domingos Álvares cc. Bicho?
Os meus melhores cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#151504 | jliberato | 05 abr 2007 23:25 | Em resposta a: #151479

Cara Fernanda,
É verdade que tenho andado muito mais longe destas lides.
O curioso é que o meu Bicho mais antigo era padre. Manuel Gonçalves Bicho, aparentemente de Góis. Teve um filho em Góis em 1694.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#152540 | inestelles | 16 abr 2007 14:21 | Em resposta a: #94521

Só hoje me registei, porque a minha avó chamava-se Catarina Rosa Bicho e era do Redondo e não sei se pode ou não interessar

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#152559 | LProjecto | 16 abr 2007 15:33 | Em resposta a: #152540

Cara "inestelles",

Antes de mais, seja benvinda ao fórum!
Neste espaço, tudo poderá interessar se estiver relacionado com genealogia. A partilha de informação e a inter-ajuda representam um pouco da essência deste magnífico projecto.
Como tem ascendentes de Redondo, convido-a a deixar todos os elementos de que dispõe a propósito da sua ascendência redondense, tal como datas, locais e outras informações que considere relevantes, para que seja mais fácil a alguém conceder-lhe uma possível ajuda. Tenho estudado algumas famílias de Redondo, embora disponha, nos meus apontamentos, de pouca coisa sobre "Bichos", nunca se sabe qual o rumo desses ramos....

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#223821 | Belusca | 15 mar 2009 16:25 | Em resposta a: #94544

Boa tarde,
Foi por acaso que encontrei este forum e resolvi registar-me, por o achar interessante.
Reparei que na família Bicho não faziam referência a Vale de Espinho. Também tenho apelido Bicho no meu nome. O meu avô paterno chamava-se José Bicho e era natural de Vale de Espinho, concelho de Sabugal, distrito da Guarda.

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#223907 | nuno.melo | 15 mar 2009 23:38 | Em resposta a: #223821

Caros confrades,

Alguém tem alguma pista sobre o Manuel Rodrigues Bicho que está no seguinte link?

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1020941

Este ramo interessa-me particularmente por causa dos netos dele, Pascoal José Melo Freire dos Reis e Luis de Mello (este último foi padrinho em criança de um avô meu).

O meu avô era de Almoster e os descendentes dele entroncam em Ansião (chão de couce), figueiró dos vinhos (aguda), maçãs de d. maria...

Se alguém tiver alguma informação, agradeço.

Nuno Melo Martins

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#223934 | Saba | 16 mar 2009 04:46 | Em resposta a: #35430

Ha Bicho em Quadrazais, Sabugal.

-Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#229561 | carlosamante | 17 mai 2009 04:43 | Em resposta a: #35430

tenho a informar que há uma familia Bicho em Sintra, apesar de desconhecer a sua origem. gostava de saber se alguem me pode indicar a sua origem, e se me podem ajudar, pois estou a fazer a minha arvore. o meu avô chama-se Alfredo Augusto Bicho, e sei que a sua mãe se chamava Adelia Bicho.

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#229571 | fmcarita | 17 mai 2009 11:19 | Em resposta a: #223934

Há Bichos na vila de Nisa desde a 2ª metade do século XVII.


atenciosamente
fmcarita

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#251988 | PAULOBX | 20 mar 2010 21:35 | Em resposta a: #223821

Boa noite a todos,
Também foi por acaso que encontrei este forum e tal como Belusca, resolvi registar-me.
Também sou Bicho (nascido em Almada/ 1966), o meu pai é Manuel de Deus Saragoça Bicho (nascido em Campo Maior/ 1939) e meu avô Diogo das Chagas Bicho (creio que também nascido em Campo Maior).
"CAMPO MAIOR - CONCELHO DE ELVAS - DISTRITO DE PORTALEGRE"
Ainda não tive possibilidade de investigar a ascendência a partir do meu avô. Se algum de vós tiver encontrado alguma referência ao seu nome agradecia o feed-back.

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#251998 | LProjecto | 21 mar 2010 00:24 | Em resposta a: #251988

Caro "PAULOBX",

Apenas para referir que os paroquiais de Campo Maior já estão a ser lançados online, pelo que a tarefa de quem tem linhas daquela zona se tornará, certamente, mais fácil.

Aproveito ainda para acrescentar que existem Saragoças em Borba que, se não me falha a memória, para ali se deslocaram vindos da zona de Elvas. Também tenho notícia de Bichos em Borba (séc. XVII) e Redondo (séc. XVIII). Agora se eram dos mesmos... só investigando!

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#253186 | TINA7955 | 15 abr 2010 15:56 | Em resposta a: #35430

Aos interessados nos ascendentes Bicho, e apesar da parca informação que tenho vindo a obter, apenas através dos assentos disponibilizados pelo AUC, no web site MAIA DUARTE, podem encontrar alguns Rodrigues Bicho, naturais de Lavos-Figueira da Foz.
Com os melhores cumprimentos,
Albertina Maia Duarte

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#253200 | MFMG | 15 abr 2010 19:23 | Em resposta a: #35430

Caros confrades

Tenho uma tetravó Antónia Jacinta Bicho (Alcains, Castelo Branco) cc José Godinho (Coja, Arganil) que tiveram a minha trisavó Teresa de Jesus Godinho (Alcains, Castelo Branco).

Os pais da Antónia Jacinta Bicho eram José Maria Bicho (Alcains, Castelo Branco) cc Angélica de Jesus ou da Conceição (Alcains, Castelo Branco).

Os pais de José Maria Bicho (Alcains, Castelo Branco) eram Martinho José Bicho cc Jacinta Maria.

Melhores cumprimentos
MG

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#254932 | kakobicho | 19 mai 2010 19:22 | Em resposta a: #253186

Sou Bicho, nascido no Rio de Janeiro, Brasil

meu pai José Bicho
meus Avós Manuel Bicho e Maria José Maio, todos de Póvoa do Varzim

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#257222 | Silozk | 25 jun 2010 13:48 | Em resposta a: #229561

Boa tarde,
o meu nome é Sílvia e estou a fazer a árvore da família do meu pai. Há um António Bicho e Carolina Augusta Bicho que são os avós da minha avó paterna. Só tenho a data suposta de nascimento da Carolina que é 1858. Não sabemos bem de onde eram, mas em princípio de Vila Nova da Baronia ou Alvito (Alentejo). A mãe da minha avó chamava-se Maria Carolina e a irmã desta Cândida. Talvez tenha sido por isso que a minha avó também se chama Cândida.

O que a minha avó quando era viva contou à minha irmã é que o avô dela (António Bicho) tinha sido deixado em bébé à porta de casa da família Bicho e por isso adoptou esse nome. Assim na verdade não sabemos a origem dele.

Atentamente
Sílvia

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#263673 | laerciobv | 09 out 2010 20:49 | Em resposta a: #35730

Ola, meu nome é Laércio Bicho, nasci em Manaus Amazonas Brasil, neto de Aristóteles Bicho e Bisneto de Aristide Bicho ambos de Portugal.

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#266309 | JOAQUIM BICHO | 04 dez 2010 23:05 | Em resposta a: #151479

OLA EU JAMO-ME JOAQUIM BICHO E SOU DE VILA NOVA DE TAZEM
E TANHO UMA VAGA IDEIA DE AMINHA AVO ME FALAR DESTE CAZO
NAO TANHO BEM A SERTEZA POIS ELA VALECEU A 15 ANOS
SEI QUE O MEU AVO SE CAMAVA MANUEL LOPES BICHO ASSIM COMO O MEU PAI
POIS SO AGORA E QUE ADERI POIS ESTOU MUITO ENTREÇADO EM COMSEGUIR DESCENDENTES DA MINHA FAMILIA
EIDE TER MAIS INFORMAÇOES DE PARTE DE MEU PAI E DE MEUS TIOS PORQUE NAO TANHO BEM A SERTEZA

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#266310 | JOAQUIM BICHO | 04 dez 2010 23:08 | Em resposta a: #151479

OLA EU JAMO-ME JOAQUIM BICHO E SOU DE VILA NOVA DE TAZEM
E TANHO UMA VAGA IDEIA DE AMINHA AVO ME FALAR DESTE CAZO
NAO TANHO BEM A SERTEZA POIS ELA VALECEU A 15 ANOS
SEI QUE O MEU AVO SE CAMAVA MANUEL LOPES BICHO ASSIM COMO O MEU PAI
POIS SO AGORA E QUE ADERI POIS ESTOU MUITO ENTREÇADO EM COMSEGUIR DESCENDENTES DA MINHA FAMILIA
EIDE TER MAIS INFORMAÇOES DE PARTE DE MEU PAI E DE MEUS TIOS PORQUE NAO TANHO BEM A SERTEZA

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#266973 | TiagoR | 17 dez 2010 12:08 | Em resposta a: #35430

Boa tarde a todos,

Meu avo materno tem apelido de Bicho que eu orgulhosamente tenho(infelizmente alguns primos meus perderam o apelido porque os pais achavam demasiado pesado para suportar...).
Manuel Bicho casado com Maria Cesaltina Bicho. Meus avós são naturais de Proença-a-velha, Beira-Baixa.
Tenho primos residentes no Rio de Janeiro por Emigração de um irmão do meu avo.
Se alguém pertencer a algum ramo da Beira-Baixa por favor entre em contacto, estou a tentar aprofundar a minha árvore.

cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#266985 | NunoPereira | 17 dez 2010 16:18 | Em resposta a: #254932

Esse senhor Manuel Bicho não era o que tinha uma "tasca" na Rua da Estrada em Proença ?

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#267182 | TiagoR | 21 dez 2010 19:28 | Em resposta a: #266985

Caro Nuno Pereira,

Não sei se se referia ao meu avô, mas penso que não. Antes da sua vinda para Lisboa pouco sei sobre a vida dele em Idanha-a-Nova, mas quando veio para Lisboa ingressou na PSP.
Mas nada como a quadra que se avizinha para investigar sobre a nossa familia :)
Irei ver esse assunto. Obrigado pela ajuda

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#267262 | graça58 | 23 dez 2010 16:01 | Em resposta a: #251998

Boa Tarde
Tenho um antepassado, José Pais, que foi casado (13/05/1809) com uma Maria Bicho, em Figueiró da Serra, Distrito da Guarda.
Gostaria de obter a fotocópia da certidão de baptismo dessa Maria Bicho, que era filha de pai incógnito de outra Maria Bicho, em Figueiró da Serra, por volta de 1780-1789.
Feliz Natal e muito obrigada
Graça Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#278374 | Ana Rita Bicho | 12 jun 2011 16:04 | Em resposta a: #267182

Também há muitas pessoas com o apelido "Bicho" no Conselho de Pombal. Eu venho de uma dessas familias, mas vivo na Suiça. O meu avô Artur Bicho nasceu entre 1930 e 1940 (não sei exactamente quando...). Só sei que um irmão dele emigrou para o Brazil e là teve descendência.

Resposta

Link directo:

Família Bicho, RIO DE JANEIRO,BRASIL

#287334 | FGJ | 15 set 2011 14:01 | Em resposta a: #35430

MARIA CÉLIA MATTEOLI GUTTMMAN BICHO (CELINHA).
Esposo, filhos e irmãos convidam para missa em memória de 1 ano de falecimento em 13/09/2011. Paróquia N.S. do Líbano. Rio de Janeiro, Brasil.(O GLOBO, 09SETEMBRO2011).
FGJ/RIO/BR

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#287355 | Saba | 15 set 2011 18:51 | Em resposta a: #35430

Esse apelido existe ainda em varias localidades do Sabugal. Pode confirmar em Genregis ponto com.

Cumprimentos,

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#287383 | MCNN | 15 set 2011 23:30 | Em resposta a: #254932

Boa noite

Como eventualmente será do seu interesse, neste link pode ver o que tudo indica ser o registo do pedido de passaporte para o Brasil (Manaus) pedido pelo seu pai no Porto em 18/01/1938:

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=56629&FileID=_2438515

E ao que tudo indica este será o registo de pedido de passaporte feito 4 dias antes por um irmão de seu pai, de nome Joaquim Bicho. Este passaporte era igualmente para o Brasil(Manaus):

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODdisplay.aspx?DigitalObjectID=56629&FileID=_2438506


Para finalizar, encontrei igualmente vários pedidos de passaporte em nome de Manuel Bicho, natural da Póvoa do Varzim, filho de Francisco Bicho e de Rosa Pereira da Silva Como não sei o nome dos seus bisavós, não lhe posso garantir que se trate do seu avô.

Deixo-lhe este link para um dos pedidos de passaporte que este Manuel Bicho fez. Neste caso trata-se de um pedido de passaporte feito em 1928. Escolhi este porque, à semelhança dos dois pedidos que referi anteriormente do seu pai e do seu tio, contém a fotografia de quem fez o pedido, o que eventualmente lhe permitirá confirmar se se trata ou não do seu avô.

http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ODDisplay.aspx?move=next&DigitalObjectID=56615&FileID=_2430929

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#331573 | saviobicho | 26 jun 2013 01:50 | Em resposta a: #35430

Olá.

Meu nome é José Sávio Bicho de Oliveira, Meus Avós maternos são Waldemir Pires Bicho e Antônia Flor Bicho. Sou de São Miguel do Guamá, Pará, Brasil.

Essa é a primeira discussão que vejo acerca do meu sobrenome Bicho, pois até hoje não tinha encontrado nada acerca deste sobrenome.

Gostaria de mais informações: histórico, brasão, origem...

Grato.

Sávio Bicho

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#331621 | r.portugal | 27 jun 2013 12:00 | Em resposta a: #35731

Caro JLiberato,
Só hoje dei conta deste tópico e julgo poder fornecer alguns dados sobre o seu ascendente Padre Manuel Gonçalves Bicho. abastado clérigo de Gois que exerceu diversos cargos na Vila, entre os quais o de Notário Apostólico; pertencia a famílias da governança de Gois.
Aí nasceu e foi baptizado a !5-2-1642, sendo padrinhos Alexandre de Figueiredo Perdigão e Maria de Gois (M1?, fs. 326 TIF- online) (não poderei dar hoje as referências exactas dos L. Paroquiais- seguirão depois).
Era filho de outro Manuel Gonçalves Bicho e de Maria das Neves, esta b.ª em Gois a 10-1-1616, tendo como padrinhos Gaspar Perdigão e Maria de Macedo sua irmã (fs 156 Tif).
Neto materno de Francisco Roiz (Barreto) da vila de Gois, e de Isabel das Neves, de Albergaria, Gois. Esta Isabel filha de João Fernandes e de Maria das Neves, de Albergaria, Gois.
Maria das Neves, mãe do padre era irmã, entre outros, dos Lic. Domingos das Neves Pacheco, e do capitão Inácio das Neves Moreira, cc Paulina Metella, senhores da Quinta do Ribeiro em Gois.
Depois darei indicação exacta dos livroros e respectivaS folhas, mas pelas datas poderá pedir certidões.
Cumprimentos do
Rui Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#335273 | lcmares | 16 set 2013 19:37 | Em resposta a: #287383

Caros, estou procurando informacoes sobre Jose Freire Bicho (meu bisavo), nascido em 1853. Pelas informacoes que tenho, ele viveu no Distrito de Coimbra, mas nao sei em que freguesia. Casou-se com Maria da Luz e teve um filho (meu avo) Luiz de Castro. Caso tenham qualquer informacao, certamente ajudara muito. Obrigada,

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#335274 | HRC1947 | 16 set 2013 19:53 | Em resposta a: #335273

-
Caro Lcmares;

Penso que você se estará a referir à zona de Ansião, que
fica a 40Km de Coimbra, e onde sempre existiram apelidos
"Freires e Bichos..." Distrito de Leiria ]
Assim, deve tentar saber ao pormenor onde é que os seus
ancestrais viviam, estou com um palpite que este Link que
lhe estou a enviar das p. b. i. o vai deixar satisfeito.
Sugiro que analise bem a situação, e até poderá tentar o contacto
telefónico, mas neste caso terá que estar bem preparado com as
perguntas etc.....
A titulo de curiosidade, pergunto se o Confrade está no Brasil?....
Da zona do Distrito de Leiria, nos séculos XIX e XX, foi muita gente
para esse País.
http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/distrito%20Leiria/who/freire%20bicho/?customerType=ALL&contentErrorLinkEnabled=true
Boa sorte
Cumprimentos
Henrique
-

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#335282 | lcmares | 16 set 2013 22:17 | Em resposta a: #335274

Caro Henrique, muita grata pelas informações! Como nao tenho muito mais dados alem dos que mencionei, suas informacoes podem me ajudar muito. Sou brasileira e meu avo emigrou para o Brasil no inicio do seculo passado. No no momento estou em Coimbra justamente para tentar achar informacoes adicionais, mas depois de 1 dia de busca no arquivo geral daqui ainda nao consegui nada. As suas informacoes podem me prover novos caminhos de pesquisa. sou muito grata. Sds, Luciana

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#335284 | HRC1947 | 16 set 2013 22:39 | Em resposta a: #335282

-
Cara Luciana;
No A.U. Coimbra a Confreira não vai encontrar nada, sem
que primeiro saiba;
José Freire Bicho - nascido em 1853.... dia.... e mês .....
Filho de;---
e de: -------
Natural da Freguesia de;---
Concelho; ----
Se o seu ancestral pertencer ao Distrito de Leiria,
o A. U. Coimbra não lhe pode dar qualquer ajuda.
Terá que solicitar os assentos de nascimento, no Arq. Distrital
de Leiria, isto como se bem entende para datas anteriores a 1910.[+/- ]
-----
Sou de opinião que deve contactar:
José Freire Bicho
3240-706 TORRE DE VALE DE TODOS
Freguesia de Torre de Vale Todos
Concelho de ANSIÂO
Tef. 236 673 144
.... e tentar saber se este Senhor tem familia no Brasil....
a partir de uma resposta positiva, deve continuar as "investigações"
nesse sentido.
Se precisar de algum esclarecimento, esteja à sua vontade, basta
vir ao tópico e solicitar ajuda.
------
Se está em Coimbra, pode deslocar-se à Torre Vale Todos,
{ distancia de 40 Km da Cidade.}.
Camionagem para Ansião;
Rodoviária Nacional, com Garagem na Av. Fernão Magalhães.
Chegada a Ansião terá que alugar um táxi [ 10 Km para chegar
Torre de Vale de Todos. ]
Boa sorte
Henrique
-













































































































































.

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#335285 | HRC1947 | 16 set 2013 23:14 | Em resposta a: #335284

-
Cara Confreira;

Seguem mais estes nomes com apelido " Bicho ",
com moradas dentro do Concelho de Ansião-
Distrito de Leiria.

Anastácio, Virgílio Bicho
R Lagoa
3240-692 SANTIAGO DA GUARDA- ANSIÃO
Tef. 236 679 469

Bicho, Manuel D Carmona
3240 CHÃO DE COUCE- ANSIÃO
Tef.236 623 122

Bicho, José Freire
3240-706 TORRE DE VALE DE TODOS - ANSIÃO
Tef.236 673 144

Bicho, Gabriel Duarte
3240-669 SANTIAGO DA GUARDA -ANSIÃO
Tef.236 679 404

Bicho, Fernando Duarte
3240-669 SANTIAGO DA GUARDA- ANSIÃO
Tef.236 679 145

Bicho, Alberto Mendes
3240 LAGARTEIRA- ANSIÃO
Tef. 236 673 062

Bicho, Emídio C. Freire
3240-224 ANSIÃO
Tef.236 677 806
-------------
Cumprimentos
Henrique
-

Resposta

Link directo:

Família Bicho

#358125 | Rafael Bicho | 30 mai 2015 03:12 | Em resposta a: #35430

Ola a todos,
meu nome é Rafael Costa bicho neto de Manoel Thomas Bicho filho e sou Gaúcho de Porto Alegre a maioria de meus parentes Bicho moram aqui também.

Resposta

Link directo:

Família Bicho

#358141 | AntonioGonçalves | 30 mai 2015 22:42 | Em resposta a: #358125

Aos estudiosos do apelido - "Bicho"

No concelho de Vila Verde, Braga - em várias freguesias como: Barbudo, Prado, Turiz e Duas Igrejas, também deparamos com este apelido, desde os princípios de 1600.

Melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

Família Bicho

#358183 | JOAQUIM BICHO | 01 jun 2015 10:23 | Em resposta a: #358125

Bom dia Rafael bicho , tive um irmao do meu avo que emigro para o brasil ele e natural de vila nova de tazem concelho de gouveia gostava de saber se e da familia
O seu irmao chamavase Manuel lopes bicho

Resposta

Link directo:

Família Bicho

#358184 | TINA7955 | 01 jun 2015 10:35 | Em resposta a: #35430

Como também já referi anteriormente neste forum existem "Rodrigues Bicho" em Lavos - Figueira da Foz e Vinha da Rainha - Soure, tanto quanto consegui apurar no meu ramo, desde cerca de 1700.
Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

Família Carneiro confrade TINA7955

#358862 | Cristina Oliveira | 24 jun 2015 23:33 | Em resposta a: #358184

Boa noite prima Tina,

descobri recentemente que somos primas pois partilhamos pelo menos 2 antepassados comuns (10 gerações, Bernardo Carneiro e Maria Filipe da Várzea Grande, Vila Nova do Ceira). Tenho muito interesse na família Carneiro da qual descendo por várias vias se me quiser contactar para partilhar informações o meu e-mail é cristinanevesoliveira@gmail.com
Cristina

Resposta

Link directo:

Família Bicho

#358995 | ruimestevess | 29 jun 2015 23:32 | Em resposta a: #35430

Boa Noite

Se ajudar a algum companheiro existe familia Bicho ( Bixo ) nos livros Paroquias da freguesia de Penha Garcia - Idanha-a-Nova , isto concerteza para quem tenha ascendentes da Beira-Baixa ... como já vi aqui de Proença... Rosmanhial .. etc

Espero que ajude

Se alguem tambem tiver alguma informação sobre familias de Penha Garcia agradeço vou neste momento na minha 6ª Geração

Um abraço a todos

Resposta

Link directo:

Família Bicho

#359478 | golfinho7 | 13 jul 2015 14:34 | Em resposta a: #35430

Bom dia,

A mae do meu marido também é "BICHO", chama se Maria robalo Bicho é natural de Aldeia de Santa Margarida (Castelo Branco). Nessa aldeia hà muitas pessoas com o apelido de "Bicho"

Comprimentos

Marie Queiros

Resposta

Link directo:

Família Bicho

#359675 | TiagoR | 19 jul 2015 12:53 | Em resposta a: #359478

Golfinho7

Os meus avós eram de uma aldeia muito próxima, Proença-a-Velha

cumprimentos

Resposta

Link directo:

Família Bicho

#382608 | TINA7955 | 07 jul 2017 09:43 | Em resposta a: #358862

Cara Cristina Oliveira,
Só agora, ao consultar o forum da Geneall, deparei com a sua mensagem.
Gostaria muito de poder trocar informações consigo sobre os nossos parentes.
O meu mail é tinamaiaduarte@gmail.com
Tina

Resposta

Link directo:

Família Bicho

#412517 | clsantospt | 20 fev 2019 12:57 | Em resposta a: #254932

O meu bisavô materno tem sobrenome Bicho, e é da Póvoa do Varzim, e passou pelo menos três temporadas de 4 ou 5 anos no Brasil... Alguns dos seus filhos também andaram pelo brasil e pelo menos um por lá ficou... Ele nasceu em 1877 faleceu em 1922 em portugal. Os seus filhos nasceram por meados do final do sec XIX e principio do sec XX...

Resposta

Link directo:

Família Bicho

#412524 | FilipeFlard | 20 fev 2019 16:56 | Em resposta a: #35430

Se não me engano, em Trancoso (creio que em Souto Maior ou em Carnicães) há uma família Dias Bicho, cujo nome aparentemente se originou de um ancestral que tinha a alcunha "o Bicho".

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Família Bicho

#412534 | TiagoR | 20 fev 2019 18:54 | Em resposta a: #359478

Boa noite.

Os meus avos eram originários de Santa Margarida.
O meu bisavô tinha um casa térrea logo a entrada da aldeia, lado direito da estrada.
Manuel Bicho e Cesaltina Geraldes nome solteira.

Cumps

Resposta

Link directo:

Família Bicho

#452478 | Tabby | 14 fev 2024 10:36 | Em resposta a: #148499

Olá, sou da freguesia da Torre do Pinhão e o meu bisavô paterno era dessa família que se assinava Bicho. Há algum tempo atrás (talvez uns cem ou mais anos, não sei precisar), houve um grande incêndio em que ardeu o registo civil de Sabrosa onde se encontravam, entre outros, os registos das famílias da nossa freguesia. Por isso é que quando se tenta fazer a genealogia, chega-se a uma data em que não aparecem mais resultados e não se consegue ir mais atrás. Qualquer questão pode contactar-me: cris_rvilar@hotmail.com (Cristina)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 05:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen