Açores: Famílias Picanço e Vargas

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Bibliografia

Açores: Famílias Picanço e Vargas

#35671 | aburma | 16 fev 2003 18:40

Caros Confrades,

Procuro informações sobre a ascendência de

Bartolomeu Dias Picanço (séc XVI)e de sua mer. D. Margarida Affonso de Lira, pais de João Gonçalves Correia (autor de "Genealogia das Principaes Famílias da Ilha Terceira") cc D.Ignez Ávila de Bettencourt;

e de D.Bárbara de Vargas (tb séc. XVI) cc Francisco de Bettencourt Correia e Ávila, pais de D.Violante de Bettencourt Correia e Ávila.

Desde já agradeço

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Açores: Famílias Picanço e Vargas

#35768 | aeiou2 | 17 fev 2003 19:25 | Em resposta a: #35671

Caro Alexandre
Vamos ver se desta vez não me engano na ILHA,mas julgo que já me passaram esses nomes e digo isto porque o Picanço é meu conhecido por ter tido uma colega no colégio das Doroteias de apelido Picanço,mas mais velha do que eu.Só me lembro do apelido e de que era loura.Eu tinha doze anos.Há também um Senhor Sindicalista,julgo que da Função Pública,que é Picanço e Bettencourt,não sei qual é a ordem
Vou ver no livrinho que tenho dos BETTENCOURT.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Açores: Famílias Picanço e Vargas

#35785 | aburma | 17 fev 2003 22:28 | Em resposta a: #35768

Maria,

Nisto de coisas açoreanas é muito importante não nos enganarmos nas ilhas, pois as susceptibilidades são mais que muitas, especialmente entre terceirenses e micaelenses!

O sindicalista que refere chama-se Bettencourt Picanço e deve pois ser meu duplo parente - no mínimo.

Se o livrinho que refere é o do Prof. Jacinto Moniz de Bettencourt, eu também o tenho. Há muito que procuro o "Ascendência e Descendência de Nicolau de Bettencourt", mas baldadamente. Não que descenda de Nicolau de Bettencourt, mas pelo simples facto de os açoreanos serem aparentemente todos primos - um pouco como os gregos, a crermos no livro "Astérix nos Jogos Olímpicos"!.

Beijinhos para si também

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Açores: Famílias Picanço e Vargas

#35792 | amtf | 17 fev 2003 23:31 | Em resposta a: #35785

Caro Alexandre,

A “Ascendência e descendência do Dr. Nicolau de Bettencourt” foi escrita pelo meu primo Vasco de Bettencourt de Faria Machado e Sampaio, aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=41804.

Penso ter um exemplar em casa de meus Pais. Vou procurar e, se quiser, poderei consultá-lo por si. Creio que, ainda há pouco tempo, estava à venda na Livraria do Guarda-Mór.

Um abraço,
António Maria

Resposta

Link directo:

RE: Açores: Famílias Picanço e Vargas

#35809 | aeiou2 | 18 fev 2003 09:52 | Em resposta a: #35785

Alexandre
O livro que eu tenho "Subsídios para a história genealogica insulana" de Jacinto d'Andrade Albuquerque de Bettencourt.
Na pag.31§V D.Margarida Afonso de Lyra e de seu marido Bartolomeu Dias Picanço,natural do Faial e ido para a Graciosa (Nº3 a pag.316 de vol 2.ºdo Nobiliário da Ilha Terceira)
É o que tenho.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Açores: Famílias Picanço e Vargas

#35822 | aburma | 18 fev 2003 12:04 | Em resposta a: #35792

Caro António Maria,

Agradeço a oferta de ajuda. Se lá conseguir descobrir alguma coisa do que pretendo, desde já lhe agradeço.

Um abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Açores: Famílias Picanço e Vargas

#35823 | aburma | 18 fev 2003 12:07 | Em resposta a: #35809

Maria,

Obrigado pela ajuda. Imperdoavelmente, nunca adquiri o Nobiliário da Ilha Terceira, mas é obra a que tenho de me abalançar.

Beijinhos

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Açores: Famílias Picanço e Vargas

#35856 | aeiou2 | 18 fev 2003 17:29 | Em resposta a: #35823

Alexandre
Há um site com os Bettencourt meganet.net/bettenco.Mas não condiz quanto aos ascendentes de D.Violante.Também já encontrei outros erros e enviei mensagem,mas não resultou.
Estive a ver no FG,Vargas mas não encontrei nada.O Manel ou o Vasco Briteiros,não têm o N. da I.T.?
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Açores: Famílias Picanço e Vargas

#35858 | magalp | 18 fev 2003 17:46 | Em resposta a: #35856

Maria, minha querida

Claro q. tenho! Foi uma das minhas 1ªs compras, belamente encadernado, por pouco mai dum conto de réis!
O Alexandre está farto de o ver cá em casa, mas nem o mesmo se abre sózinho (estão os 3 reunidos num só), nem o Alexandre deixa de aqui vir como "médico da caixa"...

Foi pelo NIT que lhe dei notícia da junção dos d'Ávila - em 1580, fidalguia "mui vieja en Castilla con su castillo en Castilla La Vieja" - com os Correia Bettencourt, da Ilha de S. Jorge.

Quando volta aqui para continuarmos as nossas conversas e visitas?

Manel

Resposta

Link directo:

RE: Açores: Famílias Picanço e Vargas

#35862 | aburma | 18 fev 2003 18:53 | Em resposta a: #35856

Maria,

Conheço bem o site que refere, e nele também já tenho encontrado aquilo que designaria por "discrepâncias", relativamente a dados que possuo de outras fontes. Mas de um certo ponto para trás, a genealogia Bettencourt, tal como muitas outras, está em alguns casos aberta a várias interpretações, quando não mesmo conjecturas. O site da meganet é, salvo erro, operado por um "primo" meu dos EUA, de seu nome Ronald J. Bettencourt, e todas as suas informações referem as respectivas fontes. Sucede que algumas dessas fontes surgem apenas como "e-mail from...".

Quanto aos Vargas, penso serem originários de Castela, e não sei há quanto tempo a família de D. Bárbara estava nos Açores.

Obrigado pela sua ajuda

Beijinhos

Alexandre

PS Não me chegou a mandar por e-mail a informação sobre os dados que procura em Itália. Estou ao seu dispor.

Resposta

Link directo:

RE: Açores: Famílias Picanço e Vargas

#35863 | aburma | 18 fev 2003 18:56 | Em resposta a: #35858

Manel,

Enquanto o teu estado de saúde não requere nova visita do "médico da caixa", não poderias dar então uma olhadela no NIT e ver o que diz destes Picanços e Vargas? Se a informação for de tomo, prometo fazer-te visita mais demorada!

Abraço

Alexandre

Resposta

Link directo:

RE: Açores: Famílias Picanço e Vargas

#35900 | aeiou2 | 19 fev 2003 11:11 | Em resposta a: #35862

Alexandre
Não tenho tido tempo para as minha genealogia.O que eu precisava era da fotocópia do assento de baptismo de:Anna Luiza Montano,n.1774,S.Giorgio,Genova,filha de Jacomo Montano e Caterina.Tem que ser tratado directamente "alla Parrocchia di San Giorgio-via Giustimani,1-16123 Genova ou Curia Arcivescovile di Genova-Piazza Matteoti,4-16123 Genova.Já escrevi uma vez para os primeiros e em italiano mas nada.Se houver alguma coisa a pagar faça o favor de dizer.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Açores: Famílias Picanço e Vargas

#35901 | aeiou2 | 19 fev 2003 11:13 | Em resposta a: #35858

Manel
Espero ir aí com melhor tempo,para poder dar uma volta no jardim das japoneiras e tirar umas fotografias.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Açores: Famílias Picanço e Vargas

#35945 | emedina | 19 fev 2003 18:54 | Em resposta a: #35671

Meu Caro
Vou dar um ínfimo contributo copiando-lhe alguma informação de genealogistas da Ilha Graciosa.
De Oriolando Silva : "Bartolomeu Dias Picanço Fidalgo da Casa Real e neto de Martin Afonso Picanço fidalgo da Casa do Infante D.Fernando e de D.Margarida Correia de Melo 7ª neta de Paio Peres Correia o da conquista do Algarve. Deixaram geração ele e sua mulher D.Margarida Afonso de Lira filha de Pedro Anes Carração ou de Lira) e de Margarida Vaz Freire de Andrade esta filha de João Fernandes Raposo, o do Sul Grande, um dos primeiros povoadores da Ilha Graciosa e de sua mulher Maria Freire de Andrade."

De Luís Pimentel : " os Correia Picanço descendem de Martim Afonso natural de Mértola casado com Margarida Correia. É tronco desta família na Graciosa Diogo Afonso Picanço que foi criado do Infante D. Fernando que o casou com Maria Afonso de Medeiros e que se fixaram na Praia do Almoxarifado na Ilha do Faial e alguns dos seus filhos casaram na Graciosa onde deixaram descendência."

De acordo com o Dr.Jorge Forjaes esta família deixou na Graciosa até aos nossos dias o apelido duplo Correia Picanço ou Picanço Correia,este menos usado que são especificamente identificativos da Ilha Graciosa e até pediu em palestra na RTP que as famílias que o usam tivessem o bom gosto de o manter na sua descendência. Esta família ligou-se na Graciosa a Ávilas, Bettencourts e Espínolas tudo ligações familiares bem documentadas até aos nossos dias.
O sindicalista em causa é realmente dessa vasta família Picanço por via ilegítima através do pai que eu conheci o qual a dada altura tentou e perdeu uma acção de paternidade, embora tenha sido baptizado com o sobrenome Picanço e ser voz corrente de quem seria filho.
Cumprimentos E.Medina

Resposta

Link directo:

RE: Açores: Famílias Picanço e Vargas

#35962 | aburma | 19 fev 2003 22:31 | Em resposta a: #35945

Caro E. Medina,

Muito lhe agradeço as informações que aqui me presta, as quais nada têm de ínfimo.

Os meus cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Açores: Famílias Picanço e Vargas

#69383 | eliane | 11 jul 2004 23:03 | Em resposta a: #35962

Sou descendente da familia Picanço. Moro na cidade de Miracema, no Estado do Rio de Janeiro-brasil. Nada sei sobre a familia, pois meu avo faleceu muito cedo e minha mae foi criada com seus avos. Gostaria muto de saber sobre esta familia que tanto amo. A única coisa que sei é o nome do meu avo que era Cornelio Picanço Fraga e o de sua mãe que era Faustina Picanço Fraga. Eles vieram para o Brasil e se instalaram no noroeste do Estado do Rio de Janeiro, nas cidades de Miracema, Laje do Muriaé, São Fideles e Itaperuna. Ficaria muito agradecida se alguem me enviasse mais alguma informação. Eliane Picanço Dutra

Resposta

Link directo:

RE: Açores: Famílias Picanço e Vargas

#89175 | rosadorno | 21 abr 2005 18:39 | Em resposta a: #35945

Caro Confrade E.Medina
Desculpe renovar este tópico , mas gostaria de perguntar o seguinte.
Tenho antepassados na Graciosa , na centuria de 600 , com o nome de AFONSO MELO , casado com FRANCISCA ESPINOLA .
Gostaria de saber se esse familiar estará relacionado com MARTIM AFONSO natural de Mertola , que foi mencionado na vossa ultima mensagem?
Saudações
Rosadorno

Resposta

Link directo:

RE: Açores: Famílias Picanço e Vargas

#210754 | JorgeBastos | 16 out 2008 20:50 | Em resposta a: #69383

Prezados Confrades,

A minha trisavó Mariana Victorina Picanço chegou no Rio de Janeiro em 1875, com um irmão caçula (Manoel Corrêa Picanço). Ela nasceu em 20/03/1853, na Freguesia de Santo António do Porto Judeu, Ilha Terceira, Arquipélago dos Açôres.
Estou iniciando a pesquisa genealógica dela:
pais: João Corrêa Picanço e Izabel Victorina;
avós paternos: António Corrêa Picanço e Delfina Victorina; e
avós maternos: Vicente de Fraga e Anna Joaquina (Victorina?).
padrinhos: Manoel da Roza Filho e sua esposa Mariana Victorina (tia e prima materna). Batizado em 04/04/1853.
Estou procurando por familiares e trocando informações.
Abraços,

Jorge Bastos Furman

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 mai 2024, 20:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen