Penidos-Morgadio de Penidos em Marco de Canaveses

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Penidos-Morgadio de Penidos em Marco de Canaveses

#35715 | antonieta | 17 fev 2003 11:37

Solicita-se o contacto de quem tenha informação sobre o Morgadio de Penidos em Sobre-Tâmega/Vila Boa de Quires em Marco de Canaveses, instituido em 15.02.1373 pelo Abade Martim Giraldes.

Resposta

Link directo:

RE: Penidos-Morgadio de Penidos em Marco de Canaveses

#35772 | vbriteiros | 17 fev 2003 19:36 | Em resposta a: #35715

Cara Antonieta
Terá alguama coisa a ver com "Prazo de Passinhos na Margem do Tâmega" ?
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Penidos-Morgadio de Penidos em Marco de Canaveses

#35846 | antonieta | 18 fev 2003 15:52 | Em resposta a: #35772

Caro Vasco Briteiros:
Agradeço-lhe imenso o seu contacto. Honestamente não sei mas peço-lhe para ser mais concreto.
Entretanto, estou ao dispôr para qualquer informação genealógica sobre famílias marcoenses.
Cumprimentos,
Antonieta

Resposta

Link directo:

RE: Penidos-Morgadio de Penidos em Marco de Canaveses

#35868 | vbriteiros | 18 fev 2003 19:25 | Em resposta a: #35772

Cara Antonieta
De momento é a única nota que possuo e não posso adiantar mais.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Penidos-Morgadio de Penidos em Marco de Canaveses

#35880 | amtf | 18 fev 2003 22:21 | Em resposta a: #35868

Caro Vasco Briteiros,

Procuro outros "Passinhos", estes na antiga freguesia de S. Pedro do Vale, Arcos de Valdevez.
Concretamente, a ascendência de Bento Bernardo de Magalhães e Andrade, senhor da Casa de Passinhos c.c. D. Maria Angélica de Salazar de Abreu e Sousa, que viveram em meados do séc. XVIII.
Sabe alguma coisa desta gente?
Grato, em qualquer circunstância

Melhores cumprimentos
António Maria Fevereiro

Gostaria de conhecer a ascendência deste casal

Resposta

Link directo:

RE: Penidos-Morgadio de Penidos em Marco de Canaveses

#35881 | amtf | 18 fev 2003 22:22 | Em resposta a: #35868

Caro Vasco Briteiros,

Procuro outros "Passinhos", estes na antiga freguesia de S. Pedro do Vale, Arcos de Valdevez.
Concretamente, a ascendência de Bento Bernardo de Magalhães e Andrade, senhor da Casa de Passinhos c.c. D. Maria Angélica de Salazar de Abreu e Sousa, que viveram em meados do séc. XVIII.
Sabe alguma coisa desta gente?
Grato, em qualquer circunstância

Melhores cumprimentos
António Maria Fevereiro

Gostaria de conhecer a ascendência deste casal

Resposta

Link directo:

RE: Penidos-Morgadio de Penidos em Marco de Canaveses

#35907 | antonieta | 19 fev 2003 11:52 | Em resposta a: #35772

Este Morgadio tem a ver com os Giraldes de Mota.
Obrigada
Antonieta

Resposta

Link directo:

RE: Penidos-Morgadio de Penidos em Marco de Canaveses

#35910 | Conde | 19 fev 2003 13:11 | Em resposta a: #35715

A questão mais complicada é seguir as bastardias dos vários administradores eclesiásticos do Morgado de Penidos,de apelidos Giraldes,Dias e Motta.É um trabalho interessantíssimo.Como sucedia o eclesiástico de ordens de missa, mais próximo parente do anterior (o instituidor esqueceu-se de afirmar que seria o parente legítimo mais próximo...)toca de pôr os sacerdotes administradores do Morgadio a produzir criancinhas até aparecer um varão que teria de ser padre e fazer o mesmo quer gostasse quer não.Foi recorrente o expediente.Portugal no seu melhor.Daí haver tanta gente descendente destes padres morgados...
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Famílias marcoenses

#35927 | Vasconcelosminas | 19 fev 2003 16:18 | Em resposta a: #35846

Prezada Antonieta,

Estou a procura de uns antepassados Pereira Pais / Pereira de Vasconcelos em Marco do Canavezes, freguesia de Paredes de Viadores.
Até onde pode avançar, deparei-me com Bernardo Pereira de Vasconcelos, n. em 1705, filho de Bernardo Pereira Pais, n. em 1671, em P. de Viadores, e de sua mulher Ana Vieira da Rocha (ou Mota), esta nascida em 1664, igualmente em P. de Viadores, filha de Domingos Vieira e de Serafina Aranha.
Caso, eventualmente tenha alguma notícia sobre esse meu povo, ficarei imensamente agradecido.
O meu cordial abraço

José Roberto Vasconcelos
Chiador - Minas Gerais - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Penidos-Morgadio de Penidos em Marco de Canaveses

#35930 | vbriteiros | 19 fev 2003 16:39 | Em resposta a: #35880

Caro António Maria Fevereiro
A designação Casa de Passinhos é frequente e aparece uma no vale do Tãmega. Apesar de ter estado lá uma vez, tomei nota " Prazo de Passinhos" mas perdi a indicação da freguesia.
A Casa de Passinhos que lhe interessa em Arcos de Valdevez, não me é totalmente estranha e muito menos os apelidos "Salazar" e "Abreu e Sousa". Seria dos Salazar de Braga/Barcelos?
Vou ver se consigo alguma informação nos meus alfarrábios.
Um abraço
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Penidos-Morgadio de Penidos em Marco de Canaveses

#35931 | vbriteiros | 19 fev 2003 16:41 | Em resposta a: #35907

Cara Antonieta
Sabe se terão ligaçõa com os Visc Marco ou Casa de Tuías?
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

Penidos-Morgadio de Penidos em Marco de Canaveses

#35932 | Vasconcelosminas | 19 fev 2003 16:52 | Em resposta a: #35930

Caro Vasco Briteiros,

Salvo melhor juízo e se minha memória não me trai, acredito que a tal Casa de Passinhos de Marco de Canavezes esteja situada em Paredes de Viadores ou em Soalhães, freguesias de M. de Canavezes. Ocorre que, com o auxílio de um grande amigo, tentamos fazer a ligação entre os Pereiras de Vasconcelos / Pereiras Pais a que pertenço com os antigos senhores daquela casa, em fins do século XVII e princípio do seguinte.
Cordialmente,

José Roberto Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Penidos-Morgadio de Penidos em Marco de Canaveses

#35935 | vbriteiros | 19 fev 2003 17:03 | Em resposta a: #35932

Caro José Roberto Vasconcelos
O problema é que não consigo lembrar-me porque fui a Passinhos - Marco de Canaveses. Que Família vive ou viveu lá?
VB

Resposta

Link directo:

Casa de Passinhos, em Marco de Canaveses

#35937 | Vasconcelosminas | 19 fev 2003 17:13 | Em resposta a: #35935

Caro Vasco Briteiros,

Como estou no escritório neste momento, falar-lhe-ei de memória, no que posso me enganar em algum pormenor.
A Casa de Passinhos pertenceu a um ramo dos Pinto da Fonseca. Pela segunda metade do século XVII e primeiros anos do seguinte, era seu senhor (da dita casa/quinta) Diogo Pinto da Fonseca, casado com Maria Pinto Pereira.
Esbarrei, sem sucesso de alguma eventual ligação, com esses Pinto da Fonseca, na tentativa de localizar os pais de Bernardo Pereira Pais (de Vasconcelos) que, em Paredes de Viadores, casou com Ana vieira da Rocha, filha de Domingos Vieira e de Serafina Aranha.
Espero ter-lhe sido de alguma utilidade.
Abraços do

José Roberto

Resposta

Link directo:

RE: Casa de Passinhos, em Marco de Canaveses

#35946 | vbriteiros | 19 fev 2003 19:03 | Em resposta a: #35937

Caro José Roberto
Esses nomes não me dizem nada para já.
Vou tentar junto familiares indagar qual a razão da minha ida a Passinhos.
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Penidos-Morgadio de Penidos em Marco de Canaveses

#35961 | amtf | 19 fev 2003 22:23 | Em resposta a: #35930

Caro Vasco Briteiros,

Agradeço o seu interesse.
Nada sei sobre estes meus sextos Avós a não ser que tiveram, pelo menos, a D. Angélica Rosa de Abreu Caldas Bacellar, por sua vez casada com Rosendo de Abreu Leite Pereira da Silva Coelho, n. 3-5-1752, COXtº, que foi Senhor da Casa de Alvação, da de Mozes e da Torre do Outeiro, ou de Alvite.
Se, porventura, encontrar alguma coisa sobre esta gente fico grato por suas notícias.

Um abraço
António Maria

Resposta

Link directo:

RE: Famílias marcoenses

#36013 | antonieta | 20 fev 2003 14:56 | Em resposta a: #35927

Sr. José Roberto Vasconcelos:
Dou-lhe o contacto de alguém que tem alguns elementos sobre o que me pede (Pereira Pais/Pereira de Vasconcelos): António Sanhudo,
Casa de Santo António, 4630-289 Marco de Canaveses.
Cumprimentos, Antonieta

Resposta

Link directo:

RE: Penidos-Morgadio de Penidos em Marco de Canaveses

#36014 | antonieta | 20 fev 2003 14:59 | Em resposta a: #35910

Sr.Conde:
Muito obrigada pelo contacto.
Um beijinho à R. e à J.
Antonieta

Resposta

Link directo:

Famílias marcoenses

#36027 | Vasconcelosminas | 20 fev 2003 17:08 | Em resposta a: #36013

Cara Antonieta,

Muito lhe agradeço pelo contacto que me fornece, ao mesmo tempo em que peço-lhe desculpas por eventuais transtornos que tenha causado.
Entrarei em contacto, o mais breve possível, com o Sr. António Sanhudo, fazendo votos por ter sucesso em obter eventuais elementos sobre os meus Pereira Pai / Pereira de Vasconcelos marcoenses.
O meu reitero agradecimento.

José Roberto Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Penidos-Morgadio de Penidos em Marco de Canaveses

#36042 | vbriteiros | 20 fev 2003 21:37 | Em resposta a: #35961

Caro António Maria
Ainda não consegui localizar onde li os apelidos da sua 6ª Avó, mas anotei e se encontrar transmito-lhe os dados.
Já consultou as "Ultimas Geraçôes" ?
Pelas casas que cita não me foi dificil relacioná-lo com os Cunha Reis de Braga. Coincidência o facto da Casa Grande-Braga ficar em frente da Casa que foi dos meus avós maternos e onde minha mãe nasceu. No cemitério de Braga ,os túmulos situam-se um ao lado do outro e por isso não esquecerei o assunto.
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Penidos-Morgadio de Penidos em Marco de Canaveses

#36055 | Vasco Jácome | 20 fev 2003 22:52 | Em resposta a: #35881

Caro António Maria Fevereiro:

O nosso Passinhos está identificado por Gayo no ttº de Lopes da Barca §11, ttº de Caldas §53, ttº de Araújos §484, ttº de Rebelos §59.
A minha ideia era mandar alguns dados desta gente para a base do Genea. Há poucos dias colocaram um PAF que já tinha enviado havia meses. No seguimento desse, em breve tenciono mandar mais e começar a incluir Passinhos. Enfim, agora ando um bocado ocupado, mas quando tiver um pouco mais de tempo vou ver como lhe posso passar informações.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Penidos-Morgadio de Penidos em Marco de Canave

#36076 | Conde | 21 fev 2003 10:51 | Em resposta a: #36014

Antonieta:
Saudades ao ZA,e a todos mais.Penidos merecia um estudo.Vou reunir o que tenho.
Voltarei à carga.Saudades.

Resposta

Link directo:

RE: Penidos-Morgadio de Penidos em Marco de Canaveses

#36151 | amtf | 21 fev 2003 22:30 | Em resposta a: #36042

Caro Vasco Briteiros,

Já tinha consultado as “Últimas Gerações ...” mas não aparecem por lá, talvez por serem das “penúltimas”.
Entretanto, neste tópico mais acima, já Vasco Jácome fez o favor de os identificar, no Gayo.
Para além da sucessão de nomes interessa-me sobretudo dados biográficos. Se acaso tropeçar nalguma coisa muito lhe agradeço.
O meu parentesco com os Cunha Reis vem do casamento de uma tia-trisavó, D. Isabel Maria de Meirelles Leite Pereira de Abreu Bacellar com Joaquim Firmino da Cunha Reis da Mota Godinho, da Casa Grande do Campo das Hortas, em Braga.

Um abraço,
António Maria

Resposta

Link directo:

RE: Penidos-Morgadio de Penidos em Marco de Canaveses

#36152 | amtf | 21 fev 2003 22:32 | Em resposta a: #36055

Caro Vasco Jácome,

Os “nossos” Passinhos? Posso deduzir que seu Avô José do Vale Campos Barreto de Magalhães Bacellar era irmão, ou primo, de minha Avó Angélica Rosa? Estive a dar uma vista de olhos pelas UGEM (Vol. I, pag. 312) e fiquei com essa ideia...
Um abraço,

António Maria

Resposta

Link directo:

RE: Passinhos

#36163 | Vasco Jácome | 22 fev 2003 00:54 | Em resposta a: #36152

Caro António Maria Fevereiro

Com efeito, José do Vale Campos Barreto (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=175071) era sobrinho de Angélica Rosa, assim como a sua mulher, que era sua prima direita. Isto será incluindo no próximo PAF que tenciono enviar para a base de dados.

Cumprimentos,
Vasco bi-Passinhos Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Passinhos

#36185 | amtf | 22 fev 2003 15:59 | Em resposta a: #36163

Caro Vasco Jácome,

Fico então à espera que aqui cheguem esses elementos.

Um abraço,
António Maria uni-Passinhos Fevereiro

PS - Aproveito para pedir desculpa à Senhora Dona Antonieta por ter entrado, sem pedir licença, neste seu tópico

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 17:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen