Fradique de Menezes-Presidente da R.de S.Tomé e P.

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Fradique de Menezes-Presidente da R.de S.Tomé e P.

#35986 | aeiou2 | 20 fev 2003 10:56

Alguém me sabe dizer quem são os pais ?
Desde já agradeço qualquer informção.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Fradique de Menezes-Presidente da R.de S.Tomé e P.

#36554 | aeiou2 | 27 fev 2003 08:19 | Em resposta a: #35986

Então ninguém está interessado na genealogia de S.Tomé e Príncipe?Parece que está ligado à Casa da Vitória,Porto
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Fradique de Menezes-Presidente da R.de S.Tomé e P.

#36556 | LCM | 27 fev 2003 08:25 | Em resposta a: #36554

Maria,

Ao que parece o Presidente da Refública de S. Tomé e Príncipe é de ascendência paterna portuguesa, de Viseu, e a mãe de uma tradicional família judaica de S. Tomé de apelido Bandeira.
É tudo quanto sei.

Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Fradique de Menezes-Presidente da R.de S.Tomé e P.

#36557 | aeiou2 | 27 fev 2003 08:41 | Em resposta a: #36556

Caro L C Mattos
È essa ligação que gostaria de ver aqui confirmada,pois até talvez saiba quem é o Avô paterno,mas esse Senhor teve pelo menos 25 filhos de várias mulheres.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Fradique de Menezes-Presidente da R.de S.Tomé e P.

#166559 | 6099 | 05 set 2007 00:07 | Em resposta a: #36557

Cara Maria:

Será que passados 4 anos e meio sobre o lançamento deste tópico, terá avançado nas suas investigaçoes? Sei que por via MENEZES, o Presidente de Sao Tomé descende da Casa de Fataúnços (Melo Menezes e Castro), mas de momento estou mais interessado em saber a sua ascendência materna. Terá a Maria ou algum confrade informaçoes que possam facultar?
Obrigado e cumprimentos,
José Paulo de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Fradique de Menezes-Presidente da R.de S.Tomé e P.

#166572 | aeiou2 | 05 set 2007 07:26 | Em resposta a: #166559

Caro José Paulo de Figueiredo,

Não sei nada mais, e o meu interesse no assunto, era para ajudar, num trabalho de uma prima minha que , nesta altura está muito doente e já não faz nada e que também não conseguiu apurar nada, embora tivesse feito contactos com S.Tomé.

Eu, se estivesse a trabalhar nessa genealogia, escrevia directamente para o Sr. Presidente, e julgo que ele haveria de responder, e "leve leve".

Cpts
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Fradique de Menezes-Presidente da R.de S.Tomé e P.

#166573 | 6099 | 05 set 2007 08:41 | Em resposta a: #166572

Cara Maria:

Obrigado pela sua resposta e vou seguir a sua sugestao.
Cumprimentos,
José Paulo de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Fradique de Menezes-Presidente da R.de S.Tomé e P.

#166642 | pgirao | 06 set 2007 01:21 | Em resposta a: #166573

Caro José Paulo de Figueiredo,

Da ascendência paterna, relacionada com a Casa de Fataúnços, sei o que é voz pública... mas nunca pude confirmar documentalmente, o que é habitual nestes casos. Curiosamente, quando quando há anos realizou uma visita a Portugal como Presidente da República de S.T.P., Fradique de Menezes interrompeu o programa oficial para ir a Fataúnços "ver a terra de seus avós"... Ou seja, além da voz pública, neste caso há também a voz própria!

Aproveito para lhe dizer que na altura (há cerca de 4 anos, creio), eu próprio tentei contactar Fradique de Menezes através do seu e-mail oficial... mas nunca obtive resposta.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Girão


P.S. - Duas notas à margem. Primeira: uma boa parte da minha ascendência concentra-se em Fataúnços, razão pela qual o assunto me interessou (uma das minhas trisavós usava ainda o Menezes, com a mesma origem da Casa em questão). Segunda: no meu site da Família Girão, numa secção denominada "Curiosidades", existe um pequeno "post" acerca deste assunto.

Resposta

Link directo:

RE: Fradique de Menezes-Presidente da R.de S.Tomé e P.

#166654 | 6099 | 06 set 2007 10:16 | Em resposta a: #166642

Caro Pedro Girao:

Obrigado pela sua mensagem e muitos parabéns pelo seu "site" da Família Girao, que está estupendo.
Relativamente a Fradique de Menezes, estava convencido que teria lido em qualquer lado a existência de prova documental da sua ligaçao a Fataúnços, mas nao me lembro onde. Talvez tenha feito confusao, mas pelo menos é evidente haver uma forte probabilidade de essa ligaçao existir. Em todo o caso, o meu interesse reside na ascendência materna por via "Bandeira", para um trabalho que estamos a desenvolver com Rui do Amaral Leitao e António de Sampaio Pinho, embora neste caso a probabilidade de Fradique de Menezes entroncar na genealogia em estudo seja bastante mais frágil. Por isso, estou a ponto de abandonar essa hipótese. E para mais se me diz que nao obteve resposta à sua mensagem... embora lhe ficasse muito agradecido, se me facultasse o e-mail oficial da Presidência da República de Sao Tomé e Principe. Pode ser que eu tenha mais sorte.
Agradecendo a sua boa colaboraçao, apresento-lhe os meus cumprimentos,
José Paulo de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Fradique de Menezes-Presidente da R.de S.Tomé

#166740 | aquadros | 07 set 2007 15:24 | Em resposta a: #166572

Caros confrades:
Fradique de Meneses cumpriu o serviço militar nas Forças Armadas Portuguesas, tendo sido mobilizado pelo RI1, na Amadora, para Moçambique onde esteve de 1965 a Novembro de 1967, como Furriel Miliciano.
Talvez por esta via encontrem algo.

Com os cumprimentos do

Américo de Quadros

Resposta

Link directo:

RE: Fradique de Menezes-Presidente da R.de S.Tomé

#166813 | 6099 | 07 set 2007 23:13 | Em resposta a: #166740

Caro Américo de Quadros:

Já agora, poder-me-á indicar a melhor forma de investigar a via que propoe?
Muito obrigado e cumprimentos,
José Paulo de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Fradique de Menezes-Presidente da R.de S.Tomé e P.

#166834 | pgirao | 08 set 2007 01:12 | Em resposta a: #166654

Caro José Paulo de Figueiredo

Pode consultar o "site" oficial do Governo de S.T.P. no endereço
http://www.gov.st/

Na altura que lhe referi existia um e-mail para o Presidente da República mas, como pode verificar na secção de Contactos, actualmente existe apenas um formulário para escrever ao primeiro-ministro. Servirá?...

Com os melhores Cumprimentos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Fradique de Menezes-Presidente da R.de S.Tomé e P.

#166913 | 6099 | 09 set 2007 12:07 | Em resposta a: #166834

Obrigado, Pedro Girao, pela sua ajuda. Vou tentar e, caso consiga obter resposta positiva, informo-o.
Cumprimentos,
José Paulo de Figueiredo

Resposta

Link directo:

Fradique de Menezes-Presidente da R.de S.Tomé e P.

#386476 | Samuel C O Castro | 12 nov 2017 15:19 | Em resposta a: #166642

Prezado Pedro Girão,

Se por acaso descobristes dados da genealogia do Fradique de Menezes, Presidente que foi de São Tomé e Príncipe, e puder informar para meu e-mail castro.genealogia arroba bol.com.br, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido.

Agradeço sua atenção. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Fradique de Menezes-Presidente da R.de S.Tomé e P.

#386477 | Samuel C O Castro | 12 nov 2017 15:20 | Em resposta a: #166913

Prezado José Paulo de Figueiredo,

Se por acaso descobristes dados da genealogia do Fradique de Menezes, Presidente que foi de São Tomé e Príncipe, e puder informar para meu e-mail castro.genealogia arroba bol.com.br, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido.

Agradeço sua atenção. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 13:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen