familias de " souto da casa " - fundão

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

familias de " souto da casa " - fundão

#36001 | joao | 20 fev 2003 13:29

- tenho alguns ramos nesta localidade que tento resolver,se alguém tiver algo destas bandas, agradeço a ajuda.

> as maria alvares.
> pedro(ou pero)gonçalves casado com ana fernandes em 21/1/1593, é só o que tenho.
> estevão gonçalves casado com isabel simão(ou simoa).
> joão rodrigues casado com (maria?)salvada antunes.
> manuel fernandes casado com catarina alvares.
> pedro alvares casado com isabel alvares.
- os dados que tenho são estes em relação aos mencionados.
J.Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#36007 | manuelr | 20 fev 2003 14:14 | Em resposta a: #36001

Caro João

Tenho os elementos eguintes:

-Tadeu Álvares, pai de Pedro Álvares (não é o Padre Pedro Álvares, tb do Souto da Casa), faleceu no SC em 01-08-1599.
-Pedro Álvares e sua mulher da Aldeia Nova do Cabo, tiveram um filho Pedro em 11-09-1587.
-Em 16-08-1614 faleceu Gonçalo, filho legitimado de Pedro Álvares e de Ana da Costa (penso ser o Padre).
-Pedro Álvares, do Souto da Casa, casou em 01-03-1600, já viúvo, na Aldeia de Joanes, com Isabel Rodrigues Vaz filha de Francisco Vaz.
-Em 10-07-1614 Pedro Álvares, genro de Gonçalo Pires, é padrinho no Souto da Casa.
-Pedro Álvares, do Casal da Serra, filho de António Álvares e de Custódia Pires, casou no SC em 25-05-1615 com Isabel Dias, filha de António Dias e de Isabel Lourenço.
Sobre "Isabéis" Álvares não tenho nada, porque não tirei elementos.
Espero que algum destes elementos lhe sirva.

Cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#36015 | joao | 20 fev 2003 15:00 | Em resposta a: #36007

- resposta ao sr.rolão.
-tomei nota e agradeço as inf.
- em breve colocarei um ramo com origem nesta bonita vila
> aproveito para informar para quem não sabe,claro, que as festas em sacões são no dia de santo antónio e que a sua igreja tem o mesmo nome (quer dizer é uma igrejinha),já lá estive e recomenda-se poque este lugar está rodeado de floresta e em baixo pode vêr-se a vila do ceira, quem quiser saber mais que vá dar uma volta até ao concelho de góis e verá que não se arrepende.
-até à próxima.
JMonteiro

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#36016 | joao | 20 fev 2003 15:04 | Em resposta a: #36015

- quero pedir desculpas mas houve um lapso meu a descrição anterior não diz respeito a souto da casa, todavia para os que consultarem este tópico também serve o conselho
JMonteiro

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#36065 | jliberato | 21 fev 2003 08:14 | Em resposta a: #36001

Meu caro J. Monteiro,
Infelizmente não encontro os nomes que mencionou na minha base de dados.
De qualquer forma, como minha contribuição para o tema, passo a mencionar o que tenho.
A minha mulher tem quatro ramos diferentes provenientes de Souto da Casa.
-Domingos Rodrigues Lobato. Deveria ser do Freixial, Fundão. Era filho de Manuel Lobato de Aldeia Nova do Cabo, Fundão, e Maria Rodrigues do Souto da Casa. Uma filha, Maria dos Santos casou no Freixial em 13-06-1747.
-Josefa Lopes nasceu em 11-03-1718 no Souto da Casa. Casou no Souto da Casa com Manuel Afonso em 21-12-1739. Sua mãe, Isabel Rodrigues, nasceu na Fatela, Fundão. Casou no Souto da Casa em 30-05-1714 com Pedro Lopes. Era filha de Francisco Rodrigues do Souto da Casa e Maria Salvada da Fatela.
-José Caetano. Nascido em 08-04-1731 no Souto da Casa, filho de Caetano Vaz do Souto da Casa e de Maria Rodrigues de Riba de Cima, Penacova. Neto paterno de Manuel Vaz Badana e Maria Álvares.Este José Caetano figura na base de dados dos Mormons.
-Maria Domingues Lobata. Do Souto da Casa, filha de Francisco Álvares e Maria Rodrigues Lobata. Um filho, Manuel Rodrigues Gago, nasceu nas Donas, Fundão, em 15-09-1695.
Eis o que tenho. Se alguém tiver algum comentário, peço que comunique.
Melhores cumprimentos,
JLiberato
-

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#36096 | joao | 21 fev 2003 13:10 | Em resposta a: #36065

Sr.jliberato,obrigado pela informação,aqui lhe envio alguns dados para o ramo de sua esposa de momento é só o que tenho.
- souto da casa e freixial dos potes as familias têm muita ligação,quanto ao freixial dos potes esta próquia esteve anexa à paróquia do castelejo, procure também por aí.tenho alguns ramos do freixial em breve vou abrir um novo tópico de interajuda.

> ramo ascendente de sua esposa:
- francisco martins casdo com maria rodrigues lobata a 3/6/1658,filho de francisco fernandes e de catarina alvares (do freixial); filha de diogo rodrigues e de maria rodrigues.

- apelidos "salvados"
> catarina salvada casada com francisco dias a 10/5/1617.
> (maria)salvada antunes(minha avó)casada com joão rodrigues.
> maria salvada casada com manuel ..... a 3/4/1652.
> helena salvada casada com manuel ..... a 29/1/1617.
até à próxima.
jmonteiro

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#36097 | jliberato | 21 fev 2003 13:24 | Em resposta a: #36096

Meu caro jmonteiro,
Muito obrigado pelas suas informações. O Francisco Martins e o Francisco Álvares devem ser uma e a mesma pessoa, dado que a mãe era Álvares. O casamento de 03-06-1658 foi no Souto da Casa, não é verdade?
E não tem registo de uma filha Maria deste casal? Teve um filho em 1695.
São também seus antepassados?
Melhores cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#36113 | joao | 21 fev 2003 15:26 | Em resposta a: #36097

- a jliberato.
- a data do casamento que lhe dei é do souto.
- ando a pesquisar:
> domingos gonçalves (almocreve)/maria rodrigues
> domingos gonçalves / maria gonçalves
> alferes:joão rodrigues/maria alvares(os pais da contraente estão sob reserva,qual deles? pedro alvares com isabel alvares ou manuel fernandes com catarina alvares.
> pedro gonçalves/ ana fernandes
> estevão gonçalves/isabel simão
> joão rodrigues/salvada antunes
é esta a minha ascendencia do souto enquanto não avançar mais.
-quanto ao apelido alvares,existem muitos.
jmonteiro

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#43556 | joao | 17 jun 2003 00:27 | Em resposta a: #36065

sr.liberato
- para seu conhecimento, deixo os seguintes dados.
- francisco alvares casado a 3/6/1658 com maria rodrigues "lobata",filho de francisco fernandes e de catarina alvares e ela filha de diogo rodrigues e de maria rodrigues.

- francisco alvares casado a 29/3/1626 com isabel pires.

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#43561 | jliberato | 17 jun 2003 08:10 | Em resposta a: #43556

Meu caro Joao,
Muito obrigado pelas suas informações.
Não tem o baptismo de uma Maria filha de Francisco Álvares e Maria Rodrigues Lobata?
E o casamento de 1626 que menciona será do mesmo Francisco Álvares?
São seus antepassados?
Um abraço
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#43562 | Conde | 17 jun 2003 08:41 | Em resposta a: #36001

Caro Senhor:
Algures neste site estão dados de Henriques Casado do Fundão e da Covilhã que muito me interessam.Foram tirados da Inquisição.Conhece a ligação?
Muito agradeço e cumprimento.

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#43584 | joao | 17 jun 2003 15:00 | Em resposta a: #43562

caro conde!peço desculpa,mas talves eu esteja a explicar mal quando escrevo casado estou a referir-me ao matrimónio, futuramente vou escrever "casou com".

se eu puder ajudar,estou à disposição.
j.monteiro

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#43585 | joao | 17 jun 2003 15:40 | Em resposta a: #43561

sr.liberato
- penso que os francisco alvares não sejam a mesma pessoa,mas posso estar enganado.quanto à filha do casal alvares e lobata não encontro.assim que eu tiver tempo vou começar a digitalizar os microfilmes do souto da casa, pode ser que depois se clarifique o problema.quanto aos meus antepassados,eles estão mencionados neste tópico.
cumprimentos
j.monteiro

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#45329 | jliberato | 18 jul 2003 23:49 | Em resposta a: #43556

Meu caro joao,
Estando em Lisboa dei um salto à TT.
Fui ver o assento que teve a gentileza de me indicar. Verifiquei que o casal Pedro Fernandes e Catarina Álvares era do Freixial. a minha leitura foi Pedro e não Francisco.
Mais uma vez lhe agradeço as preciosas indicações.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#45365 | joao | 19 jul 2003 22:45 | Em resposta a: #45329

meu caro Liberato,peço desculpa pelo meu lapso, isto só vem provar que ao aceitarmos uma informação, a mesma deve ficar sob reserva para uma posterior confirmação, vou ter que verificar o apontamento.
no casamento de 3/6/1658 em souto da casa, eu registei os nomes de francisco alvares(como sendo filho de francisco?? fernandes e de catarina alvares,do freixial)o qual casou com maria rodrigues lobata (filha de diogo rodrigues e de maria rodrigues),tomei nota da sua informação, peço desculpa.
cumprimentos
j.monteiro

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#45373 | jliberato | 20 jul 2003 08:07 | Em resposta a: #45365

Meu caro
Evidentemente que não tem de pedir desculpa. A minha iniciativa foi no sentido de nos ajudarmos mutuamente.
Cumprimentos amigos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#45452 | joao | 21 jul 2003 22:56 | Em resposta a: #36001

deixo aqui a seguinte informação, para quem for pesquisar à tt,sobre registos paroquiais do souto da casa, os livros já não vêm à mesa,agora só através dos microfilmes, os quais estão divididos pelos seguintes rolos:
- rolo 276 (misto de 1558 a 1679,este rolo também tem a freguesia da soalheira.
- rolo 277 (baptismos de 1659 a 1781)
- rolo 278 (baptismos de 1783 a 1817,casamentos de 1679 a 1777, óbitos de 1653 a 1736)
- rolo 279 (óbitos de 1736 a 1846, este rolo também tem a freguesia de telhado)
espero que sirva para alguma coisa.
cumprimentos.
j.monteiro

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#102544 | Conceicao | 08 out 2005 20:56 | Em resposta a: #36065

Que interessante, aqui nos encontramos outra vez, mas nao em davids ou penha, mas sim no Souto da Casa, a 5 Km do Fundao. A minha familia Vaz Nunes, veio de Almaceda para o souto da Casa no tempo do meu trisavo, Manoel Vaz Nunes, que ali casou com Carolina Maria. Alias, os vaz Nunes ainda estao hoje em Almaceda e Souto da Casa, alguns claro noutros pontos de Portugal e mundo.
Eu sou filha do Armenio (ja falecido) e neta de Mafalda. Cumprimentos, Maria da Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#102642 | jliberato | 10 out 2005 00:35 | Em resposta a: #102544

Cara Maria da Conceição,
Realmente interessante.
Mas acontece que a pessoa mais moderna que a minha mulher tem em Souto da Casa nasceu em 1731.
Se recuar os seus, talvez encontremos pontos comuns.
Cumprimentos
JLIberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#102676 | Conceicao | 10 out 2005 15:31 | Em resposta a: #102642

Caro J.Liberato, O meu primeiro familiar a ir para o Souto da Casa, foi o meu trisavo, Manoel Vaz Nunes, nascido em Almaceda aos 27Dec 1824 e casou em Souto da Casa, com Maria Carolina a 13 de Dez 1849. Teve varios filhos, incluindo a minha bisavo, Maria dos Anjos Vaz Nunes, meu Avo, antonio Jose Vaz Nunes Victor, meu pai Armenio Victor dos Santos, (o meu Pai tinha o nome ao contrario, deveria ser Victor, nome do Pai, mas tem o da Mae).
Em ALmaceda ate os registos que eu vi em Castelo Branco, houve sempre um Jose Vaz Nunes, (conhecidos no Souto com Ze Vaz Nunes)
Almaceda tem certidoes muito interessantes. Algumas pessoas erram enterradas
dentro do perimetro da igreja, enquanto outras eram fora. ha la tambem muitos testamentos e muito interessante.
O meu trisavo era filho de Maria Joaquina Feliciana, filha de Ze Vaz Nunes (todos de e em Almaceda) e as vezes menciona o Pai como Domingos Manoel, ou Jose Vaz de Almeida. Ai ainda nao tive tempo de ver bem a coisa.
A minha familia de ambos os lados parece toda muito dificil de descobrir.
Agradecia me mandasse mensagem directa MVS24@aol.com. Bem haja Maria da Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#102839 | carlos luiz | 12 out 2005 21:24 | Em resposta a: #102676

Cara Maria da Conceição
Nas familias do Souto da Casa-Fundão,nasceram os avós da nossa querida Amalia, Antonio Joaquim Rebordão e Ana do Rosario Bento,casados em 1865!
Cumprimentos
Carlos reis Luiz

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#102842 | Conceicao | 12 out 2005 21:32 | Em resposta a: #102839

Fantastico. E realmente bom saber-se que a Amalia era de descendencia de la. Eu tinha uma tia da idade dela, que a conhecia. Eu pensava que eles eram do Fundao. Sabe que ainda hoje la esta parte da familia Rebordao? Uma amiga minha e dessa familia, mas realmente nao tinha conhecimento da grande Amalia.
Muito boa e inteligente gente dali tem saido. Bem haja, Maria da Conceicao.
O Sr quem e? E de la tambem?

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#102843 | Conceicao | 12 out 2005 21:35 | Em resposta a: #43562

Caro Sr. Conde, ha a familia Henriques em Belmonte. Maria da Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#102897 | carlos luiz | 13 out 2005 18:03 | Em resposta a: #102842

Cara Conceição
Se quer ver mais qualquer coisa da nossa Amalia,veja no GOOGLE,escreva Amalia Rodrigues,e verà muitas fotos desta grande artista,que nasçeu em Lisboa,mas que tem origens na Beira-Baixa,Souto da Casa!Se poderem continuar a sua ascendençia,seria bom.No Genea-Portugal temos pouca coisa.
Um admirador
Carlos Reis Luiz

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fund

#102899 | Conceicao | 13 out 2005 18:13 | Em resposta a: #102897

Caro Carlos Reis, assim farei. Irei ver na google.

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fund

#102904 | carlos luiz | 13 out 2005 19:07 | Em resposta a: #102899

Cara Conceição
Pode mesmo escutar alguns fados da Amalia
Carlos

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fund

#103886 | Conceicao | 26 out 2005 20:40 | Em resposta a: #102904

Sr Carlos Luiz, o sr e por acaso do Souto? Eu conheco-o? Conheceu a minha avo Mafalda, ou meu Pai Armenio? Conhece os Vaz Nunes?
Bem haja, Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fund

#103911 | carlos luiz | 26 out 2005 23:47 | Em resposta a: #103886

Cara Conceição
Tive o privilégio de conheçer a nossa Amalia,eu nasci em Lisboa,mas o meu ramo paterno era da Beira Baixa,Sertã! Lamento muito,do Fundão,mais precisamente de Capinha tenho uns parentes de nome Caixinhas.
Bem Haja-Carlos

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fund

#103918 | Conceicao | 27 out 2005 00:56 | Em resposta a: #103911

Caro Carlos Luiz, ja ouvi falar da Capinha, mas acho que nao conheco. Aonde fica exactamente? MC

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fund

#103988 | carlos luiz | 27 out 2005 20:13 | Em resposta a: #103918

Cara Conceição
A freg. é São Sebastião da Capinha-Fundão,e Lugar das Donas-Fundão,conheçe?
cumprimentos
Carlos

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fund

#103996 | Conceicao | 27 out 2005 21:25 | Em resposta a: #103988

conheco as Donas claro, meso ao lado da estacao do comboio no Fundao. embora Lisboeta, ia muito ao Souto ver a minha Avo, ou de carro ou de comboio. Houve vezes em que foi de comboio e os meus Pais de carro. Adoro aquela viajem, atravez de montes e vales, a beira do Tejo, e linda. Ate agora pela autoestrada, e tunel e interessante. Hsvis um restaurante em Vila velha de Rodao, que cozinhava muito bem, e o pao era muito bom, agora por causa da nova estrada, fecharam. Era mesmo a saida da ponte, onde chamam portas do sol.
Bons tempos de menina e moca. Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fund

#104049 | carlos luiz | 28 out 2005 21:56 | Em resposta a: #103996

Cara Conceição
Lisboa menina e môça
Como tudo é bonito,quando nós gostamos! Então e Lisboa! Não é bonita?
E os meus Caixinhas,da Capinha não conheçe?
Carlos

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#104058 | Conceicao | 28 out 2005 23:12 | Em resposta a: #43562

Caro Sr. Conde, o nome Henriques foi um nome muito procurado pela inquisicao.
Como ja mencionei, ainda hoje na comunidade Judaica de Belmonte, ainda os la ha (Henriques). Como talvez saiba, tanto o fundao como a Covilha, tinha comunidades Hebraicas. Maria da Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fund

#104060 | Conceicao | 28 out 2005 23:22 | Em resposta a: #104049

Caro sr Carlos Luiz, claro que adoro Lisboa. Na minha mocidade ia do Saldanha aonde era a antiga Antonio Arroio ate ao Castelo, previlegio que nos era dado quando faltava um professor(a), para irmos desenhar. Lisboa e linda, embora nao ande muito limpa. deveria de haver mais responsabilidade individual, ha gatos e caes em demasia. E giro ver as gaiolas dos passarinhos na janelas, as flores a desfraldarem-se como bandeiras nas varandas de ferro pintado a verde, as floristas das esquinas, os electricos amarelos, e de minha preferencia, os taxis pretos e verdes. Nao pode faltar agora nesta estacao Outonal, o cheiro agradavel das castanhas assadas no Rossio. Ah, belos tempos que decoraram a minha infancia de cores magnificas e me deram forca para enfrentar os problemas que a vida traria. Tambem gosto de ir a Belem e sentir o sal no rosto a picar, picado pelo vento, ou comer linguado grelhado, mesmo a berma da estrada no centro de Cascais, mas o restaurante tambem ja la nao esta. Ou perder-me na Serra de Sintra, as dunas do Guincho, a casa de cha na Ferreira Borges, ou o antigo Canas.
A baixas nao a poderemos esquecer, tao airosa e florida. Mas, afinal estamos no site do Souto da Casa, sera melhor voltarmos a Guardunha.
Ate breve, Conceicao

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fund

#104075 | carlos luiz | 29 out 2005 10:48 | Em resposta a: #104060

Cara Conceição
Quentes e bôas,na voz do Carlos do Carmo!

Alfacinha,donde é de Lisboa?
Olhe para expremir a saudade de( Lisboa Antiga) a nossa querida cidade,escreva para meu email(carlos.reis-luiz@wanadoo.fr),para quando um livro de poesia?
Se calhar até jà escreveu!
De afacinha a alfacinha,cumprimentos
Carlos Reis Luiz

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#143594 | Jotri | 10 fev 2007 23:04 | Em resposta a: #45452

Caros Confrades
Aqui vão alguns dados genealógicos da grande Amália Rodrigues; que entronca nos REBORDÕES do Souto da Casa. Será que alguém tem dados que completem estes costados?
----------------------------------------------------
1. AMÁLIA DA PIEDADE RODRIGUES (1920-1999), n. 23.07.1920, na rua Martim Vaz, 86-4, Lisboa, freg. da Pena (Reg.54). Fadista
2. ALBERTINO RODRIGUES (1888-1962), n. 08.06.1888, Castelo Branco, filho natural. Casou a 03.02.1913, no Registo Civil do Fundão. Fal. A 13.05.1962. Sapateiro.
3. LUCINDA DA PIEDADE REBORDÃO (1892-?), n. 02.05.1822, Fundão.
4. JORGE RODRIGUES, n. Lardosa, Castelo Branco. Correeiro.
5. CLEMENTINA DE JESUS ABRANTES, n. Santa Cruz de Coimbra. Doméstica.
6. ANTÓNIO JOAQUIM REBORDÃO, n. Souto da Casa, Fundão. Jornaleiro. Casou em Alçaria, Fundão.
7. ANA DO ROSÁRIO ASSUNÇÃO (ou BENTO), n. Alcaria, Fundão.
8. JOAQUIM RODRIGUES.
9. JOAQUINA MERUJE.
10. JOSÉ RIBEIRO.
11. TERESA ABRANTES.
12. JOAQUIM REBORDÃO.
13. ANA SALVADO.
14. FRANCISCO BRITO.
15. ROSARIA MARIA

Saudações cordiais
João Trigueiros

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#145426 | djabaf34 | 25 fev 2007 16:32 | Em resposta a: #36065

Caro Jliberato

Tenho alguns ramos familiares em Castelo Novo que estou a investigar, mas nem sempre, por razões profissionais, posso deslocar-me à TT para prosseguir as investigações, por este motivo venho solicitar, se possível, informações adicionais aos ramos que passarei a identificar:


Francisca da Cunha, n. a 1.10.1669 em Castelo Novo, filha de António Fernandes e de Joana da Cunha, casou a 3.04.1691 em Castelo Novo com Manuel Martins dito o “Velho” de seus descendentes, n. a 31.07.1668 em Castelo Novo, filho de André Fernandes e de Engrácia Dias ou Botelha de Castelo Novo.

Domingos de Sousa, n. a 9.04.1679 em Castelo Novo, filho de Manuel Dias Penalvo e de Ana de Sousa, casou a 13.01.1705 em Castelo Novo com Isabel Esteves, n. a 22.12.1682 em Castelo Novo, filha de Estevão Ribeiro e de Frutuosa da Cunha de Castelo Novo.

Muito obrigado, cordiais cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

Famílias de Castelo Novo

#145452 | agp | 25 fev 2007 19:59 | Em resposta a: #145426

Caro Daniel Andrade Ferreira

Manuel Dias Penalvo, filho de Diogo Dias, da Erada, e de Ana Fernandes casou a 10.10.1667, em Castelo Novo, com Ana de Sousa filha de António Nunes, de Alpedrinha, e de Maria Vaz, de Castelo Novo.

Estêvão Ribeiro, filho de António Pires e de Maria Esteves, casou a 12.11.1669, em Castelo Novo, com Frutuosa da Cunha, do Souto da Casa, filha de Manuel Gonçalves e de Isabel Simão.

Dos outros nomes não tenho nada.

Cumprimentos
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Castelo Novo

#145479 | djabaf34 | 25 fev 2007 23:50 | Em resposta a: #145452

Caro António Pereira

Muito obrigado, pelas sua pronta resposta; vou tentar deslindar de onde vêm os apelidos Sousa e Cunha, que não constam dos pais respectivamente de Ana de Sousa e de Frutuosa da Cunha, talvez em Alpedrinha e Souto da Casa.
Mais uma vez obrigado.

Cordiais cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#145500 | MariaDavid | 26 fev 2007 10:16 | Em resposta a: #43562

Caro Conde

Bisbilhotei de novo este tópico e dei com a sua mensagem, em busca dos Henriques Casado. Penso que em tempos lhe enviei qualquer coisa, não estou bem certa disso. De qualquer modo, tenho muito gosto em lhe transmitir o que tenho sobre esse ramo dos meus avoengos e tentar encontrar, através de si, mais ligações aos Henriques Casado.

Aqui segue o pouco que tenho, partindo do mais antigo com este nome:

Francisco Rodrigues Casado, casado com Branca Lopes, que tiveram:
Manuel Rodrigues casado - que segue
Sebastião Lopes Casado
António Rodrigues Casado
Catarina Lopes

Manuel Rodrigues Casado, casado com Mécia Rodrigues, teve Manuel Rodrigues Casado, que segue.
Manuel Rodrigues Casado, casado com Isabel Henriques, tiveram:
Pedro Henriques Casado, que segue
António Henriques Casado
Bernardo Rodrigues Casado

Pedro Henriques Casado, casado com Antónia Maria, tiveram:
Miguel Henriques
Ana Joaquina Casada
Mariana Henriques Casada, que segue
Antónia Henriques
Francisco Henriques
Maria Henriques
Ana
Miguel Henriques Casado (2º do mesmo nome)

Mariana Henriques Casada, casada com Miguel de Sousa, que tiveram também descendência até aos nossos dias, o que corresponde a seis gerações de intrincadas teis de cruzamentos. Tenho também a descendência dos referidos atrás.

Tem alguma ligação com este nomes? Posso adiantar-lhe que cruzam com Sousas, Henriques, Loução.

Se quiser, pode escrever-me para

maria_david_eloy@yahoo.com.br

Tenho outras questões a levantar-lhe e que se prendem com o Conde da Covilhã mas que não gostaria que passassem aqui pelo Forun.

Com os meus cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#145523 | Conde | 26 fev 2007 12:47 | Em resposta a: #145500

Agradeço muito a ajuda e já agora se quiser revelar os Sousas seria o ideal.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Família FEIJÃO, souto da casa " - fundão

#146382 | gmg | 04 mar 2007 12:36 | Em resposta a: #36001

Alguém possui informaçõe sobre MARIA GONÇALVES FEIJÃO?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Família FEIJÃO, souto da casa " - fundão

#146383 | gmg | 04 mar 2007 12:36 | Em resposta a: #36007

Alguém possui informaçõe sobre MARIA GONÇALVES FEIJÃO?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Família FEIJÃO, souto da casa " - fundão

#146385 | gmg | 04 mar 2007 12:37 | Em resposta a: #36065

Alguém possui informaçõe sobre MARIA GONÇALVES FEIJÃO?

Cumprimentos,

Luís GMG

Resposta

Link directo:

Esperança não morre... Isabéis

#146413 | Cristina C | 04 mar 2007 16:02 | Em resposta a: #36007

Caríssimos,

Como a esperança é a última a morrer, ainda tenho fé que através deste fórum vou encontrar alguém com antepassados em comum. Uma vez que os apelidos andam por aí uns atrás dos outros, é só uma questão de tempo até aparecer um link.

Já que há tanta gente por aí com raízes em Souto da Casa, nomes tão similares... a ver vamos:

Alguém tem algo sobre, por exemplo: ISABEL RODRIGUES, natural do Fundão, freguesia e concelho? Casada com Manuel Nunes (Brito) , do mesmo local? União que ronda o ano de 1680/70?

Mais outra ISABEL RODRIGUES, desta feita de Souto da Casa, casada com outro Manuel, mas este Gonçalves Rebordão, por volta do mesmo ano?

Ou ainda ISABEL PIRES, de Souto da Casa, casada com (outro) Manuel Trancoso, de Boidobra, moradores em Souto da Casa?

Boa sorte a todos!
CC

Resposta

Link directo:

RE: Família FEIJÃO, souto da casa " - fundão

#146423 | Jotri | 04 mar 2007 17:04 | Em resposta a: #146382

Caros Confrades
Mesmo os não nascidos no souto da casa, mantiveram aí residência:
Se alguém tiver mais dados agradeço.
--------------------------------------
1. BARTOLOMEU LEITÃO (1750?), nasc. na freg. do Souto da Casa, conc. do Fundão, onde casou com MARIA DE OLIVEIRA DAS CANDEIAS (n. ?), nasc. no Souto da Casa
Filhos:
2.1. JOSÉ AGOSTINHO DE OLIVEIRA LEITÃO (n. 1770), que segue.
2.2. ROSÁRIA DE OLIVEIRA LEITÃO, que foi madrinha de seu sobrinho Bartolomeu em Junho de 1800.

2. JOSÉ AGOSTINHO DE OLIVEIRA LEITÃO (n. 1770), nasc. no Souto da Casa, Fundão, proprietário e Juiz de Vintena (1826).
Casou a 20-IV-1791, no Souto da Casa, com sua prima EUGÉNIA MARIA DA TRINDADE DOS SANTOS LAGARTO (n. ?), nascida no Souto da Casa, filha de JOSÉ FERNANDES LAGARTO e de MARIA DOS SANTOS , ambos moradores no Souto da Casa. Para casarem foram dispensados “em terceiro e quarto grau de consanguinidade, cujo lhes provinha do pai da contrahente ser consanguineo da mai do contrahente José Agostinho”.
Filhos:
3.1. BARTOLOMEU DE OLIVEIRA LEITÃO (1800-1883), filho primogénito, que segue abaixo.
3.2. DANIEL DE OLIVEIRA LEITÃO .
3.3. ÂNGELA BENEDITA DE OLIVEIRA LEITÃO (f. 1848), falec. a 16-VIII-1848, no Souto da Casa, solteira, s. g.
3.4. MARIA DE OLIVEIRA LEITÃO (1788-1858), falec. a 3-VIII-1858 no Souto da Casa, solteira, s. g.
3.5. EUGÉNIA EMÍLIA DE OLIVEIRA LEITÃO (n. ?), falec. no Souto da Casa, solteira, s. g.
3.6. ANA ROSA DE OLIVEIRA LEITÃO (n. ?), casada 26-II-1824, no Souto da Casa, com ANTÓNIO LEONARDO DUARTE BORGES, filho de Dâmaso António Duarte Borges, da freg. do Castelejo, e de Rosário Dias Gomes, da freg. do Freixial, ambas no conc. do Fundão.
3.7. DÂMASO ANTÓNIO DE OLIVEIRA LEITÃO (n. ?), proprietário agrícola na freguesia do Souto da Casa, seguiu a vida religiosa e foi pároco nas freguesias de Escarigo, conc. do Fundão, e na Aldeia de João Pires, conc. de Penamacor (1881-1900?).

3. BARTOLOMEU DE OLIVEIRA LEITÃO (1800-1883), nasc. a 17-VI-1800, foi baptizado a 24-VI-1800 na Igreja do Souto da Casa pelo padre António Damas, tendo por padrinhos … … (?) e Rosária de Oliveira, sendo testemunhas José Mendes Castanheira e Fortunato Proença.
Foi Major da Arma de Cavalaria e grande proprietário agrícola. Preso vários anos, devido às suas convicções liberais, só foi libertado quando o exército liberal entrou em Lisboa.
Casou a (?) com MARIA CALDEIRA MEIRELES (n. 1798), nasc. em Aldeia Nova do Cabo, conc. do Fundão, da qual se separou. s. g.
De ANA RITA DOS SANTOS (1830-1890), nasc. no lugar da Foz da Moura, freg. de Pomares, conc. de Arganil, e falecida a 11-XI-1890, na rua do Adro da freg. do Souto da Casa, conc. do Fundão, teve ilegítimo, perfilhado por sua mãe:
4. JOAQUIM AUGUSTO DE OLIVEIRA LEITÃO (1854-1909).

4. JOAQUIM AUGUSTO DE OLIVEIRA LEITÃO (1854-1909), nasc. a 10-II-1854 em Castelo Branco, falec. a 8-VIII-1909 na freg. do Souto da Casa, conc. do Fundão.
Foi tenente-coronel da Arma de Cavalaria e grande proprietário agrícola.
Casou a 28-9-1882 em Escalos de Baixo, conc. de Castelo Branco, com MARIA LIBÉRIA TRIGUEIROS (1856-1907), proprietária, nasc. em 1856 no Sabugal, falec. a 13-IX-1907 no Souto da Casa, filha de JOÃO TELES TRIGUEIROS (1822-1886), proprietário, Juiz Desembargador do Tribunal da Relação de Lisboa, nasc. em Escalos de Baixo, e de sua mulher CAROLINA CÂNDIDA GERALDES DE MELO (1837-1915), nasc. em Almeida, descendente dos morgados dos Geraldes em Idanha-a-Nova.
Sua mulher era neta-materna de NICOLAU TELES NUNES GUEDELHA (1788-1862), nasc. em Escalos de Baixo, Tenente-coronel do Regimento de Milícias de Idanha-a-Nova, e de sua mulher MARIANA BÁRBARA TRIGUEIROS MARTEL (1794-1880), nasc. em Idanha-a-Nova, irmã de JOAQUIM TRIGUEIROS MARTEL (1800-1892), 1.º Conde de Castelo Branco, General da arma de Cavalaria, Par do Reino, e um dos heróis das Campanhas Liberais.
Saudações
jotri

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#150999 | jliberato | 02 abr 2007 18:27 | Em resposta a: #145426

Caro Daniel Andrade Ferreira,
Lamento mas não tenho nenhum dos nomes que menciona na minha base de dados.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Família FEIJÃO, souto da casa " - fundão

#151093 | margaridabreu | 03 abr 2007 10:00 | Em resposta a: #146382

Caro Luis GMG


Apenas lhe posso dizer que em Aviz, há uma Família de apelido Feijão.
Cumprimentos

Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Família FEIJÃO, souto da casa " - fundão

#161130 | beans | 28 jun 2007 06:31 | Em resposta a: #151093

Estou a procura da raiz da minha família que consta ser de Portugal- Meu avô chamava-se Joaquim Feijão, portanto nome e não apelido.
No brasil existe muitos da família feijão, todos acho que da mesma origem Portuguesa.
Abraços Cesar Augusto Feijão de Moraes
Campo Grande/MS-Brasil

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#174274 | djabaf34 | 26 nov 2007 16:29 | Em resposta a: #36096

Caro João Monteiro

Por acaso tem conhecimento de um casamento em freixial (dos potes?) entre Domingos Rodrigues e Maria Gomes isto por volta de 1680-1700; tenho alguns ramos em Castelejo que descendem deste casal de Freixial, como por ex. José dos Santos de Castelejo que casou com Maria Gomes filha dos sobreditos acima. Muito obrigado antecipadamente.

Cordiais cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

Familias de Freixial dos Potes

#174285 | Lourval | 26 nov 2007 18:06 | Em resposta a: #174274

Caro Daniel,

Sou descendente de Francisco Gomes, filho de Domingos Rodrigues e Maria Gomes, todos naturais de Freixial dos Potes.

Francisco Gomes casa-se com Maria Nunes, nascida em 5.7.1717 em Ninho de Açor. Francisca Gomes (ou Francisca Nunes), filha de Francisco Gomes e Maria Nunes, nasceu na Póvoa de Rio de Moinhos em 12.11.1746.

Eu também estou procurando por este casamento de Domingos Rodrigues e Maria Gomes.

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Freixial dos Potes

#174295 | djabaf34 | 26 nov 2007 19:01 | Em resposta a: #174285

Caro Lourval

Vou à TT brevemente, e além de outras pesquisas, irei procurar este casamento. Se o encontar dir-lhe-ei.

Cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Freixial dos Potes

#174470 | djabaf34 | 27 nov 2007 18:22 | Em resposta a: #174285

Caro Lourval

O seu Francisco Gomes e a minha Maria Gomes são filhos de Domingos Rodrigues Gago (natural de Alcongosta, segundo a informação do assento de baptismo do seu neto José em Castelejo), e de Maria Gomes(natural de Freixial dos Potes, Fundão; baptizada a 3 de Novembro de 1701), casaram em freixial a 2 de Março de 1700, ele filho de Domingos Rodrigues e de Isabel Martins ambos de Alcongosta? tenho de confirmar esta informação; e de Maria Gomes filha de Francisco ou Fernando Álvares e de Catarina Gomes de Freixial. O meu ramo segue em Castelejo com o casamento de José dos Santos com Maria Gomes em 1722, penso que estes Santos também são de Freixial.

Cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

Familias de Freixial dos Potes

#174480 | Lourval | 27 nov 2007 19:17 | Em resposta a: #174470

Caro Parente Daniel Andrade Ferreira,

Fico feliz com esta notícia. Acabamos de avançar. Pelo que me diz, a sua Maria Gomes é a primeira filha do casal enquanto que o meu Francisco Gomes deve ser um dos últimos filhos pois acredito que ele tenha nascido cerca de 1712.

Eu tenho aqui anotado um Manuel Martins Gago, pai de Catarina Fernandes a qual se casa em Escalos de Baixo em 1720. Talvez a Isabel Martins é que seja da Família Gago.

Francisco Gomes já está no Genea: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=592551

Preciso consertar a naturalidade pois de início achei ser Telhado mas o melhor mesmo é colocar Freixial dos Potes.

Mais uma vez muito obrigado Daniel.

Abraços
Lourval dos Santos Silva
Brasil

Resposta

Link directo:

Famílias do Souto da Casa

#183847 | Lourval | 06 fev 2008 13:54 | Em resposta a: #36065

Caro Liberato,

Tenho 9 filhos anotados de Maria Gonçalves Feijão e Manuel Martins Bicho e em todos eles é dito que ela é do Souto da Casa. Os batismos ocorrem em Alcains entre 1678 e 1698. Há família Feijão em Alcains, inclusive Gonçalves Feijão. Porém, eu lhe pergunto: há família Feijão no Souto da Casa?

Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do Souto da Casa

#183959 | jliberato | 07 fev 2008 09:14 | Em resposta a: #183847

Caro Lourval,
Eu não tenho nenhum Feijão registado, mas nesta freguesia apenas me interesso pelos antepassados da minha mulher, pelo que não tenho uma pesquisa sistemática. Em qualquer caso não me lembro de ver.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa &"

#185080 | nfctf | 16 fev 2008 21:48 | Em resposta a: #150999

Boa noite

Alguém tem algum dado sobre Custódio Barros, casado com Anna Martins e pais de Maria da Anunciação Barros, e que terão nascido por volta de 1850 / 1860 em Souto da Casa, Fundão?

Resposta

Link directo:

Família Lagarto

#218665 | Lourval | 17 jan 2009 05:44 | Em resposta a: #146423

Caro João Trigueiros,

Gostaria de saber se você avançou pelo seu José Fernandes Lagarto. Descendo de António Fernandes Lagarto, nascido no Souto da Casa cerca de 1705. Era filho de António Fernandes Lagarto e Domingas Vaz.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Lagarto

#218706 | Jotri | 17 jan 2009 17:25 | Em resposta a: #218665

Caro Confrade
Por falta de tempo nunca mais peguei nesse ramo familiar. Se tiver alguns elementos agradecia o seu envio, se possível ...
J.T.
jotri @ sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#218707 | Jotri | 17 jan 2009 17:27 | Em resposta a: #102544

Cara Conceição
O Sr. Arménio que mensiona esteve emigrado nas américas?

Resposta

Link directo:

Família Lagarto

#218708 | Lourval | 17 jan 2009 17:45 | Em resposta a: #218706

Caro João Trigueiros,

Quando eu tiver novidades, com certeza as envio. Porém meu António Fernandes Lagarto é cerca de 100 anos mais antigo que o seu José Fernandes Lagarto. É possível que António seja trisavô de José.

Há um outro António Fernandes Lagarto, no mesmo lugar do Souto da Casa, cerca de 50 anos mais antigo que meu antepassado António Fernandes Lagarto, como poderá ver aqui: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=995473

Portanto você tem cerca de 5 gerações garantidas e eu cerca de 3.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#218721 | Conceicao | 17 jan 2009 21:45 | Em resposta a: #218707

Caro Sr. O Sr. Arménio do Souto da Casa, é o meu falecido pai. Maria da Conceição.

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#218722 | Conceicao | 17 jan 2009 21:48 | Em resposta a: #36001

estevão gonçalves casado com isabel simão(ou simoa).
Caro Joãp, é minha experiencia, que a mulheres antigamente, davam o femenino a um nome. Portanto, Simão, passaria a Simoa. maria da Conceição.

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#218723 | Conceicao | 17 jan 2009 21:49 | Em resposta a: #36001

estevão gonçalves casado com isabel simão(ou simoa).
Caro Joãp, é minha experiencia, que a mulheres antigamente, davam o femenino a um nome. Portanto, Simão, passaria a Simoa. maria da Conceição.

Resposta

Link directo:

RE: Esperança não morre... Isabéis

#218724 | Conceicao | 17 jan 2009 21:56 | Em resposta a: #146413

Cara Cristina, gostaria de mencionar que ainda hoje há uma linda casa em Souto da Casa, que pertence à familia Rebordão. Se tiver oportunidade de visitar, siga a estrada principal, e depois de passar a parte central da vila, passa o cemitério e continua na descida. Depois de uma grande curva, será à sua direita. Verá que ficará
satisfeita. Maria da Conceição.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Castelo Novo

#218728 | Conceicao | 17 jan 2009 22:20 | Em resposta a: #145452

Caro confrade António Pereira, interessante, mas a minha avó Madalda dos Santos, era neta materna de Joaquim Simão, e Ana Beirão. A minha avó nasceu em Ourondo, que pertence à Covilhã. Como ainda não tive oportunidade de seguir essas linhas, não sei de onde são os meus trisavós Beirão e Simão, além de Ourondo. Por acaso alguem aqui com familiares Simão, tenham relacào com Ourondo? Foi-,e lá dito um dia, que parecia que os Simão vieram de Sao Jorge da Beira, ou São Vicente da Beira. Até pesquisar não saberei. De qualquer modo, agardeço qualquer informação que possam ter. Maria da Conceição.

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#218730 | Conceicao | 17 jan 2009 22:23 | Em resposta a: #43562

Caro Conde, por acaso sabe, que nos seculos XVI, XVII, emigraram muitas pessoas das Beiras, para o Novo Mundo? Especialmente com nomes de Nunes, Vaz, Alvares, etc. Tenho livros com essa informação. O mundo é pequeno. M. Conceição.

Resposta

Link directo:

RE: Esperança não morre... Isabéis

#219157 | Cristina C | 21 jan 2009 21:03 | Em resposta a: #218724

Obrigada Maria da Conceição.

Um dia espero reunir condições para visitar todos os lugares dos meus antepassados. Essa casa, já ouvi falar, mas não sei se tem algo a ver com os "Rebordões" na família. Por acaso ela está aberta ao público para visitas ao interior, é museu ou alberga alguma instituição?
Cumprimentos
CC

Resposta

Link directo:

RE: Esperança não morre... Isabéis

#219162 | Conceicao | 21 jan 2009 21:52 | Em resposta a: #219157

Cristina, não, é simplesmente yma linda casa, numa bela propriedade da familia Rebordão. Esta casa pertence aos descendentes do ex embaixador de Portugal no Vaticano. Um Rebordão do Souto da Casa. Maria da Conceição

Resposta

Link directo:

RE: Esperança não morre... Isabéis

#219164 | Cristina C | 21 jan 2009 22:23 | Em resposta a: #219162

Sou "doida" por belas fachadas, por arquitectura pensada, detalhes e belezas afins... assim sendo, esta é uma casa que entra para o itenerário futuro de visitas! Obrigada pela dica. Cristina Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Esperança não morre... Isabéis

#219165 | Conceicao | 21 jan 2009 22:29 | Em resposta a: #219164

Mas, não é casa aberta ao público. MC

Resposta

Link directo:

RE: Esperança não morre... Isabéis

#219166 | Cristina C | 21 jan 2009 22:35 | Em resposta a: #219165

Sim, entendi. É uma bela fachada. Como muitas que vejo todos os dias aqui na capital, quase todas em avançado estado de deteriozação, contudo de imponente beleza e traços arquitectónicos que lhes conferem, antes demais, uma identidade própria. despertou-me a curiosiade. Existe alguma imagem da casa que possa divulgar? Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: souto da casa - fundão

#222766 | nfctf | 03 mar 2009 22:34 | Em resposta a: #146423

Boa noite

Tendo visto na sua mensagem a referência ao apelido Oliveira, em Souto da Casa, vinha solicitar-lhe informação se nos seus dados terá alguma referência a Anastácio D'Oliveira, casado com Maria Martins, e que era proprietário nesta freguesia do Fundão. Penso que terá nascido antes de 1850.

Com os melhores cumprimentos

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#223136 | jaferro | 08 mar 2009 13:02 | Em resposta a: #36001

Caros Confrades,

Procuro informações sobre os ascendentes de Ana Mendes, filha de Pedro Francisco e Maria Mendes, do Souto da Casa, que casa em 26.07.1660, no Souto da Casa, mas com registo em Dornelas do Zêzere, com Manuel Jorge.

Habituado a enorme disponibilidade e partilha dos confrades, aguardo resposta ou pelo menos algumas pistas sobre este meu ramo.

Com consideração, os meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Famílias do Souto da Casa

#223935 | Saba | 16 mar 2009 04:50 | Em resposta a: #183847

Vi uns Martins Bicho em Quadrazais em 1813. Havera ligacao?

-Luis Ramos

Resposta

Link directo:

Família Bicho

#223936 | Lourval | 16 mar 2009 06:54 | Em resposta a: #223935

Oi Luis.

Acho que há chances sim, apesar de que Manuel Martins Bicho nasceu cerca de 1650 em Castelo Branco.

À propósito, o único antepassado conhecido que tenho de Quadrazais é António Vaz nascido cerca de 1635. Há muitos Vaz em Quadrazais?

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Família Bicho

#223937 | Saba | 16 mar 2009 07:05 | Em resposta a: #223936

Ola meu oitavo-primo Lourval (se nao calculei mal),

Existem alguns Vaz em Quadrazais e Vale de Espinho. Esse Antonio Vaz poderia ser parente da minha antepassada Maria Vaz, nascida a cerca de 1680 em Vale de Espinho.

Luis

Resposta

Link directo:

Sabugal

#223938 | Lourval | 16 mar 2009 07:19 | Em resposta a: #223937

Luís,

Segundo o programa dos mórmons somos primos em quarto grau com um tempo removido por ser seu trisavô irmão de meu tetravô.

António Vaz (de Quadrazais) e Beatriz Martins (de Alcains) provavelmente casaram-se na Lardosa pois seu filhos lá nasceram. Nunca encontrei o casamento, nem em Alcains e nem na Lardosa.

Um cálculo me leva a acreditar que António Vaz nasceu cerca de 1630. Se você encontrar o batismo de um António por volta de 1630, pai ou mãe Vaz por favor me avise.

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#335995 | gasparbscr | 29 set 2013 02:26 | Em resposta a: #223136

caros confrades,
De Souto da Casa, descendo de Domingos Rodrigues Cabreiro (3 Set 1673), casado a 26 Jun 1702 com Maria Antunes Aleixas (Vale de Prazeres). Domingos era filho de Manuel Rodrigues Cabreiro (*c 1645 S. Vicente da Beira, +27 Nov 1700 Vale Prazeres) e Clara Francisco (c 1650 em Souto da Casa,+ 1700 Vale Prazeres); neto paterno de João Rodrigues e Maria Pires, ambos de S. Vicente da Beira
Algum confrade dispõe de dados quanto à sua ascendência?
agradecido

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#336027 | Joao_NYC | 29 set 2013 22:55 | Em resposta a: #335995

Gostaria de informação sobre a familia do meu avo, Manuel dos Santos Costa, que nasceu no Souto da casa em 1913, filho de António da Costa Agapito e de Maria do Rosario Moreira. Os meus trisavós paternos eram Custodio da Costa Augusto e Madalena Maria. Obrigado.
Joao Costa

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#336195 | MariaDavid | 03 out 2013 14:54 | Em resposta a: #43562

Caro Conde

Já tivemos oportunidade de confrontar dados sobre os apelidos “Rodrigues Casado” da Covilhã. Neste momento, debato-me com uma dúvida que, espero, me ajude a resolver pois tem esta gente toda já tratada. Passo a explicar.

Ponto A:
1 Manuel Rodrigues Casado casou em 28.05.1684 com Mécia Rodrigues
2 Francisco Rodrigues Casado nasceu no Fundão (casou em 04.09.1645 com Branca Lopes)
3 Branca Lopes foi natural do Fundão e terá nascido cerca de 1625, filha de Sebastião Lopes e Isabel de Lucena.
4 António Rodrigues Casado nasceu no Fundão (casou com Maria Nunes em 16.02.1612 em S.Martinho do Fundão)
5 Maria Nunes

Ponto B:
1 Branca Pereira (TSO-IL/8757) foi baptizada na Sé de Portalegre e casou no Fundão com João da Cruz em 24.04.1712.
2 Francisco Pereira, dado como natural de Fronteira
3 Gracia Mendes dada como natural do Fundão
4 António Rodrigues, natural de Veiros
5 Catarina Álvares, natural de Veiros
6 Francisco Rodrigues Casado dado como natural do Fundão
7 Maria Sequeira , natural de Sousel, (filha de Gaspar de Sequeira e Gracia Mendes) também conhecida por Maria Pereira segundo seu sobrinho Francisco Mendes da Silva, filho de Tomé da Silva / Sequeira, filho dos anteriores;

Ora no processo de Branca Pereira , filha Gracia Mendes, a mesma afirma que “seus avós maternos são também defuntos e se chamavam Francisco Rodrigues, de alcunha o Casado e Maria de Sequeira, ele não sabe donde fosse natural e ela de Sousel e o seu avô faleceu no Fundão e a sua avó na cidade de Portalegre”. Acrescenta, ainda, “que da parte da sua mãe teve um tio e uma tia chamados António Rodrigues de alcunha Casado e Catarina Lopes.
E que o seu tio António Rodrigues Casado é já defunto e foi serralheiro, casado com Isabel Rodrigues, não sabe donde, moradores no Fundão onde faleceram,…” .

Observando:
O Francisco Rodrigues Casado (do Ponto A) –meu 9º avô- casou com Branca Lopes –minha 9ª avó - e tiveram:
Manuel Rodrigues Casado cc Mécia Rodrigues
Sebastião Lopes Casado cc Maria Nunes
António Rodrigues Casado cc Isabel Rodrigues
Catarina Lopes cc Gaspar Rodrigues de Paiva
Maria Lopes, s.m.i.
Isabel, s.m.i.

Como se pode observar, os dados ajustam-se. Portanto, a questão que lhe coloco é esta:
Francisco Rodrigues Casado só pode ter casado duas vezes, uma com Branca Lopes e outra com Maria Sequeira. Tem confirmação/datas deste casamento? E tem mais alguma data que me ajude nas pesquisas?
Curiosamente, descendo dos dois casamentos do Francisco Rodrigues Casado (com a Branca e com a Maria) e do Gaspar de Sequeira com Gracia Mendes (Ponto B) descendo de três filhos – Tomé da Silva/Sequeira, Bento de Sequeira e Maria de Sequeira.

Aguardarei a sua opinião. Agradeço, antecipadamente, qualquer ajuda.

Com os meus melhores cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#336197 | HRC1947 | 03 out 2013 15:13 | Em resposta a: #336195

-
Maria David;
... Espero que esteja tudo bem consigo!
Ana
.

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#336200 | MariaDavid | 03 out 2013 15:54 | Em resposta a: #336197

Cara Ana

Sim, estou bem. Enviei-lhe uma mensagem. Recebeu?

Maria

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#336230 | manuelr | 04 out 2013 00:18 | Em resposta a: #336195

Olá Maria David. Tudo bem?

Não sei se ainda vai servir de alguma coisa, mas escrevo o que tenho. (Já lá vão alguns anos, mas o que vai a seguir só o podia ter tirado dos PI.

2-Maria Pereira ou Maria de Sequeira natural de Sousel e moradora em Portalegre. Nas declarações de sua filha, esta declara ser Tomé da Silva meio-irmão da mãe, não sabendo se pela parte do pai se pela parte da mãe. Casou com António Rodrigues Casado. Casou também Maria de Sequeira com Francisco Rodrigues (ou Francisco Rodrigues usou também o nome de António).

Bjs

Resposta

Link directo:

RE: familias de " souto da casa " - fundão

#336232 | MariaDavid | 04 out 2013 01:31 | Em resposta a: #336230

Olá, Manuel Rolão, boa noite!!!

Satisfeita por falar consigo. O seu irmão já lhe deve ter dito que não tenho podido ir à TT. Espero retomar em 2014, vamos lá a ver.

Sobre o que escreveu, a que filha se refere???
Do casamento de Maria de Sequeira com Francisco Rodrigues Casado, há uma filha chamada Gracia Mendes, minha 9ª avó, casada com Francisco Pereira, de cujo matrimónio só tiveram três filhas, duas com PI, trata-se da Branca Pereira (minha 8ª avó), Ana Pereira e Gracia.Sei que elas falam de uma tia materna chamada Catarina Lopes que não tem PI. Mas no fundo, as ligações da Maria de Sequeira com os irmãos, sobretudo com os que me dão origem, Tomé e Bento, já estão delineadas e confirmadas. A questão é que tudo indica ter havido dois casamentos com o Francisco Rodrigues Casado, um com Branca Lopes e outro com Maria de Sequeira, pois as respectivas descendências confirmam os elos familiares.

Agradeço a sua atenção e vou aguardar mais achegas que esclareçam estas teias!

Beijinho
maria

Resposta

Link directo:

Familias de Freixial dos Potes

#337248 | Lourval | 25 out 2013 17:09 | Em resposta a: #174470

Caro Daniel,

Acabo de localizar o óbito de Maria Gomes, viúva, do Castelejo, na Póvoa de Rio de Moinhos, em 11.08.1736. Esta Maria Gomes poderá ser aquela casada com Domingos Rodrigues Gago. Aproveito para lhe perguntar se você localizou o óbito de Domingos Rodrigues Gago ou se avançou neste ramo para além dos pais de Domingos Rodrigues Gago e de Maria Gomes.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 17:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen