Familia Pegado /Zuzarte

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Bibliografia

Familia Pegado /Zuzarte

#36218 | Luis.D.Melo | 23 fev 2003 11:55

Caros Correspondentes,

Felgueiras Gayo referencia os seguintes dados quanto à familia Pegado, que residiu no concelho de Santarém nos séc 17 e 18:

1. João Bernardo Pegado de Mascarenhas, FCR, Sargento Mor de Alcanede
2. Luis Pegado de Resende, FCR, Cavaleiro da Ordem de Cristo, Capitão Mor de Alcanede
3. Mariana Inez de Mascarenhas, natural de Vila Viçosa
4. João Pegado Nogueira de Resende, FCR por alvará de 1705, Cavaleiro da Ordem de Cristo, Capitão Mor de Alcanede e Pernes, familiar do Santo Oficio
5. Maria Juzarte Pegado
6. Leonardo Mendes de Almeida, residente em Vila Viçosa
7. Antónia Maria de Mascarenhas
8. Luis Pegado de Resende, FCR, Cavaleiro da Ordem de Cristo, Capitão Mor de Alcanede
9. Isabel Fragoso Nogueira
10. Luis Juzarte Loureiro, Capitão de Ordenanças, residente em Jorneira
11. Brites Pegado de Resende
12. Lopo Vaz de Almeida
13. Maria Vangarém
14. Estevão Mascarenhas da Gama, FCR
15. Maria Sancho
16. Duarte Simões Pegado, FCR
17. Antónia Vieira de Resende
18. Jerónimo Roiz Fragoso
19. Isabel Nunes Nogueira
20. António Juzarte Loureiro, Juiz dos Orfãos de Lisboa
21. Leonor de Gois
22. Duarte Simões Pegado
23. Antónia Vieira de Resende
24. André de Almeida
25. Ana Cordeira
28. Fernão Martins Mascarenhas, FCR
29. Isabel Pereira
32. António Pegado Rebelo, Cavaleiro da Casa Real
33. Brites Simões Banha
34. Luis (ou Rui) Gonçalves da Fonseca, Cavaleiro da Casa Real, Sargento Mor de Alcanede
35. Constança Vieira de Resende
40. Pedro Fernandes de Loureiro, Capitão de Infantaria em Nápoles, natural de Abrantes
41. Maria Juzarte, natural de Abrantes
48. Lopo Vaz de Almeida
49. Leonor de Castro
58. Estevão Ribeiro
59. Margarida de Almeida


Gostaria de trocar informação sobre esta familia, em particular o ramo Jusarte ou Zuzarte, que tinha ligações a Abrantes.

Cumprimentos

Luis Duarte e Melo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pegado /Zuzarte

#45185 | Jó Carvalho | 17 jul 2003 02:17 | Em resposta a: #36218

Caro Confrade.
Creio haver ainda uma família na cidade de Castelo Branco com o nome Zuzarte, pois, sou natural dessa cidade e nos meus tempos de estudante tive uma colega de Liceu com esse apelido. Sei que a mesma tinha familiares em Abrantes e Portalegre.Talvez na Lista telefónica consiga encontrar o apelido. Sei que moravam na Quinta do Amieiro, junto ao cruzamento do café "14".

Boas Pesquisas.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pegado /Zuzarte

#45199 | JCC | 17 jul 2003 11:10 | Em resposta a: #36218

Caro Luis Duarte e Melo

Também eu estou bastante interessado nos Juzarte/Zuzarte de Santarém, particularmente num Luis Freire Mendonça Juzarte de Santa Maria, que nasceu em 1783 no Brasil (Recife) e casou e viveu em Santarém.

Tenho informações sobre outros Juzarte Santa Maria, de Santarém, mas não há meio de os entroncar.

Será que temos informações complementres?

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pegado /Zuzarte

#45214 | Pedro França | 17 jul 2003 14:07 | Em resposta a: #45185

Caros confrades:

Eh! pessoal! Eu tenho raízes de Zuzartes, vindos de Portalegre, desde o séc. XVII-XVIII (tanto quanto tenho nos meus registos), passando depois pelo Gavião antes de chegarem a Abrantes, donde sou natural (Rio Torto). Isso é da árvore de meu avô materno.
Um abraço.

Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pegado /Zuzarte

#45219 | JBdeS | 17 jul 2003 14:54 | Em resposta a: #45199

Caro João Cordovil Cardoso,

Possuo alguns dados dos Zuzarte do Couto do Mosteiro, Outeiro, com um vínculo em Rojão Pequeno, dando origem aos Zuzarte Wrem, Zuzarte da Silva e Zuzarte de Mendonça, descendendo eu destes últimos.
Se lhe puder ser útil em alguma coisa, estou à sua disposição.

Cumprimentos

José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pegado /Zuzarte

#45276 | JCC | 18 jul 2003 10:10 | Em resposta a: #45219

Caro José Berquó de Seabra

Obrigado pela sua mensagem.

Esses seus Juzartes terão passado a Santarém? Pelas minhas investigações o que me parece melhor pista serão os Juzarte Mendonça, mas quem sabe?

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pegado /Zuzarte

#55108 | jliberato | 10 jan 2004 15:33 | Em resposta a: #36218

Caros confrades,
Investigando hoje a freguesia de Góis, encontrei um casamento entre João Zuzarte e Filipa Mendes aos 23-11-1656.
João Zuzarte era filho de Domingos Zuzarte e Ana Nunes e moradores no Mião, freguesia de São Miguel do Pinheiro.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pegado /Zuzarte

#55110 | jliberato | 10 jan 2004 15:38 | Em resposta a: #45214

Caros confrades,
Investigando hoje a freguesia de Góis, encontrei um casamento entre João Zuzarte e Filipa Mendes aos 23-11-1656.
João Zuzarte era filho de Domingos Zuzarte e Ana Nunes e moradores no Mião, freguesia de São Miguel do Pinheiro.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pegado /Zuzarte

#55115 | quintadoloureiro | 10 jan 2004 16:18 | Em resposta a: #45199

Caro João Cordovil Cardoso

Na Azinhaga (Golegã/Santarém) existe a capela de São João da Ventosa que pertence à família dos marqueses de Rio Maior, que era da família dos Juzarte, de quem estes descendem.
Tem uma pedra de armas sobre a porta, com as armas dos Juzartes e dentro, por uma descrição que li, tem túmulos com pedras de armas dos Juzarte.
Esta capela até há poucos anos tinha o privilégio de depender directamente do Bispo de Roma, tendo o seu proprietário assento permanente em São João de Latrão.
Cumprimentos,
José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pegado /Zuzarte

#55195 | JCC | 11 jan 2004 22:26 | Em resposta a: #55115

Caro José de Castro Canelas

Muito obrigado pela sua informação. Vou aprofundar um pouco nesse sentido. Por acaso não sabe nada sobre esses antepassados, não?

Cumprimentos

João Cordoviçl Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pegado /Zuzarte

#55199 | rgc | 12 jan 2004 00:27 | Em resposta a: #55108

Caro JLiberato

"freguesia de São Miguel do Pinheiro".

Como há uma freg.ª deste nome, no concelho de Mértola, ainda pensei de ser a mesma localidade. E -Mião- ser um lugarejo, ou herdade. Será como pensei?

Com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pegado /Zuzarte

#55200 | rmfrp | 12 jan 2004 00:37 | Em resposta a: #55108

Caros JLiberato e Rafael Carvalho:

Parece-me mais provável que se trate da freguesia de Pinheiro de Ázere (Santa Comba Dão), cujo orago é São Miguel Arcanjo. Distará de Góis cerca de 30 km em linha recta.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pegado /Zuzarte

#55205 | rgc | 12 jan 2004 01:42 | Em resposta a: #55200

Caro Rui Pereira

Mais outro obrigado. Era de calcular em função do contexto do tópico. Mas,como as "andanças" de muita gente iam parar a regiões inusitadas..., lembrei-me logo do Alentejo e do Algarve.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pegado /Zuzarte

#55211 | jliberato | 12 jan 2004 09:35 | Em resposta a: #55199

Caro Rafael Carvalho
Também me inclino para a tese do nosso confrade Rui Pereira. Pinheiro mas em Santa Comba Dão.
Curiosamente, há tempos suspeitei que teria um ramo em São Miguel do Pinheiro, Mértola. Mas não se confirmou. O ramo provinha de Quintos (ver tópico respectivo).
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pegado /Zuzarte

#55217 | JCC | 12 jan 2004 10:13 | Em resposta a: #55115

Caro José de Castro Canelas

Estive a seguir os costados dos Marqueses de Rio Maior, aqui no Genea, e não encontrei Juzartes. Faz ideia como eles entroncam?

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pegado /Zuzarte

#55229 | quintadoloureiro | 12 jan 2004 12:40 | Em resposta a: #55195

Caro João Cordovil Cardoso

Não sei nada sobre os antepassados referidos, no entanto, assim que tiver oportunidade pergunto a um dos descendentes, que conheço, se sabem alguma coisa.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pegado /Zuzarte

#55230 | quintadoloureiro | 12 jan 2004 12:44 | Em resposta a: #55217

Caro João Cordovil Cardoso

Não sei mas talvez seja através do ramo Oliveira (morgados de Oliveira) pois julgo que será daí que provêm as propriedades da Azinhaga.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pegado /Zuzarte

#55579 | quintadoloureiro | 16 jan 2004 17:36 | Em resposta a: #55217

Caro João C. Cardoso

Estive também a seguir os costados dos Rio Maior, aqui no Genea e encontrei os Juzarte. Siga os Saldanha Oliveira e Sousa e depois os Morgados da Azinhaga que encontra os Juzarte.

Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pegado /Zuzarte

#122039 | Gilson Nazareth | 02 jul 2006 05:26 | Em resposta a: #45199

Cordovil,
Tudo certo?
No sítio da TT(ttoline.iantt.pt)está a pista de Luis Freire de Mendonça que em l750 recebe patente de capitão auxiliar de PE,é filho de José Zuzarte de Santa Maria.
Não sei se chovi no molhado.
Grande abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pegado /Zuzarte

#122068 | JCC | 02 jul 2006 22:08 | Em resposta a: #122039

Caro Gilson

Muito obrigado pelo seu olho atento.

Infelizmente o meu não pode ser pois que apenas nasceu em 1783...E o pai chama-se Joaquim Isidoro Freire de Mendonça. Agoar que têm que ser da mesma família, não tenho dúvidas, só me falta um elo, ou seja, quem é o pai de Joaquim Isidoro.

Este Joaquim Isidoro é também antepassado da sua concidadã e minha parente Anamaria Nunes, não sei se já a encontrou nestes nossos meios. Também ela tem procurado mas sem garndes dados.

Se houvesse assentos de baptisno daquela data para Recife, isso é que seria bom, mas até agora nada...

Um abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pegado /Zuzarte

#122072 | Gilson Nazareth | 02 jul 2006 23:22 | Em resposta a: #122068

Cordovil,
Conheço Ana Maria,é da tv e mora em Maricá.
Pode ser o pai do Joaquim Izidoro...
Já verificou se seu antepassado pediu merce em foro de pai ou avô?
Grande abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pegado /Zuzarte

#122078 | Pedro França | 03 jul 2006 01:05 | Em resposta a: #36218

Caro Luís:

Tardiamente topei com este tópico.
Descendo de Manuel Zuzarte e Maria Mendes, de Portalegre, fregª de S. Lourenço, que foram pais de outro Manuel Zuzarte que casou no Gavião, em 1763, com Mariana Josefa Ferreira. Daqui nasceu em 1764, no Gavião, Genebra Maria Zuzarte que casou em 1780 com Manuel Machado Cordeiro das partes de Mação mas com origem de Machados em Abrantes e foram pais de Ana Machada(o) minha 4ª avó.
Sabe alguma coisa daquele Manuel Zuzarte? Ele era viúvo de Margarida Morato, 1ª mulher.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pegado /Zuzarte

#125191 | ruizuzarte | 18 ago 2006 12:27 | Em resposta a: #122078

Caro amigo,

Não consigo responder à sua pergunta mas eu sou Zuzarte assim como omeu pai e avô. E o meu pai nasceu no Crato...

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pegado /Zuzarte

#154534 | djabaf34 | 01 mai 2007 13:27 | Em resposta a: #122078

Caro Pedro França

Na minha ascendência tenho um Estevão Rodrigues natural da freg. de Reguengo, Portalegre, nasceu a 24 de Março de 1775, filho de Martinho Rodrigues e de Maria Josefa Mendes, neto paterno de Gregório Mendes e de Catarina Rodrigues, e materno de MANUEL ZUZARTE e de MARIA MENDES, estes últimos da freg. de S. Lourenço, Portalegre. Pela coincidência dos nomes devem ser os mesmos que refere na sua mensagem; por a caso têm mais alguma informação em relação a este casal, e a esta família Zuzarte.

Cordiais cumprimentos
Daniel Andrade Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pegado /Zuzarte

#154630 | Pedro França | 02 mai 2007 00:45 | Em resposta a: #154534

Caro Daniel:

Já faz algum tempo que descarreguei a minha última mensagem sobre este tema aqui, neste tópico.
Bem, por sorte tinha esses dados aqui à mão. Então aí vai:
- Manuel Zuzarte e Maria Mendes receberam-se em S. Lourenço/Portalegre a 30.12.1720.
Ele era viúvo de Margarida Morata, falecida na fregª da Sé/Portalegre a 05.09.1720.
Ele casou com Margarida Morata na Sé a 26.04.1719. Ele era filho de Manuel Zuzarte e de Catarina Rodrigues, estes recebidos em S. Lourenço/Portalegre a 02.05.1683. Manuel Zuzarte era filho de João Gonçalves e Maria Zuzarte. Catarina Rodrigues era filha de Manuel Rodrigues e de Isabel Dias.
O nosso antepassado Manuel Zuzarte foi baptº a 30.07.1684 na dita S. Lourenço.
O pai deste, também Manuel Zuzarte, casado com Catarina Rodrigues como fica dito, foi baptº na mesma fregª a 12.07.1665.
A Maria Mendes, nossa antepassada, era filha de Brás Gonçalves e de Catarina Mendes.

E isto é o que posso dizer a respeito. Não é, Portalegre, um AD que me esteja à mão. Numa estada de três dias faz tempo já, foi o que consegui arranjar. Tenho outros ramos da parte de minha mãe (é esse o lado por que me vêm os Zuzartes) que me levam à TT e ao ADSantarém.

Espero que goste...primo.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pegado /Zuzarte

#154684 | djabaf34 | 02 mai 2007 14:44 | Em resposta a: #154630

Caro Primo Pedro

Muito obrigado! estamos sempre a encontar primos, de norte a sul de Portugal; a genealogia é também interessante por este prisma. Já agora, fica aqui a minha disponibilidade para alguma pesquisa que necessite, em Portalegre e também na TT.

Abraço, e mais uma vez obrigado.
Daniel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pegado /Zuzarte

#175179 | guilhasz | 04 dez 2007 00:57 | Em resposta a: #36218

Boas! Eu sou Zuzarte e o meu pai, Zuzarte tambem, viveu em pequeno com os meus avós em Veiros, perto de Portalegre, onde ainda temos casa!

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pegado /Zuzarte

#322828 | NISGM | 11 fev 2013 00:54 | Em resposta a: #154630

Caro Pedro França,

Chegado hoje a este casal Manuel Zuzarte/Juzarte e Maria Mendes, quase seis anos após a sua mensagem, gostava de saber se entretanto conseguiu retroceder - ou avançar, embora o mais relevante para mim fosse o avanço pelo neto Domingos Rodrigues, meu 5º avô, filho de Martinho Rodrigues e de Maria Josefa ("Mendes Zuzarte"), que se casou em Reguengo, Portalegre, a 05.02.1794 - mais alguma coisa.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pegado /Zuzarte

#322829 | NISGM | 11 fev 2013 00:59 | Em resposta a: #154534

Caro Daniel Andrade Ferreira,

Encontrei hoje este mesmo Estevão, irmão do meu 5º avô Martinho Rodrigues, e gostava de saber se conseguiu recuar mais - além do que o confrade Pedro França propusera para os Zuzarte e Mendes -, designadamente na ascendência do casal Gregório Mendes e Catarina Rodrigues Barreta.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pegado /Zuzarte

#339285 | XICO1970 | 10 dez 2013 17:44 | Em resposta a: #154630

Caro Sr. Pedro França !

Eu tb tenho Zuzartes como meus antepassados

nessa sua mensagem diz que Manue Zuzarte

Diz que é filho de Um João Gonçalves X Maria Zuzarte

eu também tenho este casal como meu ascendente, não sei se será o mesmo casal mas o meu è :

João Gonçalves Tenreiro ( N: Vaiamonte - Stº António - Monforte ) X Maria Zuzarte ( Assumar - Nª Srª da Graça - Monforte )

não sei quem foram os pais deste casal, tenho é vários filhos :

1) Maria : nasceu em 1714 - Vaiamonte

2) Manuel : n : 1717 - Vaiamonte

3) Francisco n : 1720 - Vaiamonte

4 ) meu ascendente Jerónimo Tenreiro - n : 29 oct 1730 - Vaiamonte - Stº António

Não consegui ainda descobrir o casamento

Isto é o que disponho a respeito da minha ascendência Zuzarte

Com os melhores cumprimentos

Francisco Franco Subtil

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pegado /Zuzarte

#339341 | NISGM | 11 dez 2013 13:17 | Em resposta a: #339285

Caro Francisco Franco Subtil,

Salvo melhor opinião, não são os mesmos:


N0. João Gonçalves
Mulher: Maria Zuzarte
......1.Manuel Zuzarte (São Lourenço, Portalegre, b12.07.1665, fl. 293)
......Mulher: Catarina Rodrigues. Filha de Manuel Rodrigues e Isabel Dias. Casamento a 02.05.1683, em São Lourenço, Portalegre.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Pegado /Zuzarte

#339429 | XICO1970 | 12 dez 2013 20:19 | Em resposta a: #339341

Caro Senhor Nuno de m.

Eu também tenho outro Ramo Zuzarte que se interliga com outro já estudado aqui no geneaALL.

Então vem :

1) Francisco Pires ( Zuzarte) ( Assumar ) 1779 X Caetana Maria ( Gonçalves ) ( Vaiamonte ) 1780

Francisco filho de :

2) Domingos Pires D'Ascenção ( Assumar ) 1752 X Cecília Maria Zuzarte ( Assumar ) 1755

Cecília Maria Zuzarte é filha de :

3) Luís Rodrigues ( Vargas ) - ( Elvas - S.PEDRO ) 1704 x Maria Zuzarte ( Assumar ) 1719

Nota : este casal vem no Felgueiras Gayo e tb consta aqui no Geneall

Maria Zuzarte é filha de :

4) João Zuzarte da Silva ( Assumar *c. 1670 X Isabel Mexia Galvão ( S.Tiago de Caiola - Urra ) 1677

casaram no Assumar em 1695

João filho de :

5) Manuel Martins Zuzarte X Maria Martins Alemão

Até aqui eu consegui investigar os restante que vêm no geneall e Felgueiras Gayo não sei quais as fontes que usaram

ou seja apenas vi no Felgueira gayo e geneall a informação mas não tenho em meu poder a cópia dos documentos

E é tudo em relação aos meus Zuzartes

Francisco Franco Subtil

Resposta

Link directo:

Familia Pegado /Zuzarte

#439549 | Miguel Lopes | 22 fev 2022 19:23 | Em resposta a: #339285

Caro Francisco Subtil,

O seu ascendente Jerónimo Gonçalves Tenreiro foi casado com com Marcelina de Jesus e teve dois filhos: Genoveva e Nicolau Gonçalves Tenreiro.

Espero ter ajudado

Cumprimentos

Miguel Calado Lopes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 abr 2024, 20:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen