Família Zamith (ou Zamite)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família Zamith (ou Zamite)

#36283 | Freire de Andrade | 24 fev 2003 09:48

Caros Confrades

O meu amigo, Dr. Luís Vellozo Ferreira, ilustre e dedicado genealogista, encontrando-se a efectuar um trabalho sobre a família Zamith (ou Zamite) e como seja pouco dado "a estas coisas da internet" (mas não lhe desconhecendo as virtualidades) pediu-me se junto do FORUM, algum dos meus Confrades lhe conseguiria dar notícia de ANTÓNIO LUIZ ZAMITE, negociante, nascido na freguesia da de S. Martinho da Gandra, Ponte de Lima, a 22.02.1768. Sabe-se ainda que terá casado em Lisboa com HELENA MURRAY, senhora de origem
alemã e tido a seguinte descendência:

1)D.MARIA LEONOR ZAMITH
2)D.MARIA RITA ZAMITH
3)ANTÓNIO LUIZ ZAMITH, Comendador da Ordem de N.ª Sr.ª da Conceição de Vila Viçosa. Foi para o Brasil. S.m.n.
4)D.JOANA ZAMITH. Foi para o Brasil. S.m.n.

Pretende saber o meu citado amigo o seguinte:

1º Se alguém tem notícia desta gente (principalmente algum Confrade de Lisboa);
2º Em caso afirmativo, se por acaso sabem as datas de casamento e de falecimento de HELENA MURRAY;
3º Bem como a data de falecimento de António LUÍS ZAMITE.

Grato ficarei, desde já, em meu nome pessoal e do Dr. Luís Vellozo Ferreira por qualquer contribuição que algum Confrade possa eventualmente adiantar.

Com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#36288 | aeiou2 | 24 fev 2003 11:40 | Em resposta a: #36283

Caro amigo
Encontrei nos site dos Mormons:
1.Francisco José Zamith,n.1805 Braga..Rio de Janeiro,Brasil,cc 29.10.1830 S.Gonçalo,Rio de Janeiro,Brasil, Joaquina da Conceição ,n.1808 S.Gonçalo,Rio e janeiro,Brasil
2.Fernando António Zamith n.1779 Braga..Rio de Janeiro,brasil
cc1804
3.Maria Leonor,n.1783 Braga..Rio de Janeiro,Brasil
Quanto à Senhora Murray talvez tentar a Igreja Alemã,relativamente perto da Praça de Espanha,Lisboa ou o Cemitério Alemão à Rua do Patrocínio,Lisboa
Mas também podem ir mais além se conseguirem o assento do casamento do N.1,pois tem data e a respectiva freguesia e o país.
Bom dia
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#36293 | LCM | 24 fev 2003 13:01 | Em resposta a: #36283

Caro Luís,

Está tudo aqui "em casa". Fui ao Guarda-Mor, Paroquiais, Pesquisa na base de dados, nome do homem, inseri "Zamith" e encontrei 4 casamentos desta família entre eles o de António Luís. Só não o "comprei" porque estou com o saldo falido...
Depois de saber as freguesias e datas certas se o Luís quiser posso tirar os dados dos registos na Torre do Tombo.

Um abraço do
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#36301 | Conde | 24 fev 2003 13:53 | Em resposta a: #36283

Conheci há décadas um rapaz,que deve ter hoje 40 e muitos anos chamado Pedro Miguel Mas Zamith e era aluno do Colégio Alemão.Usava muito perfume e muita brilhantina,coitado,seguramente porque lha punham.Nunca mais o vi.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#36350 | sapeca | 24 fev 2003 22:57 | Em resposta a: #36283

Caro amigo Luís:
Conheci há anos um confrade de certa organização à qual ambos estivemos ligados, chamado Francisco de Monroy Zamith de Passos, morador e creio que natural de Guimarães.
Penso ainda ter o contacto dele. É pessoa para ter hoje cerca de 70 anos.
Se te interessar, liga-me.
Um beijo à tua Mulher, meu e da minha mulher, e um abraço para ti.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#36355 | camac41 | 24 fev 2003 23:43 | Em resposta a: #36283

Caro Confrade

Na eventualidade de interessar trancrevo o seguinte:

"5 - D. Ilda Canedo da Silva e Sousa nasceu em Vouzela a 11-11-1898 e casou em Coimbra a 1-7-1922 com Luís Augusto Zamith, Licenciado em Medicina pela Universidade de Coimbra de cuja Faculdade é Assistente, que nasceu na mesma cidade a 20-5-1897, filho de João de Morais Zamith, General de Infantaria e de sua mulher e prima D. Maria Leonor de Morais Zamith.
Filhos
6 - Carlos Manuel Canedo de Morais Zamith nasceu em Coimbra a 23-4-1923 e faleceu na mesma cidade, sendo aluno distinto da Faculdade de Medicina, a 22-2-1944.
6 - D. Maria Margarida Isabel Cauedo de Morais Zamith nasceu em Coimbra a 4-11-1924 e casou na mesma cidade a 12-7-1943 com António Cerveira de Moura, Licenciado em Medicina pela Universidade de Coimbra, Interno dos Hospitais da mesma Universidade, que nasceu na referida cidade a 15-10-1918, filho de António Rodrigues de Moura e de sua mulher D. Eduarda Marques Cerveira.
Filhos
7 - D. Maria Dulce Zamith de Moura nasceu em Coimbra a 15-5-1944
7 - António Luís Zamith de Moura nasceu em Coimbra a 25-1-1948."

Consta do obra do Genealogista Fernando da Silva Canedo. " Famílias Canedo e Teixeira Guimarães da Vila da Feira"

Melhores cumprimentos

Carlos Leal Machado

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#36356 | LBonifacio | 24 fev 2003 23:49 | Em resposta a: #36283

Caro confrade

Na Universidade do Minho, existe um professor de Ciências de Engenharia de nome Zamith. Ao que sei é de famílias da Zona de Braga.

Cumprimentos

Luís Bonifácio

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#36401 | Freire de Andrade | 25 fev 2003 14:31 | Em resposta a: #36288

Cara Amiga Maria

Muito obrigado pela sua achega. Irei passá-la ao Dr. Luís Vellozo Ferreira.
Com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#36402 | Freire de Andrade | 25 fev 2003 14:43 | Em resposta a: #36293

Caro Lourenço

Agradeço-lhe, em meu nome e muito especialmente em nome do Dr. Luís Vellozo Ferreira, a sua preciosissima contribuição. Já agora e face à disponibilidade por si demonstrada, importar-se-ia de "dar uma espreitadela" nas freguesias em causa, aquando de uma sua ida à Torre do Tombo? É que o facto de sermos (eu e o meu homónimo) ambos do norte (Porto) atrapalha bastante quando se nos depara este tipo de pesquiza...
Entretanto, de novo lhe agradeço a sua pronta ajuda.
Um abraço

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#36403 | Freire de Andrade | 25 fev 2003 14:45 | Em resposta a: #36301

Caro Confrade

Agradeço-lhe a sua dica.
Logo falarei dela ao Dr. Luís Vellozo Ferreira.
Os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#36404 | Freire de Andrade | 25 fev 2003 14:55 | Em resposta a: #36350

Meu Caro Fernando

Após algum tempo de ausência, aqui estou de regresso ao FORUM para dar uma ajuda a um dos manos Vellozo Ferreira. Infelizmente o tempo que tenho para esta actividade - a genealogia -escasseia. Estou a aproveitar um intervalo nas minhas lides para a agradecer a todos os que me quizeram ajudar (e muito especialmente ao Luís Vellozo Ferreira).
Assim, também a ti te agradeço a dica que me fizeste o favor de passar, prometendo entrar em contacto contigo caso o Luís Vellozo Ferreira entenda interessante "a ponte" que te disponibilizas fornecer.
Entretanto um beijo à tua mulher e um forte abraço para ti do

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#36407 | Freire de Andrade | 25 fev 2003 15:30 | Em resposta a: #36355

Caro Confrade

Grato pela preciosa informação que me passou, transmito-lhe que a irei fazer chegar ao meu amigo dr. Luís Vellozo Ferreira.
Os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#36408 | Freire de Andrade | 25 fev 2003 15:34 | Em resposta a: #36356

Caro Confrade

Muito agradecido pela sua mensagem e tal como prometi fazer a todas as outras dos restantes confrades, irei repassá-la ao Dr. Luís Vellozo Ferreira.

Com os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#36417 | aeiou2 | 25 fev 2003 16:40 | Em resposta a: #36283

Aqui vai o que encontrei:
Salvador Zamith cc Gertrudes Leonor a 11.7.1804 Lisboa,Santos-o-Velho (Liv 20-c.fls 57)

José Zamith cc Maria Gertrudes 2.2.1807,S.Julião ,Lisboa (Liv 4-c,fls 146)

António Zamith cc Helena Murray 13.9.1810,Lisboa,S.Paulo (Liv 4-c fls 117 v)

José Zamith cc Salustiana de Jesus,1817.Já não tinha mais créditos,e por isso não sei afreguesia e a data,mas assim com facilidade pedem ao ANTT fotocópias dos outros assentos
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#36429 | LCM | 25 fev 2003 20:51 | Em resposta a: #36402

Caro Luís,

Jé retirei os dados da mensagem da Maria (aeiou) que "comprou" de 3 dos 4 casamentos, entre ele o que lhe interessa. Amanhã ou depois irei à Torre e darei noticias.

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#36479 | Freire de Andrade | 26 fev 2003 16:06 | Em resposta a: #36429

Caro Lourenço

Não sei como lhe agradecer...
Entretanto já passei toda as informações obtidas aqui no FORUM ao Dr. Luís Vellozo Ferreira que se mostrou entusiasmado.
Fico agora a aguardar o resultado das suas pesquizas.
Um abraço

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#36480 | Freire de Andrade | 26 fev 2003 16:08 | Em resposta a: #36417

Muito obrigado pelas suas informações que já foram repassadas ao Dr. Luís Vellozo Ferreira.
Os meus cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#36506 | LCM | 26 fev 2003 20:12 | Em resposta a: #36479

Caro Luís,

Aqui vão os 3 casamentos, começando pelo que procura:

Reg. Par., Lisboa, S. Paulo, C.-4, fl.117v.º
17-9-1810 (e não dia 13 como está no Guarda Mor)
-António luis Zamit (sic), filho de Francisco Joze Zamit, já defunto, e de Maria Luísa Gomes, n. em S. Martinho de Gandra, Ponte de Lima, morador em Lisboa, freg. S. Julião; com
- Elena (sic) Murray, filha de Patricio Murrai e de Maria Murrai, n. e moradora nesta freg.
Test.: Fernando António Zamit e Manuel José Antunes Calheiros

Reg. Par., Lisboa, S. Julião, C.-4, fl.146-146v.º
2-2-1807
- Joze Zamitte (sic(, filho de Luiz Zamitte e de Engrácia Zamitte, n. em St.ª M.ª da Vila de Gudia, Bispado da Ilha de Malta; com
- Maria Gertrudes, filha de José Bento de Pinho e de Ana Gertrudes de Andrade, n. em Lisboa, Conceição Nova.
Test.: Angelo Farruje (sic) e Alesandre (sic) Mali (sic), ambos negociantes de cambio.

Reg. Par., Lisboa, Santos-o-Velho, C.20, fl.57
11-7-1804
- Salvador Zamite, filho de Joze Zamite e de Rosa zamite, n. na freg. de S. Jorge, cidade de Gozo, Reino de Malta, morador nesta freg., Trav. dos Brunos; com
Gertrudes Leonor, filha de Bernardo Jerónimo, já defunto, e de Brázia Maria da Soledade, n. em Lisboa, St.ª Catarina, e moradora na mesma Trav.
Test.: Alberto Ribeiro e António Francisco

Um abraço do
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#36512 | José Maya | 26 fev 2003 21:34 | Em resposta a: #36480

Na minha arvore tenho uma Luiza Maria do Carmo Zamith casada com António José Cassar por volta de 1838.
Foram pais de Maria Adelaide Zamith Cassar nascida em 10 Novembro 1840.
Não tenho a ascendência desta Maria do Carmo Zamith

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#36552 | aeiou2 | 27 fev 2003 08:14 | Em resposta a: #36512

O casamento de Luisa Gertrudes Zamith em 1824 com António José Cassar vem no Guarda-Mór.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#36553 | aeiou2 | 27 fev 2003 08:15 | Em resposta a: #36506

Nos Mormons há Zamith de Malta.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#36601 | Freire de Andrade | 27 fev 2003 17:42 | Em resposta a: #36506

Caro Lourenço

Parafraseando o título de um filme que há uns anos atrás foi passado nas nossas plateias: "Melhor é impossível"...

Mais uma vez muito grato pela sua colaboração,

Um abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#36602 | Freire de Andrade | 27 fev 2003 17:43 | Em resposta a: #36552

Obrigado pela sua informação.
Cumprimentos

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#36707 | Freire de Andrade | 28 fev 2003 15:03 | Em resposta a: #36506

Caro Lourenço

Transmiti, aliás como já tive a oportunidade de lhe comunicar, toda a informação que me passou ao meu amigo Luís Vellozo Ferreira, o qual me pede para lhe agradecer.
Entretanto, o Luís Vellozo Ferreira, que para além de advogado (e, por consequência, meu colega de ofício) reparte a sua vida como professor de história na Universidade Portucalense (uma vez que também é licenciado nesta área) tem muito pouco tempo disponível para deslocações à Torre do Tombo, pede-me para que "interceda" perante si e à sua (mais que demonstrada) generosidade para que lhe investigue agora os nascimentos dos filhos do casal António Luís Zamite e de Helena Murray.
Sei que isto é um abuso pelo que já adiantei ao Luís Vellozo Ferreira de que nos teremos de encontrar consigo numa primeira oportunidade que surja para que ambos lhe testemunhemos a nossa gratidão pela ajuda bem como lhe renovemos o nosso pedido perdão pelo mencionado abuso.
Passada que está, pois, a mensagem peço-lhe agora que seja franco e se o nosso pedido (mais interessadamente dele do que meu) lhe causar qualquer transtorno p.f. esteja à vontade para mo transmitir.
Antecipadamente grato por tudo o que possa fazer para ajudar o Luís Vellozo Ferreira neste seu trabalho sobre os Zamith (ou Zamite) envio-lhe daqui do Porto um abraço

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#36709 | LCM | 28 fev 2003 15:22 | Em resposta a: #36707

Caro Luís,

Para a semana poderei dar uma "vista de olhos" nos Baptismos da freguesia onde casaram António Luís e Helena. Pode ser que tenham sorte e que os filhos do casal tenham sido aí baptizados. Caso contrário revela-se tarefa muito dificil pois Lisboa tem 52 freguesias e a mobilidade era enorme.

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#37522 | Freire de Andrade | 11 mar 2003 12:21 | Em resposta a: #36709

Caro Lourenço

Ausente do FORUM durante algum tempo por motivos, quer relacionados com uma gripe teimosa que me manteve uns dias longe do computador, quer com o reinício algo intenso da minha actividade profissional pós a dita gripe, motivos estes impeditivos de me dedicar ao meu hoby favorito (a genealogia) terão estado na origem deste meu prolongado silêncio não lhe agradecendo nomeadamente a última disponibilidade manifestada. Assim, embora tardiamente aqui lhe estou a redimir-me e a agradecer-lhe o sua pronta resposta ao meu pedido formulado em 28.02.2003. Fico agora, então, à espera de notícias. Um abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#37525 | fsomr | 11 mar 2003 12:47 | Em resposta a: #36602

Caro Luís
Há uma série de elementos da família Anjos que descendem de uma senhora Zamith casada com um senhor Cassar e está tudo no GP: ver em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=45986

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#37532 | aeiou2 | 11 mar 2003 14:02 | Em resposta a: #37525

No Guarda-Mór encontra o casamento ,1824,do referido casal.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#37620 | LCM | 12 mar 2003 17:38 | Em resposta a: #37522

Caro Luís,

Infelizmente os filhos de António Luís Zamit não nasceram em S. Paulo, Lisboa. O casamento efectuou-se nessa freguesia por ser a do nascimento e morada de Helena, pois era na área desta freg. que ficava a Igreja do Corpo Santo, paróquia dos Irlandeses.

Encontrei porém o bapt. de"Elena" que talvez possa interessar:
Elena, n. a 10-11-1790 bapt. a 14, filha de Patricio Mory (sic) e de Maria Mory, ambos naturais da Irlanda e recebidos na Igreja de S. Filipe e Jacob em Inglaterra. Padrinho: Luís Bachalay.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#37665 | Freire de Andrade | 13 mar 2003 09:22 | Em resposta a: #37620

Caro Lourenço

Muito grato lhe estou, mais uma vez, pela sua colaboração. Vou de imediato transmitir ao Luís Vellozo Ferreira as novidades que me fez o favor de passar.
Ainda a propósito da família Zamith, quero-lhe chamar a atenção que nem toda a família Zamith radicada em Portugal interessa ao estudo do Luís Vellozo Ferreira. Com efeito, segundo este me transmitiu, vários membros da família Zamith terão por diversas vezes e ao longo dos tempos passado a Portugal, principalmente vindos de Malta. Também, segundo o Luís Vellozo Ferreira, a família Zamith em Malta é como a família Silva em Portugal. Há muitos e uns são de origem nobre e outros de origem menos nobre. Ao Luís Vellozo Ferreira interessam-lhe principalmente uns que se terão radicado, a determinada altura, na zona de Viana do Castelo. É destes que ele me terá pedido para solicitar informações aqui no FORUM.
Mais uma vez lhe agradeço penhoradamente as suas informações com um abraço e até breve

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#37946 | LCM | 17 mar 2003 14:59 | Em resposta a: #37665

Caro Luís,

Conforme conversámos ontem confirmo que deixei na seguinte mensagem o n.º do livro e o fl., bem como a freguesia: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=36506#lista

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#37997 | Freire de Andrade | 18 mar 2003 09:59 | Em resposta a: #37946

Caro Lourenço

Hoje de manhã ao abrir o computador para iniciar mais um dia de trabalho, cá deparei com a sua mensagem na sequência da nossa conversa de domingo. Muito obrigado, mais uma vez, pela sua pronta resposta. Todavia, parece-me que a informação pretendida pelo Luís Vellozo Ferreira prende-se com o bapt. da Elena Mory. Com efeito, quando me passou a informação deste bap. o Lourenço não faz qualquer alusão nem ao livro nem à folha onde obteve essa informação. É só, pois, quanto a estes elementos que me parece que o Luís Vellozo me solicitou que o interpelasse no sentido de, se possível, os obter.
Grato de novo por tudo o que tem feito para me (nos, melhor dizendo)
Um abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#37999 | Freire de Andrade | 18 mar 2003 10:05 | Em resposta a: #37997

Na mensagem anterior (com a pressa) omiti
(...)para me (nos, melhor dizendo) ajudar.

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#38009 | LCM | 18 mar 2003 13:40 | Em resposta a: #37997

Caro Luís,

Tem toda a razão. Aqui fica a cota do Baptismo de "Elena": Reg. Par., Lisboa, S. Paulo, B.-4, fl.48v.º.

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#38041 | Freire de Andrade | 18 mar 2003 18:18 | Em resposta a: #38009

Caro Lourenço

Acabo de passar a informação veiculada na sua última mensagem ao Luís Vellozo Ferreira. Ambos reconhecidamente lhe agradecemos, mais uma vez, todo o seu empenho em nos ajudar. Bem haja.
Um abraço

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#38108 | doria_gen | 19 mar 2003 18:11 | Em resposta a: #36401

Fui aluno do muito querido Professor Augusto Araújo Lopes Zamith, antigo catedrático de físico-química da Escola Nacional de Química (hoje Escola de Química, UFRJ).

A gente se referia ao Zamith, no trato pessoal, como - mestre. Pelas costas (ele sabia), como - o guru...

fa

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#45435 | smife | 21 jul 2003 17:11 | Em resposta a: #36283

Luiz sou meu trisavô era antonio luiz zamith e possuo o diario de miha tia Bisavó pode esclarece-lo como a família se distribuiu pelo brasil

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#45470 | Freire de Andrade | 22 jul 2003 12:38 | Em resposta a: #45435

Meu Caro

Apenas intervi neste tópico para ajudar um amigo interessado em efectuar um trabalho sobre um ramo da família Zamith e ao mesmo tempo com pouca "sensibilidade" para "estas coisas" da internet. Assim, pouco ou nada percebo da família Zamith. Com efeito, apenas me pude aperceber, enquanto ajudei o referido amigo, que há vários ramos de Zamith entrados em Portugal e provenientes da ilha de Malta e que nesta ilha este apelido é muito vulgar. Entretanto quando tiver oportunidade entrarei em contacto com o amigo que me solicitou a intervenção neste tópico a fim de saber se ele está interessado no seu contributo. Entretanto, e não obstante, os meus agradecimentos pelo seu contacto.
Com os meus cumprimentos

Luís freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith

#45477 | smife | 22 jul 2003 15:12 | Em resposta a: #36283

gostaria de entrar em contato via email com DR Dr. Luís Vellozo Ferreira sobre a pesquisa dele meu email é zamith@pobox.com

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#45744 | Abreu Coutinho | 29 jul 2003 12:26 | Em resposta a: #36283

Meu caro Luis

Alguns notáveis Limienses que se acham mencionados nos Anais Municipais de Ponte de Lima,versão esta(tentativa de reedição) do antigo "Almanaque de Ponte de Lima".
Sobre os nomes gentílicos Limarense, notícia de alguns ilustres "Zamith" :

- Dr. Fernando António Zamith, nasc. a 6.8.1776.Formou-se em Medicina.Foi Cirurgião Mor do Exército, servindo em Infantaria 9. Casou-se em Ponte de Lima, a 4.7.1803.Publicou as obras;«Novos princípios de Cirurgia»,de Lafaye(1817),e«Exposição dos sintomas da enfermidade venérea»,de Lagneau(1822),traduzidos e anotadas por ele.Faleceu na vila, em fins de Outubro de 1861.

Ver a respeito desta família o que José Caldas escreveu no seu formoso e tocan livro "Os humildes"(1901),págs.79-80.

- P.E Severino António Zamith,natural da freguesia da Ribeira e de família honrada.«A época do seu nascimento segundo José Caldas - não pode de modo algum ser-lhe atribuída posteriormente a 1786».

«Varão ilustre no conhecimento das línguas,principalmente da grega e da latina, mas mais ilustre ainda pela pureza de vida e integridade de espírito», como consta em Latim do seu epitáfio, no cemitério da Venerável Ordem Terceira de São Francisco.

Professor de Latim em Viana, por acórdão camarário de 6.6.1809,confirmado pela Regência dos Estudos do Reino dois anos depois (alvará de 2.7.1811).A 5 de abril de 1864,«entrou aquela consciência sem sombras no regaço infinito de Deus»,conforme regista o citado historiador, no seu livro "os humildes".

Em Agosto possívelmente terei mais notícias...

Um abraço para ti, meu amigo,

João

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#45747 | Freire de Andrade | 29 jul 2003 15:10 | Em resposta a: #45744

Meu Caro João

Vou passar a informação que me fizeste o favor de enviar ao nossso ultimamente muito arredio confrade Luís Vellozo Ferreira sendo certo que é à conta dele que me encontro envolvido neste tópico.

Entretanto, devolvo-te um abraço amigo

Luís

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#118515 | LCM | 13 mai 2006 15:21 | Em resposta a: #36283

Caro Luís,

Só hoje tive conhecimento da publicação do trabalho do Dr. Luís Velloso Ferreira sobre esta família, que ainda só folheei emprestado e que espero comprar na próxima semana.

Aproveito para deixar aqui no Fórum um desabafo: porque motivo nunca de agradece ao "GeneaPortugal" nos trabalhos publicados? Tenho lido dezenas de trabalhos que "beberam" informação na base de dados e que receberam inúmeros dados no Fórum e nem uma referência a este site! Este é um exemplo disso, pois tem uma lista de agradecimentos onde o Genea não consta. Uma obra de vulto recentemente publicada agradece os dados recebidos via internet sem dizer que foi através do site. Mas desde que li uma tese de doutoramento sem qualquer lista de agradecimentos já estou por tudo... Era bom que os investigadores se habituassem, de uma vez por todas, a agradecer.
Desculpe o desabafo, que nada tem com o Luís, mas que há muito desejava fazer neste "espaço".

Um abraço
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#118548 | FGJ | 14 mai 2006 02:51 | Em resposta a: #36283

Seguem abaixo algumas informações sobre ZAMITH no Brasil.
ALVARO ZAMITH.
1902- Estudo clinico da occlusão intestinal (136)(Catalogo de Teses da FM/UFRJ).

ANTONIO LUIZ ZAMITH.1846-Armazem de café na Rua Nova de São Bento 5, Rio de Janeiro-RJ(AL-1847, pag311).

CARLOS VIEIRA ZAMITH. 1890-Funcionário da repartição central da Inspetoria Geral de Terras e Colonização, nomeado por Portaria de 29-11-1890(http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/u2260/000418.html)





CARLOS ZAMITH.
2004-Há dez anos, Carlos Zamith, juiz da 3ª Vara Criminal de Manaus, cuida dos dois ônibus da Justiça itinerante do TJ / AM.
(Fonte: STF Cliping Mundo Legal - Quinta-feira, 22 de Abril de 2004).

JOSÉ, f leg de Carlos Zamitt (sic) e Antonia Schembo. N em 24-06-1899. Bat em 30-07-1899 na paróquia de N.S. da Conceição do Engenho Novo-Rio. Pad: Francisco Sautino e Josepha Farruglia(ACMRJ/ Livro AP-0867, fls 126).

JOSÉ RIBEIRO DOS SANTOS ZAMITH. 1864- Decreto 1180 de 09-03-1864 autoriza a matrícula em qualquer das faculdades de medicina do Brasil, do estudante do 1º ano da Fac de Direito de São Paulo Jose Ribeiro dos Santos Zamith.
(http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/almanak/al1865/00001123.html).
1869- “Do aleitamento natural, artificial e mixto em geral e particularmente do mercenário em relação às condições da cidade do Rio de Janeiro.” (Catálogo de Teses da FM/UFRJ).

LUIZ, f leg de José Ribeiro Zamith de Avellar e D.Florisbela Rodrigues de Avellar. 1889- N em 19-08-1889. Bat em 05-10-1889 na matriz da freg de N.S. da Conceição do Engenho Novo, sendo padrinhos Luiz Felippe de Souza e D.Victorina Ernestina de Figueiredo(ACMRJ/Livro AP-0860, fls 145).

LUIZ CARLOS ZAMITH.1888-Capitão de Artilharia reformado.Secretário interino da Escola Geral de Tiro do Campo Grande no Realengo
http://brazil.crl.edu/bsd/bsd/almanak/al1889/00000305.html

UBERTO ALEXANDRE DE SIQUEIRA ZAMITH.
1906- Das complicações nervosas da grippe (158)(Catálogo de Teses da FM/UFRJ).



AL = Almanak Laemmert.
FREDERICO GRINBERG JUNIOR em 13/5/2006 doRio de Janeiro-RJ
Pesquisando: MONTENEGRO (RJ/SP/MG/ES)
BETTINI (RJ/SP/MG/ES) TEIXEIRA VILLELA (Campinas-SP e Porto Ferreira-SP)

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#118712 | Freire de Andrade | 16 mai 2006 19:46 | Em resposta a: #118515

Meu Caro Lourenço

Há já algum tempo retirado deste Forum, uma vez que a minha vida profissional infelizmente não mo permite aceder com a assiduidade desejada, venho meteoricamente ao mesmo (alertado por alguém que me informou que aqui constava uma mensagem a mim dirigida) para lhe comunicar que comungo inteiramente do seu desabafo.
Quanto ao caso concrecto, ou seja, sobre informação recolhida sobre o tema Zamith, só uma breves palavras à guiza de explicação:
Lembro apenas que "abri" o dito tema a pedido do Luís Vellozo Ferreira. Na verdade, não sendo o Luís Vellozo Ferreira um exímio utilizador da internet convenceu-me na altura a que lhe desse uma ajuda, uma vez que se encontrava então a braços com a publicação da obra que lhe veio (a si) entretanto parar às mãos. No intuito de ajudar um amigo, vim, desinteressadamente - confesso-lhe - ao Forum e abri o dito tema. Também lhe confesso que tema Zamith, pessoalmente, nada me diz. Não sou parente ou amigo (ou até inimigo) de algum membro desta família. Assim, insisto, vim a este Forum desinteressadamente pedir ajuda em nome de um amigo limitando-me posteriormente a retransmitir-lhe os dados que aqui iam "caindo" sobre o dito tema bem como nunca descurando de o informar sobre a respectiva proveniência. Por outro lado, estou também à vontade, pelo que nada me pesa na consciência, sendo certo que no preâmbulo da obra do Luís Vellozo Ferreira, além do mais, também não consta o meu nome (apesar da ajuda - de uma forma indirecta - que lhe dei na retransmissão dos dados que tão amavelmente o Lourenço me forneceu). Pelos vistos, o que terá acontecido terá sido um esquecimento...
Assim, quando estiver com o Luiz Vellozo Ferreira prometo chamá-lo a atenção para uma tal omissão.
E dadas estas explicações, que apesar de previamente me ter simpaticamente informado não ser eu objecto do desabafo, achei, apesar de tudo, por bem esclarecer, retribuo-lhe da capital do norte um forte abraço

Luís Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#118720 | LCM | 16 mai 2006 20:46 | Em resposta a: #118712

Caro Luís,

Muito obrigado pela sua mensagem. Quando escrevi o meu "desabafo" confesso que não pensei em si, muito menos em mim, mas sim no "motor" da nossa troca de informações, que gerou tantas colaborações interessantes de diversos participantes: o "GeneaPortugal" e o seu Fórum.
Este site, como penso já ter escrito em tempos o meu amigo Nuno Borrego, fez mais pela Genealogia em Portugal que todos os genealogistas-publicistas e instituições do século XX. Merece, na minha modesta opinião, que o valorizemos e acarinhemos.
Agracedendo a resposta a um desabafo, parece que deixei outro...

Um grande abraço
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#122203 | Vera Zamith | 05 jul 2006 00:46 | Em resposta a: #118548

Sou parente proxima de Carlos Vieira Zamith (irmão do meu bisavõ Julio Vieira Zamith).
Gostaria de fazer contato com o Dr. Luis Velloso Ferreira, se possivel.

abraços

Resposta

Link directo:

RE: Família Zamith (ou Zamite)

#122229 | Vera Zamith | 05 jul 2006 16:01 | Em resposta a: #36283

Bom dia,
Gostaria se possivel de fazer contato com o Dr. Luís Vellozo Ferreira, sou do Rio de Janeiro, Brasil, descendente dos Zamith que ele se refere no sue livor.

Obrigado, abraços

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 07:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen