Condes de Sever do Vouga

Este tópico está classificado nas salas: Títulos

Condes de Sever do Vouga

#3629 | | 26 abr 2001 23:01

Caros amigos,

Gostaria de ter alguma informação sobre antigos ou atuais Condes de Sever do Vouga e qual a sua posição há cerca de 200 anos atras. Se souberem de alguém que pertença a esta familia tambem agradeço.

Cumprimentos
Ines e Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Sever do Vouga

#3632 | Vasco Jácome | 26 abr 2001 23:21 | Em resposta a: #3629

Cara Ines e Fonseca

Não encontro qualquer referência a quaisquer titulares sobre Sever do Vouga.
Não será um Conde que vivia aí, mas tinha um título sobre qualquer outro local?
Será possível colocar aqui mais informação?

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Sever do Vouga

#3711 | | 01 mai 2001 21:15 | Em resposta a: #3632

Vasco Jácome,
agradeço a sua resposta à minha pergunta. Vou tentar saber mais informações acerca do nome do Conde de Sever do Vouga.
Cumprimentos,
Inês e Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Sever do Vouga

#3713 | | 01 mai 2001 21:44 | Em resposta a: #3632

Caro Vasco Jácome,
O nome do Conde que me é ascendente é José Manuel César M. de Figueiredo Lobo e Silva, 43º Conde de Sever.Este Conde teria sido Monteiro-mor de D. José segundo um Padre. Há registo dos Condes de Sever num livro escrito pelo Abade José Luciano de Figueiredo Lobo e Silva com o titulo de "Cever" do Vouga edição de 1906, tipografia Universal (no Porto). Estes dados são os que eu consegui obter atraves de uma Árvore Genealogica.
Agradeço todas as informações que conseguir obter.
Cumprimentos,
Inês e Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Sever do Vouga

#3718 | MAS | 02 mai 2001 01:07 | Em resposta a: #3713

Um Dr. Silvério Máximo de Figueiredo Lobo e Silva, advogado e deputado, natural de Sever do Vouga, casou nos finais do séc. XIX com uma minha tia-bisavó, D. Maria da Conceição Soares de Albergaria e Mello, cg. Tenho notícia que realmente nesta família se intitulavam condes de Sever, mas não encontro nenhuma referência oficial ao título.
Cordiais cumprimentos
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Sever do Vouga

#3723 | JCC | 02 mai 2001 10:18 | Em resposta a: #3718

Embora não tenha qualquer informação sobre este pretenso título houve algo que me chamou a atenção.

Na primeira mensagem refere-se o 43º conde de Sever do Vouga.

Lembrei-me de ir fazer umas comparações e, por exemplo, os barões de Alvito, criados em 14XX, tiveram até 18XX (durante 400 anos) 16 barões. Como 43 é quase três vezes então, se a cadência fosse semelhnate, a 43 titulares corresponderiam mais de 1000 anos ou seja o título seria anterior à própria nacionalidade.

Será assim? Ou será apenas um título de fantasia?

Um abraço

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Sever do Vouga

#3726 | MAS | 02 mai 2001 11:55 | Em resposta a: #3723

Caro João Cordovil Cardoso
Não fosse justamente o 43º, e poderia pensar que se trataria de um título miguelista não reconhecido. Assim, será pura fantasia, remetendo o virtual 1º conde para uma época em que porventura Sever ainda não tinha sido reconquistada... A "história", de qualquer forma, deve vir explicada no tal livro «Cever», Porto 1906, do abade José Luciano de Figueiredo Lobo e Silva, que ainda não me dei ao trabalho de procurar na Biblioteca do Porto, onde certamente estará. No entanto, sei que em Sever havia uma Casa muito antiga, dita Casa de Sever, que no séc. XVI era Coutinho. As coisas devem estar relacionadas.
Um abraço
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Sever do Vouga

#3733 | | 02 mai 2001 22:05 | Em resposta a: #3726

Caro Manuel Abranches de Soveral,
A árvore genealogica da familias dos condes de Sever do Vouga dá-me a indicação dos condes de Sever entre os séculos XVIII e XX. Nesta árvore genealogica tenho a indicação que o marido da sua tia bisavó teria sido o 47º Conde que terá tido uma filha de nome D.Elia (48ª condessa de Sever do Vouga), que por sua vez terá tido um filho de nome Dr. César Maximo (49º Conde de Sever).
A pessoa que elaborou esta arvore genealogica era formada em História e pertencia à geração do 49º Conde, tal como meu pai.
Meu avô contava ainda histórias passadas com o Dr. Silvério, mas não tenho mais informações dos restantes familiares.
Agradeço-lhe qualquer informação adicional.
Cumprimentos,
Inês e Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Sever do Vouga

#3734 | | 02 mai 2001 22:15 | Em resposta a: #3718

Caro Manuel Abranches de Soveral,
Tenho também indicação de que existe uma casa abrasonada na Senhorinha, em Sever. Se conhece esta zona é interessante avaliar estes imóveis pertencente à família.
Na verdade nada sei acerca de veracidade do titulo. Mas é de referir que que o 43º Conde seria Monteiro-mor de D. José.
Penso que apenas no referido livro "Cever" se encontrará resposta a estas questões.
Cumprimentos,
Inês e Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Sever do Vouga

#3966 | Falconet | 10 mai 2001 22:15 | Em resposta a: #3734

Ex.ª Senhora

Tive oportunidade de hà alguns anos atrás conhecer a casa que refere, poder-lhe-ei dizer que a pedra de armas é falsa, o escudo é constituído por inúmeros brasões, faz lembrar alguns escudos espanhóis, quanto ao título tamb´em nada encontrei, consultei o livro referido, mas lamento informá-la que não pareceu correcto, veja-se por exemplo uma das carta de Armas lá referenciadas. Quem era o rei de Armas? será que no tempo de D. José as cartas de Armas eram passadas assim? outro aspecto que merece ser considerado, é o facto de neste livro os Figueiredos aparecerem como sr.s do Castelo da Feira, o que não me parece correcto, digo parece porque já alguns anos que isto me passou pelas mãos. Quanto a mim é um título de fantasia.

Cumprimentos

falconet
Tive oportunidade de comentar este caso com o ilustre genealogista e meu amigo Dr. Augusto Ferreira do Amaral, que também desconhece a existência deste título.
Nalguns números da revista Raízes & Memórias, aparece uma referência a estes Figueiredos Lobos e Silvas, mas nada diz àcerca deste título (Soares de Albergaria).

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Sever do Vouga

#3970 | MAS | 10 mai 2001 23:04 | Em resposta a: #3733

Cara Inês
O meu primo César Máximo, que vive aqui no Porto, não usa nem nunca usou o título de conde de Sever. Nem a sua mãe (Hélia) nem o seu avô. Mas sei, efectivamente, que havia na família essa «lenda», embora julgue que nunca foi levada muito a sério. Se gosta da investigação genealógica, eis um excelente desafio: tirar isso a limpo e separar a fantasia da realidade, que aliás deve ser bastante interessante de aprofundar.
Um abraço
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Sever do Vouga

#4001 | MAS | 11 mai 2001 14:50 | Em resposta a: #3966

Não conheço o livro referido, que certamente trará algumas fantasias. Contudo, o tronco dos chamados Figueiredos da Beira (origem Figueiroa), Gonçalo Garcia de Figueiredo, foi de facto alcaide-mor do castelo da Feira antes de Rui Pereira.
Cordiais cumprimentos
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Sever do Vouga

#4099 | Falconet | 12 mai 2001 01:17 | Em resposta a: #4001

Dr. Manuel Abranches Sobral
Tem toda a razão ao afirmar que os Figueiredos da Beira, foram senhores do Castelo da Feira, assim como o foram os Sás, e outros. Acontece que eu tentei averiguar a veracidade desse título hà uns anos atrás, cheguei inclusivé a deslocar-me à casa do seu Primo o (Eng.º e ) Dr. César Maximo, (em Sever de Vouga, já não me recordo do nome dela) pelo exterior e verifiquei que a referida pedra de Armas é uma pura invenção, a composição heráldica é incorrecta, hà luz do direito heráldico Português- (não sou entendido nesta matéria)-, mas o que na altura observei, se não me falha a memória era um escudo dividido em vários quarteis 7 ou 8. A pedra de armas não me pareceu muito antigo, assim com a casa que deve ter sofrido obras no séc. XIX.

Com os melhores cumprimentos

J. A. Marinho Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Sever do Vouga

#4111 | MAS | 12 mai 2001 15:44 | Em resposta a: #4099

Dr. J.A. Marinho Gomes
Porque um escudo de armas tem muitos quartéis não significa que seja invenção; mas tão só exagero, quando muito. As armas grandes do marquês de Abrantes, que sabia o que fazia, têm 9 quartéis. Eu não conheço a pedra de armas que refere, mas conheço outra, que deve ser idêntica, colocada pelo Dr. Silvério Máximo na Casa de Cazaínhos, em Cabanas, que teve por sua mulher. Esta casa, que já era armoriada (Soares de Albergaria, Figueiredo com bordadura de Juzarte, Gouveia, Cabral e Soares de Albergaria) teve um grande incêndio e na reconstrução esse dito meu tio-avô por afinidade (ou já seu genro, não sei ao certo) acrescentou-lhe uma outra pedra de armas também com inúmeros quartéis, que aliás desfigurou bastante a casa. Apesar da proximidade, a verdade é que não estudei esses Figueiredo Lobo e Silva, pelo que não me posso pronunciar com rigor. Mas julgo que todos os quartéis representados pertenciam à sua ascendência.
Cordiais cumprimentos
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Sever do Vouga

#4218 | Falconet | 12 mai 2001 20:29 | Em resposta a: #4111

Dr. Manuel Abranches Sobral

É certo que o Marquês de Abrantes de Abrantes, sabia o que fazia, e usava todas essas armas uma vez que era o legítimo representante de todos esses apelidos, e penso que não se pode comparar uma situação com a outra.
Sabia que na referida casa aparece por exemplo um outro escudo (talvez Séc. XVIII)com as Armas dos Figueiredos em chefe, ao lado da tal famosa lápide que faz referência ao título?
A pedra de armas que referi tem entre outros os seguintes apelidos: Távora, Figueiredo, Soares de Albergaria, Tavares, Lobo, Silva, Pacheco, Moscoso, Araújo,Pereira, etc. apelidos esses que não estão provados, com excepção dos «Melos Soares de Albergaria» e outros aí ligados.
Pelo respeito que me merece a sua prima Dr.ª Conceição Lobo e Silva, não mais tocarei neste assunto aqui no fórum, se quizer contactar-me para o meu e-mail: jamarinhogomes@net.sapo.pt


Cumprimentos
José Aníbal Marinnho Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Sever do Vouga

#4272 | | 12 mai 2001 23:36 | Em resposta a: #4218

Prezados senhores,
Agradeço as respostas que me deram neste forum.
Visto que não é do agrado de algumas pessoas continuar a responder para este forum, agradecia que me respondessem para o meu mail: nefonseca@aeiou.pt.
Apesar de ja me terem dito algo acerca da minha questão, gostaria de saber se têm mais a acrescentar.
Meus respeitosos cumprimentos
Inês e Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Sever do Vouga

#4589 | FernandoSaMonteiro | 14 mai 2001 15:45 | Em resposta a: #4272

Caríssima Inês e Fonseca:
Tratando-se, como efectivamente se trata, de assunto relacionado com a família de uma muito querida amiga, a Drª Mª da Conceição Pereira de Figueiredo Lobo e Silva, abstive-me, por receio de qualquer melindre, de responder no forum.
Ainda assim, e dado o seu interesse em saber informações sobre essa família e pretensos títulos que lhe estariam vinculados, tenho a informá-la do seguinte:
1º O título de conde de Sever, como outros que lhe estariam igualmente associados, são totalmente falsos, carecendo por isso de qualquer legitimidade;
2º De resto, há cerca de 40 anos (se a memória me não falha), por informação do saudoso e recentemente falecido amigo e insígne investigador e historiógrafo, o Dr. Eugénio de Andrea da Cunha e Freitas, decano da Academia Portuguesa de História e ex-Presidente do Instituto Português de Heráldica (em cuja agremiação conservou embora o de Presidente Honorário), foi solicitado ao Conselho de Nobreza (do qual este grande investigador era secretário) o reconhecimento de tal título;
3º Tal solicitação foi liniarmente recusada, em virtude da constatação da total falsidade histórica de tal título;
4º Relativamente às pedras de armas efectivamente existentes na casa de Sever do Vouga destes "Figueiredo Lobo e Silva", acontece o que de facto o meu amigo José Aníbal Marinho Gomes relatou: uma das pedras de armas é muito recente (séc. XIX, quando não mesmo séc. XX) e representa uma "catrafanada" de brasões familiares, a cujas progénies (pelo menos muitas delas)muito dificilmente se poderá provar esta família delas descender;
5º É óbvio que se trata de uma família respeitável e com tradições aristocráticas (no sentido popular do termo...). Família considerada e com algum peso na freguesia a que se encontra ligada;
6º Mas também será conveniente afirmar que tanto quanto foi possivel investigar sobre a sua ascendência, a varonia é "Martins da Silva", com uma ligação a uma "senhora" (sem "dom") de apelido "Figueiredo", não identificada nos nobiliários, mas que poderá, sem dúvida, descender (até por bastardia) dos Figueiredos, tão radicados e ligados a esta região;
6º Também é falsa a informação de um antepassado ter sido monteiro-mor de D. José. Ele foi, por investigação levada a cabo na própria Chancelaria régia, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, tão somente "monteiro" naquela região de Sever, o que é substancialmente diferente! Título, de resto, muito pouco importante e que era, inclusive, dado a membros pertencentes a classes "não fidalgas" ou da pequena nobreza;
7º Finalmente uma última correcção ao meu amigo Manuel Abranches de Soveral: quem possuiu o castelo da Feira antes dos Pereiras (futuros condes da Feira) foram os Sás, nas pessoas de João Rodrigues de Sá e seu filho Fernão de Sá. Leia-se, nomeadamente, Braamcamp Freire, nos seus "Brasões da Sala de Sintra".
O castelo foi entregue por D. João I ao Sá das Galés (criptónimo honroso de João Rodrigues de Sá, que foi seu camareiro-mor, senhor de inúmeras terras, nomeadamente Sever, de juro e herdade, e alcaide-mor do Porto), após terem sido confiscadas as terras de Aires Gonçalves de Figueiredo, por se ter encontrado do lado do rei de Castela na crise de 1383-1385. Mais tarde, em 19/11/1448, D. Afonso V decidiu outorgar o pedido que lhe fora formulado por Fernão Pereira, de lhe ser dado aquele castelo-que os Sás haviam deixado ao abandono-, com a condição deste prover ao seu restauro e conservação.
E por aqui me fico nas informações que me pareceram interessar-lhe.
No caso de qualquer aditamento, poderá escrever-me directamente para o meu e-mail.
Cumprimentos
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Sever do Vouga

#4600 | MAS | 14 mai 2001 22:31 | Em resposta a: #4589

Caro Fernando
Agradeço as tuas informações e correcção. Embora, quando disse que Gonçalo Garcia de Figueiredo foi alcaide-mor antes de Rui Pereira, não me referia a imediatamente antes. De facto foi-o antes de seu filho Aires Gonçalves. Foi uma maneira de dizer, pois o castelo da Feira está normalmente associado aos Pereira.
Um abraço
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Sever do Vouga

#4633 | | 15 mai 2001 21:19 | Em resposta a: #4589

Caro Fernando Sá Monteiro,
Agradeço-lhe todas as informações que me deu, pois desta forma poderei fazer algumas alterações à árvore genealogica que me foi confiada por um familiar já falecido.
Cumprimentos,
Inês e Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Sever do Vouga

#5875 | | 17 jun 2001 00:28 | Em resposta a: #3629

Visto que não e do agrado de algumas pessoas que este assunto continue a ser tratado neste forum deixo o meu mail: nefonseca@aeiou.pt.
Cumprimentos
Ines e Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Sever do Vouga

#5884 | samonteiro | 17 jun 2001 08:58 | Em resposta a: #5875

Prezada Ines e Fonseca:
Por desconhecer se, de algum modo, a sua afirmação de não ser "do agrado de algumas pessoas" que o "assunto" sobre os "Condes de Sever do Vouga" continue a ser tratado neste forum, terá a ver com algo do que foi escrito por mim, agradecer-lhe-ia que tivesse a delicadeza de me esclarecer.
Por outro lado, não entendo o motivo para a sua dúvida em manter tal matéria na discussão deste forum, tanto mais que, a qualquer momento, alguém poderá surgir com mais dados sobre a matéria.
De uma coisa, porém, poderá ficar ciente: tal título nunca existiu e é pura "invenção" genealógica que ficará a dever-se, muito provavelmente, áquele clérigo da família Figueiredo Lobo e Silva que escreveu sobre Sever do Vouga.
Mas, tratando-se da família de uma pessoa muito querida para mim e à qual dedico uma profunda amizade e estima, qualquer elemento que possa vir a ser acrescentado para esclarecimento sobre as verdadeiras origens doa apelidos usados (que não do título ou títulos, que esses já nem merecem qualquer perda de tempo), será bem vinda.
Pela parte que me toca, acredite a Inês que continuarei de boa-fé disponível para trocar consigo impressões sobre a matéria.
No caso de preferir, poderá utilizar o meu mail: fmsamonteiro@clix.pt.
Os melhores cumprimentos,
Fernando Moreira de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Condes de Sever do Vouga

#63753 | Pean | 28 abr 2004 18:31 | Em resposta a: #3726

Caro Sr. Manuel Abranches de Soveral,

Será que me pode dar alguma informação ou fonte bibliografica sobre esta casa Coutinho e/ou sobre a família a que ela pertencia?

Com os meus melhores cumprimentos,
Pean

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 01:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen