Távora- Carreira

Este tópico está classificado nas salas:

Távora- Carreira

#3642 | Tiago Gorgal | 27 abr 2001 21:57

Alguém me poderia indicar a explicação para a varonia de Távora do 1ºConde de Carreira? Já agora, qual a varonia dos Noronha e Távora do Porto?

Com agradecimentos antecipados

Tiago Gorgal

Resposta

Link directo:

RE: Távora- Carreira

#3656 | Vasco Jácome | 28 abr 2001 11:55 | Em resposta a: #3642

Caro Tiago Gorgal

Carreira: Felgueiras Gayo no seu ttº de Bravos §10 N2 e ttº de Costas §25 N6, diz que os Srs. da Casa da Carreira são descendentes dum Álvaro Rodrigues de Távora filho de Álvaro Soares e de sua m.er Inês Esteves de Távora, que seria dos verdadeiros Távoras. Mas também refere que poderá haver outra filiação para Álvaro Rodrigues: Rodrigo Anes e Isabel Alvares de Távora, do lugar de Fundevila, freg.ª de Távora. Esta fregª será uma das Távoras dos Arcos de Valdevez (S. Vicente ou Santa Maria). Gayo inclina-se mais para esta 2ª hipótese baseado em inquirições que comprovam esta origem geográfica, embora parece que a dita Isabel Alvares de Távora se dizia filha dos Távoras verdadeiros.
Parece-me que realmente esta ligação é bastante duvidosa. É possível que estes Távoras tenham tirado o apelido de uma destas freguesias minhotas donde seria originária a tal Isabel Álvares. Não sei se houve algum estudo posterior específico sobre esta questão.

Noronhas e Távoras, do Porto. Julgo que se refere aos que se ligaram aos Cernache, Casa de Vandoma, etc. Estes, segundo Felgueiras Gayo, descendem de Pedro Lourenço de Távora, Sr. de Mogadouro e tronco dos Távoras, por sua filha D. Isabel de Távora casada com Bernardim do Campo, fidalgo espanhol que passou a Portugal (ttº de Távoras §1 N14). A sua descendência segue no ttº de Campos §7 N1, etc.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Távora- Carreira

#3725 | Nuno | 02 mai 2001 11:41 | Em resposta a: #3656

Existe outra familia de Noronhas e Tavoras do Porto, cuja varonia era Noronha, de um ramo dos condes dos Arcos que foi para a India. O apelido Tavora foi rebuscado no seculo xviii (se não estou em erro) ao casamento de um antepassado Noronha com uma senhora Tavora(da familia dos condes de S. joão da Pesqueira)
Existe um trabalho sobre esta familia Noronha e Tavora de Francisco Carlos de Azeredo Pinto Melo e Leme.
Esta familia originou, entre outras, os Noronha e Tavora Crispianiano da Fonseca , os Noronha e Tavoras Pinheiro Torres, os Viscondes de Vessadas etc.....

Cumprimentos

Nuno Ponces

Resposta

Link directo:

RE: Távora- Carreira

#3758 | Vasco Jácome | 03 mai 2001 22:57 | Em resposta a: #3725

Caro Nuno Ponces

Não sou eu quem procura informações sobre estas famílias. De qualquer modo, os que menciona estão no Felgueiras Gayo no ttº de Mendanhas §46 N9. Resultam do casamento de D. Marcos de Noronha, 4º Conde dos Arcos, com D. Maria Josefa de Távora, filha dos 1os Marqueses de Távora. Um filho segundo destes, D. Lourenço, serviu na Índia onde casou e teve descendência. Alguma dela pode ser vista no Anuário da Nobreza de 1985, Tomo I, pág. 236 e Tomo II, pág. 656.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Távora- Carreira

#3777 | Nuno | 04 mai 2001 10:25 | Em resposta a: #3758

Caro Vasco
Tem toda a razão.Quis responder ao Tiago e enganei-me e acabei por lhe responder.
Creio que o Tiago queria referir-se a este ramo dos condes dos Arcos, que originou o actual apelido Noronha e Tavora do Porto.
Os Noronha e Tavora que referiu que se ligaram aos Cernache que quem descende o conde de Campo Bello e os Calheiros de Noronha(familia da minha avó paterna) nunca usaram só os apelidos Noronha e Tavora.
Já agora tem algum parentesco com o Vasco Avelar casado com Maria de Azeredo?
Cumprimentos

Nuno Ponces

Resposta

Link directo:

RE: Távora- Carreira

#3805 | Vasco Jácome | 05 mai 2001 00:15 | Em resposta a: #3777

Caro Nuno Ponces

Talvez tenha razão nos Noronha e Távora procurados. Os da minha primeira mensagem só em gerações mais remotas é que terão usado Noronha e Távora ou Távora e Noronha, como está no Gayo ttº de Campos §8 e no Canaes de Figueiredo, árvore 145. Só Tiago Gorgal poderá esclarecer quem procura.

Quanto ao Vasco, que já cá está no GP (http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=40727), é meu primo em 3º grau (o pai dele é primo direito do meu).

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Távora- Carreira

#4746 | Tiago Gorgal | 17 mai 2001 19:32 | Em resposta a: #3805

Caro Vasco

Peço desculpa por apenas esclarecer agora a questão que eu próprio coloquei. Refiro-me aos Noronha e Távora, radicados no Porto, aos quais pertencia o cónego D.João de Távora e Noronha, que mandou construír o Palácio do Freixo e pertence, na actualidade, o arquitecto Fernando Távora.

Agradecimentos
Tiago Gorgal

Resposta

Link directo:

RE: Távora- Carreira

#4750 | Vasco Jácome | 17 mai 2001 21:59 | Em resposta a: #4746

Caro Tiago Gorgal

Portanto quem procura são os referidos na minha 1ª mensagem. Assim, encontra o Deão Jerónimo de Távora, no Felgueiras Gayo, no ttº de Campos §8 N8. A partir daqui, pode facilmente ver a ligação destes ao tronco dos Távoras da forma que já mais ou menos descrevi.

Se está interessado no Palácio do Freixo, sugiro uma consulta ao site da DGEMN, www.monumentos.pt onde, entre outra informação, encontra bibliografia sobre a casa.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Távora- Carreira

#5167 | Tiago Gorgal | 19 mai 2001 21:57 | Em resposta a: #4750

Obrigado pela informação!

Tiago Gorgal

Resposta

Link directo:

RE: Távora- Carreira

#5177 | Vasco Jácome | 20 mai 2001 00:45 | Em resposta a: #5167

Caro Tiago Gorgal

Se calhar é já do seu conhecimento, mas nos “Carvalhos de Basto”, Vol. VIII, na pág. 216 (§3 do Cap. VI) vem referidos estes Távoras ligados, entre outras, à Casa de Vandoma. O Deão Jerónimo de Távora está na pág. 220.

O casamento de Bernardo Anes do Campo com uma filha do Sr. de Mogadouro é mencionado na “Raízes e Memórias”, Nº 10 (1994) pelo Prof. Doutor Luiz de Mello Vaz de São Payo, no seu artigo sobre “O Descobridor do Congo e o Apelido Cão (conclusão)”, nas pág. 163 e 164.

Queria ainda lembrar que a Casa da Carreira, também consta do site www.monumentos.pt

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 08:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen