RE: João Lampreia Guerreiro, Cap.-mor de Mértola

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões

João Lampreia Guerreiro, Cap.-mor de Mértola

#3648 | marsousa | 28 abr 2001 03:37

Boa noite

Por registos paroquiais cheguei a este meu 9º avô, João Lampreia Guerreiro, casado com D. Josefa de Figueiredo Mascarenhas minha 9ª avó e irmã de outra minha 9ª avó, D. Luiza Maria de Figueiredo Mascarenhas, esta casada com o Capitão Francisco Martins Coelho. Todos estes antepassados vêm referenciados no livro de Sanches de Baena "Famílias Nobres do Algarve".(pag. 53 do 2º volume).

Quanto aos antepassados do Capitão-mor João Lampreia Guerreiro, dado que é natural de Mértola, não tive até agora possibilidade de saber mais pelos registos paroquiais pois esses encontram-se em Beja.

Encontrei nas habilitações para a Ordem de Cristo o nome de outro João Lampreia Guerreiro, mais antigo, natural de Mértola, cavaleiro fidalgo da Casa Real que na época (1657) era Sargento-mor da praça de Mértola e que aí tinha já ocupado diversos cargos (Provedor da Misericórdia, vereador,etc). Este 2º João Lampreia Guerreiro era neto por via de sua mãe, Maria Guerreira, de outro João Lampreia Guerreiro.

Também o Capitão-mor JLG tem um neto, meu 7º avô, Capitão JLG (de Figueiredo Mascarenhas) filho de sua filha Mariana Teresa.

Parece plausível o parentesco entre todos eles.

Peço então a ajuda de quem possa fornecer alguns dados sobre esta Família e/ou sobre o
referido João Lampreia Guerreiro.

Desde já agradeço a colaboração

MM

Resposta

Link directo:

RE: João Lampreia Guerreiro, Cap.-mor de Mértola

#3652 | rafael mião | 28 abr 2001 10:08 | Em resposta a: #3648

Para MarSousa
Também lhe enviarei alguma coisa sobre este assunto,que tenho arquivado.Se for de interesse geral pode ser no Forum,se for de carácter mais familiar e particular enviar-lhe-ei por email.
Até breve
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: João Lampreia Guerreiro, Cap.-mor de Mértola

#3658 | rafael mião | 28 abr 2001 16:46 | Em resposta a: #3652

Cont.ção.Para marsousa
Fui consultar um trabalho meu que ficou dactilografado e conhecido apenas por alguns familiares e amigos e tenho lá registado -João Lampreia Guerreiro-nat. de Mértola e seu capitão-Mor.Filho de Luís Álvares da Costa,dos foros de escudeiro-fidalgo e cavaleiro-fidalgo com 750 réis de moradia por mês e um alqueire de cevada por dia,pelos serviços que prestou como Capitão de Ordenanças de Mértola.Também tenho-Estêvão Roiz Lampreia-cap.ão-mor de Mértola,casado duas vezes ,a segunda mulher é N... Guerreiro de......e parece-me que era filho de Domingos Lampreia e de Isabel Mestre.Tenho é muitos apontamentos dispersos e pouco ordenados sobre -Botelhos Lampreias,de Santa Bárbara de Padrões,gente de primeira plana da região e ligados aos -Collaços-aosMestres,Guerreiros,Tacanhos,Faleiros,etc.e que encontro em Santa Bárbara de Padrões,Castro Verde,aLMODÔVAR,São Pedro de Sólis ,Mértola(ainda não me debrucei sobre estas famílias destas regiões,porque minha mulher é de Almodôvar e é de famílias :-Teixeira ,Colaço ,Fernandes e Mestre Coelho ,etc.
Cumprimentos amistosos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: João Lampreia Guerreiro, Cap.-mor de Mértola

#3735 | marsousa | 02 mai 2001 22:40 | Em resposta a: #3658

Caro Rafael Carvalho

Agradeço a rapidez das suas respostas a este e outros temas que coloquei recentemente bem como a sua já habitual simpatia e disponibilidade para colaborar com os frequentadores do Forum.

Tentei saber mais alguma coisa para complementar as informações mas não pude adiantar muito já que o tempo "livre" é escasso (para não falar dos ramos que aumentam e há grande dificuldade em estabelecer prioridades).

Consultando o Registo Geral de Mercês verifiquei que o nome João Lampreia Guerreiro aparece algumas vezes e não há um mas vários com o mesmo nome. Por exemplo, aparece um (alvará de cavaleiro-fidalgo da Casa Real em 1737) filho de José Pereira da Silva; outro (alvará de escudeiro-fidalgo da Casa Real em 1738) filho de Luís Madeira de Macedo.

Qualquer um destes podia ser o meu 9º avô JLG Capitão-mor de Mértola (anteriormente tinha desempenhado as funções de Sargento-mor da mesma vila, como se refere no assento de casamento de uma sua filha, Mariana Teresa de Figueiredo Lampreia com seu primo Gaspar Martins de Figueiredo Mascarenhas ( meus oitavos avós), de 1739 em Castro Marim.
Gaspar é filho do capitão Francisco Martins Coelho que num registo paroquial é referido como "o Moço" para se distinguir do pai que tem o mesmo nome. A mãe do dito capitão Francº Martins Coelho chamava-se Maria Fernandes Mestra. Uma filha do casal Mariana Teresa-Francisco, de nome Margarida, teve como madrinha Barbara Mestra ( mulher de Belchior Drago Valente). Não sei se terá algum parentesco com a referida Maria. Quanto aos Martins Coelho mais nada sei quanto a ascendentes.

Continuando com o assunto JLG, há o registo de um que requer licença para renunciar em vida ao ofício de escrivão a favor de seu filho mais velho que se chama, é claro, João Lampreia Guerreiro! Há mais. Por exemplo há Manuéis LG filhos de JLG e MLG pais de JLG. Não pude ainda ver o texto da maior parte deles por falta de tempo.

Já agora um pormenor curioso. No texto que vi da renúncia ao ofício de escrivão fala-se das notas do Tabelião André Francº Navarro de Mértola (cujo assento de casamento em Portimão, em 14-2-1747, com Cláudia Margarida de Arnedo eu tinha transcrito há tempo pois, no meio das minhas pesquisas de outros ramos, os apelidos chamaram-me a atenção). Eram primos (segundo e quarto grau de consanguinidade). Tanto os pais do noivo como da noiva eram de Espanha, As mães tinham o apelido Arnedo e o pai de André, de nome Francisco, era natural de Lepe tal como a minha avó Mathilde e como ela era da família Navarro. Isto devia era estar no tema Arnedo Velasco.

Mais uma vez obrigada e até breve.
MM

Resposta

Link directo:

RE: João Lampreia Guerreiro, Cap.-mor de Mértola

#3837 | marsousa | 07 mai 2001 00:44 | Em resposta a: #3735

Boa noite

Ao reler o anterior texto que enviei verifico que me enganei. Em vez de escrever "Mariana Teresa-Francisco", deveria obviamente ter escrito "Mariana Teresa- Gaspar".

Francisco Martins Coelho, o Moço, pai de Gaspar, além de militar, herdou o ofício de escrivão da Alfândega de Castro Marim que seu pai, também Francisco Martins Coelho, possuía ( Mercês de D. Pedro II e D. Afonso V). O ofício passa depois para a posse de Gaspar que também vem a ser capitão. (O requerimento é feito por sua mãe, D. Luísa Teresa de Figueiredo Mascarenhas, viúva de Francisco Martins Coelho, ainda durante a menoridade de Gaspar).

MM

Resposta

Link directo:

RE: João Lampreia Guerreiro, Cap.-mor de Mértola

#4860 | marsousa | 19 mai 2001 00:34 | Em resposta a: #3837

Boa noite

Volto ao tema pois tenho agora mais dados sobre este meu avô.

Numa pesquisa sobre outro ramo de antepassados apareceu o assento de casamento de
João Lampreia Guerreiro e D. Josefa Teresa Mascarenhas de Figueiredo que se realizou a 10 de Novembro de 1716 na Igreja de Nossa Senhora da Conceição (em Conceição de Tavira). Nada fazia prever que fosse este o local do casamento e só por acaso foi encontrado o respectivo registo.

Embora os apelidos da noiva apareçam por ordem inversa, os nomes dos pais permitem confirmar a sua identidade.

Os noivos eram:" João Lampreya Guerreyro Sarg.to Mor da V.a de Mertola Arcebispado de Evora e solteyro filho de Domingos Pires de Medeyros e Maria Leytoa naturaes da mesma V.a e D.Jozepha Thereza M.as de Fig.do solteyra filha do Cap. Gaspar de Fig.do M.as e de D.Marianna do Valle e Souza naturaes da Cid.e de Faro".

Finalmente apareceram os nomes dos pais de JLG. Não me recordo de ter alguma vez lido esses nomes ao fazer pesquisas de antepassados.

Será que alguém tem dados acerca destas pessoas e/ou das respectivas famílias?

Agradeço desde já qualquer colaboração.
MM

Resposta

Link directo:

RE: João Lampreia Guerreiro, Cap.-mor de Mértola

#5015 | rafael mião | 19 mai 2001 15:40 | Em resposta a: #4860

Para MM
No mail enviado esqueci-me de referir que tenho -Medeyros-na família.Quando o meu estado de espírito serenar,em virtude do acontecimento referido,voltarei ao assunto.
Até breve RC

Resposta

Link directo:

RE: João Lampreia Guerreiro, Cap.-mor de Mértola

#5732 | rafael mião | 11 jun 2001 01:13 | Em resposta a: #4860

Para M M

Ao consultar há dias os livros paroquiais da freg. da Senhora da Graça de Padrões-Almodôvar ,em Beja ,encontrei esse dois assentos que lhe devem interessar:
D.Luisa,nasc. 3-5-1734,filha de Diogo José Pessanha Vivião,de évora e de Dona Mariana LAMPREIA Faleira,nat. de Nossa Senhora da Graça de Padrões-Almodôvar,neta paterna de de Sebastião de Afonseca Coutinho Falcão Pessanha ,de évora e de Dona Francisca Severina da Silva,nat . da vila de Ferreira(do Alentejo) e neta materna de Domingos LAMPREIA Botelho desta freg e de Ignes Valentina de Andrade Faleyra,da freg. de Castro Verde .Foram padrinhos Sebastião de Afonseca Coutinho Falcão Pessanha seu avô que tocou em lugar da madrinha a coroa de Nossa Senhora do Rosario.A minha mulher tinha antepassados de apelidos:Botelho,Teixeira ,Collaço,Xaveiro,Raposo,Revez,Mestre,Estevens,Reis,Guerreiro, Frs,Mestre Coelho,não só da região de Almodôvar,Santa Cruz,Santa Bárbara de Padrões,São Pedro de Sólis ,mas também da região das freg. de Espírito Santo,São Miguel do Pinheiro e Alcoutim.

Os- Vivião Pessanha atrás referidos são dos morgados de Ferreira do Alentejo.
----------------------------------
Diogo Figueira Mestre casou aos 6-9-1743 com Catarina Maria de São Joseph.Ele filho de do Capitão Manuel LAMPREIA e de Catarina Mestra e ela filha de Francisco Fernandes Fialho e de Maria Reveza.Foram testemunhas :D.João Maldonado da gama Lobo e o Dr., Antonio Luis de Cordes Aguiar.
A título de informação:Diogo Figueira Mestre foi capitão e dos principais de Almodôvar e D.João Maldonado da Gama Lobo casou em Almodôvar e aí viveu e ainda hoje,sobre o portão de uma casa em frente dos Paços do Concelho de Almodôvar,cujo edifício foi da família Maciel,sE pode ver um brasão em bom estado e bem lavrado de-Maldonado(pleno).Disseram-me,há anos, salvo erro que a família descendente quis adquirir o referido brasão em cuja casa se situa,pertença de particular,mas sem resultado.Aliàs,o referido particular também adquiriu por compra o antigo solar(ainda ontem lá estive,e que está em completa ruina) dos -Guerreiro Leitão de Aguiar,da Q.ta de El-Rei,em Almodôvar,de onde se desfruta uma linda paisagem e a poucos metros da capela de Santo Amaro e a pouca distância da minha casa dos Cadavais.Desculpe e não leve a mal estas informações à margem,mas como gosto de saber estas coisas também gosto de fazer o mesmo.

Cumprimentos R.C.

Resposta

Link directo:

RE: João Lampreia Guerreiro, Cap.-mor de Mértola

#5902 | marsousa | 17 jun 2001 21:00 | Em resposta a: #4860

Caro Rafael Carvalho

Pelo assento de casamento em Mértola, a 19/7/1648, dos pais do Capitão-mor João Lampreia Guerreiro, Domingos Pires de Medeiros e Maria Leitoa (ou Maria Leitoa Pereira como aparece no assento de casamento de sua filha Joana Marques de Medeiros), verifiquei que os avós maternos eram Luís Alvares da Costa e Catarina Guerreira.

Ora na sua contribuição para este tema de 28 de Abril verifico que faz referência a um João Lampreia Guerreiro de Mértola onde foi Capitão-mor que era filho de... Luís Álvares da Costa. Certamente também o seria de Catarina Guerreira pois com estes indícios estou a ver que os dois JLG são tio e sobrinho, melhor dizendo, o meu 9º avô deverá ser filho de uma irmã deste outro JLG.

Há já algum tempo eu li e fiz a transcrição parcial de uma habilitação para a Ordem de Cristo datada de 1697 (onde dizia que tinha "... servido a Vossa Magestade 42 anos...") de um João Lampreia Guerreiro, Sargento-mor de Mértola, filho de Catarina Guerreira e neto por via materna de (mais um) João Lampreia Guerreiro e de Leonor Fernandes e neto paterno de Gregório da Costa.

Infelizmente no assento de casamento de Domingos Pires de Medeiros com Maria Leitoa não aparecem os nomes dos pais do noivo.
No entanto dados todos os indícios penso que não andarei longe da verdade ao considerar que este JLG é o "seu" JLG, provável tio do meu 9º avô.

Agradeço a sua preciosa colaboração.

Maria Manuela

Resposta

Link directo:

RE: João Lampreia Guerreiro, Cap.-mor de Mértola

#5911 | rafael mião | 17 jun 2001 22:53 | Em resposta a: #5902

Estimada Maria Manuel
Por agora tenho o apontamento de um João Lampreia Guerreiro,de Mértola(n.1636?).Foi Esc.-Fid.º acrescido de Cav.º-Fid.º da Casa Real em 5-5-1677.Mas seria conveniente consultar o Liv.º das Moradias da Casa Real de D.Afonso VI.Esta tarde andei à procura de alguns apontamentos dispersos,embora sejam de pessoas ligadas por sangue e afinidade e tenho alguns Lampreias Guerreiro,Mestres Lampreias,Botelhos Lampreia,Guerreiros Lampreia e ligados a Vidais,Colaços,Tacanhos e Faleiros,etc.Dar-lhe-ei notícia deles que são nat. de Santa Bárbara de Padrões,Castro-Verde,Almodôvar,Mértola e resp. freg.as,porque poderão interessar-lhe e responder á sua mensagem.Conto,não demorando, reiniciar as minhas pesquisas na Torre do Tombo,de que ando afastado há anos.Os proc.os do Santo Ofício dão-nos indicações preciosas e até pelas testemunhas que neles figuram.
Uma Boa Noite e até breve,se Deus quiser.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: João Lampreia Guerreiro, Cap.-mor de Mértola

#5912 | rafael mião | 17 jun 2001 22:57 | Em resposta a: #5911

M.M
Esqueci-me de lhe dizer que apreciei muito a sua intervenção na "polémica"?!...sobre o A.N.P.Fez muito bem.
R.C.

Resposta

Link directo:

RE: João Lampreia Guerreiro, Cap.-mor de Mértola

#92109 | jliberato | 30 mai 2005 00:22 | Em resposta a: #5902

Cara Maria Manuela.
Encontrei dois Antónios Lampreia em Loulé e originários de Beja.
Ver assento em:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=92108#lista
Cumprimentos
JLIberato
Bruxelas

Resposta

Link directo:

RE: João Lampreia Guerreiro, Cap.-mor de Mértola

#92168 | rafael | 30 mai 2005 17:36 | Em resposta a: #5902

Cara Maria Manuela e caros Confrades

Gostei imenso de rever este tópico. Como o tempo se passa! Brevemente gostaria de voltar aqui e contar com a vossa benevolência por alguma repetição minha. Vamos lá ver se encontro o suficiente para que julgue pertinente voltar a este tópico.

Os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: João Lampreia Guerreiro, Cap.-mor de Mértola

#92181 | Conde | 30 mai 2005 20:24 | Em resposta a: #5732

Caro Confrade:
Segundo apurei em tempos o Diogo Figueira Mestre foi Sargento-mór de Almodovar e o pai que se chamava Lampreia Vidal, Capitão-mór da mesma terra.
Cordiais cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: João Lampreia Guerreiro, Cap.-mor de Mértola

#95547 | marsousa | 08 jul 2005 20:18 | Em resposta a: #92109

Caro JLiberato

Muito agradeço a informação sobre Lampreias.
Entre os Lampreias que tenho referenciados há muitos do Baixo Alentejo mas até agora não tinha conhecimento de nenhum de Beja.

Cumprimentos
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: João Lampreia Guerreiro, Cap.-mor de Mértola

#198334 | Conde | 28 mai 2008 15:21 | Em resposta a: #5015

Caro Confrade:
Conhece algum Francisco dos Santos Lampreia Barão, de Mértola , nascido em 1941? E a ascendência? Um abraço.

Resposta

Link directo:

RE: João Lampreia Guerreiro, Cap.-mor de Mértola

#226160 | mlampreia | 11 abr 2009 22:53 | Em resposta a: #5902

Boas

sou da familia pereira e lampreia, sou de mertola, todos os meus avós ate aos meus trizavós tenho certeza que tambem eram de mertola de ambas as familias (Pereira e Lampreia), dai a diante nao sei. surgiu um grande interesse em descobrir os meus antepassados mais longinquos, e encontrei este blog muito interessante e que posso ter encontrado grande ajuda, pois talvez se trate da mesma familia, de um antepassado em comum. se poder fazer algo... aguardo qualquer resposta

cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: João Lampreia Guerreiro, Cap.-mor de Mértola

#231588 | elampreia | 08 jun 2009 15:19 | Em resposta a: #226160

Boas,

achei curioso todo o levantamento efectuado ao longo destes ultimos anos acerca deste Capitão-mor de seu nome João Guerreiro Lampreia, não só pelo que foi na história mas também pelas referências dadas sobre a sua familia e descendentes, achei curioso as referências a alguns nomes e localidades tais como:
Revez, Mestre, lampreia; localidades como Ferreira do Alentejo e outras.
A curiosaidade deve-se ao facto de eu ser natural do Baixo-Alentejo, os meus avós paternos serem da zona de Ferreira, tenho familiares de apelidos Mestre e Lampreia. Embora nunca tenha pensado em efectuar um levantamento sobre este assunto fiquei de veras curioso sobre o mesmo pois o meu nome é:
Eduardo Manuel Martins Vieira Revez Lampreia.

Coordiais Saudações.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 14:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen