Camacho de Aragão

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Camacho de Aragão

#3649 | marsousa | 28 abr 2001 03:42

Boa noite

Numa contribuição para o tema Famílias Algarvias apareceu a referência aos morgados Camacho de Aragão.
Embora o apelido Aragão apareça na minha família a partir de um dos meus trisavôs, não considerei a hipótese de haver ligação entre esses morgados e a minha família.

Continuando as pesquisas de antepassados desse meu trisavô aparecem um 5º avô Pedro Rodrigues Afilhado Camacho, filho do meu 6º avô Manuel Camacho de Aragão. Este é natural de Alvor, sendo todos os outros de Portimão.

Será que afinal o nome Aragão tem a mesma origem nas duas famílias?

É esta a questão que agora se me coloca e que espero os frequentadores deste Fórum me possam ajudar a responder.

Desde já o meu muito obrigado.

MM

Resposta

Link directo:

RE: Camacho de Aragão

#3651 | rafael mião | 28 abr 2001 09:58 | Em resposta a: #3649

Estimada MarSousa
Logo de manhã pude aceder ao Forum e grande satisfação por "vê-la" aqui de novo com informações que me são particularmente gratas.HÁ muita coisa sobre este assunto:em Ourique,meu concelho,havia um morgado Camacho Aragão ,e de Estêvão Anes de Aboim e de Ana Camacho Guerreiro descende uma família -Camacho de Aragão,referida numa pagela respectiva da família -Guerreiro-edição patrocinada pela Sociedade Histórica da Independência Nacional e editada pelo Banco,não me ocorre o nome da instituição bancária(mas dar-lhe-ei mais dados sobre isto se for do seu interesse)da colecção Philae de grande valor artístico e documental,cujos brasões de prata eram acompanhados do respectivo estudo,muitas famílias foram publicadas;eu não adquiri a colecção,.porque o dinheiro não abundava,mas tive acesso ao estudo das famílias lá tratadas. Já ia fugindo do assunto.
Portanto, há os Camacho de Aragão referidos e também a minha 6.ªavó Maria Dias de Aragão e seu irmão (ou será tio?) o padre da Ordem de Santiago,que depois vejo referido na Ordem de Avis -Manuel Dias de Aragão ela da freg. de Santana da Serra,concelho de Ourique, minha naturalidade e ele foi também lá pároco em 16..,logo precisarei,porque não tenho à mão e quis já dar-lhe estas informações.Sobre -Guerreiros Afilhados de minha família há algo de interessante, ainda ontem enviei para Beja,para o Departamento DO pATRImónio Histórico e Artístico,uma referência a um bloco enorme de mármore(?) que identifiquei na igreja da antiga freg, de Santa Susana,concelho de Almodôvar,com referência ao cap. ão Barnabé Guerreiro Afilhado e mais que não consegui ler(tenho um sabre e um crucifixo que eram dele),porque ainda tenho de herança uma parte de uma herdade que era da casa do Vale de Loulé dos Guerreiros cAMACHOS AFILHADOS, ainda hoje com descendência e com património rural na freguesia de São Barbabé-concelho de Almodôvar.E refiro também o meu 5.avô cap.ão Manuel Martins Coelho,F.S.O e da governança de Ourique,séc. XVIII,porque pode ser da família do seu antepassado uma vez que eu desconheço o nome de seus irmãos.Também tenho antepassados destes e daqueles apelidos que eram, ou pelo menos lá residiram,em Albufeira.Eram grandes lavradores e proprietários rurais,gente nobre e da governança.
Talvez vá desenvolver este assunto para o seu email.Queria que me enviasse o que souber destes seus ramos para os desenvolvermos se possível e irem já no email.
Até breve.Com amizade
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 mai 2024, 17:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen