Isidoros e Sousas de Pontido

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Isidoros e Sousas de Pontido

#365 | mariana | 03 out 2000 21:23

Caros cibernautas apaixonados por genealogia, busco pessoas com informações relativas ao apelido ISIDORO ou IZIDORO(de Eirado, Aguiar da Beira).

Também sobre o apelido SOUSA (dos Sousas de Pontido, Vila Pouca de Aguiar). Segundo informações ainda não confirmadas, entronca, na arvore genealogica de Camilo Castelo-Branco, mas até ao momento nada sei de concreto.

Agradeço desde já a troca de informação.

Resposta

Link directo:

RE: Isidoros e Sousas de pontido

#544 | linhagens | 16 out 2000 12:30 | Em resposta a: #365

Cara Mariana,

Sou genealogista profissional mas também um grande apaixonado pelos Sousas de Trás-os-Montes (geralmente os Sousas de Vila Pouca de Aguiar são Sousa Machado).
Visto que é a minha especialidade, pode contactar-me para v_perdizes@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Isidoros e Sousas de pontido

#547 | 2910 | 16 out 2000 17:27 | Em resposta a: #365

Por acaso tem informacões sobre Luíza Joaquina Domingues, casada a 12/5/1776 na freg. de Castanheira (Trancoso),com José Francisco Gaspar. Filha de Joaquim José Esteves e de Maria Domingues. neta paterna de João Esteves, natural de Reboleiro(Trancoso) e de Catarina Rodrigues, natural das Arnas(Sernancelhe),moradores nas Corças(Sebadelhe da Serra) e materna de Manuel Gomes, da freg. de Rio de Mel e de Antónia Domingues.

Resposta

Link directo:

RE: Isidoros e Sousas de pontido

#619 | mariana | 20 out 2000 21:14 | Em resposta a: #544

Caro v_perdizes

Agradeço desde já a amável mensagem que me deixou sobre a tentaiva de localizar os "meus sousas, de pontido", deste modo, vou dizer os dados que possuo:

Há na minha família algumas ligações aos Morais de Trás-os-Montes, mas nesta mensagem chamou-me à atenção ...Alvares Calvão... e passo a citar uma breve nota genealógica e pergunto se haverá alguma possibilidade de ser descendente, pois também nas Inquirições do Genere do Arquivo distrital de Braga (disponivel on-line) surgem as mesmas pessoas supra-referidas.

Estes são os meus:
Paulo José DE SOUSA,filho de Antónia Victorina de Sousa c.c. Maria Antónia, filha de Bento José Rodrigues e MARIA ALVES CALVÃO e tem uma filha: Beatriz Rodrigues de Sousa
n. 31 . Jan . 1887 Vilas-Boas - Chaves
b. 2 . Fev . 1887 São Gonçalo de Vilas-Boas
c. 19 . Nov . 1919 São Gonçalo de Vilas-Boas c.c. João Gomes de Carvalho, filho de Domingos Gomes e Anna Rodrigues
f. 8 . Ago . 1974 S.ta Maria - Trancoso (c.g.)

Foi tudo que consegui descobrir até ao momento, pois tudo tem um suporte de tradição, mas em concreto não há mesmo nada.

Por outro lado tenho os seguintes dados:

data: 19.02.1807 pasta 14, processo 332, nome do inquirido SEBASTIÃO ALVARES JACOME SOUSA MORAIS, filho de Sebastião Alvares Calvão Sousa Morais e Maria Tomásia Jacome Sousa Pereira VAsconcelos,
da freg. de Redondelo, Chaves. Observações: João António Alvares Jacome Sousa Morais, Irmao Proc.3023.
José Filipe Alvares Jacome Sousa Morais, Irmao, proc. 8011 .
Sebastião Manuel Alvares Calvão Sousa Morais Pai, proc. 2662.
João António Jacome Sousa Pereira Vasconcelos, Tio Materno


Serão estes Alvares Calvão, uma forma antiga de Alves Calvão? ainda não consegui descobrir nem encontrar uma linha de parentesco.

Mas como em genealogia quase tudo é possível, espero um dia conseguir entroncar em algumas das mais prestigiadas familias portuguesas.

Com os melhores cumprimentos,

Mariana

Resposta

Link directo:

RE: Isidoros e Sousas de pontido

#620 | bernardo 2000 | 20 out 2000 22:06 | Em resposta a: #619

Minha Senhora
Ao ler ,hoje, a sua mensagem,lembrei-me de lhe indicar as Revistas -ARMAS & TROFÉUS -órgão do Instituto Português de Heráldica-onde há estudos de famílias de Trás-os-Montes e,salvo erro,há muita coisa onde se "fala"na família -CALVÃO -da autoria do Senhor Brigadeiro Eng.º José Guilherme Calvão Borges,investigador de reconhecido mérito e de Trás-os-Montes.Também tenho antepassados-Sousa - e a minha Mãe usava este apelido de família,mas sâo do Algarve.
Com amizade
Rafael Carvalho
e-mail: bdodegusmao@mail.telepac.pt

Resposta

Link directo:

RE: Isidoros e Sousas de pontido

#627 | Vasco Jácome | 20 out 2000 23:10 | Em resposta a: #619

Cara Mariana

É bem possível que estes Alves e Alvares sejam a mesma coisa, pois é um patronímico que surge de uma forma ou de outra, parece-me de forma quase aleatória.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Isidoros e Sousas de pontido

#660 | linhagens | 24 out 2000 11:33 | Em resposta a: #619

Nas minhas investigações profissionais, tenho mantido uma aposta comigo mesmo: sempre que vou dar ao distrito de Vila Real, dou de caras com a Casa Real. Aposto que esse é o seu caso.
Curiosamente, também eu descendo de Redondelo (de um lugar chamado Casas Novas, onde vivia a família Calvão, do Brigadeiro Calvão Borges).
Por outro lado, sou primo de Álvares Calvão (em segundo grau!) que ainda vivem em Chaves.
Gostaria muito de a ajudar, mas como lhe disse só faço genealogia profissionalmente.
Deixo-lhe no entanto diversos conselhos para resolver isso. Primeiro, pegue no nome e nas datas e escreva para o Arquivo Distrital de Vila Real (morada no 118; Av. Almeida Lucena, n.º ?), e peça cerca de 10/20 registos de baptismo e casamento (se quiser, eu organizo-lhe o pedido). Depois, vá à página do Arquivo Distrital de Braga (www.adb.pt) e envie um email à Dr.ª Maria da Assunção Vasconcelos Chaves a encomendar a microfilmagem das habilitações de genere (peça um orçamento tb).
Por fim, consulte obras do Brigadeiro Calvão Borges. Na Raízes e Memórias (ou na Armas e Troféus) e na Acquae Flaviae existem artigos sobre famílias de Redondelo e sobre Calvões.
Para a família Sousa, de Pontido, procure obras do Prof. Luiz de Mello Vaz de São Payo (entre muitas, Apelidos e Varonia dos Viscondes de S. João da Pesqueira e ...de Pedro Álvares Cabral).
Para saber o nome dos artigos pode ir à página da Biblioteca Nacional de Lisboa (www.bnl.pt???), e procurar na Porbase por autor ou obra (ou ainda, por revista).
Assim que puder, envio-lhe o email do Brigadeiro Calvão Borges - talvez ele possa ajudar.
Enfim, apesar de lhe dar mais trabalho, dar-lhe-à mais alegria também.
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Isidoros e Sousas de pontido

#779 | smenin | 05 nov 2000 05:24 | Em resposta a: #660

Prezado Jacinto Bettencourt,
Tive a oportunidade de deixar alguns recados em outros tópicos, mencionando as dificuldades que estou enfrentando na obtenção de uma resposta por parte dessa empresa, apesar de ter-lhe enviado, da mesma forma que a Mariana, os dados e informações que possuia acerca do objeto do meu interesse genealógico.
Como você parece estar pescando também neste tópico, deixo novamente o recado, na esperança de ter uma resposta definitiva.
Obrigado
Sérgio Menin Teixeira de Souza

Resposta

Link directo:

RE: Isidoros e Sousas de Pontido

#34085 | nspina | 24 jan 2003 21:41 | Em resposta a: #365

Cara Mariana,
Recém chegado a estas 'andanças' só agora tive oportunidade de ver a sua pergunta relativamente aos Sousa.
Antes de mais permito-me sugerir-lhe a consulta do livro 'Machado de Vila Pouca de Aguiar' do Dr. Manuel Abranches de Soveral, que concerteza não deixará de apreciar e, eventualmente, fornecer algumas pistas sobre o ramo Sousa que procura.
Permito-me ainda referir que, fruto das minhas incipientes pesquisas, existe uma ligação entre um ramo Sousa de Souto (aldeia próxima) com Costa Pina do Pontido.
Creia-me especialmente interessado e disponível para partilhar toda a informação.
Com os melhores cumprimentos,
Nuno de Sousa Pina

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 07:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen