Apelidos ligados a nomes de Bancos

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Apelidos ligados a nomes de Bancos

#36502 | Fonseca74 | 26 fev 2003 19:05

Caros confrades,
em relação ao banco Fonsecas e Burnay, gostaria de obter informações ácerca da familia Fonseca.
Obrigado.
Cumprimentos;
Daniel da Fonseca Monteiro.

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos ligados a nomes de BANCOS

#36559 | Conde | 27 fev 2003 09:33 | Em resposta a: #36502

Como saberá antes da fusãom com o Banco Burnay o Banco Fonseca chamava-se Fonsecas Santos e Viana.Os Totta que eram,xn têm muitos processos no Stº.Ofício e até outros no tempo das lutas liberais...
O Burnay,segundo o Mário Sáa que era meio louco mas não era burro,seria judeu de origem.Como sabe foi reeditado há pouco tempo "A invasão dos judeus" que para o seu tema é mais que útil.Existe publicado pelo Banco Fonsecas um panegírico de efeméride,como era habitual no tempo da longa noite obscurantista...
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos ligados a nomes de BANCOS

#36579 | vbriteiros | 27 fev 2003 15:04 | Em resposta a: #36559

Caro Conde
A Casa Bancária Fonsecas Santos & Viana, está relacionada com o Comendador Manuel Joaquim de Faria , natural de Soutelo-Vila Verde, grande capitalista, dinheiros ganhos no Estado do Pará na qualidade de(?). O Comendador deserdou as duas filhas, Caetana e Cândida, por terem casado contra sua vontade. Nomeou sua herdeira uma irmã(ou sobrinha?) D. Rosa Faria que na posse dos milhões assim herdados, viveu abastamente algures em Lisboa pelos anos de 1890. D. Rosa apaixonou-se por um servidor ( motorista ou mordomo) que herdou a massa que a senhora não conseguiu gastar. O dinheiro era tanto que o dito servidor entrou nessa Casa Bancária. Ele foi um dos três nomes citados. Qual não sei.
Esta é uma história que comecei a investigar. Até agora só consegui ver as escolas primárias e o grande jazigo que o Comendador Faria mandou construir em Soutelo. A Junta de freguesia não me quiz dar mais dados. Como ele foi Comendador da OX , talvez a TT saiba algo sobre o Comendador e com os elementos biográficos talvez consiga encontrar o testamento dele. Assim chegaria a D. Rosa e a um dos fundadores da Casa Bancária Fonseca Santos & Viana.
Como interessado agradeço-lhe desde já qq. informação sobre este assunto.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos ligados a nomes de BANCOS

#36631 | aburma | 27 fev 2003 22:41 | Em resposta a: #36579

Vasco,

Há aqui pelo menos dois confrades nossos que pertencem precisamente a essa família Viana, um dos quais nosso particular amigo. Talvez ele veja a mensagem e possa contribuir com alguma da sua sapiência.

Um abraço

Alexandre

PS Ouvi falar em banqueiros e vi o teu nome à mistura, e achei melhor espreitar!

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos ligados a nomes de BANCOS

#36637 | vbriteiros | 27 fev 2003 23:13 | Em resposta a: #36631

Alexandre.
Para já não faço a menor ideia do apelido do tal sócio do Banco; sei apenas que era o que mais capital tinha , o que permitiu subscrever um grande empréstimo ao Estado.
Cheguei a ver um grande retrato a óleo do referido capitalista brasileiro, que com as suas barbas brancas mais parecia o Rei Leopoldo dos Belgas.
Vou aguardar as notícias , mas entretanto podias revelar esses nomes para o meu e-mail.
Grande abraço banqueiro
Vasco 390.000

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos ligados a nomes de BANCOS

#36758 | vbriteiros | 01 mar 2003 01:12 | Em resposta a: #36631

Caro Alexandre
Mas ainda não apareceram! Talvez tenham ido passar o Carnaval a outras terras.
Um abraço e bom Carnaval!
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos ligados a nomes de BANCOS

#37060 | arezdasilva | 03 mar 2003 23:08 | Em resposta a: #36637

caro vasco
desculpe o abuso voc~e esta ligado á familia viana da casa bancaria fonseca santos e viana ?procurei desesperadamante algumas informações sobre essa famila pois segundo a tradição familiar a bisavó materna da minha mulher Dona Secunda de Figueiredo cc AN´tonio Rodrigues de Rmoães MELGAÇO comerciante teria tido só tres irmãs .uma das mans figueiredo terá casado com um José Severo da Cunha outra com um dos vianas da casa bancaria fonseca santos e viana e outra com vanzeller(tenho duvidas sobre este ultimo será que me pode dar alguma informa ção as datas de nascimento das manas figueiredo será cerca d 1860 agradeço toda e uqalquer ajuda

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos ligados a nomes de BANCOS

#37062 | arezdasilva | 03 mar 2003 23:08 | Em resposta a: #36502

muito grato
jorge arez

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos ligados a nomes de BANCOS

#37067 | arezdasilva | 04 mar 2003 00:00 | Em resposta a: #36502

caro daniel fonseca
se tiver algo sobre a familia fonseca que aparentemente estava ligada ha familia vian agradecia que comunicasse
grato
jorge arez

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos ligados a nomes de BANCOS

#37069 | vbriteiros | 04 mar 2003 01:19 | Em resposta a: #37060

Caro Jorge Arez.
Infelizmente não posso adiantar mais à minha mensagem de reposta ao Sr Fonseca. Tenciono fazer uma busca no ADB , mas só quando vier o bom tempo.
O meu interesse nesta história limita-se à figura do Comendador Faria e a sua irmã Rosa Faria, que faleceu sem descendência do musculado jovem seu servidor( segundo a lenda era já muito velha quando ficou rica e casou). Por isso não julgo ter parentes na fundação da citada Casa Bancária.
No entanto se encontrar algo de interesse para si , comunico-lho
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos ligados a nomes de BANCOS

#37070 | arezdasilva | 04 mar 2003 01:24 | Em resposta a: #37069

caro vasco
muito grato pela sua resposta terá por acaso acesso ao tal folheto panegirico bancario?
quem são os confrades deste forum que pertencem á familia poderá talvez dar me o contacto ? espero que não me considere demasiado abusador
com os melhores cumprimentos
jorge arez

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos ligados a nomes de BANCOS

#37207 | arezdasilva | 05 mar 2003 21:58 | Em resposta a: #36631

meu caro alexandre burmeister
desculpe me a insistencia e o abuso mas se me poderá por em contacto com esses confrades parentes dos vianas .a historia da bisavó da minha mulher tem a ver com registos trocados e orfãos deserdados de maneira que há registos incompletos .a minha distancia da capital em tempo util limita me as investigaçoes .as minhas desculpas e agradecimentos pela amabilidade ja demonstrada extensiva ao vasco briteiros
jorge

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos ligados a nomes de BANCOS

#37210 | aburma | 05 mar 2003 22:47 | Em resposta a: #37207

Caro Jorge Arez,

Depois de alguns contactos cheguei à conclusão de que estaria talvez equivocado na informação que aqui prestei ao nosso confrade Vasco Briteiros. Contudo, se acaso tiver acesso a alguma informação que lhe possa ser útil, far-lha-ei chegar por este meio.

Cumprimentos

Alexandre Burmester

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos ligados a nomes de BANCOS

#37280 | vbriteiros | 07 mar 2003 00:26 | Em resposta a: #37210

Caro Alexandre
Creio que a descendencia desses fundadores da Casa bancária Fonseca Santos & Viana extinguiram-se!
Aliás é curioso que não apareceram outros nomes Bancários como por exemplo o Dr Cãndido Sotto-Mayor. Quem sabe as suas origens?
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos ligados a nomes de BANCOS

#37330 | PinheirodeCampos | 07 mar 2003 17:12 | Em resposta a: #36559

Caro amigo

Tenho algo sobre a ascendência dos Totas excepto desde que seguiram para Lisboa. Consegue-me essas actalizações?

Aguardando as suas notícias ao dispor

Filipe Pinheiro de Campos
Bragança
luisfc@netc.pt

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos ligados a nomes de BANCOS

#37338 | magalp | 07 mar 2003 18:03 | Em resposta a: #37280

Vasco

Não resisto a contar-te uma conta, não transmontana, mas ouvida aqui nestas que foram as terras do Lidador, despedindo-me dum querido primo.

Faz anos, já mais de trinta, um poderoso e muito sagaz Senhor Administrador (convém-me dobrar a língua, pois poderá "ouvir-me" por interposição familiar...)tinha no seu gabinete de trabalho no PBS um grande retrato do fundador desse mesmo banco.
Não sei se só da cinta para cima, se de "carpinteiro"...
O q. sei é que o Senhor Administrador embirrava solenemente com o retrato e mandando-o retirar, creio que o fez oferecr a um seu descendente ou representante familiar.

Os anos rolaram, veio aquele célebre acontecer aquele 11 de Março e o BPS foi nacionalizado, tornado "nosso" com muitos vivas, wiskey e champagne, pelos então gloriosos combatentes da liberdade, se calhar, influentes personalidades na actualidade...

Na década de 80 um administrador do BPS encontra o dito retrato num qualquer antiquário em Lisboa, e, na sua melhor fé (tb. gratidão talvez, pois não fora o retratado não pertenceria ele ao CA daquele Banco...) o cavalheiro compra o quadro e manda-o colocar novamente no gabinete do Chairman.

Poucos anos depois, o nosso Senhor Administrador readquire o seu Banco, pagando principescamente uma coisa que era sua, e quando lhe foi possível, voltou ao seu velho gabinete e olhando para a parede sobre a sua secretária, exclamou:

- Outra vez!??

abraços
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Apelidos ligados a nomes de BANCOS

#37344 | vbriteiros | 07 mar 2003 18:41 | Em resposta a: #37338

Manel.
Gostei muito e até porque foi o banco onde o meu pai trabalhou.
QQ dia vou investigar o fundador, pois os dados natais já os tenho.
Viva o Campeão!!
Um abraço
Vasco
pScriptum ( destesto escrever a sigla habitual). Encontrei uma escritura do Sr. Virgolino Saraiva Mendes de Vasconcellos Cyrne.Seria do Poço dasa Patas?

Resposta

Link directo:

RE: Banco Commercial do Porto

#37717 | magalp | 14 mar 2003 11:56 | Em resposta a: #36579

Vasco

E já que famos em bancos e banqueiros fundadores, conseguirás saber quem forma os fundadores deste nosso 1º Banco do Porto?
Tinha para mim Ferreira da Siva, como importante co-fundador, muito dedicado à comercialização de vinhos, azeites e cortiças, em Inglaterra, já em moldes perfeitamente modernos.
Sabemos já que era pessoa sa máxima confiança de AVM, perito em Letras, Fianças, Livranças e outras operações bancárias, que só começaram a ter verdadeiro significado, a partir de 1840, entre nós.
Falaram-me há dias no Visconde de Figueiredo, (acho q. foi o Zé Allen) como fundador e grande impulsionador do dito Banco C. do Porto, o que para mim foi novidade.
Sabes tu, ou saberá alguém daqui alguma coisa deste assunto?

Abraços
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Banco Commercial do Porto

#37764 | vbriteiros | 15 mar 2003 00:02 | Em resposta a: #37717

Manel
Os fundadores do Banco Comercial do Porto foram Francisco Joaquim Maia e João Ferreira dos Santos Silva Júnior, com estatutos aprovados por decreto de 13 de Agosto de 1835. Com um capital social de 2000 contos iniciou a sua actividade instalado provisóriamente na Associação Comercial, depois passou para a rua Nova dos Ingleses e em 1847 para a rua Ferreira Borges. Encerrou as portas em 1925.
Este teu amigo é possuidor da Acção nº 19487 , nominal, pertencente ao ILLmo. Dr. António Brandão Pereira, que era meu bisavô. Tem no verso o pagamento dos cupões exactamente até ao 2º semestre de 1924.
Como se pode ver o F.S. estava lá.
Em 20.09.1894 o capital já era de 7.000.000$000 reis.
Um abraço
Vasco Briteiros - 19487

Resposta

Link directo:

RE: Banco Commercial do Porto

#37766 | magalp | 15 mar 2003 12:20 | Em resposta a: #37764

Vasco

Não me descobres por lá o tal Figueiredo, feito visconde de?
O Dicc. de Esteves Pereira nada diz dele ter pertencido ao Banco Commercial.
O FS era da maior confiança do Avô AVM. Só depois do aparecimento dele é q. se voltou para as políticas, tal como leste na minha obra ainda encostada à parede, no sítio onde a deixaste...

Abraços
Manel

Resposta

Link directo:

RE: Banco Commercial do Porto

#37785 | aeiou2 | 15 mar 2003 14:05 | Em resposta a: #37766

Caríssimo Manel
Na GELB,vol.11,pag.316.Foi 1º visconde deste título em sua vida Joaquim José de Figueiredo,COc,grande proprietário e negociante na cidade do Porto,cujos cargos municipais mais de uma vez exerceu sempre por eleição.Foi vários anos presidente da direcção do Banco Comercial daquela cidade,Nasceu no Porto a 2.10.1807, e m. a 22.1.1876,solteiro e sem geração.Era filho de Joaquim José de figueiredo,proprietário e grande negociante do Porto,natural de Viana-do-Minho,e de s.m.er D.Ana Felizarda Brandão.O título foi-lhe concedido por D.Luís I,por dec.de 15 e carta de 22.12.1862.É tudo.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Banco Commercial do Porto

#37836 | vbriteiros | 16 mar 2003 00:21 | Em resposta a: #37766

Manel.
Mais do que a nossa amiga Maria disse sobre o Visconde de Figueiredo , não sei.
A acção que possuo é de 20 de Setembro de 1894 e está assinada pelo pelo Presidente Júlio Lourenço Pinto e Directores Manuel Gomes dos Santos, Eduardo Augusto Ramos , Eduardo Moser ( pelas minhas contas já estava no Banco há 38 anos ou era um filho com o mesmo nome), Henrique de O. Soares e António Alvallade(?).
Na data desta acção já o Visconde se tinha transferido para uma residencial tumular com direito a futura ascendência de qq série de algarismos do séc XXXII.
Os textos consultados do Prof Dr Fernando de Sousa sobre a Banca do Porto no Séc. XIX não referem este titular.
Estou a ver que tenho de ir à TT para obter os estatutos da fundação da Casa Bancária Fonsecas Santos & Viana, porque por aqui não chego lá!
Um grande abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Banco Commercial do Porto

#37845 | magalp | 16 mar 2003 12:10 | Em resposta a: #37785

Maria, querida prima!

É esse mesmo! Tio avô da minha sogra e do António Carlos Cabral. Parece q. os Figueiredo Cabral (Tia Elisa) foram herdeiros universais do único V. de Figueiredo, que teria deixado enorme fortuna. Mas, as libras devem ter ficado enterradas nos jardeins de Cedofeita, porque os sobrinhos nunca luziram com elas...
O Zé Allen lá tinha as suas razões e eu não tenho a GELB, ficando-me pela Verbo de tendencias "jasuíticas"...
Obrigado.
Beijos e abraços

Manel

Resposta

Link directo:

RE: Banco Commercial do Porto

#37846 | magalp | 16 mar 2003 12:20 | Em resposta a: #37836

Vasco

Afinal o Zé Allen sabia mais que o tal Prof. e mesmo que os herdeiros do dito visconde. Consultados nada sabiam da biografia dele, para além do respectivo jazigo em Agramonte, no qual a Belita tem uma fracção com muito alto número de avos! Tb. lá têm os avós Pinheiro Torres, que visita religiosamente nos dias próprios, com pompa e circunstância...

Manel

Resposta

Link directo:

RE: Banco Commercial do Porto

#37847 | aeiou2 | 16 mar 2003 12:22 | Em resposta a: #37845

Caríssimo primo ManelA GELB,herdei-a de meus pais que a começaram a assinar quando ainda namoravam,1936 e que só acabaram de sairem os fascículos pelos anos 60.Não tenho a parte brasileira porque a minha Mãe achou que levaria novamente 40 anos a sair...,mas tenho pena pois é uma obra completíssima e que me ajudou nos meus primeiros passos de aprendiz genealogista e com que os meus filhos cresceram e onde se habituaram a ir procurar e tirar dúvidas. Ocupa é um pouco de espaço....Espero que o mesmo aconteça com a Matilde.
Estou a pensar ir aí,mas desta vez fico na Foz,pois no S.da C., fico mito limitada com os horários da casa.
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Banco Commercial do Porto

#37868 | vbriteiros | 16 mar 2003 16:46 | Em resposta a: #37846

Manel
Então pf envia-me por mail o que o Zé Allen contou, para juntar às notas que tenho sobre esse Banco.
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Banco Commercial do Porto

#38542 | vbriteiros | 27 mar 2003 01:14 | Em resposta a: #37766

Manel
Precisas de mandar a obra para o prelo e não esqueças umas gravuras.
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 10:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen