o lindo patrimonio da Madeira- o seu estado

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões | Famílias | Heráldica | Arquivos

o lindo patrimonio da Madeira- o seu estado

#36701 | filipejardim | 28 fev 2003 14:14

Simplesmente venho chamar a atenção de bons exemplos de como arruinar patrimonio;~

O Palacete dos Sousa Meneses na Calçada da Encarnação, destruido para fazer apartamentos de cooperativa ( principios 90, mais grave foi a demolição da antiga cadeia do Funchal- se não estou em erro sec XVII- para os mesmos fins ao ano passado.
O Solar dos Almada Cardosos que servia de casa de campo, enquadrado num sitio lindissimo- quinta grande, completamente isolado e que foi destruido pelas chamas!!!
Mais recentemente o Solar que fica no sitio do Saramago, São Vicente ( Norte da Ilha) do séc XVIII ( Classificado), graças á belissima rotunda que a camara está construindo pela casa adentro só veio valorizar- Vale a pena referir que esta casa foi recentemente vendida pelos anteriores donos; Esmeraldos de Sousa, em tiutlo: Brazões Gouveias, Esmeraldos...deixaram para trás todo o arquivo da casa IMCOMPREENSIVEL.
A ruina a que está votada a capela dos Reis magos na Ponta Delgada- Condes Carvalhal, do mesmo concelho o abandono do Solar da Silveira(vale a pena ver aqui General Spinola), patrimonio Classificado aparece no famoso site dos monumentos da Direccção do patrimonio- tem alguma piada o texto não vir acompanhado de fotografias, simplesmente- penso eu- porque só resta as paredes de fora ( telhado e interiores passaram á história- na realidade quando foi classificado ainda era uma casa normal com o seu lagar) e ainda com a agravante de terem deixado construir pertissimo uma casa ao bom gosto foleiro- completamente fora de contexto...
para não falar das excelentes recuperações patrimoniais ao melhor dos bons filmes de terror série D...

Cumprimentos
Filipe

Resposta

Link directo:

RE: o lindo patrimonio da Madeira- o seu estado

#114659 | carmobrazao | 21 mar 2006 16:37 | Em resposta a: #36701

Estou inteiramente de acordo consigo. Também é pena que na Camacha as "belas quintas" estão a desaparecer. Algumas com historias interesantissimas, entre elas o famoso Hotel da Camacha, que chegou ao que chegou. A Quinta Bean, a Quinta Nunes, etc. Parece-me que vão recuperar a quinta da Camacha, que pertencia à Unibasket, oxalá recuperem-na bem, sem grandes alterações
Cumprimentos
Carmo Brazao

Resposta

Link directo:

RE: o lindo patrimonio da Madeira- o seu estado

#114663 | MLS | 21 mar 2006 17:11 | Em resposta a: #36701

Boa tarde
Uma minha bisavó Elisa Adelaide Pestana de Vasconcelos nasceu na quinta das Rosas da freguesia de Santa Luzia, Funchal. Sabe se esta quinta ainda existe?
Cumprimentos
Maria de Lourdes Santarém

Resposta

Link directo:

RE: o lindo patrimonio da Madeira- o seu estado

#114665 | fertelde | 21 mar 2006 17:39 | Em resposta a: #114663

Estimados: nao vale a pena chorar sobre leite derramado, isto segundo um dito dos vizinhos de Canarias onde vivo...
Depois desta introduçao, aqui nao vale a pena dar apoios ou estar solidarios com as queixas dos nossos contertulios do forum. Aqui ha que indicar os passos a dar para que o patrimonio, que a todos pertence, esteja ao abrigo de rapinas, que creem que tudo vale para fazer dinheiro. Assim, o meu contributo vai, para a busca de paginas web, onde internacionalmente ha apoios para gestionar estas denuncias.
Estamos, para o bem e para o mal em EUROPA, e ha apoios para a preservaçao de tudo isto que esta a ser desbaratado. Deverao buscar paginas web, a nivel de Europa, para tentar frenar a esses destrutores da historia, para quem tudo vale, se se cifra em US$ ou €.
Buscar, buscar e buscar, apoios para a preservaçao de espaços de interesse historico-cultural a nivel de Europa.
Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: o lindo patrimonio da Madeira- o seu estado

#114696 | Maria Montoya | 22 mar 2006 00:50 | Em resposta a: #36701

Infelizmente nao e so na Madeira que isso acontece. Fui recentemente a Sintra e fiquei tristissima e revoltada com o estado degradado das casas, tipo chalet, da Rua Dr. Alfredo Costa. Embora esta rua nao esteja situada na parte historica de Sintra, o local nao deixa de ser Sintra e conter chalets duma epoca bem caracteristica. Apesar da parte historica de Sintra fazer ja parte do Patrimonio Mundial da Unesco, a zona historica deveria ser alargada a toda a Sintra. Nao havera maneira de obrigar os "herdeiros" dessas casas a vende-las ou a entrega-las ao Municipio? Este recuperaria-as atraves do fundo do Patrimonio Mundial e posteriormente alugaria-as ou vende-las-ia. Qual o "site" na internet onde se podera fazer um apelo a nivel nacional para chamar a atencao a ostodos os Municipes.
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 17:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen