Hickling / Soares de Albergaria

Este tópico está classificado nas salas:

Hickling / Soares de Albergaria

#3690 | JMBM | 30 abr 2001 14:30

Charlotte Sophia Hickling , nasceu a 13.4.1787 em Ponta Delgada , Açores e casou com Jacinto Soares de Albergaria e teve 6 filhos ( Jacinto , João , Tomás , Francisca , Joaquim e Maria )! Alguém tem mais elementos destes Soares de Albergaria ?
José Manuel Bela Morais.

Resposta

Link directo:

RE: Hickling / Soares de Albergaria

#3746 | Cascais | 03 mai 2001 14:21 | Em resposta a: #3690

Caro José Manuel Bela Morais

D.Carlota Sofia Hickling, filha de Thomaz Hickling e de Saly Hickling. Casada com Jacinto Soares de Albergaria, filho de João Soares de Sousa Ferreira Borges, nas. 25 de Abril de 1737, casou duas vezes 1ª a 15 de Junho de 1755 c. D. Maria Luiza do Canto Do Rego, 2ª a 13 de Agosto de 1764 c. D. Francisca Tomázia Brum da Silveira. Teve 13 filhos dos dois casamentos:

Filho do primeiro matrimónio:

-António Soares de Sousa Ferreira Albergaria, que segue.

Filhos do segundo matrimónio:
-José Luciano Soares de Albergaria, que segue em § 76.
-Bento Soares de Albergaria, que segue em § 77.
-D. Teresa Cândida Soares de Albergaria, que segue em § 78.

Filhos que não sei se foram do 1º ou 2º matrimónio:

-D. Maria Soares de Albergaria, que segue em § 79.
-João Soares de Albergaria, juiz de fora de Vila Franca em Ponta Delgada, casou em 1801, com D. Teresa Umbelina, filha de Manuel Raposo Bicudo e de D. Mariana Machado Tavares da Silveira.
-D. Joana Ricarda Soares de Albergaria, que segue em § 80.
-D. Ana Vicencia Leonor Soares de Albergaria.
-Vicente Soares de Albergaria.
-Francisco Soares de Albergaria.
-Joaquim Soares de Albergaria.
-D. Antónia Soares de Albergaria, que faleceu a 25 de Maio de 1851, casou com José Pacheco de Castro, filho de António Pacheco Boaventura de Camara e de D. Bernarda Josefa de Castro.
-Jacinto Soares de Albergaria, que casou com D. Carlota Sofia Hickling, filha de Thomaz Hickling e de Saly Hickling, tiveram seis filhos:

-D. Francisca Soares de Albergaria, que casou com Francisco Soeiro Lopes de Amorim, viúvo de D. Helena da Silveira, s.m.n.
-João Soares de Albergaria.
-Tomás Soares de Albergaria.
-D. Maria Soares de Albergaria.
-Jacinto Soares de Albergaria.
-Joaquim Soares de Albergaria, casou com D. Maria do Carmo de Athayde Quintela, natural de Leiria, foram pais de:

-Alfredo de Athayde Soares de Albergaria.

Estou a preparar um livro sobre a descendência dos primeiros donatários
Das ilhas de Santa-Maria e São Miguel, onde refiro esta gente. Agradecia se conseguisse identificar o casamento a que pertence o seu antepassado Jacinto e dos restantes irmãos que ainda não consegui identificar a que matrimónio pertencem, o favor de me informar.
Estou ao dispor para mais informações.

Cumprimentos,
José Duarte da Camara Falcão Valado Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: Hickling / Soares de Albergaria

#3751 | JMBM | 03 mai 2001 18:53 | Em resposta a: #3746

Caro José Duarte Arnaud

Agradeço imenso a sua informação .
Não sei mais nada sobre Jacinto Soares de Albergaria , nem dos irmãos !
Só lhe posso ajudar na família Hickling . Sobre isso tenho muita coisa . Se precisar , diga se faz favor . Estou a tentar completar uma grande árvore dos Hickling's ! não é fácil ! se tiver mais dados sobre a descendencia do Jacinto Soares de Albergaria , agradeço .
Eu descendo de uma irmã de Carlota Sofia Hickling : Mary Anne Hickling que casou com William Breakspeare Ivens !
deixo o meu e-mail se precisar : jmbm@netcabo.pt
um abraço . obrigado .
José Manuel Bela Morais.

Resposta

Link directo:

RE: Hickling / Soares de Albergaria

#3757 | Cascais | 03 mai 2001 22:41 | Em resposta a: #3751

Caro Manuel Bela Morais

Da descendencia de Jacinto Soares de Albergaria, não tenho mais dados além dos que já lhe enviei, mas espero que até ao fim do ano consiga mais informação. Da ascendencia sim tenho muitas gerações.

Cumprimentos,
José Duarte Valado Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: Hickling / Soares de Albergaria

#3791 | tomas1385 | 04 mai 2001 20:16 | Em resposta a: #3690

Caro primo,
Mais uma vez nos encontramos.Eu não sei nada sobre esses Albergarias (sou dos do continente) mas o meu sogro, que é um excelente genealogista deve saber porque é Açoreano. Mande-me um email com mais informação.
Um abraço, Tomas Caldeira Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Hickling / Soares de Albergaria

#3798 | Cascais | 04 mai 2001 21:53 | Em resposta a: #3791

Caro Tomás Caldeira Cabral

Se o seu sogro conseguisse desenvolver a descendência relatada neste tópico na mensagem de “3-5-2001 ás 14h21” era uma grande ajuda que me dava. Pois estou a preparar um trabalho, até já muito adiantado, em que relato a descendência dos primeiros donatários das ilhas de Santa-Maria e São-Miguel. Obrigado.

Cumprimentos,
José Duarte Valado Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: Hickling / Soares de Albergaria

#3843 | tomas1385 | 07 mai 2001 11:19 | Em resposta a: #3798

Caro José Duarte Arnaud,
Desculpe o primo ma sestava a responder ao José Manuel Bela Moraes por engano.De qualquer forma não me esqueço e vou falar com o meu sogro que talvez conheça.
O nome dele é João Manuel de Moraes Lamas da Silveira de Mendonça e o tel é o 263 5050566
Um abraço,
Tomás CC

Resposta

Link directo:

RE: Hickling / Soares de Albergaria

#3872 | amrr | 08 mai 2001 12:53 | Em resposta a: #3746

Caro José Arnaud

Nos meus tempos livres tenho vindo a estudar uma família de apelido Padilha, que designei por "Padilhas de Lisboa".
Esta família cruza-se com os Soares de Albegaria através do casamento de António Peixoto Pinto Coelho Pereira da Silva
de Sousa Padilha de Seixas de Haucourt com D. Berta Soares de Albergaria.

Venho, então, por este meio, solicitar o favor de informar de qualquer dado que tenha sobre os descendentes deste casamento,
nomeadamente da filha Berta Peixoto Pinto Coelho Padilha Soares de Albergaria.

Desde já agradeço a atenção dispensada por Vª. Excª.

Com os melhores cumprimentos
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Hickling / Soares de Albergaria

#3894 | Cascais | 09 mai 2001 11:41 | Em resposta a: #3872

Caro Arlindo Rodrigues

Este meu trabalho vai referir os descendentes dos primeiros donatários dos Açores (ilhas de Santa-Maria e São-Miguel), entre eles estão os Soares de Albergaria, de que já tenho muita informação. Dessa informação já tenho muitos dados até ao final do sec. XVII, daí para a frente tenho já alguns ramos desenvolvidos até ao sec. XIX, outros até a actualidade e outros ainda por desenvolver.
Quanto à “sua” D. Berta Soares de Albergaria ainda não tive noticia, mas se me indicar os nomes dos pais e avós juntamente com uma data de referência, talvez consiga fazer a ligação com os dados que já tenho.
Se Deus quiser e se houver colaboração das pessoas que já solicitei e que vou solicitar a pedir informações, terei este trabalho pronto para ser publicado lá para o ano que vem.
Desde já agradeço o seu interesse.

Cumprimentos,
José Duarte Valado Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: Hickling / Soares de Albergaria

#6220 | ANTONIO ASSIS | 24 jun 2001 19:24 | Em resposta a: #3746

Estou muito interessado em conhecer a ascendência de JACINTO SOARES DE ALBERGARIA, filho de João Soares de Sousa Ferreira Borges.

Ficaria muito grato se, daqui, obtivesse ajuda.

António de Assis

Resposta

Link directo:

RE: Hickling / Soares de Albergaria

#6239 | Ginha | 25 jun 2001 00:15 | Em resposta a: #6220

olá o meu nome é Maria Soares de Albergaria e quanto á descendência de joao Soares de Sousa Ferreira Borges tentarei informa-lo no entanto, digo-lhe já que a minha avó é Maria do Carmo castanheira sousa ferreira borges soares de albergaria.
Tente manter-me informa-la.
obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Hickling / Soares de Albergaria

#6252 | ANTONIO ASSIS | 25 jun 2001 10:23 | Em resposta a: #6239

Olá Maria

Agradeço-lhe muito a sua pronta resposta

Creio que a ascendência de JOÃO SOARES DE SOUSA FERREIRA BORGES, pai de Jacinto Soares de Albergaria, já está traçada por José Duarte Valado Arnaud - "Cascais" neste Forum.

E pelo que percebi, este mesmo está também a trabalhar em toda a descendência desta gente.

O que me interessava enormemente era a ascendência.

António

Resposta

Link directo:

RE: Hickling / Soares de Albergaria

#6253 | ANTONIO ASSIS | 25 jun 2001 10:33 | Em resposta a: #3751

Estreei-me neste forum só ontem...

A minha pergunta creio que poderia ser respondida por José Duarte Arnaud - a ascendência de JACINTO SOARES DE ALBERGARIA. Porém, o e-mail que ele deixou neste forum já não funciona.

Peço-lhe se me poderá dizer a melhor forma de encontrar o José Duarte Arnaud.

Entretanto, sobre Thomaz Hickling, tropecei há dias num pormenor que talvez lhe interesse:

Thomaz Hickling é referênciado por alguns autores (julgo que o primeiro é Oliveira Marques, sendo depois seguido ou referênciado por outros - Michael Teage, António Faria, etc) como um dos fundadores, juntamente com o Duque de Lafões e com o Abade José Correia da Serra, duma loja maçónica chamada "Virtude I".

António de Assis

Resposta

Link directo:

Soares de Albergaria

#6255 | Ginha | 25 jun 2001 10:37 | Em resposta a: #6252

António,

no que respeita a ascendecia vou-te tentar informar em alguns registos que possa ter, tentando descobrir alguma informação útil.
Desde já agradeço o seu e-mail e desejo-lhe boas pesquisas.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Soares de Albergaria

#6276 | ANTONIO ASSIS | 25 jun 2001 23:57 | Em resposta a: #6255

Obrigado, Maria.

O meu e-mail é - antonio.assis@clix.pt

António

Resposta

Link directo:

RE: Soares de Albergaria

#6277 | ANTONIO ASSIS | 26 jun 2001 00:00 | Em resposta a: #6276

antonio.assis@clix.pt

Resposta

Link directo:

RE: Soares de Albergaria

#6278 | ANTONIO ASSIS | 26 jun 2001 00:02 | Em resposta a: #6276

.antonio.assis@clix.pt

Resposta

Link directo:

RE: Hickling / Soares de Albergaria

#6547 | Cascais | 02 jul 2001 18:48 | Em resposta a: #6220

Caro António Assis

Só agora vi a sua mensagem por isso esta resposta tão tardia.

João Soares de Sousa Ferreira Borges, nas.25/4/1737.

Filho de:
António Soares de Sousa Ferreira, fal.22/6/1739 com 25 anos, casou 5/8/1736 com D.Bárbara Mariana do Canto.

Neto paterno de:
João Soares de Sousa Ferreia Borges de Medeiros, foi-lhe dado brasão de armas a 8/4/1739, e de D.Bárbara da Silveira, filha de Manuel Tavares da Silva e de D.Catarina da Silveira.

Bisneto paterno de:
António Soares de Sousa Ferreira, vereador em Ponta Delgada em 1710, e de D.Antónia Borges do Canto e Medeiros, filha de Miguel Lopes de Araujo e de D.Isabel do Canto e Frias.

3º neto paterno de:
João Soares de Sousa e de D.Ana de Mello, viúva de Pedro Soares de Sousa 6º cap.donatário da ilha de Santa-Maria.

4º neto paterno de:
Manuel da Camara Albuquerque e de D.Marquesa de Menezes de Albergaria, filha de Fernão de Andrade Velho e de D.Jordôa de Sousa Faleiro.

5º neto paterno de:
João Soares de Sousa, vereador de Ponta Delgada em 1635, e de D.Filipa da Cunha, filha de Fernão Monteiro de Gamboa e de D.Branca de Sousa da Cunha.

6º neto paterno de:
Nuno da Cunha Soares de Sousa Albuquerque, e de D.Francisca Ferreira, filha de Sebastião Luis Lobo e de D.Leonor Ferreira.

7º neto paterno de:
João Soares de Sousa, 3º cap. donatário de Santa-Maria, e de D.Guiomar da Cunha, filha de Francisco da Cunha de Albuquerque e de D.Brites da Camara.

8º neto paterno de:
João Soares de Albergaria, que por seu tio Frei Gonçalo Velho Cabral foi 2º cap. donatário das ilhas de Santa-Maria e São-Miguel, e de D.Branca de Sousa Falcão, filha de João de Sousa Falcão e de D.Mécia de Almada.

9º neto paterno de:
Fernão Soares de Albergaria e de D.Teresa, irmã de Frei Gonçalo Velho Cabral 1º cap.donatário das ditas ilhas.

Aproveito para lhe pedir ajuda na seguinte questão:
João Soares de Sousa Ferreira Borges, casou duas vezes a 1ª com D.Maria Luisa do Canto do Rego e a 2ª com D.Francisca Tomázia Brum da Silveira e teve treze filhos dos dois casamentos. Ainda só consegui identificar os seguintes:
Do 1º casamento – António Soares de Sousa Ferreira de Albergaria.
Do 2º casamento – José Luciano Soares de Albergaria, Bento Soares de Albergaria e D.Teresa Cândida Soares de Albergaria.
Tenho ainda por identificar os restantes nove, entre os quais o “seu” Jacinto, o que desde já agradecia era a indicação da mãe e descendência do referido Jacinto, obrigado.

Cumprimentos,
José Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: Hickling / Soares de Albergaria

#6592 | Ginha | 03 jul 2001 22:32 | Em resposta a: #6547

Caro José,

A minha avó MAria do Carmo Castanheira Sousa Leite Borges Soares de Albergaria, é filha de José MAria Cabral Soares de Albergaria, natural de ERvedal da Beira, e de Alcinda Soares de Albergaria que viveram em Oliveira do Conde, mas cuja descendencia provem dos Açores. Será que a sua descendenciaa poderá estar relacionada com algum dos antepassados, por si referidos no e-mail de 02-07-2001 por si enviado para o forúm??
Com os cordeais cumprimentos,
MAria

Resposta

Link directo:

RE: Hickling /Soares de Albergaria

#6631 | amrr | 04 jul 2001 23:57 | Em resposta a: #3894

Caro José D. Arnaud

Na sequência da minha mensagem de 8/5/2001 p/este forum, envio-lhe agora mais dados.

António Peixoto Pinto Coelho Pereira da Silva de Sousa Padilha de Seixas de Haucourt casou duas vezes.
A 1ª, em 1854, com D. Berta Soares de Albergaria Pereira de Roxas e Menezes, que faleceu em 1899 em França.
Esta Berta era filha de José (Justino) Soares de Albergaria Pereira de Lemos Roxas e Menezes, Fidalgo Cavaleiro da Casa Real, e de D. Vicenta Marie Henriette du Tertre Bougans de Auvergne (filha dos Condes du Tertre, em França).

Agradecia qualquer informação sobre os descendentes deste casal.

Desde já agradeço a sua disponibilidade.

Com os melhores cumprimentos.

Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Hickling /Soares de Albergaria

#6632 | MAS | 05 jul 2001 00:19 | Em resposta a: #6631

Caro Arlindo Rodrigues
A descendência de D. Berta Soares de Albergaria Pereira de Lemos Roxas e Menezes e seu marido António Peixoto Pinto Coelho Pereira da Silva pode ser seguida nos «Soares de Albergaria», de Manuel Soares de Albergaria Paes de Melo, e nas «Últimas Gerações de Entre Douro e Minho», de José de Sousa Machado.
Cordiais cumprimentos
Manuel Abranches de Soveral

Resposta

Link directo:

RE: Hickling / Soares de Albergaria

#7079 | Cascais | 16 jul 2001 00:39 | Em resposta a: #6592

Maria

Antes de mais desculpe-me tratá-la por apenas Maria mas o cara não me soava bem, ou Exmª parece-me cerimonioso de mais para usarmos neste fórum, e o atraso na resposta mas só hoje vi a sua mensagem.
Este seu ramo ainda não consegui encontrar, mas se conseguir indicar-me a ascendência da sua avó até ao seu antepassado que veio dos Açores tudo será mais fácil.
Quanto á sua questão, o que pretende saber é a ascendência e não a descendência; pois para já posso adiantar que todos os Soares de Albergaria dos Açores provem de João Soares de Sousa, 3º cap. Donatário da ilha de Santa-Maria, que casou três vezes e teve vinte e quatro filhos dos três casamentos e ilegítimos.

Cumprimentos,
José Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: Hickling /Soares de Albergaria

#7082 | Cascais | 16 jul 2001 01:20 | Em resposta a: #6631

Caro Arlindo Rodrigues

Só hoje vi a sua mensagem por isso esta tardia resposta.
Os Soares de Albergaria que estou a investigar são os das ilhas de Santa-Maria e São Miguel, e estes que refere são de um outro ramo que foi estudado por Dom Marcus de Noronha, julgo haver uma publicação do “Instituto Cultural de Angra do Heroismo”, sobre “Cartas Inéditas do Conde de Subserra para José Soares de Albergaria Pereira”, o qual terá um apêndice genealógico onde este trata os que procura.
O telefone do Instituto Açoreano de Cultura era antes da mudança dos telefones para os nove números o seguinte: (095)214442 e 215825, hoje talvez seja o 295 seguido dos restantes algarismos. Experimente telefonar pois costumam ser bastante acessíveis.

Cumprimentos,
José Arnaud

Resposta

Link directo:

RE: Hickling / Soares de Albergaria

#7101 | Ginha | 16 jul 2001 23:19 | Em resposta a: #7079

José,
nao tem nada que se desculpar por me tratar por Maria, muito pelo contrario, aderi ao seu convite e tambem eu o trato apenas por Jose(espero que n se importe).
Durante o tempo, em que nao me respondeu, obtive varias informações sobre o meu ramo "Cabral Soares de Albergarira".
No entanto, a minha duvida quanto á minha descendencia dos Açores continua.
tentarei enviar-lhe o mais rapido possivel as minhas informações.
Agradeçendo desde já o tempo dispensado,
cordeais cumprimentos,
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Hickling /Soares de Albergaria

#7108 | amrr | 17 jul 2001 01:32 | Em resposta a: #7082

Caro José Arnaud

Muito obrigado pela sua disponibilidade e pelas informações prestadas.

A obra que refere será a seguinte?:

- "Cartas inéditas do Conde de Subserra 1818-1825"
- Introdução e notas de Rafael de Ávila de Azevedo
- Angra do Heroísmo: Instituto Histórico da Ilha Terceira, 1975

Se a obra for esta vou tentar consultá-la, mas não vai ser fácil, pois parece que não existe na Biblioteca Nacional mas sim na Biblioteca Central da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Com os melhores cumprimentos

Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 08:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen