Almeida: Magistrado Pinto Coelho

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos

Almeida: Magistrado Pinto Coelho

#37057 | Vasco Jácome | 03 mar 2003 21:54

Será que algum frequentador do fórum me pode identificar quem era um magistrado de apelidos Pinto Coelho, que em 1833 foi nomeado Delegado ou Juiz (de Fora?) para Almeida? Eventualmente, seria oriundo de Mondim de Basto. Tenho a indicação que poderia ser tio do Dr. Carlos Zeferino Pinto Basto (certamente o que está em: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=19805), mas pelo que leio aqui, não estou a ver como.

Gostaria de saber o seu nome completo e de o situar genealogicamente.

Obrigado pela atenção,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Almeida: Magistrado Pinto Coelho

#231404 | Tomvitoin | 05 jun 2009 23:20 | Em resposta a: #37057

Caro Vasco Jácome,

Só agora, passados 6 anos, vi esta sua mensagem (em 2003 eu nem tinha computador); não sei se já terá tido alguma informação. Também não lhe sei responder mas vou tentar saber. De qualquer modo posso dar-lhe algumas indicações.
A família Pinto Coelho era miguelista e lembro-me de ter lido algo sobre um Pinto Coelho que defendeu um parente preso em Almeida. Não consegui agora encontrar onde li...

O Dr. Carlos Zeferino Pinto Coelho de Castro (meu tetravô) teve vários tios. O seu pai, Dr. Francisco Pinto Coelho de Castro Magalhães e Sousa, era o mais velho de 9(?) irmãos: 4 irmãs (3 solteiras), 1 irmão que morreu novo, 2 padres e outro, o Dr. Joaquim Pinto Coelho de Castro Athaíde (*1790) que foi juiz em vários círculos; é bem possível que fosse esse.
O irmão mais velho do meu tetravô, o Dr. José Pinto Coelho de Ataíde de Portugal e Castro (*1806) foi juiz de fora, a saber, em Alcoutim (1830), em Cabeceiras de Basto (1845) e em Lamego (anteriormente?).

Cumprimentos,
Luis Pinto-Coelho

Resposta

Link directo:

RE: Almeida: Magistrado Pinto Coelho

#231433 | LCM | 06 jun 2009 09:16 | Em resposta a: #231404

Caro Luís,

O Vasco Jácome morreu em 2004 http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=51086

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Almeida: Magistrado Pinto Coelho

#231434 | Nelita | 06 jun 2009 10:03 | Em resposta a: #231433

Caro Lourenço:

Há mais nomes da mesma família e com iguais direitos. Vasco Jácome está vivo, felizmente.

Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Almeida: Magistrado Pinto Coelho

#231436 | LCM | 06 jun 2009 10:28 | Em resposta a: #231434

Cara Nelita,

O Vasco Jácome que andava aqui no Fórum e que ajudou tanta gente morreu em 2004 como pode ver:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=78815#lista
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=107700#lista
Há outros Vascos Jácomes, da mesma Família, felizmente vivos, mas nunca os li neste espaço.
Como calculará não faria a afirmação sem saber.

Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Almeida: Magistrado Pinto Coelho

#231437 | Tomvitoin | 06 jun 2009 10:37 | Em resposta a: #231433

Caro Lourenço,

Agradeço-lhe a informação e lamento imenso.
De facto só frequento este Fórum de há uns 2 anos para cá, e com alguma irregularidade, o que explica a minha gaffe.

Um abraço,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Almeida: Magistrado Pinto Coelho

#231438 | Tomvitoin | 06 jun 2009 10:51 | Em resposta a: #231436

Caro Lourenço,

Após o envio da minha mensagem vi que esta se cruzou com outras, entre elas a sua com os links referentes ao desaparecimento prematuro e inesperado do confrade Vasco Jácome.
De facto já tinha reparado em inúmeros contributos no Fórum assinados por ele, só não tinha notado que já eram todos antigos.

Um abraço,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Almeida: Magistrado Pinto Coelho

#231453 | Nelita | 06 jun 2009 16:01 | Em resposta a: #231436

Caro Lourenço Correia de Matos:


Desculpe ter contestado. Também sei quem era o Jácome a que se refere e sei de toda a tristeza que a sua ausência provocou.
Não sabia que era ele que participava no Forúm, pois penso sempre no Senhor da Casa dos Avelares, embora saiba que é uma e a mesma família.

Respeitosamente
Nelita

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 mai 2024, 01:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen