Genealogia dos Sotomayores

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Genealogia dos Sotomayores

#371 | apsotomayor | 03 out 2000 23:26

Apresento-me a este Fórum. Chamo-me António Pedro Sottomayor e sou Designer. Estou a desenvolver um trabalho que se irá transformar, a médio prazo (o mais tardar em finais do próximo ano), num site actualizável sobre a Família SOTOMAYOR e todos os seus ramos, desde os fundadores da Linhagem- Mem Páez Sorred e sua mulher Inés Pérez de Ambía, Senhores das terras de Sotomayor na Galiza, no século XII-, até á actualidade.
Este trabalho de fundo, começou a ser realizado em meados do nosso século por meu Avô, o Juiz Desembargador António Fernando de Sequeira Barbosa de Sottomayor, já falecido, é hoje em dia desenvolvido, actualizado e modernizado por mim.
Como produto final pretendo apresentar Arquitectura, Arte, Biografia, Genealogia, Heráldica, História, e promover o lançamento do que poderá ser um novo conceito de Turismo: o Turismo Genealógico.
Mas nada se consegue sem colaboração, e desse modo, ponho á disposição os meus dados e peço a quem estiver interessado que também contribua com informações das suas próprias famílias, para que este futuro site se apresente o mais completo possível, desde o inicio.
O meu e-mail é : entre.torres@mail.telepac.pt
Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#380 | ajtrigueiros | 04 out 2000 16:09 | Em resposta a: #371

António Pedro:

Posso dar um contributo para o seu trabalho, com a descendência, que ando há alguns anos a tentar reconstituir, de Domingos Miguel da Cunha Velho Sotto Mayor de Azevedo Melo Távora de Albergaria e Castro (1806/1877), Barão da Retorta, casado em Barcelos com D. Ana Emilia da Costa Almeida Ferraz. Teve dezassete filhos, dos quais pelo menos onze deles tiveram descendência, toda muito dispersa. Já reconstitui cerca de 80% dessa descendência.
Se estiver interessado posso fazer-lhe chegar o que já tenho. Pode contactar-me para o meu mail, ajtrig@hotmail.com ou através deste forum.
Se eventualmente possuir algumas informações sobre este ramo, muito lhe agradeço.

Cumprimentos amigos

António Julio Limpo Trigueiros

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#385 | JPL | 04 out 2000 23:13 | Em resposta a: #371

António Pedro,

Provavelmente terá este contacto e conhecê-lo-á muito bem, no entanto posso dizer-lhe que sou muito amigo de bastantes pessoas Sottomayor, sendo um deles inclusivamente um dos meus maiores amigos, trata-se de Alexandre Carlos Magalhães da Motta Sottomayor. Caso não tenha este contacto, terei imenso gosto em pôlo em contacto consigo.

Cumprimentos,

José Pedro Pestana Pinho Leão

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#410 | mbp | 06 out 2000 11:15 | Em resposta a: #371

Caro António Pedro

Obrigado pela sua mensagem relativa aos Brito Sottomayor.De facto o que tenho é pouco.Li melhor os papeis, escritos por um tio avô:nas notas encontradas este ramo é pouco explorado dizendo apenas que João Rodrigues de Vasconcelos Brito Sottomayor era filho de Miguel da Silva Neto e de D. Maria José.... ambos de Lisboa sendo casado Caetana Maria de Araújo de Lisboa.Uma das filhas D. Maria José Sottomayor e Araújo veio para o Norte onde casou com José António de Moura.Entretanto encontrei um novo Sottomayor que poderá consultar (se estiver interessado) em Brito Sottomayor.Achei a sua ideia sobre turismo genealógico interessante.Na verdade parece-me que todos nós fazemos um pouco disso.Ainda ontem corri alguns locais aqui do norte vendo casas,tirando notas,enfim tirando partido deste passatempo agradável e interessante.Já agora passo a apresentar-me.Vivo em Braga trabalho no Parque Nacional da Peneda-Gerês onde sou ornitólogo e nas horas vagas dedico-me, entre várias coisas, á genealogia.Estou á sua disposição para lhe fornecer quaisquer informações sobre os Sottomayores.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#559 | apsotomayor | 17 out 2000 17:34 | Em resposta a: #385

Caro José Pedro
Embora a minha "base de dados" sobre a família Sotomayor seja razoavelmente extensa e bem documentada, o meu conhecimento sobre a actualidade dos vários ramos não é tão desenvolvido, sendo até um dos pontos fracos que pretendo colmatar com a apresentação do tema na Internet.
Desse modo, todos os contactos são bem vindos e muito apetecíveis, pelo que, se o amigo se prestar a pôr-me em contacto com alguns Sotomayores, ficar-lhe-ei, desde já, muito grato.

Saudações cordiais,

António Pedro Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#560 | apsotomayor | 17 out 2000 17:40 | Em resposta a: #410

Caro Miguel.

Procurei nos meus inúmeros papeis sobre os seus "Brito Sotomayores". Para já, infelizmente, não tenho nada de relevante. De qualquer maneira, e se assim o entender, pode enviar-me os dados respeitantes à descendência daquele João Rodrigues de Vasconcelos Brito Sotomayor, o que irá completar um pouco mais o site a que me referi na primeira mensagem a este Forum. Pode até ser que depois, algum "navegador" mais interessado, tenha a "chave" que lhe interessa.

Saudações cordiais,

António Pedro Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#561 | apsotomayor | 17 out 2000 17:52 | Em resposta a: #380

Caro António Júlio.

Tenho o maior interesse na introdução do seu trabalho sobre os descendentes do Barão da Retorta, no site a que me referi na minha introdução ao Forum. Contudo, e por mais que isso me custe, não tenho nada em alternativa para lhe retribuir, uma vez que nos meus papeis ainda nem consegui localizar Domingos Miguel da Cunha Velho Sotomayor, o primeiro Barão daquele título.
Deixo pois ao seu critério o envio, ou não, dessas informações, e continuo a pôr-me à disposição para qualquer informação relativa aos Sotomayores... assim eu as tenha!

Saudações cordiais,

António Pedro Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#573 | JPL | 18 out 2000 16:09 | Em resposta a: #559

António Pedro,

Depois de lhe ter respondido, estive com o meu grande amigo Alexandre Carlos Magalhães da Mota Sottomayor e falei-lhe da sua pesquisa. Ele disse-me que o tio dele, vai um dia destes fazer uma apresentação acerca de feitos gloriosos desta ilustre família, na Quinta do Mosteiro da Maia. Concerteza o meu amigo estará interessado em estar presente pelo que vou saber ao certo a data e comunicar-lhe -ei.

Cumprimentos,

José Pedro Leão

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#577 | Galveias67 | 18 out 2000 16:53 | Em resposta a: #371

Caro António Pedro,

Folgo bastante com as iniciativas que pretende empreender. Boa sorte.
Quanto aos Sottomayor, tenho como bom amigo em Torres Novas Duarte Nuno Guedes Newparth Barbosa de Sottomayor, cujo contacto, caso não tenha, lhe poderei fornecer. É também um interessado pela matéria pelo que, certamente, lhe poderá ser útil.

Cumprimentos

Pedro Henriques (Galveias)

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#580 | trifernandes | 18 out 2000 22:18 | Em resposta a: #371

Gostaria de obter elementos sobre a descendência de Francisco de SOTTOMAYOR e Albuquerque e de Isabel Malheiro de Melo, dos morgados de Velude, que viveram em Mirão, Resende.Julgo saber que Francisco era filho de Pedro Guedes SOTTOMAYOR e de Francisca Cabral, de Vila Flor.Pedro era, suponho,irmão de Francisco SOTTOMAYOR Pinto, que foi Governador de Angola (meados do séc. XVII) e cujo corpo jaz na igreja de Mesão Frio.
ALGUÉM PODERÁ RESPONDER A ESTA QUESTÃO?
Desde já, obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#584 | apsotomayor | 19 out 2000 08:13 | Em resposta a: #573

Caro José Pedro.

Agradeço, desde já o seu interesse, mas não é necessário que se dê a esse trabalho, uma vez que fui um dos fornecedores de dados para essa obra cujo autor é D. Duarte Nuno de Sottomayor e recebi também o convite para estar presente nessa apresentação do livro "Os Sottomayores na História de Portugal".

Mais uma vez obrigado,

António Pedro Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#585 | apsotomayor | 19 out 2000 08:19 | Em resposta a: #577

Caro Pedro Henriques.

Efectivamente, todos os contactos que conseguir obter são bem vindos.
Contudo, o Duarte de que me fala é meu primo direito e com quem me dou bastante bem, razão que torna a sua oferta muito agradável, mas não necessária.

Até sempre,

António Pedro Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#4570 | NBA | 14 mai 2001 01:11 | Em resposta a: #371

Caro António Pedro


Como está a fazer este trabalho sobre Sotto Mayores talvez seja do seu interesse a informação que lhe vou dar.

Uma 7.ª avó minha chamava-se Fabiana Luísa de Sá Sotto Mayor, e tanto quanto pude averiguar descende de um irmão de Pedro Alvarez de Sotomayor que, segundo Felgueiras Gayo, se chamava João (Gonçalves ou Fernandes?) de Miranda Sotomayor, sendo ambos filhos naturais de Fernán Yañez de Sotomayor. Não sei se isto é correcto ou não... Garcia Oro, por ex., não faz qualquer referência este irmão de Pedro Madruga.

Por este lado Sotto Mayor conheço a linha de que descendo, com as devidas reservas, uma vez que são informações recolhidas nos nobiliários, e tenho a informação dos registos paroquiais levantada até ao pai desta Fabiana, de nome Bernardo de Sá Sotto Mayor, nat. de Beiral do Lima (Ponte de Lima), sr. da casa da Várzea na mesma freg.ª, que fal. em 1739 na Casa do Souto, em S. Clemente de Basto (Celorico de Basto), que foi da minha família até aos anos 30 deste século.

Tenho ainda publicada nos “Carvalhos de Basto”, Cap. IV, §-12.º/g - Casa do Souto, em S. Clemente de Basto (Celorico de Basto) e Casa da Torre de Fonte Arcada, em Várzea de Ovelha (Marco de Canaveses), a descendência dos meus 6.os avós por este ramo.

No que lhe puder ser útil relativamente a este ramo da minha família, estou a seu dispor. Pode contactar-me através do e-mail: nunoborgesdaraujo@netc.pt


Braga, 13 de Maio de 2001,
Nuno Borges de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#4599 | Eduardo Albuquerque | 14 mai 2001 21:47 | Em resposta a: #371

Caro Senhor,

Na sequência da sua petição, encontrei entre os meus papeis a seguinte transcrição que passo
a referir:

1545 Março 19

Baptismo de uma filha de D. Pedro de Soutomaior e de D. Urraca

A.D.V.C. Registos Paroquiais, freguesia de Santa Maria dos Anjos, Monção, livro misto nº 1,fl.s/n

Dyguo eu roque rõyz coneguo de Vallença que eu / bautyzey hua filha a Dom Pedro de Souto mayor e a / sua molher Dona oraqua e a bautyzey aos dezanove / dyas do mes de março da era de myll e quynhentos / corenta e cynquo anos e foram compadres .s. pedro d a / breu e lopo de lyra e elena gomes molher de rro / rabello / allvaro vaaz

Parece corresponder às referências feitas por:

JOSÉ AUGUSTO CARNEIRO “Memória Genealogica e Biographica sobre Marinhos Falcões”, pág. 364, nº 13,
e
ANTÓNIO MARINHO FALCÃO DE CASTRO MORAIS “Additamento à Memoria Genealogica e Biographica sobre Marinhos Falcões”, pág. 43, nº 13.

Não deixe de compaginar a transcrição com o original que se conserva no Arquivo Distrital de Viana do Castelo.

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#4618 | samonteiro | 15 mai 2001 13:15 | Em resposta a: #371

Caro António Pedro Sotomayor:
Foi com agrado que li a sua decisão de publicar um estudo sobre os "de Sotomayor".
Como também deles descendo, não somente por meu pai, mas principalmente por minha mãe, deixar-lhe-ei aqui alguns elementos que eventualmente lhe possam interessar.
1º Minha mãe era a representante do 2º ramo da família Moreira de Sá, da casa de Sá, em Santa Eulália de Barrosas, Vizela, cuja ramo de primogenitura desde o século XVIII passou a usar "Moreira de Sá Brandão Sotomayor e Menezes";
2º Tais apelidos devem-se ao casamento de Francisco Joaquim Moreira Carneiro Borges de Sá Barreto (que passou a usar posteriormente o nome mais simples de Francisco Joaquim Moreira de Sá, após a instituição de um opulento morgadio na sua casa de Sá, de que foi o 1º administrador e que obrigava ao uso dos nomes e armas de Moreiras e Sás), fidalgo da Casa Real, cavaleiro professo na Ordem de Cristo, administrador de outros morgadios, etc., com D. Josefa Antónia de Sotomayor Osório de Menezes de Vasconcelos, administradora do morgadio do Outeiro, em S. Paio dos Arcos, e fª primogénita de Valentim Brandão Coelho e Abreu, cavaleiro professo na Ordem de Cristo, administrador dos morgadios de Calvos (em Santa Maria de Távora) e da Boavista (em Monte Redondo), tudo no termo dos Arcos de Valdevez, e de sua mulher D. Luisa Maria Xavier de Vasconcelos e Menezes de Sotomayor (esta filha de Leonel de Abreu de Vasconcelos de Sotomayor, senhor da Torre da Grade, em Santa Maria da Grade, termo dos Arcos, administrador do morgadio do Cotinho, etc., o qual fez justificação de nobreza na qual provou descender por varonia dos "Sequeiros de Sotomayor", da Torre da Silva, no termo de Valença, e do Pazo de La Pastora, no termo de Vigo);
3º Nesta justificação interveio como confirmante, nomeadamente, seu primo o conde de Priegue, representante dessa família.
4º Como nunca foi convenientemente desenvolvida esta descendência, chegando-se ao ponto de afirmar-se em estudo sobre os "Marinhos Falcões" (de quem descendem estes Moreiras de Sá), que a geração daquele casamento se extinguira, aqui fica a rectificação que, de resto, melhor se mostrará no meu estudo para publicação "Os Sás de Vizela - MOREIRAS DE SÁ, Memórias históricas, genealógicas e heráldicas".
5º Por meu pai, curiosamente, descendo de mais um filho não referenciado pelos nobiliários do célebre arcedíago de Labruge, abade de Santa Madalena e cónego do cabido da Sé metropolitana de Braga, Rodrigo Anes de Sá, o qual, como é sabido, era irmão do casal Filipa de Sá e João Gonçalves "do Crescente";
6º Mantenho algumas sérias reservas acerca da ascendência atribuida pelos nobiliários a este João Gonçalves, parecendo-me totalmente fantasiosa a filiação no "Pedro Madruga".
Entretanto, fico ao sei inteiro dispôr, para o que o meu "parente" entender de interesse.
Apresento-lhe os melhores cumprimentos.
Fernando M. Moreira de Sá Monteiro
Post scriptum: no caso de lhe interessar o meu e-mail é, nomeadamente: fmsamonteiro@clix.pt

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#4634 | Eduardo Albuquerque | 15 mai 2001 21:29 | Em resposta a: #371

Em aditamento à minha anterior mensagem, transcrevo:

1594 Novembro 13

Aos treze dias do mês de Novembro do dito anno / bautizei Grimaneza filha de Pero Marinho / Soutomaior E de Costança Soares sua molher / forão padrinhos R. Rebello E sua irmã / Angella Rebello. / Manoel Vaz Bacelar.

A.D.V.C. Registos Paroquiais, freguesia de Santa Maria dos Anjos, Monção, livro misto nº , fl . 20 v.

FELGUEIRAS GAIO, VI Volume, Título dos Marinhos, § 2, n.º15, 15

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#4646 | Eduardo Albuquerque | 16 mai 2001 09:36 | Em resposta a: #4634

Em aditamento à minha mensagem anterior:

1600 Janeiro 10


Reçebi e casei na forma da santa Madre igreja, Eu / Christovão Rebello rector da Igreia desta Villa Pedro / marinho de souto maior com Ana gomez dispan / sados per sua santidade no quarto grau de con / sanguinidade, e no terçeiro de affinidade de per / huã via, e no quarto per outra avendo mais pre / cedido os tres bãnos, e amoestaçoes, sem aver ou / tro impedimento, mais que os tres em que estão dis / pensados, forão testemunhas Alvro d azevedo barreto / João vaz angullo gregorio de lançoes Antonio / trancoso, e o p.e francisco correa e este Reçebimento foy / aos dez de Janeiro de mil seis centos / Christovão Rebello

A.D.V.C. Registos Paroquiais, freguesia de Santa Maria dos Anjos, Monção, livro misto nº 2, fl.164 .

Melhores cumprimentos,

Eduardo Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#4664 | magalp | 16 mai 2001 19:42 | Em resposta a: #380

Sapiente Amigo António Júlio
Vi a sua achega sobre os Sottomayor com gosto. Calculo o interesse da sua cuidadosa investigação. Deixe-me lembrar o Prof. Luís Vaz de SãoPayo (Vila Real) que tem também muitos estudos sobre o mesmo tema, incluindo uma publicação ainda recente, sobre a verdadeira origem dos "Sottomayor Muy Nobre". Dê notícias. Um abraço do Manel meu filho e seu "antigo" companheiro. Outro meu. Magalp

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#4695 | P C Rebêlo | 16 mai 2001 23:10 | Em resposta a: #371

Tenho, segundo o Pe. Manuel Azevedo da Cunha, uma avoenga, Ana de Sottomayor, casada com Manoel da Silveira e Ávila - juiz da Câmara Municipal da Calheta - S. Jorge - Açores, entre 1607 e 1617.Era filha de Baltazar da Cunha Teixeira e de sua mulher D. Adriana de Sottomayor.
Caso tenha alguma relação, com o seu trabalho, agradecia me contactasse.
Aproveito tb. para informar que tenho um primo direito filho de uma Senhora Sotto-Mayor da Vidigueira, caso tenha interesse posso facultar-lhe o contacto.
P. Cunha Rebêlo

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#6621 | MVC | 04 jul 2001 19:30 | Em resposta a: #371

Caro António Pedro,

Vi a sua mensagem e respectivas respostas que entretanto foram dadas. Eu descendo da Linha do Barão de Retorta, e tenho a ligação da mesma até ao início.
Aliás tenho a ligação (que tirei da Corografia Portuguesa) mais para trás, até ao Séc. VII.
Caso esteja interessado estou disponível para lhe fornecer esses dados.

Mário Vilhena da Cunha
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#7602 | Luis K. W. | 29 jul 2001 22:55 | Em resposta a: #371

Caro Antº Pedro,
Se nas suas buscas der com uma MARIA PEREIRA DE CASTRO, E SOTOMAIOR, possivelmente natural de PONTE DE LIMA, casada antes de 1707 com ANTONIO DE MELO E LIMA, morador em Vila Franca (VIANA), dê-me uma apitadela.
Luís K. W. (Lisboa-Portugal) cavmad@ip.pt

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#7618 | tuxa | 30 jul 2001 09:14 | Em resposta a: #371

Ao iniciar as minhas pesquisas genealogicas encontrei minha avó baptizada como Maria Amélia da Calçada (17-7-1891) natural da freguesia de Cunha, concelho de Paredes de Coura; filha de Gertrudes Pinto da Cunha e neta materna de Bento Pinto da Cunha e D.[Catarina]de Sá Sottomaior.
Gertrudes parece que também nasceu em Cunha, mas o ADViana do castelo não tem os assentos daquela freguesia desde Outubro de 1819 a finais de 1859. Pelo que fiquei num beco sem saída.... também sou "caloira" nestas andanças.
Será que tem algo relaccionado com aquela senhora? Seria fantástico...
Tanto quanto consta... Bento Pinto da Cunha era "empregado" em casa de seus pais ... mas tudo isto não passa de historias que vão passando de geração em geração.
Qualquer dica ... será bem vinda
Bem haja
maria

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#7621 | Filgueira | 30 jul 2001 12:47 | Em resposta a: #7618

Caros amigos,

A família Castelo Branco tem início no Brasil com D.Francisco da Cunha Castelo Branco e D.Maria Eugenia de Mesquita. Disponho de poucas informações sobre os ascendentes dessa senhora minha quarta avó e apelo para quem puder ajudar nesta procura.

As pistas de que disponho são as seguintes:

1.Na genealogia dos Sottomaior, encontro:

I.Pedro da Cunha Sotomaior n.1552 c.c. EUGENIA da Costa Mesquita, filha de Manuel da Costa Mesquita e Brites Alvares.

2.Na genealogia dos Sousas encontro:

I.Pedro de Sousa casado com EUGENIA de Mesquita, filha de Manuel da Cunha e Mesquita, com sucessão feminina.(seria esse Manuel filho de Pedro acima mencionado?)

3.No Dicionário das Famílias Brasileiras do Carlos Barata, encontro:

I.Ana de Mesquita c.c. Manuel de Sousa,pais de:

II.EUGENIA Maria de Mesquita c.c. Manuel Pinheiro Mariz, pais de:

III.Maria EUGENIA de Mesquita casada em 1650 com D. Francisco da Cunha Castelo Branco,tronco dessa família no estado do Piauí,dos quais descendo pelos Cesar Burlamaqui.

Como fazer, se existe, a ligação entre essas informações?

Esse Costa Mesquitas seriam legítimos Mesquitas ou seriam do ramo cristão-novo a que pertencia o rico banqueiro Gaspar da Costa Mesquita, cujos descendentes passaram ao Brasil(São Paulo) sendo alguns perseguidos pela Inquisião? Gaspar tinha um irmão de nome Manuel.

Agradeço encarecidamente qualquer informação

Marcos Filgueira

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#13454 | tuxa | 26 nov 2001 16:33 | Em resposta a: #371

Carissimo António Pedro
Carissimos investigadores dos Sotomayores

o projecto parece fantastico...mas o ultimo topico tem muitos meses... gostaria de saber novidades... até porque estou interessada nos Sotomayor.

MVasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#13725 | mbp | 04 dez 2001 22:45 | Em resposta a: #560

Caro António Pedro Sottomayor

Encontrei dados nos arquivos relacionados com Brito Sotomayor.Veja nos seus apontamentos se estes lhe dizem alguma coisa:

João Rodrigues de Vasconcelos Vilobi(deve ser Willougbhy)Brito de Sotomayor filho de Bernardo José da Costa de Sotomayor e de Dona Maria José(Willougbhy)de Araújo e Vasconcelos n.p. de Gonçalo José da Costa de Sotomayor e de Dona Antónia Luisa Garção da cidade de Lisboa.O primeiro foi casar a Penafiel mas pais e avós eram do Sul.

Cumprimentos

Miguel Brandão Pimenta

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#13726 | sapeca | 04 dez 2001 22:58 | Em resposta a: #4618

Caro António Pedro Sotomayor:
Foi com agrado que li a sua decisão de publicar um estudo sobre os "de Sotomayor".
Como também deles descendo, não somente por meu pai, mas principalmente por minha mãe, deixar-lhe-ei aqui alguns elementos que eventualmente lhe possam interessar.
1º Minha mãe era a representante do 2º ramo da família Moreira de Sá, da casa de Sá, em Santa Eulália de Barrosas, Vizela, cuja ramo de primogenitura desde o século XVIII passou a usar "Moreira de Sá Brandão Sotomayor e Menezes";
2º Tais apelidos devem-se ao casamento de Francisco Joaquim Moreira Carneiro Borges de Sá Barreto (que passou a usar posteriormente o nome mais simples de Francisco Joaquim Moreira de Sá, após a instituição de um opulento morgadio na sua casa de Sá, de que foi o 1º administrador e que obrigava ao uso dos nomes e armas de Moreiras e Sás), fidalgo da Casa Real, cavaleiro professo na Ordem de Cristo, administrador de outros morgadios, etc., com D. Josefa Antónia de Sotomayor Osório de Menezes de Vasconcelos, administradora do morgadio do Outeiro, em S. Paio dos Arcos, e fª primogénita de Valentim Brandão Coelho e Abreu, cavaleiro professo na Ordem de Cristo, administrador dos morgadios de Calvos (em Santa Maria de Távora) e da Boavista (em Monte Redondo), tudo no termo dos Arcos de Valdevez, e de sua mulher D. Luisa Maria Xavier de Vasconcelos e Menezes de Sotomayor (esta filha de Leonel de Abreu de Vasconcelos de Sotomayor, senhor da Torre da Grade, em Santa Maria da Grade, termo dos Arcos, administrador do morgadio do Cotinho, etc., o qual fez justificação de nobreza na qual provou descender por varonia dos "Sequeiros de Sotomayor", da Torre da Silva, no termo de Valença, e do Pazo de La Pastora, no termo de Vigo);
3º Nesta justificação interveio como confirmante, nomeadamente, seu primo o conde de Priegue, representante dessa família.
4º Como nunca foi convenientemente desenvolvida esta descendência, chegando-se ao ponto de afirmar-se em estudo sobre os "Marinhos Falcões" (de quem descendem estes Moreiras de Sá), que a geração daquele casamento se extinguira, aqui fica a rectificação que, de resto, melhor se mostrará no meu estudo para publicação "Os Sás de Vizela - MOREIRAS DE SÁ, Memórias históricas, genealógicas e heráldicas".
5º Por meu pai, curiosamente, descendo de mais um filho não referenciado pelos nobiliários do célebre arcedíago de Labruge, abade de Santa Madalena e cónego do cabido da Sé metropolitana de Braga, Rodrigo Anes de Sá, o qual, como é sabido, era irmão do casal Filipa de Sá e João Gonçalves "do Crescente";
6º Mantenho algumas sérias reservas acerca da ascendência atribuida pelos nobiliários a este João Gonçalves, parecendo-me totalmente fantasiosa a filiação no "Pedro Madruga".
Entretanto, fico ao sei inteiro dispôr, para o que o meu "parente" entender de interesse.
Apresento-lhe os melhores cumprimentos.
Fernando M. Moreira de Sá Monteiro
Post scriptum: no caso de lhe interessar o meu e-mail é, nomeadamente: fmsamonteiro@clix.pt
Esta mensagem, há muito remetida, nunca foi respondida pelo António Pedro Sottomayor, pelo que gostaria que me dissesse se, na verdade, de lhe interessam mais dados sobre este ramo, para o seu estudo.
Como também muito tenho estudado os "de Sotomayor", nomeadamente na sua genealogia medieval, inclusive na Galiza, fico à disposição.
Cumprimentos.
Fernando M. de Sotomayor Moreira de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#13730 | ant_perestrelo | 05 dez 2001 00:19 | Em resposta a: #13726

Caro Fernando Sa Monteiro,

Li na sua mensagem que investiga os SotoMayor na Galiza. Por acaso sabe alguma coisa sobre Francisco de Alba Sotomayor y Gonzalez Marta religioso da Ordem de Alcantara natural ? de Valencia( Espanha provávelmente Estremadura?)em 1599 ?
Agradeço qualquer informação
Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#13735 | rmfrp | 05 dez 2001 00:51 | Em resposta a: #371

Caro António Pedro Sottomayor:

Relativamente à família Sottomayor, aqui fica uma referência que encontrei nos "Processos Políticos do Reinado de D. Miguel" (ANTT).

JOAQUIM INÁCIO DE SEIXAS SOUTO MAIOR - Natural de Faro. Foi preso e julgado por ter participado na revolta do Algarve contra D. Miguel em Maio de 1828. Nessa época era Escrivão do Cível e Crime de Faro.

casado com D. CARLOTA JOAQUINA EMÍLIA ROSA DA COSTA GOMES;

filho do Capitão JOSÉ ALBERTO DE SEIXAS SOUTO MAIOR
e de D. TERESA JOAQUINA NOGUEIRA MIMOSO.

O meu interesse por este processo relaciona-se com o parentesco Nogueira Mimoso. Desde já agradeço qualquer informação sobre a ascendência de D. Teresa Joaquina.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#13743 | 12477 | 05 dez 2001 09:17 | Em resposta a: #371

Buenos dias a todos:
Francisco de Alba Sotomayor, González -Marta, Melgar,González Durán: Año 1.599 Religiosos de Alcántara
Padres: Francisco de Alba Sotomayor y María Gonzalez-Marta.
Abuelos paternos: Francisco de Alba Sotomayor y Catalina de Melgar. Abuelos Maternos: Hernán González Marta y María González Durán.
Tiene un hermano llamado Juan Melgar de Sotomayor, también religioso de Alcántara, con expediente en Valencia de Alcántara en 1.612.
También hay un sobrino, con expediente en 1.629:
Francisco de Alba Sotomayor:
Padres: Pedro Alba Sotomayor y María de León
Abuelos paternos: Francisco Alba Sotomayor y María González
Abuelos maaternos: Francisco Caldera y Francisca Corajo.
Datos sacados de las "Pruebas para ingreso de religiosos en las órdenes de Calatrava, Alcántar y Montesa" pruebas depositadas en el "Archivo Histórico Nacional" de Madrid.
Un saludo
María aEmma Escobar Uribe

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#13773 | 12477 | 05 dez 2001 16:52 | Em resposta a: #13743

Un saludo a todos.
Puse un mensaje esta mañada, 5 de diciembre,con la genealogía de Francisco de alba sotomayor gonzalez Marta,pero veo que por algún motivo está en la parte alta de la lista, con los mensajes antiguos. Debe ser cosa de los virus porque hay un lío de fechas. Buscadlo, por favor.
Un saludo
María Emma Escobar

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#13804 | ant_perestrelo | 05 dez 2001 22:43 | Em resposta a: #13743

Cara Maria Emma Escobar Uribe,

Muchas gracias por su interesse en relacion a Francisco Alba Sottomayor.Sus informaciones han sido mui preciosas. Se non es molestar mucho non sabera na naturalidad destas personas e fechas de bautismo ?

Muchas gracias e un saludo
Antonio Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#13816 | 12477 | 06 dez 2001 10:20 | Em resposta a: #13804

Los dos Franciscos y Juan eran naturales de Valencia de Alcántar, y supongo que sus padres lo serían también sus padres, por lo menos. En cuanto a las fechas de nacimiento es un poc más difícil calcular. Las fechas de ingreso en la orden delos hermanos Francisco y Juan son 1.599 y 1.612 respectivamente. Les podemos calular entre 18 y 25 años para el ingreso. Sería entre 1.575 y 1.590. No se si por esas fechas habría ya un registro parroquial en Valencia de Alcántara. Intentaré averiguarlo y reponderle
Mee.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#14069 | ant_perestrelo | 11 dez 2001 00:40 | Em resposta a: #13816

Cara Emma Escobar,

Gracias mas una vez por las informaciones.

António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#18246 | J Menezes | 08 mar 2002 17:58 | Em resposta a: #371

Meu nome é João Miguel de Gusmão Canavarro Donas-Botto e Menezes, sou da familia da Casa de Cabanelas. A nossa familia é descedente de Pedro Madruga (Conde de Caminha e Marquês de Tuy), linhagem que se encontra documentada nos quadros da linhagem da familia da Casa de Cabanelas, onde o mais antigo quadro remonta o ano 1623 de Rodrigo de Sotto Mayor Alcayde mor e Capitão mor de Caminha, 8º neto de Pedro Alvarez Sotto Mayor Conde de Caminha e Marquês de Tuy, e num livro também relativo só á linhagem Sotto Mayor da Casa de Cabanelas, recuando ao ano de 780 DC a D. Froião fidalgo italiano que juntamente com o Conde D. Mendo vieram para a península Ibérica para ajudar na guerra aos muçulmanos. A linhagem descrita no livro é completa passando pelo Pedro Madruga e terminando num antepassado meu mais recente.
Se pretender informações favor solicitar.
Da minha parte estou interessado em conhecer o Vosso trabalho dado que estamos a construir a árvore da nossa familia e quanto mais informações sobre a mesma melhor.

Melhores cumprimentos

João Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#18286 | apsotomayor | 09 mar 2002 06:41 | Em resposta a: #18246

Caro João Menezes.

Registo com satisfação o seu contacto, ao qual voltarei, sem dúvida, ao tratar da Casa de Cabanelas e seus ramos genealógicos. O que acontece é que este trabalho se encontra com algum atraso, por manifesta falta de tempo do seu autor, de momento. A sua consulta também não é fácil pois enquanto não estiver organizado, vai estando disperso em múltiplos volumes, documentos e outro tipo de fontes, umas em meu poder, outras, evidentemente, que não. De qualquer forma, dentro do possível, estou à disposição para qualquer informação que precise ver esclarecida ou complementada, assim as minhas fontes o permitam.

Já agora, um pequeno reparo... Pedro Madruga não era Marquês de Tuy, mas sim Visconde do mesmo título, que lhe foi concedido por Enrique IV de Castilla a 25 de Julho de 1473, acto no qual Pedro Madruga se assina D. Pedro Álvarez de Sotomayor y Zúñiga.

Melhores cumprimentos,

António Pedro de Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#18364 | J Menezes | 11 mar 2002 14:40 | Em resposta a: #18286

Caro António Pedro de Sottomayor

Agradeço desde já a Vossa resposta, colocando-me ao dispôr para qualquer informação que eventualmente venha a ser necessária dentro daquilo que me for possível.
Devo referir que o meu irmão está mais dentro deste assunto dado estar a elaborar a ávore genealógica da nossa familia. Aproveito para o informar de que o meu irmão já está ao corrente do seu trabalho, pelo que provavelmente o contactará em breve.
Relativamente ao seu reparo, de facto os livros e documentos que referem ao D. Pedro Alvarez de Sotomayor apenas fazem referência ao título de Visconde de Tuy (titulo anterior ao de Conde de Caminha), no entanto no quadro a que me referi na 1ª mensagem vem escrito Marquez de Tuy. Tanto quanto me recordo Pedro Madruga depois de se ter aliado a Portugal foi mais tarde perdoado pelos Reis de Castela depois da morte do Bispo (não me recordo o nome), será possível que lhe tenha sido concedido esse título?

Melhores cumprimentos

João Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#18376 | FSA | 11 mar 2002 17:43 | Em resposta a: #4646

Caros Senhores,
Descendo de Diogo Ribeiro de Souto Maior, do seu segundo casamento em Abrantes cerca de 1500, com Joana Themudo de Almeida. Alguém me pode fornecer algum dado acerca da ascendência destas pessoas?
Com os meus agradecimentos,
Fernando Serrão

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#18392 | R Menezes | 12 mar 2002 01:29 | Em resposta a: #18364

Caro António Pedro SottoMayor,

Conforme meu irmão, João Menezes, referiu, estamos interessados em obter o máximo de informação possível da família Sôtto-Mayor.
Assim, envio o meu contacto para que possamos trocar esta informação mais facilmente.
Junto envio o “ramo do qual somos rebentos desta árvore secular de nome Sôtto-Mayor”. (linhagem directa)
Assim como do nosso antepassado “Rodrigo Pereira Sôtto-Mayor” (16º) uma passagem do escrito retractado no quadro que nos pertence.
Com os meus melhores cumprimentos, aguardando notícias,

Ricardo Menezes


Passagem:

"Rodrigo Pereira Sôtto-Mayor
Professo na Ordem de Christo, e Fidalgo da Caza de S.Magestade, Alcayde Mor, e Capitão Mor da Villa de Caminha, Mestre de Campo de hu terço de Infantaria do Exercito da Província do Minho, e Comendador das Comendas de S.Pedro Damião de Azere, e Senhor do Paço, e Cazabranca de Barbeyta. Oitavo neto de D.Pedro Alvares, Conde de Caminha Marquez de Tuy, Senhor das Villas de Crecente e Fornellos.
De idade de 23 anos. 1621."

Este D.Pedro Alvares, foi o célebre Pedro Madruga.



1 D.Froião – D.Marinha
2 D.João Forjaz Marinho – D. Elvira Ordonhes de Boveda
3 D.Pedro Annes Marinho – D.Sancha Vasques Sarraza
4 D.João Peres Marinho – D. Thereza Paes Marinho
5 D.Elvira Annes Marinho – D.Pedro Alvares Sotto-Mayor (descende de : D.Alvaro Paes de Sotto-Mayor - D.Thereza Paes Rodeiro; D.Alvaro descende de : D.Ermezenda Nunes Maldonado – D.Payo Mendes Soredea; D.Ermezenda descende de : Nuno Fernandes Maldonado – D.Aldarra Torrichão)
6 D.Alvaro Peres de Sotto-Mayor – D.Ignez de Annes de Castro
7 D.Fernão Annes de Sotto-Mayor – D.Maria Annes de Nevôa
8 D.Alvaro Paes de Sotto-Mayor – D.Mayor Soares Deza
9 D.Pedro Alvares de Sotto-Mayor – D.Elvira Mendes de Benevides
10 D.Fernão Annes Sotto-Mayor – Constança de Zuniga
11 D.Pedro Alvares de Sotto-Mayor – D.Thereza de Távora
12 D.Ana Paes de Sotto-Mayor – D.Vasco Ozores
13 D.Isabel Ozores de Sotto-Mayor – Gonçalo Rodrigues de Araújo Pimentel
14 D. Maria de Araújo Sotto-Mayor – Rodrigo Pereira de Castro
15 Gonçalo Pereira de Sotto-Mayor – D.Isabel Pitta Calheiros
16 Rodrigo Pereira Sôtto-Mayor – D.Maria da Silva e Menezes
17 Bento Rodrigo Pereira de Sôtto-Mayor e Menezes – D.Rosa Maria Thereza Soares Pereira
18 António Afonço de Menezes Pereira Sôtto-Mayor – D.Clidónia Rosa de Magalhães
19 Bento Pereira da Silva Sôtto-Mayor e Menezes – D.Clara Rosa Benedicta de Barbosa
20 Joaquim Pereira Sôtto-Mayor e Menezes – D.Archangela Angélica de Queiróz de Vasconcellos Lencastre e Camanho
21 Rodrigo Pereira de Sôtto-Mayor e Menezes – Rosa Clara Pinto Coelho Soares de Moura
22 Joaquim Pereira de Sôtto-Mayor e Menezes – D.Silvana Ferreira Neto de Meireles Freire
23 José Joaquim Pereira de Sôtto-Mayor e Menezes – D.Lídia da Assunção de Sousa Donas-Bôtto
24 Joaquim Pereira de Sôtto-Mayor Donas-Bôtto e Menezes – D.Branca Falcão de Magalhães Crispiano de Sousa Canavarro
25 José Manuel Canavarro Donas-Bôtto e Menezes – D.Maria Raquel Bessa de Gusmão Rodrigues
26 João Miguel de Gusmão Canavarro Donas-Bôtto e Menezes – Maria Carla Ferraz Limpo de Lacerda
27 Maria Limpo de Lacerda de Gusmão e Menezes (2001)

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#18393 | apsotomayor | 12 mar 2002 07:08 | Em resposta a: #18364

Caro João Menezes.
Não tenho qualquer dúvida de que no quadro que é pertença da vossa família, esse título apareça assim referido. Acontece é que muitas vezes existem erros de avaliação ou interpretação nesse tipo de suporte, tal como existem até em documentos ou referências bibliográficas.
A única coisa de concreto que se sabe é que o "nosso" Pedro Madruga foi Conde de Caminha por Portugal, Visconde de Tuy e Mariscal de Bayona por Castilla. Poderá ser confusão entre estes dois últimos títulos?

Um abraço,

António Pedro de Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#18471 | J Menezes | 13 mar 2002 15:01 | Em resposta a: #18393

Caro António Pedro de Sottomayor

Agradeço o esclarecimento.
Aproveito para informar o endereço de um site que eventualmente poderá ser útil na pesquiza que está a realizar - http://archiver.rootsweb.com/th/read/BRAZIL/1999-11/0942711263.
Seria possível informar-me o nome dos filhos e irmãos de Rodrigo Pereira de Sottomayor (Alcayde-mor e Capitão-mor da Vila de Caminha) casado com D. Maria da Silva e Menezes, e da ascendência desta Senhora.

um abraço

João Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#18537 | jobe00 | 14 mar 2002 22:43 | Em resposta a: #4695

Tem por acaso a ascendência de Adriana de Soutomayor? Descendo também desse casal. A propósito Um dos povoadores da ilha de S.Jorge de que também descendo chamava-se Jerónimo Gonçalves Teixeira Sottomayor natural de Trás-os-montes. Ninguém sabe quem é apesar de aparecer nas genealogias manuscritas com Cav. de Cristo.
Aguardo notícias
João Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#18564 | PGA | 15 mar 2002 18:08 | Em resposta a: #18393

Caro António Pedro

O meu bisavô Jorge Pitta de Avillez fez um trabalho sobre os morgados dos Valles e Barbeita, este da família Pereira de Sottomayor, alcaides de Caminha e descendenes do Pedro "Madruga", Conde de Caminha.
Com os melhores cumprimentos,
Pedro Sá Nogueira

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#18577 | apsotomayor | 15 mar 2002 22:14 | Em resposta a: #18564

Caro Pedro,

Nem de propósito, tenho nestes últimos dias estado a trocar informações tanto aqui no forum, como por e-mail, com os actuais donos da Casa de Cabanelas, linha de Sotomayores que é oriunda, precisamente, da Casa de Barbeita. Nem preciso de lhe dizer o quanto me interessava ter acesso ao trabalho desse seu Bisavô. Deixo isso ao seu critério...

Com os melhores cumprimentos,

António Pedro de Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#18578 | apsotomayor | 15 mar 2002 22:31 | Em resposta a: #18471

Caro João Menezes.

Não consegui ligação ao site que me indicou.
Quanto aos nomes que me pede, aqui vão.
Irmãos de Rodrigo Pereira de Sotomayor:
-Diogo Ozores
-Cristovão Pereira
-Ana Pita
-Gracia
-Maria das Neves
-Arcângela
teve também um irmão bastardo chamado João Pereira de castro.
Quanto aos filhos de Rodrigo Pereira de Sotomayor, temos o seguinte:
1º casamento, com Joana do Vale
-Gonçalo Pereira Sotomayor
-António Pereira
-Isabel Pereira
-Ana
-Joana
-Guiomar de Sotomayor
2º casamento, com Maria da Silva e Menezes
-Gonçalo Pereira Sotomayor, sucessor na Barbeita.
-Álvaro Pereira Sotomayor
-Bento Pereira da Silva e Menezes
-Rodrigo
-Álvaro
-Margarida Machado Sotomayor
Rodrigo Pereira Sotomayor teve dois filhos bastardos.
-José Pereira Sotomayor
-Pedro Pereira Sotomayor
Quanto à ascendência de Maria da Silva e Menezes, neste momento apenas lhe posso indicar os pais: Duarte Carneiro Rangel de Carvalho, natural e baptizado em Vila Boa de Quires, e Eugénia Machado de Menezes, natural e baptizada na freguesia de Carrezeda, Concelho de Entre-Homem-e-Cávado.

Mandei, entretanto outras informações ao seu irmão Ricardo.

Um abraço,

António Pedro de Sottomayor

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#18650 | PGA | 18 mar 2002 10:52 | Em resposta a: #18577

Caro António Pedro

Vou na Páscoa a Caminha e trago-lhe os 2 livros que lhe interessam - Pedro Madruga Conde de Caminha e Morgados dos Valles e Barbeita).
Com os melhores cumprimentos,
Pedro Sá Nogueira

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#18654 | LCM | 18 mar 2002 13:16 | Em resposta a: #18650

Caro Pedro,

Já que vais a Caminha podias trazer os "tições" para o Nuno Borrego e eu saciarmos a nossa curiosidade!

Conheci a tua irmã em casa da tia Ceu Pombal no dia da Procissão. Muito querida.

Um grande abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#18656 | PGA | 18 mar 2002 15:37 | Em resposta a: #18654

Caro Lourenço

Prefiro que V.Ex.ª e o Nuno Borrego se desloquem a Caminha - como disse o António Pedro - Turismo Genealogico.
Conheceste a minha irmã Francisca ou Sofia?
Um Abraço

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#18664 | LCM | 18 mar 2002 19:54 | Em resposta a: #18656

Conheci a Francisca, a mais nova e se bem sei ainda descomprometida...

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#18672 | magalp | 18 mar 2002 23:44 | Em resposta a: #18664

Caríssimos Pedro e Lourenço, o Sábio

Esta vossa conversa é para mim música da mais celestial.
Que Sto. Anónio e Cupido vos ouçam!
As minhas vinícolas e genealógicas bençãos - da melhor cepa - para um possível e auspicioso enlace!

+ Manoel, Bispo-Conde de Mezão-Frio (tinto)

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#18674 | vbriteiros | 19 mar 2002 00:09 | Em resposta a: #18672

Reverendíssimo Manuel M.M.M.
Espero que apareça amanhã no almoço que propôs.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#18676 | LCM | 19 mar 2002 01:01 | Em resposta a: #18672

Excelência Reverendissima,

Espero que conversa não acabe com um banho de sangue - o meu - da parte de S.E. o Marquês de Sá da Bandeira.
O derrame do meu sangue plebeu - que é tão encarnado como o Vosso vinho tinto - mancharia inutilmente este Fórum.

Creia-me de V. Ex.ª Rev.ª,
seu criado
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#263744 | Conde | 11 out 2010 15:50 | Em resposta a: #580

Eu estou também muito interessado nestes. Tenho o escudo de armas de Mesãofrio deste túmulo. Quer? Veja na obra do Nuno Borrego sobre a Ordem de Cristo o processo incompleto do Francisco e do Gregório Guedes Sotomaior irmãos. Foram FCCR em 1640. Qual era a Casa destes em Mesãofrio?
Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#263756 | Menarue | 11 out 2010 21:19 | Em resposta a: #263744

Eu estou muito interessada como meu marido e bis-neto do filho (José Augusto de Mendonça Pinto de Sousa (Balsemão) de Ines Julia de Menezes Sotomaior Pereira da Casa da Cabanelas.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#263782 | Conde | 12 out 2010 11:31 | Em resposta a: #263756

A genealogia dessa Senhora já está no site até ao D. Afonso Henriques e mais ainda.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#263819 | mvas9653 | 12 out 2010 21:23 | Em resposta a: #18246

Também tenho ascendência no dito Pedro Madruga. Se me enviar o seu mail poderei enviar-lhe os dados que tenho.
A minha família é Abreu e Vasconcelos de Jolda, Arcos de Valdevez. A ascendência vem dos Sequeiros, dos Sottmaior, dos Araújpos, dos Vasconcelos, dos Abreus e outros. Talvez o nome do Leonel de Abreu de Vasconcelos Sottomaior lhe diga alguma coisa. Era meu 6º Avô. Interessa-me tudo o que se possa referir a minha família.
Mário Acúrcio Teixeira de Vasconcelos
e.mil: matvasconcelos@mail.telepac.pt

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#263820 | mvas9653 | 12 out 2010 21:35 | Em resposta a: #13726

Leio com muito interesse esta sua missiva. Descendo do referido Leonel de Abreu e Vasconcelos Sottomaior e tenho estado a reunir informação sobre a família. A minha ascendência vem do casamento do leonel com D. Luísa Maria de Sousa e Castro de Araújo de Azevedo. Trata-se da família Abreu e Vasconcelos de Jolda, Arcos de Valdevez. O meu avô era o Pe Geraldo de Abreu e vasconcelos, muito conhecido e estimado no concelho na sua época. Não sou um especialista e o que faço não tem qualquer pretensão científica. Interessa-me tudo o que possa ajudar a conhecer melhor os meus antepassados. Poderá ajudar-me com os dados que tem?
Pela minha parte poderei enviar o que tenho.

Mário Acúrcio Teixeira de Vasconcelos
e.mail: matvasconcelos@mail.telepac.pt
telemóvel: 917526038

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia dos Sotomayores

#263865 | DD | 13 out 2010 15:21 | Em resposta a: #263820

Caro Mário A.T. de Vasconcelos
Poderá e quererá dar-me quaisquer referencias de que disponha, relativas a Joaquim Lopes Barreto de Abreu Sá Souto Maior, filho de José Lopes Barreto de Abreu Sá Souto Maior, natural de Beiral do Lima, comarca de Viana, que esteve matriculado no 5º ano da Faculdado de Cânones, da Universidade de Coimbra, em 1811-1812 ?
Agradeço, desde já, qualquer informação.
Com os melhores cumprimentos,
Miguel de Valdevez

Resposta

Link directo:

Genealogia dos Sotomayores

#423564 | rmlr | 24 abr 2020 19:23 | Em resposta a: #371

Boa tarde, António Sottomayor.
Contacto-o uma vez que através de um forum constatei que pertence à família sottomayor, razão pela qual lhe pergunto se conhece o livro" Os Sottomayor na história de Portugal" de Duarte Sottomayor. Sei que o referido livro contém retratos de alguns dos meus ascendentes,sendo eu descendente dos Cunha Sottomayor de Lebução. Sabe onde poderei comprar o dito livro ou encontrar alguém que o possua o e me possa facultar as fotos dos retratos?
Cumprimentos,
Rui Rodrigues

Resposta

Link directo:

Genealogia dos Sotomayores

#423567 | mvas9653 | 24 abr 2020 20:41 | Em resposta a: #423564

Pode encontrar na Livraria Esquina no Porto

Resposta

Link directo:

Genealogia dos Sotomayores

#423581 | natercia7 | 25 abr 2020 17:07 | Em resposta a: #263865

Boa tarde, caro primo Miguel,

Tenho por volta de 1400 e tal uma avo Maria ou Isabel de SEQUEIRA SOUTOMAIOR, mas estou parada.
Casada com um Paio de MAGALHAES, se nao me engano. Conhece-a ? E conhece os pais dela ?
Em Monçao havia familias SOTOMAYOR, O meu Pai dizia que eramos parentes, mas sem explicar, dado o facto de detestar a genalogia. O seu amigo mais chegado era o Dr. José GARCON GOMES e parece-me que o livro do Zé Garçao "Monçao e seu alfoz etc" editado pelo menos com ajuda da Câmara, senao inteiramente, o foi, editado quando o meu Pai era Presidente da dita Câmara, nos anos 60.
O Zé Garçao nunca pode levà-lo a procurar as raizes dos nossos PUGA da Galiza. Iamos, em familia, mas tudo se terminava numa boa mariscada em Vigo.
Vejo que continua a trabalhar. Continue, eu também faço o possivel para passar utilmente o tempo de prisao; Um abraço da Natércia (Tété)

Resposta

Link directo:

Genealogia dos Sotomayores

#424033 | rmlr | 08 mai 2020 16:12 | Em resposta a: #371

Boa tarde,
Procuro a carta de armas concedida a Paulo da Cunha Sottomayor ou a algum dos seus descendentes,agradecia se alguém a pudesse facultar.
Cumprimentos,
Rui Rodrigues

Resposta

Link directo:

Genealogia dos Sotomayores

#429203 | lpamorim2 | 29 nov 2020 02:15 | Em resposta a: #263819

Caro Mário,

Soa-me o nome Leonel Abreu de Vasconcelos, de Jolda, mas não será o que refere. Este foi padre e era filho. Há uma história especialmente sórdida que o liga ao meu trisavô limiano.
Permita-me que o contacte por email.
Com os melhores cumprimentos,

Lopo PA

Resposta

Link directo:

Genealogia dos Sotomayores

#429225 | Vasco Briteiros | 30 nov 2020 00:02 | Em resposta a: #423564

Já encontrou o livro ? Tenho um exemplar.
Vasco

Resposta

Link directo:

Genealogia dos Sotomayores

#429926 | edwardcjr | 25 dez 2020 13:43 | Em resposta a: #371

Bom dia!

Procuro o seguinte livro para aquisição:

- Sottomayor Mui Nobre. Autor: Luis de Melo Vaz de São Paio. Ano de edição: 1999.

Ficaria imensamente grato caso alguém tenha versão física ou mesmo digital desse título.

Feliz Natal e boas festas a todos!

Resposta

Link directo:

Genealogia dos Sotomayores

#429928 | mvas9653 | 25 dez 2020 19:13 | Em resposta a: #429926

A livraria ESQUINA no Porto tinha um exemplar à venda. Pesquise no site deles.

Cumprimentos
Mário de Vasconcelos

Resposta

Link directo:

Genealogia dos Sotomayores

#429936 | aníbal | 26 dez 2020 08:36 | Em resposta a: #371

Bom dia

Outra linha Sotomayor:
João Cyrne
* c. 1460
† < 16.12.1523
Ascendência:
Costados
Família
Pais
João Cyrne * c. 1430
Maria Fernandes Sotomaior * c. 1440 https://geneall.net/pt/nome/39090/joao-cyrne/

Cumprimentos,
Aníbal Cyrne Pacheco

Resposta

Link directo:

Genealogia dos Sotomayores

#429939 | mvas9653 | 26 dez 2020 17:37 | Em resposta a: #429203

Trata-se do meu antepassado que era de Jolda. Gostava que me desse conhecimento dessas histórias de que fala. Pode usar o meu mail se preferir: matvasconcelos@mail.telepac.pt

Resposta

Link directo:

Genealogia dos Sotomayores

#430016 | edwardcjr | 29 dez 2020 20:51 | Em resposta a: #429928

Caro Mário de Vasconcelos,

Agradeço-lhe por indicar a livraria Esquina. Após conversa via e-mail, informaram-me que não há exemplares disponíveis do título "Sottomayor mui nobre", o qual continuo a buscar.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

Genealogia dos Sotomayores

#430031 | apsotomayor | 30 dez 2020 09:40 | Em resposta a: #430016

Se pretender o livro, não o posso ajudar. Se for apenas o acesso ao conteúdo posso fotografar ou fazer scaner.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Genealogia dos Sotomayores

#437073 | maria alexa | 16 out 2021 18:09 | Em resposta a: #424033

Boa tarde
Não possuo carta de armas de Paulo da Cunha Sotomaior mas achei interessante porque Paulo da Cunha Sotomaior é meu antepassado, mais propriamente meu 8º avô...
cumprimentos

Maria Alexandra Montenegro

Resposta

Link directo:

Genealogia dos Sotomayores

#437074 | Luis K. W. | 16 out 2021 19:22 | Em resposta a: #7602

Entretanto, descobri o registo de casamento da minha 8.ª avó Maria Pereira de Castro e Sottomayor, natural de Ponte de Lima, baptizada a 17/11/1680, filha de João Gomes de Abreu Lima e de Maria Pereira de Castro, casada NA MEADELA (uma surpresa!) a 17/7/1702 com António de Melo e Lima.
Luís K. W,
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

Genealogia dos Sotomayores

#449829 | Vitor19 | 05 set 2023 17:51 | Em resposta a: #371

Boa tarde caro confrade António Pedro.

Obrigado por este tópico sobre os Sottomayor.

Miguel Soares da Rocha Sottomayor, de Cristelo (Paredes de Coura), é o meu mais recente antepassado desta família. Tenho a descendência e ascendência dele, mas gostaria de saber mais e talvez me possa ajudar, bem como eu a si.

Se tiver algum email atual que possa partilhar agradeço. Julgo que um antigo que aqui deixou já não funcionará.

Cumprimentos,
Vítor Peixoto

Resposta

Link directo:

Genealogia dos Sotomayores

#449846 | aníbal | 06 set 2023 15:18 | Em resposta a: #371

Boa tarde.Gostaria de apresentar e acrescentar os meus 14° Avós; João Cyrne "O Velho"*1430, Criado do Bispo do Porto, Escudeiro e Mordomo-mor da Rainha D. Filipa de Lancaster, que casou com Maria Fernandes de Sotomaior, * 1440, neta do Senhor do Castelo na Galiza de igual nome (Sotomaior), e tiveram o filho de nome, João Cyrne "O Novo", seguindo por este a varonia Cyrne, em Portugal

Resposta

Link directo:

Genealogia dos Sotomayores

#449847 | aníbal | 06 set 2023 15:22 | Em resposta a: #449846

Cumprimentos, Aníbal Cyrne Pacheco

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 18:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen