Palmeiros - Alentejo

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Palmeiros - Alentejo

#37154 | zmcm | 05 mar 2003 09:27

Caros confrades :
Procuro a descendência de José Joaquim Palmeiro, Sargento-Mór de Alter-do-Chão, nascido por volta de 1760 e de sua mulher Maria Rosa Mendes.


Agradeço as ajudas possíveis,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Palmeiros - Alentejo

#37162 | alentejo | 05 mar 2003 10:30 | Em resposta a: #37154

Caro Miguel,

Sei, pelo pelos, de 2 filhos. Um chamado Joaquim José Palmeiro, c.c. D. Senhorinha da Estrela Cabral Sampaio, tiveram pelo menos uma filha, Guilhermina, c.c. Ernesto José de Gouveia (cf. Livro Portalegre, pág. 734). Houve outra filha, do Joaquim José Palmeiro/Maria Rosa Mendes, chamada Maria da Assunção, c.c. António Rosado Vogado Araújo (sem o Vasconcelos, como aparece no LP, pág. 734, nota rodapé), antepassados do genealogista Manuel Rosado Marques de Camões e Vasconcelos, que publicou a sua descendência no trabalho «Um velho Nobiliário Alentejano», se não estou em erro.
Convém aqui esclarecer, ainda que tenha em curso um trabalho sobre essa matéria e outras patranhas, que o Vasconcelos usado por este genealogista foi começado a usar por ele. Razão: teve uma tia bisavó, Vogado e Araújo, em quem Diogo Mizurado de Vasconcelos e Sousa, Senhor da Casa do Álamo, em Alter, teve duas filhas legitimadas, uma delas casou com seu tio Xavier António Rosado de Araújo, de quem não teve filhos. Herdou a Casa do Álamo, dos Vasconcelos, um antepassado de Manuel Rosado, que nunca usou, nem podia, o apelido Vasconcelos, por não ter sangue desta gente.

Abraço
NB

Resposta

Link directo:

RE: Palmeiros - Alentejo

#37179 | zmcm | 05 mar 2003 14:32 | Em resposta a: #37162

Caro Nuno:
Agradeço as informações. Parece-me que terá havido mais Palmeiros nesta zona pelos vários apontamentos que já apanhei...seriam descendentes de algum irmão (se é que houve) do Sargento-Mór? o que é certo é que continuaram o apelido Palmeiro, que apareceu mais tarde no distrito de Portalgre, mas noutras localidades: Estremoz, Avis etc...

um abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Palmeiros - Alentejo

#37198 | alentejo | 05 mar 2003 18:29 | Em resposta a: #37179

Caro Miguel,

Nessa parte do Alentejo, como, se calhar, em todo o país, apareceu um sem n.º de famílias, com apelidos tomados de alcunhas de ou outras circunstâncias (recordo a título de exemplo os Esquilas e Pesqueiras, que sugem em Monforte e que o autor do título de Barradas inserto no nob. de Gayo, diz terem Torre, nas herdades que possuiam; os Palmeiros, Manhãs, Reixas, Delicados e tantas outras). De Palmeiros existem notícias desde o séc. XVI, na região de Alter.
É esse, em parte,o interesse do sul, a formação de novas "linhagens".
Quando começarem a ser publicadas, por exemplo, as listas de fidalgos, cavalos e armas mandadas levantar em todo o país por D. Sebastião, por exemplo, pois julga-se terem existido outras anteriores, muito daquilo que até aqui de disse e escreveu será equacionado. Mais isso fica para outra vindíma :-)

Abraço
NB

Resposta

Link directo:

RE: Palmeiros - Alentejo

#37206 | zmcm | 05 mar 2003 21:55 | Em resposta a: #37198

Caro Nuno :
Espero que essas listas sejam publicadas e quanto mais breve melhor....esclarecer-se-á muita coisa!

abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Palmeiros - Alentejo

#37227 | zmcm | 06 mar 2003 10:33 | Em resposta a: #37198

Caro Nuno :
Por acaso não tem a genealogia desta família?
Ando á procura de uma avó Palmeiro, diz o registo de casamento dela que é natural de Estremoz, casou em Campo Maior no princípio do séc XIX com um Serra e foram pai de entre outros do Capitão Major João Luis Palmeiro Serra estacionado na praça de Elvas.

se tiver alguma informação, agradeço

abraço
miguel
abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Palmeiros - Alentejo

#37255 | JCC | 06 mar 2003 18:09 | Em resposta a: #37227

Caro Miguel

Tenho uns amigos Palmeiro em Évora mas desconheço os seus antepassados. Pelo menos até aos bisavóssaberão ir se for preciso. Quer que lhe pergunte qq coisa?

Cumprimentos

João Corodovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Palmeiros - Alentejo

#37272 | zmcm | 06 mar 2003 23:02 | Em resposta a: #37255

Caro João :
Agradeço a sua disponibilidade, fico agradecido se me conseguir saber alguma coisa. Tenho estes ramos alentejanos por estudar dado que os paroquiais estão todos em Portalegre e Elvas e não tenho hipótese de ir lá!

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Palmeiros - Alentejo

#41421 | Monte | 11 mai 2003 18:07 | Em resposta a: #37154

A mãe da minha avó:
Ana de Jesus Palmeiro (Arronches)
casada com:
Sebastião Timoteo da Trindade

é filha de:
João António Palmeiro (Nª Sª do Rosário)(N 13-1-1831 B 27-1-1831)
e de:
Maria Victoria (Arronches)
casados a: 18-2-1852



e contnua os dados de que disponho.

João Franco (franco@esebb.pt)

Resposta

Link directo:

RE: Palmeiros - Alentejo

#41435 | JCC | 11 mai 2003 22:47 | Em resposta a: #37272

CAro Miguel
Só hoje reparei que já passaram dois meses...

Estive em Évora e pedi à minha amiga de apelido Palmeiro se me arranjava os dados dos antepassados. Ela ficou de mos dar e eu deveria ter jantado com eles este fim de semana. Infelizmente não pude ir a Évora e tudo se voltou a atrasar. Espero que num deste próximos fins de semana tenha mais notícias.

Cumprimentos

João CC

Resposta

Link directo:

RE: Palmeiros - Alentejo

#41442 | zmcm | 12 mai 2003 08:49 | Em resposta a: #41435

Caro João :
Agradeço a sua simpatia.
Fico a aguardar notícias suas.

um abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Palmeiros - Alentejo

#41443 | zmcm | 12 mai 2003 08:51 | Em resposta a: #41435

Caro João :
Agradeço a sua simpatia.
Fico a aguardar notícias suas.

um abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Palmeiros - Alentejo

#42664 | Monte | 30 mai 2003 22:46 | Em resposta a: #37198

também estava interessado nessas listagens.
Agradecia informação da sua publicação.

João Franco

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 12:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen