Araujos / Novais de Araujo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Araujos / Novais de Araujo

#37229 | Carlos Silva | 06 mar 2003 11:14

Caros colegas,

Procuro a ascendência de Francisco de Novais de Araujo, casado com Brites de faria (filha de Joào Alvares de Faria "o de Pencelo"). Deviam viver em Guimaràes, no séc. 16.

O nobiliario de Felgueiras Gaio (Araujos §412 e §53, Farias §129)propoem uma ascendência que parece bastante confusa e que leva aos Araujos medievais, da fronteira galaico-portuguesa.

Segundo a obra "Subsidios para a genealogia dos Farias Machados das casas da Bagoeira e das hortas" de Jorge de Faria Machado Vieira de Sampaio, tiveram "geraçào de que provieram os Condes de Vila Pouca, a casa do Pôço (Lamego), os Marqueses de Lindoso, os Sousas Botelhos Mouroes de Vasconcelos, da Casa de Mateus, Condes de Vila Real, a ultima condessa de Parati, o 3° Visconde de Pindela, o 9° Conde da Ponte, os condes da Lapa, Baroes de Mossâmedes, o Conde de Mossâmedes, os Viscondes de Vilarinho de S. Romào, os Azevedos e Meneses da Casa do Vinhal"
Vista a lista de familias acima tudo me leva a pensar que a ascendência de Francisco de Novais de Araujo deve ter sido estudada.

De modo geral, suponho e espero que a linhagem dos Araujos tenha sido estudada.

De facto, na minha ultima visita do castelo do Lindoso, que nào é muito recente, vi que o nucleo museologico dedicava um lugar importante aos Araujos dos finais da idade media, o que parece confirmar que tenham sido estudados.

Agradeço informaçào e/ou bibliografia.


Nota bene: O tal trecho acima, tirado da obra sobre os Machados da Bagoeira apresenta como fonte varias tabuas de "Ninharias" (sinopse genealogica) de José de Azevedo de Meneses, obra que nào conheço.


Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Araujos / Novais de Araujo

#37234 | silvestre | 06 mar 2003 12:30 | Em resposta a: #37229

Carlos
Em tempos lancei um tópico em que questionava sobre um meu antepassado, Estácio de Novais de Araújo:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=20015&fview=c
Gostaria pois de estabelecer ligação.
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Araujos / Novais de Araujo

#37241 | Carlos Silva | 06 mar 2003 15:07 | Em resposta a: #37234

Vera,

Tinha em memoria o seu topico que fui ver antes de lançar este. Jà encontrou o que pretendia no Nobiliario de Felgueiras Gaio?

cumprimentos
Carlos Paulo

P.S.: julgo que a Vera mantem um site genealogico. Estou enganado?

Resposta

Link directo:

RE: Araujos / Novais de Araujo

#37254 | silvestre | 06 mar 2003 18:06 | Em resposta a: #37241

Carlos
Já encontrei, ou melhor, outros colegas do forum encontraram por mim os dados relativos aos Novais de Araújo, cf consta desse tópico.
É verdade, tenho uma página que por razões conhecidas não pode ser aqui divulgada.
Penso que foi o Carlos, a propósito de Estácio que me recomendou o site da Universidade do Minho, certo?
Cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Araujos / Novais de Araujo

#37274 | vbriteiros | 06 mar 2003 23:43 | Em resposta a: #37234

Confirmo e recordo que fiquei de descobrir a Quinta da Pena em Maximinos. Vou tentar este Verão.
Vasco Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Araujos / Novais de Araujo

#37275 | vbriteiros | 06 mar 2003 23:57 | Em resposta a: #37229

Caro Carlos Silva
Tem conhecimento de" Notícias Genealógicas da Ilustre Familia e Apelido Araújo copiada de um livro que dela ordenou o Rev. Dr. João de Araújo Costa e Melp - 1732" ?
Também alguém está a transcrever um livro manuscrito sobre Araújos, está quase pronto, porém a pessoa em questão adoeceu. Veremos o que poderá ser feito. Logo que tenha noticias volto ao tema.
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Araujos / Novais de Araujo

#37283 | artur41 | 07 mar 2003 05:11 | Em resposta a: #37275

Caro Vasco


O primeiro livro, que refere, onde pode ser consultado?
Por outro lado, sabe-me dizer se esse novo livro sobre Araújos abarcará os vários ramos, nomedamente os "meus" Araújos e Sousa?


Um abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Araujos / Novais de Araujo

#37284 | artur41 | 07 mar 2003 05:13 | Em resposta a: #37283

Errata:


Onde se lê "nomedamente", leia-se nomeadamente.

Resposta

Link directo:

RE: Araujos / Abade de Prozelo

#37285 | jpcmt | 07 mar 2003 07:43 | Em resposta a: #37275

Meu Caro Vasco:
O Revº João de Araújo Costa e Mello é o Abade de Prozelo, que escreveu a sua própria Genealogia; não tem data, mas lendo o conteúdo, parece que ficou concluída cerca de 1732/4. O original está na minha posse e a obra está transcrita num meu site da internet (sem os documentos de suporte).
Também pode acontecer que seja uma cópia do ttº "Araújo" do "Nobiliário Alphabetico" que está na BMP.
O Abade era irmão de minha 6ª avó, D. Brites Maria de Mello Pereira.
Onde descobriu essa notícia?
Um abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Araujos / Abade de Prozelo

#37287 | silvestre | 07 mar 2003 08:02 | Em resposta a: #37285

Caro João
Poder-me-ia enviar a morada do seu site onde consta a transcrição?
silvestre@aeiou.pt
Agradeço
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Araujos / Abade de Prozelo

#37289 | jpcmt | 07 mar 2003 08:58 | Em resposta a: #37287

Cara Vera:
Já seguiu.
Cumprimentos,
João

Resposta

Link directo:

RE: Araujos / Abade de Prozelo

#37291 | Carlos Silva | 07 mar 2003 09:06 | Em resposta a: #37285

Caro Joào,

A pesquisa "Google" tinha jà apontado para o seu excelente site. Os documentos em suporte sào valiosos.
No entanto salvo erro o abade de Prozelo nào pertencia ao ramo que vou tentando exumar.

O ramo de que é oriundo Francisco de Novais de Araujo parece-me bastante duvidoso, como em geral parece incerto tudo o que diz respeito aos Araujos medievos, como as genealogias vimaranenses tais como as vejo nas velhas casa de Adelaide Pereira de Moraes sào mais complexas do que eu julgava (para os sec. 15 e 16 por exemplo).

Parece-me que o D. Joào de Castro nào se debruçou sobre o caso, o que seria precioso, pois no caso dos Araujos como em muitos casos a percepçào criteriosa dos autores modernos é indispensavel.

Abraço

Carlos Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Araujos / Novais de Araujo

#37293 | Carlos Silva | 07 mar 2003 09:15 | Em resposta a: #37275

Caro Vasco Briteiros,

Sabe se o livro manuscrito que se està a transcrever é antigo ou recente?

Note-se que a rede internet està cheia de recursos os mais diversos sobre Araujos no Lindoso e arredores, na idade media, por exemplo, mas na maior parte dos casos sem dar continuidade na linhagem.

Abraço

Carlos Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Araujos / Abade de Prozelo

#37296 | jpcmt | 07 mar 2003 10:10 | Em resposta a: #37291

Meu Caro Carlos Paulo:
De facto assim é. O que encontro sobre Francisco Novaes de Araújo, que nos vem pelos Vasconcelos, é o que está no Gayo.
A linha do Abade de Prozelo é outra.
Fiquei, no entanto, com curiosidade em saber onde o Vasco encontro a referência da cópia do manuscrito do Abade.
Grande abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Araujos / Abade de Prozelo

#37300 | vbriteiros | 07 mar 2003 11:22 | Em resposta a: #37285

Caro João
É um dos manuscritos do espólio de Sousa Machado na BMP. Só ainda vi o título e a consulta só para mais tarde, vou precisar de muito tempo para ver mais manuscritos. Nessa minha futura à BMP não o vou esquecer bem como o Vasco Jácome e o Carlos Silva!!
Aproveito para dizer-lhe que os dois Cadernos D. Jaime seguem hoje pelo correio.
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Araujos / Novais de Araujo

#37301 | vbriteiros | 07 mar 2003 11:25 | Em resposta a: #37283

Caro Artur
o 1º está na BMP e o 2º no Autor que se encontra convalescente!.
Cumorimentos
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Araujos / Novais de Araujo

#37303 | vbriteiros | 07 mar 2003 11:32 | Em resposta a: #37293

Caro Carlos Paulo.
É medieval! Ainda não o vi.O trabalho foi nesta altura interrompido. Logo que tenha notícias escrevo-lhe.
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Araujos / Abade de Prozelo

#37304 | vbriteiros | 07 mar 2003 11:36 | Em resposta a: #37296

Caro João
Tive que obter uma licença por escrito e para essa consulta está uma senhora sempre ao meu lado. Nuca me senti tão "vigiado", por isso só vou lá com muita disponibilidade e boa disposição.
Vasco

Resposta

Link directo:

Castro e Araújo, Villarinhos, Bacellares, Caldas

#37310 | abivar | 07 mar 2003 12:51 | Em resposta a: #37229

Caros Confrades:

Tenho alguns dados acerca de Araújos do Alto Minho e Galiza (séc. XVII) que até agora não encontrei em nobiliários. Deparei-me duas linhas de “Castro e Araújo”; a primeira é referida na carta de armas de Manuel Rodrigues Villarinho e Castro (C.B. a 11/5/1754, citada por Sanches de Baêna com o nº 2017, subsistindo ainda uma pedra de Armas em Tangil, Monção, correspondente a esta carta). A ascendência aí referida está errada no que toca a esta família, como referi num artigo publicado nas Armas e Troféus (Tomo VI, Jan-Dez/ 1995, pp. 18-19). O armigerado era neto materno de António de Castro e Araújo e Francisca Gomes Bacelar, mas a ascendência que é dada a este António na carta de armas está totalmente errada, pelo menos de acordo com o respectivo assento de casamento (em Badim, Monção a 21/6/1669). Era ele filho, segundo o referido assento, de Pedro Durão de Castro e de sua mulher Leonor de Araújo, de São Ciprião de Ribarteme, Reino da Galiza; a ascendência que se lhe dá na carta de armas, curiosamente, encontrei-a como sendo de um António de Caldas de Araújo, talvez origem da confusão, pela relativa semelhança dos nomes (o que levanta hipóteses curiosas acerca do modo como alguns pretendentes a Fidalgo de Cota de Armas procuravam estabelecer a respectiva ascendência - encomenda a algum genealogista mais “apressado”? Repare-se que não há, aparentemente, qualquer objectivo de "engrandecimento" da ascendência).

Outra linha dos mesmos apelidos, já a referira noutro tópico deste fórum: descendo de um casal Pedro Gomes Villarinho - Luísa de Castro (e Araújo?), pais de Luisa de Castro casada com João de Caldas em Ceivães (Monção) a 7/11/1666, a qual tem pelo menos uma irmã que usa o apelido “Castro e Araújo” e um filho Manuel de Caldas Araújo (outros filhos usam “Caldas Castro”, “Caldas e Sousa” e “Caldas Soares”). Pedro Gomes Villarinho era escrivão dos Orfãos de Valladares, cargo herdado por aquele genro. Contemporâneo da mais antiga Luísa de Castro, existia também em Ceivães um capitão Afonso de Castro e Araújo, talvez seu parente próximo (irmão?).

“Tenho” ainda um João de Araújo casado em Badim (Monção) com Madalena Gomes a 1/10/1667, sendo ele de S. Miguel de Messegães (Monção) filho de Francisco Pereira e Maria de Araújo e ela filha de Geraldo Gomes Villarinho e Ana Lopes, do Paço de Villa Boa, Badim, de onde também era oriunda a acima referida Francisca Gomes Bacelar (filha de Lucas Giraldes e Maria Gomes, neta materna de Manuel da Costa e Francisca Gomes). Francisca Gomes também devia ser dos Gomes Villarinho do Paço de Villa Boa (sítio do antigo solar dos Villarinhos, segundo os nobiliários), uma vez que encontrei em diversas linhas desta família o uso alternativo dos apelidos Villarinho e Bacelar, por vezes no mesmo indivíduo.

Nada consegui apurar acerca da ascendência destas personagens de apelido Araújo ou Castro e Araújo, nem da eventual mútua ligação, apesar da proximidade geográfica e temporal. Quaisquer “dicas” ou informações serão benvindas.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Araujos / Abade de Prozelo

#37320 | jpcmt | 07 mar 2003 14:41 | Em resposta a: #37300

Obrigado, Vasco.
Já estou a escrevinhar....
Novo abraço,
João

Resposta

Link directo:

RE: Araujos / Novais de Araujo

#37336 | artur41 | 07 mar 2003 17:59 | Em resposta a: #37301

Caro Vasco


Obrigado pelas indicações.


Renovado abraço

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Propostas de ascendência

#37400 | Carlos Silva | 09 mar 2003 10:32 | Em resposta a: #37229

Caros colegas,

Conheço 3 ascendências possiveis para Francisco Novais de Araujo (2 de Felgueiras Gaio, 1 de D. Joào de Castro).

As 2 ascendências propostas por Felgueiras Gaio (NFP titulo de Araujos §66 e §412) sào as seguintes :

1°) No § 66 :

Francisco de Novaes de Araujo

era filho de :
Pedro Alvares de Araujo e Novaes, e de
Isabel de Novaes

Neto de :
Gil Martins de Araujo casado em Guimaràes com Jeronima de Novaes

Bisneto de :
Alvaro Rodrigues de Araujo, comendador de Rio Frio, cujo interessante testamento Joào de Castro e Melo Trovisqueira publicou no seu site dedicado ao abade de Prozelo.

2°) No § 412 :

Francisco de Novaes de Araujo era

filho de :
Pedro Alvares de Novaes, e de
Isabel Nunes, filha de Gaspar de Sà Ribera, natural de Castela e de sua mulher Maria Nunes

Neto de :
Gil Martins de Araujo que casou em Guimaràes com Jeronimo de Novaes

Bisneto de :
Rodrigo Alvares e de uma de suas mulheres

Trineto de :
Alvaro Rodrigues de Araujo, comendador de Rio Frio (que vem no § 66 como bisavô)


O Felgueiras Gaio nào estabelece ligaçào descendente para o § 66,e parece privilegiar o § 412 no passo em que trata da familia do comendador de Rio Frio.

Mas o § 66 vem referido no titulo que trata de Manuel Novais de Araujo (antepassado de Estacio Novais de Araujo), para o qual escreve que foi talvez filho de Francisco de Novaes de Araujo (i.e. no titulo de Novais § 17).

A diferença de nome entre Isabel de Novaes e Isabel Nunes parece confusào com a mulher de Gil Martins de Araujo na geraçào anterior, que tambem é Novaes. A tese abaixo transcrita de D. Joào de Castro parece confirmar que Isabel seria Ribera.

Gaspar de Sà Ribera : nào sei de nada a proposito deste castelhano.

O nome de Gil Martins de Araujo nào parece encaixar na onomastica dos Araujos de Rio Frio, e diria até dos Araujos em geral.
Nào percebo como pode aparecer um Gil Martins no meio dos filhos e dos netos de Alvaro Rodrigues de Araujo, comendador de Rio Frio.
Diria que me parece ser o ponto mais problematico da ascendncia.


D. Joào de Castro parece nào concordar em certa medida com as propostas de Felgueiras Gaio

3°) Nas notas de D. Joào de Castro

Francisco Novais de Araújo,
- filho de Pedro Álvares de Araújo e de Maria Nunes de la Ribera;
- neto paterno de Gonçalo Álvares de Araújo e de sua mulher Jerónima de Novais;
- neto materno de Gaspar de la Ribera e de sua mulher Maria Nunes

Nesta proposta Pedro Alvares de Araujo é trocado por Gonçalo Alvares de Araujo sem mais precisoes quanto à sua ascendência.

Mas como estes dados vem numa nota sobre os Farias de Guimaràes (pela mulher de Francisco de Novais de Araujo) nào sei se resultam de estudo independente sobre os Araujos.

Sào esses os dados que eu conheço. Talvez sirvam para trocar informaçoes e opinioes.
Talvez algum colega conheça outra(s) hipotese(s).


Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Araújos-Propostas de ascendência

#37403 | jpcmt | 09 mar 2003 11:35 | Em resposta a: #37400

Meu Caro Carlos Paulo:
Nos meus papéis há mais esta certidão. Não sei se já lha tinha mandado.Porque pode interessar outros Confrades, publico-a aqui.

E não me lembrei de ver os Farias, quando lhe respondi por e-mail...

Grande abraço, João
--------------
Lisboa, 10 de Novembro de 1690

Certidão passada pelo Cardeal Dom Veríssimo de Lencastre ao Capitão de Infantaria António de Araújo de Azevedo

Transcrita da “Ascendência do Abade de Purozello...”, pag.90
|90|
.............
"E sendo mais apresentado pello dito Reverendo Supplicante hua certidão passada ao Cappitão de Infantaria António de Araújo de Azevedo fidalgo da Caza Real e Cavaleyro Professo da ordem de Christo, que conta da Varonia dos Araujos, de que elle Supplicante procede, a examiney, e achey authentica, e sem vicio, ou couza que duvida e a mandey tresladar na verdade cujo theor ao diante se segue -------------------------------

|91|

Certidão da Varonia dos Araujos

Dos livros das familias illustres deste Reyno que tenho em meu poder, consta que António de Araujo de Azevedo, Cappitão de Infantaria paga do exercito do Minho, e Cavaleyro da Ordem de Christo he descendente da familia dos Araujos por Varonia do Reyno de Galiza, que passarão a este Reyno pella maneyra seguinte # Rodrigues Annes de Araujo o primeyro do nome, fundou a fortaleza de Araujo no Reyno de Galiza, e nelle cazou com a filha da Caza dos Vellozos, e desta teve a Froylos de Araujo, que sucedeo na mesma Caza, e senhorio e cazou com hua filha do Conde Rodrigo Vellozo, de quem teve a # Tristão de Araujo, que secedeo na mesma Caza, e sendo cazado teve de sua mulher a # Rodrigo Annes de Araujo segundo do nome, foi sucessor da mesma Caza, e sendo casado teve de sua mulher a Payo Rodrigues de Araujo primeyro deste nome, o qual concorreo no tempo del-Rey Dom Dinis de Portugal, e foi guarda de sua Caza, e casou com hua irma do Mestre

|92|

de São Tiago do Reyno de Castella, e foi tambem senhor da Caza de Araujo, e teve a # Vasco Rodrigues de Araujo, que sucedeo na mesma Caza; e foi Commendador treze na Ordem de São Tiago da Castanheyra, e teve de sua mulher a # Pedro Annes de Araujo, que sucedeo na mesma casa, e foi Fronteyro mor na Galiza em tempo del Rey Dom Fernando: Cazou com Donna Anna Vellozo filha do senhor de Pedroso, de quem teve a # Gonçalo Rodrigues de Araujo, que sucedeo na mesma Caza, e cazou com a filha do senhor da Ribeyra em Galiza, da qual teve a # Pedro Annes de Araujo segundo do nome, e sucessor desta Caza, e sendo cazado teve a # Payo Rodrigues de Araujo segundo do nome, sucessor na Caza, Embaxador que foi a Castella por ordem del Rey Dom João o primeyro de Portugal e cazou com Donna Leonor Pereyra de Barbudo filha herdeyra de Bernardim de Barbudo, de quem teve a # Fernão Velho de Araujo primeyro deste nome, sucessor da mesma Caza, e cazado com Donna Izabel de Barros filha de Hieronymo

|93|

Hieronymo de Barros, deste matrimonio teve a # Fernão de Araujo, segundo do nome, que sucedeo na mesma Caza, e cazou com Donna Izabel Coelho, filha do senhor de Felgueyras e Vieyra de quem teve a # Fernão Velho de Araujo segundo do nome, este perdeo a Caza e senhorios de Araujo pella culpa que cometeo na morte do mordomo mor do Reyno de Orense e cazou com Donna Anna Nunes Bezerra filha do Doutor Nuno Goncalves Bezerra, da qual teve a # Payo de Araujo de Azevedo terceyro do nome na Villa da Barca, cazou com Donna Anna Gomes Pimenta filha de João Rodrigues de Araujo, e de Donna Catharina Bernardes Pimenta Tia de Dom João Pimenta Bispo de Angra, e do Doutor Hieronymo Pimenta de Abreu Dezembargador do Passo, de quem teve a # Fernão Velho de Araujo terceyro do nome o qual cazou com sua parenta Donna Catharina Velloza da Costa, e della teve a # João de Araujo de Azevedo, que cazou com Donna Catharina Pereyra, de quem teve ao sobredito # Antonio de Araujo de Azevedo. # esta Certidão foi mandada passar pello Cardeal Dom Verissimo, e todo sobredito consta dos Livros, e mandey passar a pre-

|92|

presente por mim assignada, e sellada com o sinete das minhas armas em Lisboa aos des de Novembro de mil e seiscentos e noventa annos // O Cardeal de Lencastre // Lugar do sello das armas // E não se continha mais na dita Certidão do Cardeal Dom Verissimo de Lencastre que se tresladou bem, e na verdade, como nella se conthem, e a propria me reporto.----------------------------------------------"

Resposta

Link directo:

D . Ana Maria Pereira de Araújo Côrte Real

#54777 | artur41 | 05 jan 2004 22:22 | Em resposta a: #37289

Caros confrades,


Pretendo obter dados respeitantes a D. Ana Maria Pereira de Araújo Côrte Real ( D. Ana Acúrcia Pereira de Araújo e Sousa, segundo " Os Costados Alentejanos, Árv. 68" de António Pestana de Vasconcelos), natural de Lagos, casada com Domingos da Nóbrega Botelho, natural de Serpa. Tiveram como filho a : Manuel José da Nóbrega Camisão que casou com D. Inês Emília de Sousa da Câmara Lancastre e Meneses.
É de notar que ela era filha de Roque Landeiro Pereira de Sousa e de D. Ana Borja Montoja. Desconheço as razões de não estar entroncada na BD do Genea!


Os meus melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: D . Ana Maria Pereira de Araújo Côrte Real

#54812 | artur41 | 06 jan 2004 14:15 | Em resposta a: #54777

Caros confrades,


Noto, com agrado, que D. Ana Maria Pereira de Araújo Côrte Real já se encontra entroncada. Trata-se de uma tia avó de quem pouco sei e que é irmã de minha 5ª avó: Francisca Bernarda Xavier Pereira de Araújo e Souza.


Renovados cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Araujos / Novais de Araujo

#85208 | Carlos Silva | 25 fev 2005 16:28 | Em resposta a: #37229

Caros colegas,

Renovo o pedido para colocar duas questoes mais :

1) O Castelo de Lindoso, continha, da ultima vez que la estive, um pequeno museu dedicado ao castelo, no qual tinha certo relevo a presença da linhagem dos Araujos.
Algum colega confirma que foi e talvez ainda é assim.

2) O proprio site da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, no resumo historico do Castelo de Lindoso assinal a data :

1464 - D. João I nomeia como alcaide Lopo de Araújo, Senhor de terras fronteiras em Portugal e na Galiza, perdigueiro-mor de Celanova, alcaide de São Salvador de Sande, Senhor de Campelos e Val de Poldros.

A tematica da senhoria fronteiriça dos Araujos com terras em Portugal e na Galiza, de ambos lados da fronteira, é de facto algo apontado no nucleo museologico que penso ter visto no Castelo.
Suponho que autores galegos (recentes) podem ter aprofundado a questào com proveito para os investigadores portugueses que trabalham sobre os Araujos.

Melhores cumprimentos
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: corrigenda

#85209 | Carlos Silva | 25 fev 2005 16:41 | Em resposta a: #85208

escrevi :

1464 - D. João I nomeia como alcaide Lopo de Araújo, Senhor de terras fronteiras em Portugal e na Galiza, perdigueiro-mor de Celanova, alcaide de São Salvador de Sande, Senhor de Campelos e Val de Poldros (sic - sitio da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais )

D. Joào I nào reinava em 1464 (nem D. Joào II). Mas vivia entào um Lopo de Araújo na linhagem.

Em resumo, nào o que vai errado : data, reinado?

Lamento ter citado uma fonte tào mal copiada, que participa em criar mais confusào, caso fosse necessario, nos dados dessa linhagem.

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: corrigenda

#85251 | vbriteiros | 26 fev 2005 16:44 | Em resposta a: #85209

A pags 124 de "Uma Familia Minhota" leio:
Gonçalo Rodrigues de Araújo , vassalo de D. Fernando de Portugal, que lhe confirmou a Alcaidaria-mor de Lindoso eos direitos reais de Castro Laboreiro em 1382...
Casou com D. Maria Ribeiro e tiveram entre outros:
Pedro Anes de Araújo, sucessor que teve de D. João I a confirmação da Alcaidaria - mor de Lindoso
Casou com D. Leonor Gonçalves de Pedroso de quem teve o sucessor Payo Rodrigues de Araújo, o Cavaleiro, armado C. em Ceuta -1415.
Este "Cavaleiro" casou com D. Leonor Pereira de Barbudo de quem teve 10 filhos todos com geração. Mas também teve um filho natural Fernão Rodrigues de Araújo que casando com D. Catarina Velho de Barbosa iniciaram uma geração conhecida pelos Araújos da Casa de da Arca na freguesia de Turiz, concelho de Vila Verde.
Consultei recentemente as " Ninharias" de J. Meneses, que pretende saber de especial desta obra?
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: corrigenda

#85253 | vbriteiros | 26 fev 2005 16:50 | Em resposta a: #85209

Caro Carlos
Relendo o 1º tópico, já entendi o que quer das " Ninharias". Vou pedi-lo emprestado novamente para consulta aqui em casa com mais tempo.
Renovado abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: corrigenda

#85291 | Carlos Silva | 27 fev 2005 10:36 | Em resposta a: #85253

Caro Vasco,

desde ja agradeço.
Abraço

Carlos Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Araujos / Novais de Araujo

#85686 | vbriteiros | 06 mar 2005 20:32 | Em resposta a: #37229

Caro Carlos
Chegaram as "Ninharias" com 1450 grs, 268 págs. e 53 tábuas genealógicas.
Já li as tábuas 1 e 46 que citam Francisco Novais e Araujo casado com D. Rita ( ou Beatriz) de Faria , mas a ascendência dele não consta talvez só textot.
Abçs
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Ninharias

#85710 | Carlos Silva | 07 mar 2005 08:03 | Em resposta a: #85686

Caro Vasco,

Antes de mais : Muito obrigado.

As "Ninharias" servem de constante referência no livro "Subsidios para a genealogia dos Farias Machados das casas da Bagoeira e das hortas" (1938) de Jorge de Faria Machado Vieira de Sampaio, mas tambem um pouco para a Adelaide Pereira Moraes, em certos retratos das velhas Casas.

Pelo que escreve na sua mensagem deduzo que a propria mulher de Francisco Novais de Araujo mereceu tambem duvida nào se sabendo nas Ninharias se foi Rita ou Beatriz.

Importa-se elucidar para mim que familia constitui o fulcro de estudo das "Ninharias"?

Abraço
Carlos Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Ninharias

#86113 | vbriteiros | 13 mar 2005 19:52 | Em resposta a: #85710

Caro Carlos Paulo.
O título completo das "Ninharias" é : NINHARIAS - Refutação documentada dos erros commetidos pelo Sr. Anselmo Braancamp Freire nos seus estudos publicados ácerca dos Farias, de Barcelos. Edição do Autor de 500 ex. em 1911.
Capítulos:
1- Em defesa da verdade e da justiça
2 - Um lago de sangue na Europa
3 - Prisão e morte do glorioso alcaide Nuno Gonçalves de Faria em 1373
4 - A quarta via romana de Braga a Astorga - "per ora maritima"
5 - Os Farias, de Barcelos, e o genealogista sr. Anselmo Braancamp Freire
6 - Gonçalo Nunes de Faria - Sua filiação e descendencia
7 - Alvaro Gonçalves de Faria - Sua filiação e descendencia
8 - João Alvares de Faria - Seu casamento e descendencia
10 - Nota Final
Segue-se a reprodução de 18 documentos de justificação principalmente de carácter genealógico e as ditas 53 " Tábuas de Costados" , que não foram feitas pelo Autor , mas sim por um seu Amigo que preferiu o anonimato. Dadas as constantes referências ao arquivo da Casa das Hortas em Braga , julgo ver o autor destas tábuas exactamente o senhor das Hortas . Talvez o nosso confrade António Maria Torres Fevereiro , seu descendente, queira dizer algo !
Um abraço e ao seu dispor para mais informações sobre esta obra, que me agradou bastante e vou voltar a ler com mais cuidado .
Um abraço
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Ninharias

#86133 | Carlos Silva | 14 mar 2005 07:44 | Em resposta a: #86113

Caro vasco,

Agradeço, mais uma vez.

O João Alvares de Faria do capitulo 8 – « João Alvares de Faria - Seu casamento e descendencia » deve ser o mesmo que vai no recente topico :

Joao Alvares de Penselo, escudeiro
Sub-topico do topico « Testam. de Isabel Nunes de Faria (1603-Guimaraes) »

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=85910

Serà que as « Ninharias » respondem ao problema que me pareceu dever salientar no dito topico, quanto a saber se a cronologia (e/ou a documentaçào) deixa Isabel Nunes de Faria ser neta de Joào Alvares de Faria?


Abraço
Carlos Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Araujos no Castelo de Lindoso

#104124 | Carlos Silva | 30 out 2005 10:23 | Em resposta a: #85208

Confirmo que os Araujos têm lugar de relevo na interessante evocaçào da historia do castelo de Lindoso no museu do castelo, pois a sua historia passa "a confundir-se com a saga dos Araujos" (sic) a partir do sec. XIV, por cerca de dois séculos "numa especie de tenência precària alargando com o tempo a sua administraçào a Britelo, a Castro Laboreiro e outras terras das cercanias".

Bom lembrar que merece visita (nao apenas pela historia dos Araujos).

Melhores cumprimentos
C. Silva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 jun 2024, 09:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen